Redes Sociais

sábado, 13 de agosto de 2022

Quem criou o Dia dos Pais no Brasil

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 14.08.2022

Quem criou o Dia dos Pais no Brasil

            01. Deus é a nossa maior referência de pai: Em Mateus 6.9, pela primeira vez na história, Jesus ensina o homem a dirigir-se a Deus como Pai, dizendo: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome”. Paulo também faz referência ao nosso pai maior em Efésios 4.6, dizendo: “Há um só Deus e pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos”.  Encerramos esta breve reflexão com o conselho do Apóstolo Paulo não só para o dia dos pais, mas para todos os dias. Colossenses 3.20 diz: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”. Honrar aos pais é uma recomendação expressa na Palavra de Deus. Diz Malaquias 1.6: “O filho honrará o pai, e o servo, ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde está a minha honra?”. Estejamos conscientes, honrar ao pai e a Deus, não é um favor; é um mandamento do próprio Deus. Fonte: Internet. Pr David Xavier. 

            02. O Dia dos Pais no Brasil? Ao pesquisar o tema na internet, temos que segundo historiadores, foram encontrados indícios de que a prática de homenagear os pais já existia há mais de quatro mil anos. Foram descobertas diversas mensagens em placas de argilas, escritas por um garoto babilônio, que desejava boa saúde, sorte e vida longa ao seu pai. 

            Já em terras brasileiras, a data foi comemorada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953. Criada pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor de um jornal e de uma rádio no Rio de Janeiro, o objetivo do “Dia do Papai” era tanto para reconhecimento da figura paterna, quanto para atrair anunciantes e alavancar as vendas no país.

            Como a população era predominantemente constituída por católicos, a ideia da data foi escolhida justamente para coincidir com o dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família, por ser pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo.

            Anos depois, por motivos comerciais, foi decidido que a comemoração seria no segundo domingo do mês de agosto. A mudança aconteceu, pois o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio, mas há também quem diga que o motivo principal era para que a data fosse celebrada sempre aos domingos, dia em que a maioria dos pais está de folga, permitindo que a família se reunisse e festejasse por mais tempo esse momento especial. E assim permanece até hoje. 

            03. Voz dos internautas: “Evangélico salvo e comprometido com o Senhor e a Sua Palavra, não vota, nem apoia a esquerda, pois não existe compatibilidade entre luz e trevas. Esquerdistas são comunistas convictos e irão trair os cristãos; é bíblico. Então, não seja cúmplice, pois o preço pode ser alto.”. Diz 2º Co 6.14: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; Porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”.

            04. Voz dos eleitores: Os eleitores estão reclamando que os bancos estão descumprindo o art. 9º, §1º da Lei 13.146/2015, o direito de prioridade para o acompanhante dos deficientes, ou seja, o deficiente cadeirante, cego, amputado etc., recebe a senha de prioridade. Mas, se o acompanhante também precisar utilizar algum serviço bancário, recebe uma senha comum. Aí, o deficiente é prioritariamente atendido, mas, como seu acompanhante precisa também pagar alguma coisa e sua senha é geral, o deficiente fica de castigo esperando o acompanhante que está em outra filha aguardando, muitas vezes, horas para depois seguir com o deficiente ao qual estava dando suporte. É isso mesmo? Tem lógica isso? Com a palavra a OAB, MP, Defensoria Pública etc.

            05. Por que os evangélicos do Amapá não ganham eleições? Salvo uma ou outra vitória isolada, o segmento evangélico do Amapá não tem elegido seus irmãos a cargos políticos. Por quê? Devido a falta de companheirismo, de unidade, de união; devido aos individualismos, vaidades, falta de diálogos entre as lideranças das igrejas históricas, pentecostais, comunidades, neopentecostais e carismáticos. Os líderes eclesiásticos estão pregando uma coisa e fazendo outra. Diz 1º Coríntios 1.10: “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.”. No Estado do Amapá parece que a situação é a pior em todo o país. Quem mais gosta são os “filisteus tucuju”. O voto evangélico amapaense parece ser o mais fácil e simples de ludibriar. Observe você mesmo esta realidade!

            06. O memorável dia 11 de Agosto: Foi celebrado o Dia do Estudante, Dia da Advocacia, Dia da Magistratura, Dia do Direito, enfim. Esta é uma das datas mais importantes do Brasil em termos de educação, pois se refere ao início dos cursos superiores em terras pindorâmicas.

DESTAQUES DA SEMANA

1- Dia dos Pais 1: O saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar com o filho Pastor Oton Alencar.

2- Dia dos Pais 2: O saudoso Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues com o filho Pastor Besaliel Rodrigues.

3- Dia dos Pais 3: Pastor Besaliel Rodrigues com seus dois filhos André Victor e Ana Raquel.

LIDERANÇAS

Quem é quem: Kleyzer Couglan Alencar Bruce. Pastor e Teólogo da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, neto do saudoso Casal Pastor Otoniel Alves de Alencar e Augusta Miranda de Alencar. Nasceu em Macapá/AP em 19.06.1975. Filho de Leomar da Costa Bruce e Oriza Alencar Bruce. É casado com a Missionária Waldirene Bruce, com a qual tem duas filhas: Maressa, que mora na Inglaterra e Mariele.

            Kleyzer Bruce é licenciado em Matemática pela Universidade Federal – Unifap, formado em Teologia pela Escola Teológica EETAD, na qual é professor e é pós-graduado em Ensino Religioso.

            Ministro do Evangelho há 22 (vinte e dois) anos, ocupa atualmente os cargos de 4° Vice-Presidente da Convenção UFIADAP e 1° Secretário da Mesa Diretora da AD – A Pioneira.

            É Obreiro multivocacionado, pois possui desenvoltura como líder nato, maestro, músico, comunicador, administrador, tudo desenvolvendo com alegria e amor e com o dom da excelência. É zeloso com o princípio da honra e da obediência. Parabéns Pastor Kleyzer pelo seu dia dos pais. Amém!

ESPECIAL

NEWS: 1. Principais candidaturas evangélicas: Drª Ester Federal e Besaliel Estadual: Casal de pastores-advogados, do PSC – Partido Social Cristão, principais candidatos evangélicos do Amapá, estão analisando quais são as candidaturas majoritárias mais coerentes no Amapá para os cristãos. Este fim de semana conversaram com Rayssa Furlan, candidata a Senadora; 2. Disque-denúncia eleitoral: Atenção, o MP-AP – Ministério Público do Estado do Amapá está divulgando para todo o povo o WhatsApp (96) 99184-6549 para que Você Eleitor faça denúncias contra candidatos que estiverem querendo comprar voto ou fazendo alguma coisa errada. Então, utilize seu celular para filmar, gravar áudios, tirar fotos de coisas erradas que forem feitas pelos candidatos. Depois, envie para o Zap informado e pronto. Os Promotores Eleitorais irão analisar se houve algum desrespeito à lei para poderem instaurar processo judicial contra aquele candidato infrator; 3. Veja no YouTube o “Açaí com Notícias”: Principal quadro de notícias evangélicas do Estado do Amapá. Assista, dê o seu like, comente e compartilhe. Ajude-nos a chegar a 1.000 – mil inscritos. Prêmio: Vinte litros de Açaí.

REFLEXÃO

Série Educação para a Cartilha de Cidadania Cristã. Tema 07: “Os evangélicos e a política local”. Parceria: Conselho Estadual de Pastores do Amapá (e-mail: conselhodepastores.ap@gmail.com), com a Editora www.ossemeadores.com.br de Brasília. Reserve seu exemplar pelo Zap (96) 99110-5167: a) Lição nº 07: “Os evangélicos e a política local”; b) Sumário: 1. Contextualização inicial; 2. A falta de união local nas eleições; 3. A realidade atual da política evangélica local; 4. Intercedendo por mudanças; c) Resumo: Ser cidadão é estar apto a participar de todo o processo de gestão de seu Estado, de seu município, qual seja, acompanhar, fiscalizar, escolher e decidir tudo aquilo que diz respeito à vida política e social. Como seguidores da palavra de Deus, além de orar pela Cidade, o cristão também deve ter compromisso, cuidado e zelo com o exercício de sua cidadania, principalmente na hora de escolher e votar nos gestores locais. Devemos acompanhar mais de perto a política da Cidade e do Estado onde moramos. Diz Jr 29.7: “Procurai a paz da cidade onde vos fiz transportar; e orai por ela ao Senhor, por que, na sua paz, vós tereis paz.”.

FICA A DICA

Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”. Lá Você encontra:         Dica 042. S: Da solidariedade – CF, art. 3º: Na parábola do Bom Samaritano Jesus explica exatamente o que é solidariedade. Diz Lucas 10.25-37- “... E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele...”. Então, quando a Constituição Federal determina que o Estado desenvolva políticas públicas de solidariedade, está em harmonia com a palavra de Deus, pois a solidariedade é tema comum entre a Bíblia e o Direito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DESTAQUE

O Brasil de hoje e o silêncio das igrejas evangélicas

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 844 – 04.05.2025 O Brasil de hoje e o silêncio das igrejas evangélicas 1. Silêncio...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES