Redes Sociais

domingo, 28 de agosto de 2022

Pastora e Drª. Ester homenageia os 56 Anos do C.O. Lírio Suave

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã  – 28.08.2022

Pastora e Drª. Ester homenageia os 56 Anos do C.O. Lírio Suave

            01. “Lírio Suave” celebrou 56 Anos de fundação: Ontem, 27.08.22, a Pastora Drª. Ester, presidente das pastoras do Conselho Estadual, parabenizou a Festa do Círculo de Oração Feminino, denominado “Lírio Suave”, liderado pela Pastora Elizama Costa, da Assembleia de Deus – A Pioneira, igreja presidida pelo Pastor Oton Miranda de Alencar, que celebrou 56 anos de fundação.

            Foi criado em 1966, depois do retorno do Casal Otoniel Alves de Alencar e Augusta Miranda de Alencar, de saudosa memória, de uma Convenção Nacional de pastores, na qual ouviram testemunhos de bênçãos e milagres operados por Deus através de grupo de intercessoras existente em outras partes do Brasil.

            Augusta Alencar levanta-se e diz na força do Senhor: “Faremos um Círculo de Oração que interceda de joelhos no chão pela obra de Deus nesta Cidade” de Macapá. As irmãs Izabel Ferreira, Leopoldina Rocha, Fausta e Miriam Rocha, entre outras, concordaram em participar daquele recém-criado Conjunto. Em seguida, uniram-se a estas as irmãs Dirce dos Santos, Raimunda Fernandes, Josefa Dias, Maria Zebina, Raimunda Barros, Ermínia Maria Páscoa e outras mais que se reuniram na casa pastoral para buscar ao Senhor.

            No dia 11 de Abril daquele ano, uma segunda-feira, em um Culto Administrativo, o Pastor Otoniel Alves de Alencar, com a igreja, oficializou a criação do Círculo de Oração da Assembleia de Deus em Macapá, denominado “Lírio Suave”. Deus prosperou o trabalho que hoje completa 56 anos de fundação.

            02. Pastora Elizama, a atual líder geral: Pastora Elizama Costa de Alencar é filha de João de Souza Costa e Maria de Menezes Costa (in memoriam). Nasceu no dia 27 de janeiro de 1945, natural de Belém do Pará. Casou-se no dia 29 de maio de 1976 com Pastor Otoniel Alves de Alencar (in memoriam), considerado “O Apóstolo da Amazônia”, com quem teve três filhos: Elielton, Edielson e Eliniel.

            Atualmente ela é a atual presidente do maior Círculo de Oração do Estado do Amapá, denominado “Lírio Suave”, um grupo de quase quatro mil mulheres espalhadas pelos bairros da Capital, que se reúnem, semanalmente, nas mais de cento e cinquenta Congregações e no Templo Central da Rua Tiradentes, Centro, para orar em prol da Igreja, das famílias e da sociedade em geral. Parabéns.

 03. A brilhante participação da Pastora Oriza Alencar: Uma das fundadoras do “Lírio Suave”. Pastora Oriza é um marco indelével na história da Assembleia de Deus no Brasil e, principalmente do Estado do Amapá, pois, ajudou a escrever as mais belas páginas da trajetória centenária AD amapaense. É uma pioneira, filha única do saudoso Casal Pastor Otoniel Alves de Alencar com Augusta Miranda de Alencar; ainda, é irmã do Reverendo Presidente da Igreja AD – A Pioneira Pastor Oton Alencar e do Apóstolo Órley Alencar.

 Oriza Alencar ajudou a desenvolver o maior Círculo de Oração do Estado. Ao lado de sua mãe Augusta Alencar, foi um baluarte edificante para o desenvolvimento do “Lírio Suave” nestes 56 anos de existência.

            04. Pastora Maria: Destacada pastora da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Estado. É uma das vice-líderes da Pastora Elizama, presidente estadual do Círculo de Oração “Lírio Suave”, o maior do Amapá.

            Pastora Maria, como é conhecida, é natural do RN, nasceu em 07.10.1953 e é filha de Ana Soares e Pedro Inácio. Foi casada com o pastor de saudosa memória Lourenço Ferreira Rodrigues, com quem teve quatro filhos: Besaliel, Silas, Kelly e Lourenço Filho. Tem sete netos e um bisneto, o Isaac Natan.

            Além da carreira ministerial foi, por anos, empreendedora, comerciária e servidora pública da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá. Grande parte de sua vida está relatada no livro biográfico de seu filho primogênito Besaliel Rodrigues, obra intitulada “Vencendo desertos”.

            05. Cristãos contraditórios: Pessoas de bem, crentes, que se dizem cristãs, apoiando candidatos que são a favor do aborto, da liberação das drogas, a favor da pedofilia, da ideologia de gênero etc. Diz a Bíblia, em Isaías 5.20 ss.: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal; dos que dizem que as trevas são luz e a luz trevas; dos que fazem do amargo doce e do doce amargo!”. No período eleitoral a gente vê cada coisa!

            06- O comunismo é uma religião: Billy Graham – Frase: "O comunismo é uma religião inspirada, dirigida e motivada pelo próprio diabo quem apoia declara guerra ao Deus o todo poderoso". Fonte: www.pensador.com/frases.

            07. Deus deu o governo terreno aos homens: Diz a Bíblia, em Salmos 115.16: “Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem.”. Então, existem pessoas vocacionadas para liderar. Assim, antes de votar, verifique se são preparados, capazes e idôneos para exercerem o governo sobre nós.

            08. Aniversário do Conselho Mundial de Igrejas: Fundação em Genebra, no dia 22 de agosto de 1948, do Conselho Mundial das Igrejas, essa discreta organização religiosa reúne as igrejas ortodoxas, anglicanas, metodistas, batistas, luteranas e reformadas do mundo – 350 igrejas-membros no total –, mas não a Igreja Católica Romana, com quem sempre teve um relacionamento complicado, mesmo tendo recebido a visita do papa Francisco em junho de 2018. Fonte: Paulo Tarso.

DESTAQUES DA SEMANA

1- Drª Ester Rodrigues, presidente das Pastora do Conselho, parabenizou os 56 anos do “Lírio Suave”.

2- AD – A Pioneira festeja os 56 anos do Círculo de Oração das Irmãs, mulheres valorosas do Senhor.

3- Pastora Elizama Alencar, líder estadual do Círculo de Oração aniversariante. Parabéns!

 LIDERANÇAS

Quem é quem: Áurea da Silva Tito é filha de Estandislau da Silva e Maria Zebina Souza da Silva (In memoriam), nasceu em 04.02.1946, no Rio Maracá, Mazagão/AP. Casou-se com Moisés Antonio Tito, com quem teve cinco filhos. Pastora Áurea é hoje uma das principais lideranças femininas do Estado do Amapá.

            Chegou a Macapá em 1955, com nove anos de idade. Estudou o ensino fundamental na Escola Barão do Rio Branco e demais estudos no Colégio Amapaense. Graduou-se em Pedagogia no Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará instalado em Macapá, onde hoje funciona a Unifap. Por meio do Núcleo de Extensão da Universidade Rural do Rio de Janeiro, cursou a Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas.

            Na juventude se destaca na Igreja na Escola Dominical, ao lado da Irmã Valmira Araújo. No Círculo de Oração “Lírio Suave”, começou sua carreira ao lado da Pastora Elizama Alencar. Iniciou como componente depois como cooperadora e vice-presidente, juntamente com Neci Damasceno. Foi presidente estadual do “Lírio Suave” no período de 2001-2003. Hoje é uma das vice-líderes do referido Círculo de Oração.

ESPECIAL

            EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, nos termos do art. 8º, §3º do Estatuto da AD – A Pioneira – Ministério da Guiana Francesa – ADAPGF, CNPJ nº 12.462.926/0001-88, com nova Sede na Avenida Girassol, n. 4.594, Rod. JK, Km 7, Loteamento “Chefe Clodoaldo, próximo ao Parque Zoobotânico, Distrito de Fazendinha, CEP 68903-372, Macapá/AP, através de sua Diretoria Executiva, devidamente representada por seu Presidente Pastor Alvaro Pacheco Ribeiro, CONVOCA através do presente edital, todos os membros, para Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada na nova Sede do Ministério ADAPGF, no citado endereço, às 19h, do dia 13 de setembro de 2022, com a seguinte ordem do dia: 1. Reforma do Estatuto; 2. Alteração no nome da igreja e do endereço da Sede; 3. Eleição da nova diretoria e conselho fiscal; 4. Posse dos eleitos; e 5. O que ocorrer. A Assembleia Extraordinária instalar-se-á em primeira convocação às 19h, com a presença da maioria dos associados e, em segunda convocação às 19h30min., do dia 13/09/2022. Macapá-AP, 28 de agosto de 2022. A Diretoria.

REFLEXÃO

Série Educação para a Cartilha de Cidadania Cristã. Tema 09: “A igreja cidadã”. Parceria: Conselho Estadual de Pastores do Amapá (e-mail: conselhodepastores.ap@gmail.com), com a Editora www.ossemeadores.com.br de Brasília. Reserve seu exemplar pelo Zap (96) 99110-5167: a) Lição nº 09: “A igreja cidadã”; b) Sumário: 1. O que é o evangelho integral; 2. Aspectos do ministério de Jesus: a) Compromisso e comunhão com o Pai: b) Vida marcada pelo serviço; 3. Evangelho integral e a política; c) Resumo: Em Mc 12.29-31 Jesus disse que os dois maiores mandamentos são amar a Deus e amar o próximo. Estes dois preceitos são o cerne do Evangelho, ou seja, é a essência plena da fé cristã. Não tem como entender o Evangelho sem a prática desse amor. Jesus deu o exemplo maior. Ele viveu o evangelho integral. Jesus pregava a palavra e, logo em seguida, socorria os necessitados (Lc 4.18-21). Assim, a verdadeira religião deve pregar o evangelho e, também, praticar a solidariedade humana, socorrendo pobres, aflitos e necessitados. Isso não quer dizer que tal prática nos garantirá a salvação, mas que, por sermos salvos, praticamos o amor ao próximo.

FICA A DICA

Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”. Lá Você encontra:             Dica 044. Dos estrangeiros: Diz a Bíblia em Deuteronômio 10.19: “Amai, pois, o estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito.”. Êxodo 23.9: “Outrossim, não oprimirás o estrangeiro; pois vós conheceis o coração do estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito.”. Na seara dos direitos humanos, os estrangeiros possuem os mesmos direitos fundamentais que qualquer nacional, salvo as exceções explicitamente previstas em lei. Diz a CF, art. 5º, caput: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...”.         O art. 5º da Constituição Federal é o mais importante de todos, inclusive de todo o ordenamento jurídico brasileiro de todos os tempos. Poderíamos compará-lo, guardando as devidas proporções, com os Dez Mandamentos do povo judeu. De sorte que o tratamento aos estrangeiros no Brasil possui harmonia com a Bíblia.

sábado, 20 de agosto de 2022

Esquerda chama evangélicos de “facção” e “máfia”

 

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 21.08.2022

Esquerda chama evangélicos de “facção” e “máfia”

            01. Não temas... Todos os teus inimigos serão envergonhados: Leia e creia: Isaías 41.10-13: 10. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. 12. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. 13. Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.

            02. Esquerda chama evangélicos de “facção” e “máfia”: Em um momento em que cresce a preocupação com a perseguição de religiosos em um eventual governo do petista Lula da Silva, o candidato e seus aliados têm dado sinais que contribuem cada vez mais para o aumento das tensões.

            O aumento da perseguição de cristãos na Nicarágua de Daniel Ortega, ditador constantemente festejado pelos petistas, também tem colaborado para o temor dos religiosos brasileiros.

            Na última 4ª feira (17/08), Lula da Silva referiu-se aos evangélicos como uma “facção”, demonstrando uma visão preconceituosa do petista em relação à comunidade protestante do Brasil.

            O mesmo preconceito foi destilado pela professora da Universidade de São Paulo (USP), Ermínia Maricato, na última 2ª feira (15/08). A professora chamou as comunidades evangélicas situadas nas periferias do Brasil de “máfias” e as equiparou ao crime organizado. Seu discurso foi aplaudido com entusiasmo por Lula e Fernando Haddad. Fonte: novaiguacu24h.com.br.

            03. José Sarney sinalizou apoio a Rayssa Furlan: Candidata ao Senado no Amapá, Rayssa é principal adversária de Davi Alcolumbre em sua tentativa de reeleição.

            Rayssa é casada com o prefeito de Macapá, Doutor Furlan, e seu potencial de votos é visto como mais amplo do que o de João Capiberibe, candidato do PSB.

            Sarney tem mágoa de Alcolumbre pela derrota de 2014 imposta a Gilvam Borges, apadrinhado de Sarney. Fonte: www.metropoles.com.

            04. ADFEC Celebra “Jubileu de Madeira” de fundação: Parabéns ao Casal Pastor Flavio Jr e Pastora Ramona, presidentes da Igreja ADFEC - Assembleia de Deus Família em Cristo, cuja Sede Estadual está localizada na Av. Araucaria, nº 108, Bairro Ipê, Zona Norte de Macapá/AP.

            A referida Igreja Celebrou o belíssimo "Jubileu de Madeira" (Cinco Anos) de fundação do referido trabalho. A festa ocorreu no período de 17 a 19.08.22. O grande Conferencista Oficial de um das noites foi o Reverendo Pastor João Gilberto, destacado preletor em todo o Brasil. O citado evento memorável ficará destacado na história do pentecostalismo amapaense.

            05. Voz do Internauta: “Está ficando difícil ser evangélico hoje em dia”: “Ontem estava conversando com alguns irmãos evangélicos, que atualmente as coisas estão cada vez mais difícil para o evangelismo, pois você convida as pessoas, anuncia a palavra, prega, canta, porém muitos criticam, vivem conforme as suas verdades e ninguém mais sabe o que é certo ou errado. Hoje, se prestarmos bem atenção, as Casas de Deus (igrejas) não são mais a mesma coisa, pois não se tem mais o devido respeito com as coisas sagradas. Assim como o mundo se comporta, muitos cristão também e, às vezes, até pior.

            Não está sendo fácil ser evangélico genuíno, de verdade. Agora, nesse século, para seguir enfrente, tem-se que se fazer de cego.

            O amor está cada vez mais acabando entre o povo. Só existe amor, mas da boca para fora. Estamos vivendo a mesma realidade das escrituras. Hoje o povo evangélico não idolatra as imagens, porém, a idolatria hoje é a política; é humana, financeira. Quem tem o que oferecer é considerado, é mais, sobe mais. Quem não tem, desce mais, é silenciado, desprezado, descartado, depois que diminui sua utilidade.

            Se o povo evangélico fosse unido, mudaria a história. Mas, o pior parece que vai acontecer. O lobo está no meio. Temos evangélicos no pleito eleitoral deste ano. Ninguém sabe se irão honrar ou não com o que andam prometendo. Fica um ponto de interrogação, pois é difícil ver alguém que realmente tenha um olhar voltado para o ser humano, para o povo. De regra, somente pensam em si, nas cúpulas.

            Vivemos tempos de templos vazio. Muitos estão sufocados, por não poder dizer o que está acontecendo. Nossos jovens, adolescentes, irmãos e irmãs, viúvas, órfãos, todos estão passando por processos de amadurecimento e, nesse meio termo, muitos escolhem outros caminhos.          

            Então, a dica é orar e pedir a direção do Espírito Santo de Deus hoje e sempre.”

 DESTAQUES DA SEMANA

1- Segmento evangélico continua sofrendo crime de desrespeito por parte da esquerda brasileira.

2- Reverendos Flavio Jr e Ramona, presidentes da Igreja aniversariante AD Família em Cristo.

3- Nova Sede da OAB/AP. Presidente Dr. Auriney Brito fazendo história. Inauguração: 26.08.22.

LIDERANÇAS

Quem é quem: Ester Farias da Silva é uma das principais lideranças femininas evangélicas do Estado do Amapá. Nasceu em Macapá-AP em 31.12.1984, filha de José Maria Ferreira da Silva e Maria Ruth Farias da Silva. Bacharela em Direito, pós-graduada em Gestão e Docência do Ensino Superior. Ainda é articulista, escritora, professora e advogada, com atuação preponderante na área do Direito Eclesiástico e Previdenciário. Membro vitalícia nº 18 da Academia de Letras ALEA, cuja patronesse é a memorável Augusta Miranda de Alencar, considerada uma das mais importantes personalidades femininas assembleianas do Norte do país e esposa de um dos principais pastores da Assembleia de Deus no Brasil do século XX, Otoniel Alves de Alencar, considerado “O Apóstolo da Amazônia”. Como escritora, é autora do livro “Vencendo desertos” e coautora da “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. No pleito eleitoral deste ano de 2022, disputará uma vaga no Congresso Nacional como representante das mulheres – deputada federal por seu Estado do Amapá. Ver tb Plataforma Lattes.

ESPECIAL

NEWS: 1. Associação dos Militares Evangélicos do Amapá em ação: No último dia 17.08, a AMEAP - Associação dos Militares Evangélicos do Estado do Amapá, presidida pelo Coronel da Reserva Santos Costa, uma das principais lideranças militares do Brasil, participou da 2ª Cruzada Evangelista Anual da Entidade no Conjunto Residencial São José, localizado na Zona Sul de Macapá, Capital do Estado, no Bairro do Buritizal onde está instalado a Sede do 1º BPM – Batalhão da Polícia Militar do Amapá. O evento eclesiástico contou com a parceria institucional da AMEAP com o referido 1º BPM; 2. Veja no YouTube o “Açaí com Notícias”: Principal quadro de notícias evangélicas do Estado do Amapá. Assista, dê o seu like, comente e compartilhe. Ajude-nos a chegar a 1.000 – mil inscritos. Prêmio: Vinte litros de Açaí, do grosso; 3. Blog: Leia e compartilhe com todos o https://besalielrodrigues.blogspot.com/. Agora, tudo desta coluna estará lá também. Acesse e compartilhe; 4. Ebook da Constituição Federal comenta à luz da Bíblia já está disponível na internet: Aproveite a promoção.

REFLEXÃO

Série Educação para a Cartilha de Cidadania Cristã. Tema 08: “Os adversários dos evangélicos”. Parceria: Conselho Estadual de Pastores do Amapá (e-mail: conselhodepastores.ap@gmail.com), com a Editora www.ossemeadores.com.br de Brasília. Reserve seu exemplar pelo Zap (96) 99110-5167: a) Lição nº 08: “Os adversários dos evangélicos”; b) Sumário: 1. O papel do evangelho na sociedade; 2. Quem não quer evangélicos no poder?: a) O inimigo nº 1 de Deus; b) Os opositores de Deus; c) Adeptos de ideologias alternativas; d) Religiões concorrentes; e) Os que estão no poder; f) Famílias ricas e poderosas; g) Os oportunistas; c) Resumo: Os ímpios não gostam dos evangélicos; não gostam da luz, pois vivem em trevas. Eles apenas nos toleram e gostam do nosso voto, pois o nosso voto dá-lhes acesso ao poder, a altos cargos políticos, altos salários, variadas mordomias, acesso a recursos financeiros públicos etc. É disso que eles gostam. Mas, não simpatizam com os cristãos, com seus princípios e valores; não gostam das igrejas, suas causas e bandeiras. Assim, somente aparecem, e quando aparecem, nas igrejas em tempo de eleição.

 FICA A DICA

Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”. Lá Você encontra:         Dica 043. Da marginalidade e desigualdade. Diz a Bíblia, em Provérbios 14.31- “O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador; mas honra-o aquele que se compadece do necessitado.”. Em Isaías 58:7-11 diz: “Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. E a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.”. Este tema constitucional também possui conexão bíblica.

sábado, 13 de agosto de 2022

Quem criou o Dia dos Pais no Brasil

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 14.08.2022

Quem criou o Dia dos Pais no Brasil

            01. Deus é a nossa maior referência de pai: Em Mateus 6.9, pela primeira vez na história, Jesus ensina o homem a dirigir-se a Deus como Pai, dizendo: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome”. Paulo também faz referência ao nosso pai maior em Efésios 4.6, dizendo: “Há um só Deus e pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos”.  Encerramos esta breve reflexão com o conselho do Apóstolo Paulo não só para o dia dos pais, mas para todos os dias. Colossenses 3.20 diz: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”. Honrar aos pais é uma recomendação expressa na Palavra de Deus. Diz Malaquias 1.6: “O filho honrará o pai, e o servo, ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde está a minha honra?”. Estejamos conscientes, honrar ao pai e a Deus, não é um favor; é um mandamento do próprio Deus. Fonte: Internet. Pr David Xavier. 

            02. O Dia dos Pais no Brasil? Ao pesquisar o tema na internet, temos que segundo historiadores, foram encontrados indícios de que a prática de homenagear os pais já existia há mais de quatro mil anos. Foram descobertas diversas mensagens em placas de argilas, escritas por um garoto babilônio, que desejava boa saúde, sorte e vida longa ao seu pai. 

            Já em terras brasileiras, a data foi comemorada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953. Criada pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor de um jornal e de uma rádio no Rio de Janeiro, o objetivo do “Dia do Papai” era tanto para reconhecimento da figura paterna, quanto para atrair anunciantes e alavancar as vendas no país.

            Como a população era predominantemente constituída por católicos, a ideia da data foi escolhida justamente para coincidir com o dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família, por ser pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo.

            Anos depois, por motivos comerciais, foi decidido que a comemoração seria no segundo domingo do mês de agosto. A mudança aconteceu, pois o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio, mas há também quem diga que o motivo principal era para que a data fosse celebrada sempre aos domingos, dia em que a maioria dos pais está de folga, permitindo que a família se reunisse e festejasse por mais tempo esse momento especial. E assim permanece até hoje. 

            03. Voz dos internautas: “Evangélico salvo e comprometido com o Senhor e a Sua Palavra, não vota, nem apoia a esquerda, pois não existe compatibilidade entre luz e trevas. Esquerdistas são comunistas convictos e irão trair os cristãos; é bíblico. Então, não seja cúmplice, pois o preço pode ser alto.”. Diz 2º Co 6.14: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; Porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”.

            04. Voz dos eleitores: Os eleitores estão reclamando que os bancos estão descumprindo o art. 9º, §1º da Lei 13.146/2015, o direito de prioridade para o acompanhante dos deficientes, ou seja, o deficiente cadeirante, cego, amputado etc., recebe a senha de prioridade. Mas, se o acompanhante também precisar utilizar algum serviço bancário, recebe uma senha comum. Aí, o deficiente é prioritariamente atendido, mas, como seu acompanhante precisa também pagar alguma coisa e sua senha é geral, o deficiente fica de castigo esperando o acompanhante que está em outra filha aguardando, muitas vezes, horas para depois seguir com o deficiente ao qual estava dando suporte. É isso mesmo? Tem lógica isso? Com a palavra a OAB, MP, Defensoria Pública etc.

            05. Por que os evangélicos do Amapá não ganham eleições? Salvo uma ou outra vitória isolada, o segmento evangélico do Amapá não tem elegido seus irmãos a cargos políticos. Por quê? Devido a falta de companheirismo, de unidade, de união; devido aos individualismos, vaidades, falta de diálogos entre as lideranças das igrejas históricas, pentecostais, comunidades, neopentecostais e carismáticos. Os líderes eclesiásticos estão pregando uma coisa e fazendo outra. Diz 1º Coríntios 1.10: “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.”. No Estado do Amapá parece que a situação é a pior em todo o país. Quem mais gosta são os “filisteus tucuju”. O voto evangélico amapaense parece ser o mais fácil e simples de ludibriar. Observe você mesmo esta realidade!

            06. O memorável dia 11 de Agosto: Foi celebrado o Dia do Estudante, Dia da Advocacia, Dia da Magistratura, Dia do Direito, enfim. Esta é uma das datas mais importantes do Brasil em termos de educação, pois se refere ao início dos cursos superiores em terras pindorâmicas.

DESTAQUES DA SEMANA

1- Dia dos Pais 1: O saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar com o filho Pastor Oton Alencar.

2- Dia dos Pais 2: O saudoso Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues com o filho Pastor Besaliel Rodrigues.

3- Dia dos Pais 3: Pastor Besaliel Rodrigues com seus dois filhos André Victor e Ana Raquel.

LIDERANÇAS

Quem é quem: Kleyzer Couglan Alencar Bruce. Pastor e Teólogo da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, neto do saudoso Casal Pastor Otoniel Alves de Alencar e Augusta Miranda de Alencar. Nasceu em Macapá/AP em 19.06.1975. Filho de Leomar da Costa Bruce e Oriza Alencar Bruce. É casado com a Missionária Waldirene Bruce, com a qual tem duas filhas: Maressa, que mora na Inglaterra e Mariele.

            Kleyzer Bruce é licenciado em Matemática pela Universidade Federal – Unifap, formado em Teologia pela Escola Teológica EETAD, na qual é professor e é pós-graduado em Ensino Religioso.

            Ministro do Evangelho há 22 (vinte e dois) anos, ocupa atualmente os cargos de 4° Vice-Presidente da Convenção UFIADAP e 1° Secretário da Mesa Diretora da AD – A Pioneira.

            É Obreiro multivocacionado, pois possui desenvoltura como líder nato, maestro, músico, comunicador, administrador, tudo desenvolvendo com alegria e amor e com o dom da excelência. É zeloso com o princípio da honra e da obediência. Parabéns Pastor Kleyzer pelo seu dia dos pais. Amém!

ESPECIAL

NEWS: 1. Principais candidaturas evangélicas: Drª Ester Federal e Besaliel Estadual: Casal de pastores-advogados, do PSC – Partido Social Cristão, principais candidatos evangélicos do Amapá, estão analisando quais são as candidaturas majoritárias mais coerentes no Amapá para os cristãos. Este fim de semana conversaram com Rayssa Furlan, candidata a Senadora; 2. Disque-denúncia eleitoral: Atenção, o MP-AP – Ministério Público do Estado do Amapá está divulgando para todo o povo o WhatsApp (96) 99184-6549 para que Você Eleitor faça denúncias contra candidatos que estiverem querendo comprar voto ou fazendo alguma coisa errada. Então, utilize seu celular para filmar, gravar áudios, tirar fotos de coisas erradas que forem feitas pelos candidatos. Depois, envie para o Zap informado e pronto. Os Promotores Eleitorais irão analisar se houve algum desrespeito à lei para poderem instaurar processo judicial contra aquele candidato infrator; 3. Veja no YouTube o “Açaí com Notícias”: Principal quadro de notícias evangélicas do Estado do Amapá. Assista, dê o seu like, comente e compartilhe. Ajude-nos a chegar a 1.000 – mil inscritos. Prêmio: Vinte litros de Açaí.

REFLEXÃO

Série Educação para a Cartilha de Cidadania Cristã. Tema 07: “Os evangélicos e a política local”. Parceria: Conselho Estadual de Pastores do Amapá (e-mail: conselhodepastores.ap@gmail.com), com a Editora www.ossemeadores.com.br de Brasília. Reserve seu exemplar pelo Zap (96) 99110-5167: a) Lição nº 07: “Os evangélicos e a política local”; b) Sumário: 1. Contextualização inicial; 2. A falta de união local nas eleições; 3. A realidade atual da política evangélica local; 4. Intercedendo por mudanças; c) Resumo: Ser cidadão é estar apto a participar de todo o processo de gestão de seu Estado, de seu município, qual seja, acompanhar, fiscalizar, escolher e decidir tudo aquilo que diz respeito à vida política e social. Como seguidores da palavra de Deus, além de orar pela Cidade, o cristão também deve ter compromisso, cuidado e zelo com o exercício de sua cidadania, principalmente na hora de escolher e votar nos gestores locais. Devemos acompanhar mais de perto a política da Cidade e do Estado onde moramos. Diz Jr 29.7: “Procurai a paz da cidade onde vos fiz transportar; e orai por ela ao Senhor, por que, na sua paz, vós tereis paz.”.

FICA A DICA

Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”. Lá Você encontra:         Dica 042. S: Da solidariedade – CF, art. 3º: Na parábola do Bom Samaritano Jesus explica exatamente o que é solidariedade. Diz Lucas 10.25-37- “... E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele...”. Então, quando a Constituição Federal determina que o Estado desenvolva políticas públicas de solidariedade, está em harmonia com a palavra de Deus, pois a solidariedade é tema comum entre a Bíblia e o Direito.

 

ARTIGO DESTAQUE

Os benefícios do movimento evangélico no Brasil

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 843 – 27.04.2025 Os benefícios do movimento evangélico no Brasil A Gazeta do Pov...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES