Redes Sociais

sábado, 7 de junho de 2025

Hoje é o Dia Nacional do/a Pastor/a (2º domingo de Junho)

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 849 – 08.06.2025

Hoje é o Dia Nacional do Pastor (2º domingo de Junho)

O Conselho Estadual de Pastores do Amapá, neste Dia Nacional do Pastor, traz à memória o legado do Pastor Oton Alencar, que foi sucedido na presidência da AD - A Pioneira pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis.

            O Brasil celebra hoje, o segundo do mês de junho, o Dia Nacional do Pastor. A data comemorada há décadas no Brasil, agora foi transformada pelo Congresso Nacional na Lei Federal nº 14.970, de 13.09.2024, portanto, há nove meses.

 

            Alguns estados e municípios há muito tempo possuem leis locais e regionais próprias sobre a comemoração como, por exemplo, no Estado do Amapá, que tem a: 1) Lei nº 668/2002, que dispõe que todo 2º domingo de junho será comemorado o Dia do “Ministro Evangélico”; 2) Lei nº 2.106/2016, que reserva o 1º domingo do mesmo mês de junho para a celebração do “Dia do Pastor Assembleiano”; 3) Lei nº 2.021/2016, que o “Dia do Obreiro Universal” será no 3º domingo de agosto; e 4) Lei nº 2.488, de 10 de janeiro de 2020, que inseriu no Calendário Oficial do Estado do Amapá o 2º domingo de junho como o “Dia do Pastor Evangélico”.

 

 
Dia do/a Pastor/a 2025 - Lei Federal nº 14.970, de 13.09.2024: Conselho Estadual de Pastores do Amapá celebrou ontem, sábado, 07.06.2025, pela manhã, pois, neste domingo, dia oficial, a data será comemorada em todas as igrejas evangélicas da Capital e do Interior.

            A origem dessa homenagem aos pastores evangélicos é desconhecida, mas registros antigos da Convenção das Igrejas Batistas Independentes informam que desde a década de 1950 se comemora o Dia do Pastor no âmbito daquela denominação. Nos últimos anos a data passou a ser oficializada em algumas localidades por meio de leis municipais ou estaduais por todo o país, como dito no início.

            De forma equivocada e distorcida, a maioria das pessoas pensa que o papel do pastor no seio da sociedade se resume apenas a dirigir cultos e ministrar a palavra de Deus. Não. Esta função é muito mais ampla e é exercida com base no que diz a Bíblia sobre a vida de Jesus, o Bom Pastor. Jesus pregava a palavra, mas, também, curava os enfermos, libertava os cativos e saciava a fome dos seus seguidores por meio de multiplicações de pães e peixes. Este conjunto de ações espirituais e materiais é denominado de Evangelho Pleno e explicita a função social e política dos sacerdotes no mundo inteiro.

            Então, o pastor não somente prega a palavra de Deus. Também exerce função social estratégica no seio da sociedade, preocupando-se também com a situação social, jurídica e econômica das pessoas. Mas, deve exercer seu ministério de forma discreta e articulada, para não gerar querelas em meio à sociedade.

            Agora, destacando os aspectos jurídicos desta carreira ministerial, por ser o pastor uma autoridade eclesiástica, possui várias prerrogativas constitucionais, a saber: 1- Acesso livre a entidades de internação coletiva (CF, art. 5º, VI); 2- Liberdade profissional (CF, art. 5º, XIII); 3- Segredo profissional (CF, art. 5º, XIV c/c CPP, art. 207); 4- Isenção do serviço militar obrigatório (CF, art. 143, §2º); 5- Imunidade tributária (CF, art. 150, VI, b. Obs.: STF estendeu ao exercício pastoral); etc.

            Os pastores também possuem prerrogativas legais: 1- Direito a prisão especial – CPP, art. 295, VIII (espera-se que isso não aconteça); 2- O poder de declarar óbito (Lei 6.015/1973, art. 79, 5º); 3- Regime especial de citação (CPC, art. 244, I); 4- Regime previdenciário específico (LBPS, art. 11, V, c); 5- Direito ao visto diplomático (missão religiosa – Lei 6.815/1980, art. 13, VII); 6- Direito a espórtulas/prebendas, com isenção previdenciária, por ser apenas ajuda de custo (Lei 8.212/91, art. 22); 7- Direito de não ser revistado (Normas do CNPCP – Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária) etc.

Pastor Besaliel Rodrigues, há 35 anos atrás, ao lado de seu finado pai Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues. Uma homenagem aos pastores pioneiros que já se foram, mas deixaram grande legado

            Ainda, de forma difusa, os pastores possuem outras prerrogativas, tais como: 1- Realizar casamentos; 2- Emitir documentos com fé pública: cartas, recomendações, certidões; 3- Realizar cerimônias fúnebres; 4- Ter acento destacado em público; 5- Imunidade verbal mista; 6- Pronome de tratamento especial (Reverendo, p. ex.); 7- Direito à vitaliciedade ministerial etc.

            Como autoridades eclesiásticas, ao lado das autoridades civis, políticas e militares, os pastores são importantes para a concretização dos direitos difusos e sociais, para o funcionamento da República e para o Estado Democrático de Direito. Vejamos algumas nuances jurídicas da carreira pastoral:

            Na esfera do Direito Constitucional, os pastores são os guardiões mormente da liberdade religiosa (CF, art. 5º) e do Estado laico (CF, preâmbulo e art. 19). Mas, estarão também atentos aos interesses religiosos coletivos, como feriados evangélicos, cultura evangélica, acessibilidade em geral (direitos difusos), enfim, tudo nos termos da Constituição Federal.

            No âmbito do Direito Tributário, de acordo com a Instrução 1.599/2013, da Receita Federal, Nota 1.420/2013, são os responsáveis legais pelos documentos mínimos internos das entidades religiosas, a saber: ata de fundação e atas de renovação da diretoria, estatuto e regimento interno, certidão de pessoa jurídica, CNPJ, balanço anual, inventário, conta bancária, alvarás (ambiental, da prefeitura, dos bombeiros e vigilância sanitária), declarações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, pela busca das leis de Utilidade Pública e do registro de suas associações nos Conselhos de Assistência Social etc.

            Estas informações são apenas ilustrativas, as quais citamos como homenagem a estes destemidos guerreiros de Deus no seio da Humanidade.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Conselho Estadual de Pastores do Amapá realizou Café de Comemoração ao Dia Nacional do Pastor.

2- Pastor Iaci Pelaes dos Reis e Pastor Oton Alencar líderes de centenas de pastores no Amapá.

3- Pastor Besaliel Rodrigues, filho do Pastor Lourenço Rodrigues, o ministério passando de geração.


GESTÃO

Nossa homenagem a todas as pastoras do Amapá e do Brasil, pelo seu dia.

Julia Galvão de Lima Bueno Aza. Esposa de Clímaco Bueno Aza, cofundador da Assembleia de Deus em Macapá/AP, é considerada uma das cem mulheres mais importantes do pentecostalismo brasileiro, conforme registrado em sua biografia publicada pela Editora CPAD, no livro intitulado “100 cem Mulheres que fizeram a história das Assembleias de Deus no Brasil”, de autoria de Isael Araújo. Também, Carlos Eduardo Sousa, em sua Obra “Climaco Bueno Aza: a relevância do evangelista colombiano na propagação da mensagem pentecostal no Brasil”, lançada pela Servus Publicações, 2002, às pgs. 93-97, relata dados da vida de Julia Galvão de Lima. Ainda, Silas Daniel, no livro “História da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, RJ: CPAD, 2004”, pgs. 241-243, fala de Julia Galvão.

            Julia Galvão nasceu em 1890. Casou aos 26 anos com Climaco, que tinha 42 anos, no Rio Grande do Norte e permaneceu casada com ele por 34 anos e, juntos, tiveram quatro filhos, dos quais um, o Gamaliel Bueno Galvão, foi deputado federal pelo estado do Paraná, no período de 1975-1978. Ficou viúva aos 60 anos de idade.

 

ESPECIAL

Dica de livro à nova geração de pastores/as.

Sugestão de Leitura nº 23. LivroGestão de Igrejas”. Autor: Besaliel Rodrigues. Macapá/AP: Gráfica JC, 2020, 32p. 

            Trata-se de uma republicação atualizada do livro “Teologia Administrativa: O Obreiro Local”. O autor, na qualidade de Pastor Presidente da Convenção de Pastores UFIADAP, de Advogado da OAB/AP e Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP reeditou seu trabalho voltado para Obreiros, o qual foi publicado no contexto da EBO – Escola Bíblica de Obreiros Anual da Convenção UFIADAP, realizada virtualmente pela internet, nos dias 16 e 17.09.2020, devido à pandemia do coronavirus.

            O livro está estruturado em três capítulos: 1- O Obreiro; 2- A Obra; e 3- Conselhos gerais. Na 1ª parte explica-se a origem, a fundamentação bíblica e as tarefas de cada obreiro (auxiliares, diaconia, presbitério, líderes de departamentos etc.) dentro da Igreja; na 2ª etapa, o autor comenta como devem ser realizadas as diversas modalidades de reuniões eclesiásticas; por fim, a 3ª seção vem com indicações de leituras, de corinhos adequados para cada oportunidade litúrgica.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Otniel, líder por excelência. Juízes 3.10: “E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel e saiu à peleja; e o Senhor deu na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; e a sua mão prevaleceu contra Cusã-Risataim.”. De origem hebraica, Otniel significa “Poder de Deus”.

            Contexto histórico: Foi o primeiro juiz de Israel após a morte de Josué, liderando o povo na libertação da opressão do rei Cusã-Risataim. Ele era filho de Quenaz e sobrinho de Calebe, da tribo de Judá. Otniel liderou as forças militares de Israel e restaurou a adoração a Deus. Foi casado com Acsa, filha de Calebe. É considerado a versão do “Sansão que deu certo”, em contraste com a vida irregular de Sansão e Dalila.

            Lições de vida: 1. Liderando em tempos de crise e opressão (João 16.33); 2. Restaurando a adoração a Deus (Levítico 6.8-13); 3. Restabelecendo a confiança em seguir a Deus (Provérbios 3.5); 4. Exemplo de coragem e fidelidade (2 Tm 1.7); 5. Período de paz e estabilidade (Juízes 3.11). Otniel é um exemplo de vida que deu tudo certo, pois esta é a vontade de Deus para nós.

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra W. Wildcat. Expressão inglesa que, traduzida ao pé da letra, significa “gato selvagem”. Na linguagem técnica do petróleo, designa “poço pioneiro”. Para Jucy Neiva, o poço pioneiro “é o primeiro que surge numa área previamente delimitada, apontada graças aos estudos geológicos ou geofísicos ou ambos. Quanto mais desconhecida for a geologia de uma área, eventualmente petrolífera, tanto menor será a probabilidade de encontrar-se petróleo na perfuração pioneira. E, frequentemente, apesar de indícios geológicos satisfatórios, os esforços despendidos podem resultar em malogro”. Fonte: NEIVA, Jucy, Conheça o petróleo. Prefácio de Ozires Silva, 5ª Ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986, p. 65.

            Hodiernamente, esta realidade está bem diferente. Atualmente o volume de estudos sobre a geologia do planeta é enorme e a tecnologia petrolífera está muito avançada. As potencialidades dos Wildcats de hoje são detectadas com ciência de ponta, sustentada com poderosa rede de satélites, inclusive com inteligência artificial. A questão, agora, não é mais de probabilidade, mas sim de viabilidade econômica e ambiental.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

 
Conselho inaugura Gabinete Estadual no Dia do/a Pastor/a. Além do Coquetel Especial, da entrega de Comendas Eclesiásticas e sorteio de brindes literários, na mesma oportunidade foi inaugurada a Sede Estadual do Conselho de Pastores do Amapá. Endereço: Av. Sebastião Lamarão, nº 2620, 3º Andar, Bairro Jardim II, próximo ao “Projeto Minha Gente”, Zona Norte – CEP 68.909-815 – Macapá/AP. Cel./Zap (96) 99123-5663.
 
 

 
SANTANA GANHA CONSELHO MUNICIPAL DE PASTORES. A cerimônia de instalação do referido Conselho está acontecendo neste momento, domingo, 08.06.2025, das 9 às 11h. O Conselho Estadual de Pastores está dando posse como presidente do Conselho Municipal de Pastores o Reverendo Iveraldo Uchoa, presidente da Igreja AD - Ministério de Madureira da 2ª maior Cidade do estado do Amapá.
 
 
 
DATA MEMORÁVEL: Hoje ´é o aniversário de fundação do jornal Brasil Presbiteriano, órgão da Igreja Presbiteriana do Brasil, fundado em 8 de junho de 1958. Antes, em 1864 a comunicação presbiteriana ficava por conta do Rev. Ashbel Green Simonton, com o primeiro jornal evangélico do Brasil, o Imprensa Evangélica, que circulou até 1892. Nesse período nasceu o segundo periódico presbiteriano, O Púlpito Evangélico, fundado pelo Rev. Emanuel Vanorden, distribuído até 1875. Anos mais tarde, no dia 8 de junho de 1899, passou a circular outro informativo no meio presbiteriano, O Puritano. Foi fundado no Rio de Janeiro (RJ), pelo Rev. Álvaro Reis, ao lado dos seus colegas Antônio Trajano, Erasmo Braga e Franklin do Nascimento. Já em 1909 foi criada outra publicação em Garanhuns, com o nome de O Norte Evangélico, dirigido pelo Rev. Jerônimo Gueiros. Mas foi em 1958 que o órgão oficial de comunicação da IPB, o Brasil Presbiteriano, foi fundado, resultante da fusão dos jornais mencionados acima: O Norte Evangélico e O Puritano]. Fonte: Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.
 
 
 
PASTORES NA RÁDIO DA ALAP. O Programa "Viva com Deus", capitaneado pelo Pastor João Gilberto, veiculado pela Rádio da Assembleia Legislativa do Estado - ALAP, recebeu ontem, sábado, das 11 ao meio dia, os seguintes pastores convidados: Rev. Pr. Denis Albuquerque, representando a Aliança Pastoral do Amapá, Rev. Pr. Luiz Fernandes, novo presidente estadual da AD - Igreja do Avivamento; e o Rev. Bispo Francisco Chagas, presidente estadual da AD - Ministério de Jesus Cristo. 
 
 
DE FÉRIAS NO ESTADO DO PARÁ. O pastor e empresário Daniel Deusdete e esposa pastora e psicóloga Juci Cristaldo, donos da Editora e Livraria Os Semeadores, de Brasília/DF, estão curtindo merecidas férias de dez dias em Belém e Salinas, no estado do Pará. Recebam aquele abraço.
 
 
 
ESCRITOR BESALIEL NA FELIB 2025. O advogado, professor e escritor Besaliel Rodrigues, por meio de seu livro "Constituição Federal comentada à luz da Bíblia", está participando da FELIB - Feira Literária de Brasília, que está acontecendo ao lado da Biblioteca Federal na Capital Federal, de 05 a 14.06.2025. 
A participação está sendo por meio do GREEB - Grupo de Escritores Evangélicos do Brasil, cuja coordenadora nacional é a escritora Cilsa Tavares
 
 
 Até a próxima oportunidade...

 


 

Um comentário:

  1. Nos sentimos abençoados com o carinho e o carisma do pr. Besaliel Rodrigues que sempre se.esforça por nos manter atualizados com boas e salutares notícias. Nossa gratidão!

    ResponderExcluir

ARTIGO DESTAQUE

Maduro se segura nos evangélicos da Venezuela para não cair

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 859 – 17.08.2025 Maduro se segura nos evangélicos da Venezuela para não cair O ditad...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES