Redes Sociais

sábado, 12 de julho de 2025

O que são pastores negligentes?

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 854 – 13.07.2025

O que são pastores negligentes?

1. Existem pastores negligentes? Este tema é indigesto, pois se fala mais de cristãos negligentes. De regra, falar de clérigos descuidados gera desconforto entre a liderança e a membresia, pois, biblicamente, os sacerdotes são representantes de Deus na Terra. Mas, alguns deles não zelam desta missão tão nobre e outros se fazem pastores por conta própria e, então, nada dá certo em suas vidas.

            Assim, pastores negligentes são aqueles que falham em suas responsabilidades com o rebanho, seja por descuido, falta de interesse ou outros motivos. O termo "negligente" refere-se àqueles que não cumprem seus deveres, seja por não terem o “chamado” (vocação, dom), ou por preguiça ou omissão. O desleixo pastoral pode levar a consequências graves para a comunidade, incluindo a dispersão e o sofrimento das ovelhas, além das óbvias e inevitáveis sequelas pessoais. 

2. O que diz a Bíblia? A negligência pastoral é um tema recorrente nas Escrituras, especialmente nos livros de Jeremias e Ezequiel, onde Deus critica os líderes religiosos que falham em cuidar do seu povo.

            No livro de Jeremias Deus expressa sua ira contra os pastores que dispersam e não cuidam do seu rebanho. Diz Jeremias 23.1-4: “¹ Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. ² Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. ³ E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão e se multiplicarão. ⁴ E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor.”.

            O livro de Ezequiel descreve um cenário semelhante, onde os líderes são comparados a pastores que cuidam apenas de si mesmos, em vez de alimentar e proteger o povo. Diz Ezequiel 34.1-6: “1. E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim, se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure ou busque.”.

3. Formas de negligências: A negligência pastoral pode se manifestar de quatro principais formas:

            a) Falta de cuidado pastoral: Falha em oferecer apoio espiritual, aconselhamento, ensino e acompanhamento aos membros da igreja;

            b) Dispersão do rebanho: Não promover a unidade e o cuidado mútuo entre os membros, levando à divisão e ao afastamento;

            c) Falta de vigilância: Não proteger o rebanho de falsos ensinamentos ou práticas nocivas;

            d) Abuso de poder: Utilizar a posição pastoral para benefício próprio ou para manipular membros.

            4. Principais consequências: A negligência pastoral pode ter quatro principais consequências devastadoras para a igreja e para os indivíduos, incluindo:

            a) Perda de fé: Membros podem se desiludir e abandonar a igreja devido à falta de cuidado e liderança;

            b) Danos emocionais e espirituais: Indivíduos podem sofrer feridas emocionais e espirituais por causa da falta de cuidado e apoio;

            c) Crescimento espiritual comprometido: A falta de liderança adequada pode impedir o crescimento espiritual dos membros;

            d) Divisão e conflitos: A negligência pastoral pode levar à divisão e aos conflitos dentro da igreja.

            5. Conclusão: Diante disso, é fundamental que pastores e líderes religiosos sejam vigilantes em suas responsabilidades e se esforcem para oferecer um cuidado pastoral adequado ao seu rebanho. Por fim, não se meta a ser pastor como se fosse um empregou, ou com o intuito de querer ser líder na “marra”, ou com a finalidade de receber ou não entregar o dízimo, etc., pois, no final, não vai dar certo. O pastorado é uma vocação. Fonte: Com informações da internet.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Conselho Estadual de Pastores do Amapá cuidando daqueles que cuidam de nós.

2- O verdadeiro pastor cuida das pessoas. Jesus deu o exemplo maior de bom pastor.

3- As pessoas precisam ser alimentadas pela palavra de Deus pregada pelos pastores.


GESTÃO

Casal Bodas de Prata. O Casal Lourenço Ferreira Rodrigues Filho e Selma da Silva Queiroz Rodrigues está celebrando 25 Anos de feliz e abençoada união conjugal. Ele nasceu em Beltera/PA e é filho caçula de Lourenço Ferreira Rodrigues e Maria Soares de Oliveira Rodrigues. Ela nasceu em Almeirim/PA e é filha primogênita de José Francisco de Queiroz e Dalvanira da Silva Queiroz. Os consortes casaram no ano 2000 e tiveram (têm) dois filhos: Lourrane e Lourenço Neto.

            A esposa Selma Queiroz é empresária, atuando no segmento de autoescola, formada em teologia e pastora. O marido Lourenço Filho também é pastor, além de teólogo, geógrafo e advogado especialista em Direito do Trânsito e Direito do Trabalho.

            Este ano de 2025 tem sido o melhor da vida do Casal Aniversariante, pois, juntos, inauguraram o prédio próprio da sede estadual de suas empresas, ele completou cinquenta anos de idade, a filha passou para o Curso de Direito da Ueap, o filho passou a ter escritório próprio e a esposa assumiu a gerência geral da matriz. Parabéns!

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 28. Livro Petróleo: Exploração, produção e transporte sob a óptica do Direito Ambiental”. Autora: Carol Manzoli Palma, Campinas/SP: Millennium Editora, 2011, 226p.

     Baseado em um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o livro trata do aspecto jurídico-ambiental do petróleo. Analisando o setor petrolífero, atividades de busca, produção desse combustível, porém, não sendo abordadas as refinarias e postos de combustíveis, mas com o foco inicialmente na estrutura da legislação ambiental nos parâmetros da nossa atual vigente Constituição. Sendo estruturada através de uma busca bibliográfica nacional e internacional, é considerado um trabalho que almeja ir além do Direito tradicional, obtendo informações fundamentadas na prática do dia a dia desses especialistas.

            A leitura traz-nos reflexões sérias, bem alicerçadas e sem preconceitos sobre a exploração petrolífera no mar e a utilização da atividade sísmica e a relação com as questões ambientais. De outro lado, a publicação aborda três importantes cases referentes a desastres ambientais conhecidos e pouco estudados no Brasil.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Barzilai, o amigo nas adversidades. 2 Sm 19.39: “Havendo, pois, todo o povo passado o Jordão, e passando também o rei, beijou o rei a Barzilai, e o abençoou; e ele voltou para o seu lugar.” O nome Barzilai vem do hebraico e significa “ferro”, ou “encandecido”, ou “avermelhado”.

            Contexto histórico: Diz 2 Sm 19.31-40 que Barzilai é um personagem da localidade de Rogelim, da tribo de Gileade, que ofereceu apoio e recursos a Davi durante sua fuga da rebelião de Absalão. O texto bíblico narra o encontro de Barzilai com o Rei Davi após a rebelião de Absalão. Barzilai, um homem idoso e rico, havia ajudado Davi quando este estava exilado em Maanaim e agora o acompanha na travessia do rio Jordão. Em gratidão pela acolhida e apoio, Davi convida Barzilai para ir com ele a Jerusalém, mas Barzilai, com 80 anos, declina o convite, preferindo permanecer em sua terra e ser sepultado com seus pais.

            Lições de Vida: 1. Amizade verdadeira (empatia); 2. Generosidade (sincera); 3. Equilíbrio nas decisões (sabia o seu lugar); 4. Não era oportunista (altruísta); 5. Vida avivada (pelo Espírito Santo). Amém.

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra B. Boom econômico. Com a descoberta de uma das maiores jazidas de petróleo do planeta, em Oiapoque, na Costa Norte do Estado do Amapá, o referido município está passando por um “boom” econômico, ou seja, antes mesmo do início da produção do petróleo, a economia local está superaquecida.

            Em estudo especializado, Maria Amélia Enríquez mostra que a exploração dos minérios tende a provocar, inicialmente, um boom econômico, associado à euforia da população local, mas isso pode trazer (e geralmente traz) “problemas” de escassez, notadamente após o esgotamento das reservas existentes na jazida. Por conta disso, o que era visto como uma bênção, uma dádiva de Deus, poderá converte-se em pesadelo, pois com a cessação dos recursos financeiros que dantes caíam na conta da Prefeitura, o gestor público e a comunidade ficaram sem sua principal fonte de receita, a fim de suportar despesas com direitos sociais daí decorrentes (segurança pública, saúde, educação, combate à pobreza, dentre outros). Fonte: ENRIQUEZ, Maria Amélia. Mineração: Maldição ou dádiva? Os dilemas do desenvolvimento sustentável a partir de uma base mineira. São Paulo: Signus, 2008.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

VEJA... PASTOR MARCO FELICIANO FALA DOS JUDEUS NO AMAPÁ. 

Aconteceu na Festa dos 108 da Assembleia de Deus no mês passado, jun/2025.

 

VEJA... OAB/AP vai criar a Comissão Especial do Advogado Evangélico. Promessa foi feita durante a Marcha Para Jesus realizada em Macapá/Ap no último dia 05.07.2025, pelo presidente da Entidade, o Exmo. Dr. Advogado Israel da Graça.

 

FOTOS DE DOIS PONTOS TURÍSTICOS EVANGÉLICOS DE MACAPÁ/AP 

As Tábuas dos Dez Mandamentos, localizadas na Praça do Barão, na esquina da Av. FAB com a Rua Cândido Mendes, em frente à antiga "Casa do Governador".

 

O Batistério Público Municipal, construído pela Prefeitura de Macapá, com base na Constituição Federal, art. 19, I, localizado às margens do rio Amazonas, ao moldes do Batistério Público Judaico do Rio Jordão, em Israel, na Ásia.

 

EBF 2025 DA AD - SHAMMAH. Escola Bíblica de Férias coordenada pela Pastora Eliédi Rosa, da Assembleia de Deus - Ministério Jeová Shammah, localizada na Rod. JK, Km 7, igreja presidida pelo Pastor Max David Rodrigues.

 

 

LIDERANÇAS DO CONSELHO DE PASTORES. Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, com o Pastor Iveraldo Uchoa, presidente do Conselho Municipal de Pastores de Santana/AP.

 


 Tenha uma semana tremendamente abençoado por Deus...


 


 


 


 


 

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DESTAQUE

Maduro se segura nos evangélicos da Venezuela para não cair

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 859 – 17.08.2025 Maduro se segura nos evangélicos da Venezuela para não cair O ditad...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES