Redes Sociais

sábado, 29 de março de 2025

Associação Brasileira de Magistrados Evangélicos empossa nova diretoria

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 839 – 30.03.2025

Associação Nacional de Magistrados Evangélicos empossa nova diretoria

Foto - Desembargadora Nilsoni de Freitas - TJDFT.
 

            1. Magistrados Evangélicos do Brasil. A nova diretoria da Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos (Anamel) tomou posse em Brasília, sob o compromisso de atuar pela justiça e pela paz. A desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Nilsoni de Freitas assumiu a presidência da entidade para o segundo mandato e contará com um novo corpo diretivo para a condução dos trabalhos durante o próximo biênio, de 2025 a 2027.

            Na solenidade, a presidente reforçou o papel da associação em busca da justiça e da paz com base nos valores compartilhados da fraternidade e da liberdade. A partir dos conceitos de escolha e legado, ela apresentou a relevância do trabalho realizado desde a fundação da associação, em 2001. “Ao longo desses mais de vinte anos, a associação tem trabalhado para construir uma história de luta por valores que, muitas vezes, parecem frágeis diante de um cenário social permeado por desigualdades e discórdias, mas que impulsionam a missão da magistratura pelos valores da justiça e da paz”, disse Nilsoni de Freitas.

            A desembargadora também avaliou que as transformações comuns da modernidade têm moldado novos direitos e novas cidadanias. Para ela, é dever da magistratura atentar para o tratamento justo e apropriado às necessidades de cada indivíduo e, ainda, viabilizar o diálogo construtivo em meio a um contexto de polarização extrema. “Por essa razão, é fundamental nosso posicionamento acerca de questões relevantes como o direito à vida, o direito das mulheres, das crianças, dos idosos negligenciados, sendo proveitoso que busquemos ser uma referência de pacificação quanto à liberdade religiosa e de expressão”.

            Sobre a Anamel. Criada em 2001 no Rio de Janeiro, a entidade reúne atualmente cerca de 200 magistrados e magistradas estaduais, federais, do Trabalho, e eleitorais em todos os graus de jurisdição e regiões do Brasil. A associação atua em diversas áreas, incluindo a representação de seus membros em ações que aperfeiçoem a prática da Justiça a partir de princípios e valores fundamentais de uma sociedade justa e fraterna e pela defesa dos direitos de todos. Fonte: https://reporterbrasilia.com.br/magistrados-empossados-na-diretoria-da-associacao-nacional-de-magistrados-evangelicos-para-atuacao-em-prol-da-justica-e-da-paz/, em 15.02.2025.

 

            2. Quando o ato de ajudar se torna um fardo abusivo. Diz a Bíblia, em Provérbios 25.16 e 17: "16. Achaste mel, come o que te basta. 17. Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar.".

            Sabe por que as pessoas que você mais ajuda ficam com raiva de você? No início elas ficam gratas, você é visto como alguém generoso, disponível e confiável. Parece algo positivo. Na segunda vez, isso já se torna esperado. A ajuda antes era valorizada; agora é vista como algo natural. As pessoas passam a contar com você. Na terceira vez, sua ajuda já vira uma obrigação. Ninguém mais pede. Apenas espera. E se você não fizer? Você passa a ser uma pessoa ruim. O que antes era admiração, agora é frustração. Inclusive, elas têm a audácia de perguntar: Como assim você não pode mais me ajudar? E quando você se recusa a ser a pessoa salvadora delas, elas viram as costas e passam a falar mal de você, lhe difamando, dizendo que você não é mais aquela pessoa de antes, que virou mesquinha, desalmada e espiritualizam a questão, dizendo que se tornou sem Deus no coração. Conclusão: Ajudar não é o problema. O problema é quando você ajuda tanto os outros, sem discernimento e sem critérios, esquecendo, muitas vezes, de cuidar mais de si mesmo.

            Então, na referência de Provérbio 25. 16 e 17, a Bíblia exorta tais oportunistas a não abusarem da boa vontade daquelas pessoas que Deus coloca em nossas vidas para nos socorrer em tempos difíceis.

 

            3. Morre o presidente estadual das Assembleias de Deus do Mato Grosso do Sul. Faleceu esta semana em Campo Grande, Capital do estado do Mato Grosso do Sul, vítima de câncer na próstata, o Pastor Antônio Dionízio da Silva, presidente geral da mais antiga e maior igreja evangélica daquela UF.

            O Pastor Antônio Dionízio, tinha 75 anos de idade e estava na presidência da citada Entidade desde 1991, portanto há 33 anos. Ele deixa três filhos e netos. Entre os filhos, o ex-vereador e ex-deputado federal em Campo Grande, Elizeu Dionízio.

            O referido pastor era um dos mais conhecidos do assembleanismo contemporâneo brasileiro, pois prestou grandes serviços à Assembleia de Deus no Brasil, servindo na Mesa Diretora da Convenção Geral (CGADB) e também cooperando como Presidente do Conselho Administrativo da Editora CPAD, além de Presidir a Assembleia de Deus de Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS), bem como a Convenção destes respectivos estados. Registramos aqui nossas condolências à família, amigos e igreja sul-mato-grossense.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Nilsoni de Freitas, Desª. do TJDFT, assume a presidência dos magistrados evangélicos do Brasil.

2- A prática da solidariedade deve ser um ato de honestidade das partes envolvidas na situação.

3- Faleceu o Pastor Antonio Dionízio da Silva, presidente da Assembleia de Deus do Mato Grosso do Sul.


GESTÃO

Conselho de Pastores de Mazagão. No próximo sábado, 05.04.2025, estará sendo fundado o Conselho de Pastores do Município de Mazagão. Diversas autoridades estão convidadas para este grande evento, como p. ex. o Conselho Estadual de Pastores, por meio do Pastor Besaliel Rodrigues.

            A 1ª Diretoria (histórica) do referido Conselho é a seguinte: Presidente: Pastor Aluizio da Silva Costa, 1º Vice: Bispo Jonas da Silva Monteiro, 2º Vice: Pastor Nilson Pereira Gonçalves, 3º Vice: Bispo Silvio Ney Oliveira da Cruz, Secretário: Pastor Maico Cena  Morais, 1ª Tesoureira: Pastora Elizabete Tavares de Oliveira da Cruz, 2º Tesoureiro: Pastor Elizeu Mendes Barbosa, Presidente do Conselho Fiscal: Pastor Manoel Monteiro de Olanda, Membros titulares do Conselho Fiscal: Pastor  Charles Ferreira Rodrigues, Pastor Alexandre Pereira Junior e membros suplentes: Pastor Raul Ferreira da Silva e Alonilson Nunes Ferreira.

            Parabéns ao Pastor Aluizio da Silva Costa, o líder condutor de todo esse momento histórico.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 13. Livro “História de Oiapoque: Com o arquivo e as memórias de Rocque Pennafort”. Autora: Sonia Zaghetto. Brasília: Senado Federal, 2019, 456p.

            Oiapoque é uma das poucas palavras que possui as cinco vogais. A expressão deriva de dois termos do dialeto indígena Waiãpi [Waiãpi + Oca (casa) = Oiapoque].

            Quem visita o Oiapoque neste século XXI dificilmente imagina que o município pobre, localizado no extremo norte do Estado do Amapá, foi cenário de episódios históricos protagonizados por exploradores europeus, índios, prisioneiros políticos, escravos fugitivos, militares, aventureiros e cientistas.

            O lugar de natureza exuberante e riquezas múltiplas foi objeto  de disputa entre a França e o Brasil por mais de 300 anos. Incorporado ao mapa do Brasil no primeiro ano do século XX, constitui a maior fronteira: 730 Km. Oiapoque também deu ao país os primeiros indígenas eleitos para cargos políticos. Da chegada de Vicente Pinzón à inauguração da ponte binacional, por cinco séculos as águas do rio Oiapoque testemunha a história.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Êutico, o cristão desatencioso. Atos 20.9: “E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar abaixo, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.”.

            Significado do Nome: Êutico. vem do grego “Eútychos”, que siginifica próspero ou feliz.

            Contexto histórico: Êutico foi um jovem de Trôade, hoje na Turquia, atendido por Paulo. Êutico adormeceu durante uma pregação longa de Paulo e caiu do terceiro andar de uma janela e morreu. Êutico simboliza aqueles cristãos que continuam “na janela da vida” entretidos com coisas mundanas, acreditando não ter problema. “Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.” - 1ª Co 11.30.

            Lições de Vida: 1. Janela é símbolo de distração. Fuja das distrações deste mundo; 2. Sono significa perda de foco, o que pode levar à queda e à morte espiritual; 3. Saia de lugares que ameaçam sua comunhão com Deus; 4. Ter comunhão com Deus é o segredo do sucesso; 5. Deus sempre está pronto para nos dar uma segunda chance.

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra M. Matriz energética. Atualmente a matriz energética mundial está baseada, principalmente, no petróleo, que conta com pouco mais de cem anos de exploração. Entretanto, debates e pesquisas avançadas buscando novas fontes de energia com vistas a substituir a fonte petrolífera.

     Nessa corrida, a comunidade internacional busca adotar uma matriz energética limpa para o planeta, a exemplo da energia solar, da hidráulica e da eólica, tendo em vista o aumento do consumo dos derivados de petróleo como combustível de automóveis está relacionado à crescente emissão de poluentes, os quais causam dois sérios problemas ambientais: i) contribui para o efeito estufa, ao emitir dióxido de carbono (CO2); e ii) contribui para problemas de saúde pública, na medida em que, poluindo o ar atmosférico com gases tóxicos, causa problemas respiratórios e cancerígenos.

     Por fim, a Lei 11.097/2005. Dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira e altera as Leis nºs 9.478/1997, 9.847/1999 e 10.636/2002. Fonte: Livro “Direito do Petróleo no Amapá – Vol. I”, p. 31-32.

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

Vídeo sobre os cuidados com a próstata

 

O sucesso dos "Doces da Nana" - Encomendas: Cel./Zap (96) 99141-4137

 

Projeto Na'omiy. Pastora Juracy Alencar e Equipe cria novo projeto social de acolhimento voltado para mulheres solidárias no Amapá.

 

DESTAQUE NA GUIANA FRANCESA. O amapaense Pastor Gesiel Oliveira, presidente nacional da APEBE - Associação Pró-Evangélicos do Brasil e Exterior, foi convidado por autoridades parlamentares francesas para ministrar palestra sobre o petróleo da Margem Equatorial Brasileira em Caiena, Capital do território ultramarino da França, Guiana Francesa. O evento aconteceu no Auditório Maior da Universidade da Guiana Francesa e foi um sucesso. Parabéns!

 

 
AVISO AOS PRESIDENTES DE MINISTÉRIOS: O Conselho Estadual de Pastores estará realizando o próximo CAFÉ COM PASTORES no dia 19.04.2025, sábado, às 9h da manhã, na IGREJA ALIANÇA DE CRISTO presidida pelo Pastor Mezaque Baia de Oliveira e esposa Pastora Naurea Rubia Vale de Oliveira. O tema do evento será sobre FINANÇAS ECLESIÁSTICAS.
 Outrossim, informamos que a reunião será exclusiva com pastores presidentes de igrejas regularizadas, que tenham ESTATUTO, CNPJ e CONTA BANCÁRIA. Na oportunidade, o Conselho (CEPAP) estará realizando o sorteio de 01 (uma) Central de Ar para os participantes.
 
 

OAB-AP EM DESTAQUE NA SEMANA

 Até a próxima oportunidade.


domingo, 23 de março de 2025

Conselho do Amapá entrega Medalha “Frida Vingren” a deputadas em Brasília

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 838 – 23.03.2025

Conselho do Amapá entrega Medalha “Frida Vingren” a deputadas em Brasília

            1. Bancada Feminina Evangélica em Brasília é homenageada por Conselho de Pastores do Amapá pela passagem do Dia Internacional da Mulher. A Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional brasileiro, presidida pelos deputados nacionais Gilberto Nascimento (SP) e Greyce Elias (MG) realiza semanalmente o Culto da referida Frente no Plenário 2 do Anexo II da Câmara dos Deputados em Brasília/DF.

            Nesta última 4ª feira, 19.03.2025, às 8h da manhã, o Conclave foi realizado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, data celebrada todo dia 8 de março de cada ano. Assim, a reunião ficou na responsabilidade das mulheres deputadas federais e foi dirigida pela vice-presidente nacional da Frente, a deputada federal Greyce Elias.


            Fizeram-se presentes dezenas de parlamentares federais, alguns prefeitos e vereadores de várias partes do Brasil, uma Comitiva de Missionários dos Estados Unidos, autoridades públicas, lideranças eclesiásticas, servidores legislativos, dentre outros.

            A Cerimônia iniciou com oração feita pelo Missionário John, de nacionalidade norte-americana, radicado há quarenta anos em Minas Gerais. Em seguida, o Ministério de Louvor, coordenado pelo Levita Fernando Fé, conduziu os presentes em adoração a Deus. Ato continuo, a oportunidade foi repassada à preletora oficial do evento, Bispa Adriana, da Igreja Terra Santa, de Goiânia/GO, que ministrou sobre o tema: “Posicionados para sermos instrumentos de Deus para este tempo”. Em sua fala, ela destacou que precisamos ter posicionamento de retidão aonde Deus nos constituirmos como seus representantes. Logo após a mensagem, a missionária brasileira Cantora Camila, atualmente radicada em Israel, foi chamada a fazer um momento especial por Israel, por meio do louvor “Tão grande é o meu Deus”, entoado em hebraico. Neste momento, o plenário foi tomado pela manifestação da presença do Espírito Santo.

            Em conclusão à liturgia, houve um momento de honra. A deputada federal Greyce Elias concedeu a palavra ao Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, que informou que o referido Conselho criou no último dia 08 de março, feriado do Dia Internacional da Mulher, a Medalha “Frida Vingren”, a qual será concedida anualmente a mulheres brasileiras e estrangeiras que se destacarem na propagação e defesa do evangelho e na promoção humanitária da Obra de Deus na face da Terra. Informou também que o referido Conselho aprovou, por unanimidade, a outorga da citada Medalha à Bancada Feminina Evangélica do Congresso Nacional, ali representada pela deputada federal Greyce Elias. 

Foto - Pastora Maria Soares entrega medalha à deputada federal Greyce Elias, vice-presidente nacional da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional brasileiro.

            Para a entrega da Medalha, foi chamada a Pastora Maria Soares de Oliveira Rodrigues, naquele momento representando todas as pastoras do estado do Amapá, principalmente as pastoras Juracy Alencar, Léia Pelaes, Elizama Costa e Áurea Tito, lideres natas do maior Círculo de Oração Feminino constituído naquela Unidade Federativa. Ao receber a Comenda, a parlamentar Greyce Elias chamou para ladeá-la as deputadas presentes, dentre elas Carla Dickson (RN) e diversas outras lideranças femininas participantes e presentes no local.

            Por fim, a deputada Greyce Elias fez os agradecimentos e a reunião foi concluída com uma sessão de fotos. Fonte: Ascom do Conselho Estadual de Pastores do Amapá – escrita71@gmail.com

            2. Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional. Resumo histórico. A Frente Parlamentar Evangélica foi fundada em 2003 para reunir parlamentares evangélicos, de todos os partidos políticos, no Congresso Nacional. A regularização da FPE na mesa diretora da Câmara dos Deputados só ocorreu em 09 de novembro de 2015, motivada pelo crescimento exponencial da bancada.

            Como princípios norteadores da sua atividade legislativa, a FPE cita a luta por uma sociedade pautada pela justiça, que deve ser igual para todos, combatendo projetos de lei nocivos à sociedade brasileira, à desconstrução da família, à vida, à liberdade constitucional de cultos, educação, segurança pública e do Estado Democrático de Direito.

            A Frente Evangélica se articula contra temas como igualdade de gênero, aborto, eutanásia e casamento entre pessoas do mesmo sexo, além de também se opor à criminalização de castigos físicos impostos por pais aos filhos etc.

            Diferença entre Bancada X Frente. Bancada evangélica é o termo utilizado pela imprensa e por cientistas políticos para agrupar os membros do Congresso Nacional e dos legislativos estaduais e municipais que se autodenominam evangélicos e que defendem as mesmas pautas defendidas por lideranças evangélicas.

 

            O termo coexiste com a Frente Parlamentar Evangélica e pode ou não ser usado para referenciá-la, a depender do contexto. A FPE é uma instituição com personalidade jurídica, estatuto próprio e regimento interno que pode, inclusive, contratar funcionários, eleger diretoria, manter contabilidade e cobrar contribuições. Por outro lado, bancada evangélica é apenas um jargão que agrupa os políticos evangélicos de partidos políticos distintos de uma determinada legislatura. Não obstante, a mídia com frequência utiliza o termo como sinônimo de FPE. Fonte: https://www.facebook.com/fparlamentarevangelica/

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Conselho de Pastores do Amapá homenageia deputadas evangélicas da Câmara dos Deputados em Brasília com Medalha “Frida Vingren”.

2- Pastora Maria Soares entrega Medalha “Frida Vingren” à líder das deputadas federais evangélicas em Brasília.

3- Medalha “Frida Vingren” é concedida à representante das deputadas federais evangélicas no Congresso Nacional.


GESTÃO

Frente Parlamentar Evangélica do Senado da República. É a 2ª Frente Parlamentar Evangélica criada dentro do Poder Legislativo Nacional brasileiro. Foi instalada no dia 15 de março de 2023, com a 1ª Mesa Diretora composta pelos seguintes senadores federais: Presidente: Senador Carlos Viana (Podemos/MG); Vice-presidente: Senadora Damares Alves (Republicanos/DF); Tesoureiro: Senador Zequinha Marinho (Podemos/PA); Secretário: Senador Alan Rick (União/AC); 1º Suplente: Senador Laércio Oliveira (PP/SE) e 2º Suplente: Senador Vanderlan Cardoso (PSD/GO).

            Esta nova Frente Parlamentar é composta por 14 (catorze) senadores que se autodeclaram evangélicos. Enquanto a FPE da Câmara realiza um Culto por semana, a FPE do Senado realiza um Culto por mês. 

            A Frente Parlamentar Evangélica tem finalidade constitucional, legal, estatutária e regimental propor medidas legislativas e alterações na legislação que visem à construção de um arcabouço legal específico para garantir a liberdade religiosa e de credo, bem como, defender os postulados da fé cristã.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 12. Livro “Confiança no Amapá: impressões sobre o território”. Autor: Janary Gentil Nunes, 3ª ed. Brasília: Senado Federal, 2021, 252p. Apresentação: José Sarney.

            Nas palavras do próprio autor, neste livro, “Reunimos ... algumas impressões de vultos que visitaram o território e que acreditaram na capacidade comprovada de sua gente. O reconhecimento, o entusiasmo e a fé que o Amapá desperta nos que investigam seus problemas, concitam as novas gerações a prosseguir na obra fascinante de incorporar à Pátria e de colocar a serviço dos amapaenses as imensas riquezas com que Deus dotou esta terra querida”.

            A Obra possui 67 (sessenta e sete) artigos escritos por autoridades eclesiásticas, políticas, diplomáticas, militares, judiciárias, intelectuais etc., como por exemplo: Juscelino Kubischek, Assis Chateaubriand, General Odylio Denys, Dom Mário Vilas Boas, Ministro Negrão de Lima, Deputado Alcides Carneiro, Professora Aracy Montalverne, Carlos Lacerda, dentre outros. Excelente leitura!

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Araúna ou Ornã, o exemplo que nos constrange. I- Referência bíblica: 2 Samuel 24.18-20: “18. E Gade veio naquele mesmo dia a Davi, e disse-lhe: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu. 19. Davi subiu conforme à palavra de Gade, como o Senhor lhe tinha ordenado. 20. E olhou Araúna, e viu que vinham para ele o rei e os seus servos; saiu, pois, Araúna e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra.”, Ver tb I Cr 21.20-24. II- Significado do Nome: De origem hebraica, tanto Araúna como Ornã significa “Nobre”. III- Contexto histórico: Davi tinha acabado de vencer a guerra contra o povo de Araúna e precisou oferecer sacrifício ao Senhor. Araúna, um estrangeiro não pertencente ao povo de Deus, colocou-se à disposição, sem subterfúgio e com sinceridade, totalmente desarmado de ódio, constrangendo-nos com o seu firme caráter. IV- Lições de Vida: Aprendemos sobre: 1. A diferença de um falso irmão e um desconhecido de verdadeiro caráter; 2. Não subestimarmos as pessoas; 3. Empatia; 4. Prestatividade; 5. Reconhecimento justo; 6. O perigo do amor ao dinheiro; e 7. A batalha do ego.

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra L. Licença ambiental. “Ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental”. Fonte: Res. Conanda nº 237/1997, art. 1ª, II.

            Licenciamento ambiental. “Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.”. Fonte: Res. Conanda nº 237/1997, art. 1ª, I.

            Destarte, a licença será o resultado de um processo de licenciamento.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

 

DR. IACI PELAES CUMPRE AGENDA INTENSA EM BRASÍLIA. O Promotor de Justiça Dr. Iaci Pelaes, titular da Promotoria de Justiça da Educação de Macapá e Coordenador Geral do Núcleo Estadual das  promotorias de justiça da educação do Ministério Público do Estado do Amapá (MPAP), foi convidado para reunião em Brasília com o Ministro de Estado da Educação Camilo Santana, para tratar sobre assuntos interinstitucionais com o Ministério da Educação (MEC). Também, na Capital Federal, aproveitou a agenda para reunir-se com o Ministro de Estado Waldez Góes, do Ministério da Integração Regional, para conversar sobre projetos sociais eclesiais voltados para benefícios do povo amapaense. Por fim, reuniu-se como o representante institucional da Universidade Federal do Amapá (Unifap) portariado em Brasília (Port. Unifap nº 1732/2021 - Reitoria), para tratar sobre a realização de eventos jurídicos acadêmicos e de uma pós-graduação em Direito do Petróleo no Estado do Amapá. Parabéns!

 

AGENDA 2025 DO BARCO DA BÍBLIA EM MACAPÁ. Será no período de 03 a 22 de Maio.

 

CONSELHO MUNICIPAL DE PASTORES DE MAZAGÃO. Com o apoio do Conselho Estadual de Pastores, o município de Mazagão está organizando o seu Conselho Municipal de Pastores, sob a liderança do Reverendo Pastor Aluízio Costa. A posse da 1ª Diretoria acontecerá no próximo mês de abril, com a presença de diversas autoridades e lideranças eclesiásticas estaduais e municipais.

 

MACAPÁ GANHA "RUA HERÁCLITO COSTA". Depois da Assembleia Legislativa do Estado homenagear a memória do saudoso Pastor Heráclito Mendes da Costa, concedendo no início do ano passado o título póstumo de Cidadão Amapaense, agora foi a vez da Câmara de Vereadores de Macapá também homenagear a história deste destemido e inesquecível personagem macapaense, denominando no Bairro do Marabaixo, na Zona Oeste da Capital do Estado, uma rua com o seu nome. Parabéns a toda a família deste abençoado servo de Deus, por esta justa homenagem!

 

PASTOR CALEBE FERREIRA CONVIDA PARA EVENTO MISSIONÁRIO. Líder da Assembleia de Deus - Ministério Nova Geração de Missões, convida a todos para novo evento eclesiástico.

 

TARTARUGALZINHO GANHA NOVO PASTOR DA PIONEIRA. A Assembleia de Deus no Estado do Amapá, presidida pelo Reverendo Pastor Iaci Pelaes, empossa neste domingo, 23.03.2025, o Pastor Max Baia e esposa como novos líderes do Campo Regional da referida denominação no município de Tartarugalzinho, um dos mais estratégicos do interior do Amapá, por está localizado no centro geopolítico do Estado. Sucesso ao Pastor Max Baia nesta nova empreitada.

 

PETRÓLEO NO AMAPÁ. Acesse este site e atualize-se sobre este importante assunto.

 

CANTORA SÍLVIA OTONI NA RBN 104,9. Todo sábado, de meio dia à uma da tarde, uma das principais cantoras gospel do Estado do Amapá, a Pastora e Levita Sílvia Otoni  apresenta o Programa Radiofônico "PALAVRA DA VERDADE", na Rádio Boas Novas, 104,9 FM. Ouça, participe e divulgue.

 

Até a próxima oportunidade.


 


 


 

 


 
 


 


 

 

domingo, 16 de março de 2025

Por que existem tantos templos evangélicos no Brasil?

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 837 – 16.03.2025

Por que existem tantos templos evangélicos no Brasil?

1º Templo da Assembleia de Deus no Brasil, em Belém do Pará. 

            Texto publicado pela BBC Brasil responde: Eles eram minoria, mas podem ser maioria nos próximos anos. Nas últimas três décadas, o número de evangélicos cresceu rapidamente no Brasil, país onde a espiritualidade tem um papel preponderante na sociedade. Uma faceta desta expansão do protestantismo no Brasil é a multiplicação de templos, como mostra uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) da Universidade de São Paulo (USP).

            Num recorte de três décadas, de 17.033 templos evangélicos, em 1990, o Brasil passou a contar com 109.560, em 2019. Um aumento de 543%. Apenas em 2019, último ano do levantamento, 6.356 templos evangélicos foram abertos no Brasil — uma média de 17 por dia.

            O estudo realizado pelo pesquisador Victor Augusto Araújo Silva, que também integra o departamento de Ciência Política da Universidade de Zurique, na Suíça, analisou esse crescimento durante cem anos, de 1920 a 2019.

            O levantamento foi feito com base em dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que qualquer empresa, inclusive as igrejas, precisam ter no país para operarem, mesmo que sejam isentas de pagamento de Imposto de Renda e de outros tributos. A pesquisa mostrou que o primeiro templo foi aberto em 1922. Em 1970, eram 864. Meio século depois, em 2019, havia aproximadamente quase 110 mil.

            Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil apontam alguns fatores que mais contribuíram para esse fenômeno: 1. O crescimento do movimento evangélico no país; 2. Mudanças na legislação brasileira que facilitaram a abertura de igrejas e templos; 3. O crescimento econômico que o país experimentou nos anos 2000; e 4. O próprio papel que o templo cumpre na atração e fidelização de fiéis e na dinâmica das igrejas evangélicas. 

 

Templo de Salomão, da Igreja Universal, em São Paulo.

            “O templo é fundamental para a consolidação das denominações religiosas”, diz José Eustáquio Diniz Alves, demógrafo e professor aposentado da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE que estuda o tema.

            A multiplicação de templos evangélicos acontece em paralelo ao aumento dos fiéis no Brasil, apontam pesquisadores. Dados dos últimos Censos Demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, entre 1990 e 2010, a proporção de evangélicos mais do que dobrou no país: de 9% da população, em 1990; para 22,2%, em 2010. No mesmo período, o estudo da USP aponta que, de 17 mil templos evangélicos, em 1990, o Brasil passou a contar com mais que o triplo, em 2010: 62,8 mil.

            Em 2020, por exemplo, uma pesquisa do Datafolha indicou que 31% da população brasileira se declarava evangélica — um crescimento que tornou este segmento central na política nacional.

            Enquanto isso, conforme indica o estudo do CEM/Cepid, o número de templos passou de 62,8 mil, em 2010, para 109,5 mil em 2019. Uma projeção feita pelo demógrafo José Eustáquio Diniz Alves aponta que os evangélicos podem ultrapassar os católicos e ser maioria no Brasil na década de 2030. 

 

Texto da Constituição do Brasil, de 1824.

            Atualmente, pesquisadores segmentam os protestantes em três grandes grupos: missionários (ou tradicionais), pentecostais e neopentecostais. Entretanto, de acordo com Victor Silva, autor do estudo “Surgimento, trajetória e expansão das igrejas evangélicas no território brasileiro ao longo do último século”, existem templos evangélicos que não se enquadram em nenhuma das três vertentes — não podem ser denominados como missionárias, pentecostais ou neopentecostais.

            “Em regra, as igrejas missionárias são conhecidas como as que carregam os primeiros preceitos do movimento evangélico no Brasil. São aquelas igrejas mais diretamente ligadas às ideias e doutrinas decorrentes da interpretação do texto da Bíblia que se seguiu à reforma protestante ocorrida no século 16. Vários desses movimentos (batistas, luteranos e calvinistas) chegaram ao Brasil no final do século 19 em decorrência das várias ondas de migração europeia”, diz Victor Silva.

            Ele explica, ainda, que o segundo movimento de expansão evangélica - as igrejas pentecostais – surgiu no Brasil, a partir da chegada de missionários vindos dos Estados Unidos e que, nas primeiras décadas do século 20, se instalaram em partes do Norte e do Sudeste.

            “O neopentecostalismo é a terceira onda do movimento evangélico, e se constitui por igrejas como a Universal, Sara Nossa Terra, Renascer em Cristo, conhecidas pela ênfase na Teologia da Prosperidade”. Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/crgl7x0e0lmo

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Até a Constituição brasileira de 1891, somente a Igreja Católica poderia ter templos no país.

2- Fachada do 1º Templo da Assembleia de Deus no Brasil, em Belém do Pará, no início do século XX.

3- Templo de Salomão construído pela Igreja Universal em São Paulo, aos moldes do de Jerusalém/ISR.

 

GESTÃO

Pastor Firmino da Anunciação Gouveia completa 100 Anos. A celebração do Aniversário deste Centenário será na próxima 6ª feira, dia 21 de março, na Assembleia de Deus – Igreja-Mãe de Belém do Pará.

             O Pastor Firmino, como é conhecido, é o pastor mais longevo da Assembleia de Deus no Brasil. Ele construiu o atual Templo Central e foi o presidente da AD de Belém do Pará até o ano de 1997, quando passou o cajado ao atual presidente Pastor Samuel Câmara.

            O Pastor Firmino é um verdadeiro referencial para a Igreja assembleana brasileira, um pastor de gerações que dedicou sua vida ao crescimento da obra de Deus em Belém, no Pará e em todo o Brasil.

            Neste mês de março, a Assembleia de Deus de Belém do Pará honrará sua trajetória com grandes celebrações: o lançamento de sua biografia, a abertura de uma galeria no Museu da Assembleia de Deus contando sua história e, no dia 21, uma grande comemoração em ação de graças no Templo Central da Avenida 14 de Março de Belém, a Capital Nacional do Pentecostes no Brasil.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 11. Livro “Amapá à francesa: Dois viajantes franceses na Amazônia”. Autor: Pauliany Barreiros Cardoso. Brasília: Senado Federal, 2020, 96p.

            Relatos de viagens pela Amazônia de Jules Crevaux e Henri Coudreau. “Os diários de viagens, tal qual revistas como a National Geographic, que revelam em textos e imagens o desconhecido, o incomum, o diferente ao que está acostumado a nossa retina, tinham – e ainda tem – um instigante apelo ao desejo de descoberta. O intrigante universo incógnito foi sempre meta da Humanidade. Do sonho de Ícaro à corrida espacial, que levou astronautas à Lua, nada merece permanecer eternamente insondável”.

            O presente livro está organizado em três capítulos, a saber: Capítulo I- Retratos dos trópicos: Impressões visuais de exploradores franceses na Amazônia Setentrional (século XIX); Capítulo II- O mendigo do Eldorado e o republicano do Capitalismo: As aventuras de Jules Crevaux e Henri Coudreau na Amazônia; Capítulo III- Uma contribuição à história por Crevaux e Coudreau. Excelente leitura!

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. O sobrinho de Paulo: disposição exemplar. I- Referência bíblica: Atos 23.11-12,16: “Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele (de Paulo), disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma. Quando amanheceu, os judeus se reuniram e, sob anátema, juraram que não haviam de comer, nem beber, enquanto não matassem Paulo. Mas o filho da irmã de Paulo, tendo ouvido a trama, foi, entrou na fortaleza e de tudo o avisou”.

                   Significado do Nome: Dos 3.700 (três mil e setecentos) personagens citados na Bíblia, este é um dos que a Bíblia não diz o nome.

                   Contexto histórico: Esse jovem, parente de Paulo, tinha grande simpatia pelo tio. Familiares podiam visitar prisioneiros que tivessem a cidadania romana (At 24.23), e o sobrinho fez uso desse privilégio. Deus permitiu tal auxílio para mostrar como é importante nossa cooperação na realização da Sua vontade.

                   Lições de Vida: 1. Deus usa quem ele quer; 2. Devemos ser atentos a tudo; 3. Devemos ser companheiros no reino de Deus.

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra K. KBBL: Esta sigla é de origem inglesa e significa “mil barris”, pois barril é representado pela sigla “bbl” que também significa “barril azul” ou “barril para breve” e o “k” significa a quantidade “mil”. Tal unidade é típica da Indústria de Petróleo e Gás, que tem suas próprias medidas, herdadas de seu nascimento nos Estados Unidos durante a segunda metade do século XIX.

            A origem desta quantidade remonta aos anos 1860-1870. Naquela época, barris feitos para outras indústrias e negócios (bebidas, óleo de baleia, sal, pescado, etc.) eram usados ​​para o armazenamento e transporte (de trem, barco ou até diligência) de óleo. Sua capacidade variou de 30 a 50 galões americanos (110 a 190  litros). Hoje, um barril vale exatamente 158,987 294 928 litros.

                        Conforme dito, o barril é representado pela sigla bbl. As empresas petrolíferas que operam nos Estados Unidos geralmente relatam sua produção usando os múltiplos unitários kbbl ou Mbbl (um quilobarril, mil barris) ou MMbbl (um milhão de barris) e ocasionalmente (para estatísticas abrangentes mais amplas) Gbbl (ou às vezes Gbl) para giga-barril (um bilhão de barris). Fonte: IA e Wikipédia.
 
OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA
 
PERDA DE MANDATOS. Troca de Deputados. Notícia da semana. Supremo Tribunal Federal concluiu processo que gerou a perda dos mandatos de quatro deputados federais do Amapá: Sonize Santos, Profª. Goreth, Dr. Púpio e Sílvia Waiãpi. Os novo que entram são: André Abdon, Marcivânia, Aline Gurgel e Paulo Lemos.
 
 
 
SEMINÁRIO DO PETRÓLEO NA ASSEMBLEIA. A Assembleia Legislativa do Amapá, por meio de sua Frente Parlamentar do Petróleo, presidida pelo deputado Delegado Inácio, realizou mais uma edição do Seminário Prepara Amapá. Um dos principais painéis foi presidido pelo Doutor Iaci Pelaes, que é Promotor de Justiça, ex-Procurador Geral de Justiça do MPAP, Professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá (Unifap), com doutorado em petróleo e pós-doutorado em Direito. O evento contou com diversas autoridades acadêmicas, legislativas e políticas, como a participação do ministro de Estado Waldez Góes. A presença da sociedade foi toque principal, pois o evento visa preparar a população para o início da nova fase de desenvolvimento econômico e social que se avizinha com a chegada da indústria do petróleo ao estado do Amapá.
 
 
 
SAÚDE EM FOCO. Dr. Lourenço Filho, advogado, empreendedor e pastor, com o Dr. Vinícius Reis, um dos principais cirurgiões médicos do Estado, cuidando da saúde do povo amapaense. Parabéns!
 
 
 
CONSELHO MUNICIPAL DE PASTORES. Município de Itaubal sai na frente e, com o apoio e orientação do Conselho Estadual, cria o seu Conselho Municipal de Pastores. Parabéns Pastor Adailson!
 
 
EVENTO TEOLÓGICO HISTÓRICO. A Editora CPAD-DF, liderada pelo Obreiro Daniel Silva, em parceria com a Editora Os Semeadores, liderada pelo CEO Daniel Deusdete promoveram em Brasília uma das principais palestras internacionais teológicas do ano, com o maior especialista do Mundo sobre manuscritos bíblicos, o teólogo, missiologista, poliglota especialista nos idiomas bíblicos, o norte-americando Doutor Wilbur Pickering, autor da Obra "O Novo Testamento Grego segundo a Família 35: Texto Grego e Aparato Crítico", publicada pela Editora Os Semeadores. Dentre tantos, esteve presente também o pastor, advogado e doutor em Direito Prof. Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Editorial da Semeadores. Esta palestra é um marco da teologia mundial e aconteceu na Capital do Brasil. Que honra!
 
 
Card da Igreja IAMA - Presidente: Reverendo Pastor Orivaldo Pires.
Bairro Residencial Açucena - Cel/Zap (96) 99967-9526
 
 
Card da AD Nova Geração de Missões - Presidente: Reverendo Pastor Calebe Ferreira.
Bairro das Pedrinhas - Cel/Zap (96) 98111-7988
 
 
Card da Igreja Casa de Graça - Presidente: Reverendo Pastor Jaime Tavares.
Bairro Rodovia Duca Serra - Cel/Zap (96) 99111-3647
 

Até a próxima oportunidade...

 
 



 
 
 
 
 
 

ARTIGO DESTAQUE

Morreu o Papa Francisco

Morreu o Papa Francisco, presidente mundial da ICAR - Igreja Católica Apostólica Romana Acabou de falecer em Roma, Itália, a poucos momentos...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES