Redes Sociais

sábado, 9 de agosto de 2025

Dia dos pais e dos advogados e o Caso do Senador Davi

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 858 – 10.08.2025

Dia dos pais e dos advogados e o Caso do senador Davi

Dia dos Pais: O Advogado Dr. Besaliel Rodrigues, com seu saudoso pai Pr. Lourenço Rodrigues, no final da década de 1980.Saudades eternas!  
 
1. Quem inventou o Dia dos Pais? Ao pesquisar o tema na internet temos que, segundo historiadores, foram encontrados indícios de que a prática de homenagear os pais já existia há mais de quatro mil anos. Foram descobertas diversas mensagens em placas de argilas, escritas por um garoto babilônio, que desejava boa saúde, sorte e vida longa ao seu pai. 

            Já em terras brasileiras, a data foi comemorada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953. Criada pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor de um jornal e de uma rádio no Rio de Janeiro, o objetivo do “Dia do Papai” era tanto para reconhecimento da figura paterna, quanto para atrair anunciantes e alavancar as vendas varejistas no país.

            Como a população era predominantemente constituída por católicos, a ideia da data foi escolhida justamente para coincidir com o dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família, por ser pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo.

            Anos depois, por motivos comerciais, foi decidido que a comemoração seria no segundo domingo do mês de agosto. A mudança aconteceu, pois o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio. Mas, há também quem diga que o motivo principal era para que a data fosse celebrada sempre aos domingos, dia em que a maioria dos pais está de folga, permitindo que a família se reunisse e festejasse por mais tempo esse momento especial. E assim permanece até hoje. 

            Nota Pública de Parabéns aos pais: O Reverendo Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, parabeniza a todos os pais, pela celebração desta data, oferecendo a todos a citação bíblica de João 3.16, que diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”. E Besaliel acrescentou: “Que Deus, o nosso Pai Maior, em sua infinita bondade, possa abençoar cada vez mais, a nós, pais, na oração, na criação e na condução de nossos filhos enquanto vivermos. Parabéns para nós”, finalizou.

2. Dia dos advogados. O Dia do Advogado é celebrado todo ano, em 11 de agosto, data em que se comemora a criação dos dois primeiros cursos de direito no Brasil, em 1827. As faculdades foram estabelecidas em Olinda (PE) e São Paulo (SP) por Dom Pedro I, marcando o início do ensino jurídico no país. A data é uma homenagem à importância da advocacia na defesa dos direitos e na manutenção da ordem social, sendo considerada uma profissão essencial para a administração da justiça.

            Nota Pública de Parabéns aos pais: O advogado, professor do Curso de Direito da Unifap e Pastor Besaliel Rodrigues, presidente da Academia de Advogados Escritores da OAB/AP, parabeniza a todos os advogados, pela celebração desta data, oferecendo a todos a citação bíblica de 1 Jo 2.1, que diz: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”. Disse Besaliel: “Esta passagem bíblica mostra explicitamente que lá no Céu, atualmente, Jesus Cristo está desempenhando o papel de advogado de nossas vidas perante Deus. Com isso, também podemos dizer que a advocacia aqui na Terra desempenha um papel sagrado: o de defender as pessoas em suas lutas, desditas e tribulações. Felicitações a todos nós que exercermos este belo sacerdócio.”.

3. Senador Davi está com a oportunidade perfeita para salvar o Brasil. Estamos vivendo uma das fases mais difíceis da história do Brasil. Neste momento, o presidente do principal poder da República é um senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre, que está cumprindo seu segundo mandato como senador e como presidente daquele poder constitucional. Mas, não sabemos o que está acontecendo nos bastidores e nem quem são ou os que estão falando, orientando ou dizendo os principais assessores e aliados a Davi. Entretanto, daqui de fora, de longe, estamos observando que este é o melhor momento de um dos ministros do STF ser “impeachmado”. Caso o senador Davi tivesse bons conselheiros, ele poderia aproveitar o clima e resolver todos os problemas que estamos vivendo com um lance só. Qual? Pautar apenas o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Para tal, o senador Davi teria que ter maturidade, discernimento e “visão de lince”. Por quê? Porque o principal problema atual do Brasil é esse ministro. Então, instaurado o impeachment: a) O ministro obrigatoriamente deverá se afastar do cargo por seis meses e sairia de cena; b) Com isso, neste momento, um temor generalizado se instalaria nos demais pares, que pensariam mil vezes antes de se utilizarem do STF para retaliar parlamentares; c) As tensões com os EUA seriam desfeitas; e d) O país voltaria à normalidade. E por que o senador Davi não utiliza esta carta que tem “na manga”? Será que ele vai ser alcançado pela Lei Magnitsky? O que você acha? Por que será? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Saudoso Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues, com o filho Pastor Besaliel Rodrigues.

2- A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) celebra em todo o país o Dia do Advogado.

3- Davi do Amapá, presidente do Congresso Nacional, o mais poderoso poder popular da República.


GESTÃO

Dois amigos eternos. Nesta semana faleceu em Belém do Pará o conhecidíssimo Pastor Firmino da Anunciação Gouveia. Em reflexão ao fato, a Pastora Juracy Alencar nos envio o seguinte Zap: “Oton Miranda de Alencar & Firmino da Anunciação Gouveia. Vieram ao mundo para servir ao mestre Jesus. O maior prazer de suas vidas era estudar, ler, escrever e falar sobre a palavra de Deus (Tm 4.15-16). Quando Oton e eu éramos estudantes em Belém do Pará (UFPA), fomos membros da Assembleia de Deus em Belém, pastoreada pelo Pastor Firmino. Quando se encontravam, presenciava as conversas dos dois; o assunto principal: A Palavra de Deus. Felizes foram os que tiveram horas, dias e anos convivendo com esses propagadores da Palavra. Voltaram ao lar: +Oton 19/07/2023 e +Firmino 05/08/2025. A nós, cabe seguir seus ensinamentos e aguardar o reencontro na Glória.”.

            A Pastora Juracy e esposo Oton Alencar, presidiram por décadas a Assembleia de Deus no Estado do Amapá e o Pastor Firmino Gouveia, também por décadas, presidiu a Assembleia de Deus em Belém do Pará. Ambos os líderes foram contemporâneos e muito amigos. Amém.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 32. Livro “Direito Internacional do Petróleo: o compartilhamento de petróleo e gás natural entre Estados”. Autor: Diogo Pignataro de Oliveira, Rio de Janeiro: Synergia, 2013, 426p.

            Esta Obra tem por objeto estudar o compartilhamento de recursos naturais entre Estados soberanos é um assunto que relaciona diversos aspectos do Direito Internacional Público, bem como do Direito Constitucional dos Estados, quando mais especificamente se volta à execução e aplicação de acordos internacionais que regulamentam o aproveitamento de bens comuns soberanamente. Neste contexto, por serem recursos naturais detentores de características insitas que lhes possibilitam a migração constante e o depósito em posições transfronteiriças, terrestres ou marítimas, o petróleo e o gás natural surgem como bens que, quando compartilhados, necessitam de um aparato jurídico complexo que regulamente sua exploração e produção, de maneira a não afetar os direitos soberanos dos envolvidos. Acordos internacionais precisam ser estabelecidos com o objetivo de viabilizar a produção conjunta de tais produtos.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Febe, auxiliadora por excelência. Romanos 16.1 e 2: “¹Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencreia, ² para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.”. Febe vem do grego e significa “brilhante”.

            Contexto histórico: Citada na Epístola aos Romanos 16. 1 e 2, foi uma personagem feminina cristã da cidade de Cencreia, antiga cidade grega portuária. Febe é descrita como serva (ou diaconisa) da igreja local e uma grande auxiliadora de Paulo. Paulo a recomenda aos cristãos romanos, mencionando seu papel como portadora da carta para eles e como alguém que os romanos deveriam receber e ajudar.

            Lições de Vida: 1. Foi a 1ª Diaconisa da Bíblia (Rm 16.1); 2. Uma mulher de fé prática (Tg 1.22); 3. Possuía caráter nobre (2 Co 8.21); 4. Disponibilidade em servir (1 Tm 3.13); 5. Acolhedora (Gl 6.2); 6. Protetora (Cl 3.23 e 24); 7. Cristã exemplar (Tt 2. 7 e 8).

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra F. Frente Parlamentar do Petróleo do Amapá. A Frente Parlamentar em Defesa da Exploração Sustentável do Petróleo da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá foi criada em 2023 e é presidida pelo deputado estadual Delegado Inácio Monteiro.

            A Frente Parlamentar, com prazo de validade de dois anos ou até que se atinja o seu objetivo, terá como principal finalidade, acompanhar, fiscalizar e garantir o processo de licenciamento necessário à exploração do petróleo, a fim de acelerar o processo de implantação da indústria na região. "Em síntese, a Frente Parlamentar visa promover o desenvolvimento econômico da região por meio da exploração sustentável do petróleo na Margem Equatorial com a participação de diversos atores e ações para garantir que a indústria seja implantada de forma ágil, transparente e responsável, gerando mais empregos e renda para a população local", destacou deputado Del. Inácio.

            O Plano Estratégico da Petrobras para a região se estenderá até 2026. Fonte: Site da ALAP.

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA 

 

 
DIA DOS PAIS 2025. Dr. Besaliel Rodrigues celebrando a data de hoje com seus 
dois filhos André e Raquel.

 

 
Registro histórico da Representação da OAB em Oiapoque/AP. Oito anos da histórica inauguração e descerramento da placa da representação da OAB-Oiapoque/AP (23.05.2017), pela OAB nacional, cujo objetivo foi marcar de Norte, Oiapoque-AP, ao Sul, Chui-RS, a atuação dos combativos causídicos militantes no então distanciado Oiapoque-AP e seus interiores: cerca de dez abnegados pioneiros, efetivamente atuavam neste torrão brasileiro.
Neste período realizamos diversos eventos estratégicos como, por exemplo, (a) o Primeiro Encontro Internacional entre Advogados das Guianas; (b) Trouxemos a JF para o Município. Tentaram tirar. Fizemos abaixo assinado etc. Conseguimos manter a JF no Oiapoque-AP; (c) Atuamos em diversas Ações Coletivas a favor da população e do Município: (i) Conseguimos 214 hectares de terras para a população e Município do Oiapoque-AP e a favor de milhares de famílias; (ii) Conseguimos manter Vila Brasil no mapa do Oiapoque-AP e do Brasil; e (iii) Atuamos na ACP sobre a lixeira pública. Essas são algumas das históricas atuações da Advocacia pioneira e guerreira, época que não existia as Defensorias estadual e federal.
 Ainda, atuamos, nós, os pioneiros (Foto: Adv. Dr. Jacó), em centenas de processos pro bono, nomeados defensores ad hoc, diante das omissões constitucionais e de negativas de cidadania dos  governos estadual e federal.
 Nosso prédio da representação nos foi tomado e dado para a novel Defenap. Tentamos mantê-lo ativo, mas não deu.
 A placa histórica do prédio antigo está guardada para ser entregue em mãos ao Dr. Israel da Graça, presidente da OAB/AP. Fonte: Advogado Dr. G. Marvulle.


 

 
VISITA AMISTOSA AO MAIOR ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DO BRASIL. O professor e advogado Besaliel Rodrigues esteve esta semana em Brasília visitando a sucursal no DF do maior escritório de advocacia do país, o Escritório Nelson Wilians Advogados (NWADV). Lá foi recebido pela Drª Wanessa Marques e pelo Dr. Adriandesson Castelo. Na oportunidade, o Dr. Besaliel apresentou seu livro sobre Direito do Petróleo, o qual foi bem recepcionado. O evento foi amistoso e alvissareiro.

 

 
MELHOR VEREADORA DA CAPITAL MACAPÁ/AP. A Vereador Léia Pelaes emplaca mais um projeto que vira LEI. Parabéns à Vereadora mais votada no Estado do Amapá nas últimas eleições.

 

 
DESIGUALDADE INTELECTUAL. O Brasil precisa debater urgentemente esta questão, pois a CF/1988, em seu art. 5º, proclama que todos são iguais perante a lei. Então, aqui, nesta questão, os estudantes deveriam ter o direito de receber o conhecimento pelo menos paritário sobre as duas principais ideologias.

 

Até a próxima oportunidade... 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

terça-feira, 5 de agosto de 2025

MORRE PASTOR FIRMINO DA ANUNCIAÇÃO GOUVEIA

BRASIL DE LUTO: MORRE PASTOR FIRMINO DA ANUNCIAÇÃO GOUVEIA

Por Besaliel Rodrigues

Palavras de firmes convicções 

 

1. Assembleia de Deus brasileira está de Luto:

            Faleceu ainda agora a pouco, 05.08.2025, 3ª feira, na capital paraense, o Pastor Firmino da Anunciação Gouveia, Presidente Emérito da Assembleia de Deus de Belém do Pará, ligada à CADB – Convenção da Assembleia de Deus no Brasil, fundada em 1911 pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, hoje presidida pelo Pastor Samuel Câmara.    

            O Pastor Firmino, como era por todos chamado, foi missionário, pastor, sétimo líder da Assembleia de Deus (igreja-mãe) em Belém (PA), a 1ª do Brasil. Nasceu em 21 de março de 1925, em Covilhã, Comarca de Coimbra – Portugal, filho de José Gouveia e Maria da Anunciação Gouveia. Com três anos de idade, veio para o Brasil e, ao completar 19, em 1944, teve uma experiência pessoal com Cristo.

            Em apertada sínteses, ainda bem jovem, depois que se converteu ao Evangelho, teve grande crescimento na carreira ministerial, chegando à presidência da Igreja no ano de 1958. Seu pastorado é considerado um dos maiores e melhores em todo o território nacional. Em 1997 sentiu a direção do Espírito Santo de Deus de se jubilar e passar o cajado, a liderança, para o atual presidente e sucessor Pastor Samuel Câmara.

           Sua biografia foi publica por meio de livro e em diversos sites da internet se encontram resumos biográficos deste importantíssimo líder do assembleanismo brasileiro.

 

2. Tiver a satisfação e a honra de conviver...

            O Pastor Firmino foi muito amigo de meu saudoso e falecido pai Lourenço Ferreira Rodrigues. Nas décadas de 1970 e 1980, quando meu pai pastoreava igrejas no interior do estado do Pará (Monte Alegre, Belterra, Baião, Afuá, Marapanim, Vigia), o Pastor Firmino, com sua primeira esposa Irmã Judite Gouveia, costumava passar férias em nossa casa. Lembro de algumas histórias que a Irmã Judite contava para mim e meus irmão. O hino que o Pastor Firmino mais gostava de cantar naquela época era: “Serei fiel precioso Jesus, serei fiel (2x)... Há uma carreira para correr; há uma vitória a alcançar; em cada dia do meu viver, serei fiel...”. Ainda, registro aqui, que foi o Pastor Firmino que enviou meu pai como missionário para a África, para pregar o Evangelho em países como Gana, Senegal, Moçambique, Guiné Bissau e Angola. Meu pai foi um dos pioneiros do Evangelho naquele Continente, no qual, hoje, a Igreja tem uma grande base evangelística com mais de vinte missionários. 

 

3. Pediu dois centenários e Deus atendeu:

            Para quem não sabe, aqui vai uma curiosidade: O Pastor Firmino pediu a Deus para ver e participar das celebrações do Centenário da Assembleia de Deus no Brasil e para viver até aos 100 Anos. Em 2011 ele esteve lá, firme e forte, participando da grande e histórica Festa do Centenário. Agora, hoje, em 2025, quatro meses depois de completar os seus Cem Anos de idade, Deus novamente o atendeu e o recolheu às mansões celestiais.

 

4. Um século de vida

            No dia 16.03.2025 tivemos a honra de publicar na Gazeta/Coluna Tribuna Cristã, e aqui em nosso blog, a matéria “Pastor Firmino da Anunciação Gouveia completa 100 Anos”. Veja...



5. A maior homenagem recebida:

            No dia 18.06.2025 publicamos em nosso blog a matéria sobre a homenagem do Congresso Nacional ao Pastor Firmino, que foi a 1ª pessoa a receber a maior Comenda brasileira do Mérito Evangélico denominada “Medalha Daniel Berg e Gunnar Vingren”. Veja:

Congresso Nacional homenageia Pastor Firmino Gouveia

              A Câmara dos Deputados, por meio da Segunda-Secretaria, realizou ontem 3ª feira (17), às 10h30min., no Plenário Ulysses Guimarães, a Sessão Solene da 1ª outorga da recém criada  Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren. O nome é uma homenagem a dois missionários suecos pioneiros fundadores da Igreja Assembleia de Deus no Brasil, que se tornou a maior igreja pentecostal da face da Terra.

            A premiação foi criada pela Resolução CD nº 15, de 18.02.2025, proposta pelo deputado federal paraense Pastor Raimundo dos Santos e é destinada a agraciar personalidades ou instituições que tenham se destacado, nacional ou mundialmente, pela realização de serviços de cunho evangelístico em favor da sociedade. 

            Abrilhantaram a Sessão diversas autoridades políticas e eclesiásticas de todo o Brasil, dentre elas o deputado federal Raimundo dos Santos (PA), autor do projeto de criação da Medalha, deputado federal Gilberto Nascimento (SP), presidente da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, Pastor Hadman Daniel (DF), presidente da Assembleia de Deus da L2 Sul DF, representando o Pastor Samuel Câmara, presidente da Convenção da Assembleia de Deus no Brasil (CADB), Pastor Besaliel Rodrigues (AP), presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, também representando o Pastor Iaci Pelaes, presidente da Assembleia de Deus no Estado do Amapá, Pastor Elias Castilho (DF), representando o Conselho de Pastores do Distrito Federal e a presidência da Apebe – Associação Pró-Evangélica Brasil e Exterior e o Pastor Heraldo Pantoja (AP), dentre outros. 

            A primeira pessoa a receber esta Comenda Legislativa Federal foi o Pastor Firmino da Anunciação Gouveia, presidente emérito da Assembleia de Deus de Belém do Pará, a Igreja-Mãe das Assembleias de Deus no Brasil, fundada exatamente pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, que emprestam os nomes da novel condecoração meritória.

            Em concisa síntese, o Reverendo Firmino Gouveia, que no início deste ano de 2025 comemorou seus 100 (cem) anos de idade, nasceu em Lisboa, Portugal, mas, com três anos de idade, radicou-se no Brasil. Antes de chegar à presidência da Assembleia de Deus de Belém, a qual liderou no período de 1968 a 1997, ocupou diversos cargos antecedentes na referida instituição, inclusive, foi missionário da mesma na Guiana Francesa (Caiena). Devido problemas de saúde, foi representado na cerimônia por Raimundo Sajica que, antes da outorga, assistiu com os presentes um vídeo institucional contando traços da biografia do homenageado e o discurso de honra proferido pelo deputado federal Pastor Raimundo dos Santos.

            Nesta primeira edição da medalha, além do Pastor Firmino Gouveia, foram agraciados com a insígnia: Isamar Pessoa Ramalho, fundador da Convenção Estadual das Assembleias de Deus em Roraima; Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Campus Canoas (RS); Francisco Tércio de Vasconcelos Cordeiro, presidente da Convenção Fraternal de Ministros das Assembleias de Deus em Pernambuco e Nilton dos Santos, presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus de Santa Catarina e do Sudoeste do Paraná.


6. Nota de Pesar do Conselho de Pastores:

            O Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, em face do falecimento do Emérito Pastor Firmino da Anunciação Gouveia, torna pública a seguinte Nota de Condolências: “Em nome de minha família e, também, de todos os pastores do Estado do Amapá, nos solidarizamos com os familiares do Pastor Firmino, seus amigos e irmãos em Cristo da Assembleia de Deus em Belém do Pará e de todo o Brasil. Sabemos que este é um momento de forte sentimento, pois, o Pastor Firmino era um dos pastores mais amados pela comunidade evangélica de nossa pátria brasileira. Sinto-me profundamente consternado, pois tive o privilégio divino de conviver pessoalmente com ele em minha pré-adolescência e sei falar de sua grande importância espiritual e eclesiástica para o pentecostalismo nacional. Meu coração está triste, neste momento de partida, mas minha alma está jubilosa, pois tenho consciência de que Deus recolheu para si um dos maiores heróis da fé da história espiritual de nosso país. Que o Santo Espírito de Deus nos conforte a todos neste momento.”. Amém.

 

7. A viúva: O Pastor Firmino era casado pela segunda vez com Ester Gouveia, pois, há quase quarenta anos tinha ficado viúvo da 1ª esposa Judite Gouveia.

 

8. Repercussões iniciais da partida do Pastor Firmino:








Pastor Firmino com o jovem obreiro amapaense Pr. Rudney Rocha.

 

 

 

domingo, 3 de agosto de 2025

O Brasil, a tragédia da cegueira estratégica e a oração...

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 857 – 03.08.2025

O Brasil, a tragédia da cegueira estratégica e a oração...

            Vejam o que disse Francisco Carneiro: Ao tentar aniquilar Jair Bolsonaro, o regime brasileiro acendeu um alarme no coração do trumpismo: o de que nenhuma liderança conservadora estaria segura caso o precedente brasileiro triunfasse. A resposta americana, portanto, não é diplomática — é doutrinária. Não protege apenas um aliado: protege um paradigma.

            Agora, Brasília encontra-se diante de um dilema insolúvel. A perseguição a Bolsonaro, tratada internamente como jogo de poder, transformou-se em pauta de segurança internacional. Trump, diferentemente dos burocratas do Departamento de Estado, não age com distanciamento tecnocrático: ele age com a força de um imperador pós-moderno, decidido a vingar um aliado que vê como reflexo.

            Recuar é admitir fraude narrativa. Avançar é desafiar sanções que podem implodir a economia nacional. A elite brasileira, em seu delírio tecnocrático, criou uma armadilha perfeita: qualquer saída agora significa perder tudo.

            Este não é apenas um embate entre um regime e um ex-presidente. É um capítulo da nova guerra civilizacional que divide o Ocidente: de um lado, o globalismo institucional, burocrático, moralmente relativista; do outro, o populismo nacional-conservador, com raízes populares e apelo emocional.

            Bolsonaro tornou-se, por força das circunstâncias, um símbolo continental — não apenas do Brasil, mas de toda uma corrente de pensamento em ascensão no mundo. A tentativa de destruí-lo criou, paradoxalmente, sua maior blindagem: a da transcendência política.

            O mais devastador nesse episódio é a constatação de que tudo poderia ter sido evitado. Bastava sensibilidade estratégica, leitura geopolítica mínima, compreensão dos vetores do poder em 2025. Mas a elite brasileira, viciada em sua bolha midiática e seduzida por sua autopercepção iluminista, riu de Eduardo Bolsonaro e ignorou os sinais gritantes que vinham do norte. As visitas a Mar-a-Lago. Os acenos de Trump. As falas inflamadas de congressistas republicanos. A cobertura intensa da mídia conservadora americana. Tudo foi tratado como ruído. Agora, é tarde.

            O terremoto político reverbera para além das fronteiras. Governos latino-americanos observam com atenção: se os EUA intervêm — política e economicamente — para proteger um ex-presidente em outro país, qual será o novo limite do jogo hemisférico? A lição é clara: o preço da repressão política interna pode ser cobrado em escala internacional.

            E, num paradoxo cruel, o regime que buscava apagar Bolsonaro do mapa político acabou por elevá-lo à condição de ícone continental.

            Quando a história se vira contra os arquitetos do poder. Não há mais zona cinzenta. Ou se rende completamente — com anulação de processos, restauração de direitos políticos e reconhecimento de abusos — ou se enfrenta o colapso: econômico, diplomático e moral.

            O regime criou uma armadilha da qual não consegue sair, porque a própria sobrevivência passou a depender da destruição de um homem — e, agora, desse homem depende a estabilidade do país.

            Os historiadores do futuro serão implacáveis. Identificarão 2025 como o ano em que o Brasil selou seu destino como peão no tabuleiro de uma nova guerra ideológica global. Não foi a desigualdade. Não foi a polarização. Não foi a corrupção. Foi a cegueira estratégica.

            Tentaram destruir um homem. Destruíram a si mesmos. E o homem de quem riam, por “fritar hambúrgueres” em Missouri, agora observa — sereno, estratégico, firme — enquanto seus adversários marcham em direção ao colapso que eles próprios arquitetaram.

            A História, afinal, não perdoa arrogância acompanhada de ignorância. E jamais subestima os homens que, em silêncio, constroem o futuro. Fonte: Texto de Francisco Carneiro Júnior, autor da tetralogia "O Silêncio das Noites Escuras — Guerra, terrorismo e operações especiais".

            Ao ler este texto, o Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho de Pastores do Amapá, disse: “Diante da atual e gravíssima crise na qual autoridades supremas da Nação colocaram o país, conforme demonstrou o artigo, na qualidade de religioso, não tenho outro clamor a fazer: Que Deus possa ter misericórdia de nosso povo, de nossa pátria, pois as opções humanas de solução de tais problemas apresentam-se escassas e insuficientes para nos redimir de tal situação”, completou.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- A Nação brasileira assiste incrédula quanta falta de estratégia das lideranças maiores atualmente.

2- O despreparo flagrante da classe política do Brasil descortina uma tragédia anunciada no país.

3- A Lei Magnitski iguala algumas autoridades brasileiras a traficante e terroristas internacionais.


GESTÃO

Casal celebra Bodas de Ouro de casados. O Casal de Pastores Olegário e Terezinha Lopes está celebrando 50 – cinquenta anos de feliz união conjugal (31.07.2025). Bodas de Ouro é um marco na jornada linda e duradoura de um casamento firmado na presença de Deus.

            O referido Casal Pastor Olegário Lopes e esposa Terezinha são Apóstolos Presidentes da Igreja denominada Ministério Apostólico Luz e Vida, cujo Templo Sede Estadual fica localizado na Avenida José Nery, 810, Bairro Zerão, CEP 68.903-320, Zona Sul do município de Macapá, Capital do Estado do Amapá.

            Que a história destes abençoados cônjuges inspire muitas outras pessoas a acreditarem no amor, na cumplicidade, na fidelidade! Que a alegria e o amor de Deus que vocês compartilham, se multiplique a cada novo dia. Continuem sendo um exemplo de amor e por construírem uma família tão linda.

            O presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, Pastor Besaliel Rodrigues, parabeniza o Casal Olegário e Terezinha pela brilhante e abençoada data das Bodas de Ouro. Amém!

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 31. Livro “Direito do petróleo: estudos em comemoração aos 20 anos da Lei nº 9.478/1997”. Yanko Marcius de Alencar Xavier, Luiz Felipe Monteiro Seixas e Fabrício Germano Alves (Orgs.). Série Direito dos Recursos Naturais e da Energia Nº 13, 1ª Ed., Natal/RN: Polimatia, 2020, 174p.

     A partir da Emenda Constitucional nº 9/1995, a indústria petrolífera brasileira passou a adotar um modelo no qual atividades como a exploração, a produção, o refino e o transporte de petróleo e gás natural deixaram de ser monopólio da União. Tal flexibilização foi regulamentada pela Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo). Ao estabelecer a estrutura normativa básica da indústria do petróleo e gás, esta lei impulsionou o crescimento do setor no país.

            A publicação faz um panorama informativo considerável de trabalhos que foram produzidos no Programa de Recursos Humanos em Direito do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e da base de Pesquisa em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tal iniciativa enfatiza a grande relevância e contribuição tanto para o âmbito acadêmico quanto a regulação jurídica dos recursos naturais.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens pouco falados. Eúde, exemplo de firmeza. Jz 3.15: “Novamente os israelitas clamaram ao Senhor, que lhes deu um libertador chamado Eúde, homem canhoto, filho do benjamita Gera. Os israelitas o enviaram com o pagamento de tributos a Eglom, rei de Moabe.”. Do hebraico, Eúde significa “União”.

            Contexto histórico: A expressão “Juízes” na Bíblia possui a ideia de “Governantes”.  Juízes, cap. 3 narra a história de Eúde, israelita da tribo de Benjamim, guerreiro, libertador e estrategista. Foi o segundo governante do povo judeu na terra de Canaã, que iniciou sua história ali por meio do sistema de governo teocrático, com ênfase na liberdade divina, no exercício do livre arbítrio, da liberdade humana. A forma de Estado era o tribal racional. Eúde, então, foi o juiz (governador) que libertou Israel de 18 anos de opressão moabita.

            Lições de Vida: Eúde é biblicamente exemplo de: 1. Estratégia (Jz 3.16); 2. Intransigência com o mal (Jz 3.21,22); 3. Unidade (Jz 3.27); 4. Resistência contra inimigos (Jz 3.29); 5. Paz por 80 anos (Jz 3.30); 6. Liderança e capacidade.

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra E. Estatuto Constitucional brasileiro do petróleo. A atual Constituição brasileira cita, em todo o seu texto, a palavra “petróleo” vinte e uma vezes (21), em nove artigos (9), sendo dois no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT). Note-se que, nestes 9 artigos, a Constituição cita a natureza jurídica do petróleo, a composição das participações governamentais e as formas de pagamento, o regime fiscal e tributário, as competências legislativas, o monopólio estatal do petróleo etc. Dos dispositivos constitucionais petrolíferos, o mais importante é o art. 177, que pode ser denominado de o “Estatuto Constitucional brasileiro do petróleo”.

            Esse aparato constitucional tem sofrido inúmeras alterações via emendas constitucionais. Isto demonstra que, além das instabilidades que o tema enfrenta no âmbito da economia global, nesta matéria, os nossos parlamentares também são instáveis, o que tem gerado oscilações no desenvolvimento econômico e social de nosso país. Fonte: Direito do Petróleo no Amapá – Vol. I.
 
 
OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA
 
URGENTE. BRASÍLIA. NESTE MOMENTO
. Agora, neste domingo, 03.08.25, depois do almoço, as principais cidades do país estão em manifestações públicas contra as arbitrariedades do ministro Alexandre de Moraes e do desgoverno Lula. Veja tudo nas redes sociais.
 
 
EBF DE EXCELÊNCIA. A Igreja Apostólica Mãos que amparam (IAMA), com Sede Estadual localizada no Residencial Açucena, cujo presidente é o Reverendo Pastor Orivaldo Pires, encerra hoje, domingo, 03.08.2025, uma das melhores escolas bíblicas de férias (EBF) de Macapá. A EBF IAMA 2025 foi coordenada pela jovem pastora Kamila Karoline. Parabéns! 
 
 
 
MINISTRO NA "LISTA NEGRA". O governo dos EUA sancionou o ministro do STF brasileiro Alexandre de Moraes com a Lei Global Magnitski, alegando que o mesmo vem ferindo os Direitos Humanos nos processos em que é relator. Assim, Alexandre de Moraes é o único brasileiro, até agora, punido com a tal lei (soft law), que o colocou numa "lista negra" que possui os maiores gangsters, traficantes de drogas, terroristas, corruptos e abusadores de poder da face da Terra. A repercussão está sendo mundial. Triste!
 
 
AMAPÁ - DEPUTADOS CASSADOS. Quatro deputados federais do Amapá tiveram seus mandatos definitivamente cassados. Não há mais recursos judiciais que os mantenham no mandato. Agora, é se concentrar no planejamento da reeleição para o pleito do ano que vem.
 
 
ANIVERSARIANTE DA SEMANA. Celza Sá é uma das mulheres mais abençoadas do estado do Amapá. É uma das irmãos pioneiras do assembleanismo tucuju e uma das professoras históricas e mais destacadas da sociedade amapaense. Um de seus filhos hoje, o professor Julio Sá, é o reitor, a autoridade máxima da Universidade Federal do Amapá. Celza Sá fez aniversário esta semana e está recebendo os parabéns de todos os seus filhos, parentes, amigos, autoridades e irmãos. O professor, escritor, pastor, advogado e amigo está lhe desejando felicidades e o versículo de Eclesiastes 9.8, que diz: "
Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.". Amém! 
 
 
REFLEXÃO: As áreas de nossas vidas
 
 
O BRASIL ESTÁ SOFRENDO DE "ZUGZWANG". Fenômeno que exp0lica a situação que qualquer situação para ajudar só piora. Vamos orar mais pelo Brasil.
 
 
Até a próxima oportunidade...
 
 

 

 

 
 
 

ARTIGO DESTAQUE

Dia dos pais e dos advogados e o Caso do Senador Davi

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 858 – 10.08.2025 Dia dos pais e dos advogados e o Caso do senador Davi Dia dos P...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES