Morre Pastor Oton Alencar, Vice-Presidente da Assembleia de Deus no Brasil
Faleceu agora a pouco, nesta 4ª feira, 19 de julho de 2023, aos 79 Anos de idade, o Reverendo Pastor OTON MIRANDA DE ALENCAR, Presidente Emérito da Igreja Assembleia de Deus no Estado do Amapá e Vice-Presidente Nacional da CADB - Convenção da Assembleia de Deus no Brasil, atualmente presidida pelo Pastor Samuel Câmara, da AD de Belém do Pará.
RESUMO BIOGRÁFICO:
Oton Miranda de Alencar, filho do Casal Otoniel Alves de Alencar e Augusta Miranda de Alencar, nasceu em 19 de outubro de 1943 no município de Vitorino Freira, Maranhão. O nome Oton remete-se ao de general de guerra conhecido em todo o mundo.
Foi o filho mais próximo e atuante ao lado do pai Otoniel Alves de Alencar por onde o mesmo pastoreou nos rincões dos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Acre, Roraima, Amazonas e Amapá. Aos sete anos de idade sofreu uma queda de um jumento o que causou a fratura e a perda de um dos braços.
Cursou a Faculdade de Farmácia e Bioquímica em Belém do Pará. Em terras amapaenses sua carreira profissional e eclesiástica tornou-se mais profícua. Curso Direito na Unifap e tornou-se Advogado. Depois tornou-se professor federal pós-graduado, jornalista, cronista, escritor, juiz arbitral e juiz de paz. Como escritor, já publicou quatro obras, dentre elas a biografia de seu pai Pastor Otoniel.
O Pastor Oton foi casado com Juracy de Almeida Alencar, com quem tem quatro filhos.
Estamos hoje vivendo um momento de extrema dor, pela partida deste patriarca da história recente do protestantismo pentecostal amapaense.
QUEM FOI OTON ALENCAR?
Por Besaliel Rodrigues
O Pastor Oton Alencar deixa uma trajetória de vida impecável. Passou 45 (quarenta e cinco) anos na gestão efetiva à frente do Ministério Pioneira. Foram 17 (dezessete) anos como Vice-Presidente da Igreja, ao lado de seu saudoso pai Pastor Otoniel Alves de Alencar. Depois da sucessão, foram 28 (vinte e oito) anos na presidência vitalícia da Assembleia de Deus – A Pioneira, até passar o cajado ao novo e atual presidente Pastor Iaci Pelaes dos Reis, em 20 de novembro de 2022.
Um ano antes, em 2021, a ascensão ao cargo máximo de Presidente Emérito da Convenção e da Igreja não lhe foi nenhum favor, pois, o brilho de seu ministério pastoral e de sua gestão eclesiástica foi e é tão intenso que transcendeu as fronteiras de nosso Estado e, hoje, se estende em todo o território nacional, tanto que foi eleito o atual Vice-Presidente Nacional da Assembleia de Deus no Brasil, fato que honrou a AD - A Pioneira e o Estado do Amapá tremendamente.
O Pastor Oton possui uma vida profícua em todos os aspectos. Não custa nada enfatizar aqui, que, no âmbito familiar, é fruto de uma base sólida construída por seus saudosos pais, o casal Otoniel Alves de Alencar e Augusta Miranda de Alencar.
E mais, ao lado de sua esposa Juracy de Almeida construiu um lar vitorioso, abençoado por Deus, com quatro filhos e uma dezena de netos, os quais garantem a perpetuidade do legado construído com muitas lutas e vitórias.
Na esfera profissional, o Reverendo Pastor Oton pode se sentir mais do que realizado, pois conquistou, no decorrer destes anos muito bem vividos, várias láureas que produziram um currículo admirável, transformando-o em um homem de múltiplas vocações, tais como: bioquímico, professor, advogado, cronista, jornalista e escritor, hoje com diversos livros publicados, os quais deleitam milhares de leitores.
Mas, se quisermos fazer um destaque, podemos dizer que o protagonismo principal do Pastor Oton está relacionado à sua carreira pastoral de quase meio século cuidando da “Noiva de Cristo”, a Igreja do Senhor.
Todo este período na gestão da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira possibilitou que construísse uma carreira pastoral indelével e o fizesse responsável, com o apoio de sua família, pelas principais páginas da história desta Igreja Centenária.
Na gestão ministerial do Pastor Oton Alencar, desde o início de tudo, a Igreja se configurou como a principal do Estado e como uma das principais entidades eclesiástica da região Norte do Brasil. Podemos dizer, com toda segurança, que foi por meio da engenhosidade, perspicácia, sabedoria e discernimento divino que o Pastor Oton Alencar foi o mentor de diversos departamentos da Igreja, a saber, criou as Missões Jovem, Infantil, da Família, da Integração e Discipulado, Visitação, Núcleos Familiares, Capelania, Intercâmbio Parlamentar e Ouvidoria.
Viabilizou a criação da antiga União de Obreiros Locais, da Sociedade Beneficente O Bom Samaritano, do 1º Núcleo da EETAD/AP – Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus no Amapá.
Enviou missionários para diversos lugares, inclusive outros países, criou campos regionais no interior do Estado e fora dele, organizou as áreas de Coordenações na Capital, reorganizou a estrutura administrativa e eclesial da Igreja, expandiu em dez vezes o número de congregações, coordenou a reformulação das normas estatutárias e regimentais da Igreja, abriu as portas para a ascensão do ministério feminino pastoral, idealizou e iniciou os trabalhos da Construção da Catedral Pentecostal no Meio do Mundo, a qual será inaugurada no próximo dia 20 de novembro de 2023.
Mais recentemente, fundou a ALEA – Academia de Letras Evangélica Amapaense, a Associação dos Advogados Evangélicos do Amapá e do Brasil, participou do restabelecimento da Convenção Nacional da Assembleia de Deus no Brasil, criada pelos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, da qual hoje é o Vice-Presidente Nacional, como já dissemos.
Além destes feitos, o Pastor Oton Alencar foi um exímio oportunizador ministerial, pois cooperou fervorosamente para a constituição de novos obreiros, missionários, evangelistas e pastores. Somente aqueles muito desatentos e desinteressados desperdiçam as oportunidades franqueadas por este líder abençoado de Deus.
Vale ressaltar, ainda, que a carreira ministerial do Pastor Oton Alencar transbordou as margens eclesiásticas, pois, por ser um homem multivocionado, antenado com o seu tempo, contribui efetivamente também para o progresso da sociedade, o que o torna uma pessoa respeitada pela comunidade e pelas autoridades em geral. Recentemente foi eleito para compor a Academia Amapaense de Letras - AAL, Entidade Literária com 70 (setenta) anos de existência. Este fato muito honra sua família e alegra o coração da Igreja, deixando-nos a todos orgulhosos.
Em contrapartida, a sociedade secular retribui, concedendo-lhe várias honrarias, títulos e comendas que buscam traduzir o respeito conquistado com solidez de caráter, vida ilibada e aquisição de conhecimento sadio.
Assim, depois desta vasta carreira servindo à Obra de Deus na Terra, aprouve ao Senhor recolhê-lo às mansões celestiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário