Redes Sociais

sábado, 16 de novembro de 2024

Conselho promove último Café com Pastores de 2024

Publicado no Jornal A Gazeta, Coluna Tribuna Cristã nº 820 – 17.11.2024

Conselho promove último Café com Pastores de 2024

            1. Convite Especial. O Conselho Estadual de Pastores do Amapá tem a honra de Convidar os ministros do Evangelho para participar do último Café Da Manhã com Pastores, que acontecerá no Templo Sede da Assembleia De Deus – Ministério Shammah, Presidente: Pastor Max David Rodrigues Cabral. O Tema da palestra do Café será: “O Obreiro e a utilização correta do púlpito”. Pauta: a) Sede Estadual; b) Calendário 2025; c) Dia do Evangélico e Dia da Bíblia; d) O que ocorrer. Endereço: Rodovia JK, Ramal do Micromundo, nº 586, Fazendinha. Data: 24 de Novembro de 2024, dom., às 8h30min. Inscrição deverá ser feita pelo WhatsApp: (96) 99123-6855/99123-5663. Obs.: Os participantes terão direito a Certificado e brindes de fim de ano serão sorteados aos presentes.

 

Foto - Pr. Max David e Família, líderes da AD - Ministério Shammah. Anfitriões do Último Café com Pastores de 2024, do Conselho Estadual de Pastores.
 

            2. O que é um Conselho de Pastores? Não se deve confundir Conselho de Pastores com Ministério/Igreja, com Convenção etc.

            Os Ministérios, ou Igrejas, são entidades que congregam fiéis de uma determinada denominação; cuidam de “ovelhas” na linguagem bíblica. São instituições voltadas às pessoas em geral, cujo objetivo é ganhar almas para Jesus e prepará-las para o arrebatamento.

            As Convenções são entidades representativas que congregam obreiros (pastores, evangelistas, missionários etc.) de um ou mais ministérios; cuidam da carreira vocacional e ministerial do obreiro. São instituições voltadas para os obreiros de uma determinada denominação.

            Os Conselhos de Pastores são entidades jurídicas interdenominacionais, pertencentes à estrutura da sociedade civil organizada e voltadas à defesa das prerrogativas e dos interesses exclusivos dos pastores de carreira. São instituições dedicadas aos pastores enquanto autoridades eclesiásticas.

            Os Conselhos Pastorais também exercem uma função constitucional de defesa do Estado laico e das liberdades religiosas – CF, art. 5º, VI, VII e VIII e art. 19, dentre outros.

            3. Cuidado com a política: A política é passageira e terrena; o “Ide” de Cristo é permanente e espiritual. Os integrantes de um Conselho de Pastores devem manter o foco na visão no Evangelho e ter cuidado com os demais temas seculares. Assim, necessário ficar atento para que assuntos de natureza política não tumultuem a atuação típica de nosso Conselho.

            Por óbvio que, como cidadãos, devemos atuar politicamente sim. Mas, como pastores, devemos ter o cuidado redobrado, vigiar e orar, para que a atuação como ministro do Evangelho seja sábia, exemplar e dirigida pelo Espírito Santo de Deus nesta matéria.

 

Foto - Pr. Besaliel Rodrigues, da Coordenação Geral do Conselho.
 

            4. Benefícios de um Conselho: Além de ser um grupo organizado de parceiros ministeriais, o Conselho Estadual de Pastores é uma Entidade de Classe que trabalha em prol de seus integrantes, no sentido de:

            a) Defender a dignidade ministerial e eclesiástica junto à sociedade, aos poderes públicos e aos meios de comunicação;

            b) Defender os interesses do segmento evangélico, dentro dos princípios bíblicos e legais, junto à sociedade, aos poderes constituídos e às mídias sociais;

            c) Representar seus membros e, dentro de sua competência, através da presidência, ou de seus substitutos legais, falar por eles junto aos poderes constituídos;

            d) Promover encontros de atualização através de conferências, seminários, congressos e convênios com instituições teológicas e seculares.

            e) Prestar a seus membros, dentro de suas possibilidades, assistências social, cultural, jurídica, teológica e ministerial;

            f) Auxiliar seus filiados quanto a terem previdência social e privada, planos de saúde, acesso a produtos econômicos estatais, solução de conflitos financeiros, gratuidades, prioridades, isenções, imunidades, meios de regularização de igrejas etc;

            g) Esclarecer pastores e igrejas sobre seus direitos constitucionais e legais etc.

            5. Comissão de Defesa das Prerrogativas Pastorais. O Conselho Estadual de Pastores irá instituir, em breve, a Comissão de Defesa das Prerrogativas Pastorais, composta por pastores/juristas, a qual será responsável para defender os direitos e interesses dos pastores em todas as instâncias em que se fizerem necessárias.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Pastor Besaliel Rodrigues está como Coordenador Geral do Conselho Estadual de Pastores.

2- Conselho Estadual de Pastores promovendo a defesa das prerrogativas dos ministros do Evangelho.

3- Pastor Max David e Família, os Anfitriões do último Café Estadual com Pastores de 2024.


GESTÃO

            Conferência Internacional sobre Meio Ambiente. Atenção, faça sua inscrição ainda hoje, pois as vagas são limitadas. Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/conferencia-internacional-desenvolve-amazonia-dialogos-para-a-cop30/2700100?qrcode=true

            Esta Conferência Internacional irá acontecer no Plenário e Auditórios do TRE/AP, nos próximos dias 20, 21 e 22.11.2024. Na Abertura, dia 20, 4ª feriado, a partir das 17h, a Conferência iniciará com o lançamento do Livro "Direito do Petróleo do Amapá", de autoria coletiva de professores do Doutorado em Direito da UNIFAP. Adquira o livro pela Internet: https://a.co/d/c3GaW4I.

            O evento traz como tema central “Amazônia, Soberania e Sustentabilidade” e contará com a realização de diversos debates, mesas redondas e a participação de autoridades e especialistas na área.

            É aberto e gratuito para toda a sociedade, destacando os profissionais e acadêmicos das áreas de meio ambiente, direito, políticas públicas, jornalismo e setores afins. Os inscritos terão direito a certificados.

 

ESPECIAL

Direito & Cidadania. Livro amapaense sobre o “Direito do Petróleo”. Adquira no https://a.co/d/c3GaW4I.

            A falta de conhecimento é uma das maiores tragédias que existe na humanidade. Quando uma pessoa desconhece algum assunto, ela vai ser prejudicada, passada para trás, não irá usufruir o que poderia mudar sua vida para melhor. Então, viverá na pobreza, na enfermidade, na tristeza etc.

            A mesma coisa acontece na esfera coletiva. A sociedade, o povo, a comunidade que não sabe sobre sua história, seus direitos, seus bens coletivos etc., está fadada a viver na pobreza, na miséria, na fome etc. Cite-se aqui o exemplo dos municípios da Serra do Navio (manganês) e de Pedra Branca (ouro). Aqueles que detinham o conhecimento de tais minérios vieram aqui e, por décadas, exploraram milhares de toneladas de tais minérios, ganharam bilhões, quem sabe até trilhões de reais ou dólares e deixaram tais comunidades atoladas na miséria.

            Agora, chegou a vez do petróleo de Oiapoque. Se insistirmos em sermos leigos no assunto, o mesmo que aconteceu na Serra e em Pedra, vai se repetir de novo. Então, só há uma saída: Todos conhecerem um pouco mais sobre o assunto. Assim, a Unifap oferta ao Amapá o 1º livro sobre o tema. Adquira, leia-o e saiba mais.   

 

REFLEXÃO

Tema: A Bíblia e a justiça intergeracional – 5ª parte

            Na sucessão das gerações, os seres humanos são condicionados a buscar, agora com esforço físico, o seu sustento e a prevenir-se com contingências (Gênesis 3). Assim, em cada época, um produto se destacou nesta busca. A humanidade foi crescendo em número de pessoas e as necessidades foram variando.

            Lá no início, a quantidade de pessoas era reduzida e não havia tanta necessidade de buscar e guardar tantas coisas. A produção de bens e de alimentos era apenas para a subsistência. Entretanto, a população foi aumentando e o instinto de sobrevivência foi elevando o nível de previdência humana. Um exemplo antigo que ilustra este ponto, é a história de José do Egito e o sonho de Faraó – Gn 37-50.

            Uma reflexão que podemos fazer aqui é que, na verdade, todo o planeta Terra é um verdadeiro e gigante “Jardim do Éden”, pois contém todos os recursos necessários para a sobrevivência humana. A diferença é que lá no Jardim do Éden “original” havia uma “mordomia”, pois tudo estava à mão. No Jardim do Éden “genérico”, diz a Bíblia que o ser humano passou a ter de extrair seu sustento da Terra – Gn 3.23.


FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra U: Instruindo o povo do Amapá para os novos tempos que se aproximam, sobre a futura produção de petróleo no município de Oiapoque.

            União. Este termo representa o nome (apelido) interno do Brasil. Externamente, o Brasil é designado “República Federativa”; internamente, é chamado de União, pois formado pelos estados membros, municípios e o Distrito Federal. É o que diz a CF, “Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito...”.

            A União é representada pelo governo federal, ou seja, é vista pelos órgãos federais, pela esfera federal de poder, diferenciando-se, assim, das esferas de governo estadual, do DF e municipal.

            A CF, art. 20, IX, diz que são bens da União: “IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;”. Então, o petróleo, que está no subsolo, pertence à União, ou seja, é gerido e administrado pelo governo federal. Mas, de acordo com a CF e as leis, distribui as receitas do petróleo às outras esferas (estadual e municipal).

 

 

Outros Destaques da Semana 

SEMINÁRIO SOBRE DISCIPULADO. A Igreja Assembleia de Deus - Ministério Casa de Graça, presidida pelo Pastor Jaime Tavares, estará promovendo a partir de 4ª feira, 20.11.24, o Seminário de Discipulado, em sua Sede Estadual localizada no Projeto Nova Jerusalém, Bairro do Goiabal.

Participe. Esta é uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento dos conhecimentos bíblicos sobre uma das principais missões da Igreja na face da Terra: "Ide, fazei discípulos..." (Mt 28.19).

O Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá parabeniza o Ministério Casa de Graça, e sua liderança, por tão oportuno evento e excelente temática.

As Inscrições estão abertas pelo Cel./Zap (96) 991113647.
 

 
SUCESSO TOTAL. A Convenção de Pastores da Assembleia de Deus - A Pioneira do Amapá - CONFRADAP, presidida pelo Pastor Iaci Pelaes, concluiu mais uma Assembleia Convencional Anual com altíssimo êxito. Foi a maior AGO realizada desde os tempos memoráveis do início da antiga CRADAP de 1964, a "mãe" de todas as Convenções atuais. Temas como reforma do Estatuto, troca de pastores nos municípios do Interior, ministério pastoral das mulheres e nomeação da Comissão Eleitoral para o pleito da nova Mesa Diretora em AGE prevista para fevereiro de 2025 foram alguns dos destaques da pauta convencional da AGO deste ano. 

O Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, publicamente expõe seu apreço a todos os filiados à CONFRADAP pelo belíssimo Conclave e pela celebração do Jubileu de Cristal referente a esta nova etapa convencional. Parabéns! 

 

 

 
COMADEZON DE OLHO EM 2026. A Convenção de Pastores da Assembleia de Deus - Ministério Zona Norte - COMADEZON, presidida pelo Pastor Dimas Leite Rabelo, encerra hoje, domingo, 17.11.24, mais uma Assembleia Geral Anual. Um dos destaques do temário da Convenção foi a definição do nome do Pastor Gesiel Oliveira para disputar, no próximo pleito de 2026, uma das 8 - oito vagas do Amapá a deputado federal. A escolhe foi feita com antecedência para dar tempo do nome ser "trabalhado" na sociedade, com planejamento e estratégia.

O Pastor Gesiel Oliveira é um dos pastores mais bem preparados do estado do Amapá, pois é um dos vice-presidentes da Igreja e da Convenção, é presidente nacional da APEBE, entidade cristã ativista, bacharel em Direito e Geografia, Oficial de Justiça, político e especialista em Direito Penal e Geopolítica Internacional.

Nas últimas eleições gerais de 2022, o Pastor Gesiel Oliveira concorreu ao cargo de Governador do Amapá e surpreendeu a todos, ficando em terceiro lugar mais votado.

De acordo com o Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, com certeza, o Pastor Gesiel tem tudo para ser um excelente deputado federal. Amém!

 



CEMEADAP EM DESTAQUE NACIONAL. Esta semana, a partir de 4ª feira, 20.11.24, os olhos assembleanos do Brasil estarão voltados para o município de Santana/AP, pois a Convenção CEMEADAP, presidida pelo Pastor Lucifrancis Barbosa Tavares, estará concluindo o ciclo de celebrações de seu Jubileu de Diamante, ou seja, 60 - sessenta anos de história iniciada lá atrás, com a CRADAP dos inesquecíveis pastores Otoniel e Souzinha, em 1964.
Além de todos os ministros evangélicos cemeadapianos e da igreja de todo o estado e alhures, foram convidadas lideranças da Assembleia de Deus de todo o país, inclusive o presidente nacional da Convenção Geral CGADB Pastor José Wellington Filho, da AD de São Paulo.
O Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, externa suas congratulações a todos os filiados da CEMEADAP, pelas felicidades proporcionadas com as comemorações alusivas a esta data memorável.


MULHERES PASTORAS EM DESTAQUE. Hoje os nossos parabéns vão para a Obreira Ruth Queiroz Ferreira Quaresma, agora ministra do Evangelho, ordenada pastora na AGO 2024 da CONFRADAP. Na vida secular, Ruth Quaresma é professora do município de Macapá, formada em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior do Amapá (IESAP) e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); também, é pós-graduada em Educação Especial pelo Instituto Brasileiro de Educação e Pesquisa (IBEP) e é Bacharela em Teologia pelo Seminário de Educação Teológica das Assembleias de Deus (SETAD). Preparadíssima. Parabéns!
 
 
NOVO ESCRITOR AMAPAENSE. O Reverendo Pastor José Queiroz entrou esta semana para a lista seleta de escritores do estado do Amapá, pois lançou no último dia 09.11.24 a Obra "Parábolas: Método didático, pedagógico e peculiar de ensino de Jesus". O lançamento aconteceu no Plenário da AD Verbo Vivo, localizada na Rua Eliezer Levy, nº 2514, Centro de Macapá, capital do estado do Amapá. 
Esteve abrilhantando a referida solenidade literária, representando todas as Academias de Letras locais, o Eminente Professor Paulo Tarso, membro da diretoria da Academia Amapaense de Letras - AAL, a mais antiga do Amapá.
Contato do Autor para aquisição: E-mail: queirozjunior3332@yahoo.com.br e  Zap - (96) 99120-8488.
 
 
Até a próxima oportunidade

 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DESTAQUE

O Brasil de hoje e o silêncio das igrejas evangélicas

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 844 – 04.05.2025 O Brasil de hoje e o silêncio das igrejas evangélicas 1. Silêncio...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES