Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 778 – 28.01.2024
Você sabe quem foi Chicó e Sinhá?
1. Casal Chicó e Sinhá: O Centro Estadual Virtual de Memória da Assembleia de Deus no Amapá esteve visitando esta semana o Pastor Flavio dos Santos, filho mais velho do Casal Chicó e Sinhá.
Mas, quem foi Chicó e Sinhá? Bem, Francisco Augusto dos Santos, popularmente conhecido como “Irmão Chicó”, filho de José Candido dos Santos e Maria da Conceição dos Santos, nasceu em Abaetetuba/PA, em 08.10.1924. Casou na década de 1940 com Maria Batista dos Santos, conhecida popularmente como “Irmã Sinhá”, que nasceu no Estado do Pará em 12.06.1927, filha de Dona Fausta Pinheiro da Rocha.
Este Casal possui contribuição indelével para o desenvolvimento do protestantismo assembleano amapaense, pois eles viveram aqui desde os idos de 1949, quando era presidente da Assembleia de Deus no Amapá o saudoso Pastor Deocleciano Cabralzinho de Assis (Pastor Dico), o 1º líder da Igreja da era do ex-Território Federal do Amapá, criado em 1943.
O Irmão Chicó foi um evangelista nato, pois pregou o Evangelho em toda a região do Amapá, desde o Vale do Jarí até a fronteira internacional de Oiapoque. Primeiro, acompanhando o Pastor Apolinário Eduardo da Costa; depois, o Pastor Júlio Gonçalves da Costa. Na Região das Ilhas, cooperou com o Pastor João Rocha, do Jupati e, também, cooperou com o Pastor Ezer Belo das Chagas.
Como dito, o irmão Chicó fez história. Em sua lancha “Betel” levou a semente do Evangelho a todos os rincões do Amapá; construiu diversos templos e trocou os nomes de povoados, colocando nomes bíblicos.
Na vida secular, Chicó e Sinhá fizeram parte do primeiro grupo de empresários do recém-criado Território Federal do Amapá. Como empreendedores natos, juntos, do nada, com a grande família, se ergueram financeiramente em terras tucuju. A importância histórica é tão grande que a praça do bairro Santa Inês, que fica em frente à Capital, na Zona Sul da Cidade, leva o nome de “Irmão Chicó”.
Então, como evangélicos, Chicó e Sinhá foram grandes cooperadores, em todos os sentidos, da Obra de Deus no Amapá. Em breve traremos aqui mais informações sobre a história deste abençoado Casal.
2. Macapá 266 Anos e os 107 Anos da Assembleia de Deus. No próximo domingo Macapá completará 266 Anos de fundação, pois desde 1758. Então, comparando com a história da Assembleia de Deus, quando esta Igreja Evangélica foi fundada aqui, em 1917, Macapá tinha 159 Anos. São duas histórias entrelaçadas e inseparáveis. É a Capital do Amapá ficando mais evangélica a cada ano.
3. Endereço da Assembleia de Deus no Amapá em Castanhal/PA. O Templo da Assembleia de Deus no Amapá, Campo Regional de Castanhal, no Estado do Pará, presidido pelo Pastor Agnaldo (Cel. 91 – 98197-3289), está localizado na Rua da Seringueira, nº 46, Parque da Exposição, Castanhal/PA. Quando passar por lá, faça uma visita.
4. Ouvidoria Geral da Igreja. A Ouvidoria Geral da Assembleia de Deus no Amapá, igreja presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, está completando mais um ano sob nova gestão.
Concebida como uma instância para possibilitar a participação dos integrantes da igreja (membros e congregados) e auxiliar no aprimoramento da gestão eclesiástica, a Ouvidoria da Igreja promove e garante os direitos da membresia, por meio do diálogo. Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre os integrantes e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios bíblicos da ética, da eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência.
Durante este último ano de gestão, um dos principais destaques foi a criação da Ouvidoria da Mulher. Foram escolhidas para serem as primeiras Ouvidoras da história da Igreja as pastoras Mara Barros e Otacília Filha. Também, as mesmas acumulam a função de Adjuntas na Ouvidoria Geral da Igreja. Em breve a Ouvidoria publicará sua Agenda de trabalhos para este ano de 2024.
5. Centro Estadual Virtual de Memória da Assembleia de Deus no Amapá. Criado no dia 13.09.2023, no Aniversário de 80 (Oitenta) Anos de criação do ex-Território Federal do Amapá, o Centro Estadual Virtual de Memória da Assembleia de Deus no Amapá estará promovendo no próximo mês de fevereiro o 1º Encontro da Equipe de Cooperadores do referido Centro. O objetivo da citada reunião será a definição de um cronograma de atividades 2024 de coletas de dados históricos da igreja para ser publicado no blog oficial do Centro: https://memoriaassembleiadedeusnoamapa.blogspot.com.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Casal Chicó e Sinhá, empreendedores pioneiros do Amapá e grandes cooperadores da Obra de Deus.
2- Pastoras Mara Barros e Otacília Filha, primeiras Ouvidoras da história da Igreja no Estado do Amapá.
3- Dia 06.02.2024, às 19h, acontecerá o Culto Anual Administrativo da Assembleia de Deus no Amapá.
GESTÃO - Evento adiado para 03.02.2024.
Seminário sobre planejamento eclesiástico. A Assembleia de Deus no Amapá, presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, promoveu ontem pela manhã, sábado, 27.01.24, em sua nova Catedral da Rua Tiradentes, 532, Centro de Macapá/AP, o Seminário para Líderes e Obreiros – SELO, com o Tema: “Planejamento Estratégico: Visão, Missão e Ação”. O evento, de âmbito municipal, contou com a participação de pastores, evangelistas, missionários, dirigentes de congregações e líderes de missões gerais da Capital. O ministrante Pastor Iaci explanou sobre como desenvolver a gestão eclesiástica com excelência, seja na condução de uma Congregação filial, seja na liderança de um departamento interno da Igreja. O objetivo central do conclave foi preparar toda a Equipe de Trabalho da Igreja para um ano ministerial de excelência.
No próximo dia 10 de fevereiro, a citada Entidade Evangélica irá realizar um evento de abrangência estadual. Trata-se da AGE – Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Amapá (CONFRADAP), órgão estadual da Igreja. A filial do município de Ferreira Gomes será a Anfitriã.
ESPECIAL
Município de Itaubal promove 1º CAPED.
A filial da Assembleia de Deus no Amapá do município de Itaubal/AP promoverá no dia 03.02.2024, sábado, a partir das 16h, o 1º CAPED – Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical. O Líder do Campo Regional de Itaubal é o Pastor Juarez Tolosa e o líder da Escola Dominical é o Obreiro Jefté.
A temática do evento é sobre como planejar a Escola Dominical com Excelência. As inscrições estão abertas para todos os interessados da citada Igreja, de outros ministérios e denominações e de outros municípios.
Os palestrantes convidados são os pastores Besaliel Rodrigues (2º Vice-presidente da Convenção CONFRADAP) e Haéllisson Farias (Pastor-Dirigente da Congregação Vale de Ayjalom).
A Assembleia de Deus de Itaubal está de parabéns, pois está saindo na frente, nesta área de treinamento de Equipes de EBDs. De acordo com o Pastor Haéllisson, “É preciso cuidar mais das Escolas Dominicais, preparar melhor as pessoas envolvidas, dar mais suporte, mais atenção para a mesma”, concluiu.
REFLEXÃO
Tema: O dom da Excelência – Gn 1.31 e Dn 6.3.
A Bíblia diz que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). Então, se Deus é excelente em tudo o que faz (Gn 1.31), devemos também buscar a excelência em todos os aspectos de nossa vida (Dn 6.3).
Antes, vale dizer que a excelência não é o melhor de todos; biblicamente, a excelência é o nosso melhor (Mc 12.30).
Também podemos perceber que o dom da excelência foi o primeiro a se manifestar na Bíblia, ois em Genesis, cap. 1º, por seis vezes, Deus viu que o que tinha feito era bom (excelente) Vv. 4, 10, 12, 18, 21 e 25. Na sétima vez, disse Deus sobre toda Sua Obra: “... eis que era muito bom” (excepcional).
Citemos alguns exemplos bíblicos de personagens que manifestaram este dom da excelência: i. Abraão – Gn 22.2. Isaque era o melhor de Abraão; ii. A Viúva e sua Oferta – Mc 12.44. Duas moedas. Tudo o que tinha; iii. Parábola dos talentos – Mt 25.18. Talento enterrado; iv. Um exemplo negativo: Ananias e Safira – At 5.3. Excelência mentirosa.
FICA A DICANEWS: Vestibulares e Concursos.
Vestibular da Unifap. Este ano de 2024 a Unifap não aderiu ao Sisu. Fará seu próprio por meio de seleção própria. Veja no Site https://depsec.unifap.br/concursos. O Edital foi publicado no último dia 19.01. As inscrições iniciaram no último dia 25.01 e vai até 17.02.2024. Estão sendo ofertadas 1.545 vagas em 34 graduações, sendo em 31 cursos em Macapá e 3 em Santana.
Concurso Nacional Unificado. Estão abertas as inscrições para o maior concurso público da história do Brasil, abrangendo 6.640 vagas de nível médio e superior para 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, com salários iniciais que chegam a até R$ 23 mil reais, dependendo do cargo. As inscrições estão abertas entre 19.01 a 09.02.2024. As taxas de inscrição são de R$ 60 (nível médio) e 90 (nível superior) e deverão ser feitas pela internet.
Outros: a) Dia 24 de março de 2024 acontecerão as provas do Concurso do TJAP para técnico (nível médio) e analista (nível superior); b) Está vindo aí o Concurso Nacional Unificado. Será o maior concurso de todos os tempos; c) Também está chegando o Concurso para técnico e analista da Justiça Federal do Amapá.