Publicado no Jornal Agazeta - Coluna Tribuna – 27.03.2022
PSC convida Dra. Ester para pré-candidatura federal
O Partido Social Cristão-PSC, por meio de sua presidente estadual do Amapá Ivone Chagas, formalizou convite oficial à Advogada Ester Farias da Silva, conhecida como Drª Ester, pastora ligada à Igreja AD – A Pioneira, para que a mesma concorra nas Eleições 2022 ao cargo de deputada federal pela referida legenda.
Ivone Chagas também é pastora e candidata a deputada federal. O PSC é um partido tradicionalmente cristão e de direita, defensor dos principais valores da sociedade brasileira, tais como: Deus, pátria e família.
Ester Farias da Silva, além de líder social e de ministério atuante, é advogada e professora bacharela em Direito, pós-graduada em Gestão e Docência do Ensino Superior. Ainda, é articulista e escritora (biógrafa). Na advocacia, atua preponderantemente na área do Direito Eclesiástico. É casada com o Rev. Dr. Besaliel Rodrigues, com quem tem uma filha Ana Raquel. Publicou recentemente a biografia do esposo (2021), pois, ambos são membros da Academia de Letras ALEA. Antes, foi revisora geral da Obra “Constituição Federal brasileira comentada à luz da Bíblia” (2019).
O PSC está interessado em lançar a Drª. Ester para deputada federal por causa das exigências da legislação brasileira, que reserva obrigatoriamente vagas e recursos financeiros às candidaturas femininas. A titulo de maior reflexão, a falta de candidatas mulheres é considerada uma das principais causas da sub-representação feminina nos espaços de poder e decisão. Segundo o IBGE, 51,8% da população brasileira é composta por mulheres. A quantidade de mulheres em cargos eletivos deveria seguir a mesma proporção. Contudo, no Brasil, as mulheres são apenas 15% da Câmara dos Deputados e 12% do Senado Federal. Foram 900 os municípios que não tiveram sequer uma vereadora eleita no pleito de 2020.
Nos sites do Congresso Nacional e do Tribunal Superior Eleitoral e em todo o Brasil estão acontecendo campanhas intensas para o cumprimento das leis que obrigam as candidaturas femininas. O Ministério Público e outros legitimados estão vigilantes sobre o cumprimento da paritária entre as candidaturas, prevista na CF, art. 5º, I.
A jurisprudência dos tribunais tipifica como “violência política” a falta de candidaturas femininas, mormente nas agremiações partidárias, inclusive, de forma reflexa, por parte dos demais segmentos da sociedade civil organizada.
Outras notícias do meio gospel amapaense:
Aniversário da Pastora Clarice Rabelo. Culto Solene. Catedral da AD – Zona Norte. Pres. Pr. Dimas Rabelo. Aconteceu no dia 21.03.22. O Casal Pr. Besaliel e Pra. Ester esteve representando a Convenção Ufiadap e o Conselho Estadual de Pastores no Grande Culto de Aniversário da Pastora Clarice Rabelo, a 1ª Dama daquela Igreja. Parabéns querida Pastora Clarice Rabelo. Desejamos-lhe longeva vida como instrumento nas mãos de Deus, ao lado de seu abençoado esposo e filhos.
Encerramento da Campanha “Deus tudo pode fazer”. AD – A Pioneira. Congregação Ebenézer. Bairro Zerão/Universidade. Pastores Casal Edmir e Izomar. Aconteceu no dia 23.03.22. Os pastores Besaliel Rodrigues e Ester Farias foram os convidados para ministrar no encerramento da Campanha que durou 21 (vinte e um) dias. Pastor Edmir e Pastora Izomar ganharam o livro da biografia do Pastor Besaliel, no qual consta uma parte da história da Congregação Ebenézer, a última a ser inaugurada na gestão do Pastor de saudosa memória Otoniel Alves de Alencar, pai e antecessor do Pr. Oton Alencar.
SPU. Audiência Pública com a sociedade. O Conselho Estadual de Pastores convocou as principais lideranças evangélicas da Capital para participarem de Audiência Pública realizada pela SPU - Superintendência de Patrimônio da União no Amapá, sobre as terras da União no Estado, dia 25.03, às 15h, 6ª feira passada, no Auditório do SEBRAE. Ministérios e Convenções de pastores do Estado estiveram representados ali.
Mesa Diretora da Convenção Ufiadap: O Pastor Iaci Pelaes, presidenta da referida Confraria Sacerdotal, comunica que irá acontecer mais uma reunião ordinária na próxima 5ª feira, dia 31.03.2022. Pauta prevista: 1. Fechamento das PCs 19/20/21; 2. Conta da Entidade; 3. Escolha das Comissões Organizadoras e dos temas das próximas EBO-2022/AGO-2022; 4. Definição das atribuições dos vices; 5. Entrega da 1ª minuta do novo estatuto da Ufiadap; 6. Projeto Político da Ufiadap; 7. Calendário 2022 das reuniões da Mesa; 8. O que ocorrer. Até a próxima oportunidade.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Ivone Chagas, líder maior do PSC no Estado, convida Drª Ester para disputar vaga de Federal.
2- Comissão Política da Igreja AD – A Pioneira recebe Dra. Ester e possibilidade de candidatura.
3- Igreja AD – Zona Norte celebra mais um aniversário de sua 1ª Dama Pastora Clarice Rabelo..
LIDERANÇAS
Quem é quem: Carlos Augusto (Sousa da Silva), conhecido como “Bené”, é ministro do Evangelho, missionário, escritor e empreendedor social. Casado, tem quatro filhos e hoje reside em Belém/PA. Autor do Livro bestseller, que já se encontra na 5ª edição, intitulado “Quem eu era e quem eu sou: do crime para Cristo”, Imperatriz: Editora Estampa, 2022, 150p., ISBN 978.65-89714-46-0, cel./zap do autor: (91) 99197-3250, email: editoraestampa@gmail.com. O Pastor Besaliel Rodrigues é um dos prefaciadores da referida Obra que, agora, virou filme nacional denominado “Bené, o filme”, produzido com recursos do governo federal.
Para quem não lembra, Carlos Augusto é o único sobrevivente da quadrilha de assaltantes que realizou o 1º assalto a banco em Macapá, na década de 1990. Foi preso e condenado; cumpriu pena e se converteu a Cristo ainda no IAPEN pelas mãos da Irmã Acirene Costa. Carlos “Bené” é fundador do Grupo Esperança que funciona dentro do IAPEN/AP há 23 anos e do Centro de Recuperação de Vidas Esperança – Cerve, em Belém/PA. Viaja por todo o Brasil contando o seu testemunho de vida e ganhando almas para Jesus.
ESPECIAL
NEWS: 1. Atenção todos os pastores do Amapá, anotem o email do Conselho Estadual de Pastores: conselhodepastores.ap@gmail.com; 2. Assista e compartilhe o “Açaí com Notícias” no YouTube: Trata-se de vídeos semanais postados no YouTube e outras redes sociais, apresentados pelo Dr. Besaliel Rodrigues, por meios dos quais comenta as principais notícias publicadas nos jornais, revistas e redes sociais do Amapá e do Brasil sobre política, religião, economia, cultura etc. Contatos pelo Zap (96) 9110-5167; 2. Marketplace: A Editora Os Semeadores disponibiliza em suas plataformas digitais, a Obra literária do Dr. Besaliel, a “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. Agora é só clicar https://www.ossemeadores.com.br/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-biblia e adquirir o seu exemplar; 3. E-book na Hotmart: A obra virtual em pdf “Revista do Centenário” está disponível na plataforma https://go.hotmart.com/J60306604I?dp=1. Confira! 4. Blog: Leia e compartilhe com todos o https://besalielrodrigues.blogspot.com/. Agora, tudo desta coluna estará lá também. Acesse e compartilhe.
REFLEXÃO
Tema: Conselho Estadual de Pastores – Pv 15.22: “... na multidão de conselhos os projetos se firmam”.
A palavra “Conselho”, no sentido amplo, significa “opinião, ensino ou aviso quanto ao que cabe fazer; parecer”. Também significa “bom senso; sabedoria; prudência.”.
A ideia de Conselho de Pastores é a de um grupo de amigos que desenvolve entre si uma ligação cristã antes de qualquer vínculo institucional. Juntam-se para estudar os problemas de sua cidade e suas dificuldades ministeriais, para atuarem e promoverem uma ação conjunta de oração, gestão e enfrentamento desta situação.
O Conselho de Pastores procura desenvolver amizades significativas entre os “colegas” de ministério. A experiência comprova que pastores não são amistosos entre si. Há muito ciúme, competição, exibicionismo e falta de modéstia na classe que deveria ser “mansa e humilde” como Jesus e exemplo dos fiéis e da sociedade. É um grupo de gente que se conhece, compartilha lutas e vitórias; incentivam-se mutuamente e não procuram interesses denominacionais, mas o bem estar do outro. Se os pastores do conselho não forem amigos, não haverá conselho de pastores.
FICA A DICA
Legislação para pastores: Atenção prezados líderes eclesiásticos de todo o Brasil, estamos fazendo destaques dos principais dispositivos da vigente Constituição Federal/1988 de interesses dos religiosos.
Dica 020. Exemplos de parcerias público-eclesiásticas. O Estado brasileiro poderá estabelecer com todas as religiões. Diz a CF, art. 3º e incisos: “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”.
Dica 021. Colaboração de interesse público. A CF, art. 19, I diz: “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;”. Então, o art. 3º nos dá alguns exemplos do que diz o 19.