Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna – 26.06.2022
Os 105 Anos da AD – A Pioneira e outras notícias da semana
1- Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá celebra 105 (cento e cinco) anos de fundação: Junho é o mês mais importante para a historiografia do pentecostalismo brasileiro, pois no dia 18 deste mês que, em 1911, foi fundada pelos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil, em Belém do Pará.
No Amapá, a Assembleia de Deus também foi fundada no mês de junho, no dia 27, do ano de 1917, pelos Obreiros Clímaco Bueno Aza e Manoel José de Matos Caravela. Inclusive foi a primeira igreja evangélica a se instalar em terras amapaenses.
De lá para cá a Igreja cresceu poderosamente. Entre as décadas de 1920 a 1940, o trabalho evangelístico foi desenvolvido por diversos Obreiros Itinerantes, a saber: Samuel Nyström, Daniel Berg, Nels Nelson e os pastores Crispiniano Melo, José Felinto, José Morais, Amaro Morais, Francisco Gaspar, Francisco Vitor, Apolinário Costa, José Lourenço, Joviniano Lobato e Januário Soares.
Daí em diante, os pastores fixos (residentes) começaram a se suceder na seguinte ordem: 1º) Flavio Monteiro; 2º) João Alves; 3º) Deocleciano Cabralzinho de Assis; 4º) José Pinto de Menezes; 5º) Vicente Rego Barros; 6º) Ananias Gomes da Silva; 7º) Otoniel Alves de Alencar; até chegar ao atual e 8º) Oton Miranda de Alencar.
No ano de 2017, a Igreja celebrou seu Centenário, com um grandioso evento realizado na Capital e em todos os municípios do Estado, com repercussão em todo o Brasil.
Hoje, ao celebrar os seus 105 (cento e cinco) Anos, a Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira está consolidada. O Templo Central está localizado na Rua Tiradentes, nº 532, no Centro de Macapá. Possui mais de 150 (cento e cinquenta) Congregações na Capital e cerca de 50 (cinquenta) Campos Regionais em todos os municípios do Estado do Amapá. Ainda, possui dezenas de Campos regionais e missionários espalhados pelo Brasil e em outros países.
Além dos diversos departamentos internos (círculos de orações, jovens, adolescentes, crianças etc.), possui vários órgãos eclesiásticos, tais como: A Convenção UFIADAP, O Bom Samaritano, Academia de Letras, EETAD e SETAD etc. Amém!
2- Os sósias oficiais amapaenses de Vingren e Berger:
No período das celebrações do Centenário da chegada dos evangélicos ao Amapá, ocorridas em 2017, dois pastores – Valdecir Borges e Carlos Loffreda foram escolhidos pela Igreja e consagrados pelo Pastor Besaliel Rodrigues como os sósias oficiais de Gunnar Vingren (Valdecir Borges) e Daniel Berg (Carlos Loffreda), fundadores da Assembleia de Deus no Brasil. Assim, em eventos oficiais da igreja, eles sempre se apresentam vestidos com roupas e adereços de época. O Conselho Estadual de Pastores do Amapá, em breve, irá fazer uma homenagem a estes dois sósias espetaculares.
3- Presidente da República participa dos 111 Anos da AD no Brasil:
O Presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro esteve no dia 18 de junho de 20121 em Belém do Pará abrilhantando os festejos dos 111 (cento e onze) anos da Igreja Assembleia de Deus no país. Estiveram representando o Estado do Amapá no evento os pastores Rodrigo Lima Junior e Gesiel Oliveira, dentre outros.
4- Marcha para Jesus:
O Pastor Mauro está coordenando o grande evento Marcha para Jesus no Amapá., que irá acontecer no dia 02 de julho de 2022. Neste ano, o evento estará completando 30 (trinta) anos de realizações – Jubileu de Pérola. Mais informações nas redes sociais. Participe!
5- Conselho outorga Certificado de Honra ao Mérito a pastores/as: Em homenagem à passagem do Dia do Pastor, que acontece em todo 2º domingo de junho, o Conselho Estadual de Pastores do Amapá está entregando para cada pastor e pastora um Certificado de Honra ao Mérito. Se você é pastor ou pastora e ainda não recebeu sua honraria, faça contato com o Conselho por meio do Zap (96) 99110-5167.
6- Pastor Besaliel aparece entre os 30 (trinta) pesquisa popular: Corre à boca miúda que nas pesquisas internas que estão sendo feitas pelos partidos políticos, o nome de Besaliel Rodrigues já aparece na lista dos trinta nomes mais citados para deputado estadual. A Assembleia Legislativa possui 24 (vinte e quatro) vagas. No caso, se o fato for verdade, Besaliel Rodrigues ainda precisa de maior apoio popular para poder conseguir se eleger legislador naquele parlamento estadual.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Templo histórico da AD – A Pioneira, construído na época do Pr. Otoniel, de saudosa memória.
2- Foto histórica: Pr. Otoniel Alves de Alencar abraça efusivamente o filho Pr. Oton, que o sucedeu.
3- Pr. Besaliel Rodrigues no ato de consagração dos sósias amapaenses oficiais de Vingren e Berger.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Elizama Costa Alencar. Filha de João de Souza Costa e Maria de Menezes Costa (in memoriam), nasceu no dia 27 de janeiro de 1945, natural de Belém do Pará. Casou-se no dia 29 de maio de 1976 com Pastor Otoniel Alves de Alencar (in memoriam), considerado “O Apóstolo da Amazônia”, com quem teve três filhos: Elielton, Edielson e Eliniel.
É pastora e atual presidente o maior Círculo de Oração do Amapá, denominado “Lírio Suave”, um grupo de quase quatro mil mulheres espalhadas pelos bairros da Capital, que se reúnem, semanalmente, nas mais de cento e cinquenta Congregações e no Templo Central da Rua Tiradentes, Centro, para orar em prol da Igreja e das famílias em geral.
Para comandar este grande trabalho, a Pastora Elizama conta com o apoio e a consideração de dezenas de Coordenadoras de áreas. Será homenageada esta semana pela Assembleia Legislativa do Estado do Amapá e pelo Conselho Estadual de Pastores.
ESPECIAL
A Assembleia de Deus – A Pioneira, do município de Itaubal, presidida pelo Casal de Pastores Juarez Tolosa e Laurinda Souza Santana, promoveu o 1º Congresso Anual dos Obreiros “Vozes de Sião”. O evento aconteceu no dia 18.06.2021, data de comemoração da fundação da Assembleia de Deus no Brasil. O preletor oficial foi o Pastor Neurivane Cardoso, cuja esposa Pastora Letícia Cardoso foi uma das cantoras oficiais.
Abrilhantou o evento o Pastor Besaliel Rodrigues, 2º Vice-presidente da Convenção UFIADAP e Presidente do Conselho Estadual de Pastores. O referido pastor, e esposa Pastora Ester Rodrigues, representou o Presidente Geral Pastor Oton Alencar e os pastores Iaci Pelaes e Rodrigo Lima Junior. Transmitiu os parabéns ao Pastor da Igreja e a todos os integrantes do Grupo de Obreiros Congressistas.
Ainda, para honrar o Pastor Juarez Tolosa e demais Obreiros da festa, o Casal de Pastores Besaliel e Ester Rodrigues deram de presente a todos livros sobre a história dos 105 (cento e cinco) Anos da Igreja AD – A Pioneira do Estado do Amapá. Parabéns!
REFLEXÃO
Tema: A Igreja como exército com bandeiras.
No livro de Cantares 6.4, a Bíblia fala, de forma mística e ilustrativa, das três fases do desenvolvimento da Igreja: 1) A fase Tirza (deserto); 2- A fase Jerusalém (terra prometida); e 3- A fase Exército com bandeiras (nação consolidada).
O 1º período “Tirza”, nome de uma das filhas de Zelofeade, personagem representante do povo que caminhou pelo deserto, representa a fase inicial de um trabalho, com poucos crentes, poucos recursos etc.
O 2º período “Jerusalém”, diz da igreja que já alcançou um patamar mediano, onde já paga um “salário” para o pastor, o templo central é prédio próprio e climatizado, algumas congregações já estão funcionando, a igreja tem um transporte, tem alguns membros influentes etc.
No 3º período “Exército com bandeiras”, a igreja cresceu e é influente, a liderança é altamente preparada, têm incontáveis membros dizimistas, os políticos a respeita, os membros são bem empregados: professores, servidores públicos, magistrados, médicos, advogados, o patrimônio é todo organizado etc.
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”, autor Dr. Besaliel Rodrigues. Disponível na internet: a) https://eempresarial.com.br/loja/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-bibliaebook/; b) https://go.hotmart.com/X70828602D?dp=1. Lá Você encontra:
Dica 035. Intolerância religiosa. A Igreja Assembleia de Deus foi, sem dúvida, a Igreja que mais sofreu intolerância religiosa em toda a história brasileira, pois por quase 400 (quatrocentos) anos, de 1500 até 1890, a religião oficial do Brasil foi a Católica. Somente com a 1ª Constituição Republicana de 1891 o país passou a ser laico e ter constitucionalmente liberdade religiosa.
Devido a esse e outros fatores, os evangélicos sofreram muita perseguição, apelidos jocosos, desprezo, violência e morte. Todos lembram que até um tempo desses, os evangélicos tinham suas igrejas depredadas e eram chamados de “crentes aleluia, peixe no prato, farinha na cuia”, frase depreciativa que visava humilhar os seguidores do protestantismo. Hoje existe uma farta legislação que impede tais atos. Amém!