Redes Sociais

domingo, 26 de junho de 2022

Principais notícias evangélicas da semana

 

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna – 26.06.2022

Os 105 Anos da AD – A Pioneira e outras notícias da semana

            1- Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá celebra 105 (cento e cinco) anos de fundação: Junho é o mês mais importante para a historiografia do pentecostalismo brasileiro, pois no dia 18 deste mês que, em 1911, foi fundada pelos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil, em Belém do Pará.

            No Amapá, a Assembleia de Deus também foi fundada no mês de junho, no dia 27, do ano de 1917, pelos Obreiros Clímaco Bueno Aza e Manoel José de Matos Caravela. Inclusive foi a primeira igreja evangélica a se instalar em terras amapaenses.

            De lá para cá a Igreja cresceu poderosamente. Entre as décadas de 1920 a 1940, o trabalho evangelístico foi desenvolvido por diversos Obreiros Itinerantes, a saber: Samuel Nyström, Daniel Berg, Nels Nelson e os pastores Crispiniano Melo, José Felinto, José Morais, Amaro Morais, Francisco Gaspar, Francisco Vitor, Apolinário Costa, José Lourenço, Joviniano Lobato e Januário Soares.

            Daí em diante, os pastores fixos (residentes) começaram a se suceder na seguinte ordem: 1º) Flavio Monteiro; 2º) João Alves; 3º) Deocleciano Cabralzinho de Assis; 4º) José Pinto de Menezes; 5º) Vicente Rego Barros; 6º) Ananias Gomes da Silva; 7º) Otoniel Alves de Alencar; até chegar ao atual e 8º) Oton Miranda de Alencar.

            No ano de 2017, a Igreja celebrou seu Centenário, com um grandioso evento realizado na Capital e em todos os municípios do Estado, com repercussão em todo o Brasil.

            Hoje, ao celebrar os seus 105 (cento e cinco) Anos, a Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira está consolidada. O Templo Central está localizado na Rua Tiradentes, nº 532, no Centro de Macapá. Possui mais de 150 (cento e cinquenta) Congregações na Capital e cerca de 50 (cinquenta) Campos Regionais em todos os municípios do Estado do Amapá. Ainda, possui dezenas de Campos regionais e missionários espalhados pelo Brasil e em outros países.

            Além dos diversos departamentos internos (círculos de orações, jovens, adolescentes, crianças etc.), possui vários órgãos eclesiásticos, tais como: A Convenção UFIADAP, O Bom Samaritano, Academia de Letras, EETAD e SETAD etc. Amém!

            2- Os sósias oficiais amapaenses de Vingren e Berger:

            No período das celebrações do Centenário da chegada dos evangélicos ao Amapá, ocorridas em 2017, dois pastores – Valdecir Borges e Carlos Loffreda foram escolhidos pela Igreja e consagrados pelo Pastor Besaliel Rodrigues como os sósias oficiais de Gunnar Vingren (Valdecir Borges) e Daniel Berg (Carlos Loffreda), fundadores da Assembleia de Deus no Brasil. Assim, em eventos oficiais da igreja, eles sempre se apresentam vestidos com roupas e adereços de época. O Conselho Estadual de Pastores do Amapá, em breve, irá fazer uma homenagem a estes dois sósias espetaculares.

            3- Presidente da República participa dos 111 Anos da AD no Brasil:

            O Presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro esteve no dia 18 de junho de 20121 em Belém do Pará abrilhantando os festejos dos 111 (cento e onze) anos da Igreja Assembleia de Deus no país. Estiveram representando o Estado do Amapá no evento os pastores Rodrigo Lima Junior e Gesiel Oliveira, dentre outros.

            4- Marcha para Jesus:

            O Pastor Mauro está coordenando o grande evento Marcha para Jesus no Amapá., que irá acontecer no dia 02 de julho de 2022. Neste ano, o evento estará completando 30 (trinta) anos de realizações – Jubileu de Pérola. Mais informações nas redes sociais. Participe!

5- Conselho outorga Certificado de Honra ao Mérito a pastores/as: Em homenagem à passagem do Dia do Pastor, que acontece em todo 2º domingo de junho, o Conselho Estadual de Pastores do Amapá está entregando para cada pastor e pastora um Certificado de Honra ao Mérito. Se você é pastor ou pastora e ainda não recebeu sua honraria, faça contato com o Conselho por meio do Zap (96) 99110-5167.

6- Pastor Besaliel aparece entre os 30 (trinta) pesquisa popular: Corre à boca miúda que nas pesquisas internas que estão sendo feitas pelos partidos políticos, o nome de Besaliel Rodrigues já aparece na lista dos trinta nomes mais citados para deputado estadual. A Assembleia Legislativa possui 24 (vinte e quatro) vagas. No caso, se o fato for verdade, Besaliel Rodrigues ainda precisa de maior apoio popular para poder conseguir se eleger legislador naquele parlamento estadual.

DESTAQUES DA SEMANA

1- Templo histórico da AD – A Pioneira, construído na época do Pr. Otoniel, de saudosa memória.

2- Foto histórica: Pr. Otoniel Alves de Alencar abraça efusivamente o filho Pr. Oton, que o sucedeu.

3- Pr. Besaliel Rodrigues no ato de consagração dos sósias amapaenses oficiais de Vingren e Berger.

LIDERANÇAS

Quem é quem: Elizama Costa Alencar. Filha de João de Souza Costa e Maria de Menezes Costa (in memoriam), nasceu no dia 27 de janeiro de 1945, natural de Belém do Pará. Casou-se no dia 29 de maio de 1976 com Pastor Otoniel Alves de Alencar (in memoriam), considerado “O Apóstolo da Amazônia”, com quem teve três filhos: Elielton, Edielson e Eliniel.

            É pastora e atual presidente o maior Círculo de Oração do Amapá, denominado “Lírio Suave”, um grupo de quase quatro mil mulheres espalhadas pelos bairros da Capital, que se reúnem, semanalmente, nas mais de cento e cinquenta Congregações e no Templo Central da Rua Tiradentes, Centro, para orar em prol da Igreja e das famílias em geral.

            Para comandar este grande trabalho, a Pastora Elizama conta com o apoio e a consideração de dezenas de Coordenadoras de áreas. Será homenageada esta semana pela Assembleia Legislativa do Estado do Amapá e pelo Conselho Estadual de Pastores.

ESPECIAL

            A Assembleia de Deus – A Pioneira, do município de Itaubal, presidida pelo Casal de Pastores Juarez Tolosa e Laurinda Souza Santana, promoveu o 1º Congresso Anual dos Obreiros “Vozes de Sião”. O evento aconteceu no dia 18.06.2021, data de comemoração da fundação da Assembleia de Deus no Brasil. O preletor oficial foi o Pastor Neurivane Cardoso, cuja esposa Pastora Letícia Cardoso foi uma das cantoras oficiais.

            Abrilhantou o evento o Pastor Besaliel Rodrigues, 2º Vice-presidente da Convenção UFIADAP e Presidente do Conselho Estadual de Pastores. O referido pastor, e esposa Pastora Ester Rodrigues, representou o Presidente Geral Pastor Oton Alencar e os pastores Iaci Pelaes e Rodrigo Lima Junior. Transmitiu os parabéns ao Pastor da Igreja e a todos os integrantes do Grupo de Obreiros Congressistas.

            Ainda, para honrar o Pastor Juarez Tolosa e demais Obreiros da festa, o Casal de Pastores Besaliel e Ester Rodrigues deram de presente a todos livros sobre a história dos 105 (cento e cinco) Anos da Igreja AD – A Pioneira do Estado do Amapá. Parabéns!

REFLEXÃO

Tema: A Igreja como exército com bandeiras.

            No livro de Cantares 6.4, a Bíblia fala, de forma mística e ilustrativa, das três fases do desenvolvimento da Igreja: 1) A fase Tirza (deserto); 2- A fase Jerusalém (terra prometida); e 3- A fase Exército com bandeiras (nação consolidada).

            O 1º período “Tirza”, nome de uma das filhas de Zelofeade, personagem representante do povo que caminhou pelo deserto, representa a fase inicial de um trabalho, com poucos crentes, poucos recursos etc.

            O 2º período “Jerusalém”, diz da igreja que já alcançou um patamar mediano, onde já paga um “salário” para o pastor, o templo central é prédio próprio e climatizado, algumas congregações já estão funcionando, a igreja tem um transporte, tem alguns membros influentes etc.

            No 3º período “Exército com bandeiras”, a igreja cresceu e é influente, a liderança é altamente preparada, têm incontáveis membros dizimistas, os políticos a respeita, os membros são bem empregados: professores, servidores públicos, magistrados, médicos, advogados, o patrimônio é todo organizado etc.  

FICA A DICA

Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”, autor Dr. Besaliel Rodrigues. Disponível na internet: a) https://eempresarial.com.br/loja/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-bibliaebook/; b) https://go.hotmart.com/X70828602D?dp=1. Lá Você encontra:

            Dica 035. Intolerância religiosa. A Igreja Assembleia de Deus foi, sem dúvida, a Igreja que mais sofreu intolerância religiosa em toda a história brasileira, pois por quase 400 (quatrocentos) anos, de 1500 até 1890, a religião oficial do Brasil foi a Católica. Somente com a 1ª Constituição Republicana de 1891 o país passou a ser laico e ter constitucionalmente liberdade religiosa.

            Devido a esse e outros fatores, os evangélicos sofreram muita perseguição, apelidos jocosos, desprezo, violência e morte. Todos lembram que até um tempo desses, os evangélicos tinham suas igrejas depredadas e eram chamados de “crentes aleluia, peixe no prato, farinha na cuia”, frase depreciativa que visava humilhar os seguidores do protestantismo. Hoje existe uma farta legislação que impede tais atos. Amém!

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Resumo histórico dos 105 Anos da Igreja AD - A Pioneira do Amapá

 

RESUMO HISTÓRICO PARA SER LIDO NAS IGREJAS Por Besaliel Rodrigues

 Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá celebra 105 anos de fundação

            Junho é o mês mais importante para a historiografia do pentecostalismo brasileiro, pois no dia 18 deste mês que, em 1911, foi fundada pelos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil, em Belém do Pará.

            No Amapá, a Assembleia de Deus também foi fundada no mês de junho, no dia 27, do ano de 1917, pelos Obreiros Clímaco Bueno Aza e Manoel José de Matos Caravela. Inclusive foi a primeira igreja evangélica a se instalar em terras amapaenses.

            Em 1917, Macapá era um município do interior do vizinho Estado do Pará. Esquecido pelo poder central, a população sofria com a malária, febre amarela, tuberculose e hanseníase. Os habitantes de Macapá não chegavam a 1.000 (mil) moradores.

            Macapá era um verdadeiro pântano. Uma grande ressaca dominava a paisagem central, andava-se sobre pontes onde hoje é o centro da Capital.

            Foi neste cenário não muito convidativo que aqui primeiramente aportou Clímaco Bueno Aza, no dia 26 de maio de 1916, para fazer uma primeira visita. É o primeiro registro oficial de um evangélico em terras amapaenses.

            Sob a acusação de trazer discórdia religiosa, o Padre Júlio Maria Lombaerd, mandou que o delegado-geral da época encarcerasse Clímaco na Fortaleza de Macapá. Só com a ordem do Dr. João Batista de Miranda, Juiz da Comarca de Belém (Icoaraci), Clímaco recebeu o alvará de soltura.

            No ano seguinte, em junho de 1917, chegava em Macapá Manoel José de Matos Caravela, com o objetivo de implantar a Assembleia de Deus aqui. No dia 27 daquele mês, as primeiras pessoas locais aceitaram a Jesus, num culto realizado nas proximidades da Alameda Serrano, no Centro. No dia 30 de junho, a primeira pessoa foi batizada com o Espírito Santo.

            No natal de 1917, era uma terça-feira, estando presentes alguns curiosos e um comerciante local, judeu, o coronel Leão Zagury. No Igarapé da Doca da Fortaleza, na época próximo à atual ponte da Rua Cândido Mendes com a Av. Mendonça Júnior, foi realizado o primeiro batismo nas águas, com 5 (cinco) recém conversos. No transcorrer do ato litúrgico ocorreu um fato extraordinário. A irmã Raimunda Paula de Araújo, quando saía das águas batismais, foi batizada também com o Espírito Santo e começou a falar em línguas estranhas (hebraico). Leão Zagury que estava observando aquele ato, compreendeu a  língua que a aquela mulher indouta falava. Com voz muito forte ele bradou: “Eis que vejo a glória do Deus de Israel neste lugar, pois esta mulher fala em minha própria língua”.

            De lá para cá a Igreja cresceu poderosamente. Entre as décadas de 1920 a 1940, o trabalho evangelístico foi desenvolvido por diversos Obreiros Itinerantes, a saber: SAMUEL NYSTRÖM, DANIEL BERG, NELS NELSON e os pastores: CRISPINIANO MELO, JOSÉ FELINTO, JOSÉ MORAIS, AMARO MORAIS, FRANCISCO GASPAR, FRANCISCO VITOR, APOLINÁRIO COSTA, JOSÉ LOURENÇO, JOVINIANO LOBATO E JANUÁRIO SOARES.

            Daí em diante, os pastores fixos (residentes) começaram a se suceder na seguinte ordem: 1º) Flavio Monteiro; 2º) João Alves; 3º) Deocleciano Cabralzinho de Assis; 4º) José Pinto de Menezes; 5º) Vicente Rego Barros; 6º) Ananias Gomes da Silva; 7º) Otoniel Alves de Alencar; até chegar ao atual e 8º) Oton Miranda de Alencar.

            No ano de 2017, a Igreja celebrou seu Centenário, com um grandioso evento realizado na Capital e em todos os municípios do Estado, com repercussão em todo o Brasil.

            Hoje, ao celebrar os seus 105 (cento e cinco) Anos, a Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira está consolidada. O Templo Central está localizado na Rua Tiradentes, nº 532, no Centro de Macapá. Possui mais de 150 (cento e cinquenta) Congregações na Capital e cerca de 50 (cinquenta) Campos Regionais em todos os municípios do Estado do Amapá. Ainda, possui dezenas de Campos regionais e missionários espalhados pelo Brasil e em outros países.

            Além dos diversos departamentos internos (círculos de orações, jovens, adolescentes, crianças etc.), possui vários órgãos eclesiásticos, tais como: A Convenção UFIADAP, O Bom Samaritano, Academia de Letras, EETAD e SETAD etc.

            Nestes 105 Anos todos louvamos a Deus por esta grande conquista e continuemos cumprindo o IDE de Cristo até a sua Volta. Amém!

sábado, 18 de junho de 2022

Assembleia Legislativa ignora sugestão evangélica para nome de viaduto

 

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna – 19.06.2022

Assembleia Legislativa ignora sugestão evangélica para nome de viaduto

            Está causando repúdio, revolta e mal estar em meio à comunidade evangélica amapaense o fato de todos os deputados estaduais atuais da Assembleia Legislativa do Amapá terem ignorado sugestão de nome de um pastor para denominação do Viaduto da Norte-Sul que está sendo construído na rodovia próximo ao Quartel do Exército.

            Para melhor compreensão dos fatos,             no mês de março deste ano de 2022, o Conselho Estadual de Pastores do Amapá protocolou junto à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado ofício contendo proposição de nome para designação do viaduto que está sendo construído próximo à Faculdade CEAP, para a interligação da Rodovia Norte-Sul com a Rodovia Duca Serra, na Zona Oeste da Capital Macapá/AP.

            Veja um trecho do teor do Ofício: “Em nome do Colegiado do Conselho Estadual de Pastores, vimos por meio deste, com as honras de estilo, apresentar a sugestão para que Vossa Excelência possa conduzir deliberação e aprovação do nome do “Pastor Otoniel Alves de Alencar” para a designação do Viaduto da Integração Norte-Sul, em homenagem ao citado líder religioso e, também, acrescentamos, ao Centenário da Comunidade Evangélica de todo o Estado do Amapá.

            O Pastor Otoniel Alves de Alencar é considerado um dos maiores ícones e mais importantes patriarcas da história eclesiástica do Estado, sendo considerado um “divisor de águas” na historiografia do desenvolvimento do Evangelho no Amapá. Sua vida foi recentemente biografada pelo Pastor Oton Miranda de Alencar, atual presidente da AD – A Pioneira, a maior Igreja Evangélica do Estado. Ainda, há cinco anos, os evangélicos amapaenses completaram seu primeiro centenário de história em terras ‘tucuju’ e celebrarão, agora em 2022, seus 105 Anos.”.

            Além do documento protocolado, a presidência do Conselho colheu abaixo-assinado de apoio junto às igrejas, para entregar e reforçar a referida proposta junto às autoridades responsáveis pelo assunto. Ainda, um conjunto de pastores do Conselho tentou audiência junto ao Presidente daquela Casa de Leis Deputado Kaká Barbosa, via assessoria de gabinete, mas a referida autoridade não recebeu os ministros do Evangelho.

            Para surpresa de todos, agora, nesta semana, a ALAP aprovou o nome do empresário Evandro Andrade, que foi contratado pelo governo para asfaltar a Rodovia Duca Serra e morreu de Covid. A proposição foi da deputada estadual Edna Auzier, esposa do ex-deputado Eider Pena e sogra de Lucas Abrahão, candidato ao governo. O susto de todos é que ela é evangélica, mas desprezou totalmente o nome de um pastor evangélico, nome histórico e respeitado por todas as autoridades públicas e todas as denominações evangélicas de todo o Estado.

            Sem demérito ao nome do empresário homenageado, mas, o mesmo é um ilustre desconhecido, estava contratado e recebendo pelo serviço de asfaltamento da Rodovia Duca Serra, o que leva algumas pessoas a pensarem que a análise e o sopesamento das razões históricas e legislativas utilizadas para a aprovação de tal legislação não foram adequadas.

            De acordo com o historiador, pastor e advogado Besaliel Rodrigues, foi infeliz a atitude da Assembleia Legislativa em ignorar a sugestão da Comunidade Evangélica para a denominação de um logradouro público com o nome de um líder evangélico tão reconhecido, com biografia publicada e que deu a sua vida e a de sua família em favor do desenvolvimento do Amapá.

            “E mais, isso mostra como a Comunidade Evangélica está votando mal para a composição do parlamento estadual. As escolhas estão péssimas; os escolhidos estão demonstrando total desprezo e covardia pelas pautas de interesse da Comunidade Cristã. Alguns legisladores estão ali demonstrando falta de conhecimento da sociologia e da historiografia eclesiástica de nosso Estado. Desde o Centenário da chegada dos evangélicos ao Amapá, em 2017, temos apresentado proposições às autoridades para que deixem registrado para a posteridade este fato histórico, mas nossos representantes têm sido insensatos em atender tais demandas. É triste! Mas, não entendo por que em época de campanhas eleitorais os evangélicos ainda continuam votando nestas pessoas, nestes algozes, em detrimento de escolherem representantes evangélicos valentes que façam frente a esse tipo de coisa”, arrematou Besaliel, indignado.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Viaduto de interligação Norte-Sul da Rodovia Duca Serra ganhou nome de empresário do asfalto.

2- Pastor Besaliel e Pastora Ester Rodrigues conduziram sugestão que foi ignorada na ALAP.

3- Biografia do Pastor Otoniel Alves de Alencar escrita pelo filho no Centenário da Igreja em 2017.

 

 

LIDERANÇAS

Quem é quem: Gilberto de Paula Pinheiro. Desembargador mais antigo (Decano), do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá e, atualmente, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, pela 3ª vez. Nasceu em Macapá-AP em 23 de março de 1955, filho do Casal Manoel Tavares Pinheiro e Mª José de Paula Pinheiro.

            Bacharelou-se em Ciências Jurídicas pelo Centro de Ensino Superior do Pará e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará. Pós-graduou-se em Direito Penal Econômico e Europeu e fez Mestrado em Ciências Criminais na Universidade de Coimbra – Portugal. Possui trajetória profissional surpreendente: É Oficial da Reserva do Exército Brasileiro e exerceu a advocacia. Através de concurso público foi Delegado de Polícia Civil e Promotor de Justiça e Promotor Eleitoral. Depois, foi aprovado para Juiz de Direito quando, na transformação do Amapá em Estado, foi erguido ao desembargo. Como desembargador, assumiu interinamente o Governo Constitucional do Estado do Amapá por seis vezes. 

            Hoje é considerado um dos magistrados mais queridos e respeitados em todo o Estado Amapá.

 

ESPECIAL

NEWS: 1. Junho, o mês das Assembleias de Deus no Brasil: A Igreja Evangélica Assembleia de Deus, fundada em Belém do Pará em 18 de junho de 1911, por Daniel Berg e Gunnar Vingren, é a maior igreja pentecostal do planeta Terra; 2- Um século e uma década: Agora em 2022 celebra 111 Anos no Brasil com um mega evento nacional que acontecerá no Centro de Convenções da Entidade na Capital paraense, berço do pentecostalismo brasileiro; 3- A Co-Irmã Amapaense: A Assembleia de Deus – A Pioneira, sediada em Macapá, no vizinho Estado do Amapá, celebrará aniversário – 105 Anos – no mesmo mês, no período de 24 a 28 de junho, em Macapá. Todos estão convidados. Daremos mais detalhes nas próximas oportunidades; 4- E mais...: A 5ª AGC – Assembleia Geral Convencional Anual da CADB – A Convenção (Nacional) da Assembleia de Deus no Brasil acontecerá, neste ano de 2022, em Belém do Pará, no mesmo período de celebração dos citados 111 Anos. Será um dos maiores eventos eclesiásticos do país. Aguardem!

 

REFLEXÃO

Tema: Tempos de crise.

            Existem noites que parecem intermináveis. Derramamos lágrimas que parecem infindáveis. Sentimos dores que parecem inacabáveis. Passamos por lutas que parecem inesgotáveis. Enfrentamos estações que parecem imutáveis. Porém, o presente tem prazo de validade. É finito. O presente vai se tornar passado. É transitório. O presente vai perder o seu vigor. Por mais que a sensação seja de eternidade, vai passar! Não há noite que resista ao nascer do Sol da Justiça. Não há lágrimas que se derrame diante do Consolador. Não há lutas que permaneçam quando o General de Guerra entra em ação. Não há estação que não mude ao som da voz Daquele que até o vento e a tempestade obedecem.

            É do Senhor o poder e autoridade para mudar tempos e estações. Portanto, não é sobre mudança de calendário, é sobre saber confiar. Não é sobre virada de ano é sobre saber esperar. Não é sobre passagem do tempo é sobre saber viver. Portanto, não é sobre mudança de calendário, é sobre saber confiar. Não é sobre virada de ano é sobre saber esperar. Não é sobre passagem do tempo é sobre saber viver. Creia, tudo vai passar!

 

FICA A DICA

Legislação para líderes eclesiásticos:           Dica 034. STF – Jurisprudência: Sob a proteção de Deus: “Preâmbulo da Constituição: não constitui norma central. Invocação da proteção de Deus: não se trata de norma de reprodução obrigatória na Constituição estadual, não tendo força normativa. [ADI 2.076, rel. min. Carlos Velloso, j. 15-8-2002, P, DJ de 8-8-2003.]”. Decisão criticável, pois permite imaginar que uma unidade da Federação poderá se opor à opção feita pelo constituinte nacional. O poder constituinte derivado decorrente (estadual) deverá ser totalmente submisso ao poder constituinte originário (nacional). Estado Laico. O Brasil adotou a modalidade de laicidade positiva, que respeita e protege a opção religiosa de cada cidadão. Passou de fato e de direito a ser Estado laico a partir de 1890, por meio do Decreto nº 119-A, vigente até hoje (Ver Dec. 4.496/2002), que declarou a separação do Estado da Igreja. A Constituição de 1824, por seu artigo 5º, dizia: “A Religião Catholica Apostolica Romana continuará a ser a Religião do Imperio. Todas as outras Religiões serão permitidas com seu culto domestico, ou particular em casas para isso destinadas, sem fórma alguma exterior do Templo.”.

ARTIGO DESTAQUE

Morreu o Papa Francisco

Morreu o Papa Francisco, presidente mundial da ICAR - Igreja Católica Apostólica Romana Acabou de falecer em Roma, Itália, a poucos momentos...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES