Redes Sociais

sábado, 28 de junho de 2025

Presidente Davi Alcolumbre sanciona lei da Amizade Brasil-Israel

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 852 – 29.06.2025

Presidente Davi Alcolumbre sanciona lei da Amizade Brasil-Israel

            O Presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador pelo Amapá Davi Alcolumbre, sancionou no último dia 25 de Junho de 2025, a Lei nº 15.152/2025 que estabelece o dia 12 de abril como data oficial para celebração anual da amizade Brasil-Israel.

            Esse tipo de sanção de lei é atípico. O Presidente Lula não quis sancionar a lei, o que deixou o senador Davi desapontado, pois o mesmo é de origem judaica, fato que o fez sentir a comunidade judaica brasileira desprestigiada pelo líder maior da Nação brasileira. 

 

Senador do Amapá sanciona lei.
 

            Mas, de acordo com a Constituição Federal, art. 66, §§3º e 7º, quando o Presidente da República se nega tacitamente a sancionar uma lei, o Presidente do Senado pode assim o fazê-lo. Foi o que aconteceu neste caso. Obs.: O Projeto de Lei nº 5.636/2019 foi aprovado no Senado por meio do parecer favorável do Senador Carlos Viana (Podemos-MG).

            A data oficial escolhida pela lei foi 12 de Abril, pois faz referência ao decreto que criou a representação brasileira em território israelense, em 1951. O Estado de Israel foi fundado em 1948, após aprovação de uma resolução pela Organização das Nações Unidas (ONU), que foi presidida pelo brasileiro diplomata Oswaldo Aranha.

            A criação do Dia da Amizade Brasil-Israel se dá pela sólida relação bilateral e pelos fortes vínculos culturais e econômicos entre os dois países. A comunidade judaica, por exemplo, tem mais de 100 mil judeus que vivem no Brasil, país que possui como principal matriz de sua civilização, desde o descobrimento, a cultura judaico-cristã. 

            O momento histórico deixou o Presidente da República desconfortável para sancionar a lei, mas, coincidentemente, o senador Davi Alcolumbre, Presidente do Senado, ficou confortável em efetivar tal norma que, inclusive, ameniza as tensões diplomáticas atuais entre os governos dos dois países e alegra a população brasileira majoritariamente cristã. 

            Registramos aqui sete curiosidades que envolvem as excelentes relações entre Brasil e Israel:

            a) Matriz cultural: O Brasil possui como principal matriz a cultura judaico-cristã;

            b) Criação de Israel: A Sessão da ONU de 1948, para criação do Estado de Israel, foi presidida pelo diplomata brasileiro Oswaldo Aranha;

            c) Constituição Federal: O Brasil é o único país do Mundo que possui sua Constituição comentada à luz da cultura judaico-cristã;

            d) Letras dos nomes: Todas as letras do nome “Brasil” estão no nome “Israel”, exceto a letra B;

            e) Judeus no Amapá: A comunidade judaica se instalou no Amapá desde o século passado. Hoje ela domina política e economicamente o Estado. O Senador Davi Alcolumbre, integrante da principal família de judeus do Estado é, por exemplo, o atual Presidente do Congresso Nacional, ou seja, o Chefe do Poder Legislativo da República Federativa do país, o poder mais importante da Nação;

            f) Origem do nome: Para muitos, de acordo com a internet, a origem do nome Brasil está relacionada a Barzilai, personagem bíblico citado em II Samuel 19. Mas, a relação entre os nomes "Brasil" e "Barzilai" é uma questão de semelhança fonética e de disputadas interpretações, pois, na verdade, não há evidências históricas ou linguísticas que liguem o nome do país "Brasil" ao nome bíblico "Barzilai". Os livros escolares brasileiros sempre ensinaram que o nome Brasil deriva do pau-brasil, uma árvore abundante na costa brasileira, cuja madeira era usada para tingimento e tinha uma cor avermelhada, semelhante à brasa. Mas, "Barzilai" é um nome próprio hebraico, que significa "ferro", também dando a ideia de incandescido, avermelhado;

 
Vídeo sobre Barzilai

             g) Quem foi Barzilai: Personagem em II Samuel 19.31-39, homem da localidade de Rogelim, da tribo de Gileade, que ofereceu apoio e recursos a Davi durante sua fuga da rebelião de Absalão.

            O texto bíblico narra o encontro de Barzilai com o Rei Davi após a rebelião de Absalão. Barzilai, um homem idoso e rico, havia ajudado Davi quando este estava exilado em Maanaim e agora o acompanha na travessia do rio Jordão. Em gratidão pela acolhida e apoio, Davi convida Barzilai para ir com ele a Jerusalém, mas Barzilai, com 80 anos, declina o convite, preferindo permanecer em sua terra e ser sepultado com seus pais. Fonte: Com informações da IA e da Agência Senado.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Presidente do Congresso Nacional promulga a Lei nº 15.152/2025 em homenagem ao Brasil e Israel.

2- Senador Davi Alcolumbre, Presidente do Senado, de origem judaica, sanciona Lei nº 15.152/2025.

3- Brasil, único pais a ter sua Constituição Federal comentada à luz da cultura judaico-cristã.


GESTÃO

Os 94 Anos de José Luiz de Lima. O “Irmão José Luiz”, como é popularmente conhecido o Pastor José Luiz de Lima, nasceu em 29 de junho de 1931, no município hoje chamado de São João do Campestre-RN e é filho de João Luiz de Lima e Teresa Maria de Lima. Em 14 de dezembro de 1968 casou-se em Macaíba/RN com Cecília Duarte de Lima, que nasceu em 04 de maio de 1934, em Jacumirim/RN, filha de Antonio Duarte de Lima e Antonia Maria da Conceição, com que teve 12 – doze filhos.

            Ao tornar-se evangélico, bem no início dos anos 1990, por ser empresário de carreira, começou a se envolver com a gestão eclesiástica da Igreja, pois tudo o que fazia na Obra, prosperava. Este fato logo chamou a atenção do então presidente da Igreja, o saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar. Depois, na gestão do Pastor Oton Alencar, capitaneou a grande expansão das congregações da Igreja, que saltou de 21 para 127 filiais espalhadas pelos bairros da Capital Macapá, além de algumas pelo interior do Estado. Minibiografia em: https://memoriaassembleiadedeusnoamapa.blogspot.com/2024/06/jose-luiz-de-lima-e-ad-pioneira-fazem.html.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 26. LivroOtoniel Alves de Alencar: O Apóstolo da Amazônia (Biografia). Autor: Oton Miranda de Alencar. Macapá/AP: JC Edições, 2017, 196 p. Livro biográfico escrito pelo filho e sucessor. Trata-se de uma Obra literária vibrante e apaixonante sobre a vida do Pastor Otoniel, uma verdadeira epopeia.

            Pastor Otoniel é considerado em todo o país como o “Apóstolo da Amazônia”, pois se tornou o único ministro assembleano brasileiro a pastorear em três capitais de Estados brasileiros: Manaus/AM, Boa Vista/RR e Macapá/AP, além de pastorear igrejas nos Estados do Maranhão, Piauí e Pará.

            Otoniel e Alcebíades de Vasconcelos, outro ícone da AD brasileira, aceitaram a Jesus juntos, no mesmo dia e lugar. Ambos iniciaram carreira ministerial sob a bênção e mentoria de João Jonas, o “Apóstolo dos Sertões Nordestinos”.

            Depois de desbravar a região amazônica, Pastor Otoniel e família radicou-se no Amapá e desbravou as terras tucuju para o Senhor Jesus. Amém!

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Suzana, a discreta ofertante. Diz Lucas 8.3: “E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.”. Suzana, do hebraico, significa “lírio”.

            Contexto histórico: Existem duas “Suzanas” na Bíblia. Uma no Antigo Testamento da Bíblia Católica, no 13º Capítulo do livro de Daniel, capítulo que foi excluído na Bíblia Protestante. Outra citada no Novo Testamento, em Lucas 8.3. Esta Suzana é amiga particular da personagem Joana e, ambas, faziam parte de um grupo de mulheres que seguiam Jesus e o auxiliavam com seus próprios recursos. Suzana teve um papel ativo no ministério de Jesus, demonstrando fé e apoio financeiro. Ela é mencionada junto com Maria Madalena e outras mulheres, destacando a importância da participação feminina no movimento de Jesus. No mais, a Bíblia não fornece mais nenhuma informação sobre a vida particular, ministerial ou pública de Suzana.

            Lições de Vida: 1. Gratidão (Salmo 116.12); 2. Companheirismo (Fp 2.25 e 2 Co 8.23); 3. Generosidade (Pv 22.9); e 4. Discrição (Jo 3.30).

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra Z. Zona marítima de exploração (ZME). Estas zonas marítimas de exploração (Mª Paim, p. 385) referem-se às zonas pesqueiras (Mª Paim, p. 314) características de algumas regiões, como é o caso da costa marítima do município de Oiapoque, no estado do Amapá, Brasil.

            Quando nestas referidas zonas é descoberto petróleo, “vislumbra-se a hipótese de conflito entre pesca e exploração de petróleo e gás, por exemplo, se as plataformas marítimas instaladas ou em operação em determinada área, limitarem a passagem e o acesso de navios pesqueiros a certas zonas pesqueiras, em razão da colocação de equipamentos submersos, principalmente da plataforma de produção, e os seus respectivos cabos e dutos. (...) Sobre a possibilidade de conflito do uso do mar entre a pesca e a exploração de petróleo e gás, a CONVEMAR não apresenta nenhuma solução, mas seus dispositivos demonstram uma clara prioridade e exclusividade do Estado costeiro sobre a gestão de seus recursos, sejam derivados da pesca ou da exploração do fundo do mar.”. Fonte: Paim, Maria Augusta. O petróleo no mar..., Rio de Janeiro: Renovar, 2011, p. 377.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

 

 
PRÓXIMO SÁBADO, 05 de julho, às 16h. Participe da Marcha Para Jesus.

 

 
ENCERRA HOJE À NOITE a Semana de Celebrações dos 108 Anos da Assembleia de Deus - A Pioneira do Amapá, presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis.

Destaque: Centro de Memória coordenado pelo Pastor Gedielson Oliveira.

Parabéns!!!

 

 
Visitando o Estado do Piauí. Pastora Maria Soares em viagem pela Cidade de Cristino Castro, no Estado do Piaui.
 

 
MISSIONÁRIO INTERNACIONAL. Pastor Labontê ministrará, em português e em francês, no próximo fim de semana, em grande Conferência Evangelística em Cayena - Guiana Francesa.

 
ANIVERSARIANTE DA SEMANA. Pastora Bernadete Soares mudou de idade esta semana. Parabéns a esta abençoada serva de Deus.

 

 
BODAS DE PRATA. Pastor João Gilberto e esposa Pastora Luiza completaram esta semana 25 Anos de casados - Bodas de Prata. Parabéns pela preciosa data conjugal.

 

Até a próxima oportunidade... 

 

sábado, 21 de junho de 2025

Amapaenses celebram os 108 Anos da Assembleia de Deus no Estado

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 851 – 22.06.2025

Amapaenses celebram os 108 Anos da Assembleia de Deus no Estado

 

            1- Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá celebra 108 (cento e oito) anos de fundação: Junho é o mês mais importante para a historiografia do pentecostalismo brasileiro, pois no dia 18 deste mês que, em 1911, foi fundada pelos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil, em Belém do Pará.

            No Amapá, a Assembleia de Deus também foi fundada no mês de junho, no dia 27, do ano de 1917, pelos Obreiros Clímaco Bueno Aza (fez a 1ª visita em 1916) e Manoel José de Matos Caravela. Inclusive foi a primeira igreja evangélica a se instalar em terras amapaenses.

            De lá para cá a Igreja cresceu poderosamente. Entre as décadas de 1920 a 1940, o trabalho evangelístico foi desenvolvido por diversos Obreiros Itinerantes, a saber: Samuel Nyström, Daniel Berg, Nels Nelson e os pastores Crispiniano Melo, José Felinto, José Morais, Amaro Morais, Francisco Gaspar, Francisco Vitor, Apolinário Costa, José Lourenço, Joviniano Lobato e Januário Soares.

Daí em diante, os pastores fixos (residentes) começaram a se suceder na seguinte ordem: 1º) Flavio Monteiro; 2º) João Alves; 3º) Deocleciano Cabralzinho de Assis; 4º) Vicente Rego Barros; 5º) Ananias Gomes da Silva; 6º) Otoniel Alves de Alencar; 7º) Oton Miranda de Alencar e, em 20 de novembro de 2022, assumiu o 8º Presidente Pastor Iaci Pelaes dos Reis.

            No ano de 2017, a Igreja celebrou sua maior data até agora, o Centenário, com um grandioso evento realizado na Capital e em todos os municípios do Estado, com repercussão em todo o Brasil.

            Desde ontem, sábado, 21 de junho de 2025, a instituição iniciou a celebração dos seus 108 (cento e seis) Anos. A Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira está consolidada.

            A Catedral Central está localizada na Rua Tiradentes, nº 532, no Centro de Macapá. Possui mais de 150 (cento e cinquenta) Congregações na Capital e cerca de 50 (cinquenta) Campos Regionais em todos os municípios do Estado do Amapá. Ainda, possui dezenas de Campos regionais e missionários espalhados pelo Brasil e em outros países.

            Além dos diversos departamentos internos (círculos de orações, jovens, adolescentes, crianças etc.), possui vários órgãos eclesiásticos, tais como: A Convenção CONFRADAP, O Bom Samaritano, Academia de Letras, EETAD e SETAD etc.

            Há 108 Anos a Assembleia de Deus do Estado do Amapá segue sustentada por milagres realizados por Cristo Jesus. Amém!

            2- Novo líder espiritual. Como dito acima, em 20 de novembro de 2022, o então presidente saudoso Pastor Oton Miranda de Alencar passou, em vida, o cajado ao novo presidente efetivo da Igreja, Pastor Iaci Pelaes dos Reis, casado com a Pastora Léia Pelaes, com a qual tem dois filhos.

            Sua carreira ministerial é brilhante. Iniciou como porteiro de Congregação; depois ascendeu à função de diaconato e consagração a evangelista; em sequência, foi ordenado ao ministério pastoral, tornou-se 2º vice-presidente da Igreja e, em seguida, 1º vice. Durante este percurso, formou-se em teologia e buscou capacitar-se na gestão eclesiástica prática quando, por fim, assumiu o cargo máximo na data acima informada. Também, destaca-se há anos, com sua esposa, na liderança do Ministério Encontro de Casais com Cristo (ECC), o qual tem restaurado centenas, senão milhares de famílias amapaenses. É membro vitalício da Academia de Letras Evangélica Amapaense (ALEA). Acumula o cargo de presidente da Convenção Estadual de Pastores (CONFRADAP) com a presidência da Igreja Pioneira do Amapá.

            De outro giro, além de ministro do Evangelho, o Pastor Iaci possui intensa atuação secular no âmbito da sociedade amapaense. Como promotor de justiça integrante do Ministério Público do Estado do Amapá, já ocupou o cargo máximo de chefia daquela instituição, como Procurador Geral de Justiça. Como professor efetivo do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá, obteve o título de doutor em Direito do Petróleo (UFMG) e o de pós doutor em Direito em Lisboa, Portugal. Atualmente, é Promotor de Justiça da Educação da Capital amapaense e Coordenador Estadual das promotorias da educação em todos os municípios de nossa Unidade Federativa.

            3-Novos tempos, novas conquistas. Depois que assumiu a presidência da Igreja, o Pastor Iaci Pelaes, em breve tempo, conseguiu, dentre tantas vitórias, duas que se destacam: 1. Inaugurou a Catedral Estadual da Igreja, cuja construção já durava quase duas décadas; e 2. Elegeu a Vereadora Mulher mais votada na Capital do Estado Pastora Léia Pelaes, na eleição municipal de 2024, fato que a Igreja não conseguia eleger um representante legítimo desde a década de 1994. Parabéns!

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Assembleia de Deus  - A Pioneira, uma das entidades jurídicas mais antigas do Amapá.

2- Catedral Estadual da Assembleia de Deus, um dos mais belos cartões postais do estado.

3- Pastor Iaci Pelaes e Pastor Oton Alencar, lideranças consagradas da Assembleia de Deus tucuju.


GESTÃO

Manoel José de Matos Caravela. É considerado o fundador da Assembleia de Deus em Macapá/AP, em 27 de Junho de 1917. Nasceu em Portugal, na Vila Franca de Xira, em 11 de Dezembro de 1887 e faleceu, depois de um longo período enfermo, aos 70 anos, em 3 de Maio de 1958, em Rio Maior, Portugal.

            Como muitos portugueses, emigrou para o Brasil na sua juventude onde, no ano de 1916, converteu-se no Pará, berço do avivamento no Brasil e em Portugal. Viveu até os 35 anos no Brasil e até os 70 anos em Portugal.

            José de Matos casou em Portugal com Palmira da Silva Matos, em 7 de março de 1922, com quem teve oito filhos: Samuel, Paulo, Abraão, José, David, Rute, Ester e Palmira Filha. Atualmente o filho mais velho mora na América e duas filhas na África. Conheceram-se bem jovens e ela esperou ele voltar do Brasil, para casarem.

            Encontramos um resumo biográfico de José de Matos no livro “Movidos pelo Espírito: Líderes pentecostais em Portugal (1906-1986) e suas Convenções (1939-2013)”, Lisboa: Edições NAT, de autoria do Pastor Paulo Branco, presidente da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 25. LivroClímaco Bueno Aza: A relevância do evangelista colombiano na propagação da mensagem pentecostal no Brasil”. Autor: Carlos Eduardo Sousa, Pedreiras/MA: Servus Publicações, 2022, 120p.

            Esta obra desenvolve-se em torno de um estudo biográfico do pastor pioneiro Clímaco Bueno Aza, no período de formação da Assembleia de Deus no Brasil, que por mais de 35 anos atuou em diversos estados brasileiros como plantador de igrejas, sendo pioneiro em três estados: Amapá, Maranhão e Minas Gerais.

            Analisamos historicamente, perscrutando a sequência dos acontecimentos, como a vida desse evangelista contribuiu com a expansão da mensagem pentecostal em terras brasileiras e como sua atuação foi percebida pelos fiéis e pela instituição, de modo a contribuir com a consolidação da identidade assembleana brasileira.

            A proposta de um estudo da trajetória e vida de Bueno Aza se ampara pela importância no desbravamento da pregação pentecostal em diversas cidades, onde atualmente encontram-se igrejas de grande representatividade no cenário nacional. Ver mais em https://memoriaassembleiadedeusnoamapa.blogspot.com.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Joana, exemplo de devoção e fidelidade. Diz Lucas 8.3: “E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.”. Joana é a versão feminina do nome João que, em hebraico, significa “Deus é gracioso”.

            Contexto histórico: Joana provavelmente nasceu em Israel e faleceu no século I na Galileia. Ela foi uma mulher mencionada nos evangelhos, que foi curada por Jesus e que depois, com sua gratidão e generosidade, teria apoiado os discípulos e Jesus em suas viagens. É mencionada no Evangelho de Lucas como uma das seguidoras de Cristo. Ela era casada com o Procurador romano chamado de Cusa, responsável pela gestão da residência oficial de Herodes Antipas, o tetrarca da Galileia. Joana, algumas vezes, viajava com Jesus e os discípulos.

            Lições de Vida: 1. Exemplo de devoção (Lc 8.1-3); 2. Posição social não sufocou seu coração (Mt 13.7); 3. Coração generoso e sadio (2 Co 9.7); 4. Dom de socorro (1 Co 12.28c); 5. Discípula próxima e corajosa (Jo 15.5); 6. Exemplo de lealdade (Rt 1.16-17); e 7. Fiel e vivificante (Lc 9.23-24).

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra Y. Y do Petróleo. A letra "Y" no contexto do petróleo pode ter diferentes significados, dependendo do contexto. No âmbito da exploração e produção de petróleo, "Y" pode referir-se ao preço da licença de comercialização em uma licitação. Também pode ser usada como uma variável para calcular o valor de conteúdo local em projetos petrolíferos. 

            Explicações: 1. Licença de Comercialização: Em licitações para exploração e produção de petróleo, o "Y" pode representar o preço da licença de comercialização de um determinado bloco ou área; 2. Conteúdo Local: Em projetos de exploração e produção de petróleo, o "Y" pode ser usado para calcular o valor do conteúdo local, que é a parte do investimento que beneficia empresas e trabalhadores locais; e 3. Outras aplicações: Em outros contextos, "Y" pode ser usado como uma variável em fórmulas matemáticas para representar diversas informações relacionadas ao petróleo, como preços, volumes, taxas, etc. Fonte: IA.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA 

 
Saiba mais sobre a História da Assembleia de Deus no Amapá: 

https://memoriaassembleiadedeusnoamapa.blogspot.com
 

 
Quem foi José de Matos e esposa Palmira da Silva?

https://memoriaassembleiadedeusnoamapa.blogspot.com/2024/09/quem-foi-manuel-jose-de-matos-caravela.html
 

 

  

CONSELHO DE PASTORES TERÁ LEI DE UTILIDADE PÚBLICA EM MAZAGÃO. Na sessão da última quarta-feira (18/06), o vereador Otávio Rodrigues representou importantes causas na Câmara Municipal. Apresentou o anteprojeto que concede título de utilidade pública ao Conselho de Pastores de Mazagão, reconhecendo o impacto social da entidade no município.

 

 
ESTADO DE SAÚDE DE JIMMY SWAGGART. O televangelista norte-americano Jimmy Swaggart, de 90 anos, está internado em estado crítico após sofrer uma parada cardíaca na manhã de domingo, 16 de junho. A informação foi confirmada por seu filho, Donnie Swaggart, durante o culto dominical na sede da Igreja Family Worship Center, em Baton Rouge, no estado da Louisiana.

 

 
PASTOR GESIEL SAÚDA PASTORA IZABEL POR PUBLICAÇÃO DE LIVRO. Disse o Pastor Gesiel Oliveira, presidente nacional da APEBE: “Ontem a tarde tive a honra de receber em minha residência a visita do Coronel Jaime Nascimento  acompanhado da Missionária Isabel Sarges que aos 84 anos escreveu um livro com o tema: "CONSOLIDAÇÃO DE NOVOS CONVERTIDOS: UMA NECESSIDADE URGENTE DA IGREJA" abordando a importância e necessidade do discipulado de novos convertidos como estratégia de uma igreja crescente e espiritualmente saudável. Ela estará conosco na Catedral da Assembleia de Deus Zona Norte na próxima segunda feira (23/06). Recomendo a todos que adquiram essa importante obra desta irmã do círculo de oração que quer compartilhar conosco o fruto de um sonho e da persistência que é a produção deste livro, mostrando que nunca é  tarde para começar a busca de um sonho.”.

 

 
ENTENDA PORQUE ISRAEL É O RELÓGIO DE DEUS. Tudo o que está acontecendo, nestes dias, principalmente no oriente médio, devemos está olhando para a figueira que é ISRAEL e ela está logo florescendo, logo ela vai dar frutos.

            Paralelamente a Igreja do SENHOR, Israel luta contra as nações, tem um poder bélico admirável e a ciência e a sabedoria levando-os a ter o exército mais poderoso do mundo em comparação ao tamanho territorial do seu país.

            Na luta contra o país do Irã podemos observar que o Irã é 75 vezes maior, territorialmente falando, que o país de Israel e 9 vezes mais populoso que o país Israel. Concluímos que o país do Irã é um gigante e o país de Israel é um pequeno Davi que continua a lutar e a vencer, amém?

Até a próxima oportunidade... 

 

quarta-feira, 18 de junho de 2025

NOTÍCIAS URGENTES: Pr. Firmino, Sílvia Otoni, Evaldo Mota, os 108 Anos da Pioneira e Agenda do fim de semana...

NOTÍCIAS URGENTES

Pr. Firmino, Sílvia Otoni, Evaldo Mota, os 108 Anos da AD - A Pioneira e Agenda do fim de semana

 

Câmara dos Deputados entrega a 1ª Medalha “Daniel Berg e Gunnar Vingren”

             A Câmara dos Deputados, por meio da Segunda-Secretaria, realizou ontem 3ª feira (17), às 10h30min., no Plenário Ulysses Guimarães, a Sessão Solene da 1ª outorga da recém criada  Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren. O nome é uma homenagem a dois missionários suecos pioneiros fundadores da Igreja Assembleia de Deus no Brasil, que se tornou a maior igreja pentecostal da face da Terra.

            A premiação foi criada pela Resolução CD nº 15, de 18.02.2025, proposta pelo deputado federal paraense Pastor Raimundo dos Santos e é destinada a agraciar personalidades ou instituições que tenham se destacado, nacional ou mundialmente, pela realização de serviços de cunho evangelístico em favor da sociedade. 

            Abrilhantaram a Sessão diversas autoridades políticas e eclesiásticas de todo o Brasil, dentre elas o deputado federal Raimundo dos Santos (PA), autor do projeto de criação da Medalha, deputado federal Gilberto Nascimento (SP), presidente da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, Pastor Hadman Daniel (DF), presidente da Assembleia de Deus da L2 Sul DF, representando o Pastor Samuel Câmara, presidente da Convenção da Assembleia de Deus no Brasil (CADB), Pastor Besaliel Rodrigues (AP), presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, também representando o Pastor Iaci Pelaes, presidente da Assembleia de Deus no Estado do Amapá, Pastor Elias Castilho (DF), representando o Conselho de Pastores do Distrito Federal e a presidência da Apebe – Associação Pró-Evangélica Brasil e Exterior e o Pastor Heraldo Pantoja (AP), dentre outros. 

            A primeira pessoa a receber esta Comenda Legislativa Federal foi o Pastor Firmino da Anunciação Gouveia, presidente emérito da Assembleia de Deus de Belém do Pará, a Igreja-Mãe das Assembleias de Deus no Brasil, fundada exatamente pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, que emprestam os nomes da novel condecoração meritória.

            Em concisa síntese, o Reverendo Firmino Gouveia, que no início deste ano de 2025 comemorou seus 100 (cem) anos de idade, nasceu em Lisboa, Portugal, mas, com três anos de idade, radicou-se no Brasil. Antes de chegar à presidência da Assembleia de Deus de Belém, a qual liderou no período de 1968 a 1997, ocupou diversos cargos antecedentes na referida instituição, inclusive, foi missionário da mesma na Guiana Francesa (Caiena). Devido problemas de saúde, foi representado na cerimônia por Raimundo Sajica que, antes da outorga, assistiu com os presentes um vídeo institucional contando traços da biografia do homenageado e o discurso de honra proferido pelo deputado federal Pastor Raimundo dos Santos.

            Nesta primeira edição da medalha, além do Pastor Firmino Gouveia, foram agraciados com a insígnia: Isamar Pessoa Ramalho, fundador da Convenção Estadual das Assembleias de Deus em Roraima; Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Campus Canoas (RS); Francisco Tércio de Vasconcelos Cordeiro, presidente da Convenção Fraternal de Ministros das Assembleias de Deus em Pernambuco e Nilton dos Santos, presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus de Santa Catarina e do Sudoeste do Paraná.
 
 

Sílvia Otoni lança Videoclipe neste fim de semana

            A cantora gospel amapaense Silvia Otoni lançou, no dia 18 de abril, seu EP “Caminho de Luz – O Tempo de Cantar Chegou”, em comemoração aos seus 35 anos de carreira musical. Agora, ela se prepara para o lançamento do seu primeiro videoclipe oficial, intitulado “QUEM É ESTE?”.

            Silvia é uma cantora do segmento cristão, bastante conhecida no meio artístico e entre o público evangélico, conduzindo sua carreira com dedicação e seriedade. Sua trajetória musical é sólida no estado, com mais de sete álbuns lançados nas plataformas digitais, todos com direitos autorais registrados na UBC (União Brasileira de Compositores), além de milhares de visualizações e inscritos em seu canal no YouTube.

            A produção do videoclipe foi viabilizada por meio do edital 014/2023 LATITUDE ZERO, com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura, Governo Estadual e Governo Federal.

            Silvia Otoni expressa profunda gratidão a Jesus por mais essa conquista e pela realização de um de seus sonhos mais esperados. Para celebrar esse momento, ela convida toda a comunidade cristã e simpatizantes para o Culto de Celebração a Jesus, que acontecerá:

            Dados do Evento:

            Data: 20 de junho de 2025

            Horário: 19h

            Local: Templo sede da Igreja Assembleia de Deus – Ministério de Madureira

            Endereço: Rua José Pinto, nº 140, bairro Pacoval (entrada pelo canal do Jandiá).

             VOCÊ É CONVIDADO ESPECIAL. Fonte: Assessoria Pessoal.

 

Veja Agenda Completa dos 108 Anos da 

Assembleia de Deus - A Pioneira do Amapá

I
 

 

 
CONSELHO DE PASTORES PUBLICA CONDOLÊNCIAS. O Presidente do Conselho Estadual de Pastores, Reverendo Besaliel Rodrigues publicou a seguinte Nota: "É com intenso pesar que soubemos do falecimento de nossa grande amigo, o Reverendo Pastor Evaldo Mota. Informo que conhecia este homem de Deus há 40 (quarenta) anos. Também, destacamos que desde o final da década de 1980, Evaldo Mota passou a compor as fileiras de evangelização do Amapá. Naquela época, de casa em casa, ele levava as boas novas do Evangelho de Cristo Jesus. Foram centenas, quiçá milhares, de almas que encontraram o caminho da Salvação por meio da maneabilidade evangelística de Evaldo Mota. Eu, minha família e os componentes do Egrégio Conselho Estadual de Pastores expressamos os nossos enternecimentos à família enlutada, estendendo aos seus amigos e irmãos em Cristo. Amém.".
 
 
 
CONVITE ESPECIAL 1- Pastor Olegário Lopes, presidentes estadual do Ministério Apostólico Luz e Vida, convida a todos para esta grande Conferência neste fim de semana.
 
 
 
CONVITE ESPECIAL 2- Pastor Jaime Nascimento, presidentes estadual da Assembleia de Deus - Ministério Casa de Graça, convida a todos para participarem desta grande programação realizada pela APEC em seu Ministério este fim de semana.
 
 
Até a próxima oportunidade... 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

ARTIGO DESTAQUE

Dia dos pais e dos advogados e o Caso do Senador Davi

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 858 – 10.08.2025 Dia dos pais e dos advogados e o Caso do senador Davi Dia dos P...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES