Redes Sociais

sábado, 29 de julho de 2023

Tempo de espera nunca é tempo perdido

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 30.07.2023

Tempo de espera nunca é tempo perdido

           1- Tempo de esperar... tempo de amadurecer...: “Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40.31).

            Houve uma época em que, se você quisesse assistir um filme, você ia a uma locadora e alugava algo chamado fita de vídeo, que vinha com um lembrete: “seja gentil e rebobine.” Então chegou a tecnologia do DVD, para que você não precisasse mais rebobinar. Agora, com a Netflix, você pode simplesmente assistir online os filmes que desejar.

            Não temos que esperar por muita coisa hoje. Apenas clicamos no filme e assistimos. Tudo é muito rápido. A ideia de esperar é um conceito estranho em uma sociedade acostumada à gratificação instantânea. A Bíblia nos diz: “Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40.31).

            Depois que Neemias ouviu que os muros de Jerusalém foram derrubados, quatro meses se passaram. Ele esperou antes de fazer sua pergunta ao rei: “Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a benevolência do rei, que ele me deixe ir à cidade de Judá onde meus pais estão enterrados, para que eu possa reconstruí-la.” (Neemias 2.5).

            Neemias passou mais tempo orando do que construindo. Às vezes, o Senhor lhe dará uma ideia. Mas o tempo é tudo. Você deve esperar o momento certo para ir para o próximo lugar. No entanto, a maioria de nós não gosta de esperar. Gostamos de tudo para ontem ou para agora.

            Saiba disso: Tempo de espera nunca é tempo perdido. Precisamos de um plano, e precisamos orar para que Deus nos ajude com esse plano, para ver se é o plano que Ele nos deu. Há um tempo para orar, e há um tempo para agir.

            Seja sobre ti a benção do Senhor. Por ti estou orando. Se lembrares e não lhe for pesado, ore por mim. Sinceramente com afeto. O menor de todos. Fonte: @carloscortesofc

            2- Iaci Pelaes Dos Reis: Conheça 5 (cinco) tópicos da biografia do Pastor Presidente da Assembleia de Deus – A Pioneira do Estado do Amapá: a) Origem. Nasceu no dia 30 de abril de 1964, em Macapá/AP. É filho de Raimundo Mourão dos Reis e Virginia Pelaes dos Reis; b) Vida familiar. É casado com a Pastora Rosiléia de Oliveira Pelaes, com quem tem dois filhos: Igor e Aron Pelaes; c) Esfera profissional. É Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá e Professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá. Possui especialista lato sensu em Direito Penal é doutorado Direito e Justiça pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; d) Âmbito acadêmico. É membro vitalício da Academia de Letras Evangélica Amapaense, ocupante da Cadeira nº 07, cujo patrono é Russel Philip Shedd. Também já prefaciou diversas obras literárias cristãs e seculares; e)

Carreira eclesiástica. É Bacharel em Teologia, ministro do Evangelho e Pastor Presidente da Igreja acima citada e Presidente da Convenção CONFRADAP – Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Amapá.

            3- Delegacia Virtual de Polícia: Site http://www.policiacivil.ap.gov.br/ Mais uma opção para registrar ocorrências. Mais praticidade e rapidez em suas mãos. Pela Delegacia Virtual você pode fazer o B.O. de: - Abandono do lar; - Acidente de trabalho; - Acidente de trânsito – auto lesão; - Acidente de trânsito sem vítima ou com vítima lesionada; - Adulteração de sinal identificador de veículo automotor; - Ameaça; - Constrangimento ilegal; - Crime cibernético; - Crimes contra o idoso; - Crimes contra pessoa com deficiência; - Dano; - Dano causado por acidentes da natureza; - Desaparecimento de pessoa; - Estelionato; - Fuga do local de acidente de trânsito; - Furto; - Furto com arrombamento; - Importunação sexual; - Localização de pessoa desaparecida; - Maus tratos com animais; - Ofensas (calúnia, injúria ou difamação); - Perda ou extravio de documento ou objeto; - Perturbação do sossego; - Perseguição (stalking); - Racismo; - Roubo (sem agressão física); - Vias de fato; - Violação de domicílio; - Violência doméstica contra a mulher. Fonte: Site http://www.policiacivil.ap.gov.br/

            4- Mês de Agosto: Está chegando... Agosto é o mês do Dia dos Pais (2º domingo); mês dos Advogados (dia 11), mês dos Estudantes... Falar em estudantes, Agosto é o mês da volta às aulas do 2º semestre do ano. Então, vamos lá!

DESTAQUES DA SEMANA

1- Salmo 46. “Esperei com paciência no Senhor; Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”.

2- Reverendo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, Presidente da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá.

3- O Amapá agora conta com a Delegacia Virtual, o que vai facilitar bastante a vida do cidadão.

LIDERANÇAS

Livro da semana nº 31: Livro da semana nº 31: Obra “Otoniel Alves de Alencar: O Apóstolo da Amazônia” (biografia). Autor: Oton Miranda de Alencar. Macapá/AP: JC Edições, 2017, 196 p. Livro biográfico escrito pelo filho e sucessor. Trata-se de uma Obra literária vibrante e apaixonante sobre a vida do Pastor Otoniel, uma verdadeira epopeia.

            Pastor Otoniel é considerado em todo o país como o “Apóstolo da Amazônia”, pois se tornou o único ministro assembleiano brasileiro a pastorear em três capitais de Estados brasileiros: Manaus/AM, Boa Vista/RR e Macapá/AP, além de pastorear igrejas nos Estados do Maranhão, Piauí e Pará.

            Otoniel e Alcebíades de Vasconcelos, outro ícone da AD brasileira, aceitaram a Jesus juntos, no mesmo dia e lugar. Ambos iniciaram carreira ministerial sob a bênção e mentoria de João Jonas, o “Apóstolo dos Sertões Nordestinos”.

            Depois de desbravar a região amazônica, Pastor Otoniel e família radicou-se no Amapá e desbravou as terras tucuju para o Senhor Jesus. Amém!           

ESPECIAL

Utilidade Pública: Dica 31. Projeto Social “Mãos Que Ajudam”. A Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, dentre vários outros projetos sociais, possui a Missão Social “Mãos Que Ajudam”. É um de seus departamentos sociais de auxílio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

            Os responsáveis pelo referido projeto são: I. Coordenadores: Pastor Leônidas Costa Viegas e Pastora Maria do Livramento Lopes Viegas; II. Comissão do Projeto: 1. Joadson Freitas; 2. Roberta Freitas; 3. Marilda Ferreira (Assistente Social); 4. Leonice Viegas (Psicóloga); 5. Elice Nobre (Assessora de Comunicação); 6. Adauto Brito (Multimídia) e 7. Adriana Marcela.

            Na Escola Dominical do 1º domingo de cada mês, o projeto promove a manhã de doações diversas de pessoas voluntárias. Depois, cestas são montadas e kits organizados para a promoção do socorro humanitário.

            Para contribuir com alimentos, roupas, calçados, eletrodomésticos e outros, a pessoa interessada pode entrar em contato pelos fones: (96) 99139-7388 e (96) 99135-5661.

REFLEXÃO

Tema: Começando bem e terminando mal – 1º Samuel 10.9-27.

            Esta passagem bíblica nos mostra como uma trajetória promissora pode acabar mal. Saul envaideceu-se e tornou-se arrogante. Aprendemos com esta história que os dons que Deus nos concede são para trabalharmos pelo próximo e não para exigirmos honra. Pasmem, diz a Bíblia que Saul fez um monumento a si mesmo (1 Sm 15.12). Isso lembra que tem crentes que exibem seus talentos com o íntimo propósito de ser aplaudido.

            Este tema gira em torno da difícil tarefa de vencermos o próprio Eu (Ego) em nome da fidelidade ao projeto de Deus para sua igreja.

            O apóstolo Paulo recomenda que sejamos humildes e mansos a fim de bem vivermos em unidade (Ef 4.1-3). Estamos obedecendo este modelo?

            Por fim, destacamos que o cristão deve ter cuidado com as mensagens de empoderamento intensamente divulgadas nos livros de autoajuda  e nas mídias sociais, pois elas podem está em confronto com a Palavra de Deus.

FICA A DICA

NEWS: Como economizar. Dicas principalmente para quem está desempregado, ou é autônomo, micro empreendedor, vive por conta própria, é free-lance, trabalha, mas ganha pouco (etc.) e quer ganhar um dinheiro extra. Saiba que uma das principais maneiras (indiretas) de ganhar dinheiro é não gastando. Então, veja algumas dicas de como ter certas coisas de graça, poupando assim seus poucos recursos.

            Com as letras C: 1. Casamento religioso ou contrato de casamento: Enquanto não tem condições de casar no civil, utilize o casamento religioso. De regra, as igrejas fazem este tipo de casamento de graça ou com baixo custo. Esta modalidade serve para resolver vários assuntos da vida civil; 2. Consultas médicas pelo SUS: Utilize sua Carteirinha do SUS e economize com estas consultas médicas de graça; 3. Cursinhos para passar nos concursos: Estude nos Cursinhos Comunitários gratuitos, tanto presenciais, como pela internet.

            Evite ficar com vergonha deste momento da vida em que você está enfrentando limitações financeiras. Creia que esta fase logo vai passar e, em breve, você estará vivendo uma situação melhor.

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Como foi o último adeus ao corpo do Pastor Oton e o Culto de despedida final

Pastor Oton: O último adeus! Culto de despedida final

            Depois de três dias de velório na nave do Templo Central da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, localizado na Rua Tiradentes, nº 532, Centro, Macapá, aconteceu nesta 6ª feira, 21 de julho de 2023, pela manhã, o Culto Final de despedida do Emérito Pastor Oton Miranda de Alencar, falecido na última 4ª feira, 19.07.2023, às 13h30min., no Hospital São Camilo de Macapá. Causa mortis: Câncer de próstata, com falência múltipla de órgãos. Morreu aos 79 anos e 9 meses, dormindo e sem dor. Ver outros detalhes na matéria anterior.

Foto: Pr. Rodrigo Lima e Pr. Heraldo Costa, Mestres de Cerimônia

            A programação derradeira começou às 8h10min., com oração feita pelo Pastor Rodrigo Lima Jr., 1º vice-presidente da Igreja. 

            Os primeiros louvores – Harpa Cristã, hinos 193 (Por que te abates, ó minha alma...) e 614 (Eu avisto uma terra feliz), foram conduzidos pelo Pastor Kleyzer Bruce. Em seguida, tiveram também oportunidade para louvar a Orquestra “Ágape” e o Ministério de Louvor “Tocha de Fogo”.

            O mestre de cerimônia Pastor Heraldo Costa assumiu os trabalhos. Daí convocou os pastores Ananias Matos e Besaliel Rodrigues para fazerem dupla leitura bíblica. O primeiro leu o Salmo 103 e o segundo leu no Evangelho de João 14.1-3.

Foto: Prs. Besaliel e Ester

            Coral e Ministério de Louvor cantaram os hinos “Além do rio azul”, com o solo musical feito pelo Pastor Anab Monteiro e o hino da Harpa nº 144 (À Assembleia de Deus vem comigo...).

            A seguir, o Mestre de Cerimônia intercalou louvores e saudações a algumas lideranças presentes, pela ordem:

            01. Pastor Rodrigo Lima Jr., 1º vice-presidente da Igreja que, falando em nome de toda a membresia, congregados e lideranças departamentais, destacou o profícuo ministério eclesiástico do Pastor Oton Alencar. Emocionado, relatou a emotiva visita que fez, com sua esposa, ao nobre amigo um dia antes de seu falecimento, quando cantaram e oraram juntos. Falou da grande importância histórica da família Alencar para a Igreja e arrematou dizendo que a mesma nunca será desamparada.

            02. Pastor Lucifrancis Barbosa Tavares, presidente da Assembleia de Deus no município de Santana/AP e da Convenção CEMEADAP. Em sua fala, a tônica foi a sua parceria, ao lado do Pastor Oton, no início de suas carreiras ministeriais erigidas sob a mentoria do Pastor Otoniel Alves de Alencar, de saudosa memória. Dentre tantos episódios ministeriais vividos juntos – Oton e Lucifrancis, destacou dois: a) O da instalação da unidade amapaense da EETAD – Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus no Brasil, na época presidida nacionalmente pelo Pastor Bernhard Johnson. O Núcleo nº 176 da EETAD foi instalado no Amapá no ano de 1980; b) A ascensão do Pastor Oton, pela 1ª vez, à presidência da Convenção, também na década de 1980, pelo período de um ano, em virtude de licença médica do Pastor Otoniel, para tratamento de saúde. Concluiu desejando exitosa gestão à nova presidência e à Igreja do Senhor.

            03. Vídeo Memorial. Depois da fala do Pastor Lucifrancis, foi exibido um Vídeo em homenagem ao Pastor Oton, relatando sua brilhante trajetória de vida. Em seguida, continuaram as falas.

            04. Padre Paulo Roberto do Ijoma, representante da ICAR – Igreja Católica e do Bispo Diocesano Dom Pedro Conti. Iniciou sua preleção destacando o brilhantismo da vida do Pastor Oton. Lembrou que os dois tomaram posse como membros vitalícios da Academia Amapaense de Letras – AAL na mesma sessão magna. Disse que não veio vestido de preto porque não estava de luto, pois o Pastor Oton foi um Justo e Justo não morre, o Justo, quando termina esta vida, começa outra, a vida eterna, por isso, completou o padre, ninguém ali estava de luto.

            05. Madrigal Harmonia de Fé. Em seguida, o Coral “Madrigal Harmonia de Fé”, fundado pela Pastora Juracy Alencar, louvou a Deus com a canção “Meu Mestre...”.

            06. Família do Pastor Oton Alencar foi chamada ao Púlpito. Falou em nome da família e de toda a parentela ali presente a filha caçula, a Médica Otinaracy Alencar. Consternada, mas com voz firme, relembrou alguns momentos memoráveis da família na companhia do genitor, tais como os gestos de afeto e de ternura na intimidade do lar, ao lado da esposa, dos filhos e dos netos. Em lágrimas, emocionou a todos com palavras de profunda saudade que o pai deixará. Em conclusão, com as vozes embargadas, juntos cantaram o hino intitulado “Deus é tão bom...”, o qual – disse ela – foi ensinado pelo próprio pai aos filhos e netos que ali estavam.

            07. Pastor Iaci Pelaes dos Reis, presidente da Igreja enlutada. Iniciou sua prédica com algumas palavras protocolares de apresentação e registro de presença de algumas autoridades eclesiásticas, civis, militares e lideranças sociais presentes naquele Culto de Sentinela, a saber: i. Padre Paulo Roberto, da Igreja Católica – ICAR; ii. Conselheira Marília Góes, do Tribunal de Contas do Estado; iii. Pastores Dimas Leite Rabelo e Elienai Rabelo, da Convenção e da Assembleia de Deus – Zona Norte; iv. Pastor Orlando de Moura Gaia, da Assembleia de Deus – Igarapé da Fortaleza e Senador Suplente e esposa Cantora Dos Anjos; v. Major Magalhães, da Polícia Militar do Amapá; vi. Pastor Lucifrancis Barbosa Tavares, presidente da Assembleia de Deus de Santana/AP e da Cemeadap; vii. Pastor Samuel Câmara, presidente nacional da Assembleia de Deus no Brasil (Convenção CADB) e da Assembleia de Deus em Belém do Pará, acompanhado da esposa Rebekah Câmara e do filho Philipe Câmara; viii. Senador Randolfe Rodrigues; ix. Bispo Francisco Chagas, presidente da Convenção e da Assembleia de Deus – ADIJEC; x. Bispo Jetro Nunes, presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amapá – OMEAP; xi. Pastor Francisco representante do Pastor Ézer Belo das Chagas, presidente da Assembleia de Deus – Igreja do Avivamento; xii. Lucas Abraham, Secretário de Estado de Relações Internacionais; xiii. Pastores presidentes de Campos Regionais; xiv. Todos os pastores de perto e de longe; xv. Demais autoridades ali presentes e representadas.

            Em sua predicação, o Reverendo Pastor Iaci Pelaes destacou que o Pastor Oton optou pelo Amapá, pois bem poderia ter ido com o pai Pastor Otoniel, desenvolver seu ministério em outros rincões do Brasil ou, talvez, ter se dedicado à sua prodigiosa carreira profissional de bioquímico e de advogado; porém, resolveu firmemente abdicar de seus anseios pessoais e atender ao chamado de Deus para fazer a Boa Obra. Também, destacou o Pastor Iaci que, a partir de agora, com a passagem do Pastor Oton para a eternidade, precisará, mais do que nunca, das intensas orações de todos, pois, presidir uma igreja não é como presidir uma entidade governamental; é totalmente diferente.

 

            08. Pastor Samuel Câmara, presidente nacional da Assembleia de Deus no Brasil (Convenção CADB) e da Assembleia de Deus em Belém do Pará. Começou lendo a Bíblia, no Livro de Ester 6.10, enfatizando que Deus é Deus de vivos e não de mortos. Destacou a vida e obra do Pastor Oton, deu uma palavra de estímulo à Igreja e de ânimo à Família enlutada, dirigindo-se à viúva Pastora Juracy Alencar. Citou do grande pregador norte-americano D. L. Moody uma frase sobre a vida e a morte e, por fim, ladeado pela esposa Rebekah e filho Philipe, lembrando o saudoso Pastor Nels Nelson, entoaram três corinhos: “João viu...”, “Havemos de encontrá-los além do Jordão...” e “Glória, glória e aleluia, o meu nome ouvirei Jesus chamar...”.

            09. Pastor Orlando de Moura Gaia, presidente da Assembleia de Deus – Igarapé da Fortaleza, foi chamado pelo Pastor Iaci Pelaes para fazer a oração pela família lutuosa.

            10. Último hino e despedida. Em conclusão ao Culto, os Obreiros Rudney e Anab foram chamados para cantar o “Além do rio azul”, momento em que a família se aproximou do caixão para se despedir de seu patriarca. Ato contínuo, o esquife foi lacrado.

            11. Saída do féretro. A saída do caixão se deu ao som do instrumental “Toque do Silêncio”. Conduziram o ataúde do Altar da Igreja ao Caminhão do Corpo de Bombeiros, as seguintes pessoas: Do lado direito: Pastor Dreiser Alencar (filho do Pastor Oton), Apóstolo Órley Alencar (irmão do Pastor Oton) e André Vitor (neto do Pastor Oton); do lado esquerdo: Pastor Iaci Pelaes (Novo Presidente da Igreja), Pastor Lucifrancis Tavares (representando as igrejas co-irmãs) e Pastor Samuel Câmara (representando a Convenção Nacional - CADB).

            12. Chuva de pétalas: Posicionado no Caminhão do Corpo de Bombeiros, a urna funerária do Pastor Oton Alencar recebeu uma chuva de pétalas de flores advinda do Helicóptero da Polícia Militar, como homenagem do Governo do Estado e de toda a sociedade amapaense. 

 

            13. O cortejo final. Iniciou na frente do Templo Central da Igreja, localizado na Rua Tiradentes, nº 532, Centro, acompanhado de batedores da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal; mais à frente tomou a Avenida Cora de Carvalho até romper com a Rodovia Duca Serra, seguindo ao Cemitério Parque Coração Eterno, localizado no Bairro do Coração, Zona Oeste da Capital Macapá.

            14. Percurso público. A carreata fúnebre cortou diversos bairros da Cidade, aos olhos comovidos da população em geral.

            15. Honras militares. No Cemitério Parque Coração Eterno, o corpo do Pastor Oton foi recebido com honras militares da Polícia Militar do Estado. 

            16. Último adeus. Em seguida, recebeu o último adeus da família. O Apóstolo Órley de Alencar fez o último discurso em nome da família que estava intensamente emocionada.

            17. O pastor e a multidão. Rodeado de uma multidão, sob o comando do Pastor Iaci Pelaes, os últimos louvores foram entoados e orações feitas e a inumação foi efetuada pelos funcionários do Cemitério.

            18. Selo eterno. Selado o enterro, a multidão se dispersou. Amém!

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Morre Pastor Oton Alencar, Vice-Presidente da Assembleia de Deus no Brasil

 Morre Pastor Oton Alencar, Vice-Presidente da Assembleia de Deus no Brasil

             Faleceu agora a pouco, nesta 4ª feira, 19 de julho de 2023, aos 79 Anos de idade, o Reverendo Pastor OTON MIRANDA DE ALENCAR, Presidente Emérito da Igreja Assembleia de Deus no Estado do Amapá e Vice-Presidente Nacional da CADB - Convenção da Assembleia de Deus no Brasil, atualmente presidida pelo Pastor Samuel Câmara, da AD de Belém do Pará.

RESUMO BIOGRÁFICO:

Oton Miranda de Alencar, filho do Casal Otoniel Alves de Alencar e Augusta Miranda de Alencar, nasceu em 19 de outubro de 1943 no município de Vitorino Freira, Maranhão. O nome Oton remete-se ao de general de guerra conhecido em todo o mundo.

            Foi o filho mais próximo e atuante ao lado do pai Otoniel Alves de Alencar por onde o mesmo pastoreou nos rincões dos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Acre, Roraima, Amazonas e Amapá. Aos sete anos de idade sofreu uma queda de um jumento o que causou a fratura e a perda de um dos braços.

            Cursou a Faculdade de Farmácia e Bioquímica em Belém do Pará. Em terras amapaenses sua carreira profissional e eclesiástica tornou-se mais profícua. Curso Direito na Unifap e tornou-se Advogado. Depois tornou-se professor federal pós-graduado, jornalista, cronista, escritor, juiz arbitral e juiz de paz. Como escritor, já publicou quatro obras, dentre elas a biografia de seu pai Pastor Otoniel.

         O Pastor Oton foi casado com Juracy de Almeida Alencar, com quem tem quatro filhos.

         Estamos hoje vivendo um momento de extrema dor, pela partida deste patriarca da história recente do protestantismo pentecostal amapaense.

 

QUEM FOI OTON ALENCAR?

Por Besaliel Rodrigues 

            O Pastor Oton Alencar deixa uma trajetória de vida impecável. Passou 45 (quarenta e cinco) anos na gestão efetiva à frente do Ministério Pioneira. Foram 17 (dezessete) anos como Vice-Presidente da Igreja, ao lado de seu saudoso pai Pastor Otoniel Alves de Alencar. Depois da sucessão, foram 28 (vinte e oito) anos na presidência vitalícia da Assembleia de Deus – A Pioneira, até passar o cajado ao novo e atual presidente Pastor Iaci Pelaes dos Reis, em 20 de novembro de 2022.

             Um ano antes, em 2021, a ascensão ao cargo máximo de Presidente Emérito da Convenção e da Igreja não lhe foi nenhum favor, pois, o brilho de seu ministério pastoral e de sua gestão eclesiástica foi e é tão intenso que transcendeu as fronteiras de nosso Estado e, hoje, se estende em todo o território nacional, tanto que foi eleito o atual Vice-Presidente Nacional da Assembleia de Deus no Brasil, fato que honrou a AD - A Pioneira e o Estado do Amapá tremendamente.

            O Pastor Oton possui uma vida profícua em todos os aspectos. Não custa nada enfatizar aqui, que, no âmbito familiar, é fruto de uma base sólida construída por seus saudosos pais, o casal Otoniel Alves de Alencar e Augusta Miranda de Alencar.

            E mais, ao lado de sua esposa Juracy de Almeida construiu um lar vitorioso, abençoado por Deus, com quatro filhos e uma dezena de netos, os quais garantem a perpetuidade do legado construído com muitas lutas e vitórias.

            Na esfera profissional, o Reverendo Pastor Oton pode se sentir mais do que realizado, pois conquistou, no decorrer destes anos muito bem vividos, várias láureas que produziram um currículo admirável, transformando-o em um homem de múltiplas vocações, tais como: bioquímico, professor, advogado, cronista, jornalista e escritor, hoje com diversos livros publicados, os quais deleitam milhares de leitores.

            Mas, se quisermos fazer um destaque, podemos dizer que o protagonismo principal do Pastor Oton está relacionado à sua carreira pastoral de quase meio século cuidando da “Noiva de Cristo”, a Igreja do Senhor.

            Todo este período na gestão da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira possibilitou que construísse uma carreira pastoral indelével e o fizesse responsável, com o apoio de sua família, pelas principais páginas da história desta Igreja Centenária.

            Na gestão ministerial do Pastor Oton Alencar, desde o início de tudo, a Igreja se configurou como a principal do Estado e como uma das principais entidades eclesiástica da região Norte do Brasil. Podemos dizer, com toda segurança, que foi por meio da engenhosidade, perspicácia, sabedoria e discernimento divino que o Pastor Oton Alencar foi o mentor de diversos departamentos da Igreja, a saber, criou as Missões Jovem, Infantil, da Família, da Integração e Discipulado, Visitação, Núcleos Familiares, Capelania, Intercâmbio Parlamentar e Ouvidoria.

            Viabilizou a criação da antiga União de Obreiros Locais, da Sociedade Beneficente O Bom Samaritano, do 1º Núcleo da EETAD/AP – Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus no Amapá.

            Enviou missionários para diversos lugares, inclusive outros países, criou campos regionais no interior do Estado e fora dele, organizou as áreas de Coordenações na Capital, reorganizou a estrutura administrativa e eclesial da Igreja, expandiu em dez vezes o número de congregações, coordenou a reformulação das normas estatutárias e regimentais da Igreja, abriu as portas para a ascensão do ministério feminino pastoral, idealizou e iniciou os trabalhos da Construção da Catedral Pentecostal no Meio do Mundo, a qual será inaugurada no próximo dia 20 de novembro de 2023.

            Mais recentemente, fundou a ALEA – Academia de Letras Evangélica Amapaense, a Associação dos Advogados Evangélicos do Amapá e do Brasil, participou do restabelecimento da Convenção Nacional da Assembleia de Deus no Brasil, criada pelos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, da qual hoje é o Vice-Presidente Nacional, como já dissemos.

            Além destes feitos, o Pastor Oton Alencar foi um exímio oportunizador ministerial, pois cooperou fervorosamente para a constituição de novos obreiros, missionários, evangelistas e pastores. Somente aqueles muito desatentos e desinteressados desperdiçam as oportunidades franqueadas por este líder abençoado de Deus.

            Vale ressaltar, ainda, que a carreira ministerial do Pastor Oton Alencar transbordou as margens eclesiásticas, pois, por ser um homem multivocionado, antenado com o seu tempo, contribui efetivamente também para o progresso da sociedade, o que o torna uma pessoa respeitada pela comunidade e pelas autoridades em geral. Recentemente foi eleito para compor a Academia Amapaense de Letras - AAL, Entidade Literária com 70 (setenta) anos de existência. Este fato muito honra sua família e alegra o coração da Igreja, deixando-nos a todos orgulhosos.

            Em contrapartida, a sociedade secular retribui, concedendo-lhe várias honrarias, títulos e comendas que buscam traduzir o respeito conquistado com solidez de caráter, vida ilibada e aquisição de conhecimento sadio. 

                Assim, depois desta vasta carreira servindo à Obra de Deus na Terra, aprouve ao Senhor recolhê-lo às mansões celestiais.

 

ARTIGO DESTAQUE

Os benefícios do movimento evangélico no Brasil

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 843 – 27.04.2025 Os benefícios do movimento evangélico no Brasil A Gazeta do Pov...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES