Redes Sociais

domingo, 27 de outubro de 2024

Conselho de Pastores protesta contra morte do missionário

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 817 – 27.10.2024

Conselho de Pastores protesta contra morte do missionário Marcio Silva

            1. Pior segurança pública estadual do Brasil. Dois bandidos mataram com 9 (nove) tiros,  no último dia 22.10, terça-feira, o Missionário da Assembleia de Deus Márcio Sousa da Silva, de 49 anos. A tragédia aconteceu na Rua Leopoldo Machado, Zona Sul de Macapá/AP. De acordo com informações da polícia, Márcio Silva foi morto por engano por traficantes de drogas da região.

            A tragédia teve repercussão imediata em todo o estado e no Brasil inteiro, pois o fato somente reafirma que o estado do Amapá possui um dos piores sistemas de segurança pública do Brasil, realidade que, inclusive, está prejudicando a situação do país, neste quesito, perante a ONU.

            O Advogado e Pastor Besaliel Rodrigues, do Conselho Estadual de Pastores do Amapá está pedindo oração em favor do governo e do governador. Sobre o fuzilamento do missionário evangélico, protestou Besaliel: “Este acontecimento é extremamente vergonhoso para o estado do Amapá. Precisamos orar pelo governo, para ver se as coisas melhoram. Sei que ele é uma pessoa boa, mas sua gestão está um horror. O governador está com uma equipe de secretariado muito fraca; inclusive, a atuação do vice-governador está pífia. No governo anterior, o vice era secretário e deu um show na gestão estadual, mas, agora, todos estão assustados com o seu desempenho. Quanto ao plano de governo, parece que ficou esquecido lá atrás, na propaganda eleitoral. A impressão que a população tem é que estes dois primeiros anos de governo está sendo pior que o do Camilo, considerado por muitos como o menos efetivo depois de 1988 (criação do Estado). O estado do Amapá parece está de cabeça para baixo. Pouca coisa funciona. O gestor estadual está lutando para ver se melhora a situação, porém, como está rodeado de uma equipe muito fraca, a tendência é a gestão piorar e a população sofrer cada vez mais. O que estou dizendo parece ser verdade, pois, nas últimas eleições municipais, o povo rejeitou totalmente o candidato do governo à prefeitura e reelegeu Furlan quase à unanimidade, como que dizendo que quanto mais rápido acabar a atual gestão, melhor.”. E arrematou o Reverendo Doutor Besaliel: “Mas, como ainda temos dois anos até 2026, precisamos orar pelo governador, para que a gestão dele não cause tanto transtorno para nosso povo.”. Amém! 

 

            2. Batistério inaugurado por Furlan é tema na TV Globo. A Rede Globo de Televisão, a maior do Brasil e a quarta maior do Mundo, entrevistou a Drª Juracy Alencar, Secretária Municipal da Família, coordenadora do 1º Batistério Municipal do Brasil, recentemente inaugurado pelo Prefeito Dr. Antônio Furlan. Junto com a entrevista, a Globo exibiu batismos ao vivo realizados no recém inaugurado Batistério que fica às margens do Rio Amazonas, o maior rio em volume de água do planeta. Mais uma vez, parabéns ao prefeito Dr. Furlan pela belíssima gestão à frente da Capital do Estado do Amapá.

 

            3. O que significa a expressão “Idiota útil”? “Um idiota útil é, no jargão político, um termo depreciativo para uma pessoa percebida como propagandista duma causa sem compreender completamente os objetivos da causa, e que é cinicamente usada pelos líderes da causa”.

 

            4. Posse da Desembargadora Sulamir na presidência. Vai entrar para a história do estado do Amapá o próximo dia 06 de dezembro de 2024, 6ª feira, às 17h, pois, nesta data, acontecerá a posse da Desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida na presidência do Tribunal Regional Eleitoral da 10ª Região, cuja sede funciona em Belém, na Trav. Dom Pedro I, nº 746, Bairro Batista Campos.

            Este Tribunal cuida da Justiça Trabalhista de dois estados – Pará e Amapá. Mas, dos 23 integrantes, somente 01 (um) representa o Amapá, no caso, a Des. Sulamir.

            Assim, o fato se reveste de importante historicidade, pois a única representante do Amapá foi eleita para o cargo mais alto daquela Corte Federal. Parabéns!

 

          5. Visite o Blog do Petróleo do Amapá. A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) possui um Doutorado Interinstitucional em Direito (DINTER – 2022-2026) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dentro deste doutorado está sendo estudado o Direito do Petróleo, por meio do doutorando professor Besaliel Rodrigues. Em outro DINTER, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – 2013-2017), o estudo do Direito do Petróleo na UNIFAP foi realizado pelo professor Iaci Pelaes. Atualmente, este professor está coordenando um Grupo de Pesquisa sobre Recursos Naturais Não Renováveis (RNNR), que abrange minérios e o petróleo do Amapá. Saiba mais: https://petroleodoamapa.blogspot.com.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Pastor pede oração pelo governador do Estado, pois a gestão não está favorável ao povo.

2- Missionário evangélico fuzilado no Bairro do Muca mostra precariedade da segurança no Amapá.

3- Blog sobre o petróleo do Amapá é disponibilizado para a população saber mais sobre o assunto.


GESTÃO

Ide pregai e ensinai. Marcos 16.15-20: “15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16.  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18. pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. 19. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. 20. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!”.

            Esta passagem bíblia destaca as cinco principais missões da Igreja: 1. Expulsar demônios em nome de Jesus; 2. Promover o batismo com o Espírito Santo; 3. Combater as “serpentes” do mal; 4. Ensinar a fé no poder de Deus e 5. Orar e repreender as enfermidades. A igreja verdadeira não poder perder o foco; deve zelar pela missão recebida do Senhor Jesus Cristo.

 

ESPECIAL

Direito & Cidadania. O petróleo na CF/1988 - 8ª Parte. Vejamos o § 4º do artigo 177, que é o principal dispositivo constitucional sobre o tema petróleo.

“§4º A lei que instituir contribuição de intervenção no domínio econômico relativa às atividades de importação ou comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados e álcool combustível deverá atender aos seguintes requisitos: I- a alíquota da contribuição poderá ser: a) diferenciada por produto ou uso; b) reduzida e restabelecida por ato do Poder Executivo, não se lhe aplicando o disposto no art. 150, III, b; II- os recursos arrecadados serão destinados: a) ao pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, gás natural e seus derivados e derivados de petróleo; b) ao financiamento de projetos ambientais relacionados com a indústria do petróleo e do gás; c) ao financiamento de programas de infraestrutura de transportes; d) ao pagamento de subsídios a tarifas de transporte público coletivo de passageiros. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 132, de 2023)”. Continuaremos na próxima oportunidade.

 

REFLEXÃO

Tema: A Bíblia e a justiça intergeracional – 2ª parte

            Diz Gênesis 1.27 e 28: “27. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. 28. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a...”. Ainda, em Gênesis 2.8 e 15, antes do pecado, Deus plantou um jardim/pomar para o sustento providencial do homem. Era uma situação em que o ser humano apenas iria manter o zelo e a organização daquilo que precientemente Deus iria prover. Na dispensação da inocência era para viger somente a ideia de providência divina. Também, em Gênesis 3.17 e 19, depois do pecado, o sustento humano passou a exigir esforços humanos. Agora, o sustento humano passa a depender do que Deus estabeleceu na sentença de evacuação edênica. O episódio da queda instaurou a dispensação da consciência. A partir daqui nasce a necessidade de o ser humano ser previdente com a sua subsistência. Com estes três registros bíblicos, temos a gênese do cuidado, da precaução de Deus para com a perpetuação da raça humana na face da Terra. Mais à frente iremos abordar sobre a importância do petróleo para a manutenção da sobrevivência da humanidade.

 

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letras I, P e R: Instruindo o povo do Amapá para novos tempos que se aproximam.

            Interpretação geológica. Análise do subsolo sobre petróleo feita por meio de poços estratigráficos.

            Petróleo: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, I, é “todo e qualquer hidrocarboneto líquido em seu estado natural, a exemplo do óleo cru e condensado;”.

            Produção de Biocombustível: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, XXIX, é o “conjunto de operações industriais para a transformação de biomassa renovável, de origem vegetal ou animal, em combustível;”.

           Prospecto: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, XII, é a “feição geológica mapeada como resultado de estudos geofísicos e de interpretação geológica, que justificam a perfuração de poços exploratórios para a localização de petróleo ou gás natural;”.

             Refino ou Refinação: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, V, é “conjunto de processos destinados a transformar o petróleo em derivados de petróleo;”.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

JUBILEU DE CRISTAL. A CONFRADAP - Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Amapá realizará sua AGO 2024 - Assembleia Geral Ordinária, no período de 7 a 9 de novembro de 2024. Na oportunidade, estará celebrando o Jubileu de Cristal de seu autogoverno.

 

CONSELHO. "Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos
quando há muitos conselheiros." - Pv 15.22.


DEFENSOR POPULAR. O Exmo. Dr. Marvulle é um dos advogados do Amapá que mais protocola ACPs - Ações Civis Públicas e APs - Ações Populares em defesa dos direitos sociais, coletivos e difusos em favor da sociedade amapaense. Mais uma Ação dessas está vindo aí. Agora, contra o IBAMA, que não é a favor da produção de petróleo no Oiapoque/AP.
 
 
EVENTO INTERNACIONAL E LANÇAMENTO DE LIVRO. Participe. As inscrições começam no próximo dia 30 de outubro de 2024.
 
 
ACONTECEU ONTEM. Reunião do Grupo de WhatasApp.

            A Ativista Social Rozely Martins (Zap 96-99141-0990), que ficou conhecida por coordenar a Frente pela Luta da PEC-47, que trata da Transposição dos Servidores dos Ex-Territórios, para o quadra da União, teve a ideia esta semana de criar um grupo de WhatsApp para discutir sobre a Exploração do Petróleo no Amapá.

            Então, chamou amigos para ajudarem na administração do grupo e começaram a convidar diversas pessoas da sociedade para, juntos, discutirem sobre os benefícios comuns que a Exploração/Produção do Petróleo pode proporcionar para o estado do Amapá.

            Assim, começaram a entrar no grupo gente de todos os segmentos da sociedade, tais como, pessoas do povo, da área do Direito, da Engenharia, da Aviação, estudantes universitários, professores, políticos, jornalistas, empresários, religiosos etc. O grupo já se expandiu até para o Instagram.

            Na verdade, o grupo de WhatsApp, denominado “A favor da exploração de petróleo - AP”, virou a sensação da semana do aplicativo citado e quase mil pessoas entraram no mesmo.

 
Até a próxima oportunidade.
 

 

 


 

 

 

 

sábado, 19 de outubro de 2024

Macapá tem 1º Batistério Público do Brasil

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 816 – 20.10.2024

Prefeito Furlan inaugura 1º Batistério Público do Brasil

                                                 Vídeo: Prefeito inaugurando Batistério 

 

            1. Furlan não para. Bem encerrou o pleito eleitoral e o Prefeito Furlan já retornou às suas atividades, trabalhando todo dia, de sol a sol, fiscalizando “in loco” os serviços públicos e inaugurando obras estratégicas e de grande envergadura para o município.

            Assim, ontem, 19 de outubro, dia em que se comemorava o aniversário do saudoso Pastor Oton Miranda de Alencar, que estaria completando 81 anos de idade, o Prefeitão inaugurou uma obra inédita no Brasil: O Batistério Público Municipal de Macapá.

            A construção é inspirada no Batistério do Rio Jordão, localizado as margens do rio de mesmo nome, que fica entre as cidades de Jerusalém e Jericó, em Israel, no continente asiático, numa região mundialmente conhecida como Oriente Médio.

            O Batistério brasileiro foi construído às margens do Rio Amazonas, o maior em volume de água do mundo. Não se tem notícia de outro batistério público no Brasil. Daí, o arrojo e a perspicácia do Prefeito Furlan, pois, viabilizou uma obra que colocará Macapá no mapa mundial do turismo religioso.

            O referido Batistério está localizado em frente à Capital Macapá, na região da Beira Rio, no bairro Cidade Nova. Lá as igrejas de todos os matizes cristãs poderão batizar seus novos fiéis em espaço adequado, equipado e destinado especialmente para este fim. Tal aparelho público vai resolver um dos maiores problemas litúrgicos enfrentados pelas igrejas, pois a maioria não tem batistério próprio e, quando possui, é local apertado, inadequado, muitas vezes instalado nos espaços dos púlpitos, o que gera muitos inconvenientes, pois, os batismos envolvem água, necessidade de local para trocas de roupas etc., o que deixa, muitas vezes, o evento do batismo muito incerto. 

            O Batistério Público inaugurado, erguido com recursos exclusivos do Tesouro Municipal, possui 1.060,50 metros quadrados de construção, incluindo uma praça, espaço para cultos religiosos, arquibancada com cobertura, alambrado, jardim, calçamento, além de vestiários com banheiro masculino e feminino. O ambiente também oferece um paisagismo para contemplação.

            O novo espaço público também conta com rampas acessibilidade e com uma estrutura de concreto especial para proporcionar a segurança durante o ato do batismo.

            Agora, com este Batistério Público, a realização dos batismos vai ganhar contornos de maior conforto eclesiástico e de grande satisfação popular.

            Parabéns ao prefeito Furlan por ter manifestado tal sensibilidade em atender esta importante demanda comunitária macapaense.

 

OS TRÊS HOMENAGEADOS: a) Frida Vingren: Lei Federal transformou sua data de nascimento, 09 de junho, no Dia Nacional da Música Gospel; b) Oton Alencar: O 1º Batistério Público do Brasil foi inaugurado no dia do seu aniversário, 19 de outubro; e c) Adna Ferraz: A Praça do Batistério recebeu o seu nome: Praça Pastora Adna Ferraz. 

            2. É sanciona lei que institui o Dia Nacional da Música Gospel. O Dia Nacional da Música Gospel passará a ser celebrado, anualmente, em 9 de junho. A nova lei foi sancionada na última 3ª, 15 de outubro de 2024.

            A proposta da lei é destacar a presença da música gospel na cultura e na religiosidade de milhões de brasileiros, além de valorizar esse gênero como uma importante manifestação cultural, reconhecendo a sua contribuição para ampliar a riqueza e a identidade musical do país.

            A criação de uma data comemorativa permitirá celebrar esse estilo de música, além de promover eventos e iniciativas que evidenciem sua influência para aumentar o bem-estar emocional e espiritual dos ouvintes. Estudos indicam que a exposição à música gospel contribui para a manutenção da saúde mental e o fortalecimento da fé das pessoas.

            Desde sua chegada ao Brasil, a música gospel não apenas conquistou um vasto público, mas também passou a fazer parte das tradições culturais do país. O resultado foi a transformação desse gênero musical em um pilar significativo da indústria fonográfica brasileira.

            O dia escolhido para a celebração faz referência ao nascimento da missionária sueca Frida Vingren (1891-1940). Ela também foi cantora e compositora, e responsável pela criação de diversos hinos religiosos.

            Segundo dados do aplicativo Spotify, em 2023, houve um aumento de 46% no número de ouvintes de música gospel. Ao mesmo tempo, no YouTube, foi o estilo mais procurado em 2022 em grande parte das regiões Norte e Nordeste. Fonte: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Inauguração de Batistério Público interliga Macapá a Israel com local espiritual semelhante.

2- Pastora Frida Vingren e Pastor Oton Alencar foram homenageados no Batistério e na Lei Gospel.

3- Lei federal insere música gospel no acervo cultural brasileiro para todos os fins.

GESTÃO

Conselho Estadual de Pastores: Qual a função social?

            O Conselho Estadual de Pastores do Amapá é uma organização religiosa de natureza interdenominacional, pessoa jurídica privada e supra-eclesiástica; é uma entidade civil com fins não econômicos, de duração por tempo indeterminado, e tem por objeto precípuo promover em todos os sentidos os interesses constitucionais e institucionais das lideranças eclesiásticas evangélicas do Estado do Amapá, em face do Estado laico e da liberdade religiosa componentes do conjunto de direitos humanos fundamentais garantidos, mormente pelo preâmbulo e os artigos 5º, 19 e outros da atual Constituição Republicana brasileira e pelos tratados internacionais que versam sobre direitos humanos.

            O Conselho Estadual de Pastores não se confunde com as convenções de pastores, ministérios ou igrejas, pois possui legitimidade específica para defender perante a sociedade e autoridades constituídas as prerrogativas e imunidades constitucionais e legais de todos os pastores, o estado laico e a liberdade religiosa das agremiações cristãs, independentemente de serem filiados/as ao mesmo.  

 

ESPECIAL

Direito & Cidadania. O petróleo na CF/1988 - 7ª Parte. Chegamos ao artigo 177, que é o principal dispositivo constitucional sobre o tema petróleo. Vejamos os três parágrafos iniciais deste artigo.

“§1º A União poderá contratar com empresas estatais ou privadas a realização das atividades previstas nos incisos I a IV deste artigo observadas as condições estabelecidas em lei. §2º A lei a que se refere o §1º disporá sobre: I- a garantia do fornecimento dos derivados de petróleo em todo o território nacional; II- as condições de contratação; e III- a estrutura e atribuições do órgão regulador do monopólio da União; §3º A lei disporá sobre o transporte e a utilização de materiais radioativos no território nacional.”.        

            Estes dispositivos foram alterados em 1995, com a Emenda Constitucional nº 9, que entrou para a história, pois flexibilizou o monopólio da União sobre o petróleo. Entretanto, vale observar que tal flexibilização foi parcial, ou melhor, superficial, pois referiu-se apenas e tão somente à exploração e à produção (E&P). O monopólio sobre a propriedade do petróleo continuou intacto. Continuaremos na próxima oportunidade.

 

REFLEXÃO

Tema: A Bíblia e a justiça intergeracional – 1ª parte

            Diz Ec 1.4: “Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.”.

            O que é uma geração? A priori, geração é um termo polissêmico, pois possui diversos significados. Aqui para a nossa abordagem, utilizaremos aquele conceito que diz tratar-se de um grupo de pessoas nascidas em uma mesma época, formadas por um contexto histórico específico e que influenciam(ram) de forma benéfica ou maléfica o seu tempo para a busca de uma sociedade melhor ou ruim. Não há consenso quanto à periodicidade de uma geração, as ideias dos estudiosos variam entre uma e três décadas.

            A Bíblia é rica em versículos sobre as gerações humanas. Isto nos mostra que Deus tem grande cuidado com o presente e o futuro dos seres humanos. Mas, Deus também repreende gerações ruins. Vejamos algumas passagens bíblicas sobre esta temática: 1ª Pedro 2.9: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus...”; Lucas 1.50: “A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração.”; Salmo 90.1: “Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração.”.

 

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letras J, L e P: Instruindo o povo do Amapá para novos tempos que se aproximam.

            Jazida: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, XI, é “reservatório ou depósito já identificado e possível de ser posto em produção;”.

            Lavra ou Produção: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, XVI, é o “conjunto de operações coordenadas de extração de petróleo ou gás natural de uma jazida e de preparo para sua movimentação;”.

            Lei do petróleo. É o nome popular da Lei Federal nº 9.478, de 06.08.1997. Ela “Dispõe sobre a política energética nacional, as atividades relativas ao monopólio do petróleo, institui o Conselho Nacional de Política Energética e a Agência Nacional do Petróleo e dá outras providências.”.

                        Pesquisa ou Exploração: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, XV, é o “conjunto de operações ou atividades destinadas a avaliar áreas, objetivando a descoberta e a identificação de jazidas de petróleo ou gás natural;”.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA 

ENCERRA HOJE, 20.10.24, UMA DAS MAIORES CONFERÊNCIAS DE 
MISSÕES DA ZONA NORTE DE MACAPÁ 
O evento ocorre desde o dia 18.10.24, na 6ª feira, que a Congregação Shallon, Sede da Assembleia de Deus – Ministério Internacional, presidida pelo Casal de Pastores Lourenço Filho e Selma Rodrigues, localizada na Zona Norte da Capital Macapá/AP, Bairro Novo Horizonte, na Av. Antonio Vidal Madureira, nº 2297, entre as ruas João de Deus e Maria da Silva;  
A preletora do 1º dia, 18, foi  a Pastora Marra Barros, da AD – A Pioneira (T. Central). Este Culto de Abertura teve a participação especial dos Sósias Oficiais no Amapá de Daniel Berg (Pr. Loffreda), Gunnar Vingren (Pr. Valdeci Borges)  e de Clímaco Bueno Aza (Pr. Kleyzer Bruce). Também das pastoras Elizama Alencar e Áurea Tito, dentre tantos.
Na 2ª noite, 19.10, no grande Culto do Sábado, o preletor foi o Reverendo Bispo Francisco Chagas, presidente da Assembleia de Deus – Ministério Igreja de Jesus Cristo. Na oportunidade, diversas lideranças eclesiásticas abrilhantaram o evento.
 Hoje à noite, 20.10, a partir das 19h, no Culto de Encerramento, ministrará ministrará a Pastora Elenilda Brasil, da AD – A Pioneira da Zona Sul da Capital. Para o louvor, foi convidada a Cantora Joelma Cruz, da AD Pioneira.
Aqui fica o Convite. Venha participar da conclusão deste grande Congresso Missionário. Venham abrilhantar nossa programação. Nosso Contato: (96) 99913-3777.
 
 
VISITA ESPECIAL. Pr. Besaliel Rodrigues, do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, em visita ao Pr. José Carlos (C), presidente da Igreja Batista Novo Horizonte, no Distrito Federal, localizada na DF 150, Km 5, região geográfica de Ceilândia/DF.
 
 
BANCADA FEMININA. Assista a entrevista da Prª. L[eia Pelaes, a Vereadora mais votada em Macapá, nas Eleições 2024, concedida ao Programa Bancada Feminina da Rádio da Assembleia Legislativa do Estado. Link abaixo.

 

ESTÁ CHEGANDO LIVRO NOVO AÍ.

 

Até a próxima oportunidade.

 






sábado, 12 de outubro de 2024

Balanço Final: De cada 10 eleitores, quase 9 votaram no Furlan

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 815 – 13.10.2024

Balanço Final: De cada 10 eleitores, quase 9 votaram no Furlan

            1. Furlan se reelegeu prefeito com votação de governador. Comparando o resultado da eleição municipal deste ano com a eleição estadual de 2022, em tese, o Prefeito Furlan teve, em apenas um município, a mesma votação que o atual governador teve nos 16 municípios de todo o estado.

            Várias leituras poderão ser feitas deste resultado. A mais óbvia é a profunda insatisfação que o povo está sofrendo com a atual classe política amapaense.

            Ao contrário do que vinha acontecendo, o Dr. Furlan vem exercendo o seu governo da forma como deve ser, ou seja, andando em meio à comunidade, resolvendo os problemas coletivos de forma ágil e efetiva, aplicando o dinheiro público com responsabilidade, evitando o fisiologismo e ficar rodeado de bajuladores, combatendo qualquer foco de corrupção que apareça etc.

            Então, não é nenhuma novidade que é isso que o eleitorado quer. Assim, para o bom entendedor, o resultado da eleição demonstra explicitamente que o povo já deseja é o Furlan governador.

 

2. Repercussão nacional. Todas as redes de comunicação social do Brasil destacaram a estrondosa vitória da reeleição do Prefeito Furlan em Macapá. Inclusive, já estamos sabendo que este fato vai virar livro, pois isto nunca aconteceu em nenhuma Capital de estado do país.

            Muitos jornalistas comentaram que uma das principais lições da vitória de Furlan é a de que o povo não está suportando mais eleger “políticos profissionais”, fisiologistas, patrimonialistas, que demoram demais em fazer as obras e os serviços públicos que tanto a população precisa, que são “ratos” de gabinetes, que somente interagem com o povo em período eleitoral. Hoje, na “era da informação”, com a massificação das mídias sociais, principalmente as visuais, que viralizam diversos temas cotidianamente, o cidadão tem o assunto que quiser na palma de sua mão. Então, por meio destas ferramentas tecnológicas, o eleitor sabe se o político é verdadeiro ou mentiroso apenas pela observação da expressão do rosto, da fala, da postura corporal etc.

            Furlan foi sábio. Evitou tais vícios da política velha e conquistou o coração do eleitorado.

 

            3. Evangélicos e católicos são todos Furlan. Com base no resultado das eleições, deduz-se que quase todos os evangélicos e católicos votaram pela reeleição do Furlan, pois o prefeito trata a todos com a mesma medida e com o mesmo respeito. Assim, o Furlan que constrói a 1ª Praça da Bíblia, negligenciada pelos “políticos profissionais” há mais de trinta anos, é o mesmo que constrói o santuário da Praça do bairro Santa Rita e o 1º Batistério Público do Brasil, local onde as igrejas realizarão os sacramentos de seus fiéis. Com apenas esse detalhe, o Prefeito Furlan ensina para todos que governante não tem religião; governante tem eleitores cidadãos. Aí, o resultado não pode ser outro.

 

            4. Bancada Evangélica. Nunca uma bancada parlamentar evangélica funcionou na Câmara de Vereadores de Macapá. Agora, com quase dez vereadores se dizendo evangélicos, vamos ver se os mesmos, de forma suprapartidária, calibrarão seus interesses pessoais e partidários, se unirão pela causa maior: a defesa dos valores ancorados na santa e bendita palavra de Deus, pois, diz o Salmo 33.12, “Feliz é o povo cujo Deus é o Senhor...”.

 

5. Comenda do Conselho Estadual de Pastores. Devido à vitória histórica, respaldada pela votação gigantesca que o Furlan obteve em sua reeleição, o Conselho Estadual de Pastores do Amapá emitiu a Comenda Institucional de Honra ao Mérito ao Prefeito reeleito Antonio Furlan, como forma de homenagem pública e de registro histórico nos anais da Instituição. 

 

            6. Consolidando protagonismo. Lideranças dos diversos ministérios (ramificações) das Assembleias de Deus em Macapá como, por exemplo, os pastores Dimas Leite Rabelo (AD Zona Norte), Luiz Fernandes (AD Avivamento), Lourenço Filho (AD Internacional) e tantas outras lideranças assembleianas ligados ao Conselho Estadual de Pastores estão entendendo, com o resultado das eleições 2024, que a união política entre si é muito melhor do que serem ou permanecerem cooptados pelos “políticos profissionais” do Amapá, que somente visam o benefício próprio com base nos votos da comunidade protestante pentecostal. Assim, pelo resultado das eleições macapaenses deste ano, tudo indica que o protagonismo da cidadania evangélica está voltando a se consolidar. Afinal, uma pastora assembleana foi a mulher vereadora mais bem votada no pleito da Capital do Estado do Amapá.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- A frase que já entrou para a história: “A cada dez eleitores, quase nove votaram no Furlan”.

2- A imprensa brasileira noticiou ostensivamente o recorde de votos que o Furlan teve.

3- O Conselho Estadual de Pastores expediu Comenda de Mérito pela vitória de Furlan.


GESTÃO

Aprendendo sobre liderança desde cedo.

Aniversário da Ana Raquel: Hoje, domingo, 13.10.24, é o aniversário da abençoada jovem Ana Raquel, filha do advogado, pastor e professor Besaliel Rodrigues.

            Raquel, como é chamada pela família, nasceu em Macapá. É irmã de André Victor e tem os avós maternos José Maria e Maria Ruth e avós paternos Lourenço Rodrigues (in memoriam) e Maria Soares.

            Ela estuda na Escola Visconde de Mauá, ligada ao Sistema SESI. E mais, aos 14 (quatorze) anos matriculou-se no Curso de Teologia da EETAD – Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus no Brasil – Núcleo 176 – Macapá, tornando-se uma das alunas de Teologia mais novas do Amapá e do Brasil.

            O pai da aniversariante, que está em Brasília, pois é docente do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá, se dedicado aos trabalhos de pesquisa de sua tese de doutorado em Direito do Petróleo, disse: “Raquel muito me alegra, pois gosta muito de ler. Puxou pra mim, rsrsrs. É a filha que veio sob medida.”. Arrematou: “Parabéns, filha e prospere bastante na face da Terra. Te amo!”.

 

ESPECIAL

Direito & Cidadania.  O petróleo na CF/1988 - 6ª Parte. Chegamos ao artigo 177, que é o principal dispositivo constitucional sobre o tema petróleo. Este preceito constitucional pode ser cognominado de “Estatuto Constitucional do Petróleo brasileiro”, pois regulamenta o assunto em sua essência. Vejamo-no:

            CF, “Art. 177. Constituem monopólio da União: I- a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos; II- a refinação do petróleo nacional ou estrangeiro; III- a importação e exportação dos produtos e derivados básicos resultantes das atividades previstas nos incisos anteriores; IV- o transporte marítimo do petróleo bruto de origem nacional ou de derivados básicos de petróleo produzidos no País, bem assim o transporte, por meio de conduto, de petróleo bruto, seus derivados e gás natural de qualquer origem; V- a pesquisa, a lavra, o enriquecimento, o reprocessamento, a industrialização e o comércio de minérios e minerais nucleares e seus derivados, com exceção dos radioisótopos cuja produção, comercialização e utilização poderão ser autorizadas sob regime de permissão, conforme as alíneas b e c do inciso XXIII do caput do art. 21 desta Constituição Federal.”. Continuaremos na próxima oportunidade.

 

REFLEXÃO

Tema: A Igreja como exército com bandeiras.

            No livro de Cantares 6.4, a Bíblia fala, de forma mística e ilustrativa, das três fases do desenvolvimento da Igreja: 1) A fase Tirza (deserto); 2- A fase Jerusalém (terra prometida); e 3- A fase Exército com bandeiras (nação consolidada).

            O 1º período “Tirza”, nome de uma das filhas de Zelofeade, personagem representante do povo que caminhou pelo deserto, representa a fase inicial de um trabalho, com poucos crentes, poucos recursos etc.

            O 2º período “Jerusalém”, diz da igreja que já alcançou um patamar mediano, onde já paga um “salário” para o pastor, o templo central é prédio próprio e climatizado, algumas congregações já estão funcionando, a igreja tem um transporte, tem alguns membros influentes etc.

            No 3º período “Exército com bandeiras”, a igreja cresceu e é influente, a liderança é altamente preparada, têm incontáveis membros dizimistas, os políticos a respeita, os membros são bem empregados: professores, servidores públicos, magistrados, médicos, advogados, o patrimônio é todo organizado etc.

 

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra I: Instruindo o povo do Amapá para os novos tempos que se aproximam.

            Indústria do Petróleo: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, XIX, é “conjunto de atividades econômicas relacionadas com a exploração, desenvolvimento, produção, refino, processamento, transporte, importação e exportação de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos e seus derivados;”.

            Indústria de Biocombustível: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, XXVIII, é o “conjunto de atividades econômicas relacionadas com produção, importação, exportação, transferência, transporte, armazenagem, comercialização, distribuição, avaliação de conformidade e certificação de qualidade de biocombustíveis;”.

             Indústria Petroquímica de Primeira e Segunda Geração: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, XXVI, é o “conjunto de indústrias que fornecem produtos petroquímicos básicos, a exemplo do eteno, do propeno e de resinas termoplásticas.”.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES DA SEMANA

CONVITE ESPECIAL. ACONTECERÁ NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA
CONFERÊNCIA ANUAL DE MISSÕES 
I- Data e local: Acontecerá nos próximos dias de 18 a 20 de outubro de 2024, na Congregação Shallon, Sede da Assembleia de Deus – Ministério Internacional, presidida pelo Casal de Pastores Lourenço Filho e Selma Rodrigues, localizada na Zona Norte da Capital Macapá/AP, Bairro Novo Horizonte, na Av. Antonio Vidal Madureira, nº 2297, entre as ruas João de Deus e Maria da Silva;  
II- Preletores: No 1º dia, 18.10, às 19h, ministrará no Culto de Abertura a Pastora Marra Barros, da AD – A Pioneira (T. Central), com a participação especial dos Sósias Oficiais no Amapá de Daniel Berg e de Clímaco Bueno Aza; no 2º dia, 19.10, no grande Culto do Sábado, será a vez da preleção do Bispo Francisco Chagas, presidente da Assembleia de Deus – Ministério Igreja de Jesus Cristo; e no 3º dia, 20.10, domingo de encerramento, pregará a Pastora Elenilda Brasil, da AD – A Pioneira da Zona Sul da Capital;  
III- Louvor: Além das atrações locais, foi convidada a Cantora Joelma Cruz, da AD Pioneira, estará abrilhantando este grande evento de Missões;  
IV- Convite Especial: Você e todos são convidados de honra. Venham abrilhantar esta programação. Confirmem presença pelo Zap (96) 99913-3777.
 
 
CULTO EM AÇÕES DE GRAÇAS. Aconteceu na 3ª feira passada, 08.10.2024, das 19 às 22h, na Catedral Estadual da Assembleia de Deus no Amapá, o Culto de Ações de Graças pela eleição da Pastora Léia Pelaes como a Vereadora campeã de votos da Capital nas Eleições 2024.
Na oportunidade, o Pastor Iaci Pelaes, presidente da Igreja, agradeceu a todo o ministério e membresia e demais lideranças de outras denominações pelo apoio no pleito e pelo voto de confiança recebidos.
 
 
LÍDER DA OMEAP - ORDEM DOS MINISTROS EVANGÉLICOS DO AMAPÁ
Promove na Igreja que pastoreia Culto em Ações de Graças pela Vitória da Pastora Léia Pelaes como a Vereadora mais votada de Macapá em 2024.
 
 
 
O CONSELHO ESTADUAL DE PASTORES DO AMAPÁ
Também entregará Voto de Louvor à Pastora Léia Pelaes
Pelo grande êxito alcançado nas Eleições de Macapá em 2024.


DIA DAS CRIANÇAS - 12 de Outubro. Data celebrada em todas as Igrejas Evangélicas, o destaque deste ano ficou com a Congregação Salmo 116, bairro Novo Horizonte, filial da Assembleia de Deus do Avivamento, presidida pelo Reverendo Pastor Luiz Fernandes.
Parabéns a toda a Equipe Organizadora, destacando os nomes das Irmãs Roneris Ramos dos Santos, Ana Clara e Beatriz, a Bia do Elcivan. Amém!
 
 
Até a próxima oportunidade.



 

 

 

 

ARTIGO DESTAQUE

Os benefícios do movimento evangélico no Brasil

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 843 – 27.04.2025 Os benefícios do movimento evangélico no Brasil A Gazeta do Pov...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES