Redes Sociais

sábado, 17 de maio de 2025

Os 77 Anos da Independência de Israel!

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 846 – 18.05.2025

Os 77 Anos da Independência de Israel! 

            1. Principal data de Israel. David Ben Gurion, em 14 de maio de 1948, presidente do Conselho Nacional Judeu, proclamou o nascimento do Estado de Israel no Museu de Arte de Tel Aviv, no momento em que expirava o mandato britânico sobre a zona. Em novembro de 1947, em sessão presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, a ONU votou a divisão da Palestina em dois Estados: um judeu e outro árabe. O plano foi aceito pelos dirigentes sionistas, mas não pelos líderes árabes. Em 14 de maio de 1948, os membros do Conselho Nacional Judeu foram convocados à galeria principal do Museu de Tel Aviv, um terreno neutro política e religiosamente. Às 16 horas, David Ben Gurion, que excepcionalmente usava uma gravata, mostrou um pergaminho com a Declaração de Independência.

            Esta semana, 14.05.2025, Israel comemorou os seus 77 anos de independência. Após séculos de perseguição e antissemitismo, os judeus puderam retornar à sua terra e construir sua nação.

            Israel é um exemplo de desenvolvimento. Mesmo localizado entre inimigos e com o território desértico, o país tornou-se referência mundial em tecnologia, inovação e empreendedorismo e é uma das nações mais ricas e prósperas do mundo.

            Israel também se destaca por sua resistência: nunca iniciou uma guerra, mas também nunca foi derrotada. Além disso, conta com o sistema de segurança mais avançado do mundo e um exército impecável. Exemplo de povo e de resiliência. Fonte: Internet.

            2. As livrarias do século 21. Marcado pela queda das grandes redes, a ascensão das livrarias independentes e a briga contra o varejo online, o setor vive um momento de profundas mudanças.             

Qual a última vez que você foi a uma livraria? O mais provável é que, mesmo que já tivesse esse hábito, tenha reduzido suas visitas às prateleiras de alguma loja física. Seja por conta da derrocada financeira nos últimos anos de grandes redes como a Saraiva e a Cultura, duas das maiores e mais importantes representantes do setor, seja pelo aumento considerável no número de vendas online ou pela crise que se abateu sobre o mercado editorial ao longo da última década, a compra de livros em lojas físicas vem decaindo gradualmente no Brasil.

            Mas também há algumas, mesmo que poucas, notícias positivas. As últimas pesquisas demonstram que o mercado livreiro está encontrando saídas para a situação. Outras empresas — a exemplo da Leitura, que vem abrindo novas unidades — estão absorvendo parte dos leitores órfãos das redes que quebraram. E, como aponta a mais recente pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”, divulgada em janeiro, as compras em livrarias de bairro também têm crescido de forma significativa — houve um salto de 4,5% em relação ao consumo total de 2023 a 2024.

            Oferecendo experiências personalizadas e um atendimento mais acolhedor, as livrarias independentes têm se proliferado e chamado a atenção em grandes cidades como São Paulo e Belo Horizonte. Só em 2022, cerca de 100 novas livrarias abriram no Brasil, segundo dados da Associação Nacional de Livrarias (ANL). Tanto que, em meio à crise econômica enfrentada pelo país no período, houve uma redução de apenas 1,8% no total de lojas físicas entre 2013 e 2023.

            O movimento livreiro tem sido tradicional ao resgatar as relações humanas como princípio fundamental das livrarias. Fonte: https://gamarevista.uol.com.br/semana/qual-seu-clube-do-livro/as-livrarias/

            3. As riquezas produzidas pelo petróleo. O petróleo é um produto que gera variadas rendas. De acordo com a Lei nº 9.478/1997 – Lei do Petróleo, art. 45, ele gera recursos financeiros por meio de: I- Bônus de assinatura; II- Royalties; III- Participações especiais; e IV- Pagamentos pela ocupação ou retenção de área. Há, também, pagamentos adicionais por meio de rendas extras, oriundas de produções extraordinárias. Todas estas modalidades estão regulamentadas entre os arts. 45 a 55 da citada lei.

            Além destas fontes, o petróleo gera rendas por meio de tributos diretos e indiretos, federais, estaduais e municipais. Aqui a lista é longa e as situações de incidências são variadas.

            A indústria do petróleo promove também efeitos econômicos diversos, por meio da geração de emprego e renda, do fortalecimento do mercado em geral, que atrai investimentos de incontáveis naturezas.

            O petróleo promove valorização de bens e imóveis, fomenta o profissionalismo e a educação de modo geral, altera e aquece toda a economia de seu entorno e promove significativo desenvolvimento social. Fonte: IA.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- O Estado de Israel completa 77 Anos de Independência sem ter perdido nenhuma guerra.

2- As livrarias físicas brasileiras começam a resistir o embate com as livrarias on line.

3- O petróleo do estado do Amapá irá proporcionar o desenvolvimento de toda a região.


GESTÃO

            Academia de Letras em Brasília/DF. No último dia 13.05.2025, 3ª f., pela manhã, aconteceu em Brasília o encontro super agradável dos Confrades Peniel Pacheco, Daniel Deusdete e Besaliel Rodrigues, além do também escritor Eliel Mendes para um bate-papo sobre literatura cristã e almoço de confraternização.

            Os três primeiros citados são membros vitalícios da Academia Evangélica de Letras do Distrito Federal – AELDF. Besaliel Rodrigues é o mais jovem integrante da citada Confraria, pois tomou posse recentemente, no dia 30 de Novembro de 2024 (Dia Nacional do Evangélico), em solenidade que aconteceu na Capital Federal, no Salão Nobre do San Marco Hotel, no Setor Hoteleiro Sul de Brasília quando, na mesma data foi comemorado o 6º Ano de Fundação da AELDF (Jubileu de Perfume). O novo Acadêmico Besaliel Rodrigues assumiu a Cadeira Nº

  30, à qual indicou como Patrono Oton Miranda de Alencar.

            Além do bate-papo literário, Peniel, Daniel, Besaliel e Eliel conversaram sobre as próximas publicações de livros da Editora Os Semeadores, a maior do segmento cristão do Distrito Federal.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 20. Livro “Direito do Petróleo”. Autora: Marilda Rosado de Sá Ribeiro. 3ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2014, 717p.

            Obra de autoria de uma das mais proeminentes estudiosas do assunto no Brasil, professora doutora em Direito, ligada à Faculdade de Direito da UERJ, advogada, já tendo ocupado cargos estratégicos em diversos órgãos públicos da área do petróleo no país.

            Esta obra é um manancial de informações sobre o Direito do Petróleo brasileiro. Construído com base na larga carreira acadêmica e profissional da autora, o livro aborda uma lista gigantesca de assuntos, partindo dos postulados constitutivos deste novo ramo do direito, perpassando por comentários didáticos sobre todo o arcabouço legal brasileiro do petróleo, fazendo a interface com a legislação internacional e dissecando um dos maiores temas da indústria do petróleo mundial, que é o instituto da joint venture. Para quem quer ter uma visão geral do Direito do Petróleo brasileiro, este é o livro.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Mefibosete, herdeiro imerecido – 2 Samuel 9.7: "Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa". Mefibosete, palavra hebraica que quer dizer “vergonha”.

            Contexto histórico: Mefibosete era o filho de Jônatas e neto do rei Saul, arqui-inimigo de Davi. Mas, por causa da amizade de seu pai com Davi que, mesmo depois de ter se tornado rei, mostra grande bondade para com ele [Mefibosete] e sua família, oferecendo-lhe terras e um lugar à mesa real.

            Lições de Vida: A história de Mefibosete nos ensina sobre a importância: 1- Da relação de afeto entre Deus e o pecador; 2- Da humildade: Mefibosete não se fez de rogado; 3- Da confiança em Deus para vencermos; 4- Do perdão, mesmo quando enfrentamos traições; 5- Da lealdade: Davi tinha prometido proteger a família do amigo Jônatas; 6- Da gratidão: Davi não esqueceu o que tinha prometido; e 7- Do contentamento: Devemos discernir sempre tudo o que Deus tem nos possibilitado. Amém!

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra T. Transição energética. É um fenômeno complexo que sempre acontece no decorrer da história da humanidade, em face da descoberta de novas formas de energia. Em nosso entender, a palavra “transição” dá a ideia de troca paulatina de uma fonte de energia por outra e isso não é verdade. Assim, tal termo poderia ser substituído por “diversificação” ou “reconvenção” energética, pois os tipos de energias vão surgindo e coexistindo, diferenciando-se entre si apenas em suas quantidades e viabilidades.

            Esta expressão “transição energética” passou a ter evidência no vocabulário ambientalista mundial entre os séculos XX e XXI, transmitindo a ideia de um processo gradual de mudança na forma como a energia é produzida e consumida, com foco em substituir fontes de energia fósseis por fontes renováveis e sustentáveis. A principal meta é reduzir a emissão de gases de efeito estufa e mitigar o impacto das mudanças climáticas.

            Mas, todos devem ter o cuidado em observar quais os verdadeiros motivos por detrás dos interesses internacionais, econômicos, políticos etc., que permeiam esta propalada transição. Fonte: IA. 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

 
MORREU ONTEM O "IRMÃO JUAREZ" - 91 ANOS. Considerado um dos mais importantes empresários da história econômica do ex-Território Federal do Amapá. Foi o fundador do Sindicato da Madeira do Estado do Amapá. É considerado um dos presbíteros mais relevantes da historiografia assembleiana tucuju. Foi consagrado a pastor há pouco tempo, pelo fato dos relevantes serviços prestados ao Evangelho amapaense.
Em Nota, o Presidente Estadual do Conselho de Pastores do Amapá, Pastor Besaliel Rodrigues, assim se pronunciou: "O Amapá se despede de um dos principais ícones de sua história, pois quem conheceu o 'Irmão Juarez', sabe muito bem de sua importância como empresário, político e religioso para o Amapá, desde os tempos do ex-Território Federal. Tive o prazer de conhecê-lo desde minha adolescência. Sou testemunha de que era um grande homem de caráter, respeito e de visão. Alegro-me por termos sido amigos de verdade. Agora, com lágrimas nos olhos, rogo a Deus para que console plenamente os corações dos familiares, amigos e da sociedade amapaense. Descanse nas Santas Mãos de DEUS dileto amigo e IRMÃO JUAREZ".

 

 
MORREU A MISSIONÁRIA FÁTIMA MEDEIROS. Matriarca da Pão da Vida. Publicamos aqui nossas condolências à família e amigos pela passagem para eternidade desta abençoada serva de Deus que, ao lado do esposo Antonio Medeiros, desenvolveram brilhante trabalho missionário no Estado do Amapá.

 

 


 
É NESTE DOMINGO DE MANHÃ. Na Assembleia de Deus - Ministério Deus Forte - Presidente: Reverendo Pastor Danilo Reis. Participe!

 

 
ENCERRA HOJE À NOITE. Na Assembleia de Deus - Ministério de Anápolis - Presidente: Reverendo Pastor Francisco Evangelista.

 

Até a próxima oportunidade.

sábado, 10 de maio de 2025

Brasileiro eleito papa renunciou antes da posse

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 845 – 11.05.2025

Brasileiro eleito papa renunciou antes da posse

1. O maior dilema da história da Igreja Católica. A ICAR – Igreja Católica Apostólica Romana, a maior religião do mundo, está vivendo o maior impasse de sua história: o declínio acelerado de sua membresia na face da Terra. Este fenômeno tornou-se visível a partir do século XX. A partir da ascensão de João Paulo II, em 1978, quando assumiu o papado no lugar de um brasileiro eleito que, naquele momento, não discerniu corretamente a oportunidade de sua eleição, a cúpula da ICAR vem envidando esforços para estancar a evasão religiosa de suas fileiras. A ICAR sempre enfrentou sérias dificuldades de crescimento nos continentes asiático e africano, por conta de sua coirmã Católica Ortodoxa e das religiões orientais e muçulmanas. Entretanto, no Ocidente, desde sua institucionalização no século IV, com Constantino, reinava soberana, mormente no trino continente americano. Mas, em meados do século XX, o sinal de alerta acendeu. Os relatórios estatísticos começaram a incomodar o comando da Instituição. Uma das ideias para reverter a situação foi flexibilizar o monopólio europeu da suprema governança papal. O Brasil, que passava por um grande avivamento pentecostal, foi o primeiro cogitado ao privilégio de ter um papa para, com isso, reavivar a igreja no referido continente. Com a morte do Papa João Paulo I, imediatamente o colegiado papal elegeu o primeiro não europeu, em mais de um milênio de escrutínios, ao cargo máximo da “Nação de Cristo”, mas, o mesmo renunciou em favor de um polonês, conforme detalharemos a seguir.

2. O novo Rei do Vaticano. Há três dias o bispo norte-americano Robert Martínez foi eleito novo Papa, substituto do recém-falecido Papa Francisco, de nacionalidade argentina. Como a Igreja Católica possui também em seu patrimônio um país, o Vaticano, um enclave dentro da Itália, um bairro da Capital Roma, negociado com Mussolini no início do século XX, o Papa também acumula a função de Rei do Vaticano, pois o sistema de governo deste país é de Monarquia Eclesiástica Absolutista.

Depois de eleito, o Bispo Robert Martínez adotou o nome de Papa Leão XIV. O que podemos discernir perfunctoriamente desta escolha, é que Robert Martínez é agostiniano e, com isso, fez uma alusão ao Papa Leão XIII, que lançou a encíclica Rerum Novarum, dando orientações para cuidado com os trabalhadores, e isso é muito significativo. Também, adotou como lema a expressão “In Illo uno unum”, uma referência às palavras que Santo Agostinho usou para dizer que, embora os cristãos sejam muitos, em Cristo são apenas um.

            O novo Papa Leão XIV passou a maior parte de sua carreira pastoral na República do Peru, país vizinho ao Brasil e, além do espanhol, também fala português fluentemente.

            De acordo com a Wikipédia, Leão XIV (em latim: Leo XIV; em italiano: Leone XIV), nascido Robert Francis Prevost Martínez, U.S.A. (Chicago, 14 de setembro de 1955), é agora o atual Papa da Igreja Católica, Bispo de Roma e Soberano da Cidade do Vaticano desde 8 de maio de 2025. Antes de eleito era frei, bispo emérito de Chiclayo, no Peru, e cardeal da Cúria Romana da Igreja Católica. Ele foi nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023 e substituiu seu predecessor, o cardeal Marc Ouellet, em abril do mesmo ano. Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Passou os anos de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago, sua cidade natal, e trabalhou na ordem agostiniana. O Papa Francisco o nomeou cardeal em 30 de setembro de 2023. Foi eleito Papa no dia 8 de maio de 2025, adotando o nome de Leão XIV. É o primeiro Papa nascido nos Estados Unidos e o segundo papa do continente americano. 

 

3. O Papa brasileiro que renunciou. Conforme dissemos acima, o Brasil já teve um papa eleito, mas o mesmo renunciou antes de sua posse. Foi o gaúcho descendente de alemães dom Aloísio Léo Arlindo Lorscheider, então arcebispo de Fortaleza/CE. Em seu lugar, o conclave de 1978 elegeu João Paulo II. Lorscheider foi eleito com mais de dois terços de votos, mas a tradição submete a escolha à decisão única e intransferível do escolhido. O cardeal brasileiro recusou ser papa por motivos de saúde, por ter oito pontes de safena, pois trinta e três dias antes, o recém-eleito Papa João Paulo I tinha morrido. Para o escolhido brasileiro, seria muito doloroso para a Igreja ter dois papas com possíveis falecimentos muito próximos. Por isso que, com temor, renunciou. Curiosidade: Dom Aloísio Lorscheider somente morreu dois anos depois de João Paulo II, que virou papa em seu lugar.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Igreja ICAR busca estratégias para o complexo e multifacetado problema de evasão mundial.

2- Mais um Papa Americano: Leão XIV é o bispo norte-americano Robert Francis Prevost Martínez.

3- Cardeal brasileiro Dom Aloísio Lorscheider, depois de eleito papa, renunciou temendo morrer cedo.


GESTÃO

Dia das Mães. Hoje quero homenagear todas as Mães por meio da referência de minha mãe Maria Soares de Oliveira Rodrigues. Neste Dia das Mães, destaco-a como uma mulher guerreira, de fibra e valorosa. Empenhou sua vida em favor do futuro dos filhos e da realização da Obra de Deus.

            Pastora Maria, como é conhecida, é natural do RN, nasceu em 07.10.1957 e é filha de Ana Soares e Pedro Inácio. Foi casada com o pastor de saudosa memória Lourenço Ferreira Rodrigues, com quem teve quatro filhos: Besaliel, Silas, Kelly e Lourenço Filho, que lhe deram sete netos e um bisneto, o Isaac Natan.

            Além da carreira missionária e pastoral foi, por anos, empreendedora, comerciária e servidora pública da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá. Grande parte de sua história de vida consta no livro biográfico de seu filho primogênito Besaliel Rodrigues, obra intitulada “Vencendo desertos”.

            Atualmente continua auxiliando a presidente Pastora Elizama e a líder geral do Círculo de Oração de mulheres da Assembleia de Deus no Amapá. Feliz Dia das Mães a todas estas mulheres guerreiras do Senhor.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 19. Livro “Amazônia: A maldição de Tordesilhas”. Autor: Aldo Rebelo, RJ: Arte Ensaio, 2024, 352p.

            “Partindo de uma visão pessoal, desde a geografia básica que aprendeu no curso primário até os primeiros contatos como estudante na época da UNE, e depois compartilhando suas experiências nos diversos governos em que tomou parte, [neste livro] Aldo Rebelo nos apresenta uma Amazônia rica de histórias e possibilidades. Para contar a história das conquistas e da exploração da região, ele se vale de personagens e episódios reais, como o de Orelana, um espanhol que saiu do Peru e foi o primeiro europeu a descer o rio Amazonas, e o de Ajuricaba, um indígena que resistiu à ocupação portuguesa e preferiu pular acorrentado dentro do rio a ser escravizado. Conta também a expedição de Pedro Teixeira, que subiu o rio Amazonas até o Equador com 1.200 indígenas armados de arco e flechas, e ainda sobre o roubo da borracha e a tentativa dos ingleses, franceses e holandeses de ocupar o Vale do Amazonas.”. Trecho da Apresentação assinada por Francisco Soares Brandão, p. 10.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Mica e sua religião particular. Juízes 17.5 e 6: “5. E tinha este homem, Mica, uma casa de deuses, e fez um éfode e terafins, e consagrou a um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote. 6. Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que lhe parecia melhor.”. Mica, do hebraico, é: “Quem é como Deus”.

           Contexto histórico: Mica existiu num tempo em que o povo de Deus passa por uma fase de desobediência, de castigo e libertação. Josué havia morrido e a Nação de Israel não manteve a fidelidade a Deus e começou a adorar outras divindades e adotar costumes das nações vizinhas. Juízes 17 registra, então, a história deste personagem que sintetiza a realidade vivida pelo povo de Israel naquela época.

            Lições de Vida: O “espírito de Mica” hoje leva pessoas a: 1. Resistirem lideranças legítimas; 2. Abrirem suas próprias igrejas, ministérios; 3. Desejarem administrar seus próprios dízimos e ofertas; 4. Criarem suas próprias “doutrinas”; 5. Contratarem seus próprios pregadores e cantores; 6. Pregarem apenas mensagens que amassageiam erros e egos; 7. Fazerem-se líderes de si mesmas etc.

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra S. Sustentabilidade. Palavra do latim “sustentare”, dando a ideia de sustento equilibrado, ou seja, de “alimentar-se sem exageros”. Transmite a noção de equilíbrio entre fatores igualmente importantes. Tal palavra é muito disputada por diversos conceitos ideológicos, econômicos e políticos.

Na seara do Direito do Petróleo, a sustentabilidade é compreendida com a percepção de responsabilidade e visão de futuro, alinhando-se desenvolvimento, com crescimento econômico e justiça social e com o zelo ao meio ambiente. A educação também é uma forma de garantir desenvolvimento humano e a sustentabilidade das gerações presentes e futuras.

Diante da descoberta de gigantesca jazida de petróleo em seu território, o estado do Amapá está diante da oportunidade de construir um futuro mais próspero para sua população, alinhando o desenvolvimento econômico com as metas de sustentabilidade. Fonte: Livro “Direito do Petróleo no Amapá – vol. I” e CHAGAS, Marco A. Amapá: A mineração e o discurso da sustentabilidade: de Augusto Antunes a Eike Batista. RJ: Garamond, 2013.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

 

 
HOMENAGEM: MÃES DE GERAÇÕES: Neste Dia das Mães 2025, fazendo um pequeno recorte histórico, homenageamos Duas Mães de Gerações e, coincidentemente, Duas Anas: A 1ª é Ana Soares de Oliveira, in memoriam, mãe de Maria Soares (1ª geração), vó de Ana Kelly (2ª geração), bisavó de Iury Benjamim (3ª geração) e trisavó de Isaac Natã (4ª geração). A 2ª Mãe de Gerações é Ana Kelly: a) Neta mais velha de Ana Soares; b) Primeira Filha de Maria Soares; c) Deu o primeiro Neto e d) o primeiro Bisneto de seus pais Lourenço Rodrigues e Maria Soares. Parabéns!

 

 
AMIGOS PARA TODA A ETERNIDADE. Dois grandes músicos e compositores, o tio Apóstolo Órley de Alencar e o sobrinho Pastor Kleyzer Alencar. Dons e talentos dedicados à Obra do Senhor na face da Terra. Amém!

 

 
LIDERANÇAS EM DESTAQUE. O Casal de Pastores Iveraldo Quaresma e Tina Uchoa, presidentes da Assembleia de Deus - Ministério Madureira, na cidade de Santana está se preparando para assumir mais dois grandes desafios no segundo maior município do Amapá, entrada portuária do Estado. Dizem que o Casal será motivo de bênçãos para Santana nas áreas da educação e da governança eclesiástica. Aguardemos.

 

 
BARCO DA BÍBLIA E PREFEITURA DE MACAPÁ. Ao aportar em Macapá no início deste mês de maio, o Barco da Bíblia, de propriedade da Sociedade Bíblia do Brasil, presenteou a Prefeitura de Macapá com um exemplar da Bíblia em Braille. Parabéns!

 


Até a próxima oportunidade.
 

 

 


 

 


 

 

 

 

 

 

sábado, 3 de maio de 2025

O Brasil de hoje e o silêncio das igrejas evangélicas

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 844 – 04.05.2025

O Brasil de hoje e o silêncio das igrejas evangélicas

1. Silêncio evangélico. Com exceção do barulho político dos “ativistas evangélicos”, as demais lideranças evangélicas brasileiras estão silentes diante da atual situação política, econômica e social em que o país se encontra. Não se houve falar de nenhuma mobilização espiritual em favor da Nação.

            C. S. Lewis, autor das “Crônicas de Nárnia”, rejeitou o pacifismo. Ele o chamou de fracasso moral — e o considerou incompatível com o dever cristão.

            Lewis argumenta contra o pacifismo em seu livro "O Peso da Glória". Ele começa resumindo a postura pacifista: "A guerra é má, e eu sempre fui contra ela". Ele alerta que isso é perigosamente simplista e levanta questões morais.

            O autor de Nárnia diz que a verdadeira questão não é "A guerra é má?", mas sim "A guerra alguma vez se justifica para prevenir um mal maior?". E se sim, como sabemos quando é? Para responder a essa pergunta, Lewis tem um teste simples.

            O teste de Lewis: “A guerra em questão tem uma causa justa? Se sim, então abster-se não é misericórdia — é covardia”. Os cristãos devem usar a força para defender a justiça, a bondade e a virtude.

            Ele continua: “A doutrina de que a guerra é sempre um mal maior parece implicar uma ética materialista. Uma crença de que a morte e a dor são os maiores males”. Mas, para os cristãos, isso simplesmente não é verdade. Essa ideia é fundamentalmente irreconciliável com o cristianismo. Para cristãos, existem males muito piores do que a morte e o sofrimento.

            Lewis nos lembra: A regra de ouro é amar o próximo. O amor é definido como desejo do bem do próximo: Não é complacência passiva, mas uma luta ativa pelo Bem. Oremos pelo Brasil. Fonte: Internet.

2. EETAD de luto. Doris Johnson passou para a eternidade. No princípio da madrugada deste domingo, 27 de abril, a serva de Deus, a Missionária Doris Johnson partiu para o lar celestial. Admirável mulher, ela dedicou sua vida ao ministério evangelístico e missionário no Brasil, desde a sua juventude, ao lado de seu esposo, o Pastor Bernhard Johnson. Agora, tendo combatido o bom combate, acabado sua carreira e guardado a fé, a Matriarca da EETAD descansa, após noventa e três anos na terra dos viventes, enquanto aguarda a ressurreição dos salvos e o arrebatamento da Igreja. A EETAD louva a Deus pelo longuíssimo e profícuo ministério que o Pai Celeste operou através desta serva fiel.

3. Conselho de Pastores de Mazagão – Registrado em Cartório. O Conselho de Pastores de Mazagão, presidido pelo Reverendo Pastor Aluízio Costa, concluiu o processo de registrado em Cartório da citada Entidade. Agora, de fato e de direito, existe um conselho de pastores no município de Mazagão. Próximos passos: 1. Registrar o CNPJ; 2. Abrir a conta bancária e 3. Providenciar a lei municipal de declaração de Utilidade Pública. Parabéns!

            4. Pode ter bíblia na biblioteca? Duas décadas depois da aprovação de uma lei que exige disponibilidade de bíblias em bibliotecas de São José do Rio Preto/SP, o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, entrou com uma ação para tornar a lei inconstitucional e proibir que a Prefeitura de São José do Rio Preto disponibilize o livro religioso nas repartições públicas. O presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra (PP), cogita enviar ofício ao papa Francisco para chamar atenção para o caso.

            Atualmente, são três ações movidas pelo Ministério Público paulista contra a administração rio-pretense. Há ainda uma ação para tirar as bíblias em braille (para pessoas com deficiência visual), que se tornou norma no município em 2009, e um recurso da Câmara de Rio Preto junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que proibiu a frase “sob a proteção de Deus iniciamos nossos trabalhos” do começo das sessões do Poder Legislativo.

            De acordo com o procurador, “não compete ao Poder Legislativo municipal criar preferência por determinada religião – como o faz pela exigência da disponibilização de exemplares de Bíblia Sagrada nos acervos e bibliotecas mantidos pelo Poder Público Municipal –, voltada exclusivamente aos seguidores dos princípios cristãos, alijando outras crenças presentes tradicionalmente no tecido social brasileiro, justamente à vista da laicidade do Estado brasileiro”.

            Oliveira e Costa cita ainda que há preferência religiosa na lei rio-pretense, o que é vedado ao Poder Público. “Além de implantar discriminação injustificada pelo tratamento privilegiado descrito, o ato normativo comunal não persegue finalidade de interesse público primário, senão atende a outros interesses. Ora, se o Estado pode colaborar, de forma indistinta com todos os credos, não lhe é dado criar preferência, visto que a liberdade de religião abrange inclusive o direito de não ter religião”, afirmou o promotor na inicial. As ações que pedem que o Poder Público pare de fornecer bíblias às bibliotecas do Município tramitam no TJ-SP. Fonte: Internet.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- As igrejas possuem indispensável função profética e social em meio à população nacional.

2- Missionária norte-americana Doris Johnson, uma vida dedicada à educação teológica no Brasil.

3- Pastor Aluizio Costa completa processo de registro de Conselho de Pastores em Mazagão.


GESTÃO

Aniversário do Pastor Iaci Pelaes dos Reis. O Pastor Iaci Pelaes fez aniversário no dia 30.04.2025. E macapaense e completa 61 anos de idade. Filho de Raimundo Mourão dos Reis e Virginia Pelaes dos Reis. Casado com a Vereadora e Pastora Léia de Oliveira Pelaes, com quem tem dois filhos.

            Na esfera profissional, o Pastor Iaci é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá e Professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá. Possui especialização lato sensu em Direito Penal, doutorado em Direito (UFMG) e pós-doutorado em Direito na Europa.

            No âmbito acadêmico, é membro vitalício da Academia de Letras Evangélica Amapaense, ocupante da Cadeira nº 07, cujo patrono é Russel Philip Shedd, considerado um dos maiores teólogos do século XX. O Pastor Iaci também já prefaciou diversas obras literárias cristãs e seculares.

            Na vida eclesiástica, Iaci Pelaes é Bacharel em Teologia, ministro do Evangelho, Pastor Presidente da Igreja Assembleias de Deus no Estado do Amapá e da Convenção CONFRADAP. Parabéns!

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 18. Livro “Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza”. Autores: Daron Acemoglu e James A. Robinson. Tradução: Rogerio Galindo e Rosiane Correia de Freitas. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2022, 592p.

            Obra ganhadora do Prêmio Nobel de Economia de 2024. Neste clássico moderno da economia e das ciências humanas, Daron Acemoglu e James A. Robinson nos oferecem uma resposta bastante contundente a essa pergunta que há séculos instiga os estudiosos. Por quinze anos, eles investigaram a história de civilizações separadas tanto pelos séculos quanto pela geografia a fim de compor sua tese inovadora: para prosperar, os cidadãos necessitam de instituições inclusivas, que geram círculos virtuosos de inovação, expansão e ampliam a riqueza. Por meio de uma teoria de base universal, os autores  afirmam que as estruturas  sociais criadas pelo homem são o que sustenta o sucesso econômico – e o fracasso – das nações. Obs.: A obra permite também uma aplicação pessoal de seu tema.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Doegue, o “amigo” maligno. Salmo 52.1-3: “1. Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus permanece continuamente. 2. A tua língua intenta o mal, como uma navalha afiada, traçando enganos. 3. Tu amas mais o mal do que o bem; e mais a mentira do que o falar conforme a retidão.”. Significado do Nome: Do hebraico: possivelmente “covarde”.

            Contexto histórico: Em 1 Samuel, capítulos 21 e 22, diz que Doegue era edomita e pastor principal de Saul. Covardemente delatou Davi a Saul, informando sorrateiramente que o mesmo tinha ido à casa do sacerdote Abimeleque, informação que levou Saul a matar o sacerdote e diversos outros clérigos auxiliares.

            Lições de Vida: Este personagem nos ensina a pedirmos proteção a Deus e termos cuidado com pessoas que possuem: 1. Influência e poder para o mal (Dn 6.10 – Daniel e o decreto assinado); 2. Planos perversos, danosos (Gn 37.24 – José jogado no poço); 3. Linguajar calunioso (Sl 101.5); e 4. Vida falsa e mentirosa (Mt 26.14-15 – Judas e as 30 moedas da traição).

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra R. RESEX – Reserva Extrativista Marinha Flamã. A palavra “Flamã”, de origem do dialeto indígena galibi, significa “calor forte” e se refere ao nome antigo das aldeias indígenas da região de Oiapoque/AP, local onde o ICMbio propõe criação de mais uma RESEX.

            A proposta de criação da RESEX Marinha Flamã, foi apresentada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) em 16.04.2025, no Diário Oficial da União (DOU), Proc. nº 02070.007671/2025-60, área com mais de 430 mil hectares, localizada nos municípios de Oiapoque e Calçoene, na costa norte do estado do Amapá, de frente para o oceano Atlântico. Fonte: www.unifap.br e IA.

            “A área proposta coincide estrategicamente com a região da Margem Equatorial, onde a Petrobras planeja explorar o bloco FZA-M-59, um reservatório com potencial estimado de até 30 bilhões de barris de petróleo, segundo estudos do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e da Petrosolgás” (Gesiel Oliveira, Jornal A Gazeta de 27.04.2025, p. 12).

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

MATRIARCA COMPLETA 90 ANOS. A Pastora Eliede Rosa e Família celebraram o Aniversário de 90 Anos de sua Querida Mãe Laidra da Silva Cabral. O evento aconteceu no Templo Sede da Assembleia de Deus - Ministério Jeovah Shammah, localizado na Rod. JK, Km 7, Zona Sul de Macapá/AP. Parabéns!

 

AVENIDA HERÁCLITO COSTA. Prefeito de Macapá promulga Lei Macapaense nº 2.898, de 31.03.2025, que denomina Avenida Heráclito Mendes da Costa, no Bairro Marabaixo III.

Nosso parabéns a toda a Família Costa pela justa homenagem.

 

ESTÁ CHEGANDO LIVRO NOVO NA PRAÇA. A Pastora Izabel da Conceição Sarges estará lançando, em breve, seu livro intitulado: "Consolidação de Novos Convertidos: Uma Necessidade Urgente da Igreja". Izabel Sarges é ministra do Evangelho, ligada à Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Amapá (CONFRADAP) e teóloga, formada pelo Seminário Teológico das Assembleias de Deus (SETAD – Amapá). 

Concluiu o seu Curso Teológico e compartilha com toda a igreja brasileira o conteúdo de sua monografia acadêmica, abordando este tema tão atual, crucial e improtelável.

Como exemplo de fé e resiliência, aos 84 – oitenta e quatro anos de idade lança, então, o seu primeiro livro, realizando um sonho concedido pelo Espírito Santo de Deus e dando um exemplo de vida a todos nós.

 

DORIS JOHNSON DESCANSA NO SENHOR

 

GRANDE EVENTO PELAS FAMÍLIAS AMAPAENSES. O Casal de Pastores Flávio e Ramona Pinheiro, presidentes da CINFEC - Comunidade Internacional Famílias em Cristo, promoveram esta semana na ASEEL, uma das maiores sedes campestres do estado, um almoço para trezentas famílias. A programação teve o apoio incondicional dos reverendos pastores David Viegas e Fátima Pinheiro. Parabéns!

 

ANIVERSARIANTE DA SEMANA. Pastora Juracy Alencar trocou de idade nesta semana que passou. Parabéns!

 

Até a próxima oportunidade...

 

 


 

 

 


 

 

 

 

ARTIGO DESTAQUE

Os 77 Anos da Independência de Israel!

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 846 – 18.05.2025 Os 77 Anos da Independência de Israel!               1. Principal...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES