Redes Sociais

sábado, 28 de dezembro de 2024

Creia: 2025 será o melhor ano de sua vida na face da Terra.

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 826 – 29.12.2024

Adeus ano velho... a Deus Ano Novo...

            1. Consagrando o Ano de 2025 a Deus: Contagem regressiva. Faltam menos de 72 horas para o ano de 2024 se encerrar. Então, já podemos começar a consagrar a Deus o novo ano que se aproxima. Cremos que 2025 será um ano repleto de bênçãos e de conquistas. Desejamos a Você e Família um novo ciclo de vitórias em todos os aspectos de sua vida. Oferecemos a Você o que está escrito em Jeremias 17.7-8: "Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".

            2. Agradecendo por 2024: Desafio. Faça uma lista com três coisas boas que aconteceram com Você nos seguintes aspectos de sua vida: Vida espiritual, Vida familiar, Vida financeira e Vida profissional. Depois, agradeça a Deus por ter lhe concedido estas doze bênçãos. Leia o Salmo 103.

            3. Marcha para Jesus em Oiapoque/AP. No sábado, dia 21.12.24, foi realizada a Marcha para Jesus, no município de Oiapoque, sob a temática: O poder da igreja que irá! O evento foi dinâmico e abençoado, pois contou com a participação de pessoas de diversas denominações, que unida com a Associação Marcha para Jesus de Oiapoque - AMPAJO, Associação de Pastores de Oiapoque e a Associação Marcha Liberta Amapá, realizou o evento que moveu o mundo espiritual de Oiapoque com diversos Atos Proféticos, Louvor e Adoração ao Senhor dos Senhores e Rei dos Reis. Na oportunidade, a Chave da Cidade foi entregue para o Povo de Deus, num ato profético. Também, foi realizada a posse das diretorias da AMPAJO e da Associação de Pastores. Por fim, ficou acertado que para o ano que vem haverá a realização de duas Marchas para Jesus em Oiapoque: Uma na sede do município e outra em uma das aldeias indígenas. A organização do evento agradece a Deus, assim como a todos os organizadores locais, além dos apoiadores, inclusive a imprensa (TV Amapá, Programa Bronca Pesada e Programa Sabadão com Deus).

            4. Pastor Rodrigues Brito, Um Obreiro Polivalente. O Pastor Benedito Brito , conhecido como Pastor Rodrigues Brito, é o Aniversariante Destaque da Semana. Nasceu em Macapá/AP, em 26 de dezembro de 1960 e é filho do Casal Orlando Pedro e Raimunda Brito Souza. É casado com a Missionária Célia , com quem tem quatro filho.

            Na vida secular, Rodrigues Brito é servidor público federal, bacharel em Direito e Cerimonialista Eclesiástico, o mais conhecido de todo o Estado do Amapá.

            Na vida acadêmica, é Acrosticista e Membro da Academia de Letras ALEA, cujo patrono de sua Cadeira é, nada mais nada menos, que Clímaco Bueno Aza, o missionário que trouxe a Igreja Evangélica às terras tucuju. Inclusive, o Pastor Rodrigues Brito foi um dos poucos, até hoje, a fazer uma homenagem digna e importante à memória de Clímaco Bueno Aza.

            Na vida ministerial, Rodrigues Brito já foi auxiliar, diácono, presbítero, evangelista, líder geral da Missão Jovem etc. Por sua brilhante carreira de obreiro, foi ordenado a pastor da CONFRADAP – Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Amapá. Ainda, é o atual 2º Secretário da Mesa Diretora da Igreja e o 1º Secretário da Mesa da Convenção, isso, há décadas.

            Por fim, vale registrar que o Pastor Rodrigues Brito possui quatro características indeléveis, conhecidas por toda a Igreja. É um Obreiro que possui empatia, resiliência, criatividade e é polivalente. Parabéns Pastor Rodrigues Brito por mais um aniversário.

            5. Fim de Ano. Cuidado com sua generosidade X oportunistas de fim de ano. Diz Provérbios 11.25: “A alma generosa engordará, e o que regar também será regado.”. Este raciocínio bíblico não bate com o raciocínio humano, secular, capitalista. Para quem não cultiva o cristianismo, esta história de generosidade não tem sentido, pois para eles, cada pessoa deve se virar por si só e viver a sua realidade etc.

            Mas, seguindo o exemplo de Deus, somos chamados a sermos generosos e doadores, sem olhar a quem (Mateus 6.3) e independentemente de explicações inúteis, pois o exercício da generosidade deve ser um ato unilateral, praticado somente por quem sente a palavra de Deus em sua vida. A prática da generosidade é mais importante para quem dá que para quem recebe (Atos 20.35), pois, muitas vezes, quem recebe pode estar mentindo, enganando, sendo aproveitadora da sensibilidade de quem ajuda etc. Assim, Deus reage com cada um de acordo com a realidade de seu coração (Lucas 16.15-17).

            Então, diante deste cenário bíblico, não devemos acumular bênçãos, perdão, riqueza e oportunidades, sem auxiliar um ou outro desafortunado, mas sim, podemos ser canal de bênçãos para que outros possam usufruir desses dons, óbvio que tomando os cuidados necessários para não sermos manipulados ou ludibriados por pessoas oportunistas. Ao nos tornarmos mais parecidos com Deus, confiamos que Ele nos abençoa e nos capacita para ajudar outros. Amém.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Ano Novo. O nosso desejo é que 2025 seja o ano mais abençoado de sua vida e de sua família.

2- Pastor Mauro Fernando Parente coordenou o grande evento Marcha para Jesus em Oiapoque/AP.

3- Pastor Rodrigues Brito, um dos grandes expoentes do assembleanismo amapaense. Parabéns!

 

GESTÃO

            “Rei” David do Amapá completa 70 Anos. David Viégas Pinheiro, nascido em 29.12.1954, no município de Abaetetuba, estado do Pará, filho de Manoel da Costa Pinheiro e Maria Lázaro Viégas Pinheiro. David casou com Maria de Fátima Quaresma, com quem teve quatro filhos: Deoclécio, Diovana, Flavio e Dailza. O "Rei" David, como é chamado, completa hoje 70 Anos.

            David Viégas migrou com a família para o Amapá próximo da década de 1990 e se estabeleceu no Bairro Santa Inês. Juntamente com a esposa começou a empreender aqui no ramo da alimentação. Também, desde o início, no bairro citado, atuou na Congregação Filadélfia, dirigida por Raimundo Martins, ligada à Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, na época presidida pelo Pastor Otoniel Alves de Alencar, de saudosa memória.

            Com o passar do tempo os filhos cresceram, casaram e a família passou a tomar conta da Igreja Comunidade Internacional Família em Cristo (CINFEC), com sede estadual localizada na Av. Araucaria, n° 108, Bairro IPÊ, CEP 68.909-170, Macapá/AP.

            Hoje David Viégas Pinheiro e esposa são pastores da referida Comunidade. Parabéns!

 

ESPECIAL

Direito & Cidadania. Livro “Direito do Petróleo no Amapá – Vol. I”. Adquira no https://a.co/d/c3GaW4I. Esta Obra possui 5 – cinco capítulos: 1. Regime jurídico da propriedade do petróleo, de autoria do professor doutor Iaci Pelaes dos Reis, que também é promotor de justiça ligado ao Ministério Público do Amapá; 2. Aspectos socioeconômicos sobre a exploração do petróleo na costa do Amapá, de autoria de Charles Chelala e Claudia Chelala, Casal de professores pós-graduados da Universidade Federal do Amapá e renomados economistas no Amapá e autores de diversas obras; 3. As especificidades do direito ambiental do petróleo, de autoria do professor doutor Diego Moura de Araújo, que também é juiz de Direito ligado ao Tribunal de Justiça do Amapá; 4. A experiência da Noruega como parâmetro para a futura exploração e produção petrolífera no estado do Amapá, de autoria do professor mestre e doutor em Direito Besaliel, que também é advogado; e 5. Aspectos gerais da legislação brasileira do petróleo, de autoria do professor doutor Antonio Sabino da Silva Neto, diretor geral do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Federal do Amapá.

 

REFLEXÃO

Tema: A justiça intergeracional em três dimensões:

            Ao falarmos em justiça intergeracional, pelo menos três reflexões encontramos na literatura que versa sobre este assunto, a saber: a) Faz sentido defender a ideia de obrigações em relação aos membros das gerações futuras? Gerações que nunca serão nossas contemporâneas? b) Que lugar poderão os defuntos ocupar no contexto de uma teoria de justiça entre gerações? Este assunto só tem a ver com nossos contemporâneos e descendentes, ou envolve nossos antepassados? c) Se geração é um conjunto de indivíduos, como podemos ser responsáveis por ações ou inações de quem não existe? Tanto gerações anteriores e posteriores?

            Tais perguntas nos levam a refletir sobre a responsabilidade humana para com as gerações que se encontram em fim de ciclo quando chegamos e tomamos pé de nossa humanidade e para com as gerações que passam a brotar a partir de nós, além daquelas gerações das quais somos contemporâneos.

            No reino dos seres vivos, o ser humano é o único dotado de racionalidade e de capacidade para pensar sobre este assunto, por ter senso de ética e de discernimento necessário para o desenvolvimento de sua espécie.

 

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra A: AAAS. Sigla utilizada no Direito do Petróleo que significa “Avaliação Ambiental de Área Sedimentar”. Este instrumento componente do processo de licenciamento ambiental na área do petróleo foi instituído em 2012 e constitui uma importante ferramenta de gestão e planejamento ambiental, porque parte da premissa de avaliação ambiental estratégica e não apenas um empreendimento pontual. No caso, a AAAS poderia definir, em toda a região da Margem Equatorial, áreas consideradas “aptas”, “não aptas” e em “moratória” à extração do petróleo e gás.

              A portaria interministerial MAE/MME nº 198/2012, que criou a AAAS, expressa em seu art. 27 que, “enquanto não forem realizadas as AAAS, o planejamento da outorga de blocos exploratórios de petróleo e gás natural será subsidiado por manifestação conjunta dos Ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente” (MMA-MME, 2012). Essa determinação foi observada na 11ª rodada de licitação/2013, que resultou na outorga do bloco FZA-M-59. Saiba mais em CHELALA, Charles et. al. In Direito do Petróleo no Amapá – Vol. I, Brasília/DF: IBEPOS / Editora Os Semeadores, 2024/25, pgs. 92-94.
 
OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA
 
 
PASTORA MARIA FESTEJA NATAL EM BRASÍLIA. A Pastora Maria Soares, por questões de agenda de família, celebrou o Natal 2024 e receberá o Ano Novo de 2025, em Brasília, Capital do Brasil. Curiosidade: Sua única filha, Pastora Kelly Rodrigues, faz aniversário no Dia de Natal. Os nossos parabéns à Pastora Kelly por mais um ano de vida. Dedicamos à aniversariante o Salmo 103.

 

LOURRANE, A SUCESSORA. Fez aniversário esta semana a Jovem Lourrane Rodrigues, que é filha, nada mais, nada menos, de Lourenço Filho e Selma Queiroz. Este Casal, além de Ministros do Evangelho, presidentes da AD Internacional – Sede: Jeovah Shallon, também são donos empreendedores da Autoescola Shekinah, com Agências em Macapá e Tartarugalzinho, da Só Multas – Sucursal Macapá, do Coworking “Escritórios Combinados”, do Escritório de Advocacia “Lourenço Filho – OAB/AP 686” e de uma mini-usina de Energia Solar. E o Casal ainda tem mais um filho chamado Lourenço Neto. Parece que o negócio trata-se de uma dinastia abençoada. Parabéns.

 

ANIVERSARIANTE DA SEMANA. Pastor Rodrigues Brito, uma das principais lideranças históricas e proeminentes da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá. Parabéns.

 

MARCHA PARA JESUS EM OIAPOQUE/AP. Realizada na Fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, em parceria com diversas associações daquela municipalidade.

 

POESIA “VELHO TRAPICHE”. De autoria de Besaliel Rodrigues, foi publicada em 1996, em seu livro de poemas intitulado “Nossa Terra...”, na página 18, na 2ª Sessão da Obra, dedicada a poesias referentes a temas amapaenses. A publicação teve a apresentação de Antônio Ildegardo Gomes de Alencar, amigo do autor. Nota: Ildegardo é odontólogo, advogado e ex-vice-governador do Amapá, hoje residente em Brasília-DF.

 

AÇÃO HUMANITÁRIA NO LOTEAMENTO AMAZONAS. A pedagoga, professora e pastora Darlene Moura, da AD – A Pioneira e da Convenção CONFRADAP, presidida pelo Pastor Iaci Pelaes, tem se destacado na região Norte de Macapá, mormente no Bairro Loteamento Amazonas, por sua voluntariedade e altruísmo. Neste fim de ano, resolveu liderar uma ação humanitária no referido bairro, em prol das crianças carentes do local. Assim, promoveu, com a ajuda de amigos, momentos de satisfação e de alegria para a criançada daquele lugar. Parabéns!

 

Até a próxima oportunidade.

sábado, 21 de dezembro de 2024

Igreja Católica também muda de presidente no Estado do Amapá

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 825 – 22.12.2024

Dois anos depois da Assembleia de Deus, Igreja Católica também muda de presidente no Estado do Amapá

            1. Estado do Amapá e a troca das duas principais lideranças do Cristianismo tucuju. Depois da sucessão de líderes na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD-AP), a maior agremiação protestante do estado quando, em 20.11.2022, o Pastor Oton Miranda de Alencar se jubilou aos 79 anos e passou o cajado ao Pastor Iaci Pelaes, de 57 anos, agora foi a vez da ICAR-AP – Igreja Católica Apostólica Romana, com o Bispo Pedro Conti se jubilando aos 75 anos e entregando a presidência da Diocese amapaense ao novo Bispo Antônio de Assis, de 58 anos de idade. A Diocese do Amapá é subordinada à Arquidiocese de Belém do Pará, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Alberto Taveira Correa, de quem o Bispo Antonio de Assis era auxiliar.

            2. Dom Pedro Conti. Duas décadas dedicadas ao Amapá. O Bispo Diocesano Pedro Conti nasceu em 10.10.1949. Antes de vir a Macapá, foi Bispo em Conceição do Araguaia/PA. Depois, presidiu a ICAR amapaense por vinte anos (2004-2024). Pedro Conti, além de sacerdote, é filósofo e teólogo.

            3. Relação com os evangélicos. De acordo com os historiadores, desde a chegada em terras tucuju, em 1916, os evangélicos sempre tiveram relação tensa com os bispos católicos locais. Mas, com Pedro Conti tudo foi muito diferente, pois o mesmo cultivou excelentes relações eclesiásticas e interpessoais com a Igreja Coirmã Evangélica, pois, livre de bairrismos e consciente de sua missão sacerdotal, tratou a todos com o mais alto respeito cristão.

            Três momentos históricos tornaram-se indeléveis nesta relação amistosa do Bispo Católico com a Comunidade Evangélica, a saber:

            a) O encontro do século. Aconteceu em Macapá, na Sede da Cúria Diocesana, em 4 de dezembro de 2017, às 15 horas, quando o Bispo Católico Dom Pedro Conti com o Bispo Evangélico Pastor Oton Alencar, que estava acompanhado dos pastores Dimas Leite e Gesiel Oliveira. A reunião foi motivada pelo Papa Francisco que orientou seus líderes de todo o Brasil a convidarem as lideranças evangélicas para participarem da Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema era o enfrentamento à violência em todos os sentidos que grassa no país.

            Mas, o fato que chamou a atenção foi o do encontro acontecer um século depois do encontro do Padre Júlio da ICAR com o Missionário evangélico Clímaco Bueno Aza da IEAD, em 1916/17. Lá atrás houve um clima de beligerância entre os dois sacerdotes cristãos, provocado pelas circunstâncias históricas da época; hoje, o ideal da busca pela paz cristã prevaleceu. Isto demonstra como os tempos mudam e as lideranças agora compreendem que é por meio da união que vem a força para enfrentar as mazelas que insistem em querer destruir nossa sociedade. Parabéns bispos! Fonte: Jornal A Gazeta, Coluna Tribuna Crista nº 471, de 17.12.2017.

            b) Retribuindo a visita. Novamente os bispos evangélico e católico se encontram, agora na sede da Assembleia de Deus – A Pioneira, em 6.1.18. Agora, o Bispo Pedro Conti foi ao Templo dos Protestantes reafirmar o convite para parceria religiosa contra a escalada da violência, em todos os sentidos, no seio da sociedade, tema da Campanha da Fraternidade daquele ano. Fonte: Jornal A Gazeta, Coluna Tribuna Crista nº 473, de 14.01.2018.

            c) Bispo Conti na inauguração da Catedral Evangélica. A Inauguração da Nova Catedral Evangélica do Estado do Amapá aconteceu no Dia do Evangélico. A Assembleia de Deus no Amapá inaugurou sua Nova Catedral na última 5ª feira, 30 de Novembro, no Dia do Evangélico (Lei Estadual nº 827/2004). A programação começou pela manhã, com a “Marcha do Povo de Deus”, que saiu da Fortaleza de Macapá, local onde aportou o Missionário Clímaco Bueno Aza, o primeiro a trazer a semente do evangelho às terras tucuju.     À noite, sob a Coordenação do Presidente da Igreja Pastor Iaci Pelaes dos Reis e esposa Pastora Léia Pelaes, na Nova Catedral, localizada na Rua Tiradentes com a Avenida Presidente Vargas, realizaram-se os eventos oficiais, que contaram com a presença de uma multidão de membros, congregados e lideranças da Igreja Anfitriã e de inúmeras autoridades civis, políticas, militares e eclesiásticas, a saber: Pastor Samuel Câmara, Presidente Nacional da Assembleia de Deus no Brasil, acompanhado do filho Phelipe Câmara; Ministro de Estado Waldez Góes, representando a Presidência da República; Governador do Estado Clécio Luiz; Dom Pedro Conti, Bispo Estadual da Igreja Católica, acompanhado do Padre Francivaldo... Fonte: Jornal A Gazeta, Coluna Tribuna Crista nº 770, de 03.12.2023.

            4. Líder evangélico saúda no Bispo Católico. O Advogado e Reverendo Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, cumprimenta publicamente a chegada do novo líder estadual católico ao Amapá. Disse: “Esperamos que o Bispo Antônio de Assis tenha o mesmo perfil sacerdotal de relacionamento eclesiástico que teve Dom Pedro Conti, que passou vinte anos aqui de plena cadência e elegância pastoral, mormente em relação à Assembleia de Deus e o Bispo Oton Alencar, recém-falecido.”. E arrematou: “Desejamos a Dom Antônio um profícuo mandato sacerdotal em terras tucuju”.

DESTAQUES DA SEMANA

1- Em 2017 o Bispo Católico Dom Pedro Conti recebe visita do Bispo Oton Alencar na Cúria Diocesana.

2- Em 2019 o Bispo Evangélico Oton Alencar recebe em seu Templo a visita do Bispo Dom Pedro Conti.

3- Em 2023 o Bispo Dom Pedro Conti prestigia a inauguração da maior Catedral Evangélica do Amapá.

GESTÃO

            4. Novo Bispo Estadual da ICAR-AP. Dom Antônio de Assis Ribeiro nasceu no município de Capitão Poço/PA em 26.07.1966, filho de Hipólito dos Santos Ribeiro (falecido) e Domingas de Assis Ribeiro. Ligado à Congregação dos Salesianos e auxiliar do Arcebispo Metropolitano Taveira de Belém do Pará, foi nomeado pelo Papa Francisco para assumir a ICAR-AP em 18.12.2024, em substituição a Dom Pedro Conti.

            Dom Antônio de Assis, além de sacerdote, é filósofo e um dos principais líderes de jovens da CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. Sua posse como o maior líder da Diocese em Macapá está prevista para o dia 22.02.2025.

            O Reverendo Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, cumprimenta publicamente a chegada do novo líder estadual católico ao Amapá, desejando ao mesmo um profícuo mandato sacerdotal em terras tucuju. Mais informações biográficas de Dom Antônio de Assis, ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_de_Assis_Ribeiro.

ESPECIAL

Livro “Teologia das Cartas Paulinas”. As treze Cartas de Paulo comentadas em um único volume. O mercado editorial teológico luso-brasileira acaba de ganhar mais uma Obra esplêndida. Trata-se do Livro “Teologia das Cartas Paulinas”, que tem como Coordenador Geral o Reverendo Pastor José Roberto dos Santos, teólogo dos mais proeminentes da atualidade brasileira. O referido Compêndio foi produzido sob o selo da Editora Os Semeadores, uma das melhores do Brasil no seguimento gospel, sediada em Brasília/DF.

            Autoria: Onze pastores do Brasil e de Portugal se reuniram para escrever a Obra Teológica “Teologia das Cartas Paulinas”. São eles: 01. Besaliel Rodrigues; 02. Éder Santos; 03. David José Xavier; 04. José Roberto dos Santos (Coord. Geral); 05. Rodrigo Urcino dos Santos; 06. Éder Machado; 07. Daniel Deusdete Araújo Barreto; 08. Marco Antonio Silva Campos; 09. Paulo Gomes; 10. Samuel Martins; E 11. Edimar Ribeiro da Silva.

            Conteúdo: Esta Obra Teológica é inédita na CPLP – Comunidade Internacional dos Países de Língua Portuguesa e no Mundo, pois trás uma abordagem ímpar e instrumental sobre todas as epístolas escritas pelo Apóstolo Paulo, o 2º principal personagem do Novo Testamento e da história do Cristianismo mundial.

REFLEXÃO

Tema: A Bíblia e a justiça intergeracional – 8ª parte

            Versículos bíblicos sobre o tema “geração”: 1ª Pe 2.9: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”; Salmo 90.1: “Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração.”; Daniel 4.3: “Como são grandes os seus sinais! como são poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino eterno; o seu domínio dura de geração em geração.”; Salmo 78.4: “Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.”; Salmo 79.13: “Então nós, o teu povo, as ovelhas das tuas pastagens, para sempre te louvaremos; de geração em geração cantaremos os teus louvores.”; Êx 3.15: “Disse também Deus a Moisés: "Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus ante­passados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.”; Marcos 13.30: “Eu asseguro a vocês que não passará esta geração até que todas estas coisas aconteçam.”.

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra P: Participações governamentais. Expressão genérica citada no art. 45 da Lei do Petróleo (Lei nº 9.478/1997) e no livro “Comentários à Lei do Petróleo”, autora Maria D’Assunção Costa Menezello (São Paulo: Atlas, 2000, p. 138 ss). Diz o citado Art. 45: “O contrato de concessão disporá sobre as seguintes participações governamentais, previstas no edital de licitação: I- bônus de assinatura; II- royalties; III- participação especial; IV- pagamento pela ocupação ou retenção de área.”.

            “As participações governamentais são encargos que o concessionário deve pagar em virtude da exploração e da produção de petróleo” (Op. cit.). Os critérios de cálculo e de cobrança são definidos por decreto federal. Vários fatores podem influenciar no regime das participações governamentais. Não há paz doutrinária e nem jurisprudencial sobre a natureza jurídica desta cobrança.

            Os quatro itens listados no art. 45 referem-se a encargos financeiros devidos pelos concessionários ao Poder Público, os quais serão analisados individualmente em outras oportunidades. Os itens II e IV são obrigatórios; os demais dependem do sucesso da exploração e produção do petróleo ali extraído.

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

NOTA DE ESCLARECIMENTO E PEDIDO DE PERDÃO. O Pastor Jonatas Câmara publicou no Instagram Nota de Esclarecimento explicando o ocorrido do "Boi-Bumbá" no púlpito do Centro de Convenções Canaã da AD de Manaus, que viralizou na internet em todo o país. Disse que foi uma falha de sua Equipe e pediu perdão para a igreja brasileira. O Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, foi uma das lideranças nacionais que se solidarizou com o amigo e disse na internet: "Quem conhece o Pr. Jonatas Câmara sabe muito bem de seu zelo pelo evangelho no Brasil e que o ocorrido aconteceu à sua revelia, pois jamais iria permitir tal fato que aconteceu.".
 

SEGUNDA DIPLOMAÇÃO DO PREFEITO FURLAN. Toma posse para o seu 2º Mandato.

 

DESEMBARGADORA RECEBE VISITA AMISTOSA. A Desembargadora Maria Zuila Lima Dutra, ex-Corregedora Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8-PA/AP), recebeu em seu gabinete, em Belém do Pará, a visita de cortesia do Advogado e Professor de Direito Constitucional da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Dr. Besaliel Rodrigues e Pastor Emanoel Moura. Na oportunidade, o Professor Besaliel relembrou os mais de quatro anos de judicatura da Drª Zuila, ainda como magistrada de 1º grau, exercidos em terras tucuju. Para o referido professor, “A Desembargadora Maria Zuila, sem sombra de dúvida, foi uma das melhores juízas do Trabalho da história do Estado do Amapá, pois desenvolveu seu ofício de forma profícua e indelével, tanto que as marcas de seus passos por aqui ainda são visíveis em nossa memória.”, concluiu.

 

SENADOR DAVI RECEBE MEDALHA CRISTÃ. O Senador Davi Alcolumbre (União-AP), futuro presidente do Senado brasileiro, recebeu anteontem Medalha Nacional de Honra ao Mérito Cristão concedida pela Frente Parlamentar Evangélica do Senado Federal, presidida pelo Senador Pastor Carlos Viana (MG), em reconhecimento por sua contribuição para a promoção da justiça, do direito e do diálogo institucional no país. Na oportunidade, disse Davi: “Como judeu sempre acreditei e pautei minha vida pública na construção de forças por meio da união, do diálogo, da capacidade de ouvir o outro, respeitando todas as fés, religiões e crenças. Tenho um respeito e apreço enorme pela comunidade evangélica, por isso, recebo essa homenagem com muita honra e alegria.”. Na oportunidade, também receberam a honraria os ministros do STF Dias Toffoli e André Mendonça e o advogado-geral da União Jorge Messias.

 

EMPRESÁRIO DO CAFÉ DE AÇAÍ. O empresário Francisco da Silva Dju, CEO da Dju empreendimentos, cuja principal produto é o Café de Açaí, com a fábrica central instalada em Brusque/SC, esteve esta semana em Brasília/DF articulando parcerias estratégicas. Na oportunidade, reuniu-se com o Advogado Besaliel Rodrigues sistematizando consultorias para expandir seus negócios para o Amapá e outras partes do Brasil e da Europa. Sucesso!

 

CANTATA DA MISSÃO COM MULHERES. A Assembleia de Deus do Amapá, presidida pelo Casal de Pastores Iaci e Léia Pelaes promoveu na última 4ª feira, 18.12.24, por meio do Departamento da Missão com Mulheres, uma das maiores Cantatas Pré-Natalinas da Capital. Até o fim deste mês de dezembro, outras duas Cantatas serão realizadas no âmbito da referida Agremiação Pentecostal.

 

JEANDRE HIPPÓLYTE HOMENAGEADO. O empresário de mídia Jeandre Hippólyte, CEO da Hippólyte Comunicação e um dos principais líderes da Rádio RBN de Macapá, participou da solenidade de encerramento da Semana Estadual da Cultura Gospel e, na oportunidade, recebeu das mãos da deputada estadual Alinny Serrão, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, a Comenda “Moção de Aplauso”. Jeandre tem se destacado como uma das principais figuras do circuito da mídia amapaense. Parabéns!

 

JOSÉ SARNEY HOMENAGEADO.

 

Até a próxima oportunidade.

 

sábado, 14 de dezembro de 2024

Como Você está Projetando o seu 2025?

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 824 – 15.12.2024

Como Você está Projetando o seu 2025?

            1. Plano de Vida 2025. Estamos a duas semanas do término do ano de 2024. Enquanto a maioria das pessoas está entretida com festas, presentes, comes e bebes, em como gastar o 13º etc., como, ou o quê, Você está refletindo ou se preparando para enfrentar o novo ano de 2025 que se aproxima? Alguns irão cuidar deste assunto somente a partir de janeiro, quando perderão parte do tempo nos primeiros meses do ano. Outros irão se preparar com antecedência, com prudência, ainda nesta última quinzena de dezembro. Uns fazem planos baseados em seus próprios raciocínios; outros buscarão direção e discernimento em Deus.


            2. O que diz a Bíblia sobre planejamento? Vejamos alguns versículos:

            a) Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? (Lucas 14.28);

            b) O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. (Pv 16.9);

            c) Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão. (Provérbios 15.22);

            d) Muitos propósitos no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá. (Pv 19.21);

            e) Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. (Isaías 55.8);

            f) Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio. (Salmo 90.12);

            g) Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. (Amós 3.7);

            h) Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. (1 João 4.1);

            i) Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça. (2ª Co 9.10).

            3. Algumas dicas para o seu planejamento de vida 2025. Inicialmente destaque algumas áreas que Você considera importantes. Exemplo: Vida com Deus, relacionamento família, gerenciamento das finanças e cuidados no trabalho. Daí anote num papel sete análises sobre cada área destacada, a saber: 1. Faça o diagnóstico da sua vida em cada área; 2. Analise cada postura que você apresenta diante de cada área; 3. Elimine os papéis que já não lhe cabem em cada área; 4. Priorize os papéis mais importantes em cada área; 5. Estabeleça objetivos para cada uma das áreas; 6. Elimine as barreiras, as dificuldades que tenha em cada área; 7. Trace um novo plano de ação para 2025 em cada área.

            4. Conclusão: Por fim, responda quatro perguntas sobre qual será sua prática verdadeira e real em 2025, a saber: a) Qual seu principal desafio a alcançar em 2025? b) Qual seu principal adversário? c) Qual será seu principal aliado em 2025? e d) Quais as três principais estratégias de crescimento em 2025?

            De todas as pessoas que lerem este texto, cismo que 90% - noventa por cento irá apenas ler e fazer algumas considerações mentais até mesmo desconsiderando o presente conteúdo; os outros dez por cento irão discernir que o presente texto traz uma advertência de oportunidade de crescimento. Aquelas terão um 2025 igual ou pior que 2024; estas terão um 2025 muito melhor e mais abençoado que 2024. Amém!

O livro “Teologia das Cartas Paulinas” já chegou em Lisboa/POR, para o lançamento na Europa. O projeto é estender a divulgação da Obra para toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP. 
 

            5. Lançamento do Livro “Teologia das Cartas Paulinas”. Aconteceu no dia 07.12.2024, 9h, na CPAD de Brasília/DF. O mercado editorial teológico luso-brasileira acaba de ganhar mais uma Obra esplêndida. Trata-se do Livro “Teologia das Cartas Paulinas”, que tem como Coordenador Geral o Reverendo Pastor José Roberto dos Santos, teólogo dos mais proeminentes da atualidade brasileira.       

            O referido Compêndio foi produzido sob o selo da Editora Os Semeadores, uma das melhores do Brasil no seguimento gospel, sediada em Brasília/DF.

            Autoria: Onze pastores do Brasil e de Portugal se reuniram para escrever a Obra Teológica “teologia das Cartas Paulinas”. São eles: 01. Besaliel Rodrigues; 02. Éder Santos; 03. David José Xavier; 04. José Roberto dos Santos (Coord. Geral); 05. Rodrigo Urcino dos Santos; 06. Éder Machado; 07. Daniel Deusdete Araújo Barreto; 08. Marco Antonio Silva Campos; 09. Paulo Gomes; 10. Samuel Martins; e 11. Edimar Ribeiro da Silva.

            Conteúdo: Esta Obra Teológica é inédita na CPLP – Comunidade Internacional dos Países de Língua Portuguesa e no Mundo, pois traz, em um só volume, uma abordagem ímpar e instrumental sobre todas as epístolas escritas pelo Apóstolo Paulo, o 2º principal personagem do Novo Testamento e da história do Cristianismo no Planeta Terra.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Plano de Vida. A maioria das pessoas negligencia esta ferramenta de preparação de etapas da vida.

2- Planejamento estratégico é um instrumento poderoso para nortear nossas caminhadas.

3- Pastor e Advogado Besaliel Rodrigues participa da publicação de mais um livro sobre Cartas Paulinas.

 

GESTÃO

IV ENAPEBE: No dia 06 de dezembro de 2024, Curitiba, Paraná, foi palco do 4º ENAPEBE — Encontro Nacional de Lideranças e da posse da nova diretoria da Aliança Pró-Evangélicos do Brasil e Exterior (APEBE).

            O evento foi realizado na Catedral Sede da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Moriá, situada na Rua Colombina Naide, 356, Bairro Cajuru, igreja presidida pelo Pr. Adauto Rapozeiro Thé e sua esposa Prª Eucilene. O evento reuniu líderes cristãos de diversas regiões do Brasil em um ambiente de profundo debate, reflexão e fortalecimento espiritual.

            Com o tema central "A família cristã e os desafios do mundo progressista pós-moderno", baseado no Livro do Proféta Oséias 4.6, o encontro trouxe uma pauta relevante para o contexto atual, abordando os riscos que o avanço da agenda globalista, a doutrinação ideológica nas escolas e a cultura "woke" representam para a fé cristã e as busca pela solidificação dos valores familiares.

            O evento foi um sucesso. Na oportunidade, a liderança da APEBE escolheu a cidade de Salvador/BA para receber o ENAPEBE de 2025. Parabéns ao Pr. Gesiel Oliveira, presidente nacional da Entidade, pelo êxito.

 

ESPECIAL

Direito & Cidadania. Livro “Direito do Petróleo no Amapá – Vol. I”. Adquira no https://a.co/d/c3GaW4I. Esta Obra possui 5 – cinco capítulos: 1. Regime jurídico da propriedade do petróleo, de autoria do professor doutor Iaci Pelaes dos Reis, que também é promotor de justiça ligado ao Ministério Público do Amapá; 2. Aspectos socioeconômicos sobre a exploração do petróleo na costa do Amapá, de autoria de Charles e Claudia Chelala, Casal de professores pós-graduados da Universidade Federal do Amapá e renomados economistas no Amapá e autores de diversas obras; 3. As especificidades do direito ambiental do petróleo, de autoria do professor doutor Diego Moura de Araújo, que também é juiz de Direito ligado ao Tribunal de Justiça do Amapá; 4. A experiência da Noruega como parâmetro para a futura exploração e produção petrolífera no estado do Amapá, de autoria do professor mestre e doutor em Direito Besaliel Rodrigues, que também é advogado; e 5. Aspectos gerais da legislação brasileira do petróleo, de autoria do professor doutor Antonio Sabino da Silva Neto, diretor geral do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Federal do Amapá.

 

REFLEXÃO

Tema: A Bíblia e a justiça intergeracional – 8ª parte

            Versículos bíblicos sobre o tema “geração”: 1ª Pe 2.9: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”; Salmo 90.1: “Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração.”; Daniel 4.3: “Como são grandes os seus sinais! como são poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino eterno; o seu domínio dura de geração em geração.”; Salmo 78.4: “Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.”; Salmo 79.13: “Então nós, o teu povo, as ovelhas das tuas pastagens, para sempre te louvaremos; de geração em geração cantaremos os teus louvores.”; Êx 3.15: “Disse também Deus a Moisés: "Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus ante­passados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.”; Marcos 13.30: “Eu asseguro a vocês que não passará esta geração até que todas estas coisas aconteçam.”.

 

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra M: Margem Equatorial: A expressão “Margem Equatorial” é um apelido dado à região do litoral brasileiro, dentro da Amazônia Azul (marítima), que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte, abrangendo mais de 2.200 km. É composta por cinco bacias sedimentares: 1. Bacia da Foz do Amazonas; 2. Bacia do Para-Maranhão; 3. Bacia de Barreirinhas; 4.  Bacia do Ceará; e Bacia Potiguar. 

            A Margem Equatorial é considerada a nova fronteira energética do Brasil, com um grande potencial de petróleo. A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estima que a região tenha cerca de 30 bilhões de barris de óleo equivalente, sendo 12 bilhões na região do município de Oiapoque/AP. 

            A Petrobras tem investido na exploração da Margem Equatorial, com planos de perfurar 16 poços nos próximos cinco anos. A produção na região pode contribuir para o equilíbrio e a segurança energética, impulsionar o desenvolvimento regional e nacional e criar cerca de mais de trezentos mil empregos. 

            No entanto, a exploração da Margem Equatorial tem sido criticada por ambientalistas, que se preocupam com possíveis danos ambientais. Fonte: IA.

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

O PETRÓLEO É DO POVO, É DO AMAPÁ. O Professor e Advogado Besaliel Rodrigues participou do Evento Público articulado pela Ativista Social Ariana Moraes, intitulado: "O petróleo é do povo, é do Amapá", que aconteceu na Sede da OAB/AP, na última 6ª feira, 13.12.25, das 18 às 21h. Esta Reunião Pública teve por objetivo discutir a a possibilidade de desenvolvimento econômico e social para o Amapá, com a futura extração de petróleo na Margem Equatorial do Brasil, mormente o petróleo existente no município de Oiapoque/AP. Fizeram-se presentes diversos seguimentos da sociedade e várias autoridades públicas.



VISITA À AD - IGREJA-MÃE. Domingo passado, 08.12.24, o Pastor Besaliel Rodrigues, Presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, esteve em Belém do Pará visitando o Pastor Samuel Câmara e Pastora Rebeka Câmara, ele é o Presidente Nacional e ela 1ª Dama da Assembleia de Deus no Brasil. 


ANIVERSARIANTE DA SEMANA. Professora Kelly de Souza, da Secretaria de Educação do Estado do Amapá, trocou de idade. O amigo Dr. Besaliel Rodrigues prestigiou a celebração in family.


VISITA AO CAMPO ECLESIÁSTICO DE CASTANHAL/PA. No início deste mês de dezembro/2024, o Pastor Besaliel Rodrigues, Presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, acompanhado do Pastor Emanoel Moura, fez uma visita de cortesia ao Campo Regional da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, localizado no município paraense de Castanhal, presidido pelo Casal de Pastores Aguinaldo Ferreira dos Santos e Deuzarina Benjamim Gomes dos Santos (Cel./Zap 96 – 98197-3289). O Templo Sede do referido Campo fica localizado na Rua das Seringueiras, nº 46, Bairro do Cristo, Comunidade Campos Lindos, Castanhal/PA. Na oportunidade, o Pastor Besaliel testemunhou o desenvolvimento eclesiástico da referida Igreja e o desejo do Casal Pastoral de receber mais contatos da Sede Geral da Obra no Estado do Amapá.
 
 
A 1ª Visita do Amapá. Depois de tomar posse como Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região - PA/AP, a Desembargadora Sulamir Monassa, em seu 1º dia de trabalho, na 2ª feira, 09.12.2024, pela manhã, recebeu a 1ª visita de uma liderança do Amapá em seu gabinete presidencial. Foi a do Advogado e Pastor Besaliel Rodrigues, presidente da Comissão de Juristas Evangélicos da OAB/AP e do Conselho Estadual de Pastores do Amapá. Também participou do momento ímpar o Corregedor da Corte Desembargador Luis Ribeiro e o Pastor amapaense Emanoel Moura.
 
 
BETE-SEÃ ENVIA CASAL PARA PREPARAÇÃO MISSIOLÓGICA. A Catedral Bete-Seã, localizada no Bairro do Trem e Filial nº 001 da Assembleia de Deus - A Pioneira, Igreja presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, está enviando o Casal Fabio e Rose para participarem de Curso de Imersão Missiológica no ILMC - Instituto de Liderança para o Ministério de Crianças, ligado à APEC - Associação Pró Evangelização das Crianças.
Quem quiser e puder ajudar, fazer contato com o Cel./Zap (96) 99112-5597. 
 

Até a próxima oportunidade.
 
 

 





 

ARTIGO DESTAQUE

Morreu o Papa Francisco

Morreu o Papa Francisco, presidente mundial da ICAR - Igreja Católica Apostólica Romana Acabou de falecer em Roma, Itália, a poucos momentos...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES