Redes Sociais

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Boas Festas e, em 2022, replaneje-se

 

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Jornal Tribuna – 26.12.2021

Boas Festas e, em 2022, replaneje-se

            Chegamos ao final de mais um ano difícil, pois o segundo consecutivo lutando contra uma pandemia que parecer não ter fim. Foram doze meses lutando em busca da volta de uma estabilidade que parece ser “conditio sine qua nom” para o restabelecimento daquela antiga normalidade.

            Bem, então, mesmo diante de um ano “covidicamente” repetido, desejamos novamente a você e familiares boas festas e, à colação, lhe oferecemos uma breve reflexão sobre replanejamento, que poderá ser aplicada em sua vida neste novo ano de 2022 que está chegando.

            Mas, o que é replanejar? É planejar de novo. E, para todos nós, cristãos, ainda é uma atitude eminentemente bíblica, pois Deus deu o exemplo maior, criando os céus, a terra e o ser humano de maneira bem organizada, como descrito em Gênesis, capítulos 1 e 2.

            Desta referência em diante, o ato de planejar tornou-se herança para a história humana. Mas, com o tempo, as pessoas, as organizações etc., começaram a negligenciar o replanejamento, a recalibragem dos planos humanos em face das mudanças sobrenaturais das coisas e dos tempos, insistindo em viver de maneira improvisada e desorganizada, achando ainda está pautada por um plano que se desatualizou. Mas, voltando, o que é (re) planejamento?

            De forma genérica, dizem os especialistas que o planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando melhorar o funcionamento da vida, das empresas, instituições, setores de trabalho, organizações coletivas e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando a concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações. Então, para o nosso gasto aqui, replanejar é reavaliar tudo isso, mas com o intuito de readequar todo o cenário que nos interessa a essa nova realidade que a pandemia da Covid nos colocou.

            Para completar este espaço de reflexão, lembramos que no âmbito das entidades evangélicas, verifica-se uma profunda negligência nesta área. Utilizando de forma equivocada as referências de Mateus 6.25-34, alguns se arvoram em dizer que ninguém necessita planejar nada porque o Espírito Santo está no controle de tudo e Ele dará o rumo!

            Isto, sem nenhuma dúvida, é um equívoco. O Espírito Santo comanda realmente a Igreja, mas no âmbito transcendental. Na esfera material, cabe a nós, conduzir, porque aquilo que o homem pode fazer, Deus não faz! Estas são “leis” estabelecidas que ninguém pode quebrar!

            Destarte, quem tem, por exemplo, de organizar as programações litúrgicas da Igreja, providenciar aquisição de som, bancos, material de limpeza, reformas, pagamento das contas de energia, prestações, material da Escola Dominical, providenciar os ajustes do templo etc., são os que estão à frente do trabalho. O Espírito de Deus estará atuando na área que lhe compete biblicamente falando, acompanhando no aspecto espiritual, evangelístico etc.

            Ainda, diga-se, que planejar/replanejar não é prevê o futuro e nem ficar ansioso com o dia de amanhã. Não. Planejar/replanejar é se predispor a refletir como poderá ser tal coisa dentro das limites e condições que tivermos e possuirmos. Só isso! Planejamento/replanejamento é sinônimo de predisposição (disposição prévia) para pensar como vai ou pode fazer alguma coisa que nos compete.

            Quem não se planeja/replaneja, mostra que não está a fim de fazer a mínima reflexão que seja no sentido de dar o mínimo de rumo às suas coisas e responsabilidades.

            Agora, por óbvio, quanto mais planejamos/replanejamos, com certeza maior se torna a possibilidade das coisas darem certo; maior é a possibilidade de sucesso de nosso trabalho; menos erros acontecerão. É bem verdade que nem tudo que planejamos/replanejamos dá certo; algumas coisas necessitam de mais ou menos ajustes no decorrer da execução. Mas isso é peculiar à vida humana! É muito melhor as coisas não darem certo dentro de um planejamento/replanejamento, do que fora.

            A falta de planejamento/replanejamento gera estresse, incertezas, fofocas, prejuízos, inimizades etc. Já a existência gera visão, visão de águia, visão do Reino, possibilidade maior de vitórias. Pense nisso!

           

DESTAQUES DA SEMANA

1- Livro para quem tem interesse em saber como a secularização tem afetado as igrejas nos dias atuais.

2- Bibliografia indicada para quem quer saber sobre o declínio do poder espiritual das igrejas hoje.

3- Clássico. Um dos melhores livros sobre planejamento eclesial em todo o território brasileiro.

 

LIDERANÇAS

Sugestão de leitura: RAINER, Thom S. A igreja pós-quarentena: seis desafios e oportunidades urgentes que determinarão o futuro de sua Congregação, trad. Heber Rodrigues de Souza, Rio de Janeiro: CPAD, 2020, 120 p. Este livro é, na verdade, seu consultor pessoal de igreja, ajudando você a planejar e se preparar para o futuro. No meio de desgosto, tragédia e luta devido à Covid-19, aqui está a esperança, sabedoria, encorajamento e visão.

            Este livro é valioso para aqueles que procuram recursos da igreja local e do pastor para aprimorar a liderança da igreja, fazer sua igreja crescer e servir às comunidades eclesiais digitais e on line no mundo pós-quarentena.

            Como ex-pastor e fundador da Church Answers, Thom S. Rainer está inteiramente familiarizado com as demandas sempre presentes que os pastores enfrentam. Ele passou a vida inteira comprometido com o crescimento e a saúde da igreja local. Excelente leitura.

 

ESPECIAL

NEWS: Personalidade do Ano de 2021. Pastor Oton Alencar é eleito presidente emérito da Convenção e da igreja Assembleia de Deus no Estado do Amapá. O Plenário Supremo da Convenção de Pastores da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, reunida em Assembleia Geral Ordinária Anual, no fim do mês passado, criou o maior cargo de sua história centenária e empossou/investiu o Reverendíssimo Pastor Oton Miranda de Alencar como o primeiro Presidente Emérito da história das duas entidades jurídicas: Convenção e Igreja.

            A solenidade magna de criação e posse do referido cargo aconteceu no dia 19.11.2021, sexta feira, pela manhã, no plenário central da citada Igreja, localizado na Rua Tiradentes, nº 532, Centro de Macapá/AP, data de aniversário de ordenação ao pastorado do Pastor Oton, separado ao ministério no ano de 1977.

            A sessão de outorga foi presidida pelo Pastor Besaliel Rodrigues, então presidente da Convenção naquele momento, o qual colocou em apreciação do plenário a proposição de criação do título honorífico e a indicação da primeira outorga.

 

ESTUDOS BIBLICOS

Tema: Habacuque e a pandemia do Covid-19 – Está escrito em Habacuque 3.17,18: Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

            Se Habacuque estivesse por aqui creio que ele mandaria o seguinte recado: Ainda que os lockdowns continuem ... Ainda que não volte a trabalhar logo... Ainda que não entenda as decisões das autoridades... Ainda que as vacinas continuem duvidosas e perigosas... Ainda que a luta contra o vírus continue... Ainda que políticos permaneçam desviando recurso... Ainda que os recursos se tornem escassos... Ainda que não haja previsão do fim da pandemia... Ainda que tudo demore a voltar ao "normal"... Ainda que haja muitos AINDAS... "Ainda assim me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação! O Senhor Deus, Elohim Adonai,  é a minha força! Ele fará meus pés como os da corça, e me fará transpor os lugares altos.". Pr Gerson Perruci.

 

FIQUE LIGADO

Tenha cuidado com os detalhes. Há um provérbio alemão que diz: "O diabo mora nos detalhes". Partindo dessa premissa, podemos tentar enxergar as medidas restritivas que os gestores (progressistas) têm decretado para a população. Lá atrás, em 1848, foi publicado o Manifesto Comunista, escrito por Karl Max e Frederick Engels. Depois de tanto tempo, a maioria da população acredita que o comunismo queria abolir (somente) a propriedade. Mas, existem "detalhes" escritos no Manifesto, onde fica claro que existem mais 5 alvos: Família, Individualidade, Religião, Nação, Passado. Com relação à religião, a proibição dos cultos, mesmo obedecendo as regras, não seria "mais um" ataque para enfraquecer todas as religiões? O pior é que muitos dos "gestores" agem por um instinto de rebanho. Isso devido a sua ignorância sobre o assunto e, o excesso de soberba que o cargo lhe impinge. Sim, muitos sofrem dessa doença, após algum tempo ocupando um cargo de poder e, trocam os pés pelas mãos. No fim, estão agindo de acordo com os interesses daqueles que agem sob os princípios de que: "Os fins justificam os meios". Fonte: Internet.

Advogados guardiões da democracia e da cidadania

 Artigo da semana do Dr. Besaliel Rodrigues publicado na Tribuna Amapaense – Direito & Cidadania – 24.12.2021

Advogados guardiões da democracia e da cidadania

            Diz o artigo 133 da Magna Carta brasileira: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

            Dessarte, nenhuma das Constituições brasileiras anteriores à de 1988 se referiram à indispensabilidade e inviolabilidade do advogado. Sem embargo, o único ofício privado regulamentado na Lei Maior do país é o de advogado. Tanto que, por exemplo, por meio do instituto do “quinto constitucional” podem se tornar membros de todas as Cortes de Justiça previstas no Estatuto da República do Brasil. Some-se que o Texto Político explicitamente ainda assegura: (i) a participação obrigatória da OAB nas comissões realizadoras de concursos para todas as carreiras da magistratura, dos Ministérios Públicos, todas as procuradorias públicas e defensorias públicas; (ii) assento nos Conselhos de Controle externo da Magistratura e do Ministério Público – CNJ e CNMP; (iii) assegura legitimidade para propositura de ações de (in)constitucionalidade – ADIs, ADCs, ADPFs etc.

            Dentro da estrutura judiciária brasileira e, ao lado dos três poderes, a advocacia compõe conjuntamente com o Ministério Público, a Advocacia Pública e as Defensorias Públicas as funções essenciais à Justiça. Como visto no dispositivo 133 acima, a advocacia é indispensável à administração da justiça, não podendo o Poder Judiciário funcionar sem a presença dos advogados, ressalvadas as exceções referentes ao “jus postulandi”.

            Além dos variados artigos constitucionais, diversas normas regulam a atuação dos advogados na Nação como, v. g., Lei 11.767/2008 (Dispõe sobre direito à inviolabilidade do local e instrumentos de trabalho do advogado, bem como sua correspondência); Lei 10.679/2003 (Dispõe sobre a atuação do advogado durante o depoimento perante CPI); Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia, publicado no Diário da Justiça de 16.11.1994, seção I, pgs. 31210-31220; Lei 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia); Lei 4.215/1963 (Dispõe sobre o Estatuto da OAB); Decreto 22.478/1933 (Aprova e manda observar a consolidação dos dispositivos regulamentares da OAB); Decreto 19.408/1930 (Cria a OAB). Súmulas, tais como do STF (Vinculante 05 e 14), STJ (343), TST (219, 329 e 425) etc., tratam da atividade advocatícia. Assim, por determinação da Constituição e das leis, o advogado é, também, indispensável para a garantia da Ordem Democrática.

            A advocacia tem sua origem ligada ao nascer da civilização, na Grécia Antiga. De lá para cá desenvolveu-se geometricamente, tornando-se um “munus” indispensável à administração da justiça, mormente no tocante à defesa, não somente da Constituição e do acesso à justiça, mas, na proteção intransigente da democracia e da cidadania.

            Firmados neste prisma, advogados evangélicos do Estado do Amapá protagonizaram fato histórico. No dia 16.02.2021, “ex vi” da Constituição Cidadã, art. 5º, XVII e no Código de Direito Privado brasileiro – Lei nº 10.406/2002, arts. 44 e ss., instalaram a OAEB – Ordem dos Advogados Evangélicos do Brasil, associação civil que congregará causídicos protestantes de todo o território nacional, que cerrará fileiras às muitas outras entidades congêneres na árdua missão de labutar em favor dos direitos humanos “lato sensu” etc. A OAEB terá Sede Administrativa (provisória) em Macapá-AP e Escritório Nacional em Brasília-DF.

            A citada agremiação tem por escopos, v. g.: i. Promover o Direito Constitucional Eclesiástico e demais ramos jurídicos afins, realizando jornadas nacionais, ciclos de aperfeiçoamento, congressos, seminários, simpósios, palestras jurídicas evangélicas etc.; ii. Defender, por meio das ações judiciais adequadas, os princípios bíblicos, o Estado laico e a liberdade religiosa; iii. Promover a defesa do Evangelho em todas as instâncias jurídicas, administrativas e legislativas, nos termos da Carta Política de 1988 etc.

            Ficou estabelecido na Assembleia de posse da “diretoria pro tempore” que a OAEB, por meio de sua Diretoria Nacional, deliberará parcerias ou sobre a criação de associações de advogados evangélicos no âmbito da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, do Mercosul, do Platô das Guianas, Brasil-Israel etc.

               Ficou firmado também no Estatuto inicial do referido Clube de Advogados Evangélicos que o Presidente Nacional da OAEB, conforme agenda, participará pessoalmente, ou por meio de representante oficialmente designado, das sessões públicas do Conselho Federal da OAB, do Supremo Tribunal Federal e demais Cortes Superiores, do CNJ e do CNMP, dos Conselhos ligados à Presidência da República, das sessões plenárias da Câmara dos Deputados e do Senado da República, das reuniões públicas da Frente Parlamentar Nacional Evangélica, de plenárias convencionais nacionais de ministros evangélicos, reuniões públicas de órgãos diplomáticos e militares etc., propugnando assuntos referentes à cidadania cristã e buscando divulgar e promover a OAEB em nível nacional e de tudo dando notícia à Diretoria Nacional. Junto aos órgãos equivalentes em nível estadual desenvolverá o mesmo papel o representante estadual da OAEB. Amém!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Evangélico no STF. Enfim, promessa cumprida...

 

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 19.12.2021

Evangélico no STF. Enfim, promessa cumprida...

             Aconteceu na última 5ª feira, 16 de dezembro de 2021, às 16 horas, na Sede do STF – Supremo Tribunal Federal, a posse do mais novo integrante daquela Corte, ministro André Mendonça, pastor presbiteriano que enfrentou uma das mais longas esperas para ser sabatinado e ter seu nome aprovado pelo Senado para substituir o então aposentado ex-ministro Marco Aurélio de Mello.

            Toda esta saga começou ainda no período de campanha eleitoral de 2018 do então Presidente da República que, num evento missionário em Camboriú-SC, prometeu para uma plateia evangélica que se fosse eleito presidente do país, indicaria um integrante genuinamente evangélico àquela Alta Corte.

            Vitória conquistada nas urnas, duas vagas se abrem com a compulsoriedade de aposentadoria de dois antigos ministros: Celso de Melo, indicado pelo então Presidente Sarney e Marco Aurélio, indicado pelo Presidente Collor de Mello.

            Diante deste cenário, o Presidente Bolsonaro resolveu logo viabilizar sua promessa eleitoral junto à comunidade evangélica nacional, indicando o seu ministro da justiça Pastor André Mendonça, para ocupar a primeira vaga em aberto naquela Corte. Mas, o cenário político estava desfavorável naquele momento, em face de tensões políticas no Congresso Nacional, o que fez com que o Presidente da República tivesse que negociar um arranjo política estratégico para apaziguar as relações políticas entre os poderes da Nação.

            Então, naquele momento fez-se necessário a indicação de outro nome, sendo erguido à vaga o desembargador Kassio Nunes, do TRF1, ligado a forte grupo de Senado.

            Mas, ainda havia a segunda vaga a ser deixada por Marco Aurélio. Aí, para surpresa de todo o país, estabeleceu-se um dos maiores imbróglios da história do processo de escolha de ministro do STF. Depois de receber do Presidente da República a indicação oficial do nome do novo ministro para o STF, o Senador Davi Alcolumbre, presidente da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça do Senado, órgão responsável para aferir requisitos e promover a sabatina para análise do nome pelo plenário do Senado, resolveu inusitadamente rejeitar monocraticamente tal indicação, por motivos inconfessáveis. Durante meses o país todo parou assustado com a tal petulância política.

            O caso tomou contornos agudos, com reações negativas no Supremo, no Congresso, inclusive na Oposição, na Presidência da República, na PGR, na imprensa e na sociedade em geral e, até, nas igrejas, pois, sendo o atrapalhado senador de religião judaica, parecia que o mesmo estava militando contra a chegada de um evangélico no STF.

            Ao perceber a gravidade institucional gerada pelo neófito senador presidente da CCJ no seio da Nação, devido suas decisões equivocadas e mesquinhas, o Presidente do Senado Rodrigo Pacheco resolveu agir e desatar aquele “nó gordio”, e agendou a tão esperada sabatina e a deliberação em plenário do nome indicado,

            Assim, no dia 1º de dezembro de 2021 a CCJ do Senado sabatinou André Mendonça e, no mesmo, dia, o plenário aprovou seu nome como novo ministro do Supremo, cumprindo-se assim a promessa eleitoral do Presidente da República ao povo evangélico brasileiro. No dia 02 de dezembro o Presidente da República publicou o decreto de nomeação no Diário Oficial da União.

            A posse foi marcada e aconteceu, como dito, esta semana, numa cerimônia rápida e simples devidos as forças do protocolo da pandemia da Covid-19.

            A cerimônia oficial foi no plenário do STF, pela parte da tarde do dia 16 de dezembro, com a presença de toda a cúpula da República brasileira, a saber: O Presidente do Supremo Tribunal Federal Ministro Luiz Fux, Presidente da República Jair Bolsonaro, Vice-Presidente da República General Hamilton Mourão, Presidente do Senado Rodrigo Pacheco, Presidente da Câmara dos Deputados Artur Lira, Procurador Geral da República Augusto Aras, presidentes de tribunais superiores, da OAB Nacional, de associações de magistrados, líderes evangélicos, familiares, amigos etc.

            Depois de feito o juramento pelo empossando e concretizado a posse, o Presidente da Corte fez os agradecimentos de praxe e encerrou a sessão. Ponto, Fato consumado.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Presidente da República Jair Bolsonaro, com o ministro André Mendonça, efetiva promessa eleitoral.

2- Lideranças evangélicas nacionais celebram conclusão do processo de escolha de ministro ao STF.

3- Estado do Amapá participa de todo o momento histórico de escolha do 1º ministro evangélico do STF.

 

 

LIDERANÇAS

Sugestão de leitura: RODRIGUES, Besaliel. Constituição Federal comentada à luz da Bíblia, Brasília: Seven Editora, 2019, 280 p. Esta Obra é a primeira do gênero em língua portuguesa no mundo, na qual o autor faz um cotejo do atual texto constitucional brasileiro com passagens da Bíblia Sagrada. Nesta semana, com a posse do ex-Ministro Chefe da AGU numa cadeira no STF, o Pastor e Advogado Besaliel Rodrigues, autor do livro sugerido acima, depois de perguntado sua opinião sobre isso, disse: “Estamos todos felizes. Participo de algumas instituições eclesiásticas e jurídicas que o referendam também. O doutor André Mendonça concilia muito bem sua carreira pastoral e jurídica. Ele vai bem representar os evangélicos ali. Fará isso muito bem, pois não serão os oportunistas de plantão que ali defenderão nossos valores cristãos e bíblicos. O nosso representante no STF deve ser alguém verdadeiramente preparado na palavra, de alma sensata, despojado de vaidades pessoais, que tenha visão de reino e ‘olhos de lince’ para bem discernir todos os temas que conspiram contra as verdadeiras aspirações do povo cristão brasileiro”, concluiu.

 

ESPECIAL

NEWS: 1. Celebrações de Norte a Sul. Com a ascensão do pastor André Mendonça ao STF, várias lideranças evangélicas brasileiras promoveram cultos em ações de graças em suas sedes regionais para agradecer a Deus pela vitória alcançada. Dentre alguns deixamos registrados os promovidos pelos pastores Jonatas Câmara, da Igreja AD Manaus Canaã, Silas Malafaia, da Igreja ADVEC Rio de Janeiro, Samuel Câmara, AD Belém do Pará etc. No dia da posse, 16 de dezembro, foi a vez da AD Ministério de Madureira, por meio de seu presidente nacional Abner Ferreira, promover o Culto de Ações de Graças na Catedral Nacional Baleia em Brasília, Capital Federal; 2. Instalação da Estatuínte Convencional. Resolução do Plenário nº 003/2021 - UFIADAP, 20 de novembro de 2021. Dispõe sobre a eleição e posse da Comissão de Reforma do Estatuto Convencional. O Plenário da Convenção UFIADAP – União Fraternal das Igrejas Assembleias de Deus – A Pioneira do Amapá, durante a 12ª AGO-2021, no exercício de suas atribuições normativas e legais, aprova e decide convocar Estatuínte 2022.

 

ESTUDOS BIBLICOS

Tema: Chegou o Natal.

            A celebração do Natal antecede o cristianismo em cerca de dois anos. Tudo começou com um antigo festival mesopotâmico que simbolizava a passagem de um ano para outro. Para os mesopotâmios, o Ano Novo representava uma grande crise, devido à chegada do inverno. A Mesopotâmia, chamada de mãe da civilização, inspirou a cultura de muitos povos, como os gregos.

            Apenas após a cristianização do Império Romano, o 25 de dezembro passou a ser a celebração do nascimento de Cristo. A maior parte dos historiadores afirma que o primeiro Natal como conhecemos hoje foi celebrado no ano 336 d.C. A troca de presentes passou a simbolizar as ofertas feitas pelos três reis magos ao menino Jesus, assim como outros rituais também foram adaptados.

            Em resumo, é incerto o dia em que Jesus nasceu, mas, isso é de menos. Importa que Ele nasceu em algum dia e o 25 de dezembro foi escolhido para simbolizar aquele que se tornou o principal dia de toda a história da humanidade.

 

FIQUE LIGADO

            Estatísticas referentes à Bíblia:

            A Bíblia é o livro mais antigo do mundo, foi escrito durante um período de um milênio e meio, em duas línguas originais (hebraico e grego), por mais de quarenta autores, desde reis a pescadores, em três continentes diferentes.

            Possui dois testamentos (duas partes), sessenta e seis livros, 1.189 capítulos, 31.172 versículos, mais de trinta mil palavras que se repetem por mais de oitocentas mil vezes, com mais de quatro milhões de letras.

            A Bíblia é o livro mais vendido e doado na face da terra; é o mais traduzido e o mais lido no planeta. Tanto nas universidades ou em qualquer outro ambiente científico e de estudo é o mais citado, o livro mais estudado por outros livros. A Bíblia fala de ciência, de poder, de dinheiro, de pós-verdade, de fake news, de armas nucleares, de aids, de tudo. Seu principal tema é a salvação da alma humana em Cristo Jesus. Leia a Bíblia.

Dia Mundial da Bíblia

 

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 12.12.2021

Hoje é o Dia Mundial da Bíblia

             É um costume legislativo mundial criar leis definindo certos dias nos calendários culturais diversos para lembrar personalidades, assuntos considerados importantes etc.

            De acordo com as informações correntes da internet, o Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia.

            No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus. Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizou.

            Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga.

            Em 19.12.2001, portanto há 18 anos, na época da presidência de Fernando Henrique Cardoso, foi promulgada a Lei nº 10.335, que institui o Dia da Bíblia, quando a República Federativa do Brasil reconheceu nacionalmente aquele dia criado pelos ingleses no século XVI.

            Diz a lei brasileira: O Presidente da República. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o Fica instituído o Dia da Bíblia, a ser celebrado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano, em todo o território nacional. Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 19 de dezembro de 2001; 180o da Independência e 113o da República. Fernando Henrique Cardoso (Aloysio Nunes Ferreira Filho / Francisco Weffort).

            Neste ano de 2019, no Congresso Nacional, início de uma nova legislatura (2019-2023), o projeto de lei nº 0001 que foi protocolado dia 1º de fevereiro, foi o que versou sobre a transformação da Bíblia em patrimônio nacional, cultural e imaterial da humanidade. O autor da proposta deputado Pastor Sargento Isidorio, afirma que a Bíblia é a 'vontade de Deus escrita para a humanidade'.

            Justificativa. Ao apresentar o projeto, o deputado justificou a intenção de transformar a Bíblia em patrimônio imaterial e cultural pelo fato de o livro ser o mais antigo e o "mais lido do mundo".

            Segundo ele, para os cristãos, a Bíblia "é mais do que apenas um bom livro, é a vontade de Deus escrita para a humanidade. Para os cristãos, nela se encontram, acima de tudo, as respostas para os problemas da humanidade e a base para princípios e normas de moral".

            Segundo o próprio deputado, projeto semelhante foi apresentado por ele – e aprovado por "unanimidade" – pela Assembleia Legislativa da Bahia, quando Isidorio era deputado estadual.

            "Nós, cristãos, seja católicos, evangélicos, espíritas ou outros acreditamos que estes homens escreveram a Bíblia inspirados por Deus e por isso considera a Bíblia como a escritura sagrada". Fonte de apoio: g1.globo.com/politica/noticia/2019/02/04/primeiro-projeto-apresentado-na-camara-em-2019-quer-declarar-biblia-patrimonio-cultural.ghtml

            No Estado do Amapá o Dia da Bíblia tem sido comemorado mais pelos religiosos, como está acontecendo hoje, domingo, pela manhã, em frente à Catedral da Assembleia de Deus – A Pioneira, na Rua Tiradentes, no Centro da Cidade. A via pública está interditada e os evangélicos estão ali celebrando a data.

            Agora, por parte das autoridades civis e políticas, o assunto vem sendo ignorado e negligenciado. Há uma previsão na Constituição do Estado de que uma praça deverá ser construída em homenagem à Bíblia. Mas, desde a promulgação da Constituição em 1991 (quase três décadas depois), nenhum governante se interessou em cumprir o referido dispositivo constitucional. Macapá é uma das poucas capitais de Estado do Brasil que não tem uma Praça da Bíblia.

            Ainda, em Macapá, outra situação flagrante de desconsideração quanto à Bíblia é o fato de que na Praça do Barão existe um monumento aos Dez Mandamentos. Depois que denunciamos aqui, o local foi restaurado, pois há muito tempo nenhuma autoridade cuidava em respeito à memória da Palavra de Deus.

           

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- A AD – A Pioneira celebra Dia da Bíblia neste domingo, 12.12. a partir das 9h30min., no T. Central.

2- Nova Mesa Diretora 2022-2024 da Convenção UFIADAP presidida pelo Pastor Iaci Pelaes.

3- Pastores Besaliel Rodrigues e Ester Farias representando a UFIADAP em evento em Brasília.

 

 

LIDERANÇAS

Sugestão de leitura: MORAIS, Alexandre de & MENDONÇA, André (Coords.). Democracia e sistema de justiça, Belo Horizonte: Forum: 2020, 696p. Obra coletiva em homenagem aos 10 anos do Ministro Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal coordenada por dois grandes ministros que têm se destacado na última década dentro da estrutura republicana brasileira. O prefácio do livro é de outro ministro do STF Ricardo Levandowski. Trata-se de uma coletânea de artigos jurídicos da lavra de eminentes juristas nacionais e estrangeiros, sobre dois grandes temas da atualidade jurídica mundial. Os coordenadores desta Obra demonstraram todos os seus talentos intelectuais e acadêmicos no estabelecimento do roteiro temático, harmonia e coesão textual, dando ao conjunto dos textos uma unidade sistemática que faz do livro uma grande referência sobre o assunto “Democracia e sistema de justiça”. O ministro Alexandre de Morais já é bem conhecido e o ministro André Mendonça vem, a cada dia, surpreendendo a Nação brasileira, não somente com o seu notório saber jurídico e conduta ilibada, mas, também por sua humildade de vida. Parabéns!

 

ESPECIAL

NEWS: Instalação da Estatuínte Convencional. Resolução do Plenário nº 003/2021 - UFIADAP, 20 de novembro de 2021. Dispõe sobre a eleição e posse da Comissão de Reforma do Estatuto Convencional.

            O Plenário da Convenção UFIADAP – União Fraternal das Igrejas Assembleias de Deus – A Pioneira do Amapá, durante a 12ª AGO-2021, no exercício de suas atribuições normativas e legais, aprova e decide:

            Art. 1º. Eleger e Nomear a Comissão de Reforma do Estatuto Convencional, composta da seguinte forma: I- Coordenador Geral: Pastor Besaliel Rodrigues; II- Coordenador Adjunto: Pastor Ananias de Souza Matos;            III- Membros: Pastores Agnaldo Nascimento da Silva, Edson Silva e Luiz Eduardo Garcêz Oliveira.

            Parágrafo único: O Convencionais que forem da área do Direito poderão participar dos trabalhos desta Comissão e os Convencionais em geral poderão enviar suas sugestões para serem analisadas pela Comissão.

            Art. 2º. A Comissão elaborará um cronograma de atividades e deverá se reunir pelo menos duas vezes por mês, presencial ou virtualmente, e deverá apresentar proposta de Novo Estatuto.

 

ESTUDOS BIBLICOS

Tema: A importância da Bíblia para nós.

            1) Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4.12). –x-x- 2) Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. (2 Timóteo 3.16-17) –x-x- 3) Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho. (Salmos 119.105) –x-x- 4) E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. (Tiago 1.22) –x-x- 5) Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. (Mateus 7.24) –x-x- 6) O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. (Mateus 24.35).

 

FIQUE LIGADO

            Estatísticas referentes à Bíblia:

            A Bíblia é o livro mais antigo do mundo, foi escrito durante um período de um milênio e meio, em duas línguas originais (hebraico e grego), por mais de quarenta autores, desde reis a pescadores, em três continentes diferentes.

            Possui dois testamentos (duas partes), sessenta e seis livros, 1.189 capítulos, 31.172 versículos, mais de trinta mil palavras que se repetem por mais de oitocentas mil vezes, com mais de quatro milhões de letras.

            A Bíblia é o livro mais vendido e doado na face da terra; é o mais traduzido e o mais lido no planeta. Tanto nas universidades ou em qualquer outro ambiente científico e de estudo é o mais citado, o livro mais estudado por outros livros. A Bíblia fala de ciência, de poder, de dinheiro, de pós-verdade, de fake news, de armas nucleares, de aids, de tudo. Seu principal tema é a salvação da alma humana em Cristo Jesus. Leia a Bíblia.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

STF brasileiro ganha 1º ministro evangélico de sua história

 

Publicado no Jornal A Gazeta Amapá - Coluna Tribuna Crista, de 05.12.2021

STF brasileiro ganha 1º ministro evangélico de sua história

          Aconteceu no plenário do Senado federal, esta semana, 4ª feira, 1º de dezembro, um dia depois do país celebrar o Dia Nacional do Evangélico. Por 47 votos a favor (bastavam 41) e 34 contra, a Câmara Alta do Parlamento brasileiro referendou o nome do Pastor André Mendonça, indicado pelo Presidente da República, para substituir no Supremo Tribunal Federal o ministro aposentado Marco Aurélio.

          Mas, como foi a reta final, os dois dias que precederam esta data memorável, que entrará para a história do Brasil... Vamos fazer uma síntese aqui:

          Destacando a participação de representantes do Estado do Amapá, neste processo, o Pastor Besaliel Rodrigues, 2º Vice-Presidente da Convenção UFIADAP, com sua esposa Pastora Ester Farias da Silva, esteve, no dia 30.11, em Brasília, no Senado Federal e na Presidência da República, representando o Pastor Oton Alencar, presidente da Assembleia de Deus – A Pioneira, o Pastor Iaci Pelaes, presidente da Convenção e o Reitor da Unifap Professor Doutor Julio Sá.

          O objetivo central das agendas foi a chegada da tão esperada sabatina de André Mendonça.

          A FPE – Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional mobilizou a ida das principais lideranças evangélicas do país a Brasília para tratarem sobre as últimas articulações pró-sabatina no Senado.

          Assim, a 3ª feira, dia 30, começou com visitas de pastores aos gabinetes dos senadores, solicitando apoio em favor do pastor candidato a ministro.

          A tarde foi reservada a uma reunião de oração. Pastores de diversos estados e denominações evangélicas do país, inclusive do Amapá, se reuniram no gabinete 22 da Ala Teotônio Vilela do Senado, sob o comando do Deputado Federal Sóstenes Cavalcante, do Rio de Janeiro, para fazer um breve balanço do andamento das articulações e para orarem a Deus em favor da sabatina. De joelhos dobrados, todos os presentes levantaram um clamor e, com lágrimas, intercederam pela causa.

          À noite todos foram ao Palácio da Alvorada, a convite do Presidente da República, para jantar com ele e conversar sobre a sabatina do Pastor André Mendonça no Senado.

          No dia seguinte, 01.12, pela manhã, aconteceu a tão esperada sabatina, vencida por 18 votos a favor e 9 contra. Segundo especialistas, nunca na história do Senado houve sabatina tão aguardada, quase cinco meses.

          Tudo iniciou às 8h20min e aconteceu no anexo 2, plenário 2 da Câmara dos Deputados. No total, participaram 100 (cem) pessoas, sendo sessenta homens e quarenta mulheres (pastores, parlamentares, autoridades em geral, servidores da Casa etc.). O Culto também foi transmitido on line, via aplicativo Zoom, https://us02web.zoom.us/j/5466546690, ID da reunião: 546 654 6690, senha de acesso: 2021.

          Em seguida, as principais lideranças evangélicas presentes foram, de Van, conduzidas por vários parlamentares e guiados pelo deputado federal Silas Câmara-AM, para o plenário da CCJ no Senado e plenários anexos, pois a sabatina do Pastor André Mendonça tinha começado às 9h e se estendeu até ao final da tarde, de forma cansativa, desgastante, mas gratificante.

          À tarde, na CCJ, a sabatina foi um sucesso. O Pastor André Mendonça respondeu a todas as perguntas dos senadores sem titubear.

          À noite, ao chegar ao plenário do Senado, a proposição de indicação foi apresentada e aprovada pelo expressivo placar de 47 votos a favor e 34 contra.

          Enfim, tudo foi muito exaustivo, mas valeu a pena. Agora, depois de dois séculos de criação e já tendo tido em torno de 180 ministros, pela primeira vez, nesta longa história, o seguimento evangélico terá um representante na mais alta Corte do País.

 

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Pastores do o Brasil, pelos corredores do Senado, visitando senadores e garantindo votos para a causa.

2- Presidente da República recepcionando representantes do Estado do Amapá no Palácio da Alvorada.

3- Líderes evangélicos do Brasil, de joelhos, dentro do Senado, orando pela vitória do povo de Deus.

 

 

LIDERANÇAS

Sugestão de leitura: MORAIS, Alexandre de & MENDONÇA, André (Coords.). Democracia e sistema de justiça, Belo Horizonte: Forum: 2020, 696p. Obra coletiva em homenagem aos 10 anos do Ministro Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal coordenada por dois grandes ministros que têm se destacado na última década dentro da estrutura republicana brasileira. O prefácio do livro é de outro ministro do STF Ricardo Levandowski. Trata-se de uma coletânea de artigos jurídicos da lavra de eminentes juristas nacionais e estrangeiros, sobre dois grandes temas da atualidade jurídica mundial. Os coordenadores desta Obra demonstraram todos os seus talentos intelectuais e acadêmicos no estabelecimento do roteiro temático, harmonia e coesão textual, dando ao conjunto dos textos uma unidade sistemática que faz do livro uma grande referência sobre o assunto “Democracia e sistema de justiça”. O ministro Alexandre de Morais já é bem conhecido e o ministro André Mendonça vem, a cada dia, surpreendendo a Nação brasileira, não somente com o seu notório saber jurídico e conduta ilibada, mas, também por sua humildade de vida. Parabéns!

 

ESPECIAL

NEWS: Instalação da Estatuínte Convencional. Resolução do Plenário nº 003/2021 - UFIADAP, 20 de novembro de 2021. Dispõe sobre a eleição e posse da Comissão de Reforma do Estatuto Convencional.

            O Plenário da Convenção UFIADAP – União Fraternal das Igrejas Assembleias de Deus – A Pioneira do Amapá, durante a 12ª AGO-2021, no exercício de suas atribuições normativas e legais, aprova e decide:

            Art. 1º. Eleger e Nomear a Comissão de Reforma do Estatuto Convencional, composta da seguinte forma: I- Coordenador Geral: Pastor Besaliel Rodrigues; II- Coordenador Adjunto: Pastor Ananias de Souza Matos;            III- Membros: Pastores Agnaldo Nascimento da Silva, Edson Silva e Luiz Eduardo Garcêz Oliveira.

            Parágrafo único: O Convencionais que forem da área do Direito poderão participar dos trabalhos desta Comissão e os Convencionais em geral poderão enviar suas sugestões para serem analisadas pela Comissão.

            Art. 2º. A Comissão elaborará um cronograma de atividades e deverá se reunir pelo menos duas vezes por mês, presencial ou virtualmente, e deverá apresentar proposta de Novo Estatuto.

 

ESTUDOS BIBLICOS

Tema: Por que devo orar? I Ts 5.17. Vejamos algumas respostas de alguns pensadores: 1. “Sempre que Deus deseja realizar algo, Ele convoca seu povo para orar.” - Charles Spurgeon ; 2. Quando trabalhamos, nós trabalhamos, quando oramos, Deus trabalha.” - Hudson Taylor; 3. “Quando agimos, colhemos os frutos do nosso trabalho, mas, quando oramos, colhemos os frutos do trabalho de Deus.” - Hans Von Staden; 4. “Não há nada que nos faça amar tanto uma pessoa quanto orar por ela.” - Willian Law; 5. “Eu preferiria ensinar um homem a orar do que dez homens a pregar.” - Charles Spurgeon; 6. “A maior preocupação do diabo é afastar os cristãos da oração. Ele não teme os estudos, nem o trabalho e nem a religião daqueles que não oram. Ele ri de nossa labuta, zomba de nossa sabedoria, mas treme quando nós oramos.” - Samuel Chadwick; 7. “O homem que mobiliza a igreja cristã para orar estará dando a maior contribuição para a história da evangelização do mundo.” - Andrew Murray; 8. “Os homens podem desdenhar nossos apelos, rejeitar nossa mensagem, opor-se a nossos argumentos, desprezar-nos, mas nada podem fazer contra nossas orações.” - Sidlow Baxter. Amém!

 

FIQUE LIGADO

            Quem é o novo Ministro do STF Pastor André Mendonça. O novo ministro do Supremo Tribunal Federal é um pastor evangélico da Igreja Presbiteriana. Ex Advogado Geral da União e ex Ministro da Justiça, André Mendonça entra para a história do Brasil como o primeiro representante oficial do seguimento evangélico a compor o STF.

            André Luiz de Almeida Mendonça nasceu na cidade de Santos-SP, em 27 de dezembro de 1972. Advogado público de carreira, concursado desde 2000, mas foi assessor especial do ministro da Controladoria-geral da União Wagner Rosário de 2016 a 2018, durante o governo Michel Temer. No governo Jair Bolsonaro, foi advogado-geral da União de 2019 a 2020 e ministro da Justiça e Segurança Pública de 2020 a 2021. No final de março deste ano retornou ao cargo de advogado-geral da União.

            Na vida pessoal, André Mendonça torce para o time alvinegro do litoral paulista. Foi criado numa família religiosa, e frequenta a Igreja Presbiteriana Esperança de Brasília. É casado e tem um casal de filhos.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Poder Judiciário, a última fronteira evangélica no Brasil

 

Artigo da semana do Dr. Besaliel Rodrigues publicado no jornal

Tribuna Amapaense – Coluna Direito & Cidadania, de 03.12.2021

Poder Judiciário, a última fronteira evangélica no Brasil

              É de conhecimento de todos que o Brasil foi colonizado por um país eminentemente católico. E mais, por 390 (trezentos e noventa) anos, teve como religião oficial o catolicismo.

              Mas, a partir de 1890, com o estabelecimento da República e o decreto 119-A, da liberdade religiosa, os missionários evangélicos passaram a ter mais coragem de vir evangelizar o Brasil. A saga é dolorosa e muito sangue foi derramado por causa da evangelização protestante no país.

              Entretanto, os evangélicos foram determinados na pregação da palavra de Deus. A primeira vitória evangélica em terras tupiniquis foi sobre a mitologia brasileira, mormente a amazônica. Quando a igreja evangélica entrou ministrando a palavra no interior do país, o povo começou a se libertar e parar de acreditar em “saci Pererê”, “cuca”, “boto” etc. Hoje esta mitologia consta apenas dos livros de história.

              Passo seguinte, os evangélicos venceram todas as perseguições e os preconceitos religiosos, com determinação e resiliência. Depois, passou a entrar na estrutura administrativa do Estado, por meio de concursos de cargos medianos (professores, pedagogos, enfermeiros etc.). Daí passou a pleitear os cargos de confiança (diretor de escolas, secretários de governo etc.). Mais tarde passou a frequentar os cursos de Direito e de Medicina...

              Não satisfeitos, começaram a participar dos pleitos para o Legislativo, e foram enchendo as Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e até o Congresso Nacional  de representantes aguerridos. Daí, foi um pulo para as eleições do Poder Executivo, elegendo centenas de prefeitos e alguns governadores.

              A partir do século 21, os evangélicos passaram a tentar a eleição de um presidente da República afinado com suas bandeiras. Daí vieram Antony Garotinho, Marina Silva, Pastor Everaldo, até chegar ao ano de 2018 e emplacar o atual presidente do país totalmente alinhado com os anseios do povo evangélicos do país. Até aqui, a ascensão evangélica na estrutura republicana brasileira foi um sucesso.

              Mas, dos três poderes da República, um se mantinha hermeticamente fechado aos evangélicos, tudo por força da forte tradição católica do Brasil.

              Então, dando continuidade a esta ascensão paulatina, os evangélicos passaram a compor as seccionais da OAB, conquistar aprovações em concursos da Magistratura e do Ministério Público, compor os colegiados dos tribunais recursais e, agora, adentra em sua última fronteira institucional, acessando as Cortes Superiores por meio da aprovação do 1º evangélico indicado a compor o STF, a mais alta Corte da Nação. O lacre está rompido!

Pastor Oton Alencar é eleito presidente emérito da Convenção e da igreja

 

Publicado no Jornal A Gazeta Amapá, Coluna Tribuna Cristã, de 28.11.2021

Pastor Oton Alencar é eleito presidente emérito da Convenção e da igreja

            O Plenário Supremo da Convenção de Pastores da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, reunida em Assembleia Geral Ordinária Anual, no fim de semana passado, criou o maior cargo de sua história centenária e empossou/investiu o Reverendíssimo Pastor Oton Miranda de Alencar como o primeiro Presidente Emérito da história das duas entidades jurídicas: Convenção e Igreja.

            A solenidade magna de criação e posse do referido cargo aconteceu no dia 19.11.2021, sexta feira, pela manhã, no plenário central da citada Igreja, localizado na Rua Tiradentes, nº 532, Centro de Macapá/AP, data de aniversário de ordenação ao pastorado do Pastor Oton, separado ao ministério no ano de 1977.

            A sessão de outorga foi presidida pelo Pastor Besaliel Rodrigues, então presidente da Convenção naquele momento, o qual colocou em apreciação do plenário a proposição de criação do título honorífico e a indicação da primeira outorga.

            Depois da aprovação, por unanimidade, o presidente Pastor Besaliel Rodrigues procedeu ao rito do seguinte protocolo de posse: 1. Explicou aos Convencionais o significado e a importância da Outorga do Título Meritório; 2. Convidou o Reverendíssimo Pastor Oton Miranda de Alencar e sua mui digna esposa Juracy de Almeida Alencar para tomar assento de destaque; 3. Proferiu discurso especial ao homenageado; 4. Entregou, em conjunto com o representante da Igreja Pastor Iaci Pelaes, o diploma de Presidente Emérito da Convenção e da Igreja ao homenageado; 5. A Pastora Ester Farias da Silva, representando a Convenção e Pastora Juracy Alencar, representando a Igreja, colocaram a Faixa Presidencial no Pastor Oton Alencar, novo Presidente Emérito da Convenção e da Igreja; 7. Pastor Besaliel Rodrigues conduziu a oração consagratória; 8. Todos cantaram o Hino da UFIADAP; 9. Conclusão com palavra do novo Presidente Emérito da Convenção e da Igreja.

            Além do diploma de Presidente Emérito entregue ao Pastor Oton Alencar, foi baixada pelo plenário e assinada pela Mesa Diretora a seguinte resolução Convencional, publicada nas redes sociais:

            Resolução do Plenário nº 001/2021 - UFIADAP, 19 de novembro de 2021. Dispõe sobre a criação do Cargo/Título de Presidente Emérito da Convenção e da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira e nomeia como 1º ocupante o Reverendíssimo Pastor Oton Miranda de Alencar.

            O Plenário Supremo da Convenção UFIADAP – União Fraternal Das Igrejas Assembleias De Deus – A Pioneira Do Amapá, durante a 12ª AGO-2021, no exercício de suas atribuições normativas e legais, aprova e decide:

            Art. 1º. Criar o Cargo/Título de Presidente Emérito, no âmbito da Convenção e da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira: I- Somente poderá ocupar o referido cargo o Presidente Vitalício da Igreja; II- Somente o plenário soberano convencional poderá conceder o referido título; III- O Cargo/Título de Presidente Emérito continuará vinculado ao outorgado mesmo após jubilação voluntária e/ou “post mortem”.

            Art. 2º. Nomear o Reverendíssimo Pastor Oton Miranda de Alencar como Presidente Emérito da Convenção e da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira.

            Art. 3º. São direitos do Presidente Emérito: I- Permanecer no exercício vitalício da presidência da Igreja; II- Exercer o direito de veto no âmbito da gestão ministerial, administrativa e eclesiástica; III- Autorizar visitas, ou recebê-las nos termos definidos pela Mesa Diretora da Convenção e da Igreja; IV- Continuar com todos os seus direitos de presidente, mesmo após jubilação voluntária.

            Art. 4º. As omissões e/ou dúvidas sobre a presente resolução somente poderão ser dirimidas pelo plenário convencional.

            Art. 5º. Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

            Assinaram. Mesa Diretora. Novo Presidente Emérito (empossado) Pastor Oton Alencar; Presidente da Convenção: Pastor Besaliel Rodrigues; 1º Vice: Pastor Iaci Pelaes dos Reis (representando a Igreja); 2º Vice: Pastor Kleyzer Couglhan de Alencar Bruce; 3º Vice: Pastor Rodrigo Lima Jr.; 4º Vice: Apóstolo Órley Miranda De Alencar; 1º Secretário: Pastor Benedito Brito Rodrigues; 2º Secretário: Pastor Paulo Alberto Santos; 3ª Secretária: Pastora Marly Pires; 4º Secretário: Pastor Francisco Saraiva Landin; 1ª Tesoureira: Pastora Elice Martins Nobre; 2ª Tesoureira: Pastora Crisleide Monteiro Lima.

 

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Pastor Oton Alencar torna-se o 1º Presidente Emérito da história da Igreja AD – A Pioneira/Amapá.

2- Pastor Besaliel Rodrigues (Convenção) e Pastor Iaci (Igreja) entregando do Diploma ao Pastor Oton.

3- Nova Mesa Diretora da Convenção de Pastores da AD – A Pioneira para o triênio 2022-2024.

 

 

LIDERANÇAS

Sugestão de leitura: Obra em homenagem aos Dez Anos da Academia de Letras ALEA. SILVA, Ester Farias da. BR: Vencendo desertos (Série biobibliografia). Brasília/DF: Editora Os Semeadores, 2021, 200p. Obra comemorativa lançada em 18.11, no Culto de Ações de Graças pelo “Jubileu dos Dez Anos” da ALEA – Academia de Letras Evangélica Amapaense. Inaugura “Série Biobibliografia” que irá publicar a história de vida e a produção bibliográfica de cada membro integrante da citada Academia. Neste primeiro fascículo, a Acadêmica Ester Farias da Silva foi incumbida de produzir um ensaio literário a respeito da vida e obra do Acadêmico Besaliel Rodrigues. No próximo livro será a vez de Besaliel Rodrigues contar a vida e obra do fundador da referida Academia de Letras, o Reverendo Doutor Oton Miranda de Alencar, e assim por diante. A autora é bacharela em Direito, pós-graduada em Gestão e Docência do Ensino Superior. É articulista, escritora, pastora, professora e advogada, com atuação preponderante na área do Direito Eclesiástico. Estreia como biógrafa. Antes, foi revisora geral da Obra Constituição Federal brasileira comentada à luz da Bíblia.

 

ESPECIAL

NEWS: Mesa Diretora encerra mandato. Foto da última reunião da Mesa Diretora, referente ao triênio 2019-2021, realizada no dia 15.11.2021.

            A Mesa Diretora que se despede é a seguinte: Presidente: Pastor Besaliel Rodrigues; 1º Vice: Pastor Iaci Pelaes dos Reis; 2º Vice: Pastor Kleyzer Couglhan de Alencar Bruce; 3º Vice: Pastor Rodrigo Lima Jr.; 4º Vice: Apóstolo Órley Miranda de Alencar; 1º Secretário: Pastor Benedito Brito Rodrigues; 2º Secretário: Pastor Paulo Alberto Santos; 3ª Secretária: Pastora Marly Pires; 4º Secretário: Pastor Francisco Saraiva Landin; 1ª Tesoureira: Pastora Elice Martins Nobre; 2ª Tesoureira: Pastora Crisleide Monteiro Lima; Secretária Adjunta: Missionária Otacília Paes Pereira Filha; Tesoureira Adjunta: Pastora Kelly Rodrigues.

            Saiba mais sobre o relatório trienal de atividades da presidência da Convenção, o relatório-resumo trienal de gestão, o relatório das ações sociais realizadas no período da pandemia do Covid-19 e muito mais no blog https://besalielrodrigues.blogspot.com.

 

ESTUDOS BIBLICOS

Tema: Obreiros do Arrebatamento – Hebreus 10.37: “Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.”.

            A 12ª Assembleia Geral Anual da Convenção UFIADAP teve por tema geral: “Obreiros do Arrebatamento”. Todos os sinais apontam para a volta de Cristo, devemos estar preparados para este Grande Dia. Importantes reflexões e analises foram feitas pelos preletores a respeito do tema, bem como perspectivas deste assunto em relação à vida da Igreja do Senhor.

            Ainda, neste conclave ministerial, agradecemos a Deus por todas estas conquistas, Bendizendo-o por todos os Seus benefícios (Salmo 103.1-2), lembrando sempre que somos imerecedores de tão grandes bênçãos.

            Esta AGO revestiu-se de importantes significados para todos nós, principalmente por estarmos vencendo o período dramático de pandemia (COVID-19) e retomando nossas atividades  normais eclesiásticas e convencionais. Amém!

 

FIQUE LIGADO

            Nova Mesa Diretora da Convenção. Triênio 2022-2024. Resolução nº 002/2021 - UFIADAP, 19.11.2021. O Plenário..., no exercício de suas atribuições normativas e legais, aprova e decide:

            Art. 1º. Eleger, por aclamação, e Nomear a Nova Mesa Diretora da Convenção para o exercício do mandato referente ao triênio 2022-2024, composta da seguinte forma: I- Presidente Emérito: Pastor Oton Miranda de Alencar; II- Presidente: Pastor Iaci Pelaes dos Reis; III- 1º Vice: Pastor Rodrigo Lima Junior; IV- 2º Vice: Pastor Besaliel Rodrigues; V- 3º Vice: Apóstolo Órley Miranda de Alencar; VI- 4º Vice: Pastor Kleyzer Couglhan A. Bruce; VII- 1º Secretário: Pastor Benedito Brito Rodrigues; VIII- 2º Secretário: Pastor João Ricardo Mendes Ferreira; IX- 3ª Secretária: Pastora Crisleide Monteiro Lima; X- 4º Secretário: Pastor Antonio Junior Padilha Dias; XI- 1º Tesoureiro: Pastor Edson Lisboa da Silva; XII- 2º Tesoureiro: Pastor Eliniel Costa de Alencar; XIII- Secretário Adjunto: Pastor Oberdan Nunes Favacho de Lima; XIV- Tesoureira Adjunta: Pastora Ester Farias da Silva. Art. 2º. Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

ARTIGO DESTAQUE

Morreu o Papa Francisco

Morreu o Papa Francisco, presidente mundial da ICAR - Igreja Católica Apostólica Romana Acabou de falecer em Roma, Itália, a poucos momentos...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES