Redes Sociais

sábado, 23 de novembro de 2024

A origem do Dia do Evangélico no Amapá e no Brasil

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 821 – 24.11.2024

A origem do Dia do Evangélico no Amapá e no Brasil

            1. A origem do Dia do Evangélico no Amapá. No próximo sábado, 30 de Novembro, o estado do Amapá irá comemorar 20 anos da lei estadual que criou o Dia do Evangélico. Também, nesta mesma data, agora, se comemora, por determinação de lei federal, o Dia Nacional do Evangélico.

            A data marca a homenagem aos evangélicos brasileiros, pois, de acordo com o IBGE, os evangélicos formam o segmento religioso que mais cresceu nos últimos trinta anos no Brasil. O número de evangélicos registrado na contagem no Censo/2023 foi de cerca de 70 milhões de pessoas.

            O Dia do Evangélico não tem o objetivo apenas de comemorar, mas levar a mensagem do Evangelho de Cristo, que são as boas novas de salvação. Boas novas são boas notícias. E a boa notícia é que JESUS salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará.

            O projeto de lei que consagrou esta data teve início no ano de 2003, por meio da iniciativa do então vereador do município de Santana, Pastor e Historiador Aroldo Vasconcelos, que atualmente integra a Mesa Diretora, como primeiro Secretário, da Convenção de Pastores da Assembleia de Deus no Amapá (CEMEADAP). No mesmo ano, o autor do projeto de lei em Santana repassou, na integra, o texto para a então deputada estadual Mira Rocha, que formalizou do Projeto no âmbito estadual que, aprovado pela Assembleia Legislativa, recebeu sanção governamental e foi transformado na Lei Estadual nº 0827/2004. Assim nasceu o Dia do Evangélico no estado do Amapá. 

 

            2. A origem do Dia do Evangélico no Brasil. Com o movimento evangélico fortalecido pela representatividade deste Dia, uma plêiade de pastores apoiados pelos líderes da Marcha para Jesus no Amapá, mobilizou a ida do projeto para o Congresso Nacional, em Brasília. Com o apoio da Bancada Federal do Amapá, tendo o destaque da articulação do deputado Jurandil Juarez, o projeto foi apresentado na Câmara dos Deputados como projeto de lei, foi aprovado e, posteriormente, sancionado pela presidência da República, transformando-se na Lei Federal nº 12.328/2010, tornando agora, em todo o País, o dia 30 de novembro como o Dia Nacional do Evangélico.

            3. Por que foi escolhido o dia 30 de Novembro? Segundo o autor do projeto, Pastor Aroldo Vasconcelos, a data de 30 de Novembro para celebrar o Dia do Evangélico, foi escolhida em homenagem ao maior tradutor evangélico da Bíblia para a língua portuguesa, o quinto idioma mais falado no Planeta, Pastor João Ferreira de Almeida, que faleceu no dia 30 de Novembro de 1691, portanto há 333 anos. Assim, o Dia do Evangélico remete à memória deste importante personagem evangélico da humanidade.

            De acordo com o Pastor Aroldo, para o Brasil, a Bíblia traduzida por João Ferreira de Almeida passou a ser a mais utilizada. A versão campeã, a mais querida pela comunidade evangélica brasileira é a ARC – Almeida Revista e Corrigida, pois é a mais próxima do português/brasileiro. Esta tradução gerou, e gera até hoje, grande impacto na disseminação do cristianismo protestante no Brasil e em todas as Nações da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

            João Ferreira de Almeida (1628-1691) foi um teólogo, tradutor e missionário português amplamente conhecido no mundo inteiro por sua tradução da Bíblia para o português. Sua obra teve um impacto profundo na difusão do protestantismo mundial, disse Vasconcelos.

            Assim, a conjugação do Dia do Evangélico com a vida de João Ferreira de Almeida, nos compunge a lembrar do testemunho de vida deste altaneiro servo de Deus. De acordo com o Pastor Aroldo, “Todos nós somos responsáveis por esta data. Por este dia nós oramos, por este dia nós clamamos ao Senhor. O Dia do Evangélico é um reconhecimento público a tudo aquilo que o povo evangélico tem feito à sociedade brasileira", concluiu.

 

            4. Quem é Aroldo Vasconcelos. Pastor, professor, teólogo, arquiteto, historiador e eclesiástico. É uma das principais lideranças evangélicas do município de Santana/AP, onde já foi Vereador. Pertence à Assembleia de Deus de Santana, presidida pelo Pastor Lucifrancis Tavares. Também é muito criativo e cosmopolita, tendo predileção em viajar mais pela Europa com a esposa missionária e professora Aldaleia Vasconcelos. Na vida secular, é doutorando em Educação pela Universidade Beira Interior-Portugal, Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (2019). É bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Amapá (1997), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Logos (1995), graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (2011), MBA em planejamento e gestão de negócios. Na vida profissional, é servidor público do Estado e da Prefeitura Municipal de Santana. Já ocupou diversos cargos de confiança na Administração Pública e, também, no âmbito da Convenção CEMEADAP.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- No próximo sábado, 30 de Novembro, acontecerá a celebração do Dia do Evangélico no Brasil.

2- No estado do Amapá, o Dia do Evangélico surgiu a partir de Santana, com o Vereador Aroldo V.

3- Aroldo e Aldaleia Vasconcelos, unidos por um amor maior.


GESTÃO

Foto - Autores do Livro com o ex-Procurador Geral da República Augusto Aras

            Conferência Internacional sobre Meio Ambiente no TRE/AP foi um sucesso. Sob a Coordenação do Juiz de Direito Diego Moura de Araújo, que atualmente é o Juiz Titular da 2ª Zona Eleitoral da Capital Macapá e, também, professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amapá,

            A Conferência “Desenvolve Amazônia: Diálogos para a COP 30” aconteceu no Plenário do TRE/AP, nos dias 20, 21 e 22.11.2024. Na Abertura, dia 20, 4ª feriado, aconteceu o lançamento do Livro "Direito do Petróleo do Amapá", de autoria coletiva de professores do Doutorado em Direito da UNIFAP. O livro pode ser adquira pela Internet: https://a.co/d/c3GaW4I.

            O evento trouxe como tema central “Amazônia, Soberania e Sustentabilidade” e contou com a realização de diversos debates, mesas redondas e a participação de autoridades e especialistas na área.

            A programação foi aberta e gratuita para toda a sociedade. Participaram profissionais e acadêmicos das áreas de meio ambiente, direito, políticas públicas, jornalismo e setores afins. Os inscritos têm direito a certificados.

 

ESPECIAL

Direito & Cidadania. Livro amapaense sobre o “Direito do Petróleo”. Adquira no https://a.co/d/c3GaW4I.

            A falta de conhecimento é uma das maiores tragédias que existe na humanidade. Quando uma pessoa desconhece algum assunto, ela vai ser prejudicada, passada para trás, não irá usufruir o que poderia mudar sua vida para melhor. Então, viverá na pobreza, na enfermidade, na tristeza etc.

            A mesma coisa acontece na esfera coletiva. A sociedade, o povo, a comunidade que não sabe sobre sua história, seus direitos, seus bens coletivos etc., está fadada a viver na pobreza, na miséria, na fome etc. Cite-se aqui o exemplo dos municípios da Serra do Navio (manganês) e de Pedra Branca (ouro). Aqueles que detinham o conhecimento de tais minérios vieram aqui e, por décadas, exploraram milhares de toneladas de tais minérios, ganharam bilhões, quem sabe até trilhões de reais ou dólares e deixaram tais comunidades atoladas na miséria.

            Agora, chegou a vez do petróleo de Oiapoque. Se insistirmos em sermos leigos no assunto, o mesmo que aconteceu na Serra e em Pedra, vai se repetir de novo. Então, só há uma saída: Todos conhecerem um pouco mais sobre o assunto. Assim, a Unifap oferta ao Amapá o 1º livro sobre o tema. Adquira, leia-o e saiba mais.   

 

REFLEXÃO

Tema: A Bíblia e a justiça intergeracional – 6ª parte

            Conforme estamos comentando nesta série, a providência de Deus, que no Jardim do Éden se manifestava de maneira direta, depois passou a se expressar de forma indireta como, por exemplo, o ser humano vai buscar o seu sustento por meio da exploração dos recursos naturais renováveis e não renováveis (Salmo 24.1 e 104.14). A agricultura é exemplo de recursos renováveis; o petróleo, de recursos não renováveis.

            O Salmo 36.6 diz que Deus conserva e sustenta os seres humanos e os animais. No decorrer das gerações, Deus tem se mostrado afetuoso para com a humanidade. A justiça de Deus interage com Sua misericórdia. Esta interação não é de fácil compreensão pela mente humana, pois trata-se de um fenômeno de natureza espiritual (I Coríntios 2.14-16).

            Destacamos aqui, então, que entre tantos produtos existentes no planeta Terra, nos três últimos séculos, o petróleo tem se apresentado como um elemento vital importância para a subsistência das gerações de pessoas que se sucedem na humanidade. Continuaremos na próxima oportunidade.

 

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra J: Joint venture: Esta expressão inglesa significa "aventura em conjunto" e designa uma parceria comercial entre duas ou mais empresas, que tem como objetivo a realização de um projeto específico (contractual joint venture) ou a criação de uma nova empresa (equity joint venture).

            No âmbito do direito do petróleo, a joint venture é uma espécie de associação voluntária de empresas, visando estratégia empresarial, ou seja, é a aliança de várias unidades empresariais inter-relacionadas, visando baixar custos (eficiência) e ampliar competitividade (lucratividade) no comércio global da produção do petróleo.

            Esta locução jurídica inglesa não aparece no texto da Constituição Federal brasileira e nem no conteúdo da Lei do Petróleo (Lei nº 9.478/1997), pois é um termo do Direito Comercial Internacional.

            A figura da joint venture é fruto das exigências da nova ordem econômica mundial. No Brasil, a figura jurídica mais próxima da joint venture é o consórcio. Fonte: Wikipédia e RIBEIRO, Marilda Rosado de Sá. Direito do Petróleo, 3ª Ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2014, p. 43-47.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL E LIVRO DO PETRÓLEO. O estado do Amapá sediou nesta semana a Conferência Internacional da Amazônia preparatória para a COP-30 que acontecerá no próximo anos de 2025 em Belém do Pará. O evento foi coordenado pelo juiz de Direito Diego Moura e aconteceu no Plenário do TRE-AP. Na oportunidade, professores do Doutorado em Direito da Universidade Federal do Amapá (Unifap) lançaram o Livro "Direito do Petróleo no Amapá - Vol. I". Parabéns aos organizadores do Evento.

 

CEMEADAP ENCERRA JUBILEU. Hoje à noite, domingo, 24.11.2024, a Convenção de Ministros Evangélicos da Assembleia de Deus no Amapá (CEMEADAP), presidida pelo Pastor Lucifrancis Tavares,  encerra o ciclo de comemorações de seus 60 - sessenta anos de fundação. Dentre os convidados de todo o Brasil, veio prestigiar a festa o Pastor José Wellington Junior, presidente nacional da Convenção Geral - CGADB.

 

APEBE EM AÇÃO. Em destaque, Pastor Elias Castilho, de Brasília - DF, vice-presidente nacional da Associação Pró-Evangélica do Brasil e Exterior (APEBE) que, no início de dezembro, estará realizando a sua 4ª Conferência Nacional em Curitiba - PR.

 

MARCHA PARA JESUS 2024. Aconteceu no último dia 16.11.2024. Um dos destaques foi a ministração do Bispo Guaracy Junior, presidente estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), uma das maiores agremiações evangélicas do estado do Amapá.
 

INAUGURAÇÃO DA BETE-SEÃ. Sob a direção do Pastor Rodrigo Lima Jr., 1º vice-presidente da AD - A Pioneira no Amapá, o novo templo da Congregação Bete-seã, a nº 1, fundada há 65 Anos pelo Pastor Vicente Rêgo Barros, foi inaugurada. O designe do templo é muito parecido com o da Catedral Central Estadual da referida denominação. Parabéns!


NATAL 2024. Falta apenas Um Mês. Contagem regressiva.

Até a próxima oportunidade.

sábado, 16 de novembro de 2024

Conselho promove último Café com Pastores de 2024

Publicado no Jornal A Gazeta, Coluna Tribuna Cristã nº 820 – 17.11.2024

Conselho promove último Café com Pastores de 2024

            1. Convite Especial. O Conselho Estadual de Pastores do Amapá tem a honra de Convidar os ministros do Evangelho para participar do último Café Da Manhã com Pastores, que acontecerá no Templo Sede da Assembleia De Deus – Ministério Shammah, Presidente: Pastor Max David Rodrigues Cabral. O Tema da palestra do Café será: “O Obreiro e a utilização correta do púlpito”. Pauta: a) Sede Estadual; b) Calendário 2025; c) Dia do Evangélico e Dia da Bíblia; d) O que ocorrer. Endereço: Rodovia JK, Ramal do Micromundo, nº 586, Fazendinha. Data: 24 de Novembro de 2024, dom., às 8h30min. Inscrição deverá ser feita pelo WhatsApp: (96) 99123-6855/99123-5663. Obs.: Os participantes terão direito a Certificado e brindes de fim de ano serão sorteados aos presentes.

 

Foto - Pr. Max David e Família, líderes da AD - Ministério Shammah. Anfitriões do Último Café com Pastores de 2024, do Conselho Estadual de Pastores.
 

            2. O que é um Conselho de Pastores? Não se deve confundir Conselho de Pastores com Ministério/Igreja, com Convenção etc.

            Os Ministérios, ou Igrejas, são entidades que congregam fiéis de uma determinada denominação; cuidam de “ovelhas” na linguagem bíblica. São instituições voltadas às pessoas em geral, cujo objetivo é ganhar almas para Jesus e prepará-las para o arrebatamento.

            As Convenções são entidades representativas que congregam obreiros (pastores, evangelistas, missionários etc.) de um ou mais ministérios; cuidam da carreira vocacional e ministerial do obreiro. São instituições voltadas para os obreiros de uma determinada denominação.

            Os Conselhos de Pastores são entidades jurídicas interdenominacionais, pertencentes à estrutura da sociedade civil organizada e voltadas à defesa das prerrogativas e dos interesses exclusivos dos pastores de carreira. São instituições dedicadas aos pastores enquanto autoridades eclesiásticas.

            Os Conselhos Pastorais também exercem uma função constitucional de defesa do Estado laico e das liberdades religiosas – CF, art. 5º, VI, VII e VIII e art. 19, dentre outros.

            3. Cuidado com a política: A política é passageira e terrena; o “Ide” de Cristo é permanente e espiritual. Os integrantes de um Conselho de Pastores devem manter o foco na visão no Evangelho e ter cuidado com os demais temas seculares. Assim, necessário ficar atento para que assuntos de natureza política não tumultuem a atuação típica de nosso Conselho.

            Por óbvio que, como cidadãos, devemos atuar politicamente sim. Mas, como pastores, devemos ter o cuidado redobrado, vigiar e orar, para que a atuação como ministro do Evangelho seja sábia, exemplar e dirigida pelo Espírito Santo de Deus nesta matéria.

 

Foto - Pr. Besaliel Rodrigues, da Coordenação Geral do Conselho.
 

            4. Benefícios de um Conselho: Além de ser um grupo organizado de parceiros ministeriais, o Conselho Estadual de Pastores é uma Entidade de Classe que trabalha em prol de seus integrantes, no sentido de:

            a) Defender a dignidade ministerial e eclesiástica junto à sociedade, aos poderes públicos e aos meios de comunicação;

            b) Defender os interesses do segmento evangélico, dentro dos princípios bíblicos e legais, junto à sociedade, aos poderes constituídos e às mídias sociais;

            c) Representar seus membros e, dentro de sua competência, através da presidência, ou de seus substitutos legais, falar por eles junto aos poderes constituídos;

            d) Promover encontros de atualização através de conferências, seminários, congressos e convênios com instituições teológicas e seculares.

            e) Prestar a seus membros, dentro de suas possibilidades, assistências social, cultural, jurídica, teológica e ministerial;

            f) Auxiliar seus filiados quanto a terem previdência social e privada, planos de saúde, acesso a produtos econômicos estatais, solução de conflitos financeiros, gratuidades, prioridades, isenções, imunidades, meios de regularização de igrejas etc;

            g) Esclarecer pastores e igrejas sobre seus direitos constitucionais e legais etc.

            5. Comissão de Defesa das Prerrogativas Pastorais. O Conselho Estadual de Pastores irá instituir, em breve, a Comissão de Defesa das Prerrogativas Pastorais, composta por pastores/juristas, a qual será responsável para defender os direitos e interesses dos pastores em todas as instâncias em que se fizerem necessárias.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Pastor Besaliel Rodrigues está como Coordenador Geral do Conselho Estadual de Pastores.

2- Conselho Estadual de Pastores promovendo a defesa das prerrogativas dos ministros do Evangelho.

3- Pastor Max David e Família, os Anfitriões do último Café Estadual com Pastores de 2024.


GESTÃO

            Conferência Internacional sobre Meio Ambiente. Atenção, faça sua inscrição ainda hoje, pois as vagas são limitadas. Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/conferencia-internacional-desenvolve-amazonia-dialogos-para-a-cop30/2700100?qrcode=true

            Esta Conferência Internacional irá acontecer no Plenário e Auditórios do TRE/AP, nos próximos dias 20, 21 e 22.11.2024. Na Abertura, dia 20, 4ª feriado, a partir das 17h, a Conferência iniciará com o lançamento do Livro "Direito do Petróleo do Amapá", de autoria coletiva de professores do Doutorado em Direito da UNIFAP. Adquira o livro pela Internet: https://a.co/d/c3GaW4I.

            O evento traz como tema central “Amazônia, Soberania e Sustentabilidade” e contará com a realização de diversos debates, mesas redondas e a participação de autoridades e especialistas na área.

            É aberto e gratuito para toda a sociedade, destacando os profissionais e acadêmicos das áreas de meio ambiente, direito, políticas públicas, jornalismo e setores afins. Os inscritos terão direito a certificados.

 

ESPECIAL

Direito & Cidadania. Livro amapaense sobre o “Direito do Petróleo”. Adquira no https://a.co/d/c3GaW4I.

            A falta de conhecimento é uma das maiores tragédias que existe na humanidade. Quando uma pessoa desconhece algum assunto, ela vai ser prejudicada, passada para trás, não irá usufruir o que poderia mudar sua vida para melhor. Então, viverá na pobreza, na enfermidade, na tristeza etc.

            A mesma coisa acontece na esfera coletiva. A sociedade, o povo, a comunidade que não sabe sobre sua história, seus direitos, seus bens coletivos etc., está fadada a viver na pobreza, na miséria, na fome etc. Cite-se aqui o exemplo dos municípios da Serra do Navio (manganês) e de Pedra Branca (ouro). Aqueles que detinham o conhecimento de tais minérios vieram aqui e, por décadas, exploraram milhares de toneladas de tais minérios, ganharam bilhões, quem sabe até trilhões de reais ou dólares e deixaram tais comunidades atoladas na miséria.

            Agora, chegou a vez do petróleo de Oiapoque. Se insistirmos em sermos leigos no assunto, o mesmo que aconteceu na Serra e em Pedra, vai se repetir de novo. Então, só há uma saída: Todos conhecerem um pouco mais sobre o assunto. Assim, a Unifap oferta ao Amapá o 1º livro sobre o tema. Adquira, leia-o e saiba mais.   

 

REFLEXÃO

Tema: A Bíblia e a justiça intergeracional – 5ª parte

            Na sucessão das gerações, os seres humanos são condicionados a buscar, agora com esforço físico, o seu sustento e a prevenir-se com contingências (Gênesis 3). Assim, em cada época, um produto se destacou nesta busca. A humanidade foi crescendo em número de pessoas e as necessidades foram variando.

            Lá no início, a quantidade de pessoas era reduzida e não havia tanta necessidade de buscar e guardar tantas coisas. A produção de bens e de alimentos era apenas para a subsistência. Entretanto, a população foi aumentando e o instinto de sobrevivência foi elevando o nível de previdência humana. Um exemplo antigo que ilustra este ponto, é a história de José do Egito e o sonho de Faraó – Gn 37-50.

            Uma reflexão que podemos fazer aqui é que, na verdade, todo o planeta Terra é um verdadeiro e gigante “Jardim do Éden”, pois contém todos os recursos necessários para a sobrevivência humana. A diferença é que lá no Jardim do Éden “original” havia uma “mordomia”, pois tudo estava à mão. No Jardim do Éden “genérico”, diz a Bíblia que o ser humano passou a ter de extrair seu sustento da Terra – Gn 3.23.


FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra U: Instruindo o povo do Amapá para os novos tempos que se aproximam, sobre a futura produção de petróleo no município de Oiapoque.

            União. Este termo representa o nome (apelido) interno do Brasil. Externamente, o Brasil é designado “República Federativa”; internamente, é chamado de União, pois formado pelos estados membros, municípios e o Distrito Federal. É o que diz a CF, “Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito...”.

            A União é representada pelo governo federal, ou seja, é vista pelos órgãos federais, pela esfera federal de poder, diferenciando-se, assim, das esferas de governo estadual, do DF e municipal.

            A CF, art. 20, IX, diz que são bens da União: “IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;”. Então, o petróleo, que está no subsolo, pertence à União, ou seja, é gerido e administrado pelo governo federal. Mas, de acordo com a CF e as leis, distribui as receitas do petróleo às outras esferas (estadual e municipal).

 

 

Outros Destaques da Semana 

SEMINÁRIO SOBRE DISCIPULADO. A Igreja Assembleia de Deus - Ministério Casa de Graça, presidida pelo Pastor Jaime Tavares, estará promovendo a partir de 4ª feira, 20.11.24, o Seminário de Discipulado, em sua Sede Estadual localizada no Projeto Nova Jerusalém, Bairro do Goiabal.

Participe. Esta é uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento dos conhecimentos bíblicos sobre uma das principais missões da Igreja na face da Terra: "Ide, fazei discípulos..." (Mt 28.19).

O Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá parabeniza o Ministério Casa de Graça, e sua liderança, por tão oportuno evento e excelente temática.

As Inscrições estão abertas pelo Cel./Zap (96) 991113647.
 

 
SUCESSO TOTAL. A Convenção de Pastores da Assembleia de Deus - A Pioneira do Amapá - CONFRADAP, presidida pelo Pastor Iaci Pelaes, concluiu mais uma Assembleia Convencional Anual com altíssimo êxito. Foi a maior AGO realizada desde os tempos memoráveis do início da antiga CRADAP de 1964, a "mãe" de todas as Convenções atuais. Temas como reforma do Estatuto, troca de pastores nos municípios do Interior, ministério pastoral das mulheres e nomeação da Comissão Eleitoral para o pleito da nova Mesa Diretora em AGE prevista para fevereiro de 2025 foram alguns dos destaques da pauta convencional da AGO deste ano. 

O Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, publicamente expõe seu apreço a todos os filiados à CONFRADAP pelo belíssimo Conclave e pela celebração do Jubileu de Cristal referente a esta nova etapa convencional. Parabéns! 

 

 

 
COMADEZON DE OLHO EM 2026. A Convenção de Pastores da Assembleia de Deus - Ministério Zona Norte - COMADEZON, presidida pelo Pastor Dimas Leite Rabelo, encerra hoje, domingo, 17.11.24, mais uma Assembleia Geral Anual. Um dos destaques do temário da Convenção foi a definição do nome do Pastor Gesiel Oliveira para disputar, no próximo pleito de 2026, uma das 8 - oito vagas do Amapá a deputado federal. A escolhe foi feita com antecedência para dar tempo do nome ser "trabalhado" na sociedade, com planejamento e estratégia.

O Pastor Gesiel Oliveira é um dos pastores mais bem preparados do estado do Amapá, pois é um dos vice-presidentes da Igreja e da Convenção, é presidente nacional da APEBE, entidade cristã ativista, bacharel em Direito e Geografia, Oficial de Justiça, político e especialista em Direito Penal e Geopolítica Internacional.

Nas últimas eleições gerais de 2022, o Pastor Gesiel Oliveira concorreu ao cargo de Governador do Amapá e surpreendeu a todos, ficando em terceiro lugar mais votado.

De acordo com o Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, com certeza, o Pastor Gesiel tem tudo para ser um excelente deputado federal. Amém!

 



CEMEADAP EM DESTAQUE NACIONAL. Esta semana, a partir de 4ª feira, 20.11.24, os olhos assembleanos do Brasil estarão voltados para o município de Santana/AP, pois a Convenção CEMEADAP, presidida pelo Pastor Lucifrancis Barbosa Tavares, estará concluindo o ciclo de celebrações de seu Jubileu de Diamante, ou seja, 60 - sessenta anos de história iniciada lá atrás, com a CRADAP dos inesquecíveis pastores Otoniel e Souzinha, em 1964.
Além de todos os ministros evangélicos cemeadapianos e da igreja de todo o estado e alhures, foram convidadas lideranças da Assembleia de Deus de todo o país, inclusive o presidente nacional da Convenção Geral CGADB Pastor José Wellington Filho, da AD de São Paulo.
O Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, externa suas congratulações a todos os filiados da CEMEADAP, pelas felicidades proporcionadas com as comemorações alusivas a esta data memorável.


MULHERES PASTORAS EM DESTAQUE. Hoje os nossos parabéns vão para a Obreira Ruth Queiroz Ferreira Quaresma, agora ministra do Evangelho, ordenada pastora na AGO 2024 da CONFRADAP. Na vida secular, Ruth Quaresma é professora do município de Macapá, formada em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior do Amapá (IESAP) e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); também, é pós-graduada em Educação Especial pelo Instituto Brasileiro de Educação e Pesquisa (IBEP) e é Bacharela em Teologia pelo Seminário de Educação Teológica das Assembleias de Deus (SETAD). Preparadíssima. Parabéns!
 
 
NOVO ESCRITOR AMAPAENSE. O Reverendo Pastor José Queiroz entrou esta semana para a lista seleta de escritores do estado do Amapá, pois lançou no último dia 09.11.24 a Obra "Parábolas: Método didático, pedagógico e peculiar de ensino de Jesus". O lançamento aconteceu no Plenário da AD Verbo Vivo, localizada na Rua Eliezer Levy, nº 2514, Centro de Macapá, capital do estado do Amapá. 
Esteve abrilhantando a referida solenidade literária, representando todas as Academias de Letras locais, o Eminente Professor Paulo Tarso, membro da diretoria da Academia Amapaense de Letras - AAL, a mais antiga do Amapá.
Contato do Autor para aquisição: E-mail: queirozjunior3332@yahoo.com.br e  Zap - (96) 99120-8488.
 
 
Até a próxima oportunidade

 
 






sábado, 9 de novembro de 2024

Giro de Notícias Gospel - Novembro

Publicado no Jornal A Gazeta, Coluna Tribuna Cristã nº 819 – 10.11.2024

Novembro, um dos meses mais evangélicos do estado do Amapá

        

 1. Novembro evangélico. Há muito tempo que o penúltimo mês do ano é um dos mais movimentados da comunidade evangélica amapaense, pois nele acontecem as principais AGOs – Assembleias Gerais Ordinárias (eventos anuais) das principais entidades pastorais do estado, as Convenções CONFRADAP, CEMEADAP, COMADEZON, dentre outras. Veja, a seguir, um breve cronograma evangélico deste mês:

            Dias 7 a 9.11. Aconteceu a AGO da Convenção Fraternal das Assembleias de Deus do Estado do Amapá – CONFRADAP, presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis.

            Dia 11.11. Aniversário de Fundação da Academia de Letras Evangélica Amapaense – ALEA, hoje presidida pelo Pastor Ézer Belo das Chagas.

            Dias 15 a 17.11. Acontecerá a AGO 2024 da Convenção de Ministros Evangélicos da Assembleia de Deus – Ministério Zona Norte – COMADEZON, presidida pelo Pastor Dimas Leite Rabelo.

             Dia 16.11Em Macapá, acontecerá a Marcha Para Jesus, no próximo sábado, à tarde, a partir da Praça da Bandeira, na Av. FAB, sob a Coordenação do Pastor Mauro.

            Dia 20.11. Aniversário de posse do Pastor Iaci Pelaes na presidência da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, em substituição ao Pastor Oton Miranda de Alencar, de saudosa memória.

            Dias 20 a 24.11.2024. Acontecerá em Santana/AP a Celebração do Jubileu de Diamante – 60 Anos da Convenção de Ministros Evangélicos da Assembleia de Deus no Amapá – CEMEADAP, presidida pelo Pastor Lucifrancis Barbosa Tavares.

            Dia 29.11. Aniversário de inauguração da 1ª Praça da Bíblia construída na capital Macapá pelo Prefeito Dr. Antônio Furlan.

            Dia 30.11. Dia do Evangélico, instituído pela Lei amapaense nº 827/2004, de autoria da então deputada estadual Mira Rocha e Aniversário de inauguração da Nova Catedral Estadual da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá.

Foto - Apóstolo Órley ladeado pelos amigos Prs. Rodrigo Jr e Paulo Santos.

            2. Aniversariante da semana. O Apóstolo Órley Miranda de Alencar, o mais amado apóstolo do estado do Amapá, mudou de idade esta semana. Familiares, amigos, irmãos em Cristo e a mídia em geral comemoraram com ele a chegada de mais uma “primavera”. O Apóstolo Órley, como é conhecido, além de muito querido pelo povo e pelas autoridades constituídas, é uma pessoa eclética, motivada e multivocacionada, pois é cantor, compositor, escritor, pastor, teólogo etc. É conhecido no Brasil por suas mais de mil composições musicais. Ainda, diga-se para os mais novos que o Apóstolo Órley é filho caçula do inesquecível Pastor Otoniel Alves de Alencar, conhecido como o “Apóstolo da Amazônia” e irmão do saudoso Pastor Oton Miranda de Alencar, o “Apóstolo do Amapá”. Parabéns!

            3. Agência Só Multas em Macapá. Chegou ao Amapá a Agência Só Multas, especializada em recorrer e anular multas de trânsito de qualquer natureza, tudo dentro dos trâmites jurídicos e legais. A Só Multas Macapá está funcionando na Av. Sebastião Lamarão, nº 2620 – Altos, Bairro Jardim Felicidade 2, CEP 68909-815, Macapá/AP. Tels./Zap: (96) 3014-0087 e 99160-4693. Site: https://somultas.com/macapa-2/, E-mail: macapa@somultas.com. Direção Geral: Pastor-Advogado-Dr. Lourenço Filho.

 

            4. Livro sobre o petróleo do Amapá. Será lançado na Conferência Internacional sobre Meio Ambiente que acontecerá no Plenário do TRE/AP, nos dias 20, 21 e 22.11.2024. Na Abertura, dia 20, 4ª feriado, a partir das 17h, a Conferência iniciará com o lançamento do Livro "Direito do Petróleo do Amapá", de autoria coletiva de professores do Doutorado em Direito da UNIFAP, a saber: Antonio Sabino, Besaliel Rodrigues, Diego Moura, Iaci Pelaes, dentre outros. Contato sobre o livro (96) 99123-5663.

 

            5. Seminário sobre Criança X Internet. O Seminário sobre “Prevenção à violência e abuso de crianças e adolescentes no ambiente digital” acontecerá no dia 26.11.2024, às 14h, no Auditório do SENAC. Palestrantes: Drª. Águeda Barreto, Especialista Sênior de Advocacy e Dr. Maurício Cunha, Diretor de País, ambos ligados ao ChildFund Brasil. Público-Alvo: Profissionais da elaboração, implementação e fiscalização de políticas públicas de proteção da criança e do adolescente. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Macapá.

            6. Posse na Academia de Letras. O professor, pastor e advogado Besaliel Rodrigues foi eleito em Brasília para ocupar a Cadeira nº 30 da Academia Evangélica de Letras do Distrito Federal (AELDF), atualmente presidida pelo Pastor Douglas Baptista. Depois de eleito, fez uma proposição à Academia para que o Patrono de sua Cadeira seja em homenagem à memória do saudoso Pastor Oton Alencar. A Academia deferiu e a família do Pastor Oton anuiu. A citada posse será no próximo dia 30.11.2024, em Brasília/BSB.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Evento evangélico de inauguração da Praça da Bíblia da Prefeitura reuniu mais de 40 mil pessoas.

2- Pastor Dimas Leite Rabelo lidera mais uma AGO da COMADEZON, uma das maiores do Amapá.

3- Convenção CEMEADAP, presidida pelo Pastor Lucifrancis, celebra Jubileu dos 60 Anos de fundação.


GESTÃO

            Conferência Internacional sobre Meio Ambiente. Atenção, faça sua inscrição ainda hoje, pois as vagas são limitadas. Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/conferencia-internacional-desenvolve-amazonia-dialogos-para-a-cop30/2700100?qrcode=true

            Esta Conferência Internacional irá acontecer no Plenário e Auditórios do TRE/AP, nos próximos dias 20, 21 e 22.11.2024. Na Abertura, dia 20, 4ª feriado, a partir das 17h, a Conferência iniciará com o lançamento do Livro "Direito do Petróleo do Amapá", de autoria coletiva de professores do Doutorado em Direito da UNIFAP.

            O evento traz como tema central “Amazônia, Soberania e Sustentabilidade” e contará com a realização de diversos debates, mesas redondas e a participação de autoridades e especialistas na área.

            É aberto e gratuito para toda a sociedade, destacando os profissionais e acadêmicos das áreas de meio ambiente, direito, políticas públicas, jornalismo e setores afins. Os inscritos terão direito a certificados com carga horária equivalente a 20 horas/aula.

 

ESPECIAL

Direito & Cidadania. O petróleo na CF/1988 - 10ª Parte. Os artigos 45 e 120 do ADCT – Ato Das Disposições Constitucionais Transitórias, alterado pela Emenda Constitucional nº 132/2023, diz o seguinte:

            “Art. 45. Ficam excluídas do monopólio estabelecido pelo art. 177, II, da Constituição as refinarias em funcionamento no País amparadas pelo art. 43 e nas condições do art. 45 da Lei nº 2.004/1953.

            Parágrafo único. Ficam ressalvados da vedação do art. 177, § 1º, os contratos de risco feitos com a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás), para pesquisa de Petróleo, que estejam em vigor na data da promulgação da Constituição.

            Art. 120. Fica reconhecido, no ano de 2022, o estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível dos preços do Petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais dela decorrentes.”. Incluído pela Emenda Constitucional nº 123/2022.

   Estes dispositivos foram alterados nos recentes anos de 2022 (EC 123) e 2023 (EC 132), para que o assunto petróleo fosse adequado à conjuntura internacional da pandemia da COVID-19.

 

REFLEXÃO

Tema: A Bíblia e a justiça intergeracional – 4ª parte

            Ao perder o direito de viver no Jardim, mesmo tendo mudado de realidade, o ser humano não é abandonado por Deus, pois diz Isaías 49.15: "Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti". "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos" - Lamentações 3:22.

            Assim, as promessas divinas começam a se manifestar na vida humana, agora do lado de fora do Éden. Deus estabelece para aqueles que desejarem viver em sintonia com Ele, abençoá-los de geração em geração (Salmo 100.5).

            No contexto da fé, da espiritualidade, não há necessidade do ser humano se preocupar com previdência, ou com o sustendo presente e o futuro dos seus herdeiros, pois a providência divina o resguarda. Mas, na esfera humana, no dia a dia daqueles que secundarizam ou ignoram a fé divina, a preocupação com a vida presente e futura é latente. Aqui reside a diferença entre o justo e o injusto – Ml 3.18.

 

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra T: Instruindo o povo do Amapá para novos tempos que se aproximam sobre a futura produção de petróleo no estado do Amapá.

            Transferência de petróleo: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, VIII, é “movimentação de petróleo, seus derivados, biocombustíveis ou gás natural em meio ou percurso considerado de interesse específico e exclusivo do proprietário ou explorador das facilidades;”.

            Transporte de petróleo: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, VII, é a “movimentação de petróleo, seus derivados, biocombustíveis ou gás natural em meio ou percurso considerado de interesse geral;”.

            Tratamento ou Processamento de Gás Natural: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, VI, é “conjunto de operações destinadas a permitir o seu transporte, distribuição e utilização;”.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

 
MARCHA PARA JESUS 2024 - AMAPÁ. Em Macapá, o evento acontecerá no próximo sábado, 16 de novembro, à tarde, a partir da Praça da Bandeira, na Av. FAB. Participe! 
 
 
COMADEZON - AGO 2024. Este grandioso evento inicia no próximo dia 15 de novembro, na Catedral da Zona Norte, em Macapá/AP.
 
 
EMBAIXADA DA NORUEGA. O Pastor e Advogado Besaliel Rodrigues, professor integrante do Doutorado em Direito do Petróleo da UNIFAP/UFRJ, esteve esta semana em Brasília, visitando a Embaixada da Noruega, o país que tem a melhor legislação do mundo sobre o petróleo.

 
Até a próxima oportunidade.

 
 
 

ARTIGO DESTAQUE

Morreu o Papa Francisco

Morreu o Papa Francisco, presidente mundial da ICAR - Igreja Católica Apostólica Romana Acabou de falecer em Roma, Itália, a poucos momentos...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES