Redes Sociais

domingo, 15 de janeiro de 2023

Cultura gospel brasileira: importância e perspectivas

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 15.01.2023

Cultura gospel brasileira: importância e perspectivas

            O termo cultura (colere, cultivar ou instruir; cultus, cultivo, instrução) possui a mesma origem do termo “culto”, utilizado pelas religiões protestantes. Cultura e culto possuem significados interligados. Assim, a palavra “cultura” (gênero) não se restringe ao campo da antropologia. Várias áreas do saber humano, como: religião, agronomia, biologia, artes, literatura, sociologia, história, etc., se utilizam de tal expressão.

            Na esfera religiosa existem modalidades de cultura: 1. Cultura bíblica; 2. Cultura cristã; 3. Cultura evangélica; 4. Cultura gospel; etc. Todas as sociedades rurais ou urbanas, simples ou complexas, possuem cultura. Não há nenhum ser humano desprovido de cultura, exceto o recém-nascido e o “homo ferus”.

            Para os antropólogos, a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos em sociedade.

            Existem no mundo mais de 160 (cento e sessenta) definições de “cultura”. Para alguns, cultura e comportamento; para outros, consiste em ideias. Há os que consideram como cultura apenas os objetos imateriais, enquanto que outros, ao contrário, aquilo que se refere ao material.

            O conceito de cultura varia no tempo, no espaço e na essência. Tylor, Linton, Boas e Malinowski consideram a cultura como ideias. Para Kroeber e kluckhohn, Beals e Hoijer, consiste em abstrações do comportamento aprendido. Leslie A. White apresenta outra abordagem: a cultura deve ser vista não como comportamento, mas em si mesma, ou seja, fora do organismo humano. Ele, Foster e outros, englobam no conceito de cultura os elementos materiais e não materiais da cultura. A colocação de Geertz difere das anteriores, na medida em que propõe a cultura como um “mecanismo de controle” do comportamento.

            A cultura, portanto, pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vários enfoques: ideias, crenças, valores, normas, atitudes, padrões de conduta, abstração do comportamento, instituições, técnicas e artefatos.

            Dentre todas então, a cultura religiosa pode ser considerada a mais importante, pois ela é a origem, a base, a fonte das demais. Vejamos: 01. É incontestável a importância da cultura religiosa na esfera da música (clássica e pop), da moda (vestimentas litúrgicas e do cotidiano), da literatura (a Bíblia, o principal livro do planeta), da arquitetura (gótica, barroca), da culinária (alimentos bíblicos, sagrados), das artes (gravuras, pinturas etc.), da educação (seminários, escolas confessionais, universidades, como Havard etc.), na economia (antigos burgos e atuais fluxos financeiros diretos e indiretos das igrejas), no Direito (canônico, eclesiástico etc.), na linguagem (dialeto evangélico, católico etc.); 02. A importância de intelectuais, tais como Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Lutero, Armínio, Calvino, Max Weber, Kierkegaard, dentre tantos; 03. Os símbolos cristãos universais: A cruz, o peixe, a Bíblia; 04. O Calendário Cristão Mundial – antes e depois de Cristo – como “divisor de águas” da História; 05. O principal feriado do Planeta – Dia de Natal e as diversas festas religiosas anuais; 06. O Cristianismo, como origem mundial dos Direitos Humanos; 07. A democracia moderna inspirada na eleição do Papa; 08. O papel do discipulado e da catequese na formação do ser humano; 09. Os institutos do casamento religioso, da consagração de crianças etc.; 10. A infinita quantidade de nomes de logradouros públicos, barcos, localidades, cidades, estados, países, oceanos etc. espalhados mundo afora; 11. Os nomes das pessoas mais utilizados no planeta Terra: Maria e José; 12. A participação dos religiosos nas grandes navegações e grandes descobertas da humanidade; 13. A alfabetização das pessoas por meio da leitura da Bíblia; 14. O trabalho de inclusão social desenvolvido pelas atividades culturais das igrejas; 15. O processo de ressocialização de egressos penitenciários por meio de ações culturais; 16. A quantidade incalculável de jornais, revistas, redes de rádios, de TVs, redes sociais etc. pertencentes às religiões em todos os países do Mundo; 17. As Academias de Letras, orquestras, bandas de música, museus, centros de cultura etc. de propriedade das igrejas em geral.

            Mas, infelizmente, no Brasil, e em alguns estados como o Amapá, existem preconceitos contra a cultura cristã, como a evangélica, por exemplo. Alguns “doutos” excluem diversos segmentos culturais e privilegiam outros. Parece até que existe povo sem cultura!

            Como vimos acima, cultura é tudo o que herdamos dos nossos antepassados, tais como, folclore, ritos religiosos e/ou qualquer produção humana. Por cultura evangélica, por exemplo, entende-se o conjunto de elementos que pertencem ao universo das igrejas evangélicas (históricas, pentecostais e neopentecostais), que se consolidou lentamente desde os tempos mais antigos.

            Um fato mais recente, referente à expansão da cultura gospel, é o referente à teledramaturgia da Rede Record de Televisão, que começou a produzir e transmitir para toda a Nação brasileira e diversos países do Mundo as belíssimas novelas com temáticas bíblicas, dentre elas destacando-se as super produções de “Jesus”,  “Os dez mandamentos” e “Gênesis”.

            Assim como em todas as cidades do Brasil e da Amazônia, no Estado do Amapá, o folclore é forte e possui várias influências: indígenas ou africanas: Boi-Bumbá, Marabaixo e a Festa de São Tião são algumas das festas que fazem parte da cultura amapaense. E a cultura gospel ficaria de fora de contexto? Por quê?

DESTAQUES DA SEMANA

1- Apóstolo Órley de Alencar, secretário geral de cultura da Igreja AD – A Pioneira.

2- Janeiro. Mês Nacional de Conscientização da importância de cuidar da saúde emocional/mental.

3- Aviso: A CADB – Convenção Nacional lembra prazo de renovação de inscrição ministerial.

LIDERANÇAS

Livro da semana nº 03: A gratidão tem mente curta. Autor: Ezer Belo das Chagas. Editora Autor da Fé, São Paulo, 2022, 240 p. Facebook: Ezer Belo das Chagas. Instagram: @pastorezerbelo. E-mail: pastorezerbelo@gmail.com. Cel./Zap (96) 98124-0467.

            Livro prefaciado por Heraldo Nascimento da Costa, pastor evangélico, juiz de Direito do Amapá e membro da Academia de Letras Evangélicas do Amapá. Além dos elementos pré e pós textuais, a Obra possui três capítulos principais: 1. Teologia Pastoral; 2. Teologia da Gratidão; e 3. Teologia da Ingratidão.

            Ao folhear a Obra, percebemos que o autor nos oferta altíssima competência teológica, citando ícones da literatura bíblica que exemplificam as múltiplas faces da gratidão e da ingratidão; ainda, narra casos extraordinários extraídos de sua farta experiência pastoral referentes à temática.

            Ezer Belo, considerado um dos principais ministros do Evangelho do Estado do Amapá, conforme sua bibliografia publicada na edição anterior, lançou este magnífico trabalho esta semana. Boa leitura!

ESPECIAL

Direito & Cidadania: Dica 003. Cursinho de Graça - Preparatório para Concursos Públicos. A Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio do Departamento de Extensão (DEX), com apoio da Câmara de Vereadores de Mazagão, no âmbito de sua competência, torna público processo de seleção de cursista para participar do projeto de extensão Prosear Cursos e Preparatório  para Concurso Público, de acordo com as disposições legais e regulamentares vigentes e as normas contidas neste Edital e seus anexos. Ver Site: www2.unifap.br/prosear/arquivo_doc_coord/1274.

            Edital nº 01/2022 – Unifap/Prosear/Dex/Proeac, de 28.12.2022. Abertura de inscrições para o Projeto de Extensão Prosear – Preparatório para Concursos Público Mazagão/AP. Inscrições: De 09 a 23.01.2023 – 01 Kilo de alimento não perecível. Início das aulas: 04.02.2023.  

            O Projeto Social Ensinar e Aprender – Prosear Cursos e Preparatório para Concurso Público tem como objetivo geral contribuir como preparatório para concursos público de jovens, adolescentes e adultos.

REFLEXÃO

Tema: A oração de Ana – 1 Samuel 1.12-20: “12. E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca. 13. Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. 14. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. 15. Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. 16. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. 17. Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
18. E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. 19. E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela. 20. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.”

FICA A DICA

            NEWS: Empreendedorismo. Atenção os que estão desempregados, precisando de estratégias para angariar recursos financeiros, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedoristas. Vejam aqui ideias de como ganhar dinheiro extra. Vamos divulgar uma lista de sugestões em ordem alfabética.

            Dicas com a letra “B”: 1. Batedeira de Açaí: É um equipamento barato, fácil de ser encontrado nas lojas da cidade. Quem se interessar por essa ideia, sugerimos que busque mais informações na Associação Estadual e Municipal dos Batedores de Açaí; 2. Bolos diversos: Opção fácil e barata para quem está precisando ganhar dinheiro. A fabricação caseira de bolos é muito apreciada pela população local; 3. Bombons: A pessoa pode comprar caixas ou quilos de bombons ou produzir os caseiros e vender em pontos estratégicos: paradas de ônibus, escolas, áreas comerciais etc.

            Para que as pessoas saibam e comprem de você, divulgue em seus grupos do Zap, Telegram, no Facebook, Instagram etc. Tome atitude e veja que depois de você agir, outras portas se abrirão em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DESTAQUE

O Brasil de hoje e o silêncio das igrejas evangélicas

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 844 – 04.05.2025 O Brasil de hoje e o silêncio das igrejas evangélicas 1. Silêncio...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES