Redes Sociais

domingo, 4 de agosto de 2024

Prefeito Furlan e o peso dos evangélicos nas eleições 2024

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 805 – 04.08.2024

Prefeito Furlan e o peso dos evangélicos nas eleições 2024

Prefeito Furlan e o peso dos evangélicos nas eleições 2024

            A cada eleição que acontece no Amapá e no Brasil, os especialistas em política analisam e se preocupam com o crescimento da influência e da participação dos evangélicos na política.

            São duas as principais razões do maior interesse dos evangélicos pela política: maior conhecimento sobre cidadania e a falta de caráter dos políticos em relação aos compromissos assumidos com o segmento.

            Quanto ao melhor discernimento sobre cidadania, as lideranças evangélicas têm crescido muito. Hoje, um pastor, ou obreiro em geral de uma igreja, sabe muito mais sobre seus direitos de cidadania quanto há duas ou três décadas. Na verdade, a Constituição Federal de 1988 é uma das maiores responsáveis quanto a este fenômeno social. Então, este maior conhecimento gera maior participação política.

            Quanto à falta de caráter dos políticos com o segmento, isto se dá como fruto de promessas mentirosas, desinteresse pelas “bandeiras” cristãs, menosprezo aos evangélicos na composição das equipes de governo de primeiro escalão, elevado grau de envolvimento com corrupção e com escândalos etc.

            Assim, os evangélicos não querem mais “terceirizar” suas representações; querem, eles próprios, exercer o protagonismo do poder por meio da ocupação de cargos estratégicos da política municipal, estadual e nacional. Por óbvio que nem tudo é perfeito, pois alguns evangélicos eleitos se tornam traidores do segmento por falta de caráter; outros se infiltram com “pele de ovelha” e acabam, na prática, sujando o nome dos evangélicos e sendo piores do que aqueles políticos tradicionais.

            De acordo com a BBC News Brasil, “No Brasil, os evangélicos são a principal base eleitoral do presidente Jair Bolsonaro. Nos Estados Unidos, não é diferente — Donald Trump contou com o apoio das igrejas pentecostais para se eleger. Para o historiador americano Andrew Chesnut, autor de dezenas de livros e artigos sobre o crescimento das igrejas pentecostais, a forte influência dos evangélicos na ascensão e queda de líderes é uma das principais "tendências" da política atual.”.

            No Estado do Amapá, na última eleição estadual, os evangélicos foram vitais para a eleição do governador Clécio e do senador Davi. Ambos possuem solidas relações com o segmento gospel. Se não fosse este apoio, o novo governador seria, com certeza, Jaime Nunes e a nova senadora Rayssa Furlan. Perderam a eleição por muito pouco. Agora, estão ajustando este detalhe para os próximos pleitos. O Prefeito Furlan é o recordista em atender as demandas evangélicas. Daí seu favoritismo à reeleição.

            "A influência política evangélica é uma das tendências políticas mais importantes das últimas quatro décadas", diz o professor Andrew Chesnut, que leciona na Virginia Commonwealth University e assina diversas publicações sobre o papel da religião na América Latina.

            Em entrevista à BBC News Brasil, Chesnut listou 5 fatores que ajudam a entender melhor este assunto: 1. a coesão ideológica dos evangélicos, o que facilita as articulações políticas; 2. o fato de os ritos das igrejas evangélicas serem mais "condizentes" com aspectos da cultura do povo; 3. a adoção de regras menos rígidas para a formação de sacerdotes, permitindo maior inserção nas camadas mais pobres; 4. a criação de redes de apoio em comunidades carentes; 5. e a capacidade de ecoar pensamentos compartilhados por setores conservadores da classe média e alta.

            No Brasil, o percentual de evangélicos cresce a cada ano. De acordo com pesquisa Datafolha, eles já são 29% dos brasileiros, enquanto os católicos deixaram de ser maioria para representar 50% da população. Os evangélicos são mais homogêneos politicamente. Isso facilita a união e as alianças para eleger seus candidatos e determinados políticos.

            Além da coesão ideológica, que facilita a articulação política dos evangélicos, Chesnut lista quatro fatores que teriam contribuído para o sucesso do movimento pentecostal: 1. as igrejas evangélicas adotarem ritos "mais condizentes com a cultura do povo; 2. as redes de apoio criadas pelas igrejas evangélicas para intervir em problemas das comunidades, como casos de alcoolismo, criminalidade e dependência química; 3. critério flexível para a formação de sacerdotes; e 4. possuem os mesmos ideais dos setores conservadores da classe média e alta.

            No Amapá, nestas eleições municipais de 2024, as novas lideranças evangélicas que estão assumindo os lugares dos patriarcas veteranos, estão cada vez mais atuantes e não aceitam mais serem “usados” por políticos, com pequenos espaços inexpressivos de poder e “favores” pífios etc. O atual Prefeito Furlan, candidato à reeleição, é o político amapaense que mais tem cooperado para esta mudança de mentalidade. Fonte: Com informações extraídas da BBC News Brasil.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- O segmento evangélico cresce a cada ano e se prepara para eleger o máximo de prefeitos e vereadores.

2- Prefeito Furlan, ao contrário dos outros, cumpre de verdade seus compromissos com os evangélicos.

3- Praça da Bíblia, obrigação constitucional dos governadores, foi construída pelo Prefeito Furlan.


GESTÃO

O Apóstolo da Fé. O Apóstolo Órley Alencar, filho do saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar, tem se destacado como um dos líderes religiosos mais atuantes do Estado do Amapá. Ligado à Assembleia de Deus, presidida pelo Pastor Iaci Pelaes, o referido Apóstolo tem se destacado como conselheiro, visitador e orientador espiritual de pessoas, desde o governador até o mais simples indivíduo de qualquer estratificação social.

            Esta semana um aluno matou outro colega, ambos menores e estudantes da Escola Estadual Mário Quirino. Fato lamentável e muito triste. O Apóstolo Órley foi chamado pela Diretoria da referida Escola, Drª. Profª.  Gisele Braz, para participar de uma reunião com professores e pais e abordar este assunto, que é muito grave e deve ser enfrentado por todas as autoridades civis, eclesiásticas e políticas.

            Para o Apóstolo Órley, a sociedade está enfrentando visivelmente uma guerra, uma batalha espiritual entre anjos e demônios. É muita violência, que agora está chegando ao turno na manhã, ensino fundamental. O Apóstolo agradece as orações e suplicas de todos e divulga seu WhatsApp Tim (96) 98114-0109. Parabéns!

 

ESPECIAL

Direito & Cidadania. Diz a Constituição Federal, “Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”.

            Registramos mais uma vitória na Justiça, agora na área do Direito Constitucional Civil. Caso: “Casal A”, se dizendo amigo do “Casal B”, coloca estes como fiadores de Contrato Escolar da filha menor no Colégio Equipe e não paga as mensalidades. Depois de várias tentativas, o Colégio não consegue receber as prestações atrasadas do “Casal A”. Então, a Escola passa a cobrar a dívida do “Casal B” (fiador). O “Casal Fiador” paga a dívida no Colégio, contrata advogado e cobra dívida do “Casal A” na Justiça.

            O Juiz de Direito Dr. Naif José Maués Naif Daibes assim decide: “... JULGO PROCEDENTE o pedido inicial para condenar ... (o Casal A) ... a pagar ... (ao Casal B) ... o valor de R$ ..., corrigido monetariamente pelo INPC desde 29.06.2021, acrescido de juros legais à taxa de 1% ao mês...”. Com pena, o “Casal B” parcelou e, até hoje, o “Casal A” está pagando a dívida na Justiça, com juros e correções monetárias. Caso encerrado.

 

REFLEXÃO

Tema: Salmo 90 – O Salmo de Moisés.

            O Salmo 90.12 diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”. Este Salmo é de autoria de Moisés, o grande legislador de Israel, filho de Joquebede, lançado às águas, achado e criado por Nefertite, a filha de Faraó. Todos sabem que Moisés abandonou o Egito para se tornar o grande líder de Israel, conduzindo o povo pelo deserto, em marcha, em direção à Terra Prometida.

            O tema deste Salmo é “a transitoriedade da vida humana”. Esta leitura mostra a pequenez do ser humano diante de Deus, dos milênios da história e da grandeza do universo. Muitas vezes, a duração de nossa vida na Terra não dá tempo, por exemplo, nem de concluir a construção da casa deixada para os filhos. O Salmo 90 faz-nos refletir que a vida é curta demais para perdermos tempo com coisas que não valem a pena.

            À luz deste Salmo, devemos fazer de tudo para viver uma vida fazendo o bem, mesmo que seja preciso, na medida do possível, tolerar e ignorar a maldade e a má vontade daqueles que não dão valor à vida. Nossos dias são poucos, então vamos vivê-los com sabedoria e discernimento.

 

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra X: Xisto. Etimologicamente vem do grego, significando “cindido” (subdividido, permeável). É gênero de “rochas laminadas”.

            Xisto é um tipo de rocha de onde se pode extrair petróleo, pois é de origem sedimentar, formada ao longo de milhões de anos. Composta principalmente por minerais filossilicatos, essas rochas apresentam uma estrutura foliada, ou seja, uma tendência a se dividir em camadas finas. Ver p. 64 do Dicionário Jurídico do Petróleo, de Antônio Lobo e Campos et alii, São Paulo: Editora Ridel, 2015.

            Diz a Lei do Petróleo nº 9.478/1997, art. 61: “A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras é uma sociedade de economia mista vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem como objeto a pesquisa, a lavra, a refinação, o processamento, o comércio e o transporte de petróleo proveniente de poço, de xisto ou de outras rochas, de seus derivados, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos, bem como quaisquer outras atividades correlatas ou afins, conforme definidas em lei.”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DESTAQUE

Pecado de estimação: Algumas dicas de como vencê-lo.

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 847 – 25.05.2025 Pecado de estimação: Algumas dicas de como vencê-lo. Alguém per...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES