Redes Sociais

sábado, 29 de novembro de 2025

Hoje é o Dia do Evangélico no Amapá e no Brasil

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 874 – 30.11.2025

Hoje é o Dia do Evangélico no Amapá e no Brasil

Tipo de barco utilizado pelo 1º evangélico a aportar em terras amapaenses.
 

1. A origem do Dia do Evangélico no Amapá. Hoje, domingo, 30 de Novembro, o estado do Amapá comemora o Dia do Evangélico, data fixada em lei federal e estadual.

            A data marca a homenagem aos evangélicos brasileiros, pois, de acordo com o IBGE, os protestantes, como também são conhecidos, formam o segmento religioso que mais cresceu nos últimos trinta anos no Brasil. O número de evangélicos registrado na contagem no Censo/2023 foi de cerca de 70 milhões de pessoas.

            O Dia do Evangélico não tem o objetivo apenas de comemorar, mas levar a mensagem do Evangelho de Cristo, que são as boas novas de salvação. E a boa notícia é que JESUS salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará.

            O projeto de lei que consagrou esta data teve início no ano de 2003, por meio da iniciativa do então vereador do município de Santana, Pastor e Historiador Aroldo Vasconcelos, que atualmente integra a Mesa Diretora, como primeiro Secretário, da Convenção de Pastores da Assembleia de Deus no Amapá (CEMEADAP). No mesmo ano, o autor do projeto de lei em Santana repassou, na integra, o texto para a então deputada estadual Mira Rocha, que formalizou do Projeto no âmbito estadual que, aprovado pela Assembleia Legislativa, recebeu sanção governamental e foi transformado na Lei Estadual nº 0827/2004. Assim nasceu o Dia do Evangélico no estado do Amapá. 

 

            2. A origem do Dia do Evangélico no Brasil. Com o movimento evangélico fortalecido pela representatividade deste Dia, uma plêiade de pastores apoiados pelos líderes da Marcha para Jesus no Amapá, mobilizou o protocolo do projeto no Congresso Nacional, em Brasília. Com o apoio da Bancada Federal do Amapá, tendo o destaque da articulação do deputado Jurandil Juarez, o projeto foi apresentado na Câmara dos Deputados como projeto de lei, foi aprovado e, posteriormente, sancionado pela presidência da República, transformando-se na Lei Federal nº 12.328/2010, tornando agora, em todo o País, o dia 30 de novembro como o Dia Nacional do Evangélico. 

 

Praça Veiga Cabral, local em que bíblias de João Ferreira de Almeida foram queimadas publicamente, em 1916.
 

3. Por que foi escolhido o dia 30 de Novembro? Segundo o autor do projeto, Pastor Aroldo Vasconcelos, a data de 30 de Novembro para celebrar o Dia do Evangélico, foi escolhida em homenagem ao maior tradutor evangélico da Bíblia para a língua portuguesa, o quinto idioma mais falado no Planeta, Pastor João Ferreira de Almeida, que faleceu no dia 30 de Novembro de 1691, portanto há 334 anos. Assim, o Dia do Evangélico remete à memória deste importante personagem evangélico da humanidade.

            De acordo com o Pastor Aroldo, para o Brasil, a Bíblia traduzida por João Ferreira de Almeida passou a ser a mais utilizada. A versão campeã, a mais querida pela comunidade evangélica brasileira é a ARC – Almeida Revista e Corrigida, pois é a mais próxima do português/brasileiro. Esta tradução gerou, e gera até hoje, grande impacto na disseminação do cristianismo protestante no Brasil e em todas as Nações da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

            João Ferreira de Almeida (1628-1691) foi teólogo, tradutor e missionário português amplamente conhecido no mundo inteiro por sua tradução da Bíblia para o português. Sua obra teve um impacto profundo na difusão do protestantismo mundial, disse Vasconcelos.

            Assim, a conjugação do Dia do Evangélico com a vida de João Ferreira de Almeida, nos compunge a lembrar do testemunho de vida deste altaneiro servo de Deus. De acordo com o Pastor Aroldo, “Todos nós somos responsáveis por esta data. Por este dia nós oramos, por este dia nós clamamos ao Senhor. O Dia do Evangélico é um reconhecimento público a tudo aquilo que o povo evangélico tem feito à sociedade brasileira", concluiu.

 

Calabouço da Fortaleza de Macapá em que foi encarcerado o 1º missionário evangélico que tentou evangelizar Macapá/AP.
 

4. Quem é Aroldo Vasconcelos. Trata-se de um obreiro multivocacionado, pois é pastor, professor, teólogo, arquiteto, historiador e eclesiástico. É uma das principais lideranças evangélicas do município de Santana/AP, onde já foi Vereador. Pertence à Assembleia de Deus de Santana, presidida pelo Pastor Lucifrancis Tavares. Também é muito criativo e cosmopolita, tendo predileção em viajar pela Europa com a esposa missionária e professora Aldaleia Vasconcelos. Na vida secular, é doutorando em Educação pela Universidade Beira Interior-Portugal, Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (2019). É bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Amapá (1997), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Logos (1995), graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (2011), MBA em planejamento e gestão de negócios. Na vida profissional, é servidor público do Estado e da Prefeitura Municipal de Santana. Já ocupou diversos cargos de confiança na Administração Pública e, também, no âmbito da Convenção CEMEADAP.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Modelo de embarcação à vela utilizada pelo 1º evangélico a chegar a terras amapaenses em 1916.

2- “Praça das bíblias queimadas”. Praça Veiga Cabral, local em que bíblias foram queimadas em 1916.

3- Masmorra da Fortaleza de Macapá, local em que o 1º evangélico do Amapá foi preso em 1916.


GESTÃO

Editora lança revista nacional. 

Revista Brasileira de Direito Religioso. A Editora Os Semeadores (DF) e o Instituto Brasileiro de Educação e Pós-graduação (IBEPOS) estarão lançando em Brasília nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, a Revista Brasileira de Direito Religioso (RBDR), a qual irá publicar para todo o país matérias jornalísticas, notícias, publicidades e artigos científicos sobre este importante ramo do Direito.

            A 1ª edição da RBDR traz na capa o ministro do STF André Mendonça, que proferirá a conferência magna do 6º Congresso Brasileiro de Direito Religioso, seção “Quem é Quem” contendo biografias brilhantes de juristas brasileiros evangélicos, lista de entidades jurídicas evangélicas e de temas que serão abordados nas próximas edições, resenhas de obras literárias brasileiras sobre Direito Religioso etc.

            A revista também traz artigo científico dos advogados pesquisadores especialistas em Direito Religioso Thiago Rafael Vieira e Jean Marques Regina, líderes do Instituto Brasileiro de Direito Religioso (IBDR), com o título: “Autodeterminação das Organizações Religiosas no Estado Laico Colaborativo Brasileiro”. Amém.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 48. Hoje no Dia do Evangélico, sugerimos a leitura do Livro sobre o 1º evangélico do Amapá: “Clímaco Bueno Aza: A relevância do evangelista colombiano na propagação da mensagem pentecostal no Brasil”. Autor: Carlos Eduardo Sousa, Pedreiras/MA: Servus Publicações, 2022, 120p.

            Esta obra desenvolve-se em torno de um estudo biográfico do pastor pioneiro Clímaco Bueno Aza, no período de formação da Assembleia de Deus no Brasil, que por mais de 35 anos atuou em diversos estados brasileiros como plantador de igrejas, sendo pioneiro em três estados: Amapá, Maranhão e Minas Gerais.

            Analisamos historicamente, perscrutando a sequência dos acontecimentos, como a vida desse evangelista contribuiu com a expansão da mensagem pentecostal em terras brasileiras e como sua atuação foi percebida pelos fiéis e pela instituição, de modo a contribuir com a consolidação da identidade assembleana brasileira.

            A proposta de um estudo da trajetória e vida de Bueno Aza se ampara pela importância no desbravamento da pregação pentecostal em diversas cidades brasileiras.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Urbano, cooperador em Cristo. Romanos 16.9: “Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo...”.

            Significado do Nome: As traduções mais aplicadas ao nome Urbano são ‘aquele que vem da cidade‘ e ‘aquilo que é da cidade‘; mas existem outros significados mais metafóricos que permitem outro tipo de interpretação como ‘civilizado‘ ou ainda ‘nobre‘, apontando para a importância de se manter um comportamento que seja pautado pelo respeito ao próximo, além da gentileza. Fonte: https://www.nomesbiblicos.com/urbano/

            Contexto histórico: Urbano foi um cristão em Roma saudado por Paulo em Romanos 16.9, descrito como "cooperador em Cristo". A sua fama foi tão grande que fora do contexto bíblico, a história da Igreja também mostra outros "Urbanos" como o Papa Urbano I e Papa Urbano V, que homenagearam o personagem bíblico e foram importantes líderes religiosos, mas, por óbvio, não são o mesmo indivíduo da carta de Paulo.

            Lições de Vida: 1. Consciência de ser cooperador de Deus – I Co 3.9; 2. Todo o nosso fazer é para o Senhor – Cl 3.23; 3. Amigo em Cristo, com motivações verdadeiras e espirituais – Rm 12.10.

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra U. Uaçá. Palavra de origem tupi-guarani que pode significar “mandioca” ou “caranguejo”. Tal expressão indígena é utilizada para designar uma importante terra indígena, um rio e uma gleba. Por causa da exploração de petróleo na região de Oiapoque/AP, o termo Uaçá ganhou destaque nacional.

            A terra indígena Uaçá está localizada na região setentrional do Brasil, no estado do Amapá, município de Oiapoque, local de habitação de diversas tribos indígenas, incluindo os Karipuna, Palikur, Galibi Marworno e Galibi Kali'na. A região é conhecida por sua rica cultura e importância ambiental, sendo objeto de projetos de gestão territorial e ambiental. O rio Uaçá situa-se na mesma região geográfica da citada terra indígena.

            A Gleba Uaçá é a denominação de uma grande porção de terra pública federal localizada sobre a qual foi construída a cidade de Oiapoque, no estado do Amapá, que é objeto de processos de regularização fundiária. O termo "gleba" refere-se a uma área de terra rural ainda não dividida em lotes menores ou que não foi objeto de um loteamento formal. Fonte: Internet e IA.

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

 

 
HOJE PELA MANHÃ. Domingo, 30.11.2025 - Dia do Evangélico.

 

 
GRANDE AMIGO DO CORAÇÃO. Reverendo paraense Pastor Ernane e filha Cantora Keila Lum, recebendo a visita da amapaense Pastora Ruth Queiroz. O Pastor Ernane iniciou sua carreira eclesiástica na década de 1970, na localidade de Jacarecapá, município de Monte Alegre, localizado no sul do estado do Pará. Foi Obreiro Auxiliar do saudoso Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues, pai do Pastor Besaliel Rodrigues. Desde então, a família do Pastor Lourenço tem grande amizade por este consagrado servo de Deus, esposa e filhos. Amém.
 
 
 
O ENCONTRO DAS TRÊS ACADEMIAS. Na solenidade de posse do Advogado Dr. Besaliel Rodrigues na presidência da novel Academia de Advogados Escritores - ACADE-OAB/AP, estiveram abrilhantando o evento o Advogado Paulo Guerra, presidente da Academia Amapaense de Letras (AAL) e o Advogado Rodrigo Lima Junior, representando o presidente da Academia de Letras Evangélica do Amapá (ALEA).
 
 
 
 
ADVOGADA E MÉDICA POR EXCELÊNCIA. A Advogada Dra. Ana Agra, que também é uma das médicas mais respeitadas do estado do Amapá, esteve com seu esposo economista Dr. Altair Martel constelando a posse dos Acadêmicos Besaliel Rodrigues e Adriano de Almeida Carvalho na Academia de advogados Escritores da OAB/AP. Na oportunidade, a Dra. Ana Agra esteve representando a Academia de Letras "Barão do Rio Branco", na qual ocupa a Cadeira nº 40, cujo patrono é Nilson Montoril. A Dra. Ana Agra é uma das poucas brasileiras a conjugar as duas carreiras acima citadas.

 

 

 
SOFIA VENCEDORA. A jovem Sofia Winner, filha caçula do juiz de Direito Dr. Saloé Ferreira, está irradiante, pois, aos dezessete anos, concluiu o curso completo de inglês, obtendo fluência no idioma, tanto na fala, como na escrita e na tradução simultânea. A Sofia é fera. Ela e o Dr. Saloé estão de parabéns.

 

 
 VEM AÍ A 17ª AGO DA COMADEZON E O JUBILEU DE ESMERALDA DA UCIAMA. Aguardem.
 
 
 
 
FRASE DA SEMANA.
 
 
Até a próxima oportunidade... 

 





 

  

 

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Presidente da OAB-AP instala 1ª Academia de Advogados Escritores do país e dá posse à 1ª Diretoria

Presidente da OAB-AP instala 1ª Academia de Advogados Escritores do país e dá posse à 1ª Diretoria. Veja lista de fotos ao final. 

DIA HISTÓRICO. Aconteceu nesta 6ª feira, 28.11.2025, às 18h45, no Auditório “Pedro Petcov”, no prédio antigo ao lado da Sede OAB/AP, a instalação da Academia de Advogados Escritores da OAB/AP e a posse da 1ª Diretoria. A Sessão Cerimonial foi conduzida pelo Presidente da OAB/AP Dr. Israel da Graça.

Conduziu o Cerimonial o Dr. Thoni Furtado, que iniciou o evento com um texto sobre o que é a Academia de Advogados Escritores e qual a sua importância social, cultural e científica para a classe dos Advogados e para a sociedade de modo geral. Em seguida, o presidente da OAB/AP foi convidado a se posicionar em frente à Grande Mesa e o Cerimonial chamou nominalmente um a um dos integrantes da 1ª Diretoria da ACADE para receberem das mãos do presidente da Ordem seus termos de posse e assim formarem o Dispositivo da Sessão. Em seguida, todos cantaram o Hino do Brasil.

            Depois, o presidente Dr. Israel da Graça declarou instalada a Academia de Advogados Escritores e proclamou empossados os primeiros integrantes do histórico Liceu. Ato contínuo, discursou, iniciando com saudações a todos, destacando algumas presenças ilustres. Daí, explicou como surgiu a ideia da Academia, qual sua finalidade e como foram os primeiros procedimentos para a concretização da mesma. Disse que em breve haverá outra sessão solene para a posse dos demais membros da ACADE. Ainda, informou que a ideia da Academia reverberou no Conselho Federal da OAB, que vai discutir a criação de Academia similar em nível nacional.

            Também tiveram fala as seguintes pessoas:

Dr. Besaliel Rodrigues acompanhado de sua mãe Prª. Maria Soares e de sua filha Ana Raquel

1) Dr. Besaliel Rodrigues, recém empossado presidente da ACADE-OAB-AP: Parabenizou o presidente da Ordem pelo ineditismo da ideia da ACADE, destacou a escolha acertadíssima da homenagem ao Presidente José Sarney, colocando-o como Patrono Emérito da ACADE, pois trata-se de uma figura emblemática por ter sido presidente da República, por três mandatos consecutivos senador pelo Amapá, por ser advogado de nossa Seccional e escritor integrante e atual decano da Academia Brasileira de Letras (ABL), por ter livros publicados, inclusive sobre o Amapá e ser tantas outras coisas destacadas no cenário local, nacional e internacional. Ainda, honrou a postura do Presidente Dr. Israel por promover diversidade e acessibilidade no Colegiado da recém criada Academia e em todos os sentidos e âmbitos da atual gestão da Ordem;

Drs. Rodrigo Lima Jr. (ALEA) e Paulo Guerra (AAL).

            2) Dr. Rodrigo Lima Junior, representante da presidência da Academia de Letras Evangélica Amapaense (ALEA): falou em nome do presidente da ALEA, promotor de justiça e pastor Iaci Pelaes dos Reis, parabenizou a OAB/AP pela arrojada criatividade e em nome de sua Arcádia religiosa proferiu votos de sucesso à nova entidade literária;

            3) Dr. Paulo Guerra, presidente da Academia Amapaense de Letras (AAL), a mais longeva do gênero no Amapá: Depois das saudações protocolares e de alguns elogios públicos a pessoas destacadas, o Prof. Paulo Guerra disse de sua satisfação em está participando de momento tão importante, a instalação de inédito silogeu jurídico literário. Entusiasmado, colocou-se à disposição para ajudar como puder no processo de consolidação administrativa e institucional da ACADE.

Dra. Ana Agra e esposo Dr. Martel, com o Dr. Besaliel e sua mãe Prª Maria Soares.

            A médica e advogada Drª Ana Agra, representante da Academia de Letras Barão do Rio Branco, e seu esposo Dr. Altair Martel, registraram presença. Também tiveram oportunidade de fala duas pessoas da plateia.         

            Encerradas as falas, foram feitos os agradecimento e todos cantaram juntos o Hino do Amapá.

            Por fim, foi feita uma sessão de fotos oficiais e servido um petit coquetel aos presentes.

 

SAIBA MAIS...  

 

01. A ACADE-OAB/AP foi criada, com o seu respectivo regulamento interno, na Sessão Ordinária do Conselho Seccional da OAB/AP, que aconteceu na noite de 21.08.2025. 

 

02. A 1ª Diretoria empossada foi: Presidente: Besaliel de Oliveira Rodrigues, OAB/AP 4746; Vice-presidente: Josiane da Silva Ferreira Althaus, OAB/AP 5447; Secretária-Geral: Maria Carolina Monteiro de Almeida, OAB/AP 3591; Secretário-Geral Adjunto: Jean Carlo dos Santos Ferreira Junior, OAB/AP 5849; e Tesoureiro: Adriano de Almeida Carvalho, OAB/AP 4523.

 

03. A ideia da criação deste novo órgão partiu do Presidente da Entidade Dr. Israel da Graça, que irá levar tal projeto ao Conselho Federal da Instituição. Esta Academia de Advogados Escritores é a 1ª do gênero a ser criada no país.

 

04. A posse dos primeiros integrantes da referida Academia aconteceu no dia 28.11.2025, 6ª f, no Auditório Principal do prédio histórico da OAB/AP, que fica ao lado da Sede Estadual da Instituição, localizada no Centro de Macapá/AP, em frente ao Rio Amazonas.

            Parabéns à OAB/AP e ao idealizador Dr. Israel.

 

LISTA DE FOTOS

  







 
 
Outras informações veja no Site Oficial da OAB/AP.

sábado, 22 de novembro de 2025

Posse na Academia da OAB/AP, aniversário da Praça Pr. Oton e da Catedral

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 873 – 23.11.2025

Posse na Academia da OAB/AP, aniversário da Praça Pr. Oton e da Catedral

1. OAB-AP dará posse aos primeiros membros de Academia. Na Sessão Ordinária do Conselho Seccional da OAB/AP, que aconteceu na noite de 21.08.2025, foi aprovada a criação da Academia de Advogados Escritores – ACADE-OAB/AP e o seu respectivo regulamento funcional. A 1ª Diretoria escolhida foi: Presidente: Besaliel de Oliveira Rodrigues, OAB/AP 4746; Vice-presidente: Josiane da Silva Ferreira Althaus, OAB/AP 5447; Secretária-Geral: Maria Carolina Monteiro de Almeida, OAB/AP 3591; Secretário-Geral Adjunto: Jean Carlo dos Santos Ferreira Junior, OAB/AP 5849; e Tesoureiro: Adriano de Almeida Carvalho, OAB/AP 4523.

            A ideia da criação deste novo órgão partiu do Presidente da Entidade Dr. Israel da Graça, que irá levar tal projeto ao Conselho Federal da Instituição. Esta Academia de Advogados Escritores é a 1ª do gênero a ser criada no país.

            A posse dos primeiros integrantes da referida Academia acontecerá no próximo dia 28.11.2025, 6ª f, no Auditório Principal do prédio histórico da OAB/AP, que fica ao lado da Sede Estadual da Instituição, localizada no Centro de Macapá/AP, em frente ao Rio Amazonas. Parabéns à OAB/AP e ao idealizador Dr. Israel.

2. Aniversário da Praça da Bíblia. Inaugurada em 29.11.2023, a Praça da Bíblia, que também tem o nome de Praça Pastor Oton Alencar, completou dois anos de construída. Está localizada na Rua Hildemar Maia, esquina com a Avenida Ataíde Teive, Bairro Santa Rita, bem no início do Canal.

            Desde o dia 20 de dezembro de 1991, quando a Constituição do Estado do Amapá foi promulgada, ou seja, há quase 34 (trinta e quatro) anos que está previsto no Título X - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, no Art. 28. “Fica o Poder Executivo autorizado a construir, na Capital do Estado, a Praça da Bíblia, com o respectivo monumento, destinado às festividades religiosas.”. Mas, nenhum gestor estadual, neste período conseguiu implementar esta determinação constitucional.

            Entretanto, coube a um gestor municipal, o atual Prefeito de Macapá, Dr. Antonio Furlan, entrar para a História do Estado do Amapá como o construtor da 1ª Praça da Bíblia da Capital do Estado, ou seja, o que nenhum governador conseguiu, o Prefeito da Capital fez.

3. Aniversário da Catedral Evangélica da Pioneira. Próximo domingo, 30.11, a Catedral Estadual da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, estará completando dois anos de inaugurada (Jubileu de Algodão). A data coincide com o Dia Estadual do Evangélico, instituído pela Lei Estadual nº 827/2004, de autoria da deputada Mira Rocha. Atualmente, a referida denominação é presidida pelo Reverendo Pastor Iaci Pelaes dos Reis. Está organizada uma vasta programação para a celebração das duas datas. Ver redes sociais.

            4. Semana Estadual da Cultura Gospel 2025. A Semana Estadual da Cultura Cristã deste ano de 2025 acontecerá no período de 29/11 a 06/12. O dia 29/11 (sáb) será dedicado à comemoração do Dia do Evangélico. No dia 01/12 (2ª f.), acontecerá um Ato Profético em Santana/AP. No dia 03/12 (4ª f.), haverá um Festival de Bandas. No dia 04/12 (5ª f.), será a vez do Festival de Dança. No dia 05/12 (6ª f.), será a Noite dos Adoradores. No sábado, 06/12, acontecerá o Natal em Família. Durante a Semana Estadual, os artistas receberão capacitação,workshops, contato com artistas nacionais e muito acolhimento em suas carreiras. Acompanhe tudo pelo @culturacrista.ap.

            5. Professor do Amapá presidira revista jurídica nacional. O professor Besaliel Rodrigues, integrante do Colegiado do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá, foi escolhido para ser o presidente do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Religioso (RBDR), que será lançada nos próximos dias 11 e 12 de dezembro de 2025, no 6º Congresso Brasileiro de Direito Religioso, que acontecerá em Brasília/SB. O professor Besaliel Rodrigues é mestre e doutor em Direito, cursando o segundo doutorado em Direito do Petróleo (Unifap/UFRJ 2025-2026), escritor autor do livro “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. Ainda, o referido docente é presidente do Conselho Estadual de Pastores, advogado constitucionalista e presidente da Academia de Advogados Escritores da OAB/AP. Amém.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- OAB do Amapá é a 1ª do Brasil a cria uma Academia de Advogados Escritores – ACADE.

2- Praça da Bíblia de Macapá completa dois anos de inaugurada. Um das mais bonitas do Brasil.

3- Catedral da Igreja AD – A Pioneira do Amapá celebrará aniversário no próximo dia 30.11.2025.


GESTÃO

Presidente do Conselho de Pastores visita Pedra Branca. O Reverendo Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá esteve em Pedra Branca do Amapari, município da região oeste do estado do Amapá, no último domingo, 16.11, pela manhã, ministrando para lideranças da Assembleia de Deus – Ministério da Libertação, cujo presidente local é o Pastor Aguinaldo dos Santos Filho da Silva. O Templo Sede da referida igreja fica localizada na Rua Francisco Dutra, nº 383, Bairro Arco Íris, CEP: 68.945-000. O convite foi da presidente estadual da referida igreja, Reverenda Pastora Edna Fagundes. O tema da ministração foi: “As principais características de um líder por excelência”, baseada no texto bíblico de Josué 1.9: “Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.”. Na oportunidade, o Presidente Estadual do Conselho convidou o Pastor Aguinaldo dos Santos para presidir o processo de instalação do Conselho Municipal de Pastores de Pedra Branca. O mesmo aceitou e os preparativos serão iniciados no próximo mês de janeiro de 2026. Amém.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 47. Livro “Pesquisa qualitativa básica”, Autor: Antonio Carlos Gil, Petrópolis/RJ: Vozes, 2025, 136p.

            O crescente interesse pelas pesquisas qualitativas vem determinando o aparecimento de muitas obras referentes a essa metodologia de pesquisa. Ocorre, porém, que a maioria desses livros trata das modalidades clássicas de pesquisa qualitativa: fenomenológica, etnográfica, narrativa, grounded theory e estudo de caso.

            Esta obra foi preparada para quem busca realizar uma pesquisa qualitativa prática e acessível. Ao contrário de muitas obras que focam em modelos clássicos de pesquisa, este livro oferece uma abordagem simplificada e direta, ideal para profissionais e acadêmicos interessados em compreender a experiência humana sem se prender a concepções filosóficas complexas ou à necessidade de coletar grandes volumes de dados. O autor apresenta um guia essencial para conduzir pesquisas rigorosas e eficazes, permitindo que você alcance seus objetivos com clareza e eficiência. Descubra como a pesquisa qualitativa básica pode transformar sua prática investigativa.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Tíquico, colaborador por excelência – Colossenses 4.7-8: “7. Tíquico, irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos fará saber o meu estado; 8. o qual vos enviei para o mesmo fim, para que saiba do vosso estado e console o vosso coração,”. Significado do Nome: Do grego, "que tem sorte".

            Contexto histórico: Tíquico foi um importante e fiel companheiro de apóstolo Paulo, descrito como um "ministro fiel" e "conservo no Senhor". Ele serviu como mensageiro, levando cartas de Paulo para igrejas como Éfeso e Colossos, e foi enviado para dar notícias e consolo aos crentes. Seu caráter exemplar de confiança e serviço demonstra a importância da lealdade e dedicação na obra de Deus.

            Lições de Vida: 1. Amigo legal (Provérbios 18.24); 2. Mensageiro de boa reputação (2 Samuel 18.23-27); 3. Fortalecedor de vidas: levava conforto e ânimo a todos (Efésios 6.10); 4. Obreiro proativo (2 Timóteo 2.15); 5. Elo de amizade verdadeira (1 Samuel 18.3); 6. Cooperador e companheiro de lutas (Filipenses 2.25).

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra T. Teologia do petróleo. Expressão utilizada para fazer conexão entre economia e teologia, pois o contexto bíblico fala deste tema por meio do viés da providência divina. A Bíblia é uma das primeiras fontes históricas a citar o petróleo como utilidade para a humanidade. Em Gênesis 1.28 Deus determinou que o homem dominasse e sujeitasse a terra. No capítulo 3.19 e 23 ficou estabelecido que o ser humano, com seu suor, tiraria seu sustento da terra. Aqui, então, respalda inicialmente a utilização didática da locução “teologia do petróleo”. Na antiguidade, o petróleo era chamado de betume. Em Gênesis 6.14 Deus manda Noé betumar a Arca por dentro e por fora. E mais, segundo Luciana Braga, a utilização do petróleo pelo homem é milenar. Informa a autora que há referências bíblicas revelando que povos antigos usavam petróleo para calafetar navios de madeira. Em Êxodo 2.3 relata que a mãe de Moisés usou betume e pinche para calafetar o cesto de junco usado para salvá-lo nas águas do Nilo. Fonte: BRAGA, Luciana P. Pré-sal: Individualização da produção e contratos internacionais de petróleo. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 40. Ver tb “Direito do Petróleo no Amapá – Vol. I”, p. 31.
 
OUTROS DESTAQUES DA SEMANA
 
PRESIDENTE BOLSONARO FOI PRESO ONTEM EM BRASÍLIA. População nacional observa a movimentação política em torno da referida prisão.
 
 
 
LIDERANÇAS ECLESIÁSTICAS DE PEDRA BRANCA RECEBE PRESIDENTE DO CONSELHO. A Assembleia de Deus de Pedra Branca presidida pelo Reverendo Pastor Aguinaldo dos Santos recebeu semana passada o Reverendo Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá.

 
 
PASTORA FILOMENA - Cel./Zap (96) 99191-9101 - PROMOVE RIFA SOLIDÁRIA.
Faça contato e ajude. 
 
 
 
CULTO EVANGÉLICO NO SENADO PRÓXIMA 4ª, 26.11, ÀS 11 DA MANHÃ.
Frente Parlamentar Evangélica do Senado Federal comando a programação.
 
 
 
FALANDO DE ECONOMIA DO AMAPÁ NA RBN 104,9. O Casal Economista Altair Martel e esposa Médica e Advogada Ana Agra recebeu em seu programa radiofônico que vai ao ar toda 4ª f. às 8h, na RBN 104,9, o professor e advogado Besaliel Rodrigues. Na oportunidade, discorreram sobre os principais temas da economia local.



NOVO BLOG DE NOTÍCIAS AMAPAENSESWWW.OFAROLNEWS.BLOGSPOT.COM
Acesse, leia e divulgue.
 
 
 
CANTORA GOSPEL DO AMAPÁ SILVIA OTONI LANÇA MAIS UM SUCESSO.
Contatos pelo Zap (96) 99125-6731
 
 
 
CÂMARA DOS DEPUTADOS DO BRASIL CELEBRA DIA DO EVANGÉLICO.
 
 
 
ADVOGADO, PASTOR E PROFESSOR BESALIEL RODRIGUES LANÇA MAIS UM LIVRO SOBRE DIREITO DO PETRÓLEO NO AMAPÁ.
 
  
Até a próxima oportunidade... 

ARTIGO DESTAQUE

O caso Tassos Lycurgo e a intolerância dos supostos tolerantes

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 882 – 25.01.2026 O caso Tassos Lycurgo e a intolerância dos supostos tolerantes ...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES