Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 858 – 10.08.2025
Dia dos pais e dos advogados e o Caso do senador Davi
Já em terras brasileiras, a data foi comemorada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953. Criada pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor de um jornal e de uma rádio no Rio de Janeiro, o objetivo do “Dia do Papai” era tanto para reconhecimento da figura paterna, quanto para atrair anunciantes e alavancar as vendas varejistas no país.
Como a população era predominantemente constituída por católicos, a ideia da data foi escolhida justamente para coincidir com o dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família, por ser pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo.
Anos depois, por motivos comerciais, foi decidido que a comemoração seria no segundo domingo do mês de agosto. A mudança aconteceu, pois o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio. Mas, há também quem diga que o motivo principal era para que a data fosse celebrada sempre aos domingos, dia em que a maioria dos pais está de folga, permitindo que a família se reunisse e festejasse por mais tempo esse momento especial. E assim permanece até hoje.
Nota Pública de Parabéns aos pais: O Reverendo Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, parabeniza a todos os pais, pela celebração desta data, oferecendo a todos a citação bíblica de João 3.16, que diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”. E Besaliel acrescentou: “Que Deus, o nosso Pai Maior, em sua infinita bondade, possa abençoar cada vez mais, a nós, pais, na oração, na criação e na condução de nossos filhos enquanto vivermos. Parabéns para nós”, finalizou.
Nota Pública de Parabéns aos pais: O advogado, professor do Curso de Direito da Unifap e Pastor Besaliel Rodrigues, presidente da Academia de Advogados Escritores da OAB/AP, parabeniza a todos os advogados, pela celebração desta data, oferecendo a todos a citação bíblica de 1 Jo 2.1, que diz: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”. Disse Besaliel: “Esta passagem bíblica mostra explicitamente que lá no Céu, atualmente, Jesus Cristo está desempenhando o papel de advogado de nossas vidas perante Deus. Com isso, também podemos dizer que a advocacia aqui na Terra desempenha um papel sagrado: o de defender as pessoas em suas lutas, desditas e tribulações. Felicitações a todos nós que exercermos este belo sacerdócio.”.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Saudoso Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues, com o filho Pastor Besaliel Rodrigues.
2- A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) celebra em todo o país o Dia do Advogado.
3- Davi do Amapá, presidente do Congresso Nacional, o mais poderoso poder popular da República.
GESTÃO
Dois amigos eternos. Nesta semana faleceu em Belém do Pará o conhecidíssimo Pastor Firmino da Anunciação Gouveia. Em reflexão ao fato, a Pastora Juracy Alencar nos envio o seguinte Zap: “Oton Miranda de Alencar & Firmino da Anunciação Gouveia. Vieram ao mundo para servir ao mestre Jesus. O maior prazer de suas vidas era estudar, ler, escrever e falar sobre a palavra de Deus (Tm 4.15-16). Quando Oton e eu éramos estudantes em Belém do Pará (UFPA), fomos membros da Assembleia de Deus em Belém, pastoreada pelo Pastor Firmino. Quando se encontravam, presenciava as conversas dos dois; o assunto principal: A Palavra de Deus. Felizes foram os que tiveram horas, dias e anos convivendo com esses propagadores da Palavra. Voltaram ao lar: +Oton 19/07/2023 e +Firmino 05/08/2025. A nós, cabe seguir seus ensinamentos e aguardar o reencontro na Glória.”.
A Pastora Juracy e esposo Oton Alencar, presidiram por décadas a Assembleia de Deus no Estado do Amapá e o Pastor Firmino Gouveia, também por décadas, presidiu a Assembleia de Deus em Belém do Pará. Ambos os líderes foram contemporâneos e muito amigos. Amém.
ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 32. Livro “Direito Internacional do Petróleo: o compartilhamento de petróleo e gás natural entre Estados”. Autor: Diogo Pignataro de Oliveira, Rio de Janeiro: Synergia, 2013, 426p.
Esta Obra tem por objeto estudar o compartilhamento de recursos naturais entre Estados soberanos é um assunto que relaciona diversos aspectos do Direito Internacional Público, bem como do Direito Constitucional dos Estados, quando mais especificamente se volta à execução e aplicação de acordos internacionais que regulamentam o aproveitamento de bens comuns soberanamente. Neste contexto, por serem recursos naturais detentores de características insitas que lhes possibilitam a migração constante e o depósito em posições transfronteiriças, terrestres ou marítimas, o petróleo e o gás natural surgem como bens que, quando compartilhados, necessitam de um aparato jurídico complexo que regulamente sua exploração e produção, de maneira a não afetar os direitos soberanos dos envolvidos. Acordos internacionais precisam ser estabelecidos com o objetivo de viabilizar a produção conjunta de tais produtos.
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Febe, auxiliadora por excelência. Romanos 16.1 e 2: “¹Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencreia, ² para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.”. Febe vem do grego e significa “brilhante”.
Contexto histórico: Citada na Epístola aos Romanos 16. 1 e 2, foi uma personagem feminina cristã da cidade de Cencreia, antiga cidade grega portuária. Febe é descrita como serva (ou diaconisa) da igreja local e uma grande auxiliadora de Paulo. Paulo a recomenda aos cristãos romanos, mencionando seu papel como portadora da carta para eles e como alguém que os romanos deveriam receber e ajudar.
Lições de Vida: 1. Foi a 1ª Diaconisa da Bíblia (Rm 16.1); 2. Uma mulher de fé prática (Tg 1.22); 3. Possuía caráter nobre (2 Co 8.21); 4. Disponibilidade em servir (1 Tm 3.13); 5. Acolhedora (Gl 6.2); 6. Protetora (Cl 3.23 e 24); 7. Cristã exemplar (Tt 2. 7 e 8).
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra F. Frente Parlamentar do Petróleo do Amapá. A Frente Parlamentar em Defesa da Exploração Sustentável do Petróleo da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá foi criada em 2023 e é presidida pelo deputado estadual Delegado Inácio Monteiro.
A Frente Parlamentar, com prazo de validade de dois anos ou até que se atinja o seu objetivo, terá como principal finalidade, acompanhar, fiscalizar e garantir o processo de licenciamento necessário à exploração do petróleo, a fim de acelerar o processo de implantação da indústria na região. "Em síntese, a Frente Parlamentar visa promover o desenvolvimento econômico da região por meio da exploração sustentável do petróleo na Margem Equatorial com a participação de diversos atores e ações para garantir que a indústria seja implantada de forma ágil, transparente e responsável, gerando mais empregos e renda para a população local", destacou deputado Del. Inácio.
O Plano Estratégico da Petrobras para a região se estenderá até 2026. Fonte: Site da ALAP.
OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA
Até a próxima oportunidade...