Redes Sociais

sábado, 26 de novembro de 2022

Principais notícias evangélicas da semana

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 27.11.2022

Principais notícias evangélicas da semana

            1. Dia Nacional do Evangélico: Próxima 4ª feira, 30 de novembro, celebra-se no Brasil o Dia Nacional dos Evangélicos (Lei Federal nº 12.328/2010). No âmbito do Estado do Amapá, o assunto é previsto na Lei Estadual nº 827/2004, cujo projeto de lei foi de autoria da então Deputada Estadual Mira Rocha. Importante observar que, na época, a Deputada Mira era aluna do Professor Besaliel Rodrigues no Curso de Direito do CEAP. Assim, atendendo a sugestão de seu professor, a citada parlamentar apresentou o referido projeto que se transformou na Lei 827. Outro ponto a registrar é que algumas entidades e lideranças pastorais amapaenses se mobilizaram e foram a Brasília reivindicar que a tal data fosse transformada em feriado nacional por meio de lei federal. O Congresso Nacional aceitou, o projeto foi aprovado e sancionado em forma da Lei Federal acima citada. Hoje a data é celebrada em todos os municípios amapaenses por meio de eventos culturais promovidos pelas prefeituras e de cultos de ações de graças realizados pelas igrejas evangélicas de modo geral.

            2. Suspense Nacional. Eleições 2022 sob suspeição: Cresce a cada dia o convencimento de que as eleições gerais brasileiras 2022 sofreram diversas irregularidades. Há anos que grupos de especialistas em tecnologia reivindicam a ampliação de ferramentas que alarguem o sistema de transparência, principalmente na apuração dos resultados. Por enquanto, o Tribunal Superior Eleitoral possui o monopólio do sistema de segurança. Outras entidades, incluindo as Forças Armadas, estão tendo apenas acesso parcial ao conhecimento do sistema. Isso tem gerado desconforto generalizado em meio às instituições republicanas brasileiras. Detalhe: Tais desconfortos estão começando a se misturar com interesses político-partidários, fator que está acirrando as discussões sobre o tema. Diante deste cenário, temos que aguardar mais um pouco por desfecho que seja plausível e republicanamente adequado ao assunto. O Brasil agradece!

            3. O 8º presidente em Cem Anos: Aconteceu esta semana um fato inédito na historiografia eclesiástica do protestantismo amapaense. O Pastor Oton Alencar se autojubilou e transferiu a presidência da mais antiga e maior igreja evangélica do Estado, a Assembleia de Deus – A Pioneira, para o novo presidente, o Pastor Iaci Pelaes, que se tornou o 8º (oitavo) presidente da história dos 105 Anos de existência da referida organização religiosa. Os outros sete presidentes anteriores foram: 1º) João Alves – 1941; 2º) Flávio Monteiro – 1942; 3º) Deocleciano Cabralzinho de Assis – 1948; 4º) Vicente Rêgo Barros – 1954; 5º) Ananias Gomes da Silva – 1961; 6º) Otoniel Alves de Alencar – 1962; 7º) Oton Miranda de Alencar – 1994-2022. Outras informações constam nas Obras publicadas por Besaliel Rodrigues, a saber: a) História da Assembleia de Deus em Macapá. Macapá/AP: Gráfica Diniz, 2001, 85p.; b) O centenário da chegada dos evangélicos ao Amapá. Macapá/AP: Edições da Amazônia, 2017, 44p.; c) Comentarista. Revista da Escola Dominical do Centenário. Macapá/AP: Domestilar, 2017, 64p.; d) Coordenador. Bíblia do Centenário: Encarte histórico. Bauru/SP: SBB – Sociedade Bíblica do Brasil, 2017, 24p.

            4. Presidente Emérito: A partir de agora, depois da jubilação, o Pastor Oton Alencar ficará ocupando o cargo de Presidente Emérito, tanto da Igreja Pioneira como da Convenção de Pastores UFIADAP. A posse do Pastor Oton neste cargo honorífico foi realizada na 12ª AGO da UFIADAP, pelo Pastor Besaliel Rodrigues, na época então Presidente da referida Convenção.

            5. Pastor Oton indicará futuro 2º vice-presidente da Igreja: No Culto de sua jubilação, na noite de 20.11.2022, em seu discurso de despedida, o Pastor Oton Alencar desejou sucesso à gestão dos pastores Iaci Pelaes (novo presidente) e Rodrigo Lima Jr. (novo 1º vice-presidente) e informou a toda a igreja que indicará o próximo 2º vice-presidente. Não citou o nome, mas adiantou que o mesmo é professor e destacado ministrador da palavra de Deus.

            6. SBB do Pará doa Bíblias para o Amapá: A Sociedade Bíblica do Brasil – Regional Norte – Sede Estado do Pará, por meio do líder Pastor Adriano Casanova, doou 400 (quatrocentos) exemplares da Bíblia de Estudo do Expositor, de Jimmy Swaggart, para a Convenção de Pastores UFIADAP – União Fraternal das Igrejas Assembleias de Deus do Estado do Amapá. A referida doação foi intermediada pelo Pastor Besaliel Rodrigues, 2º vice-presidente da citada Convenção e as bíblias foram distribuída no Culto de Jubilação do Pastor Oton Alencar e posse do Pastor Iaci Pelaes.

DESTAQUES DA SEMANA

1- A Lei Federal nº 12.328/2010 que criou o Dia Nacional do Evangélico teve inspiração amapaense.

2- A Sociedade Bíblica do Brasil presenteou a Igreja do Estado do Amapá com quatrocentas bíblias.

3- O Rev. Dr. Besaliel Rodrigues, 2º vice-presidente da UFIADAP visita Ministro André Mendonça.

LIDERANÇAS

Quem é quem: Júlio César Sá de Oliveira. Foi novamente reconduzido pelo Presidente da República (Decreto Presidencial de 21/10/2022, publicado no Diário Oficial da União nº 202, de 24 de outubro de 2022, Seção 2, página 1) para o 2º (segundo) mandato como reitor da Universidade Federal do Amapá por mais 4 (quatro) anos (2022-2026). O Magnífico Reitor é amapaense, nascido na Maternidade Mãe Luzia. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e Doutorado em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professor Adjunto III da citada IFES. Tem experiência na área de Ecologia de ambientes aquáticos, com ênfase em Bioecologia, Avaliação de qualidade de água, Modelagem de ecossistemas (Ecopath), Modelagem de comunidades, análises uni e multivariadas de comunidades, limnologia e Avaliação de qualidade de água. Como gestor, tem se destacado em todo o país pela discrição no exercício do cargo público e habilidade conciliatória de conflitos interinstitucionais.

ESPECIAL

NEWS: 1. Assista e compartilhe o “Açaí com Notícias” no YouTube: Vídeos postados no YouTube e outras redes sociais, apresentados pelo Dr. Besaliel Rodrigues, por meio dos quais comenta as principais notícias publicadas nos jornais, revistas e redes sociais do Brasil sobre política, religião, economia, cultura etc. Contatos pelo Zap (96) 9110-5167; 2. Marketplace: A Editora Os Semeadores disponibiliza em suas plataformas digitais, a Obra literária do Dr. Besaliel, a “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. Agora é só clicar https://www.ossemeadores.com.br/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-biblia e adquirir o seu exemplar; 3. E-book na Hotmart: A obra virtual em pdf “Revista do Centenário” está disponível na plataforma https://go.hotmart.com/J60306604I?dp=1. Confira! 4. Blog: Leia e compartilhe com todos o https://besalielrodrigues.blogspot.com/. Agora, tudo desta coluna estará lá também. Acesse e compartilhe; 5. Email: Poderá ser utilizado o cf.besaliel@gmail.com. Em breve outras ferramentas digitais serão disponibilizadas ao público eclesiástico, acadêmico e em geral, contendo a bibliografia do Dr. Besaliel.

REFLEXÃO

Tema: Tempos de transição e de bajulação – Romanos 16.18. 

            Em tempos de mudanças de lideranças, vários fenômenos acontecem, dentre os quais, a multiplicação e a explicitação de bajuladores, que são pessoas que buscar, nestes momentos, se dar bem ou melhorar suas posições administrativas e estratégicas no grupo. Assim, elas enchem a boca de lisonjas em favor do novo líder e de maledicências contra aqueles que pretende derrubar para ficar com o lugar dos mesmos.

            Diz a Bíblia, em Rm 16.18: “Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos.”. Assim, deve-se ter bastante equilíbrio ao receber elogios nestes momentos de ascensão, pois, na maioria das vezes, a Bíblia diz que são falsos, mentirosos, que apenas possuem o intuito de agradar e enganar.

            Então, líderes, nestas situações, devem ficar atentos, maduros e pedir discernimento a Deus para não serem ludibriados e nem levados a acreditar em mentiras e prejudicar terceiros.

FICA A DICA

Legislação para líderes eclesiásticos: Dica 056. Direitos fundamentais e a Bíblia: CF, art. 5º, inciso XXI – “as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.”. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal – STF, sobre as igrejas e a substituição processual, diz: “O inciso LXX do art. 5º desta CF encerra o instituto da substituição processual, distanciando-se da hipótese do inciso XXI, no que surge no âmbito da representação. As entidades e pessoas jurídicas nele mencionadas atuam, em nome próprio, na defesa de interesses que se irradiam, encontrando-se no patrimônio de pessoas diversas. Descabe a exigência de demonstração do credenciamento. [RMS 21.514, rel. min. Marco Aurélio, j. 27-4-1993, 2ª T, DJ de 18-6-1993.]”.

            Existem projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional prevendo ampliação desta legitimidade, inclusive para propositura de Ações Diretas de Inconstitucionalidades – ADINs. Ver mais em Piccinini, Taís Amorim de Andrade. Manual prático de direito eclesiástico, São Paulo: Editora Amar, 2015, p. 309 ss.

sábado, 19 de novembro de 2022

JUBILAÇÃO: Pastor Oton Alencar transfere presidência da Igreja AD – A Pioneira do Amapá

Jornal Tribuna – 20.11.2022

JUBILAÇÃO: Pastor Oton Alencar transfere presidência da Igreja AD – A Pioneira do Amapá

            Encerra na noite deste domingo, 20 de novembro de 2022, um dos principais momentos da história recente do pentecostalismo evangélico amapaense: A jubilação do Bispo Oton Miranda de Alencar, Reverendíssimo Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, a maior denominação protestante e a primeira a ser instalada em terras tucuju.

            O referido evento tomou proporções gigantescas de importância para o assembleanismo local e brasileiro por diversos motivos, relevando-se quatro: i. Por acontecer no mesmo dia em que o Pastor Oton celebra 45 (quarenta e cinco) anos de ordenação pastoral (20.11.1977 a 20.11.2022), portanto “Jubileu de Safira” ministerial; ii. Por ter o Pastor Oton dedicado todos estes 45 anos de pastorado a uma única igreja, a Assembleia de Deus – A Pioneira e tal fato ser um dos raríssimos casos em todo o território brasileiro; iii. Por estar o Pastor Oton se autojubilando e promovendo a sua própria sucessão, em vida, fato também incomum; e iv. Por tal jubilação/sucessão está ocorrendo em Macapá/Amapá, Capital de uma das Unidades Federativas da República brasileira.

            Assume como novo presidente da Igreja o Reverendo Doutor Iaci Pelaes dos Reis, que é o atual pastor vice-presidente há 15 (quinze) anos.

            O Conclave Jubilatório, que também teve a si conjugado a pré-inauguração do novo Templo Sede da Entidade, durou quatro dias consecutivos. Iniciou na 4ª feira, 16.11, com o Culto dirigido pelo Departamento Infantil geral da Igreja. Na 5ª feira, 17.11, o Culto ficou na responsabilidade do Departamento dos Adolescentes. Na 6ª feira, 18.11, foi a vez do  Círculo de Oração Geral “Lírio Suave” e da Missão Masculina & Feminina. No sábado, 19.11, foi a vez da Missão com Jovens conduzir o Culto. Por fim, hoje à noite, será a vez dos departamentos Coral, Orquestra, pastores, evangelistas, missionários e diáconos promoverem o último momento de Ações de Graças pelas quatro décadas e meia de ministério do Pastor Oton Alencar junto à referida Organização. Além dos Cultos Solenes, outros atos protocolares foram realizados alusivos ao Evento.

            Além da membresia e dos congregados locais, dos Obreiros da Igreja em geral, tanto da Capital (bairros), como do Interior (municípios), das autoridades civis, políticas e militares do Estado do Amapá (parlamentares federais, estaduais e municipais, OAB, Ministério Público, Tribunais e Fóruns, Academias de Letras, Faculdades, lideranças sociais e da iniciativa privada etc.), algumas autoridades eclesiásticas locais (AD Avivamento, AD Zona Norte, AD Madureira e outras ADs, Comunidades e igrejas neopentecostais) e de outros estados abrilhantaram o “quatríduo solene”, a saber, o Pastor Samuel Câmara, presidente nacional das Assembleias de Deus no Brasil (CADB) e da AD – Igreja-Mãe de Belém do Pará, o Pastor Geovani Neres, presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Distrito Federal (CEADDIF), Pastor Océlio Amâncio, representante da Academia Brasileira de Letras e Artes, da qual o Pr. Oton Alçencar também faz parte; representantes das Assembleias de Deus no Rio de Janeiro, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) etc.

            A Igreja Pioneira e o Pastor Iaci Pelaes, novo presidente da mesma, promoveram momentos especiais para a Família Alencar, pois seus integrantes estão completando e concluindo 60 (sessenta) anos à frente da referida Agremiação Evangélica, fato histórico e meritório em toda a histórica das Assembleias de Deus no Brasil. Foram exatamente seis décadas cuidando da Igreja AD – A Pioneira do Estado do Amapá.

            O protocolo oficial de jubilação acontecerá neste domingo à noite. Uma Comissão Oficial de Cerimonial foi estatuída e composta pelos seguintes pastores: Heraldo Nascimento da Costa, Benedito Brito Rodrigues e Crisleide Lima. Os mesmos conduzirão o rito de passagem do cajado, leitura da ata, assinatura do termo de jubilação e de posse e a transferência da faixa presidencial.

            Por fim, vale registrar que a AD – A Pioneira foi a 1ª Igreja Evangélica a se instalar no Amapá, em 27 de junho de 1917 e teve como fundador o Pastor Evangelista José Manuel de Matos Caravela. É bem verdade que um ano antes, em junho de 1916, esteve por aqui o Missionário Clímaco Bueno Aza, que foi o primeiro a trazer as boas novas de salvação.

            Além de Clímaco e José de Matos, já estiveram à frente da Igreja: João Alves, Flávio Monteiro, Deocleciano Cabralzinho de Assis, José Pinto de Menezes, Vicente Rêgo Barros, Ananias Gomes da Silva e Otoniel Alves de Alencar. Por fim, o Pastor Oton transmite a presidência para o Pastor Iaci.

DESTAQUES DA SEMANA

1- Casal Pastoral Oton Miranda de Alencar e Juracy de Almeida Alencar se despedem da presidencial.

2- Pastor Oton recebendo ano passado (2021) o Título de Presidente Emérito das mãos de lideranças.

3- Os dois herdeiros ministeriais do Pastor Otoniel Alencar: Pastor Oton e Apóstolo Órley e esposas.

LIDERANÇAS

Quem é quem: Iaci Pelaes dos Reis. Nasceu em Macapá/AP, em 30 de abril de 1964. É o novo Presidente da Assembleia de Deus – A Pioneira, a maior e mais antiga igreja evangélica em terras amapaenses. Depois de servir a referida denominação protestante pentecostal como vice-presidente por 15 (quinze) anos, agora, com a jubilação espontânea do Pastor Oton Alencar, ascende ao cargo máximo da Entidade.

            Na vida secular, o Pastor Iaci Pelaes é Promotor de Justiça ligado ao Ministério Público do Estado do Amapá, destacando-se com atuação constante na Vara do Tribunal do Júri da Capital. Já exerceu o cargo máximo do MP/AP como Procurador Geral de Justiça por um biênio.

            Na vida acadêmica, é professor concursado da Universidade Federal do Amapá na área de Direito Tributário e possui doutorado (UFMG) e pós-doutorado em Direito (Salamanca/Espanha). Ainda, é membro da Academia de Letras Evangélica do Amapá e Presidente da Convenção de Pastores UFIADAP.

            É casado com a Pastora Rosiléia Pelaes, com a qual tem dois filhos, um médico e outro engenheiro civil.

ESPECIAL

NEWS: 1. Família Alencar: A família Alencar já entrou para a história evangélica assembleana pentecostal brasileira com um recorde que será muito difícil de ser superado. Foram exatos 60 (sessenta) anos à frente do comando da Assembleia de Deus – A Pioneira; 2. Pastor Otoniel, o primeiro: O início de tudo foi com o Pastor Otoniel Alves de Alencar, de saudosa memória. Chegou às terras tucuju no ano de 1962, quando a Igreja só tinha o templo central e uma congregação (Bete-seã). Fundou a Convenção CRADAP e governou a Igreja por longos 32 (trinta e dois) anos; 3. Pastor Oton e seu legado: Sucedeu a pai na presidência quando o mesmo faleceu em 1994. Recebeu a Igreja com 21 (vinte e uma) congregações e, hoje, já são mais de duzentas. Fundou a Convenção UFIADAP e governou a Igreja por 28 (vinte e oito) anos; 4. Apóstolo Órley Alencar: É o terceiro mais importante desta estirpe. Conselheiro-mor do pai e do irmão, também tem dedicado toda sua vida em prol da AD – A Pioneira; 5. As Mulheres Alencares: As mais famosas: Augusta Alencar, Elizama Alencar, Oriza Alencar, Juracy Alencar, Leliane Alencar, Ariadne Alencar, Cleide Alencar, Ligéia Alencar, dentre outras. Amém!

REFLEXÃO

Tema: Jesus, O Bom Pastor.

            Diz João 10.11-16: “11. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. 13. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. 14. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 15. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. 16. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.”,

            Então, antes de criticar algum pastor, não generalize, pois Jesus mesmo disse que existem os pastores maus, mercenários, aqueles que só pensam em ganhar dinheiro e tirar vantagens materiais das igrejas, mas são a minoria. De regra, os pastores são sofredores, simples, humildes, honestos, conselheiros, cuidadores de suas igrejas. Parabéns a estes verdadeiros pastores.

FICA A DICA

Legislação para líderes eclesiásticos: Dica 055. Direitos fundamentais e a Bíblia: CF, art. 5º, incisos: “XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz...” e “XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local ...;”. Com base neste direito de liberdade de reunião, o povo brasileiro está nas ruas protestando contra o resultado das eleições.

            Tais protestos populares têm por base: A) a CF, Art. 14. “A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: ... §10 - O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.”; B) Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), Art. 221. “É anulável a votação:” ... inciso “II - quando for negado ou sofrer restrição o direito de fiscalizar, e o fato constar da ata ou de protesto interposto, por escrito, no momento:”.

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

LISTA DE TODOS OS PRESIDENTES QUE A AD – A PIONEIRA JÁ TEVE

LISTA DE TODOS OS PRESIDENTES QUE A AD – A PIONEIRA JÁ TEVE

Missionários Fundadores:

Clímaco Bueno Aza – 1916;

José Manuel de Matos Caravela – 1917.

Missionários Visitadores – 1918-1940:

SAMUEL NYSTRÖM, DANIEL BERG, NELS NELSON e os pastores: CRISPINIANO MELO, JOSÉ FELINTO, JOSÉ MORAIS, AMARO MORAIS, FRANCISCO GASPAR, FRANCISCO VITOR, APOLINÁRIO COSTA, JOSÉ LOURENÇO, JOVINIANO LOBATO E JANUÁRIO SOARES e outros.

Presidentes:

1º) João Alves – 1941;

2º) Flávio Monteiro – 1942;

3º) Deocleciano Cabralzinho de Assis – 1948;

4º) Vicente Rêgo Barros – 1954;

5º) Ananias Gomes da Silva – 1961;

6º) Otoniel Alves de Alencar – 1962;

7º) Oton Miranda de Alencar – 1994;

8º) Iaci Pelaes dos Reis – 2022.

 

Obs nº 1: De 1920 a 1940 a igreja não teve pastor fixo e, por via de consequência, não teve presidente;

Obs nº 2: José Pinto de Menezes foi presidente interino por três vezes (1954, 1961 e 1962) e apenas por um mês, enquanto chegava o presidente definitivo;

Obs nº 3: José de Souza Reis foi pastor no município de Amapá e não do Estado do Amapá. Os livros da CPAD confundem o município com o Estado que tem o mesmo nome.

 

FONTES:

RODRIGUES, Besaliel. História da Assembleia de Deus em Macapá. Macapá/AP: Gráfica Diniz, 2001, 85p.

RODRIGUES, Besaliel. O centenário da chegada dos evangélicos ao Amapá. Macapá/AP: Edições da Amazônia, 2017, 44p.

RODRIGUES, Besaliel (Comentarista). Revista da Escola Dominical do Centenário. Macapá/AP: Domestilar, 2017, 64p.

RODRIGUES, Besaliel (Coord.). Bíblia do Centenário: Encarte histórico. Bauru/SP: SBB – Sociedade Bíblica do Brasil, 2017, 24p.

domingo, 13 de novembro de 2022

A principal missão da Igreja no contexto da sociedade

 Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 13.11.2022

A principal missão da Igreja no contexto da sociedade

            Aparentemente as igrejas evangélicas estão negligentes quanto à sua missão principal, que é pregar o evangelho e ganhar almas para Jesus, pois há uma impressão de que quase todos, mormente as lideranças, estão mais preocupados com outros assuntos secundários e até interesses pessoais. Tudo está muito parecido, por exemplo, com a época do Imperador Constantino, no século IV, quando a Igreja chegou ao poder (secular), passou a construir gigantescas catedrais e a se preocupar mais com riqueza e poder. Ali, a “igreja” começou a perder totalmente a visão.

            Hodiernamente parece que as coisas estão muito parecidas às daquele tempo. A Igreja hoje está rica, influente e cheia de amizades poderosas, crescendo vegetativa, sazonal e superficialmente. Entretanto, com sua missão bíblica desfocada. Parece que a missão de ganhar almas está abandonada.

            Num belíssimo artigo publicado no site pointrhema.com.br encontramos o seguinte:  

            “Pelo menos duas pessoas morrem sem a salvação em Jesus a cada segundo, de acordo com um levantamento divulgado pela International Mission Board (IMB), uma organização missionária filiada à Convenção Batista do Sul, dos EUA.

           O Relatório Estatístico Anual de 2020 da IMB mostra que cerca de 155.473 morrem diariamente sem Cristo, em meio a uma população global de 8 (oito) bilhões de pessoas.

            Segundo a IMB, os números são calculados com base nas perspectivas da população mundial para 2020 do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas e estimativas evangélicas.

            O relatório também observa que o crescimento da população no mundo também aumenta de forma “incomparável” a necessidade de se investir no campo missionário.

            De 1700 a 2000 d.C., 16 bilhões de pessoas viveram na Terra. No entanto, estimamos que 25 bilhões viverão entre 2000 e 2100 d.C. Isso significa que mais 9 (nove) bilhões de pessoas estarão vivas nos próximos cem anos do que estavam vivas durante os 300 anos anteriores”, diz o relatório.

           Neste século, a necessidade de semear o Evangelho abundantemente, fazer discípulos obedientes e plantar igrejas saudáveis ​​é incomparável.”.

            A IMB também classifica as pessoas deslocadas à força (entre elas, os refugiados), como maior parte do Grupo de Pessoas Não-Alcançadas (UUPG, na sigla em inglês). O UUPG é definido como um grupo de pessoas que vivem em locais onde menos de 2% da população é evangélica e não há estratégias ativas de plantação de igrejas.

            Segundo o relatório, há 79,8 milhões de pessoas deslocadas à força em todo o mundo. Entre elas, 45,7 milhões são pessoas deslocadas internamente, 26,3 milhões são refugiados, 4,2 milhões são requerentes de asilo e 3,6 milhões são venezuelanos deslocados para o exterior.

            Pessoas deslocadas à força tendem a se reassentar em países mais acessíveis aos missionários, potencialmente abrindo a porta para que esses UUPGs tenham acesso ao Evangelho pela primeira vez”, diz o relatório.

            A IMB também avalia que o trabalho com pessoas deslocadas à força exige abordagens de ministério exclusivas, ainda que 60% dos refugiados e 80% dos deslocados internos se estabeleçam em áreas urbanas.

            As estratégias de missão estão se ajustando para atingir esses grupos com o Evangelho onde eles se estabeleceram e para mobilizar os crentes existentes dentro dos grupos para engajar seu próprio povo”, diz o relatório.

            O Relatório Estatístico Anual de 2020 revela o crescimento do trabalho missionário em comparação com as estatísticas de 2019, que também foi um ano de sucesso para alcançar os perdidos.

            Através dos esforços da IMB, houve 18.380 novas igrejas plantadas, 144.322 novos convertidos, 86.587 batismos, 127.155 receberam treinamento de liderança, 3.552 foram enviados para o campo missionário e 769.494 ouviram o Evangelho.

            Estamos orando para que o Senhor use as dificuldades atuais para abrir uma porta mais ampla para a verdade… Mas se a porta for aberta, quem poderá entrar nela?”, questionou Rosewell Hobart Graves, Missionário da FMB na China por 56 anos, em 19 de agosto de 1857. “Há uma colheita poderosa, madura para a eternidade, mas sem trabalhadores para colhê-la!”. Pensemos nisso!

DESTAQUES DA SEMANA

1- A Igreja é a principal instituição voltada ao socorro e salvação dos seres humanos na face da Terra.

2- Todos devem lutar pelo Brasil, não somente na esfera política, mas no campo espiritual também.

3- O Pastor Oton Alencar se jubilará do cargo de presidente da AD – A Pioneira próximo dia 20.11.2022.

LIDERANÇAS

Quem é quem: André Victor Guedes Rodrigues, o mais jovem missionário consagrado pela Convenção de Pastores UFIADAP – União Fraternal das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Estado do Amapá, que promoveu sua 13ª AGO – Assembleia Geral Anual Ordinária no início de novembro/2022, dias 3 a 5 deste mês, cujo tema do Conclave foi “Ministros Avivados pela Bíblia e pelo Espírito Santo”.

            O jovem Convencional André Victor é brasileiro, solteiro, estudante, assistente jurídico, nascido em Macapá-AP, em 08 de fevereiro de 2003, neto dos pastores Lourenço Rodrigues/Maria Soares e Raimundo Martins/Danilza Guedes e filho do Pastor Besaliel Rodrigues, ex-presidente da Convenção UFIADAP.

            André Victor desenvolve suas atividades diaconais como líder de jovens na Assembleia de Deus – A Pioneira – Campo Regional localizado no Distrito do Coração, Zona Oeste de Macapá, Igreja presidida pelo Reverendo Pastor Edinaldo Regio Nogueira de Lima Soares, o qual está fazendo um excelente trabalho naquele Campo, tanto que André Victor e o colega Eliel Rodrigues foram apresentados à Convenção pelo Pastor Edinaldo.

ESPECIAL

NEWS: 1. Assista e compartilhe o “Açaí com Notícias” no YouTube: Vídeos postados no YouTube e outras redes sociais, apresentados pelo Dr. Besaliel Rodrigues, por meio dos quais comenta as principais notícias publicadas nos jornais, revistas e redes sociais do Brasil sobre política, religião, economia, cultura etc. Contatos pelo Zap (96) 9110-5167; 2. Marketplace: A Editora Os Semeadores disponibiliza em suas plataformas digitais, a Obra literária do Dr. Besaliel, a “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. Agora é só clicar https://www.ossemeadores.com.br/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-biblia e adquirir o seu exemplar; 3. E-book na Hotmart: A obra virtual em pdf “Revista do Centenário” está disponível na plataforma https://go.hotmart.com/J60306604I?dp=1. Confira! 4. Blog: Leia e compartilhe com todos o https://besalielrodrigues.blogspot.com/. Agora, tudo desta coluna estará lá também. Acesse e compartilhe; 5. Email: Poderá ser utilizado o cf.besaliel@gmail.com. Em breve outras ferramentas digitais serão disponibilizadas ao público eclesiástico, acadêmico e em geral, contendo a bibliografia do Dr. Besaliel.

REFLEXÃO

Tema: Relacionamento Fraterno – João 13.35. 

 A Bíblia comunica que a expressão "uns aos outros" deve ser uma prática especial na vida da igreja. O "uns aos outros", é um instrumento poderoso no testemunho aos não cristãos. Algumas referências que destacam tal verdade: a) Suportai-vos uns aos outros- Ef 4.2; b) Perdoai uns aos outros- Cl 3.13; c) Sujeitai uns aos outros- Ef 5.21; d) Admoestai uns aos outros- Cl 3.16; e) Considerai uns aos outros- Hb 10.24; f) Confessai e orai uns pelos outros- Tg 5.16; g) Amai uns aos outros- Em 10.12; h) Animem uns aos outros- 1 Ts 4.18; i) Edifiquem uns aos outros- Rm 15.2; j) Sirvam uns aos outros- Gl 5.13; k) Levem os fardos pesados uns dos outros- Gl 6.2; l) Encorajem uns aos outros- Hb 10.25; m) Reúnam-se uns com os outros- Hb 10.25; n) Cumprimentem uns aos outros- Rm 16.16; o) Sejam bondosos e atenciosos uns para com os outros- Ef 4.32; p) Aceitem uns aos outros- Rm 15.7; q) Cuidem uns dos outros- 1 Co 12.25; r) Usem seus dons para o bem uns dos outros- 1 Pe 4.10; s) Hospedem uns aos outros- Tg 5.16. Por fim, veja o Jesus disse: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (João 13.35). Fonte: Internet (Ester Godoy).

FICA A DICA

Legislação para líderes eclesiásticos: Dica 055. Direitos fundamentais e a Bíblia: CF, art. 5º, incisos: “XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz...” e “XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local ...;”. Com base neste direito de liberdade de reunião, o povo brasileiro está nas ruas protestando contra o resultado das eleições.

            Tais protestos populares têm por base: A) a CF, Art. 14. “A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: ... §10 - O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.”; B) Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), Art. 221. “É anulável a votação:” ... inciso “II - quando fôr negado ou sofrer restrição o direito de fiscalizar, e o fato constar da ata ou de protesto interposto, por escrito, no momento:”.

ARTIGO DESTAQUE

Morreu o Papa Francisco

Morreu o Papa Francisco, presidente mundial da ICAR - Igreja Católica Apostólica Romana Acabou de falecer em Roma, Itália, a poucos momentos...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES