DESPEDIDA DO PASTOR ÉZER BELO DA PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS - IGREJA DO AVIVAMENTO
O Pastor Ézer Belo das Chagas, aos 82 (oitenta e dois) anos de idade, com a esposa Pastora Maria Inês Rezende, se jubilou da presidência da Assembleia de Deus em Macapá, conhecida como a Igreja do Avivamento, cuja Sede Estadual está localizada na Av. Profª. Cora de Carvalho, nº 1.648, Bairro Central da Capital Amapaense (Cel./Zap 96-98112-5568).
O Culto histórico de despedida aconteceu na citada Sede, na noite desta 2ª feira, 08 de julho de 2024. A Igreja estava altamente emocionada, com muitas lágrimas, milhares de abraços e inúmeras palavras de gratidão de ambos os lados.
Novo Presidente: Pastor Luiz Fernandes
O Pastor Ézer passou o cajado para o seu Vice-presidente Pastor Luiz Fernandes, que além de ser ministro do Evangelho, é militar federal da Aeronáutica e é casado com a Pastora Lene. O novo Vice agora é o Pastor Jairo Monteiro, que na vida secular é empresário.
Além de ser o Presidente da Assembleia de Deus – Igreja do Avivamento desde 1980, portanto, há 44 (quarenta e quatro) anos, o Pastor Ézer era o reitor da Faculdade FATECH, pois passou o cargo para a Profª Quezia Chermont, e é o atual Presidente da Academia de Letras ALEA. Antes da Igreja do Avivamento, o Pastor Ézer atuou como Missionário Internacional em diversos países e, com isso, tornou-se poliglota.
O Pastor Besaliel Rodrigues, do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, ao saber da jubilação do Pastor Ézer Belo, disse: “Cheguei adolescente ao Amapá, na manhã de 07.09.1987. Neste mesmo dia, com o meu saudoso pai Lourenço Rodrigues, tomamos café na casa do Pastor Ézer e esposa Pastora Inês. A partir dali, passei a respeitar e a amar este Casal. Eles sabem o quanto os tenho por preciosos, pois nunca nos tratou com (in)diferença por todos estes anos. Tenho aprendido muito com eles. Meu coração chora juntamente com a Igreja a despedida deles da presidência. Em vida, o Pastor Ézer já é um ícone na historiografia sagrada do Estado do Amapá. Desejo a eles, neste novo ciclo de vida, que Deus continue dando saúde, alegria e satisfação plena e diária no Espírito Santo”, arrematou.
Ainda, o Pastor Lourenço Filho, presidente estadual da Assembleia de Deus – Ministério Internacional, por telefone, disse: “É com surpresa que soubemos que o Pastor Ézer fez a transmissão de sua presidência. Ele foi muito amigo do meu pai Pastor Lourenço, hoje falecido. Nossa família, desde que chegou aqui em Macapá, aprendeu a ter o Pastor Ézer como referência por seu jeito abençoado de nos tratar e por seu exemplo de vida”, afirmou.
Outras vozes institucionais registram aqui palavras de agradecimento ao Pastor Ézer Belo, pelo meritório trabalho desenvolvido em prol da causa do evangelho em terras tucuju, no Brasil e no Mundo, a saber: proeminências da Academia de Letras Evangélica Amapaense (ALEA), integrantes da Comissão Especial de Juristas Evangélicos (CEJE-OAB/AP), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), do Jornal A Gazeta – Coluna Tribuna Cristã e da Academia Evangélica de Letras do Distrito Federal (AELDF).
A SEGUIR, FOTOS DO CULTO DE JUBILAÇÃO E
RESUMO BIOGRÁFICO DO PASTOR ÉZER BELO
Aos 14 (catorze) anos de idade, em 21 de dezembro de 1957, foi batizado nas águas. Tornou-se fervoroso membro da igreja e corajoso arauto na Obra de evangelismo nacional e missões internacionais.
Aos 16 (dezesseis) anos de idade Ezer resolve deixar a casa dos pais e construir sua própria história. Não sabia, mas era um escolhido de Deus saindo do meio da multidão, e do anonimato, para fazer a diferença e brilhar como joia preciosa nas mãos do Senhor.
Na década de 1960 era um dos jovens mais destemidos da Assembleia de Deus no Amapá. O presidente da Igreja, na época, o Pastor Otoniel Alves de Alencar, de saudosa memória, percebeu a liderança daquele jovem e o convocou para ser o 1º líder de Jovens assembleianos da história da igreja evangélica em terras tucuju (sic).
Daí em diante, Ezer passou a exercer diversos cargos eclesiásticos de confiança. O povo testemunhou a formação e ascensão de um verdadeiro sacerdote levantado por Deus para promover o reino dos céus na terra.
Foi exatamente em 21 de agosto de 1968 que o Pastor Otoniel Alves de Alencar separou e consagrou Ezer Belo das Chagas ao santo ministério pastoral. Daí em diante mais nobre se tornou a carreira ministerial daquele jovem obreiro.
Depois de algum tempo, passou a servir ao Senhor na Assembleia de Deus no vizinho Estado do Pará. Em 1975, por decisão da Igreja-Mãe, em Belém, Ezer é enviado, com a família, como missionário internacional para a República da Colômbia. Passou cinco anos naquele país, de 1975 a 1980. Lá Deus muito o prosperou e chegou a ser Presidente Convencional do Distrito do Ocidente colombiano, região formada por dez departamentos, estados-membros como chamamos no Brasil.
A carreira internacional de Ezer Belo o fez visitar e pregar em diversas nações, em vários continentes, dentre elas: Portugal e Itália (Europa), Venezuela (América do Sul), Israel (Ásia), Estados Unidos (América do Norte), Egito (África), dentre outras.
Ao voltar do campo missionário, o Pastor Ezer assumiu a presidência da Assembleia de Deus – Igreja do Avivamento, em Macapá/AP, mais precisamente em 1º de julho de 1980, às 20 horas, como costuma dizer. Já se vão mais de quatro décadas à frente de um dos maiores e mais sólidos ministérios assembleianos do Estado do Amapá.
Outros fatos marcantes desta trajetória ministerial vitoriosa do Pastor Ezer, juntamente com sua família:
1- É o radialista evangélico mais longevo da história do Amapá. Desde 1967 é apresentador do programa de rádio “O Som do Evangelho”. Manteve sempre este nome. É um dos programas radiofônicos mais ouvidos do Estado e da região marajoara amazônica;
2- É escritor. Já publicou dezenas de artigos de cunho teológico. É autor do livro intitulado “De cada coisa um pouco” e, agora, do “A gratidão tem mente curta”;
3- É o fundador da Fatech - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas, a 2ª Faculdade de Teologia a ser reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC na região amazônica, que passou a funcionar a partir de 2002. Antes a Fatech era chamada de Itadap e somente ministrava cursos livres de Teologia. Hoje a Fatech tem vários cursos de graduação e de pós-graduação teológica e secular;
4- É membro imortal da Academia de Letras Evangélica Amapaense - ALEA, ocupando a Cadeira nº 02, sendo atualmente o 1º Vice-Presidente da referida Confraria;
5- Foi o 1º Presidente estadual da CADB/AP - Convenção da Assembleia de Deus no Brasil - Seccional Amapá, representação da Convenção Nacional da Igreja-Mãe no Brasil, fundada por Daniel Berg e Gunnar Vingren;
6- A Câmara de Vereadores da Capital do Estado do Amapá o concedeu, há alguns anos, o título de Cidadão Macapaense, pelos relevantes serviços prestados à sociedade em geral.
Enfim, este é um resumo apertadíssimo da vida deste nobre Ministro do Senhor. Louvemos a Deus e, juntos, nos alegremos pelo lançamento de mais esta Obra fabulosa. Parabéns Pastor Ezer.
AMÉM!
Que história linda. Parabéns ao Pr. Ezer Belo e sua esposa, Pra. Inês, pelos grandiosos trabalhos prestados a favor da obra do mestre Jesus.
ResponderExcluir