Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 860 – 24.08.2025
Notícias Gospel: Malafaia, Prª. Léia, Furlan e a cassação...
2. Somos todos Malafaia. A decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes em incluir o Pastor Silas Malafaia num inquérito policial da Polícia Federal, que apura suposta influência da Família Bolsonaro junto ao governo dos EUA revoltou a Comunidade Evangélica brasileira e a sociedade em geral, pois é notório que o citado pastor não tem nada a ver com o tal inquérito. Para a maioria da população brasileira, ficou explícito que a atitude do ministro contra o pastor foi para intimidá-lo, humilhá-lo e oprimi-lo, por suas falas e críticas ácidas contra ele. E mais, com o intuito de desmoralizar o pastor perante toda a Nação, todas as conversas privadas encontradas no celular de Malafaia estão sendo divulgadas por meio de toda a imprensa do país. A ideia é destruir a reputação do sacerdote evangélico e acabar com sua boa fama perante o povo. O Pastor Silas Malafaia é atualmente o ministro do Evangelho de maior proeminência e influência em todo o território nacional. É conhecido por milhões de brasileiros por seu ativismo religioso e político. A repercussão da questionada decisão do ministro está gerando um efeito colateral inesperado, pois o slogan “Somos todos Malafaia” está unindo o povo evangélico em todas as regiões do país em favor de Silas Malafaia e seu nome está disparando como um dos presidenciáveis às eleições de 2026. Aguardemos o desenrolar dos próximos capítulos desta saga.
DESTAQUES DA SEMANA
1- O caso do indiciamento do Pastor Malafaia nos alerta que amanhã poderá ser qualquer um de nós.
2- O caso da opção da Vereadora Pastora Léia demonstra fidelidade ao seu clube político.
3- Presidente do Conselho Estadual de Pastores participará da posse do Pastor Calebe Ferreira.
GESTÃO
Nota Pública de Apoio ao Pastor Silas Malafaia. O Conselho Estadual de Pastores do Amapá, através de seu presidente Pastor Besaliel Rodrigues, vem, por meio desta Nota Pública, solidarizar-se com o Reverendo Pastor Silas Malafaia em face de sua autuação no Inquérito Policial da polícia Federal contra a Família Bolsonaro, a mando do ministro do STF Alexandre de Moraes. Disse o presidente: “Sabemos, como todos os brasileiros, que tal medida objetiva calar e constranger uma voz que ‘clama no deserto’. Temos consciência de que o Brasil está vivendo tempos difíceis e trabalhosos (2 Tm 3.1). Também estamos cientes do importante papel eclesiástico, político e social que o Pastor Silas vem desempenhando no âmbito da Nação brasileira, inclusive com repercussões em outras nações. Louvamos a Deus pela vida do Pastor Malafaia e, neste momento de intensa perseguição política e, agora, se apresentando com matizes religiosas, precisamos no unir cada vez mais em oração, para que Deus possa ter misericórdia de nossa pátria e nos dê o livramento desta horda que tem assaltado o poder e o comando de nosso país.”.
ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 34. Livro “O petróleo no mar: O regime das plataformas marítimas petrolíferas no Direito Internacional”. Autora: Maria Augusta Paim, Rio de Janeiro: Renovar, 2011, 449p.
“As plataformas marítimas são invenções tecnológicas usadas na exploração de petróleo e gás dos fundos dos mares. Constituem o símbolo maior dessa marcha para o leste. Concentram um notável patrimônio de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação. Destacam-se, também, pela capacidade de gerenciamento de pessoal e de produção em condições peculiares, ou seja, em alto-mar. (...) A plataforma marítima suscita, igualmente, atenção no relevante debate jurídico sobre sua natureza legal. O trabalho intelectual de Maria Augusta Paim é uma pesquisa de peso, um aporte de utilidade e uma definição clara que nos faz melhor entender o instrumento por excelência da conquista da rica fronteira leste do Brasil.” (Trechos do Prefácio do Embaixador Carlos Henrique Cardim).
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Gômer, um chamamento à fidelidade com Deus. Oséias 1.2: “... disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor.”. Gômer, de origem hebraica, significa "completo", "acabado" ou "perfeito".
Contexto histórico: Na Bíblia, Gômer foi uma mulher que se casou com o profeta Oséias. Ela é descrita em algumas traduções como uma "mulher de prostituições" ou "prostituta". Deus ordenou a Oséias que se casasse com Gômer para simbolizar a relação entre Deus e o povo de Israel, que havia se tornado infiel a Deus, assim como Gômer se tornou infiel a Oséias.
Lições de vida: A união de Oséias com Gômer é uma metáfora e nos ensina sobre: 1. Casamento simbólico com o mundanismo (Lucas 11.35); 2. Idolatria e corrupção no seio da igreja (Salmo 1.1); 3. Ameaças a quem persistir no erro: Ver nomes dos filhos (Provérbios 29.1); 4. As misericórdias de Deus e a promessas de perdão (Lamentações 3.22-23).
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra G. Geofísica do Petróleo. “Ciência natural responsável pelo estudo da Terra a partir de medidas de campos físicos que se propagam através de seu interior, medindo a superfície ou camadas próximas a ela, revelando as propriedades físicas do Planeta vertical e lateralmente, definindo as áreas com potencial para a exploração de petróleo e gás natural”. Fonte: Dicionário jurídico do petróleo. Rideel, 2015, p. 45.
Geologia do Petróleo: “Ciência natural responsável pelo estudo da estrutura, composição e evolução da Terra, por meio de produtos e processos geológicos que se dão no interior e na superfície do Planeta. Promove a averiguação do meio natural em busca de hidrocarbonetos, estudando e pesquisando sobre a natureza, origem e composição dos mais variados tipos”. Fonte: Dicionário jurídico do petróleo. São Paulo: Rideel, 2015, p. 45.
Gestão ambiental. “Condução, direção e controle do uso dos recursos naturais, dos riscos ambientais e das emissões para o meio ambiente, por intermédio da implementação do sistema de gestão ambiental.”. Ver Item X do Anexo 1 da Res. Conama nº 306, de 05.07.2002.
OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA
Até a próxima oportunidade...
Nenhum comentário:
Postar um comentário