Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 833 – 16.02.2025
Por que Você perdeu o foco?
1. Reflexão de hoje: Disse Jesus: "... Se Eu quiser que ele permaneça vivo até que Eu volte, o que lhe importa? Quanto a você, siga-me." (João 21.21-22).
Pedro tinha tudo o que precisava para seguir a sua jornada de vida. Jesus já havia lhe concedido perdão depois do discípulo ter negado ao mestre por três vezes. Também deu a Pedro a oportunidade de cuidar das ovelhas do rebanho do próprio Deus (João 21.15-17). Por último, Jesus indica que o caminho por onde Pedro deveria trilhar era seguir o próprio Cristo (João 21.19). Porém, tendo tudo o que precisava, Pedro se distrai preocupado com o futuro do discípulo João. Jesus o corrige e o lembra de que o necessário para aquele momento era apenas que ele o seguisse. Ele não precisava de nenhuma informação adicional, não necessitava olhar para o lado, não precisava se distrair correndo o risco de perder o foco no que era mais importante.
Hoje reproduzimos em nossos comportamentos a atitude de Pedro, afinal tendo tudo o que precisamos, ainda assim olhamos para o lado em busca daquilo que julgamos ser importante de ter ou conhecer.
Olhamos para o lado e como competidores de um jogo, buscamos nos comparar com quem está ao nosso lado, tentando descobrir quem é melhor ou pior, quem tem mais ou menos. Pode ser também que estejamos distraídos com os erros cometidos no passado ou com excesso de ansiedade quanto aos planos do futuro e dessa forma não enxergamos a provisão de Deus para o momento presente.
Reflita: Deus não nos tem dado tudo o que precisamos para aqui viver? O que nos leva a olhar para o lado em vez de seguir com os olhos fitos em Jesus?
Distraídos com o que o mundo valoriza, passamos a dar menos valor ao que é essencial em nossas vidas. Isso pode nos custar perder momentos com as pessoas que amamos, investimentos em planos que no final acabarão nos prejudicando, desgaste com coisas pequenas demais. Parte dessa distração pode ser explicada pela falta de conhecimento daquilo que Deus atribui real valor, sendo assim precisamos nos esforçar para buscar conhecer o que realmente Ele deseja para nossas vidas.
Que Deus nos ajude a manter nossos olhos em tudo aquilo que nos leve para mais perto do Senhor. Fonte: @carloscortesofc
02. Dia do Serviço da Assistência Religiosa: O Exército Brasileiro comemora o Dia do Serviço de Assistência Religiosa (SAREx) e presta a mais justa homenagem a seu Patrono, o Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva — Frei Orlando (1913-1945), nascido em Minas Gerais. Os capelães militares representam a fé em Deus e o amor à Pátria. Ao reverenciar Frei Orlando, o Exército Brasileiro homenageia todos os capelães militares. Embora envergando o mesmo uniforme e convivendo com os seus companheiros, o capelão é alheio ao manejo das armas e às táticas de combate. A sua missão, nobre e humanitária, consiste em promover a fé, curar as almas, elevar o moral e reacender a chama da esperança nos corações dos combatentes do Exército Brasileiro. Fonte: Paulo Tarso.
Todos os Convencionais (pastores/as, evangelistas e missionários/as) que estiverem em dia com suas obrigações junto à Entidade, deverão participar do referido conclave.
A pauta estabelecida é a seguinte: 1. Eleição da Mesa Diretora; 2. Apreciação do novo Estatuto e Regimento Interno; 3. Calendário Anual de Eventos; 4. O que ocorrer.
4. O que é Convenção CONFRADAP? A Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Amapá é uma pessoa jurídica de direito privado especial, de natureza constitucional, categoria de organização religiosa, a qual representa em meio à sociedade civil organizada a classe dos/as ministros/as evangélicos/as (pastores/as e evangelistas) ligados/as à Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá.
Na qualidade de corporação sacerdotal, a Convenção CONFRADAP promove os direitos eclesiásticos dos evangélicos junto aos órgãos e às autoridades públicas e privadas e prima pela defesa das prerrogativas espirituais e jurídicas de seus/suas integrantes.
A CONFRADAP foi organizada em 17.10.2009, pelo Pastor Oton Alencar e um grande número de obreiros que resolveram se ombrear em prol da evangelização do Estado do Amapá até os confins da Terra.
É uma entidade sem fins econômicos, com duração por tempo indeterminado, com foro e sede nesta cidade de Macapá, que possui laços históricos indissolúveis com a 1ª Assembleia de Deus no Estado do Amapá (A Pioneira), cujos fundadores foram Clímaco Bueno Aza e José de Matos e que tem por ideal manter os mesmos propósitos e princípios que regem as Assembleias de Deus, desde sua fundação em terras tucuju, promovida pelo missionário Daniel Berg, da AD Igreja-Mãe de Belém do Pará.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Foco. Precisamos manter firmes nossas intenções, vontades, metas, objetivos e propósitos de vida.
2- Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva — Frei Orlando (1913-1945), patrono do Exército brasileiro.
3- Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Amapá – CONFRADAP promove AGE 2025.
GESTÃO
DESTAQUE DA SEMANA. O Dr. Genivaldo Marvulli é, hoje, um dos principais advogados do estado do Amapá. Natural de Ourinhos/SP, exerce a advogado há 30 anos. Possui um extenso currículo profissional: 1) Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina/PR; 2) Especialista em Direito Civil, Agrário, Ambiental, Florestal, Minerário, Empresarial e Internacional; 3) Pós Graduação em Ensino Superior; 4) Professor Universitário; 5) Escritor de artigos jurídicos; 6) Ativista social do movimento coletivo internacional: “Irmãos sem Fronteira”. Ocupou cargos no estado do Amapá: 1) Procurador do Estado, Chefe da Procuradoria para Assuntos Civis; 2) Procurador do Instituto de Terras do Estado; 3) Procurador Jurídico da SEPLAN; 4) Defensor Público do Estado; 5) Adjunto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado do Amapá. Atualmente: 1) Presidente interino do Fórum do Setor Produtivo do Estado do Amapá; 2) Membro das Comissões Especiais da OAB do Amapá: do Direito do Petróleo, Ambiental, Agrário, Florestal e Internacional; 3) Advogado particular; e 4) Palestrante.
ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 07. Livro “A Amazônia e o petróleo”. Autor: Romeu M. Cabral. Prefácio: Wilson Gomes. São Paulo: Editora Fulgor, 1960, 190p.
Romeu Cabral narra neste livro a epopeia brasileira em relação ao desbravamento do petróleo na região amazônica. O relato é um testemunho ocular, pois o autor viajou e sobrevoou a citada região, verificando pessoalmente a crua realidade da exploração e produção do petróleo numa das regiões ambientais mais importantes do planeta Terra. De todas as riquezas existentes no território brasileiro, o petróleo é a maior delas. No substrato da Amazônia estão as maiores jazidas nacionais e, também, do mundo inteiro.
A Obra possui 14 Capítulos, a saber: I- O Cenário Amazônico; II- Geologia Amazônica; III- A Ilha de Marajó; IV- Os Furos de Breves; V- A Petrobras na Amazônia; VI- A Base de Nova Olinda; VII- A Base de Manaus; VIII- Manaus; IX- A Base de Guamá; X- Belém; XI- As Equipes e a Selva; XII- A Petrobrás e o Técnico Estrangeiro; XIII- A Petrobrás e o Homem Amazônida; e XIV- O Homem da Petrobrás. Excelente leitura!
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos raros, citados apenas uma vez na Bíblia (Parte III), mas deixaram uma marca singela na história sagrada, alguns de forma negativa e outros de forma bastante positiva. Esses personagens poderão ser de estudos bíblicos em sua igreja, dos quais poderão ser extraídas abençoadas aplicações pessoais.
Sugerimos que quando Você for organizar o seu esboço, divida-o em pelo menos quatro partes, a saber: I- Referência bíblica; II- Significado do Nome; III- Contexto histórico; e IV- Lições de Vida. Neste último tópico Você pode subdividi-lo entre três e cinco itens de reflexão. Daí consagre-se e pregue a palavra (2Tm 4.2).
Exemplos de personagens bíblicos raros/desconhecidos – Parte III: 14. Quirino: Governador da Síria (Lc 2.2); 15. Dionísio: Convertido ao cristianismo por um sermão de Paulo no Areópago (At 17.34); 16. Trifena e Trifosa: Que trabalhavam muito para o Senhor, em dias de Paulo (Rm 16.12); 17. Epafrodito: Cooperador e companheiro de lutas do apóstolo Paulo (Fl 2.25 e 4.18); 18. Hulda: Profetiza que viveu nos dias do Rei Josias de Judá, e foi consultada por ele (2Cr 34.22-28). Continuaremos na próxima oportunidade.
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra G: Gasóleo. Ver Diesel. Gasolina. O termo "gasolina" é de origem francesa "gazoline". Em tradução livre, pode-se dizer que a palavra significa “óleo que evapora”. A gasolina é um combustível fóssil, inflamável e volátil, obtido a partir do petróleo. É composta por cinco a doze hidrocarbonetos, que são compostos químicos formados por átomos de carbono e hidrogênio.
O alemão Nikolaus August Otto foi quem inventou o primeiro motor movido a gasolina, em 1876. O nome químico da gasolina é nafta. A gasolina é uma das mercadorias mais vendidas e utilizados no mundo, principalmente como combustível para carros e motos. É o produto que possui uma das maiores margens de lucros do planeta Terra.
A gasolina é um combustível de potência média, ficando entre o diesel e o álcool (etanol). Ao ser extraída da terra, poderá ter viscosidade densa, o que exigirá que seja refinada, ou ter viscosidade leve, vindo quase pronta para o consumo. Fonte: IA.
OUTROS DESTAQUES DA SEMANA
Nenhum comentário:
Postar um comentário