Redes Sociais

sábado, 29 de abril de 2023

AD – A Pioneira celebra aniversário do Presidente Pastor Iaci Pelaes

Publicado no Jornal A Gazeta do Amapá, Coluna Tribuna Cristã – 30.04.2023

AD – A Pioneira celebra aniversário do Presidente Pastor Iaci Pelaes

            1. Troca de idade. Hoje, 30 de abril, é o dia em que se celebra o aniversário do Pastor Iaci Pelaes dos Reis, Presidente da Assembleia de Deus – A Pioneira – Igreja Mãe no Amapá.

            O Pastor Iaci Pelaes é macapaense e completa 59 anos de idade. É filho de Raimundo Mourão dos Reis e Virginia Pelaes dos Reis. É casado com a Pastora Rosiléia de Oliveira Pelaes, com quem tem dois filhos.

            Na esfera profissional, o Pastor Iaci é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá e Professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá. Possui especialização lato sensu em Direito Penal e doutorado em Direito e Justiça pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

            No âmbito acadêmico, é membro vitalício da Academia de Letras Evangélica Amapaense, ocupante da Cadeira nº 07, cujo patrono é Russel Philip Shedd, considerado um dos maiores teólogos do século XX. O Pastor Iaci também já prefaciou diversas obras literárias cristãs e seculares.

            Na vida eclesiástica, Iaci Pelaes é Bacharel em Teologia, ministro do Evangelho, Pastor Presidente da Igreja acima citada e Presidente Estadual da Convenção Ufiadap – União Fraternal das Igrejas Assembleias de deus no Estado do Amapá.

            Antes de assumir definitivamente a presidência da Igreja, por quase duas décadas foi vice-presidente. Em destaque, dedica-se há anos, com sua esposa, até a presente data, a um trabalho muito especial, denominado Ministério da Missão com a Família, que engloba o ECC – Encontro de Casais com Cristo, o EJC – Encontro de Jovens com Cristo e o EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo e, mais recentemente, o ECD – Encontro com Deus, trabalhos que têm trazido renovo espiritual para a membresia da igreja e despertamento para o meio social amapaense e de outros estados do nosso Brasil.

            “Hoje estamos juntos a nos alegrarmos em tudo o que durante esses anos você já viveu e experienciou. Pastor Iaci, pense em todas as pessoas que já conheceu, em todos os sorrisos que elas lhe colocaram no rosto, e em todos o que você arrancou dos delas. Pense em todos os sonhos sonhados e vividos.”, disse o Pastor Benedito Rodrigues, que também é Confrade na Academia de Letras.

            Acrescento Benedito Rodrigues: “A sua existência possui um propósito, que vai além dos momentos vividos, pois o chamado de Deus para servir o Seu reino, torna agora todos momentos singulares, únicos, que Deus proporcionará por Seu poder e misericórdia.”

            “Que o seu caminhar pessoal e ministerial seja sempre guiado e dirigido pela presença do Espírito Santo de Deus, conduzindo os seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias sejam constantes em seus dias.”

            “A Igreja do Senhor deseja-lhe, nesta data, que você celebre, por muitos anos, e que nunca lhe falte o óleo sobre sua cabeça, paz no coração e amor na vida.”

            “Seja muito feliz, hoje e sempre! Que Deus continue iluminando o seu caminho pela vida com muito amor, amizade, saúde, sucesso e paz!”, arrematou.

            2. Barco da Bíblia: A embarcação "Luz na Amazônia 2", conhecida como "Barco da Bíblia", iniciou neste mês de abril a temporada de viagens para a região Norte do país. A embarcação estará em Macapá no próximo mês, de 3 a 21 de maio de 2023.

            Desta vez, a livraria de literatura bíblica da Amazônia percorrerá vários municípios do Estado. Veja nas redes sociais onde o barco vai ancorar e encerrar a viagem.

            A iniciativa faz parte do programa Luz na Amazônia, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), criado para levar conhecimento e literatura bíblica à população que vive na região Norte.

            A embarcação disponibilizará uma área ampla e moderna de livraria e um espaço cultural, com peças do acervo do Museu da Bíblia. O público também poderá comprar livros a preços populares.

            A expectativa é que mais de três mil pessoas visitem a embarcação durante as viagens nos estados do Pará e do Amapá. Faça parte desse público.

            3. A Sociedade Bíblica do Brasil tem a alegria de trazer o Seminário de Ciências Bíblicas - SBB - 2023 - Macapá/AP. Data do evento: 5 e 6 de maio de 2023. Horário do evento: 05.05 19h-22h/06.05 9h-18h. Anfitrião/Local do evento: Igreja Assembleia de Deus A Pioneira - Templo Central. Endereço: Rua Tiradentes, 532 - Central, Macapá/AP, CEP 68.908-720. Inscrição para o evento: R$ 50,00. Inscrição feita online pelo Sympla (Pix, boleto, cartões). Público mínimo estimado: 250 pessoas. Carga Horária do Certificado: 40 horas. Programação proposta para o evento: Programação sugerida e sujeita a alteração conforme necessidade da organização do evento pela SBB. Veja nas redes sociais da SBB.

DESTAQUES DA SEMANA

1- Pastor Iaci Pelaes dos Reis, Presidente da Assembleia de Deus – A Pioneira, celebra aniversário.

2- Barco da Sociedade Bíblica do Brasil visita o Amapá e promove seminário bíblico científico.

3- Igreja AD Pioneira comemorou na última 3ª f., 26.04, o aniversário da Pastora Juracy Alencar.

LIDERANÇAS

Livro da semana nº 18: Gestão de Igrejas. Autor: Besaliel Rodrigues. Editora Gráfica JC: Macapá/AP, 2ª edição, 2020, 32p. A 1ª edição foi publicada com o título “Teologia Administrativa – O Obreiro Local”, pela Gráfica Diniz, Macapá/AP, no ano de 1994.

            Nesta republicação de 2020, o autor estava ocupando o cargo de Pastor Presidente da Convenção Ufiadap – União Fraternal das Igrejas Assembleias de Deus no Estado do Amapá. Atualmente ocupa o cargo de 2º Vice-Presidente da mesma Convenção. Ainda, o autor é advogado e professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amapá – Unifap.

            Esta 2ª edição foi lançada na EBO 2020 – Escola Bíblica de Obreiros Anual da citada Convenção UFIADAP. O aconteceu virtualmente, pela internet, nos dias 16 e 17.09.2020, devido a pandemia do coronavirus, em Macapá/AP. A Estrutura do livro é composta de três capítulos: 1- O Obreiro; 2- A Obra; e 3- Conselhos gerais. Trata-se de uma publicação sobre Teologia do Obreiro. Amém.

ESPECIAL

Utilidade Pública: Dica 18. Abusos e violências contra crianças. Como denunciar? A principal lei brasileira de proteção às crianças e aos adolescentes é a Lei nº 8.069/1990, apelidada de ECA.

            Existem diversos órgãos que recebem denúncias de maus tratos de crianças e adolescentes, a saber: As Polícias, os Conselhos Tutelares, o Ministério Público, o Juizado da Infância e da Juventude, a FCRIA, a OAB, as Igrejas etc. Todos devem auxiliar no combate a estas práticas criminosas.

            No âmbito das igrejas, destaca-se a Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá que, dentre outras ações, possui o “Projeto SARA”, criado depois da morte da criança Sara Lopes, aluna da Escola Dominical, que foi cruelmente estuprada e assassinada na Zona Sul de Macapá, no mês de março de 2023.

 O referido projeto visa atuar de forma preventiva, promovendo a divulgação em massa dos canais a serem utilizados em necessidade de denúncias como, por exemplo, os telefones 100 e 181, que devem ser utilizados para informar as autoridades públicas sobre tais casos.

 

REFLEXÃO

Tema: I – 1ª Co 7.1-24. É melhor casar ou ficar solteiro?

            Diz 1ª Co 7.7: “Quero que todos os homens sejam tais como também eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade, de um modo; outro, de outro.”.

            Na verdade, do capítulo 7 ao 11.1, o Apóstolo Paulo trata a respeito de dúvidas que os próprios crentes de Corínto haviam escrito a ele, o que é indicado pelo frase inicial: “Quanto ao que me escrevestes” (1ª Co 7.1). Nesse interregno de quatro capítulos, o tom Ca Carta muda um pouco de exortação e repreensão para um tom mais pedagógico.

            A primeira dúvida respondida pelo Apóstolo dói acerca do dilema entre permanecer solteiro ou casar-se. Paulo expressa clara preferência do estado de solteiro. Por outro lado, reconhece a importância e as responsabilidades em torno do casamento, dando recomendações aos que já são casados.

            O Apóstolo Paulo fala também da situação dos que estão casados com incrédulos, sobre divórcio, viuvez e novo casamento.

FICA A DICA

NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedorísticas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.

            Dicas com a letra “Q”: 1. Queijo: Este produto é muito apreciado em nossa região. Você pode trabalhar com venda no atacado, intermediando entre os produtores e comerciantes, ou no varejo, oferecendo ao público em geral, em porções de 100g a 1kg. A venda direta às pessoas pode ser muito lucrativa; 2. Quarto: Esta dica pertence à área de hospedagem. Tem pessoas que moram em residências com diversos cômodos vazios e pode ganhar dinheiro com isso, inclusive com o auxílio de aplicativos virtuais; 3. Qualidade: Aqui vai um conselho: Empreenda sempre com muita qualidade. Isso vai abrir muitas portas para você.

            Para que as pessoas saibam e comprem/contrate você, divulgue em seus grupos do Zap, Telegram, no Facebook, Instagram, Google Ads etc. Tenha atitude e veja que as portas se abrirão para você.

sábado, 22 de abril de 2023

Morre Professora Odete Chagas Penafort

Publicado no Jornal A Gazeta do Amapá - Coluna Tribuna Cristã – 23.04.2023

Morre Professora Odete Chagas Penafort

            O Estado do Amapá perdeu mais um ícone de sua historiografia recente. Faleceu Odete Penafort, vítima de violência urbana, uma das professoras mais importantes de história educacional local.

            Quem foi Odete Penafort? Uma das mais brilhantes docentes do Estado do Amapá. Aposentada, tinha 74 anos, natural de Afuá/PA; ex-aluna e ex-funcionária da Escola “Barão do Rio Branco”, a 1ª Escola Oficial em terras amapaenses, localizada no Centro da Capital do Estado. Ela cursou o ensino primário no referido colégio na década de 1950 e retornou na década de 1980 como professora, onde lesionou por mais de 10 anos contribuindo para a formação de muitos amapaenses até o ano de sua aposentadoria em 1999.

            Na recente reinauguração da Escola Estadual Barão do Rio Branco, foi homenageada pessoalmente pelo Governador do Estado, por seu meritório trabalho em favor da educação pública amapaense e brasileira, pois ajudou a formar uma série de pessoas, desde autoridades destacadas a anônimas, pertencentes a diversos segmentos da sociedade.

            Odete, por ser evangélica, também desenvolveu intenso trabalho voltado à memória cristã pentecostal do Estado, pois, conhecia bastante da história do protestantismo amapaense, tanto que fez parte da Comissão de História e Memória do Centenário das Assembleias de Deus em terras “tucuju” (2017). Participou com denodo da edição da “Bíblia do Centenário” e da “Revista da Escola Dominical do Centenário”, obras marcantes da historiografia da referida Igreja. Era membro da Assembleia de Deus do Avivamento, presidida pelo Ilustre Pastor Ezer Belo das Chagas, onde foi velada.

            Sobre a morte de Odete Penafort noticiou, em 20.04.2023, o portal do g1, “Um professora aposentada, de 74 anos, foi encontrada morta com sinais de perfuração no pescoço, sem roupas e com sangue nas partes íntimas dentro da própria casa, na Zona Central de Macapá, nesta quinta-feira (20). Ela foi identificada como Odete Penafort, de 74 anos, e atuou durante anos na primeira escola do estado. Odete fez carreira como professora de língua portuguesa do quadro federal na Escola Estadual Barão do Rio Branco. Na internet, diversos alunos lamentaram a morte violenta. De acordo com uma sobrinha da vítima, ela era solteira, não tinha filhos e morava sozinha numa residência, no bairro do Laguinho. Esta mesma sobrinha foi quem encontrou o corpo da vítima, que estaria sem roupas e com sinais de violência. A família detalhou que a idosa não visualizava o celular desde a noite passada. Documentos e pertences foram levados da casa...”.

            O advogado, pastor e professor de Direito Besaliel Rodrigues, amigo da citada professora, com profundo lamento, disse que o Estado do Amapá perdeu muito com o falecimento da Irmã Odete, pois ela era uma memória viva da historiografia cristã amapaense, que estava organizando um livro para contar à sociedade parte do que sabia, incluindo o fato de que contribuiu com os primeiros programas radiofônicos evangélicos existentes em Macapá e que participou de todas as comissões de entrega de Bíblias de presente aos primeiros governadores do extinto Território Federal do Amapá. Não deu tempo!

            Como membro da ALEA – Academia de Letras Evangélica Amapaense, o Doutor Besaliel Rodrigues disse que irá formular proposições de homenagens a esta figura emblemática e engajada, que partiu de forma tão súbita e que deixará profundo pesar em todos que pessoalmente a conheciam.

            O Reverendo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, Promotor de Justiça da Educação e Presidente da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá lamentou a morte fatídica da referida professora, derivada de um ato de violência inconcebível e intolerável, e disse que tal fato acontece num momento de profundas reflexões quanto à onda de violência que acontece no país contra as escolas e contra a educação. “A morte da citada professora, de certa forma, faz parte de todo este conjunto sistêmico de atos criminosos que estão assolando nosso país. Oremos pela família enlutada; oremos por toda a sociedade brasileira”, arrematou o Doutor e Pastor Iaci Pelaes.

            O Reverendo Pastor Ezer Belo das Chagas, Presidente da Igreja Assembleia de Deus – Igreja do Avivamento, por meio de Nota Oficial de Pesar, disse: “É com enorme tristeza que informamos o falecimento de Odete Chagas Penafort, nossa querida irmã que participou do Coral Harmonias Angelicais em nosso Templo Central e foi Secretária Geral da Igreja do Avivamento por mais de trinta anos. Também atuou como Secretária na Faculdade Fatech. Deixa um legado de muito amor, dedicação e empenho na Obra de Deus. Neste momento, oramos para que Deus conforte os corações de amigos e familiares.”.

            Odete Penafort deixa um legado consistente nas áreas da educação secular, da historiografia cristã, do evangelismo pessoal e da comunicação radiofônica. Descanse em paz querida serva do Senhor.

DESTAQUES DA SEMANA

1- Momento da última visita feita pelo Casal Besaliel e Ester à Professora Odete Penafort.

2- Nota de Pesar expedida pela Igreja AD do Avivamento, presidida pelo Pastor Ezer Belo.

3- Odete Penafort, membro da Comissão Centenária de Memória da Assembleia de Deus.

LIDERANÇAS

Livro da semana nº 17: Profetas menores: grandes mensagens em pequenos livros. Autores: Richard Leroy Hoover e Alex Esteves da Rocha Sousa. Editora: EETAD – Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus no Brasil, Campinas/SP, 2022, 240p.

            Os alunos teólogos do Núcleo da EETAD/AP nº 176 estão estudando a disciplina “Livros Proféticos”. Neste atual manual de estudos, enfatiza o trabalho espiritual dos “Profetas Menores” como sendo tão importante quanto o dos “Profetas Maiores”, em todas as suas dimensões.

            É mostrada a divisão dos Profetas Menores em três grupos: 1. Profetas de Israel; 2. Profetas de Judá; e 3. Profetas do Pós-Cativeiro.

            Você também verá neste livro as orações dos profetas focalizando quatro fases da História: 1ª) Os dias dos profetas; 2ª) O futuro próximo: Cativeiro e Retorno; 3ª) O futuro distante: Cristo, Sua Vida e Sua Missão; e 4ª) O Dia do Senhor: Tribulação, Milênio, Juízo, Novos Céus e Nova Terra. Amém!

ESPECIAL

Utilidade Pública: Dica 17. Credenciamento de voluntários:         A Coordenação do Projeto de Extensão e Social da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP Ensinar — PROSEAR, no uso de suas atribuições legais nesta Instituição de Ensino Superior – IES (projeto credenciado junto a PROEAC/DEX através do registro nº PJ050-2021 e PJ079-2022), e considerando a Res. 09/2002 CONSU, Res. 09/2006 – CONSU/UNIFAP, assim como a Lei 13.726/2018, possíveis acordos de Cooperação Técnica, bem como a Lei Federal nº 9.608/1998, que dispõe sobre as regras gerais do serviço voluntário e a Política Pública desta Instituição Federal de Ensino Superior – IFES, através do artigo 207 da Constituição Federal de 1988, torna público o Edital de Abertura para “Credenciamento de Voluntários” para atuarem como professores, colaboradores no Ensino não formal de educação, e contribuir com a sociedade amapaense e com os cidadãos que não possuem condições financeiras para custear ação social, cursos e preparatório para concurso, e mediante as condições estabelecidas neste Edital. Fonte: Internet.

REFLEXÃO

Tema: Imoralidade e litígios – 1ª Co 6.12.

            Diz 1ª Coríntios 6.12: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.”

            No capítulo 5 da 1ª Carta aos Coríntios, Paulo alerta a Igreja sobre a prática de imoralidades no meio dela. Ele os repreende e recomenda que não tolerem tais práticas, reprováveis até mesmo entre os descrentes, nem se associem com os que as praticam.

            No capítulo 6, o Apóstolo Paulo censura os que estavam litigando na justiça comum romana contra seus irmãos na fé, e recomenda que as diferenças entre eles sejam resolvidas internamente, evitando injustiças e o mau testemunho aos que são de fora.

            Ao final, Paulo censura práticas impuras que estavam sendo aceitas como normais pelos crentes coríntios, ressaltando que o nosso corpo também pertence ao Senhor, pelo que devemos glorificar a Deus através dele, cuidando do “templo” do Espírito Santo.

FICA A DICA

NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedorísticas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.

            Dicas com a letra “P”: 1. Pão caseiro: Caso você saiba mexer com isso, existe um grupo de pessoas que consome este produto com muito gosto; 2. Paradas de Ônibus: Principalmente as mais movimentadas, são excelentes para vendas, de bombons a carregador de celular; 3. Personal (professor particular): Pode ser personal trainer, personal midia, personal styler etc. Esta área é muito promissora nos dias atuais; 4. Pesquisas escolares: Tem muita gente precisando de pessoas que ajudem nas tarefas escolares, desde os filhos do curso fundamental até os que fazem pós-graduações; 5. Potes de frutas: Muitos querem consumir frutas e aguardam alguém que empreenda nesta área. Dica de fácil implementação. Então, tenha atitude, empreenda e veja que as portas se abrirão para você.

sábado, 15 de abril de 2023

A importância social do ministério pastoral no Brasil

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristianismo – 16.04.2023

A importância social do ministério pastoral no Brasil

            1. Amplitude do ministério pastoral: De forma equivocada e distorcida, a maioria das pessoas pensa que o papel do pastor no seio da sociedade se resume apenas a dirigir cultos e ministrar a palavra de Deus. Não. Esta função é mais ampla e é exercida com base no que diz a Bíblia sobre a vida de Jesus, o Bom Pastor. Cristo pregava, mas, também, curava os enfermos, libertava os cativos e saciava a fome dos seus seguidores por meio de multiplicações de pães e peixes. Este conjunto de ações espirituais e materiais é denominado de Evangelho Pleno e explicita a função social e política dos sacerdotes na face da Terra.

            2. Função social do ministro do evangelho: Então, o pastor não somente prega a palavra de Deus. Exerce função social estratégica no seio da comunidade, preocupando-se também com a situação social, jurídica e econômica das pessoas. Mas, deve exercer seu ministério de forma discreta e articulada.

            3. Líder eclesiástico: Aspectos constitucionais: Por ser o pastor uma autoridade eclesiástica, possui várias prerrogativas constitucionais, a saber: a) Acesso livre a entidades de internação coletiva (CF, art. 5º, VI); b) Liberdade profissional (CF, art. 5º, XIII); c) Segredo profissional (CF, art. 5º, XIV c/c CPP, art. 207); d) Isenção do serviço militar obrigatório (CF, art. 143, §2º); e) Imunidade tributária (CF, art. 150, VI, b. Obs.: STF estendeu ao exercício pastoral); etc.

            4. Prerrogativas legais do pastor: Os pastores também possuem prerrogativas legais: a) Direito a prisão especial – CPP, art. 295, VIII (espera-se que esse tipo de conduta não aconteça); b) O poder de declarar óbito (Lei 6.015/1973, art. 79, 5º); c) Regime especial de citação (CPC, art. 244, I); d) Regime previdenciário específico (LBPS, art. 11, V, “c”); e) Direito ao visto diplomático (missão religiosa – Lei 6.815/1980, art. 13, VII); f) Direito a espórtulas/prebendas, com isenção previdenciária, por ser apenas ajuda de custo (Lei 8.212/91, art. 22); g) Direito de não ser revistado (Normas do CNPCP – Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária) etc.

            5. Prerrogativas difusas pastorais: Ainda, de forma difusa, os pastores possuem outras prerrogativas, tais como: a) Realizar casamentos; b) Emitir documentos com fé pública: cartas, recomendações, certidões; c) Realizar cerimônias fúnebres; d) Ter acento destacado em público; e) Imunidade verbal mista; f) Pronome de tratamento especial (Reverendo, p. ex.); g) Direito à vitaliciedade ministerial etc.

            6. Pastores: Agentes da República: Como autoridades eclesiásticas, ao lado das autoridades civis, políticas e militares, os pastores são importantes para o Direito, para o funcionamento da República e para o Estado Democrático de Direito. Vejamos algumas nuances jurídicas da carreira pastoral:

            Na esfera do Direito Constitucional, os pastores são os guardiões, mormente da liberdade religiosa (CF, art. 5º) e do Estado laico (CF, preâmbulo e art. 19). Mas, deverão estar também atentos aos interesses religiosos coletivos, como feriados evangélicos, cultura evangélica, acessibilidade em geral (direitos difusos), enfim, tudo nos termos da Constituição Federal.

            No âmbito do Direito Tributário, de acordo com a Instrução 1599/2013, da Receita Federal, Nota 1420/2013, são os responsáveis legais pelos documentos mínimos internos das entidades religiosas, a saber: ata de fundação e atas de renovação da diretoria, estatuto e regimento interno, certidão de pessoa jurídica, CNPJ, balanço anual, inventário, conta bancária, alvarás (ambiental, dos bombeiros e vigilância sanitária), declarações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, pela busca das leis de Utilidade Pública e do registro de suas associações nos Conselhos de Assistência Social etc.

            Estas informações são apenas ilustrativas, as quais citamos como homenagens a estes destemidos guerreiros de Deus no seio da Humanidade.

            7. A jovem Samile completa 15 Anos de idade. A Família Rodrigues celebrou no fim de semana passada o aniversário de 15 Anos da jovem Samilly Vitória Nery Rodrigues, filha de Eduarda e Silas e neta da Pastora Maria Soares com o Pastor Lourenço Rodrigues (de saudosa memória). O evento festivo aconteceu na residência da mãe Eduarda, no Bairro Perpétuo Socorro, próximo à Orla de Macapá. Vários parentes paternos e maternos se fizeram presentes, dentre eles a Pastora Maria Soares (vó paterna) e o Casal de Pastores Besaliel Rodrigues e Ester Farias, com a filha Ana Raquel. Samilly tem um irmão mais velho Fernando Lucas que também se fez presente. A Comemoração foi muito concorrida; o local ficou superlotado e a aniversariante recebeu muitos parabéns e vários presentes, dentre eles uma linda Bíblia Sagrada, presente da prima Ana Raquel. Samilly é muito amada pelos pais e por toda a família, é estudiosa e pretende seguir carreira profissional em breve, em sua juventude. Parabéns à bela e simpática Samile!

DESTAQUES DA SEMANA

1- Os críticos dos sacerdotes das igrejas, de regra, não conhecem a dimensão da carreira pastoral.

2- A jovem Samilly Vitória (centro) recebendo os parabéns da a família pela passagem de seus 15 Anos.

3- Pastor Besaliel Rodrigues ministrando em Conferência promovida pelo Casal Haéllison e Leliane.

LIDERANÇAS

Livro da semana nº 16: Teologia Sistemática: Uma exposição luso-brasileira. Editor Geral: Roberto dos Santos. Editora Os Semeadores: Brasília/DF, 2022, 512p. Prefácio: Pastor José Wellington da Costa Junior. Site www.ossemeadores.com.br.

            Trata-se de uma Obra espetacular, considerada uma das mais atualizada na língua portuguesa mundial – CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, depois das Obras do Eminente Teólogo Meyer Pearlman.

            Esta TSLP é o resultado de pesquisas com base em vastas experiências acadêmicas. Nela, os autores brasileiros e portugueses se uniram para compor este importante livro em uma nova abordagem, ou seja, sob o prisma da compreensão protestante pentecostal.

            Os artigos apresentados neste compêndio fornecem ideias mais claras e rápidas para questões complexas, as quais são debatidas e abordadas por outros especialistas há séculos. Em cada artigo, um dos escritores analisa a revelação escriturística, fazendo com que o leitor obtenha rapidamente uma visão panorâmica.

ESPECIAL

Utilidade Pública: Dica 16. O que é o “Projeto Sara”: Disseminando informações para prevenir violências contra as crianças?

            Resposta: É uma mobilização social empreendida pela Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Estado do Amapá, por meio de seu departamento da EBD – Escola Bíblica Dominical, visando promover ações de prevenção de todo tipo de violência contra crianças e adolescentes em meio à sociedade.

            A ideia nasceu depois do evento fatídico de estupro e assassinato da criança Sara Lopes, de nove anos de idade, ligada à referida igreja e citada escola, tragédia que abalou toda a sociedade amapaense.

            O “Projeto Sara” articula parcerias institucionais com algumas entidades, tais como: MPAP, por meio da Promotoria da Infância e da Juventude; 2. FCRIA – Fundação da Criança e do Adolescente; 3. Sistema de Educação Cristã, contando com a participação da Missão EBD, do SETAD e da EETAD; 4. Sociedade em geral.

            A previsão do período de execução do projeto é durante o 2º Trimestre de 2023.

REFLEXÃO

Tema: Os verdadeiros ministros de Cristo – 1ª Co 4.1.

            Diz 1ª Coríntios 4.1: “Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus.”.

            Os pastores, atuais sacerdotes, também conhecidos como ministros do Evangelho, que servem a Igreja de Cristo aqui na Terra, são chamados pelo Apóstolo Paulo de “Ministros de Cristo”. Por causa de alguns pouquíssimos pastores líderes de grandes igrejas, ricos bem sucedidos em termos patrimoniais, devido utilizarem, com sucesso, de técnicas de gestão empresarial em suas organizações religiosas, a grande imprensa e sociedade em geral generalizam e dão a ideia à sociedade que todos os pastores só pensam em dinheiro, em dízimos e ofertas e são bem sucedidos moradores de mansões e donos de carros caros etc.

            Na verdade, a quase totalidade dos ministros de Cristo é pobre; são desprezados, humilhados, tidos por loucos pela sociedade e incompreendidos pela própria membresia. Os casos de sucesso são exceção. A regra faz parte do chamado daqueles que foram verdadeiramente escolhidos para servir como líderes do povo de Deus.

FICA A DICA

NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedorísticas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.

            Dicas com a letra “O”: Temos duas: 1. Oficina de eletrodomésticos, de celulares etc. Um dos setores da economia que mais cresce é o dos serviços, ainda mais quando oferece a opção em domicílio. Então, se você saber consertar alguma coisa, ou tem disposição para aprender, seja um técnico autônomo, proativo, disposto a servir as pessoas em diversas modalidades; 2. Óculos escuros. Na região Norte, onde impera o calor e o sol, este produto tem muita saída. Assim, pesquise e veja as melhores ofertas para vender este produto de forma avulsa e pessoalmente para os consumidores interessados.

            Para que as pessoas saibam e comprem/contrate você, divulgue em seus grupos do Zap, Telegram, no Facebook, Instagram, Google Ads etc. Tenha atitude e veja que as portas se abrirão para você.

ARTIGO DESTAQUE

Os benefícios do movimento evangélico no Brasil

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 843 – 27.04.2025 Os benefícios do movimento evangélico no Brasil A Gazeta do Pov...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES