Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna – 26.06.2022
Os 105 Anos da AD – A Pioneira e outras notícias da semana
1- Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá celebra 105 (cento e cinco) anos de fundação: Junho é o mês mais importante para a historiografia do pentecostalismo brasileiro, pois no dia 18 deste mês que, em 1911, foi fundada pelos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil, em Belém do Pará.
No Amapá, a Assembleia de Deus também foi fundada no mês de junho, no dia 27, do ano de 1917, pelos Obreiros Clímaco Bueno Aza e Manoel José de Matos Caravela. Inclusive foi a primeira igreja evangélica a se instalar em terras amapaenses.
De lá para cá a Igreja cresceu poderosamente. Entre as décadas de 1920 a 1940, o trabalho evangelístico foi desenvolvido por diversos Obreiros Itinerantes, a saber: Samuel Nyström, Daniel Berg, Nels Nelson e os pastores Crispiniano Melo, José Felinto, José Morais, Amaro Morais, Francisco Gaspar, Francisco Vitor, Apolinário Costa, José Lourenço, Joviniano Lobato e Januário Soares.
Daí em diante, os pastores fixos (residentes) começaram a se suceder na seguinte ordem: 1º) Flavio Monteiro; 2º) João Alves; 3º) Deocleciano Cabralzinho de Assis; 4º) José Pinto de Menezes; 5º) Vicente Rego Barros; 6º) Ananias Gomes da Silva; 7º) Otoniel Alves de Alencar; até chegar ao atual e 8º) Oton Miranda de Alencar.
No ano de 2017, a Igreja celebrou seu Centenário, com um grandioso evento realizado na Capital e em todos os municípios do Estado, com repercussão em todo o Brasil.
Hoje, ao celebrar os seus 105 (cento e cinco) Anos, a Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira está consolidada. O Templo Central está localizado na Rua Tiradentes, nº 532, no Centro de Macapá. Possui mais de 150 (cento e cinquenta) Congregações na Capital e cerca de 50 (cinquenta) Campos Regionais em todos os municípios do Estado do Amapá. Ainda, possui dezenas de Campos regionais e missionários espalhados pelo Brasil e em outros países.
Além dos diversos departamentos internos (círculos de orações, jovens, adolescentes, crianças etc.), possui vários órgãos eclesiásticos, tais como: A Convenção UFIADAP, O Bom Samaritano, Academia de Letras, EETAD e SETAD etc. Amém!
2- Os sósias oficiais amapaenses de Vingren e Berger:
No período das celebrações do Centenário da chegada dos evangélicos ao Amapá, ocorridas em 2017, dois pastores – Valdecir Borges e Carlos Loffreda foram escolhidos pela Igreja e consagrados pelo Pastor Besaliel Rodrigues como os sósias oficiais de Gunnar Vingren (Valdecir Borges) e Daniel Berg (Carlos Loffreda), fundadores da Assembleia de Deus no Brasil. Assim, em eventos oficiais da igreja, eles sempre se apresentam vestidos com roupas e adereços de época. O Conselho Estadual de Pastores do Amapá, em breve, irá fazer uma homenagem a estes dois sósias espetaculares.
3- Presidente da República participa dos 111 Anos da AD no Brasil:
O Presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro esteve no dia 18 de junho de 20121 em Belém do Pará abrilhantando os festejos dos 111 (cento e onze) anos da Igreja Assembleia de Deus no país. Estiveram representando o Estado do Amapá no evento os pastores Rodrigo Lima Junior e Gesiel Oliveira, dentre outros.
4- Marcha para Jesus:
O Pastor Mauro está coordenando o grande evento Marcha para Jesus no Amapá., que irá acontecer no dia 02 de julho de 2022. Neste ano, o evento estará completando 30 (trinta) anos de realizações – Jubileu de Pérola. Mais informações nas redes sociais. Participe!
5- Conselho outorga Certificado de Honra ao Mérito a pastores/as: Em homenagem à passagem do Dia do Pastor, que acontece em todo 2º domingo de junho, o Conselho Estadual de Pastores do Amapá está entregando para cada pastor e pastora um Certificado de Honra ao Mérito. Se você é pastor ou pastora e ainda não recebeu sua honraria, faça contato com o Conselho por meio do Zap (96) 99110-5167.
6- Pastor Besaliel aparece entre os 30 (trinta) pesquisa popular: Corre à boca miúda que nas pesquisas internas que estão sendo feitas pelos partidos políticos, o nome de Besaliel Rodrigues já aparece na lista dos trinta nomes mais citados para deputado estadual. A Assembleia Legislativa possui 24 (vinte e quatro) vagas. No caso, se o fato for verdade, Besaliel Rodrigues ainda precisa de maior apoio popular para poder conseguir se eleger legislador naquele parlamento estadual.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Templo histórico da AD – A Pioneira, construído na época do Pr. Otoniel, de saudosa memória.
2- Foto histórica: Pr. Otoniel Alves de Alencar abraça efusivamente o filho Pr. Oton, que o sucedeu.
3- Pr. Besaliel Rodrigues no ato de consagração dos sósias amapaenses oficiais de Vingren e Berger.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Elizama Costa Alencar. Filha de João de Souza Costa e Maria de Menezes Costa (in memoriam), nasceu no dia 27 de janeiro de 1945, natural de Belém do Pará. Casou-se no dia 29 de maio de 1976 com Pastor Otoniel Alves de Alencar (in memoriam), considerado “O Apóstolo da Amazônia”, com quem teve três filhos: Elielton, Edielson e Eliniel.
É pastora e atual presidente o maior Círculo de Oração do Amapá, denominado “Lírio Suave”, um grupo de quase quatro mil mulheres espalhadas pelos bairros da Capital, que se reúnem, semanalmente, nas mais de cento e cinquenta Congregações e no Templo Central da Rua Tiradentes, Centro, para orar em prol da Igreja e das famílias em geral.
Para comandar este grande trabalho, a Pastora Elizama conta com o apoio e a consideração de dezenas de Coordenadoras de áreas. Será homenageada esta semana pela Assembleia Legislativa do Estado do Amapá e pelo Conselho Estadual de Pastores.
ESPECIAL
A Assembleia de Deus – A Pioneira, do município de Itaubal, presidida pelo Casal de Pastores Juarez Tolosa e Laurinda Souza Santana, promoveu o 1º Congresso Anual dos Obreiros “Vozes de Sião”. O evento aconteceu no dia 18.06.2021, data de comemoração da fundação da Assembleia de Deus no Brasil. O preletor oficial foi o Pastor Neurivane Cardoso, cuja esposa Pastora Letícia Cardoso foi uma das cantoras oficiais.
Abrilhantou o evento o Pastor Besaliel Rodrigues, 2º Vice-presidente da Convenção UFIADAP e Presidente do Conselho Estadual de Pastores. O referido pastor, e esposa Pastora Ester Rodrigues, representou o Presidente Geral Pastor Oton Alencar e os pastores Iaci Pelaes e Rodrigo Lima Junior. Transmitiu os parabéns ao Pastor da Igreja e a todos os integrantes do Grupo de Obreiros Congressistas.
Ainda, para honrar o Pastor Juarez Tolosa e demais Obreiros da festa, o Casal de Pastores Besaliel e Ester Rodrigues deram de presente a todos livros sobre a história dos 105 (cento e cinco) Anos da Igreja AD – A Pioneira do Estado do Amapá. Parabéns!
REFLEXÃO
Tema: A Igreja como exército com bandeiras.
No livro de Cantares 6.4, a Bíblia fala, de forma mística e ilustrativa, das três fases do desenvolvimento da Igreja: 1) A fase Tirza (deserto); 2- A fase Jerusalém (terra prometida); e 3- A fase Exército com bandeiras (nação consolidada).
O 1º período “Tirza”, nome de uma das filhas de Zelofeade, personagem representante do povo que caminhou pelo deserto, representa a fase inicial de um trabalho, com poucos crentes, poucos recursos etc.
O 2º período “Jerusalém”, diz da igreja que já alcançou um patamar mediano, onde já paga um “salário” para o pastor, o templo central é prédio próprio e climatizado, algumas congregações já estão funcionando, a igreja tem um transporte, tem alguns membros influentes etc.
No 3º período “Exército com bandeiras”, a igreja cresceu e é influente, a liderança é altamente preparada, têm incontáveis membros dizimistas, os políticos a respeita, os membros são bem empregados: professores, servidores públicos, magistrados, médicos, advogados, o patrimônio é todo organizado etc.
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”, autor Dr. Besaliel Rodrigues. Disponível na internet: a) https://eempresarial.com.br/loja/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-bibliaebook/; b) https://go.hotmart.com/X70828602D?dp=1. Lá Você encontra:
Dica 035. Intolerância religiosa. A Igreja Assembleia de Deus foi, sem dúvida, a Igreja que mais sofreu intolerância religiosa em toda a história brasileira, pois por quase 400 (quatrocentos) anos, de 1500 até 1890, a religião oficial do Brasil foi a Católica. Somente com a 1ª Constituição Republicana de 1891 o país passou a ser laico e ter constitucionalmente liberdade religiosa.
Devido a esse e outros fatores, os evangélicos sofreram muita perseguição, apelidos jocosos, desprezo, violência e morte. Todos lembram que até um tempo desses, os evangélicos tinham suas igrejas depredadas e eram chamados de “crentes aleluia, peixe no prato, farinha na cuia”, frase depreciativa que visava humilhar os seguidores do protestantismo. Hoje existe uma farta legislação que impede tais atos. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário