Redes Sociais

sábado, 26 de agosto de 2023

Dez razões pelas quais a maioria das igrejas não cresce

 Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 27.08.2023

Dez razões pelas quais a maioria das igrejas não cresce

            Por favor, não há  nada de errado em ser uma igreja pequena Só que algumas delas, por meio de suas lideranças, precisam passar os olhos nas dez reflexões que apresentaremos hoje aqui.

            Então, por que a maioria das igrejas nunca ultrapassa a marca de 200 pessoas? Entenda. Não é (i) falta de desejo: A maioria dos líderes deseja que sua igreja alcance mais pessoas; (ii) falta de oração: Muitos líderes de pequenas igrejas são incrivelmente fiéis em oração; (iii) falta de amor: Algumas das pessoas em igrejas menores amam as pessoas autenticamente; (iv) questão de instalações físicas: O crescimento pode começar nos lugares mais improváveis. Porém, alguns confundem vida cristã com vida ministerial.

            Então, aqui estão 10 (dez) razões pelas quais as igrejas que querem crescer acabam ficando pequenas:

         1. Mentalidade equivocada: Alguns abrem (criam, organizam) igrejas como que fosse um negócio secular, muitas vezes com o propósito de auferir uma nova fonte de renda, ou se autodizimar, ocupar um “posto”, ser reconhecido como um líder etc. Igrejas abertas com estes propósitos não crescem e nem duram no tempo.

         2. Chamado inventado: Não adianta inventar de ser pastor, de abrir uma igreja sem ter um chamado autêntico de Deus. Como assim? O que é de Deus, é limpo, honesto, há rendição de vida, não tem subterfúgio, nem segundas intenções. O que é de Deus dá certo e prospera independentemente das dificuldades normais da vida humana e da vida espiritual.

          3. Único cuidador. Quando o pastor só ele visita doente, faz cada casamento, funeral e visitas domiciliares regulares, ele se torna incapaz de fazer outras coisas. Esse modelo simplesmente não escala. Se você for bom nisso, aumentará a igreja para 200 pessoas e depois desapontará as pessoas quando não puder mais ir a todos os eventos. Ou você simplesmente vai se “queimar”. Isso cria falsas expectativas e muitas pessoas se machucam no processo. A resposta, aliás, é ensinar as pessoas à cuidarem umas das outras em grupos.

          4. Falta de estratégia. Muitas igrejas hoje são claras em missão e visão. Entretanto, o que mais falta é uma estratégia amplamente compartilhada e acordada. Sua visão e missão respondem o “por que” e o “que” da sua organização. Sua estratégia responde “como”E o “como” é crítico. Invista tempo trabalhando em sua estratégia em equipe e com a membresia. Seja claro sobre  “como”  você cumprirá sua missão e não descanse até que a missão, visão e estratégia residam em cada voluntário e líder.

            5. Lideranças “sufocadas”. Em toda igreja, há pessoas que ocupam a posição de liderança e também há pessoas que são verdadeiramente líderes (que podem não ocupar nenhuma posição em sua igreja). Libere as pessoas que possuem cargos, mas não estão avançando na missão e entregue o trabalho a verdadeiros líderes. Procure pessoas que tenham um histórico de lidar com responsabilidades em outras áreas da vida e dê a elas a tarefa de liderar a igreja. Isso fará uma grande diferença.

         6. Voluntários sem capacitação. Claro, igrejas pequenas podem não ter orçamento para contratar funcionários, mas você tem pessoas, voluntários. Depois de identificar os verdadeiros líderes e de ter clareza sobre a visão e a estratégia de sua missão, você precisa capacitar e treinar as pessoas para realizá-la. Tente fazer tudo sozinho e você vai se esgotar, sair ou simplesmente ser ineficaz. Lembre-se da história de Moisés e Jetro. Capacite os voluntários em torno de uma estratégia alinhada e você começará a ver o progresso.

           7. Governança “engessada”. Se você precisa de permissão toda vez que precisa comprar toalhas de papel ou repintar a frente de um templo, você tem um problema de centralização de poder. É preciso ter uma equipe que guarde a missão e a visão. Depois saia do caminho e descentralize.

          8. Excesso de reuniões. Têm igrejas com cinquenta pessoas e duas ou três reuniões presenciais ou remotas por semana. Por que igrejas tão pequenas precisariam se reunir tanto? Adapte a maioria dessas reuniões para tratar sobre visão e planejamento do trabalho. Se você vai se encontrar, encontre-se com propósitos definidos para melhorar o futuro do trabalho. Libere seu tempo e o de sua equipe para realizações significativas.

           9. Eventos desnecessários. Atividade não é igual a realização. Só porque você está ocupado não significa que está sendo eficaz. Se você verificar a maioria das igrejas pequenas, há muitos programas que realizam pouco e não levam a lugar nenhum. Pare-os, tenha coragem de cortar até alguns bons programas. O bom é inimigo do ótimo. Foque em ações que realmente deem resultados.

           10. Desejo de agradar a todos.  Muitos pastores gostam de agradar as pessoas por natureza. Faça o que for preciso para superar o medo de decepcionar as pessoas. Liderança corajosa é como pais corajosos. Não faça o que seus filhos querem; faça o melhor para eles. Eventualmente, muitos deles vão agradecer. E o resto? Honestamente, eles provavelmente irão para outra igreja que também não está alcançando muitas pessoas.

          O diagnóstico pode parecer um pouco duro, mas problemas radicais exigem soluções radicais. Fonte: Adaptado de https://jmnoticia.com.br – Por Carey Nieuwhof.

DESTAQUES DA SEMANA

1- Pastor Iaci Pelaes, Promotor de Justiça do MPAP e Pastor Fabio Santana, Juiz de Direito do TJAP.

2- Evangelho de Lucas. Será o tema da próxima Revista da Escola Dominical, 4º trimestre/2023.

3- Casal de Advogados Pastores Besaliel Rodrigues e Ester Farias da Silva, da Igreja AD – A Pioneira.



LIDERANÇAS

Livro da semana nº 35: A história de um empreendedor judeu na Amazônia. Autor: José Alcolumbre. Edição Autônoma, 1ª Ed., Macapá/AP, 2022, 54 p. Em breve chegará a 2ª edição deste livro.

            Trata-se de autobiografia, na qual o autor publiciza informações sobre sua família e de sua exitosa trajetória empreendedora no Estado do Amapá. A Obra está estruturada em cinco capítulos: I- Território Federal, os primeiros judeus e a chegada dos Alcolumbres ao Amapá; II- A Família Alcolumbre e os primeiros anos do menino Zé (1950-1965); III- O tino para o comércio: Trabalhando em farmácia e escritório de contabilidade (1966-1971); IV- Pensamentos e anseios de José Alcolumbre; V- Trajetória curricular.

            José Alcolumbre, na iniciativa privada, é um dos principais empresários do Estado do Amapá, nas áreas da comunicação, revenda de veículos, de combustíveis e pneus, alimentos etc. Na esfera pública, foi juiz federal do trabalho (Classista – TRT8), contador da ICOMI, presidente do SEBRAE, da APAE, da ACIA, dentre tantas outras entidades. É bacharel em Direito e Advogado nº 1254 da OAB/AP.          

ESPECIAL

Utilidade Pública: Dica 35. Pastor X direitos trabalhistas. Lei nº 14.647, de 04.08.2023.

            Esta lei diz: Art. 1º O art. 442 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, passa a vigorar acrescido dos seguintes §§ 2º e 3º, numerando-se o atual parágrafo único como §1º e §2º. Não existe vínculo empregatício entre entidades religiosas de qualquer denominação ou natureza ou instituições de ensino vocacional e ministros de confissão religiosa, membros de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa, ou quaisquer outros que a eles se equiparem, ainda que se dediquem parcial ou integralmente a atividades ligadas à administração da entidade ou instituição a que estejam vinculados ou estejam em formação ou treinamento. §3º O disposto no §2º não se aplica em caso de desvirtuamento da finalidade religiosa e voluntária.”.

            A função de pastor não é considerada um trabalho secular, mas uma vocação espiritual, um chamado para a Obra religiosa. Esse já era o entendimento dos tribunais trabalhistas. Agora, a lei confirmou.

REFLEXÃO

Tema: O que é maturidade? – 2º Samuel 5.5.

            Davi notabilizou-se por sua confiança em Deus, senso de justiça, capacidade de liderança e destreza militar. Maturidade não é sinônimo de santidade; significa ter habilidade para (con)viver.

            A história de Davi nos ensina como perceber o processo de amadurecimento em nossa vida, na família, na sociedade e em nosso dia a dia na Igreja. A ideia aqui é aprender que o processo de amadurecimento deve está sempre debaixo do controle da vontade soberana de Deus.

            O processo de maturidade tem a ver com o nosso caráter, persistência, paciência e domínio próprio. Veja: Com o urso e o leão, Davi foi corajoso; com Golias, foi impetuoso, ousado; com seus valentes, Davi foi amigo, parceiro; mas com Saul, foi resiliente, paciente, respeitando hierarquia e a vontade de Deus em sua vida.

            O Apóstolo Paulo disse em 1ª Co 13.11: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, deixei as coisas próprias de menino.”. Assim, cresçamos a cada dia em maturidade, deixando todas as meninices da vida para trás. 

FICA A DICA

            NEWS: Como economizar. Dicas principalmente para desempregados, autônomos, micro empreendedores, vivem por conta própria, “free lances”, trabalham, mas ganham pouco (etc.) e estão sem dinheiro extra. Saibam que uma das principais maneiras (indiretas) de ganhar dinheiro é não gastando. Então, vejam algumas dicas de como preservar, conservar seus poucos recursos.

            Com as letras G: Gratuidades em geral. Por vivermos em um Estado Social (país que possui diversas políticas de ajuda às pessoas vulneráveis), que possui uma Constituição Federal que garante diversos direitos aos cidadãos, a legislação em geral (federal, estadual e municipal) prevê diversas gratuidades. Ex: Quem for doador regular de sangue, tem direito a viajar de graça nos ônibus intermunicipais, ou seja, de Macapá para qualquer município do interior. Óbvio que há necessidade de agendamento prévio.

            Evite ficar com vergonha deste momento da vida em que você está enfrentando limitações financeiras. Creia que esta fase logo vai passar e, em breve, você estará vivendo uma situação nova, melhor.

sábado, 19 de agosto de 2023

Terreiros e o SUS: Advogado do Amapá diz ser inconstitucional resolução do CNS

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 20.08.2023

Terreiros e o SUS: Advogado do Amapá diz ser inconstitucional resolução do CNS

            1- Resolução inconstitucional: O Dr. Besaliel Rodrigues, presidente da Comissão Especial de Juristas Evangélicos – CEJEC-OAB/AP e professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá – Unifap diz ser inconstitucionalidade na Resolução 715/2023, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde, que propõe parceria entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e terreiros de matriz africana. 

            Besaliel Rodrigues, que também é autor da Obra “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia” alega ter problemas constitucionais quando o CNS, vinculado ao Ministério da Saúde, reconhece as “Unidades Territoriais Tradicionais de Matriz Africana (terreiros, terreiras, barracões, casas de religião, etc.) como equipamentos promotores de saúde pública e cura complementares do SUS”.

            Para Besaliel, tais problemas não estão relacionados às UTTMAs, mas ao fato de somente elas terem sido contempladas, o que não se coaduna com os princípios do Estado Democrático de Direito brasileiro, previstos nos artigos preliminares da CF/1988.

            “Por que somente as UTTMAs foram contempladas? Por que também não foram abrangidos os Círculos de Orações das Igrejas Evangélicas, as Missas da Cura da ICAR – Igreja Católica, os intercessores das Sinagogas judaicas etc. O texto constitucional vigente no Brasil não permite tal discriminação, como mostra o “caput” do art. 5º da CF, que diz que ‘Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, explicou Besaliel.

            É questionável privilegiar uma única religião. Há, no caso, uma violação da laicidade do Estado, quando a Resolução 715/2023 cita apenas as religiões de matriz africana em sua proposta de equipamento colaborativo com o SUS e ignora as religiões, inclusive majoritárias, como a católica e evangélica.

            O caso ainda fica mais complexo quando o SUS é um sistema único de saúde, tendo abrangência universal a todos os brasileiros, tais como os adeptos das UTTMAs, das igrejas evangélica e católica etc.

            Outro ponto relevante está previsto no artigo 19, I, da Constituição Federal, que proíbe o Estado manter relações de dependência, aliança ou subvencione financeiramente qualquer culto religioso, aduzindo apenas uma ressalva de colaboração quando há interesse público, por meio das instituições ou de organizações religiosas.

            A questão é que isso deve ser feito genericamente, sem discriminação. Tal previsão visa impedir a discriminação de uma confissão religiosa em face das outras. A Constituição pressupõe que haja igualdade de tratamento do Estado para com todos os segmentos e confissões religiosas, o que não nos parece haver aqui nesta proposta da Resolução 715, comentou o citado Causídico.

            2- Notícias da Confradap. Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Amapá Informa: a) Encontro de Líderes e Obreiros – ELO. Acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro de 2023, no  Templo Central da Assembleia de Deus – A Pioneira do município de Oiapoque/AP, Campo Regional presidido pelo Pastor Francisco Saraiva Landim. Objetivo: Congraçar pastores, evangelistas, missionários, presbíteros, diáconos, secretários de missões e líderes atuantes no interior do Estado e áreas fronteiriças; b) Criação do Fundo Convencional. Finalidade: Subsidiar a expansão da obra missionária em nível nacional e internacional, bem como prover o amparo social aos ministros filiados à convenção. A diretoria da Igreja está estudando como será composto os recursos para este fundo. Poderá ser originado dos dízimos dos pastores e dos “dízimos dos dízimos” dos campos regionais e estaduais. Veja os integrantes do Conselho Gestor do Fundo: Pastor Francisco Saraiva Landin, Pastor Antônio Júnior Padilha Dias e pastor Manoel Walfredo dos Santos; c) Identidade Visual dos Templos da AD – A Pioneira. Importância: Mantém a unidade visual dos templos, identificando a Igreja e o Ministério, tanto no estilo arquitetônico, quanto ao uso de cores e logomarca. Atenção: Todos devem dar Ênfase à valorização do nome “Assembleia de Deus” como um nome inspirado por Deus desde a fundação da Igreja.

            3- O analfabetismo bíblico e seus efeitos. O pastor norte-americano Michael Youssef alertou, via internet (ver site guiame), sobre a ignorância bíblica que está acometendo os cristãos da atualidade.

            “O analfabetismo bíblico é galopante. As pessoas vão cair no engano dos falsos ensinos, porque não estão fundamentadas na Palavra de Deus”, disse ele ao Christian Post.

            A falta de conhecimento bíblico é uma tendência contínua e preocupante na cultura de hoje. Essa falta de conhecimento está levando alguns cristãos e igrejas a adotarem visões heréticas sobre questões contemporâneas como, p. ex., sobre a homossexualidade. Algumas igrejas podem pregar que isso era errado no Antigo Testamento devido à adoração pagã, mas não é errado no Novo Testamento. “Isso não é verdade, porque a Bíblia diz: 'Ele os fez homem e mulher, e os fez para se ajustarem em todos os sentidos e depois os fez para se casarem por toda a vida'. Eles jogam todo o evento da criação pela janela”, disse ele.

            “Ou, eles dizem: 'O Deus do Antigo Testamento é um Deus de vingança, mas o Deus do Novo Testamento - que é a velha heresia do primeiro século - é o Deus do amor. Isso é absolutamente falso”, acrescentou Michael. Mister a massificação do ensinamento da Bíblia pela Igreja e suas lideranças.

DESTAQUES DA SEMANA

1- Pastor Abner Ferreira e demais integrantes da Comissão de Juristas Evangélicos da OAB Nacional.

2- Convenção Confradap e Assembleia de Deus – A Pioneira: Avançando pela Fé.

3- Com a morte do Pastor Oton, Pastor Ezer Belo assume a presidência da Academia de Letras - ALEA.

LIDERANÇAS

Livro da semana nº 34: Didaquê – A doutrina dos apóstolos. Autor: D. F. Izidro. Editora: Os Semeadores, Brasília/DF, 2023, Site: www.ossemeadores.com.br.

            A Editora brasileira Os Semeadores acaba de lançar a Obra “Didaquê, a doutrina dos apóstolos”, uma das principais obras do cristianismo mundial para o mercado literário teológico da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que abrange dez nações lusófonas em todo o mundo.

            A “Didaquê, a doutrina dos apóstolos” é a Constituição e Catecismo da Igreja Primitiva. A Editora Os Semeadores publica uma edição bilíngue grego-português, disponibilizando a presente Obra a toda a comunidade de língua portuguesa internacional, o 5º principal idioma do Mundo.

            Para o CEO da Editora Dr. Daniel Deusdete e para o presidente do Conselho Editorial da Semeadores Dr. Besaliel Rodrigues, este projeto foi de pronto abraçado pela empresa devido sua extrema relevância espiritual, histórica e teológica. É  um marco para a literatura teológica da língua portuguesa internacional.       

ESPECIAL

Utilidade Pública: Dica 34. Como conseguir a Declaração de Utilidade Pública para sua Associação, Igreja etc. Primeiramente, vale informar que esta declaração é obtida por meio de lei municipal, estadual ou federal; depende do interesse da pessoa jurídica interessada.

            Basicamente, os documentos necessários a conquista desta lei de utilidade pública são: 1. Cópia integral do Estatuto autentica; 2. Cópia da Ata de eleição e posse da diretoria em mandato; 3. Cópias do documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como comprovante de residência dos membros da mesa diretora; 4. Cópias do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ; 5. Balanço geral assinado por profissional credenciado Contador junto ao CRC, dos últimos 12 (doze) meses; 6. Relatório detalhado das atividades em que fique evidenciada prestação de serviços à comunidade, nos últimos 4 (quatro) meses; e 7. Provar, em disposição estatutária, que a instituição não remunera, por qualquer forma/meio, os cargos de sua diretoria, conselhos fiscais e deliberativos, que não distribua lucros, vantagens a dirigentes ou associados, sob nenhuma forma de pretexto.

REFLEXÃO

Tema: A importância da prudência – 1º Samuel 25.3.

            Diz 1º Sm 25.3: “Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe.”.

            Esta passagem bíblica conta uma história envolvendo Davi, Nabal e Abigail. Neste episódio, Davi esperava que Nabal o retribuísse um bem que lhe fez, mas, ao contrário, este o comparou a um escravo que havia fugido de Saul. Nabal (que significa “tolo”) não mediu as consequências da ofensa.

            Davi resolveu vingar-se e a Abigail coube mediar o conflito a fim de evitar uma tragédia. A sabedoria daquela mulher mostrou-se no argumento diante de Davi: ela o fez entender que, sendo ele o ungido do Senhor pelas mãos de Samuel, nenhum proveito teria em sujar-se com o sangue de um imprudente como Nabal.

            Essa é uma ótima lição para ensinarmos que tanto o insulto quanto a vingança são provas de estupidez e imaturidade. Sábio é o que confia ao Senhor os seus caminhos (Salmo 37.5).

            Extraia da Palavra de Deus os princípios para o seu viver diário.

FICA A DICA

NEWS: Como economizar. Dicas principalmente para desempregados, autônomos, micro empreendedores, vivem por conta própria, “free lances”, trabalham, mas ganham pouco (etc.) e estão sem dinheiro extra. Saibam que uma das principais maneiras (indiretas) de ganhar dinheiro é não gastando. Então, vejam algumas dicas de como preservar, conservar seus poucos recursos.

            Com as letras F: Farmácia Popular. A dica de hoje está relacionada à área da saúde. Então, anote. Seja diligente na hora de comprar remédios. Se o dinheiro está curto, não compre remédios chamados de “éticos”, pois são de marca, de laboratórios famosos, consolidados. No caso, compre genérico, que são medicações muito mais baratas, por determinação de lei. O princípio ativo é o mesmo dos remédios de marca, mas o preço é muito mais baixo. Outra, nas farmácias populares tem várias medicações fornecidas de graça, pois fruto de políticas públicas governamentais; basta apresentar receita médica atualizada e receber os remédios indicados. Por fim, nas UPAs e nas UBS existem as farmácias populares internas que fornecem remédios de graça. Vá lá.

sábado, 12 de agosto de 2023

Brasil celebra o Domingo do Dia dos Pais

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã de 13.08.2023

Brasil celebra o Domingo do Dia dos Pais

           1- Ser pai é algo muito especial. Aqueles que exercem esta função, com responsabilidade, sabem que é gratificante tal papel, pois é ser padrão de conduta para os filhos em todos os aspectos.

            A Bíblia Sagrada registra a maior e a melhor relação que já existiu entre um pai e um filho. Jesus, certa feita, disse. Eu e o Pai somos um. Jesus sempre tratou Deus como Pai e por meio desta relação simbólica trouxe à humanidade a salvação estendida a todos na cruz do calvário. No Evangelho de João 17 temos um texto bíblico que bem ilustra a relação paterna entre Deus e Jesus.

            2- O Dia dos Pais no Brasil? Ao pesquisar o tema na internet temos que, segundo historiadores, foram encontrados indícios de que a prática de homenagear os pais já existia há mais de quatro mil anos. Foram descobertas diversas mensagens em placas de argilas, escritas por um garoto babilônio, que desejava boa saúde, sorte e vida longa ao seu pai. 

            Já em terras brasileiras, a data foi comemorada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953. Criada pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor de um jornal e de uma rádio no Rio de Janeiro, o objetivo do “Dia do Papai” era tanto para reconhecimento da figura paterna, quanto para atrair anunciantes e alavancar as vendas varejistas no país.

            Como a população era predominantemente constituída por católicos, a ideia da data foi escolhida justamente para coincidir com o dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família, por ser pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo.

            Anos depois, por motivos comerciais, foi decidido que a comemoração seria no segundo domingo do mês de agosto. A mudança aconteceu, pois o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio. Mas, há também quem diga que o motivo principal era para que a data fosse celebrada sempre aos domingos, dia em que a maioria dos pais está de folga, permitindo que a família se reunisse e festejasse por mais tempo esse momento especial. E assim permanece até hoje. 

            3- Dia dos Pais – Nota de Parabéns do Presidente: O Reverendo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, Presidente da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, neste 2º domingo de agosto, do Dia dos Pais, parabeniza a todos os pais, pela celebração desta data.

            Comentou: “A data é importante, pois leva-nos a refletir, com mais profundidade, sobre o papel que desempenhamos como genitores de nossos filhos, gestores de nossa família e cooperadores na igreja e da sociedade. Vale lembrar que a Bíblia nos exorta a sermos bons pais para os nossos filhos, orar sempre por eles, aconselhá-los e termos constante responsabilidade com cada um, desde quando nascem até sempre. Que Deus ilumine-nos a todos os pais para que tenhamos permanente êxito em face dos desafios que se apresentarem diante de nós”, arrematou o citado presidente.

            4- Comissão de Juristas Evangélicos da OAB/AP parabeniza os pais pelo seu dia: Implementada no âmbito do Estado do Amapá no início do ano passado (2022) pelo Presidente da OAB/AP, Excelentíssimo Advogado Dr. Auriney Brito, a Comissão de Juristas Evangélicos da Seccional amapaense, na pessoa de seu presidente, Dr. Besaliel Rodrigues, parabeniza todos os pais amapaenses, destacando aqueles que são advogados, pela passagem de seu dia, desejando a todos muita prosperidade, discernimento e êxito no desenvolvimento de suas responsabilidades paternas no seio da família e da sociedade.

            5- CONFRADAP substitui Ufiadap: A Convenção Ufiadap deixou de existir. Foi sucedida pela nova Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Amapá – CONFRADAP, presidida pelo Reverendo Pastor Iaci Pelaes dos Reis.

            A CONFRADAP foi criada recentemente, em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 24 de junho de 2023, num sábado pela manhã, em Sessão Plenária Convencional ligada à Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá.

            A referida denominação evangélica está passando por profundas mudanças. No ano passado, em 20.11.2023, o Pastor Oton se autojubilou e passou o “cajado” ao novo presidente da Igreja Pastor Iaci Pelaes. Mais recentemente, no dia 19.07.2023, o Pastor Oton Alencar passou para a eternidade.

            Disse o Besaliel Rodrigues, “Estamos passando por momento histórico raro; estamos vivendo a transição de gerações. É um período intergeracional produzindo novos tempos”, explicou.

           

DESTAQUES DA SEMANA

1- Neste Dia dos Pais, registramos imagem do Pastor Besaliel Rodrigues e seus filhos: André e Raquel.

2- Presidente da OAB/AP Dr. Auriney Brito, ladeado por Advogados evangélicos do Estado do Amapá.

3- Pastor Iaci Pelaes, presidente da Igreja AD – A Pioneira, parabeniza os pais pelo seu dia.

LIDERANÇAS

Livro da semana nº 33: Estudo introdutório à Carta aos Romanos. Autor: Oton Miranda de Alencar. Inove Editora: Brasília/DF, 2011, 170p. Prefácio: Pastor Sóstenes Apolos da Silva, Presidente da Assembleia de Deus do Novo Dia, L2 Sul, Brasília/DF e da Convenção CEADDIF. Esta Obra foi utilizada como base para a Revista Nacional da Escola Dominical, do PECC – Programa de Educação Cristã Continuada, da CADB – Convenção Nacional da Assembleia de Deus no Brasil.

            A Carta aos Romanos mostra que o Apóstolo Paulo amava muito os irmãos que viviam em Roma. Por isso escreveu uma Epístola para eles, como uma das mais belas expressões de paixão de um pastor para com suas ovelhas. Na verdade, o Apóstolo dos Gentios, ao zelar pelos cristãos que viviam na Capital do Império Romano, era apenas um instrumento do Sumo Pastor, Jesus Cristo e, naturalmente, o amor que move é o amor de Deus, e a sabedoria que inspira é a do Espírito Santo. Daí a profundidade dos ensinamentos da Epístola, um tesouro inesgotável de sabedoria e de revelação das coisas de Deus. Leitura recomendada.

ESPECIAL

Utilidade Pública: Dica 33. Abusos e violências contra crianças. Como denunciar? A principal lei brasileira de proteção às crianças e aos adolescentes é a Lei nº 8.069/1990, apelidada de ECA.

            Existem diversos órgãos que recebem denúncias de maus tratos de crianças e adolescentes, a saber: As Polícias, os Conselhos Tutelares, o Ministério Público, o Juizado da Infância e da Juventude, a FCRIA, a OAB, as Igrejas etc. Todos devem auxiliar no combate a estas práticas criminosas.

            No âmbito das igrejas, destaca-se a Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá que, dentre outras ações, possui o “Projeto SARA”, criado depois da morte da criança Sara Lopes, aluna da Escola Dominical, que foi cruelmente estuprada e assassinada na Zona Sul de Macapá, no mês de março de 2023.

O referido projeto visa atuar de forma preventiva, promovendo a divulgação em massa dos canais a serem utilizados em necessidade de denúncias como, por exemplo, os telefones 100 e 181, que devem ser utilizados para informar as autoridades públicas sobre tais casos.

REFLEXÃO

Tema: Amizades verdadeiras – 1º Samuel 18.3.

            Diz esta passagem bíblica: “Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.”. A amizade de Davi e Jônatas é uma das mais destacadas da Bíblia.

            Como irmãos, devemos nutrir amizades verdadeiras entre nós. É lamentável, mas nem todos os irmãos se tornam amigos. O escritor aos hebreus nos pede para conservarmos a paz e lutarmos contra qualquer amargura (Hb 12.14-15), e o próprio Davi cantou: “Como é feliz e agradável observar quando os irmãos vivem em fraternidade” (Salmo 133.1).

            Assim, devemos entender que a amizade bíblica implica em paciência, renúncia, domínio próprio e caridade. Tais princípios tornam um amigo tão confiável a ponto de crermos totalmente nele, tal como, por exemplo, Abraão creu em Deus (Tg 2.23).

            Podemos refletir também que amigo é aquele que se faz próximo, a ponto de sofrer as dores do outro e confortar antes a ele do que a si mesmo. Sejamos amigos mais verdadeiros.

FICA A DICA

NEWS: Como economizar. Dicas principalmente para desempregados, autônomos, micro empreendedores, vivem por conta própria, “free lances”, trabalham, mas ganham pouco (etc.) e querem ganhar um dinheiro extra. Saiba que uma das principais maneiras (indiretas) de ganhar dinheiro é não gastando. Então, vejam algumas dicas de como preservar, conservar seus poucos recursos.

            Com as letras E: A dica de hoje é única: Seja Especialista em alguma coisa. Saibam fazer algo como ninguém. Então aprenda, treine, estude, se capacite e saiba tudo sobre algo.

            O especialista é procurado por todo mundo e o valor de seu trabalho não é questionado por ninguém. O especialista resolve, sabe dar a solução para as necessidades das pessoas. Atualmente as pessoas querem saber fazer tudo e não sabem fazer nada. Assim, seja a diferença e ganhe dinheiro com isso.

            Evite ficar com vergonha deste momento da vida em que você está enfrentando limitações financeiras. Creia que esta fase logo vai passar e, em breve, você estará vivendo uma situação nova, melhor.

ARTIGO DESTAQUE

Morreu o Papa Francisco

Morreu o Papa Francisco, presidente mundial da ICAR - Igreja Católica Apostólica Romana Acabou de falecer em Roma, Itália, a poucos momentos...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES