Redes Sociais

sábado, 31 de agosto de 2024

Quem foi Manuel José de Matos Caravela?

Jornal Tribuna nº 809 – 01.09.2024

Quem foi Manuel José de Matos Caravela?

            Recebi do Reverendo Pastor Aroldo Vasconcelos, vice-líder da Assembleia de Deus CEMEADAP de Santana/AP, o recorte do livro “Movidos pelo Espírito: Líderes pentecostais em Portugal (1906-1986) e sua Convenções (1939-2013)”, Lisboa: Edições NAT, de autoria do Pastor Paulo Branco, presidente da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal, no qual consta um resumo da vida e obra de Manuel José de Matos Caravela, fundador da Assembleia de Deus em Macapá, personagem protestante pentecostal importantíssimo na historiografia eclesiástica do hoje estado do Amapá.

 

            Às folhas 50/51 da referida Obra literária consta o seguinte relato sobre José de Matos. “No sábado, dia 3 de Maio, faleceu depois de uma longa doença, o pastor José de Matos, de Rio Maior. Com ele, desapareceu um dos pioneiros do avivamento pentecostal.

            O pastor Matos nasceu em Vila Franca de Xira no dia 11 de Dezembro de 1887 e tinha na altura do seu falecimento pouco mais de 70 anos. Como muitos outros portugueses emigrou para o Brasil na sua juventude onde, no ano de 1916, converteu-se no Pará, berço do avivamento no Brasil e em Portugal. Deus tomou posse do leme da vida do barco deste marinheiro aventureiro, e dirigiu-o com a Sua vontade na viagem sobre as águas.

             O irmão Matos sentiu cedo que Deus queria que ele trabalhasse na divulgação do Evangelho na sua pátria, e a Igreja do Pará ordenou-o e enviou-o para ali no ano de 1921. Cerca de dez anos mais tarde ele visitou a Suécia e viajou por todo o país na companhia do missionário Daniel Berg, sendo admitido como missionário em Portugal pela Assembleia Filadélfia.

             Aqui ele teve um trabalho pioneiro que produziu bastante fruto.

          No sul de Portugal abriu duas igrejas pentecostais e a obra no Algarve foi uma das mais bem sucedidas no país.

             Até na cidade de Santarém o irmão Matos tomou contado do trabalho no ano de 1938, e agora existe ali, assim como nos arredores, um rico e promissor trabalho.

             Nos últimos anos trabalhou na povoação de Rio Maior, onde foi praticamente de casa em casa com o Evangelho e alegrou-se por muitos que obedeceram à Palavra.

             Um homem honesto recebeu no Céu sua recompensa.

             É surpreendente como ele, com seu pequeno salário, conseguiu educar o grupo grande de crianças com os quais Deus enriqueceu o casal Matos. No que diz respeito a coisas econômicas o pastor Matos foi exemplar, e viveu baseado no princípio de não dever nada a ninguém a não ser o amor. Ele deixa esposa Palmira Matos, cinco filhos e três filhas, e uma família. O filho mais velho mora na América e duas filhas na África.

             No domingo, 4 de Maio, os restos mortais foram transportados para o cemitério de Rio Maior. Bastantes pregadores das zonas próximas estiveram presentes e muitos bons amigos. Até o povo da povoação participou num enterro protestante onde os cânticos litúrgicos dos padres foram substituídos por cânticos evangélicos e a água benta e a leitura da missa pela leitura da Palavra de Deus e por uma pregação evangélica.

             Foi com comoção que deixamos o cemitério onde o eco da terra a ser lançada pelos coveiros sobre o caixão se misturou com o choro silencioso dos familiares mais próximos e dos amigos do falecido.

             Que o trigo semeado, esperando pelo dia da ressurreição, dê também uma ceifa rica de outros que queiram entrar no trabalho.

             Descansa em paz, irmão Matos!”.

             Por fim, segue um breve resumo biográfico de Manuel José de Matos Caravela (1887-1958). Natural de Vila Franca de Xira, Lisboa, a 11 de Dezembro de 1887. Emigrou para o Brasil, onde foi piloto de barcos, no Rio Amazonas. Converteu-se em 1916, na Assembleia de Deus em Belém do Pará. Fundou a Igreja em Macapá, no Estado do Amapá, a 27 de Junho de 1917. Foi enviado como missionário para Portugal, a 21 de Julho de 1921. Começou por fazer evangelismo na Zona da Torreira, Ovar, e baptizou a sua irmã. Casou-se a 7 de março de 1922, com Palmira da Silva Matos, sobrinha de José Plácido da Costa, e teve oito filhos: Samuel, Paulo, Abraão, José, David, Rute, Ester e Palmira. Caracterizou-se por ser um grande evangelista e desbravador. Foi fundador das Igrejas em Tondela (1922), Carvalhal Redondo (1929), Portimão (1924-1938), Lagos (1927), Silves (1925), Santarém (1938/39), Alcanhões (1946) e Rio Maior (1948). Esteve uns meses em S. Miguel, Açores (1943). Faleceu em Rio Maior, a 3 de Maio de 1958.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- O Estado do Amapá possui dívida de reconhecimento à memória de Manuel José de Matos Caravela.

2- Memória de Manuel José de Matos Caravela é resgatada em Obra de Paulo Branco, em Portugal.

3- Maior Catedral Cristã do Estado do Amapá, fruto do pioneirismo de Manuel José de Matos Caravela.


GESTÃO

Notícias da Academia de Letras ALEA: 01. Obra Coletiva: A Diretoria da Academia iniciará este mês de setembro de 2024 o processo de organização da 1ª Obra Literária Coletiva da Entidade. O objetivo é possibilitar o lançamento de escritos de membros que ainda não possuem publicações contendo registros oficiais, tais como ISBN, CIP, dados na plataforma Lattes etc.; 02. Novo Membro da Diretoria. O Acadêmico Iaci Pelaes dos Reis foi escolhido pela Mesa Diretora para compor a Diretoria da Entidade como 2º Vice-presidente até o próximo mês de novembro, quando a Entidade estará em Assembleia Geral, realizando novas eleições para o biênio 2025/2027; 03. Presidente em Curitiba: O Confrade Ézer Belo das Chagas, presidente da Academia, está viajando a Curitiba/PR para tratar da saúde. Em breve estará de volta às terras tucuju retomando o comando da Entidade; 04. Edital para novos membros: Daqui a poucos dias estará sendo publicado o Edital para escolha de dois novos membros da Academia, que proverá as vagas abertas de Horácio Magalhães e Oton Miranda de Alencar. Aguardem.

 

ESPECIAL

Direito & Cidadania. Foi descoberto na Costa Norte do Estado do Amapá a atual maior jazida de petróleo do Brasil e uma das maiores do Mundo. Então, nossa população e autoridades em geral precisam saber mais sobre este assunto. Vamos aqui divulgar algumas leis, normas e tratativas referentes ao petróleo. Acompanhe. 

            O petróleo na CF – 1ª Parte. A Constituição da República brasileira cita a palavra “petróleo” por mais de vinte vezes, nos seguintes artigos: 20, 100, 149, 155, 156-A, 177 e 238 e no ADCT – Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, nos artigos 45 e 120.

            Dentre estes nove dispositivos, o mais importante é o artigo 177, que versa sobre o monopólio da União com relação a este bem estratégico ligado à soberania nacional, sobre o qual comentaremos nas próximas oportunidades. Os demais normativos cuidam principalmente de questões tributárias, repartições de receitas e de outros aspectos menores.

            O petróleo do Amapá tem potencial para colocar nosso estado entre as principais economias do país.

 

REFLEXÃO

Tema: Salmo 121 – O Salmo do socorro divino.

            Diz o Salmo 121.1-2: “1. Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? 2. O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.”.

            O Salmo 121 fala do nosso cotidiano, ensinando como viver e nos posicionar diante de Deus, recebendo dele proteção e descanso. Aprendemos que, andando com Deus, sairemos e voltaremos em segurança.

            Mas, hoje em dia, muitas pessoas desprezam esta postura, buscando socorro para os seus problemas em lugares diversos. Exemplos: Nos momentos de dificuldades financeiras, primeiramente correm aos bancos, em busca do crédito fácil; no enfrentamento de enfermidades, inicialmente buscam a automedicação, os órgãos de saúde, os médicos; nas turbulências sentimentais e familiares, partem para a violência verbal e até física, enfim. De regra, as pessoas deixam para buscar o socorro divino por último, ou seja, depois que as primeiras opções falham. Mas, este Salmo nos ensina que, na chegada das crises, devemos de pronto, erguer os olhos em direção àquele que tem o poder sobre todas as coisas. Amém!

 

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra B: Bacia Sedimentar: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, IX, é a “depressão da crosta terrestre onde se acumulam rochas sedimentares que podem ser portadoras de petróleo ou gás, associados ou não;”.

            Biocombustível: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997, art. 6º, XXIV, é a “substância derivada de biomassa renovável, tal como biodiesel, etanol e outras substâncias estabelecidas em regulamento da ANP, que pode ser empregada diretamente ou mediante alterações em motores a combustão interna ou para outro tipo de geração de energia, podendo substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil;”.

                        Biodiesel: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, XXV, é “biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.”.
 
 
OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA
 
Aniversariante da Semana I. Parabéns ao Reverendo Pastor João Gilberto, presidente estadual da Assembleia de Deis - Ministério Eluzai e presidente da sucursal da Convenção CIMADMUBE no Amapá.
 
Aniversariante da Semana II. Reverendo Pastor Eliziomar Alves, da Assembleia de Deus no município de Santana, Bacharel em Direito e Membro da Academia de Letras ALEA.

 
Eleições Municipais 2024 - I. Quadro Analítico do Eleitorado de todos os municípios.
 
 
 
Eleições Municipais 2024 - II. Pesquisa de intenção de voto divulgada por todo a imprensa local e brasileira dão conta de que o atual prefeito Dr. Furlan se reelegerá no 1º Turno, no dia 06.10.2024.


Até a próxima oportunidade.


 
 
 
 

sábado, 24 de agosto de 2024

Ézer Belo reativa Academia de Letras Evangélica Amapaense

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 808– 25.08.2024

Ézer Belo reativa Academia de Letras Evangélica Amapaense

            1. Sucessão estatutária. Com o falecimento do Pastor Oton Alencar, em 19.07.2023, que era o presidente da Academia de Letras Evangélica Amapaense (ALEA), ascendeu estatutariamente o então 1º vice-presidente Pastor Ézer Belo das Chagas, o qual conduzirá o Silogeu até a próxima Assembleia Geral Anual da Entidade, quando será eleita a nova diretoria da Entidade.

            2. Nova gestão administrativa. Assim, passado um ano de luto institucional, o novo presidente estatutário convocou a atual diretoria para atualizar o funcionamento da mesma. A reunião aconteceu às 17h30min do dia 20.08.2024, nas dependências da Faculdade Fatech, localizada na Av. Cora de Carvalho, nº 1648, Centro de Macapá/AP. Fizeram-se presentes o Presidente da Academia Ézer Belo das Chagas, o 1º Vice-Presidente Besaliel Rodrigues, o Diretor-Secretário Executivo Benedito Brito Rodrigues, o Diretor-Financeiro Cláudio Roberto de Melo Martins e o Diretor de Comunicação Social Órley Miranda de Alencar.

 

            3. Próxima Assembleia Geral. Os principais assuntos deliberado no Conclave Administrativo foram: 1. Assembleia Geral Anual: Ficaram definidos: a) Data da próxima Assembleia Geral: 15 de novembro de 2024, pela manhã; b) Local: Auditório Central da Fatech; c) Nova Mesa Diretora (Biênio 2025-2026): será escolhida nesta AGA-2024; d) Comissão Organizadora da AGA-2024 – Componentes: Presidente Ézer Belo e os Confrades Claudio Roberto e Eliziomar Alves; e) Pré-pauta da AGA-2024: i. Prestações de Contas; ii. Posse da Nova Diretoria; iii. Posse de Membros Honorários; iv. Apresentação de Novos Integrantes; v. Instalação da Estatuínte da Entidade; vi. Homenagens aos Membros Falecidos; vii. O que ocorrer; 2. Anuidades: Serão retomadas a partir do mês de setembro de 2024; 3. Eleição de Novos Membros: A Diretoria designou os Confrades Benedito Brito Rodrigues, Órley Miranda de Alencar e Besaliel Rodrigues para compor a Comissão de Eleição de Novos Membros, que ocuparão as vagas deixadas por Horácio Magalhães e Oton Alencar. A mesma irá baixar o Edital e o Cronograma e conduzir o processo para, em novembro, na AGA-2024 apresentar o resultado do processo seletivo; 4. Novos Membros Honorários: O Confrade Presidente Ézer Belo das Chagas apresentou a sugestão do nome do Pastor Adão Oliveira para integrar o Silogeu na categoria de Membro Honorário. O Confrade Besaliel Rodrigues também sugeriu o nome de Júlio Sá, reitor da Universidade Federal do Amapá. O Histórico e currículo serão apresentados posteriormente a todos os integrantes da Agremiação, para fins de deliberação definitiva. Ainda, foi lembrado que está pendente a posse de José Sarney como integrante da ALEA na categoria de Membro Honorário; 5. Vaga na Diretoria. Com o falecimento do presidente Confrade Oton Alencar e a rearrumação estatutária dos cargos da Diretoria, o Confrade Órley Alencar sugeriu os nomes dos Confrades Iaci Pelaes ou Kelson Abrahão para ocupar a função de 2º vice-presidente até a eleição da Nova Diretoria. O próprio Confrade Órley ficou responsável de conversar com ambos e verificar qual dos dois poderá aceitar a proposta que, depois, será submetida ao escrutínio geral da Agremiação.

 

            4. Todos os integrantes da ALEA. Pela ordem: 01- Oton Miranda de Alencar; 02- Ézer Belo das Chagas; 03- Besaliel de Oliveira Rodrigues; 04- Emanoel da Silva Moura; 05- Heraldo Nascimento da Costa; 06- Órley Miranda de Alencar; 07- Iaci Pelaes dos Reis; 08- Juracy de Almeida Alencar; 09- Cláudio Roberto de Melo Martins; 10- Otinaracy Alencar da Silva; 11- Rodrigo Lima Júnior; 12- Benedito Brito Rodrigues; 13- Guaracy da Silveira Jr.; 14- Horácio Maurien Ferreira de Magalhães, in memoriam; 15- Sulamir Monassa de Almeida; 16- Adivaldo Vitor Barros Júnior; 17- Fábio Santana dos Santos; 18- Ester Farias da Silva Rodrigues; 19- Gesiel de Souza Oliveira; 20- Simone Maria Palheta; 21- Paulo Alberto Santos; 22- Paulo Henrique Campelo Barbosa; 23- Kelson Abraão Assis de Almeida; 24- Mirlene Silva de Araújo Soares; 25- Elizomar Pereira Alves.

            5. Dados históricos. Por fim, a Academia de Letras Evangélica Amapaense – ALEA criada de fato em 11 de novembro de 2011 pelo Reverendo Doutor Oton Miranda de Alencar.

            A referida Academia é uma associação civil, de caráter cultural que se destina, essencialmente, à cultura das letras, da filosofia, da teologia, das ciências e das artes por meio de um seleto grupo de intelectuais cristãos do Estado do Amapá, e à utilização desses conhecimentos para a promoção das lições das Escrituras Sagradas na sociedade amapaense.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Confrade Ézer Belo, presidente da Academia de Letras ALEA, ladeado pelos integrantes da Diretoria.

2- Academia de Letras Evangélica Amapaense (ALEA), um dos principais Silogeus do Estado do Amapá.

3- Três Membros Honorários: Des. Gilberto Pinheiro, Pr. Samuel Câmara e o Militar Océlio Amâncio.


GESTÃO

Academia de Letras ALEA e os três primeiros Membros Honorários de sua história: Nos termos do artigo 9º de seu Estatuto, a Academia de Letras ALEA escolheu seus três primeiros Membros Honorários. Os agraciados foram: 1- Gilberto de Paula Pinheiro, Desembargador Decano do TJAP – Tribunal de Justiça do Amapá onde já exerceu todos os cargos maiores (inclusive no TRE/AP também), escritor, teólogo, professor, cosmopolita e conferencista internacional; 2- Samuel Câmara, ministro do Evangelho, escritor, teólogo, televangelista, jornalista, Presidente da Rede Boas Novas de Rádio e Televisão e Presidente Nacional da Assembleia de Deus no Brasil; e 3- José Orcélio de Almeida Amâncio, ministro do Evangelho, escritor, teólogo, professor de Hebraico, Capitão de Fragata das Forças Armadas brasileira (Marinha) e membro da Academia Evangélica de Letras, Ciências e Artes do Brasil.

            A outorga dos diplomas dos mesmos aconteceu no dia 16.08.2019, em Sessão Magna do referido Silogeu, realizada no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP).

 

ESPECIAL

Direito & Cidadania. Diz a Constituição Federal, “Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”.

            Assim, comunicamos a todos que as empresas responsáveis pela prestação de serviços essenciais (água, luz, internet, telefone est.) não poderão corte estes serviços em véspera de feriados e fins de semana, de acordo com o que diz a Lei Federal nº 8.987/1995, art. 6º, §4º, a saber: "§4º A interrupção do serviço na hipótese prevista no inciso II do § 3º deste artigo (II- por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade) não poderá iniciar-se na sexta-feira, no sábado ou no domingo, nem em feriado ou no dia anterior a feriado.” (Incluído pela Lei nº 14.015, de 2020).

            Então, guarde esta informação. Caso alguma empresa concessionária faça isso com você, procure um/a advogado/a, ou o Procon, ou a Defensoria Pública, ou o Cejusc do TJAP, ou o Juizado Especial Cível de sua região e registre o fato, pedindo, inclusive, indenização por danos morais.

 

REFLEXÃO

Tema: Salmo 119 – A excelência da Palavra de Deus.

       Diz o Salmo 119.105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”.

       O Salmo 119 é o capítulo mais longo da Bíblia e apresenta a alegria daquele que adota a Palavra de Deus como conselheira e guia para a jornada da vida. Em cada um de seus cento e setenta e seis versos, está presente o termo “Lei” ou sinônimo equivalente como: a palavra, os mandamentos, as declarações, os juízos, os estatutos, as ordenanças, as instruções, os preceitos, as injunções, os testemunhos, a promessa, o caminho e a vereda.

       O Salmo 119 não tem um autor e data definidos, embora muitos o atribuam ao rei Davi. É escrito em forma de acróstico, seguindo as vinte e duas letras do alfabeto hebraico e cada seção (estrofe) contém oito versos e todos, em cada estrofe, começam com a mesma letra do alfabeto.

       O salmista inicia o poema de maneira confiante, regozijando-se com o fato de que as pessoas que obedecem a Palavra de Deus, de todo coração, desfrutam de Sua bênção. Amém.

 

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra A: ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Criada pela Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), que no art. 7º diz: “Fica instituída a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, entidade integrante da Administração Federal Indireta, submetida ao regime autárquico especial, como órgão regulador da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Também, diz a lei que a ANP terá sede e foro no Distrito Federal e escritórios centrais na cidade do Rio de Janeiro, podendo instalar unidades administrativas regionais. O art. 8º da citada lei diz que “a ANP terá como finalidade promover a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo, do gás natural, dos biocombustíveis e do hidrogênio, no que lhe compete conforme a lei, cabendo-lhe”, por exemplo, “implementar, em sua esfera de atribuições, a política nacional de petróleo, gás natural e biocombustíveis, contida na política energética nacional, nos termos do Capítulo I desta Lei, com ênfase na garantia do suprimento de derivados de petróleo...” etc.
 
OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA
 
Crise no STF. O Brasil continua em espanto nacional com a descoberta das condutas ilegais praticadas pelo ministro Alexandre de Moraes. Inclusive, alguns já cogitam possibilidade de pedido de impeachment coletivo de ministros do STF.


Visita Institucional. O Magnífico Reitor da Unifap Prof. Dr. Julio Sá recebeu esta semana visita de cortesia de duas grandes lideranças eclesiásticas do Estado do Amapá, o Reverendo Pastor Luiz Fernandes, novo presidente da Igreja Assembleia de Deus - Ministério do Avivamento, mantenedora da Faculdade Fatech e o presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá Besaliel Rodrigues.
 
 
Encontro em Brasília. O presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá Besaliel Rodrigues, em recente evento em Brasília, ao lado do presidente do Conselho de Pastores do Distrito Federal (Copev) Pastor Josimar Francisco e o CEO da Editora Os Semeadores Pastor Daniel Deusdete.
 
 
2º Encontro das Visitadoras. O Departamento das Visitadoras da Missão com Mulheres da Assembleia de Deus no Amapá, igreja presidida pelo Pastor Iaci, aconteceu há uma semana e teve a preleção oficial da Pastora Honorata, da AD de Belém do Pará.
 
 
Até a próxima oportunidade.

 

 


 
 
 
 

domingo, 18 de agosto de 2024

Pastor Constitucionalista fala da maior crise da história do STF

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 807 – 18.08.2024

Pastor Constitucionalista fala da maior crise da história do STF

            1. Caso Alexandre de Moraes. O Brasil está vivendo a maior crise da história do Supremo Tribunal Federal (STF) dos últimos duzentos anos. Reportagem de um dos maiores jornais do país deu conta de que Alexandre de Moraes, ministro do referido Tribunal, agiu nos bastidores da citada Corte de forma não muito republicana, ou seja, por fora dos “trilhos da lei”.

            Para o Pastor Besaliel Rodrigues, que também é Advogado e Professor Constitucionalista, ligado ao Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e à OAB/AP, tudo indica que Alexandre de Moraes caminha para ser o 1º Ministro da história do STF brasileiro a sofrer o impeachment, ou seja, a ser expulso da Suprema Corte pelo Senado da República.

            Entretanto, tal desdobramento não será tão rápido, pois por detrás das condutas supostamente inconstitucionais do dito ministro, a serem apuradas num eventual processo de “enxotamento político”, existe uma plêiade de outras autoridades que deram sustentação ao comportamento refratário de Moraes.

            De acordo com o Pastor Constitucionalista, caso o impeachment do ministro Alexandre realmente venha a acontecer, logo em seguida abrir-se-á uma “janela” de oportunidade de o Parlamento Nacional brasileiro encampar o debate preparatório para a mudança de três pontos constitucionais cruciais e sensitivos, a saber: a) A mudança do STF por uma Corte Constitucional; b) A desagregação do TSE e do STF, tirando da composição daquele os três ministros deste, fato que foi o estopim da presente crise institucional e que tem gerado confusões processuais “siamesas” há décadas; e c) A extinção do Ministério Público Nacional, transformando-o, in totum, em Magistratura Criminal. Obs.: Por óbvio que estas três sugestões exigem defesa argumentativa, a qual não cabe aqui no espaço desta Coluna dominical. Entretanto, o ideal é enfrentarmos um assunto de cada vez.

            Assim, o Brasil deve primeiramente resolver o problema que envolve o ministro Alexandre de Moraes para, depois, procurar consertar as avarias causas nas instituições republicanas.

            Por fim, até a presente data, nenhum dos três senadores do Amapá se manifestou sobre o caso. Este assunto deverá ser resolvido pelo Senado. Então, o que dizem os nossos senadores sobre esta crise?

 

            2. Academia Evangélica de Letras do Pará. Membros da 2ª turma dos acadêmicos fundadores da Academia Evangélica de Letras do Pará (Aelpa), entidade que reúne teólogos, escritores e líderes das principais instituições religiosas evangélicas do Estado, foram diplomados em uma cerimônia no último dia 12 de agosto, às 19h, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. No total, foram 36 pessoas diplomadas. Outros acadêmicos que foram destaques na associação também foram homenageados durante o evento.

            O presidente da Aelpa, Jorge Paulino de Araújo, que também é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, explica que a entidade surgiu em 2021 com o objetivo de dar destaque homens e mulheres da comunidade evangélica que autores de livros e outras produções escritas. O objetivo da academia, segundo explica o líder, é desenvolver intelectuais do setor da produção literária paraense, além de fomentar a cultura bíblico-evangélica. 

Os acadêmicos atuam na sociedade em diversas atividades profissionais. São intelectuais que na vida secular são advogados, magistrados, membros do Ministério Público, policiais, empresários, políticos, servidores públicos, professores da educação básica e universitários, historiadores, administradores, entre outras ocupações, como destaca Jorge. Todos são profundamente comprometidos com os princípios bíblicos e com os valores dos ministérios pastorais que ocupam. Fonte: O Liberal.

            3. Polêmica do púlpito. Outra polêmica da semana. Um grande líder pastoral do país utilizou púlpito para pedir voto da igreja para um candidato do PT. O fato repercutiu na internet, no site Fuxico Gospel. Disse alguém no Zap: “Infelizmente, muitos não estão usando o púlpito das igrejas para ganhar almas para Cristo, através da palavra; usam o púlpito como palanque para ganhar votos para políticos, enquanto o Altar foi consagrado para Deus. Mas, não tenho dúvidas que todos que têm usado a Casa de Deus como moeda de troca para se beneficiar, terá que prestar conta com Deus.”.

            4. Praça do Batismo. “Na última quarta-feira, 14, fizemos uma visita à construção da Praça do Batismo, onde conterá também o 1º Batistério Público de Macapá, ambiente em que os fiéis das igrejas de nosso estado poderão ter mais comodidade e conforto na realização de suas cerimônias batismais. As obras seguem firmes e muito em breve estaremos fazendo essa grande inauguração! É a prefeitura de Macapá buscando melhor servir às nossas famílias.”, disse no Zap a Pastora Juracy Alencar, Secretária Municipal da Família de Macapá, Capital do Estado do Amapá.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- A Suprema Corte brasileira está vivendo seu maior desgaste dos 200 anos de sua história.

2- Deputado Raimundo Santos é um dos novos imortais da Academia de Letras Evangélica do Pará.

3- Prefeitura de Macapá está em passos acelerados na construção da 1ª Praça do Batismo do Brasil.


GESTÃO

Arautos da Fé e da Cidadania. O Pastor e Advogado Besaliel Rodrigues (OAB/AP) se encontrou recentemente com o Pastor e Desembargador aposentado do TJDFT, hoje Advogado Sebastião Coelho da Silva (OAB/DF), num Culto realizado no Templo Sede da Assembleia de Deus do Plano Piloto de Brasília, igreja presidida pelo Pastor Josimar Francisco da Silva. Na oportunidade, o Rev. Dr. Besaliel Rodrigues presenteou o Dr. Sebastião Coelho com um exemplar autografado de sua “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”.

            O ex-desembargador Sebastião Coelho ficou conhecido em todo o Brasil por ter pedido aposentadoria publicamente no dia 15.09.2022 em protesto pelos atos por ele considerados inconstitucionais praticados pelo ministro Alexandre de Morais no bojo do “Inquérito das Fake News” em tramitação até hoje no STF.

            Para o Dr. Besaliel Rodrigues, o Dr. Sebastião Coelho faz parte de um exército de “Arautos da Fé e da Cidadania” que Deus tem levantado no Brasil. “Deus tem estabelecido um novo ciclo na vida do Dr. Sebastião para trabalhar em favor do povo brasileiro”, completou Besaliel.

 

ESPECIAL

Direito & Cidadania. Diz a Constituição Federal, “Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”.

            Registramos mais um êxito de nosso trabalho, agora na área do Direito Constitucional Ambiental. Caso: Ministério Público Estadual, com base em notícia crime, instaurou Ação Civil Pública (ACP) acusando Casal de praticar crime de maus tratos contra seus cães domésticos, abandonando-os num imóvel da família no Bairro do Zerão. Na denúncia, o MP pugnou pela condenação dos requeridos na reparação dos danos ambientais extrapatrimoniais derivados de tal conduta e pediu indenização pecuniária no valor de R$ 5 – cinco mil reais a ser destinado ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, instituido pelo art. 13, da Lei Federal nº 7.347/1985.

            Entramos com a defesa do Casal e apresentamos provas cabais de que não houve a prática de tal crime. A Exma. Magistrada do TJAP Alaíde Maria de Paula, em 04.04.2024, sentenciou o processo, declarando-o improcedente, extinguindo o feito na forma do art. 487, I do CPC. Vitória alcançada. Caso encerrado.

 

REFLEXÃO

Tema: Salmo 103 – O Salmo da gratidão.

            Dizem os versos 1 e 2 do Salmo 103: “1.Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. 2. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.”. Este Salmo exala o agradecimento e o reconhecimento presente no coração de alguém que reconhecer verdadeiramente que Deus é a única razão da existência humana.

            Em outros momentos, este mesmo salmista vai dizer que somente um tolo declarará que “não há Deus” (Sl 53.1). Então, como tudo nos mostra que Deus e que dEle dependemos (Sl 19), o poeta bíblico nos admoesta a bendizê-lo com toda a expressão de nossa alma, de nossa vida.

            Por fim, precisamos ter a responsabilidade de lembrar e verbalizar nossa satisfação por todos os benefícios divinos diuturnamente recebidos: o fôlego de vida, os suprimentos de cada dia, família, amigos, religiosidade, trabalho, estudo, bens, internet, energia etc. Este Salmo nos ensina a sermos sempre gratos a Deus por tudo quanto Ele fez, faz e continuará fazendo até o nosso último dia de vida. Amém!

 

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra Z: Zona Econômica Exclusiva. Conhecida pela sigla ZEE, a Zona Econômica Exclusiva “Compreende uma faixa que se estende das doze às duzentas milhas marítimas, contadas a partir das linhas de base que servem para medir a largura do mar territorial.”. In Antônio Lôbo e Campos et alii. Dicionário Jurídico do Petróleo, São Paulo: Editora Rideel, 2015, p. 107.

            O texto da Constituição Federal brasileira cita duas vezes a expressão “Zona Econômica Exclusiva”. No art. 20, V, §1º, diz que a ZEE é bem da União, mas que em face do princípio do Federalismo de Cooperação, é assegurada, nos termos da lei, à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural extraído da mesma. No art. 155, §6º, III, letra c, a Constituição concedeu imunidade tributária estadual às plataformas petrolíferas offshore.

            Assim, a ZEE, juntamente com o Mar Territorial e a Plataforma Continental, forma um conjunto complexo de bens públicos da União, pelo qual passa a exploração do petróleo brasileiro.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

Morreu o principal judeu do Brasil. Morreu ontem, 17.08.2024, em São Paulo, no Hospital Israelita Albert Einstein, Silvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel, foi um apresentador de televisão e empresário brasileiro, amplamente reconhecido como a maior referência na história das telecomunicações no Brasil. Foi uma figura central no entretenimento brasileiro por mais de seis décadas. Fonte: Internet.

 

Festa do 1º Ano da Igreja Pentecostal Chama de Fogo. Aconteceu na noite deste sábado, 17 de agosto de 2024, o Culto de Celebração do 1º Ano de Fundação da Igreja Pentecostal “Chama de Fogo”, localizada na BR 156, Km 43, Ramal dos Cavalos, CEP 68.912-500, endereço localizado na área agropastoril do município de Macapá/AP, entidade religiosa presidida pelo Casal Diná Sousa da Paixão e Gildário Sousa da Paixão.

            O tema geral do evento foi: “Dons e talentos a serviço do reino”, baseado em I Co 12.4.

            Foram especialmente convidados para a Festa o preletor Pastor Roberto Barbosa, com sua esposa Missionária Marinete Gomes, de Belém do Pará, onde ele é vice-presidente da Assembleia de Deus – Ministério Casa de Oração, naquela capital paraense; o Pastor Besaliel Rodrigues, da liderança do Conselho Estadual de Pastores do Amapá; o Pastor Orivaldo Sousa Pires, presidente da Igreja Apostólica “Mãos Que Amparam”, com a esposa Pastora Odete Maria Silva Corte e filha Missionária Kamilla Karoline Corte Pires; a Pastora Maria Helena da Silva de Souza; Pastor Odair e esposa Pastora Amália, da Assembleia de Deus – Ministério Zona Norte; Banda “Quarteto de Fogo”, composta pelos músicos Joabe Batista, Edmilson Pereira, Joandre Reis, Richard Lima; Presbítero Perpétuo e esposa de Tartarugalzinho; Pastora Nilza, dentre outros.

            A programação começou às 19h30min., com oração de joelhos. Em seguida, a missionária Marinete Gomes conduziu a igreja com os hinos da Harpa Cristã ns. 310 (Avante eu vou...), 305 (Soldados somos de Jesus...) e 77 (Guarda o contato...). A Pastora Helena da Silva fez a leitura oficial no Salmo 138 e, logo em seguida, foram apresentados os visitantes.

            Tiveram oportunidade para louvar e dar saudações: i. Pastora Nilza; ii. Conjunto “Chama de Fogo”; iii. Obreiro Aldo; iv. Diácono Gildário; v. Presbítero Perpétuo; vi. Cantora Andressa; vii. Missionária Sônia; e viii. A criança Jhuly.

            A mensagem oficial foi ministrada pelo Pastor Roberto Barbosa, que pregou baseado na leitura de Gênesis 19.17: “E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.”. Toda a programação foi repleta pela presença poderosa do Espírito Santo de Deus.

            Após a mensagem, o Presidente Estadual do Conselho Pastor Besaliel Rodrigues, conduziu o Concilio Ordenatório de Reconhecimento Pastoral do Casal Diná Sousa da Paixão e Gildário Sousa da Paixão e, diante da Igreja e de todos os pastores/as presentes, em ato público e solene, ungiu com óleo ordenando os líderes daquela instituição eclesiástica como ministros do Evangelho.

            Por fim, a missionária Marinete Gomes conduziu um breve momento de homenagem à Pastora Diná, pela passagem de seu aniversário.

            A Festa foi concluída com bênção apostólica proferida pelo Pastor Besaliel e, ao final, todos participaram de um grande jantar oferecido pela Igreja aniversariante.

 

Congresso das Visitadoras. A Assembleia de Deus no Estado do Amapá, presidida pelo Pastor Iaci, realizou ontem, sábado, 17.08, às 19h, em sua Catedral Estadual, o Congresso Anual das Visitadoras. A preletora especialmente convidada para ministrar no referido evento foi a Pastora Honorata de Andrade, da AD - Igreja Mãe de Belém do Pará

 

Eliel Almeida na Casa da Esperança. O Reverendo Pastor Eliel Almeida teve a honra de ser convidado para ministrar a Palavra de Deus no aniversário da Casa da Esperança, considerada uma das principais agências missionárias do Estado do Amapá. O evento contou com a presença das etnias como: Paliku, Caripuna, Galiby,  Galiby Maroorno. Parabéns!

 

Até a próxima oportunidade.


 

 

.


 

 

 

 








ARTIGO DESTAQUE

Morreu o Papa Francisco

Morreu o Papa Francisco, presidente mundial da ICAR - Igreja Católica Apostólica Romana Acabou de falecer em Roma, Itália, a poucos momentos...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES