Redes Sociais

sábado, 28 de janeiro de 2023

Cristão ex-gay é processado por compartilhar seu testemunho nas redes sociais

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 29.01.2023

Cristão ex-gay é processado por compartilhar seu testemunho nas redes sociais

            Expor publicamente sobre a transformação de vida através de Cristo fez com que Grech fosse intimado por policiais.

            Matthew Grech, de 33 anos, faz parte da equipe do Core Issues Trust — organização de apoio a adultos com 'confusão de gênero' que desejam seguir os caminhos de Cristo.

            No dia 3 de fevereiro, Grech vai enfrentar um julgamento no Tribunal de Magistrados em Valletta, capital de Malta, por ter compartilhado seu testemunho como ex-gay e publicado nas redes sociais.

            Ele contou sua história desde a infância e explicou como se sentia confuso em relação à sexualidade. Depois, detalhou sobre seus relacionamentos homossexuais na vida adulta e, finalmente, como se tornou cristão.

Expor sobre sua transformação de vida, porém, lhe causou um transtorno. Grech diz que ficou chocado quando a polícia o chamou do nada para interrogá-lo sobre o assunto.

            Atacado pelo movimento dos direitos gays. Ser ex-gay é um termo protegido pela lei de direitos humanos e, mesmo assim, Grech foi intimado pela polícia, que mais tarde apresentou queixa criminal contra ele por supostamente anunciar "práticas de conversão", o que é crime de acordo com a legislação maltesa.

            Se condenado, Grech pode enfrentar 5 (cinco) meses de prisão e ainda ser multado em 5.000 euros (equivalente a 28 mil reais).

            De acordo com o Christian Concern — organização cristã que monitora a perseguição religiosa, entende-se que os dois apresentadores do programa (no qual Grech deu seu testemunho) também estão enfrentando acusações criminais.

            Acredita-se que o caso seja o primeiro em que alguém enfrenta acusações dessa natureza. Grech disse que está sendo atacado de forma agressiva por membros do Movimento dos Direitos dos Gays de Malta, que acreditam que as crenças cristãs sobre o casamento e a identidade humana, e qualquer debate sobre estilos de vida LGBT, devem ser tratados como ofensa criminal.

            Homossexualidade não é identidade, nem sentimento. Grech disse que não concorda com o termo 'terapia de conversão' e disse que quanto mais se aprofundou em sua fé, mais compreendeu que estava vivendo um estilo de vida errado aos olhos de Deus. "Entendi que na Bíblia, a homossexualidade não é uma identidade como dizem nos dias de hoje. E também não é um sentimento, mas uma prática", afirmou. "Isso significa que não importa quais sentimentos sexuais um homem ou uma mulher esteja experimentando, se eles tiverem relações sexuais com uma pessoa do mesmo sexo, eles cometem o ato homossexual aos olhos de Deus, e isso é pecado", continuou. "Assim como qualquer outro pecado, a pessoa pode se arrepender dele e pedir perdão a Deus e pedir a Ele forças para vencer. Estou falando aqui de uma perspectiva cristã", esclareceu.

            Em nenhum momento durante o programa, Grech convidou qualquer ouvinte para fazer terapia ou encorajou alguém a obter ajuda para a atração indesejada pelo mesmo sexo.

            O que acontece em Malta é de importância internacional. Malta se tornou o primeiro país da União Europeia a proibir o que os lobbies LGBT descrevem como "terapia de conversão" em 2016. Sendo assim, o que acontece por lá é de importância internacional.

            Um efeito cascata se seguiu com outras nações, como o Reino Unido e a Austrália, usando a legislação maltesa original como um modelo para proibições semelhantes.

            O lobby LGBT, no entanto, tem lutado para definir o que é o termo "terapia de conversão", mas nenhuma evidência foi fornecida para justificar as proibições, em vez disso, a campanha agressiva visa criminalizar as crenças cristãs sobre a sexualidade humana e silenciar qualquer oposição.

            Desde que enfrentou a acusação, Grech alertou que "algo semelhante, em breve, acontecerá no Reino Unido e em outros países do mundo". Ativistas argumentam que será um precursor do impacto que a proibição da "terapia de conversão" do governo do Reino Unido, anunciada nesta semana, terá sobre a liberdade de religião, expressão e pensamento.

            Direito à liberdade de expressão. De acordo com os advogados de defesa, o direito de expressão de Grech está sendo violado e deveria ser garantido pela Constituição do país. "Ele tem todo o direito de compartilhar e expressar livremente sua história e opiniões sobre assuntos sobre atração sexual. Ele não deveria ser acusado criminalmente, julgado e publicamente envergonhado por ter feito isso".

            Em relação à alegação feita pela polícia de que ele havia falado sobre "práticas de conversão", os advogados dizem que, em nenhum momento de sua entrevista, Grech induziu os telespectadores e ouvintes a um terapeuta ou entidade de aconselhamento. "Compartilhar seu próprio testemunho não foi apenas uma expressão de seus próprios pensamentos e pontos de vista sobre o assunto, mas também uma manifestação de suas crenças cristãs, que ele respeitosamente compartilhou com todos", resumiram os advogados. Fonte: www.pointrhema.com.br.

DESTAQUES DA SEMANA

1- Matthew Grech, o corajoso jovem maltês que enfrenta lobbies corporativos em defesa de sua fé.

2- A amapaense Ana Raquel, de 14 Anos, é a mais jovem aluna de Teologia da EETAD do Brasil.

3- Comissão de Ética da Unifap, presidida pelo Dr. Besaliel Rodrigues, retoma atividades esta semana.

LIDERANÇAS

Livro da semana nº 05: Liderança: Aprendendo com o maior líder de todos os tempos: Jesus Cristo. Autor: Levir Perêa Merlo e Manoel Neto. Editora: Os Semeadores, Brasília/DF, 2019, 120p. Adquira online pelo Site: www.ossemeadores.com.br.

            Numa época plural de relativizações tão extremadas tal qual a que vivemos, conceitos e ideias, tais como “liderança”, tem sido extremamente desgastados com toda sua carga significativa, tanto em termos teóricos como práticos. Noutras palavras, a significância conceitual do termo em si tem sido seriamente adulterada. Óbvio que o resultado não poderia ser outro a não ser a “crise”!

            É visível a crise de liderança na pós-modernidade em todos os níveis, ambienciais e vivenciais, na humanidade e, inclusive, no contexto eclesial. Com isso, é fato que a igreja brasileira tem colhido amargos frutos por causa do desvio bíblico quanto à finalidade do exercício da liderança ministerial.

            Esta Obra literária, então, já nasce como um clássico na esfera da temática que aborda. Boa leitura!

ESPECIAL

Direito & Cidadania: Dica 005. Direitos dos doadores de sangue no Estado do Amapá. Quem se tornar doador de sangue no Estado do Amapá passará a ter vários benefícios, a saber: Isenção nas inscrições em concursos públicos, passe livre nos ônibus, folga no trabalho, atendimento preferencial nas filas etc.

            Veja as principais normas que asseguram tais direitos: 01. Constituição Estadual do Amapá, Art. 223, V: Dispõe sobre doador de sangue; 02. Lei do Amapá nº 1.418/2009: “Dispõe sobre isenção de pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos ao candidato doador de sangue na forma como especifica”; 03. Lei do Amapá nº 1.217/2008: “Regulamenta o art. 354 da Constituição Estadual e dá outras providências”; 04. Lei do Amapá nº 824/2004: “Dispõe sobre a gratuidade dos serviços de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros prevista no art. 223 da Constituição do Estado e dá outras providências”; 05. Lei do Amapá nº 393/1997: “Declara o dia 25 de Novembro, Dia do Doador de Sangue, como Feriado Estadual para os doadores de sangue voluntários e permanentes e dá outras providências”. Divulgue em suas redes sociais.

REFLEXÃO

Tema: Coração de Pedra – Ez 36.26: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne".

Todos nós já ouvimos falar em pedra nos rins ou em pedra na vesícula. Claro que sim!  Mas, eu tenho certeza que muitos poucos têm conhecimento da existência de pedra no coração. É isso mesmo, pedra no coração. É assim que o profeta Ezequiel diagnosticou a enfermidade do povo de Deus em seus dias. Eles estavam sofrendo dessa terrível doença: pedra no coração, ou antes, um coração de pedra.

            Cinco são os principais sintomas deste problema, a saber: I- Insensibilidade diante das maravilhas de Deus – Salmo 53.1; II- Insensibilidade diante da maravilha do amor de Deus – João 3.16 e Romanos 5.8; III- Insensibilidade diante da gravidade do pecado – 2 Cr 36.16; IV- Insensibilidade diante da maravilha da Palavra de Deus – Êx 17.3; V- Insensibilidade diante da urgência da Salvação – 1 Pe 4.7. Fonte: Rev. José Kleber da Igreja Presbiteriana do Brasil.

FICA A DICA

NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedoristas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.

            Dicas com a letra “D”: 01. Descartáveis: O mercado de venda de embalagens comuns e para presentes é muito escasso. Há necessidade de pessoas que se dediquem a vender este material utilizado toda hora e em todo canto;02. Digitação: A área estudantil e universitária precisa demais; 03. Diarista: Para quem se divulga não falta trabalho e dinheiro; 04. Detetive Particular: Ver Lei nº 13.432/2017; 05. Dedetização: Macapá é estremamente carente deste serviço, principalmente na modalidade domiciliar.

            Para que as pessoas saibam e comprem/contrate você, divulgue em seus grupos do Zap, Telegram, no Facebook, Instagram etc. Tome posse destas sugestões, tenha atitude e veja que depois de você agir, outras portas se abrirão em sua vida.

domingo, 22 de janeiro de 2023

Evangélicos, “injúria racial religiosa” e o aborto

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 22.01.2023

Evangélicos, “injúria racial religiosa” e o aborto

            REPERCUSSÃO NACIONAL: Está repercutindo em todo o Brasil a afronta criminosa sofrida pelo segmento evangélico de Macapá, que sofreu “injúria racial religiosa” prevista na recém-promulgada Lei Federal nº 14.532, de 11.01.2023, que “Altera a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 (Lei do Crime Racial), e o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para tipificar como crime de racismo a injúria racial, prever pena de suspensão de direito em caso de racismo praticado no contexto de atividade esportiva ou artística e prever pena para o racismo religioso e recreativo e para o praticado por funcionário público.”

            Lideranças cristãs – católicas e evangélicas – e diversas entidades eclesiásticas promoveram ontem, sábado, 21 de janeiro de 2023, depois das 18 horas, em frente ao Mercado Central, ao lado da Fortaleza de Macapá, o principal monumento histórico e cultural do Estado do Amapá, o MCGA – Movimento da Cultura Gospel Amapaense, cujos destinatários principais, além da sociedade civil, foram o Conselho Estadual de Políticas Culturais, Secretaria de Cultura do Estado, Fundação de Cultura de Macapá, Fundação de Cultura de Santana, e outros órgãos e organizações ligados à cultura do Estado do Amapá.

            ESTOPIM: Para entender o caso, no dia 05 de janeiro de 2023, no Auditório FAMCULT/PMM, ocorreu o repugnante fato, no momento em que estava acontecendo o sorteio para as atrações artísticas credenciadas para as apresentações culturais do município de Macapá. Num dado momento, foi citado o segmento gospel pelo senhor Cláudio Silva (produtor cultural) que, usando da palavra em microfone, criminosamente, diante de todos os presentes, disse que "o segmento da cultura gospel não existe; que isso foi uma invenção politiqueira do Governo do Estado do Amapá, na pessoa do governador do Waldez Góes, hoje ministro de Estado, que inventou essa moda". Incriminou inclusive o citado ministro Waldez, o que pode levar inclusive a Procuradoria Geral da República a processá-lo.

            Diante desse afronta deletéria, o segmento gospel, e diversos outros em apoio, reagiu de forma imediata, publicamente, através das redes sociais e, também, comunicou ao Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC), através de seu representante devidamente eleito pela sociedade civil, a fim de receber apoio do colegiado contra este tipo de ato discriminatório hediondo, ocorrido em pleno século XXI.

            Ainda, o segmento resolveu manifesta-se através de abaixo-assinado, para somar na composição do processo de luta e resistência da Cultura Gospel no Amapá. Também, o segmento gospel está reivindicando que o senhor Cláudio Silva seja demitido da função que ocupa e que não faça mais parte de Curadoria e Construção de Editais de Cultura do Estado do Amapá, por ter posicionamento preconceituoso em relação ao segmento da Cultura Gospel do Estado do Amapá. O fato será comunicado ao Ministério Público.

            JUDICIALIZAÇÃO E INDENIZAÇÃO: O caso poderá ser levado a Brasília e até à Corte Interamericana de Direitos Humanos, para que as autoridades executivas federais e interamericanas analisem a conduta racista e inconstitucional do senhor Claudio Silva. Também as assessorias jurídicas dos representantes de classe da Cultura Gospel brasileira estão verificando a melhor via jurídica para judicializar o fato. Não se apaziguando o imbróglio na esfera administrativa, a ideia é a instauração de processo judicial pedindo a prisão do infrator e indenização de 01 (um) milhão de reais por danos morais coletivos causados à sociedade cristã brasileira. Aguardemos os desdobramentos.

            Associação de juristas evangélicos critica Governo por aceno à agenda abortista. Outro fato que causou espécie em todo o país foi a reviravolta no compromisso assumido pelo novo presidente em campanha e que, agora, à frente da República, voltou atrás e traiu os evangélicos que nele votaram.

            A Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure) divulgou nota onde reprova as recentes medidas do poder executivo federal que acenam para a flexibilização da realização de abortos e a redução da proteção ao nascituro.

            Disse a Entidade em Nota: “As recentes medidas apresentadas contradizem não somente promessas eleitorais, mas também compromissos fundamentais de nosso Estado Democrático de Direito com a proteção à vida humana em todos seus estágios, previstos no art. 5º, caput, CRFB, art. 4º da Convenção Interamericana de Direitos Humanos, art. 2º do Código Civil, e materializados também na proteção penal à vida nascente, prevista nos arts. 124 a 128 do Código Penal. As ações observadas levantam, ainda, o temor quanto a novas medidas do Poder Executivo que, sem alterar a legislação ordinária brasileira, esvaziem a substancialidade da proteção à vida do nascituro, liberalizando indevidamente a realização do abortamento no país”. Ver íntegra: Fonte: https://jmnoticia.com.br.

DESTAQUES DA SEMANA

1- Sociedade cristã amapaense reage à afronta criminosa de produtor cultural neófito e imprudente.

2- Associação Nacional de Juristas reage contra flexibilização de realização de abortos no país.

3- Apóstolo Órley Alencar, um dos mais combativos defensores da Cultura Gospel no Amapá.

LIDERANÇAS

Livro da semana nº 04: Homilética de bolso (A arte de pregar). Autor: Washington Silva. Editora: Os Semeadores, Brasília/DF, 2018, 136p. Site: www.ossemeadores.com.br. 

            Grande quantidade dos púlpitos das igrejas brasileiras, com honrosas exceções, está passando por uma profunda crise espiritual. Vários líderes e preletores não estão se preparando adequadamente para dar o alimento espiritual sadio à Igreja de Cristo. É visível o despreparo bíblico e a ausência da unção do Espírito Santo no exercício do ministério da pregação da Palavra de Deus.

            A Arte de Pregar tem sido substituída por gritos estridentes, arte cênica, indiretas, até mesmo testemunhos mentirosos para chamar a atenção dos ouvintes, causando assim uma confusão nos púlpitos.

            Numa linguagem pós-moderna, a pregação está relaciona a palestras motivacionais, stand-up, coaching etc. Sendo assim, este livro tem um grande desafio: Instruir os interessados na pregação do verdadeiro propósito em debruçar-se sobre os livros, bíblias e joelhos até que venha a palavra diretamente do Senhor. Boa leitura!

ESPECIAL

Direito & Cidadania:  Dica 004. Instalação gratuita. Nova Parabólica Digital 5G 2023: Divulgue em suas redes sociais. A instalação gratuita é destinada às famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal, como Auxílio Brasil, Pronatec, Carteira do Idoso, entre outros, e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento no momento da visita dos técnicos.

            Os beneficiários de programas sociais devem acessar o site sigaantenado.com.br. No lado direito e no alto da tela, clique no botão “Programa de Distribuição de Kit”. Na tela que surgir informe o NIS (Número de Identificação Social) ou CPF. Se a distribuição já tiver começado em sua cidade e seu nome estiver na lista, preencha um questionário para que a equipe verifique se está apto a fazer o agendamento. Ou ligue para o número 0800 729 2404. Cerca de 13,5 mil famílias de baixa renda de Macapá, Mazagão e Santana terão direito à instalação gratuita da nova parabólica. A substituição é feita pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel. A instalação da parabólica digital é necessária para a tecnologia 5G ser ativada.

REFLEXÃO

Tema: A Síndrome de Teudas – At 5.36: “Porque, antes destes dias, se levantou Teudas, insinuando ser ele alguma cousa, ao qual se agregaram cerca de quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada”.

                Houve, há muito tempo atrás, um homem chamado Teudas. Não sabemos muito a seu respeito, a não ser aquilo registradas por Lucas no Livro de Atos. Ao que tudo indica, Teudas foi um líder religioso como muitos que encontramos em nossos dias. Eles estão em nossas próprias Igrejas e, não raro, à frente delas. São carismáticos e comunicadores, conseguem mobilizar as pessoas e fazem com que elas creiam neles. 

                É aí que reside o problema. Será que devemos crer em pessoas ou em ideias e valores? Claro que a primeira questão que se levanta é o fato de que nós cremos em Cristo, mas a nossa fé em Cristo se materializa na vivência de Seus ensinamentos e não culto à Sua imagem. Lembrem-se do que Jesus disse: “se alguém Me ama, guardará a Minha palavra” (Jo 14.23). Muitas imagens de Cristo são adoradas, ao contrário de Seu ensino.

FICA A DICA

NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedoristas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.

            Dicas com a letra “C”: 1. Chops caseiros: produzir e vender sem sair de casa; 2. Classificados dos jornais: ver oportunidades; 3. Colportor: venda de bíblias de estudos, bíblias bilíngue, livros cristãos etc.; 4. Condomínios e prédios: oferecer prestação de serviços; 5. Conserto de roupas: para quem mexe com costuras; 6. Correspondente bancário: exige estrutura maior; 7. Cuidador de vulneráveis e de pets: está em alta, principalmente em domicílio e em hospitais; 8. Currículos: distribuir nas empresas.

            Para que as pessoas saibam e comprem de você, divulgue em seus grupos do Zap, Telegram, no Facebook, Instagram etc. Tome posse destas sugestões, tenha atitude e veja que depois de você agir, outras portas se abrirão em sua vida.

domingo, 15 de janeiro de 2023

Cultura gospel brasileira: importância e perspectivas

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 15.01.2023

Cultura gospel brasileira: importância e perspectivas

            O termo cultura (colere, cultivar ou instruir; cultus, cultivo, instrução) possui a mesma origem do termo “culto”, utilizado pelas religiões protestantes. Cultura e culto possuem significados interligados. Assim, a palavra “cultura” (gênero) não se restringe ao campo da antropologia. Várias áreas do saber humano, como: religião, agronomia, biologia, artes, literatura, sociologia, história, etc., se utilizam de tal expressão.

            Na esfera religiosa existem modalidades de cultura: 1. Cultura bíblica; 2. Cultura cristã; 3. Cultura evangélica; 4. Cultura gospel; etc. Todas as sociedades rurais ou urbanas, simples ou complexas, possuem cultura. Não há nenhum ser humano desprovido de cultura, exceto o recém-nascido e o “homo ferus”.

            Para os antropólogos, a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos em sociedade.

            Existem no mundo mais de 160 (cento e sessenta) definições de “cultura”. Para alguns, cultura e comportamento; para outros, consiste em ideias. Há os que consideram como cultura apenas os objetos imateriais, enquanto que outros, ao contrário, aquilo que se refere ao material.

            O conceito de cultura varia no tempo, no espaço e na essência. Tylor, Linton, Boas e Malinowski consideram a cultura como ideias. Para Kroeber e kluckhohn, Beals e Hoijer, consiste em abstrações do comportamento aprendido. Leslie A. White apresenta outra abordagem: a cultura deve ser vista não como comportamento, mas em si mesma, ou seja, fora do organismo humano. Ele, Foster e outros, englobam no conceito de cultura os elementos materiais e não materiais da cultura. A colocação de Geertz difere das anteriores, na medida em que propõe a cultura como um “mecanismo de controle” do comportamento.

            A cultura, portanto, pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vários enfoques: ideias, crenças, valores, normas, atitudes, padrões de conduta, abstração do comportamento, instituições, técnicas e artefatos.

            Dentre todas então, a cultura religiosa pode ser considerada a mais importante, pois ela é a origem, a base, a fonte das demais. Vejamos: 01. É incontestável a importância da cultura religiosa na esfera da música (clássica e pop), da moda (vestimentas litúrgicas e do cotidiano), da literatura (a Bíblia, o principal livro do planeta), da arquitetura (gótica, barroca), da culinária (alimentos bíblicos, sagrados), das artes (gravuras, pinturas etc.), da educação (seminários, escolas confessionais, universidades, como Havard etc.), na economia (antigos burgos e atuais fluxos financeiros diretos e indiretos das igrejas), no Direito (canônico, eclesiástico etc.), na linguagem (dialeto evangélico, católico etc.); 02. A importância de intelectuais, tais como Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Lutero, Armínio, Calvino, Max Weber, Kierkegaard, dentre tantos; 03. Os símbolos cristãos universais: A cruz, o peixe, a Bíblia; 04. O Calendário Cristão Mundial – antes e depois de Cristo – como “divisor de águas” da História; 05. O principal feriado do Planeta – Dia de Natal e as diversas festas religiosas anuais; 06. O Cristianismo, como origem mundial dos Direitos Humanos; 07. A democracia moderna inspirada na eleição do Papa; 08. O papel do discipulado e da catequese na formação do ser humano; 09. Os institutos do casamento religioso, da consagração de crianças etc.; 10. A infinita quantidade de nomes de logradouros públicos, barcos, localidades, cidades, estados, países, oceanos etc. espalhados mundo afora; 11. Os nomes das pessoas mais utilizados no planeta Terra: Maria e José; 12. A participação dos religiosos nas grandes navegações e grandes descobertas da humanidade; 13. A alfabetização das pessoas por meio da leitura da Bíblia; 14. O trabalho de inclusão social desenvolvido pelas atividades culturais das igrejas; 15. O processo de ressocialização de egressos penitenciários por meio de ações culturais; 16. A quantidade incalculável de jornais, revistas, redes de rádios, de TVs, redes sociais etc. pertencentes às religiões em todos os países do Mundo; 17. As Academias de Letras, orquestras, bandas de música, museus, centros de cultura etc. de propriedade das igrejas em geral.

            Mas, infelizmente, no Brasil, e em alguns estados como o Amapá, existem preconceitos contra a cultura cristã, como a evangélica, por exemplo. Alguns “doutos” excluem diversos segmentos culturais e privilegiam outros. Parece até que existe povo sem cultura!

            Como vimos acima, cultura é tudo o que herdamos dos nossos antepassados, tais como, folclore, ritos religiosos e/ou qualquer produção humana. Por cultura evangélica, por exemplo, entende-se o conjunto de elementos que pertencem ao universo das igrejas evangélicas (históricas, pentecostais e neopentecostais), que se consolidou lentamente desde os tempos mais antigos.

            Um fato mais recente, referente à expansão da cultura gospel, é o referente à teledramaturgia da Rede Record de Televisão, que começou a produzir e transmitir para toda a Nação brasileira e diversos países do Mundo as belíssimas novelas com temáticas bíblicas, dentre elas destacando-se as super produções de “Jesus”,  “Os dez mandamentos” e “Gênesis”.

            Assim como em todas as cidades do Brasil e da Amazônia, no Estado do Amapá, o folclore é forte e possui várias influências: indígenas ou africanas: Boi-Bumbá, Marabaixo e a Festa de São Tião são algumas das festas que fazem parte da cultura amapaense. E a cultura gospel ficaria de fora de contexto? Por quê?

DESTAQUES DA SEMANA

1- Apóstolo Órley de Alencar, secretário geral de cultura da Igreja AD – A Pioneira.

2- Janeiro. Mês Nacional de Conscientização da importância de cuidar da saúde emocional/mental.

3- Aviso: A CADB – Convenção Nacional lembra prazo de renovação de inscrição ministerial.

LIDERANÇAS

Livro da semana nº 03: A gratidão tem mente curta. Autor: Ezer Belo das Chagas. Editora Autor da Fé, São Paulo, 2022, 240 p. Facebook: Ezer Belo das Chagas. Instagram: @pastorezerbelo. E-mail: pastorezerbelo@gmail.com. Cel./Zap (96) 98124-0467.

            Livro prefaciado por Heraldo Nascimento da Costa, pastor evangélico, juiz de Direito do Amapá e membro da Academia de Letras Evangélicas do Amapá. Além dos elementos pré e pós textuais, a Obra possui três capítulos principais: 1. Teologia Pastoral; 2. Teologia da Gratidão; e 3. Teologia da Ingratidão.

            Ao folhear a Obra, percebemos que o autor nos oferta altíssima competência teológica, citando ícones da literatura bíblica que exemplificam as múltiplas faces da gratidão e da ingratidão; ainda, narra casos extraordinários extraídos de sua farta experiência pastoral referentes à temática.

            Ezer Belo, considerado um dos principais ministros do Evangelho do Estado do Amapá, conforme sua bibliografia publicada na edição anterior, lançou este magnífico trabalho esta semana. Boa leitura!

ESPECIAL

Direito & Cidadania: Dica 003. Cursinho de Graça - Preparatório para Concursos Públicos. A Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio do Departamento de Extensão (DEX), com apoio da Câmara de Vereadores de Mazagão, no âmbito de sua competência, torna público processo de seleção de cursista para participar do projeto de extensão Prosear Cursos e Preparatório  para Concurso Público, de acordo com as disposições legais e regulamentares vigentes e as normas contidas neste Edital e seus anexos. Ver Site: www2.unifap.br/prosear/arquivo_doc_coord/1274.

            Edital nº 01/2022 – Unifap/Prosear/Dex/Proeac, de 28.12.2022. Abertura de inscrições para o Projeto de Extensão Prosear – Preparatório para Concursos Público Mazagão/AP. Inscrições: De 09 a 23.01.2023 – 01 Kilo de alimento não perecível. Início das aulas: 04.02.2023.  

            O Projeto Social Ensinar e Aprender – Prosear Cursos e Preparatório para Concurso Público tem como objetivo geral contribuir como preparatório para concursos público de jovens, adolescentes e adultos.

REFLEXÃO

Tema: A oração de Ana – 1 Samuel 1.12-20: “12. E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca. 13. Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. 14. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. 15. Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. 16. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. 17. Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
18. E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. 19. E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela. 20. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.”

FICA A DICA

            NEWS: Empreendedorismo. Atenção os que estão desempregados, precisando de estratégias para angariar recursos financeiros, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedoristas. Vejam aqui ideias de como ganhar dinheiro extra. Vamos divulgar uma lista de sugestões em ordem alfabética.

            Dicas com a letra “B”: 1. Batedeira de Açaí: É um equipamento barato, fácil de ser encontrado nas lojas da cidade. Quem se interessar por essa ideia, sugerimos que busque mais informações na Associação Estadual e Municipal dos Batedores de Açaí; 2. Bolos diversos: Opção fácil e barata para quem está precisando ganhar dinheiro. A fabricação caseira de bolos é muito apreciada pela população local; 3. Bombons: A pessoa pode comprar caixas ou quilos de bombons ou produzir os caseiros e vender em pontos estratégicos: paradas de ônibus, escolas, áreas comerciais etc.

            Para que as pessoas saibam e comprem de você, divulgue em seus grupos do Zap, Telegram, no Facebook, Instagram etc. Tome atitude e veja que depois de você agir, outras portas se abrirão em sua vida.

ARTIGO DESTAQUE

Morreu o Papa Francisco

Morreu o Papa Francisco, presidente mundial da ICAR - Igreja Católica Apostólica Romana Acabou de falecer em Roma, Itália, a poucos momentos...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES