Redes Sociais

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Eleições 2022: Informações importantes para o eleitor

 

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 23.01.2022

Eleições 2022: Informações importantes para o eleitor

            Atenção lideranças eclesiásticas e membresias em geral, para que todos fiquem bem informados sobre o pleito eleitoral que acontecerá no próximo mês de outubro/2022, vamos divulgar aqui diversos temas que abrangerão as principais informações fornecidas pela Justiça Eleitoral brasileira por meio do site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

            Inicialmente, queremos dizer que o Congresso Nacional, por meio do Código Eleitoral, art. 23, concedeu aos tribunais eleitorais brasileiros o poder de detalhar as leis eleitorais por meio de instruções judiciais. Por óbvio que os tribunais não podem, com tais instruções, inovar, ou criar situações legais novas, mas, apenas regulamentar, interpretar, explicar melhor, dizer os detalhes práticos daquilo que a lei “falou” genericamente. Tais instruções são discutidas e aprovadas nos plenários dos tribunais e apresentadas ao povo por meio de um documento chamado de “resolução”. São as famosas Resoluções do TSE.

            Assim, para as Eleições 2022, o TSE já aprovou e publicou diversas resoluções. Iremos falar um pouco delas aqui a partir desta oportunidade.

            Primeiramente, consta no site do TSE que foi aprovada pelo Plenário do referido Tribunal, a Resolução nº 23.674/2021, que disciplina as datas eleitorais de 2022, a serem observadas pelos partidos e candidatos. Esta é a primeira resolução que vamos divulgar aqui.

            As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro, quando os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais, no caso, no Distrito Federal. Eventual 2º turno será realizado no dia 30 de outubro.

            Alguns prazos já começaram a valer desde o dia 1º de janeiro, como a obrigatoriedade de registro de pesquisas eleitorais, a limitação de despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais e a proibição da distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios a cidadãs e cidadãos por parte da Administração Pública. Há exceção em casos de estado de calamidade ou emergência pública e programas sociais que já estavam em andamento.

            Janela partidária. Entre 3 de março e 1º de abril, acontece a janela partidária, período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

            Registro de estatutos no TSE. Dia 2 de abril, seis meses antes do pleito, é data-limite para que todas as legendas e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE. Este também é o prazo final para que todas as candidatas e candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretende concorrer. Presidente da República, governadoras ou governadores de Estado e prefeitas ou prefeitos que pretendam concorrer a outros cargos em 2022 têm até esta data para renunciar aos respectivos mandatos.

            Formação de coligações. O órgão de direção nacional do partido político ou federação deve publicar, no Diário Oficial da União (DOU), as normas para a formação de coligações nas eleições majoritárias até 5 de abril, 180 dias antes das eleições. Entre este dia e a data da posse das eleitas e dos eleitos, é vedado aos agentes públicos realizar reajuste de servidoras e servidores públicos que exceda a recomposição da perda de poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.

            Transferência do título. No dia 4 de maio, 151 dias antes do pleito, vence o prazo para que eleitoras e eleitores realizem operações de transferência do local de votação e revisão de qualquer informação constante do Cadastro Eleitoral. Quem tem mais de 18 anos e ainda não possui título eleitoral também tem até este dia para solicitar a emissão do documento pelo sistema TítuloNet.

            Mobilidade e acessibilidade. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação da sua circunscrição têm entre os dias 18 de julho e 18 de agosto de 2022 para informar a Justiça Eleitoral. Mais informações no site do TSE. Voltaremos com outros assuntos nas próximas oportunidades.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- A Justiça Eleitoral brasileira engloba o TSE e os TREs, todos com poder de regulamentar a lei.

2- O Pastor Oton Alencar discursou e orou pelo Presidente Bolsonaro, quando esteve no Amapá.

3- Pastor Joezer Chagas, da AD – Ministério do Avivamento, recepcionando o Presidente da República.

 

LIDERANÇAS

Quem é quem: George Oliver Wood, pastor norte-americano, nasceu na década de 1940 e faleceu, com 80 (oitenta) anos, no último dia 12.01.2022. Casado com a Drª Jewel Wood, por 56 (cinquenta e seis) anos, com quem teve os filhos: Son George Paul Wood e Evangeline Hope Zorehkey.

            Wood iniciou seu ministério ainda nos anos 1960, na Universidade do Evangelho em Springfield, no Missouri. Na década seguinte, assumiu o pastorado da Igreja Newport Mesa, em Costa Mesa, e, em 1988, tornou-se superintendente-geral da Assembleia de Deus, no Distrito Sul da Califórnia.

            Foi em 2007 que Wood assumiu o cargo de superintendente-geral do Concílio Geral das Assembleias de Deus nos Estados Unidos (CGADEUA) e, já no ano seguinte, tornou-se presidente global da Assembleia de Deus, posto em que ficou até 2017. Durante este período, a denominação teve um grande crescimento nos EUA. O número de igrejas também cresceu enquanto ele esteve liderando a igreja. Com informações da “Terra Brasil”, “Pleno News” e “Pointrhema”.

 

ESPECIAL

NEWS: 1. Senadora Amapaense Damares Alves?: A brincadeira que está virando coisa séria. O vácuo que está se abrindo com o aparente declínio político do senador Davi Alcolumbre está atiçando tanta gente com desejo de conquistar a sua vaga, que até uma simples brincadeira da ministra Damares está sendo levo à sério por todo o eleitorado amapaense. Inicialmente aparece uma explicação: Ausência de nomes sérios para serem eleitos para um cargo tão importante da República; 2. Em Brasília-DF: Na Capital Federal todos se preparam para a retomada do ano a partir de 1º de fevereiro, quando inicia o ano legislativo no Congresso Nacional e o ano judiciário no Supremo Tribunal Federal. O Poder Executivo Federal não parou. Continuou funcionando; 3. Estreia o “Açaí com Notícias”: Trata-se de vídeos semanais, que serão postados nas redes sociais, apresentados pelo Dr. Besaliel Rodrigues, por meios dos quais comentará as principais notícias publicadas nos jornais, revistas e redes sociais do Amapá e do Brasil sobre política, religião, economia, cultura etc. Contatos pelo Zap (96) 9110-5167.

 

REFLEXÃO

Tema: “Ajuda-me na minha falta de fé” – Marcos 9.24c.

            Esta frase está na parte final (aqui indicada pela letra “c”) do versículo 24 do capítulo 9 do Evangelho de Marcos, na Bíblia com reflexões de Lutero, versão ARA – Almeida Revista e Atualizada, as SBB – Sociedade Bíblica do Brasil. O contexto é o episódio em que Jesus cura um jovem possesso, que ainda era surdo e mudo e os espíritos imundos viviam-no jogando no fogo e onde tivesse água para o matar (ver vers. 22). Diz a Bíblia que inicialmente os discípulos oraram tentando libertar aquele adolescente, mas não conseguiram. Então, depois que Jesus curou aquele jovem, explicou aos discípulos que tem certos espíritos malignos que somente expelidos das pessoas com oração e jejum.

            Lição de moral: O pai deste garoto percebeu que o caso era complexo. Assim, ele pediu ajuda para Jesus apoiar sua minúscula fé. Façamos assim também. Em nossos momentos complicados, peçamos para que Jesus robusteça nossa fé. Amém!

 

FICA A DICA

Legislação para pastores: A partir do início deste ano de 2022 iremos publicar aqui a indicação uma série de dispositivos constitucionais, de leis e normas referentes a temas de interesse de todas as lideranças eclesiásticas.

            Dica 008. Lei nº 9.010/1995, dispõe sobre a terminologia oficial relativa à hanseníase e dá outras providências. Art. 1º O termo "Lepra" e seus derivados não poderão ser utilizados na linguagem empregada nos documentos oficiais da Administração centralizada e descentralizada da União e dos Estados-membros. Art. 2º Na designação da doença e de seus derivados, far-se-á uso da terminologia oficial constante da relação ... Art. 3º Não terão curso nas repartições dos Governos, da União e dos Estados, quaisquer papéis que não observem a terminologia oficial ora estabelecida, os quais serão imediatamente arquivados, notificando-se a parte. Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 5º Revogam-se as disposições em contrário.

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Janeiro e as duas datas importantes para as religiões

 Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 16.01.2022

Janeiro e as duas datas importantes para as religiões

            Ninguém mais do que os evangélicos, em toda a história, sofreram tanto quando se fala em liberdade de culto e em intolerância religiosa no Brasil.

            Até hoje parece que este horrível mal ainda não foi extirpado da cultura brasileira, pois quando agora, no segundo semestre do ano passado (2021), no processo de aprovação do primeiro ministro evangélico de toda a história do STF, tudo foi revestido de muita discriminação da imprensa em geral, demora no Senado para o agendamento da sabatina e da sessão em plenário, constrangimentos nas perguntas feitas por alguns senadores ao pastor candidato ao cargo, enfim, foi uma situação ainda cheia de constrangimentos religiosos que repercutiu negativamente em todo o Brasil e no mundo inteiro. Tudo isso, pasmem, em pleno século 21!

            No passado tudo ainda foi muito pior. Os evangélicos sofreram no Brasil perseguições, apedrejamentos e mortes; apelidos do tipo “crente do c* quente”, os “aleluia, peixe no prato farinha na cuia”; bíblias foram queimadas em vias públicas e adeptos do protestantismo presos de forma discricionária, apenas por professarem a fé evangélica. Por décadas a fio foram criticados por seu modo de vestir, de falar, de viver. Tempos horríveis.

            Até preconceito constitucional os evangélicos sofreram, pois, desde o descobrimento até à Constituição de 1824, que vigeu até 1890, portanto por 390 (trezentos e noventa) anos, a religião oficial nacional era o catolicismo, tolerando-se as outras apenas funcionando em nível doméstico, em casas residenciais e de forma privada (Constituição de 1824, art. 5º).

            Mas, a civilização brasileira avançou, a cultura evoluiu e, a partir de 1890 tudo começa a mudar, mesmo que muito lentamente.

            Assim, hoje, em todo dia 7 (sete) de janeiro celebra-se o Dia da Liberdade de Cultos e todo dia 21 (vinte e um) de janeiro, o Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa.

            De acordo com pesquisas na rede mundial de computadores, o Dia da Liberdade de Cultos é a data que celebra a liberdade que todos os brasileiros têm de exercer as suas crenças de modo livre e sem qualquer tipo de perseguição religiosa.

            Esta data do Dia da Liberdade de Cultos foi escolhida em homenagem à primeira lei criada no Brasil sobre a liberdade de cultos. O projeto de lei de 7 de janeiro de 1890 foi feito por iniciativa do gaúcho Demétrio Ribeiro, Ministro da Agricultura naquela época.

            Anos mais tarde, em 1946, com a promulgação da nova Carta Magna, o célebre escritor baiano e deputado federal por São Paulo, Jorge Amado, propôs um artigo para a Constituição que reafirmava a importância da liberdade religiosa no país.

            Importância da Liberdade de Culto. O Brasil é um país multicultural, rico em doutrinas religiosas que enriquecem a sociedade brasileira. Este direito está previsto de modo bastante claro no artigo 5º da Constituição Federal de 1988: VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; (...) VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;”.

            Já o dia 21 de janeiro, é o Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa. Também diz a internet que foi instituído em 2007 e busca dar visibilidade e informar sobre o respeito ao direito do livre exercício da religião, seja ela qual for. Faz também referência ao Dia Mundial da Religião, celebrado desde 1950 no terceiro domingo de janeiro.

            Segundo Letícia Rodrigues Ferreira Netto (infoescola.com), “Intolerância religiosa é uma forma de violência, física ou simbólica, que tem por objetivo a negação e a supressão de uma religião em detrimento de outra. Ou seja, é um caso de preconceito associado a algum tipo de violência em que se pretende negar a existência de religiões específicas.”. No Brasil, os evangélicos ainda sofrem muita perseguição e preconceito, mesmo que de forma simbólica e velada. Dizem alguns que é só brincadeirinha, mas é brincando que as pessoas expressam a verdade de seus preconceitos íntimos.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Agora, em 09.09.2022, o maior grupo de mídia do país satiriza o nome da lancha do acidente em MG.

2- Qualquer tipo de intolerância religiosa é crime. Por que, então é tão pouco punida no país.

3- Isaac Natan, filho de Iury e Eerllen, com um mês de idade, é apresentado na Igreja em 09.01.2022.

 

 

LIDERANÇAS

Quem é quem: Antonio Martins Vilas Boas, filho de Albino Martins Vilas Boas e Cecília de Paiva Vilas Boas, nasceu em Guiricema-MG, a 15 de novembro de 1896. Completou preparatórios em Belo Horizonte, matriculando-se na Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, fundada pelo grande Presidente Afonso Pena. Recebeu diploma de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1923, sendo paraninfo da Turma o notável jurisconsulto Francisco Mendes Pimentel, que, como Diretor, lhe outorgou o prêmio medalha de ouro Barão do Rio Branco, sempre conferido ao melhor aluno do curso. Casou-se com D. Alda Fonseca Vilas Boas, em 8 de outubro de 1924.

            Desenvolveu sua carreira jurídica entre 1930 a 1957, quando foi escolhido Ministro do Supremo Tribunal Federal pelo Presidente Juscelino Kubitschek. Chegou ao STF não por ser evangélico, mas por ser amigo do Presidente JK. Participou do Tribunal Superior Eleitoral, como substituto (1960) e efetivo (1963), exercendo a Presidência daquela Corte a partir de 09.03.1965 até 15.11.1966, quando se aposentou.

 

ESPECIAL

NEWS: 1. Presidente da República em Macapá: O Presidente da República Jair Bolsonaro agendou para a última 6ª feira, 14.01, o lançamento da internet 5G no Estado do Amapá. A população de todo o Estado agradece ao Chefe da Nação pela consideração e benefício; 2. A 1ª Reunião 2022 da Mesa Diretora da Convenção Ufiadap: A Mesa Diretora da Ufiadap promoveu sua primeira reunião administrativa do ano de 2022 ontem, sábado, 15.01, às 9h, no Gabinete da Convenção, no Templo Central da AD – A Pioneira, Rua Tiradentes, 532, Centro, Macapá-AP quando, na oportunidade, deliberou sobre seu Calendário de Atividades de 2022. O 2º Vice-presidente Pastor Besaliel Rodrigues, que está viajando, se fez representar por sua esposa Pastora Ester Farias da Silva; 3. Em Brasília: Na Capital Federal todos se preparam para a retomada do ano a partir de 1º de fevereiro, quando inicia o ano legislativo no Congresso Nacional e o ano judiciário no Supremo Tribunal Federal. O Poder Executivo Federal não parou. Mesmo o presidente da República tirando a semana natalina de folga, o Executivo continuou funcionando.

 

REFLEXÃO

Tema: Pastores malandros X orações respondidas?

            “Tudo é possível ao que crê.”. Esta frase está escrita no Evangelho de Marcos 9.23, na Bíblia com reflexões de Lutero, versão ARA – Almeida Revista e Atualizada, as SBB – Sociedade Bíblica do Brasil.

            Segundo Lutero, esta referência mostra Deus respondendo orações com base na fé da pessoa que está precisando do milagre. Diz Lutero: “Ao ungido, basta ouvir a Palavra e nela crer, pois em verdade obtemos tudo o que cremos que receberemos, seja lá o que o ministro faça ou não faça, simule ou engane. Vale a sentença de Cristo: ‘Tudo é possível para quem crê’”. Atenção: Nem todo pastor é enganador!

            Então, não se assuste ao ver pastores “picaretas” se vangloriando no rádio, na TV, nas redes sociais, com os milagres das pessoas. O milagre aconteceu por causa da fé da pessoa e não do pastor de má fama.

            Lição de moral: Muitas vezes, o momento, as palavras daquele pastor mal falado etc., funcionem como um “start” na fé daquela pessoa e gere o milagre; mas, a fé de cada pessoa é a regra motriz das orações efetivas.

 

FICA A DICA

Legislação para pastores: A partir do início deste ano de 2022 iremos publicar aqui a indicação uma série de dispositivos constitucionais, de leis e normas referentes a temas de interesse de todas as lideranças eclesiásticas.

            Dica 005. Decreto Federal nº 8.727/2016, dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Nome social é um tipo de “apelido” oficial, autorizado por lei para uso popular.

            Dica 006. Lei nº 9.394/1996, conhecida como LDB ou LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nela constam as normas sobre entidades de ensino confessional, educação religiosa etc. Todos os líderes religiosos têm o dever de ler esta lei, mormente os itens que tangem sobre educação e religião.

             Dica 007. Lei 8.239/1991, regulamenta o art. 143, §§ 1º e 2º da CF, que dispõem sobre a prestação de Serviço Alternativo ao Serviço Militar Obrigatório. De acordo com a Constituição, os sacerdotes estão dispensados do serviço militar obrigatório.

Jorielson, novo deputado federal do Amapá é destaque no Parlamento Nacional

 

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 09.01.2022

Jorielson, novo deputado federal do Amapá é destaque no Parlamento Nacional

            O novo deputado federal pelo Amapá Jorielson Brito, tão logo tomou posse há um mês no Congresso Nacional, já é destaque na Câmara dos Deputados. Com um pouco mais de uma semana de mandato, se torno vice-líder de seu partido na Câmara, virou integrante das comissões de (i) Relações Exteriores, (ii) Minas e Energia, (iii) Segurança Pública e combate ao crime organizado e (iv) Frente Parlamentar Evangélica. Ele é suplente de Vinicius Gurgel e vai exercer o mandato por todo o 1º semestre de 2022. Jorielson também já foi Vereador de Macapá na composição anterior à atual.

            O referido deputado é do quadro da Polícia Federal brasileira, professor concursado da Unifap, mestre em Direito Penal e pastor. Em sua carreira política está em ascensão. Diz que virá à reeleição no pleito deste ano. Mas, alguns amigos próximos cogitam que seria também bom nome para o senado ou governo do Estado.

            O deputado Jorielson presidiu a sessão que aprovou Acordo Internacional entre o Brasil e Israel na área de segurança. Veja a notícia publicada pela Agência Câmara de Notícias: Câmara aprova acordo entre Brasil e Israel na área de defesa. O acordo prevê o intercâmbio de tecnologias, treinamento, pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico e mobilização.

            Dia a citada Agência que: A Câmara dos Deputados aprovou, por 300 votos a 60 e uma abstenção, o acordo de cooperação em questões relacionadas à defesa assinado por Brasil e Israel, previsto no Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 228/21. A matéria vai agora ao Senado Federal.

            Assinado em 2019, em Jerusalém, o acordo prevê o intercâmbio de tecnologias, treinamento, pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico e mobilização. Prevê ainda visitas mútuas de delegações, intercâmbios de pessoal e a facilitação do comércio bilateral de material de defesa. O governo alega que o tratado contribui “para o estabelecimento de novo patamar de relacionamento entre Brasil e Israel”.

            PT, PCdoB e Psol foram contrários ao acordo bilateral sob a alegação de que a aprovação representa a chancela do Brasil a um país que descumpre resoluções das Nações Unidas sobre o povo palestino. Houve também críticas ao fato de o acordo possibilitar que empresas brasileiras vendam produtos de defesa para o governo israelense.

            “Todos que aqui estão sabem o que acontece com o povo palestino e deviam prestar solidariedade ao povo palestino”, disse a deputada Erika Kokay (PT/DF). O deputado Jorielson (PL/Amapá) defendeu o acordo e disse que o Brasil ganha com a cooperação com Israel. “Não estamos ‘sectarizando’ nenhuma outra nação. Não estamos aqui fechando portas para ninguém. Pelo contrário, estamos abrindo portas, construindo pontes”, disse. Reportagem: Janary Júnior. Edição: Rachel Librelon. Fonte: Agência Câmara.

            Outros destaques relacionados às ações parlamentares do deputado Jorielson:

            1. Encontro com os deputados @deppaulofreire e @sostenescavalcante. Na oportunidade, foram traçadas novas ações da Frente Parlamentar Evangélica para 2022, que estará sob a presidência do Pr. Sóstenes Cavalcante. De acordo com Jorielson, “É uma honra representar o cristão evangélico do Amapá e de todo o país dentro do parlamento. Deus é a nossa fortaleza!” #deputadojorielson #fpe #missão #servodedeus #amapá;

            2. Visitas oficiais: O referido deputado está sendo requisitado para visitar todos os municípios do Estado do Amapá e alguns países localizados no platô das Guianas;

            3. Apoio à Universidade Federal: Por ser do quadro funcional da Unifap, Jorielson já está atuando em favor da mesma nas diversas demandas que a Universidade possui em nível de Brasília;

            4. Justiça Eleitoral: Disse estar comprometido em cooperar com a Justiça Eleitoral do Amapá, presidida pelo desembargador Gilberto Pinheiro, mormente em matérias que promovam a melhoria do exercício do voto por parte dos eleitores mais carentes;

            5. Justiça do Trabalho no Amapá: Pretende visitar o TST e o TRT da 8ª Região, que tem jurisdição no Pará e no Amapá, para saber o que é necessário para promover melhor no Estado do Amapá este ramo especializado desta Justiça Social, no sentido de melhor atender o povo amapaense;

            6. Os 105 Anos dos evangélicos no Amapá: Comunicou que vai verificar como homenagear no Congresso Nacional os 105 anos da chegada dos evangélicos no Amapá, data que será celebrada no próximo mês de junho deste ano.

            Parabéns deputado Jorielson Brito. O Estado do Amapá está necessitado de deputados federais assim: proativos, dinâmicos, criativos e preocupados com o desenvolvimento dos grandes temas de nossa Unidade Federativa.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Deputado Federal Jorielson Brito, firme na defesa dos interessas do Amapá no Congresso nacional.

2- Advogados-Pastores Besaliel e Ester Farias almoçando com Deputado Jorielson em Brasília.

3- André Victor, filho do Rev.-Dr. Besaliel Rodrigues, colando grau no ensino médio da Escola SESI.

 

LIDERANÇAS

4 – Sem legenda

Quem é quem: Lourenço Ferreira Rodrigues: O Pastor Lourenço Rodrigues foi o pai do Pastor Besaliel Rodrigues, Bezaisilas, Ana Kelly e Lourenço Filho. Nasceu em 08.01.1947 e faleceu em 19.01.1998. Além de pastor, foi compositor, radialista, teólogo, missionário. Ainda, foi profícuo escritor autor de diversos livros: 1- Doutrinas da fé cristã; 2- Por que a igreja pentecostal cresce; 3- A origem das raças; 4- A besta e o nº 666; 5- Numerologia cristã; 6- Missões na igreja primitiva, dentre outros. Foi casado com a Pastora Maria Soares, com quem teve os referidos filhos.

            O Pastor Lourenço, como era chamado, foi um dos pioneiros da Assembleia de Deus da Região Norte do Brasil. No Estado do Pará, na década de 1970, pastoreou igrejas nas seguintes localidades: Jacarecapá, Monte Alegre, Belterra, Baião, Afuá, Marapanim e Vigia. No início da década de 1980 foi missionário da AD de Belém na África, nos seguintes países: Gana, Guiné Bissau, Moçambique, Angola e Senegal. Na década de 1990 radicou-se com a família no Estado do Amapá até passar para a eternidade.

 

ESPECIAL

5 – Sem legenda.

NEWS: 1. País orando pelo Presidente Bolsonaro: Desde a fatídica facada que levou durante a campanha de 2018 até hoje, esta é a quinta vez que o Presidente enfrenta complicações com a saúde. Assim, a maioria do povo brasileiro está orando pelo total restabelecimento do Presidente. Força Capitão; 2. Oposição inimiga do Brasil: A oposição política brasileira mostra-se cada vez mais podre. Pelas redes sociais, uns, por um lado torcem para que o presidente se dê mal; outros, por outro lado, espalham a mentira de que o caso da facada não existiu; 3. A 1ª Reunião 2022 da Mesa Diretora da Convenção Ufiadap: O Pastor Iaci Pelaes, novo presidente da Convenção Ufiadap, está convocando todos os novos membros da Mesa Diretora para a primeira reunião administrativa do ano de 2022. Será no próximo sábado, dia 15 de janeiro, às 9 horas da manhã, no Gabinete da Convenção, no Templo Central da AD – A Pioneira, Rua Tiradentes, 532, Centro, Macapá-AP. Pauta: Calendário de atividades de 2022. O 2º Vice-presidente Pastor Besaliel Rodrigues, que está viajando, confirmou que retornará no sábado para participar da citada reunião.

 

REFLEXÃO

Tema: Conselhos práticos do ano de 2022.

            Eclesiastes 11.1-8 (Versão NTLH): 1. Empregue o seu dinheiro em bons negócios e com o tempo você terá o seu lucro. 2. Aplique-o em vários lugares e em negócios diferentes porque você não sabe que crise poderá acontecer no mundo. 3. Quando as nuvens ficam cheias, a chuva cai. Uma árvore pode cair em qualquer direção, mas, no lugar em que cair, aí ficará. 4. Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada. 5. Deus faz todas as coisas. E, como você não pode entender como começa uma nova vida dentro da barriga de uma mulher, assim também não pode entender as coisas que Deus faz. 6. Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra. 7. Como é agradável a luz do dia, e como é bom ver o sol! 8. Viva alegre durante todos os anos da sua vida. Mas, mesmo que você viva muitos anos, lembre que ficará morto durante muito mais tempo. Tudo o que acontece é ilusão.

 

FICA A DICA

Legislação para pastores: A partir do início deste ano de 2022 iremos publicar aqui uma série de dispositivos constitucionais, de leis e normas referentes a temas de interesse de todas as lideranças eclesiásticas.

            Dica 002. Lei nº 9.029/1995, dispõe sobre a proteção da mulher no mercado de trabalho, proibindo a exigência de atestados de gravidez e esterilização, e outras práticas discriminatórias, para efeitos admissionais ou de permanência da relação jurídica de trabalho, e dá outras providências. Líderes religiosos, fiquem atentos, caso saibam de algum caso, comuniquem as autoridades competentes.

            Dica 003. Lei nº 8.978/1995, dispõe sobre a obrigatoriedade da construção de creches e estabelecimentos de pré-escola em conjuntos residenciais financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação.

            Dica 004. Acordo Brasil-Vaticano, Decreto Federal nº 7.170/2010, que promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e a Santa Sé relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, firmado na Cidade do Vaticano, em 13 de novembro de 2008. Todo pastor devia ler esta norma.

sábado, 1 de janeiro de 2022

A Igreja deve ajustar o foco de sua missão principal

 

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 01 e 02.01.2022

A Igreja deve ajustar o foco de sua missão principal

            Vamos iniciar este novo ano com uma reflexão, por mais que inconveniente para alguns.

            Aparentemente as igrejas evangélicas estão negligentes quanto à sua missão principal, que é pregar o evangelho e ganhar almas para Jesus, pois há uma impressão de que quase todos, mormente as lideranças, estão mais preocupados com outros assuntos secundários e até interesses pessoais. Tudo está muito parecido, por exemplo, com a época do Imperador Constantino, no século IV, quando a Igreja chegou ao poder (secular), passou a construir gigantescas cátedras e a se preocupar mais com riqueza e poder. Ali, a “igreja” começou a perder totalmente a visão.

            Hodiernamente parece que as coisas estão muito parecidas às daquele tempo. A Igreja está rica e cheia de amizades poderosas, crescendo vegetativa, sazonal e superficialmente. Entretanto, com sua missão bíblica desfocada. Parece que a missão de ganhar almas está abandonada à própria sorte.

            Num belíssimo artigo publicado no site pointrhema.com.br encontramos o seguinte:  

            “Pelo menos duas pessoas morrem sem a salvação em Jesus a cada segundo, de acordo com um levantamento divulgado pela International Mission Board (IMB), uma organização missionária filiada à Convenção Batista do Sul, dos EUA.

            O Relatório Estatístico Anual de 2020 da IMB mostra que cerca de 155.473 morrem diariamente sem Cristo, em meio a uma população global de mais de 7,8 bilhões de pessoas.

            Segundo a IMB, os números são calculados com base nas Perspectivas da População Mundial para 2020 do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas e estimativas evangélicas.

            O relatório também observa que o crescimento da população no mundo também aumenta de forma “incomparável” a necessidade de se investir no campo missionário.

            De 1700 a 2000 d.C., 15,9 bilhões de pessoas viveram na Terra. No entanto, estimamos que mais de 24,9 bilhões viverão entre 2000 e 2100 d.C. Isso significa que mais 9 bilhões de pessoas estarão vivas nos próximos cem anos do que estavam vivas durante os 300 anos anteriores”, diz o relatório.

            Neste século, a necessidade de semear o Evangelho abundantemente, fazer discípulos obedientes e plantar igrejas saudáveis ​​é incomparável.”.

            A IMB também classifica as pessoas deslocadas à força (entre elas, os refugiados), como maior parte do Grupo de Pessoas Não-Alcançadas (UUPG, na sigla em inglês). O UUPG é definido como um grupo de pessoas que vivem em locais onde menos de 2% da população é evangélica e não há estratégias ativas de plantação de igrejas.

            Segundo o relatório, há 79,8 milhões de pessoas deslocadas à força em todo o mundo. Entre elas, 45,7 milhões são pessoas deslocadas internamente, 26,3 milhões são refugiados, 4,2 milhões são requerentes de asilo e 3,6 milhões são venezuelanos deslocados para o exterior.

            Pessoas deslocadas à força tendem a se reassentar em países mais acessíveis aos missionários, potencialmente abrindo a porta para que esses UUPGs tenham acesso ao Evangelho pela primeira vez”, diz o relatório.

            A IMB também avalia que o trabalho com pessoas deslocadas à força exige abordagens de ministério exclusivas, ainda que 60% dos refugiados e 80% dos deslocados internos se estabeleçam em áreas urbanas.

            As estratégias de missão estão se ajustando para atingir esses grupos com o Evangelho onde eles se estabeleceram e para mobilizar os crentes existentes dentro dos grupos para engajar seu próprio povo”, diz o relatório.

            O Relatório Estatístico Anual de 2020 revela o crescimento do trabalho missionário em comparação com as estatísticas de 2019, que também foi um ano de sucesso para alcançar os perdidos.

            Através dos esforços da IMB, houve 18.380 novas igrejas plantadas, 144.322 novos convertidos, 86.587 batismos, 127.155 receberam treinamento de liderança, 3.552 foram enviados para o campo missionário e 769.494 ouviram o Evangelho.

            Estamos orando para que o Senhor use as dificuldades atuais para abrir uma porta mais ampla para a verdade… Mas se a porta for aberta, quem poderá entrar nela?”, questionou Rosewell Hobart Graves, Missionário da FMB na China por 56 anos, em 19 de agosto de 1857. “Há uma colheita poderosa, madura para a eternidade, mas sem trabalhadores para colhê-la!”. Pensemos nisso!

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- A Igreja é a principal instituição voltada ao socorro e salvação dos seres humanos na face da Terra.

2- Foco é a missão principal, o alvo central de toda a atuação da Igreja. É o “ide de Cristo” na prática.

3- Parabéns à Advogada Ester Farias da Silva por seu aniversário no último dia 31 de dezembro.

 

 

LIDERANÇAS

            Quem é quem: André Mendonça, ministro recém empossado há duas semanas (16.12.2021) no STF – Supremo Tribunal Federal. Depois de sabatinado no dia 1º.12.2021 pela CCJ do Senado e aprovado pelo plenário no mesmo dia, cumprindo promessa eleitoral feita ao povo evangélico brasileiro, o Presidente da República, no dia 02.12.2021 fez publicar o decreto de nomeação no Diário Oficial da União.

            André Luiz de Almeida Mendonça nasceu na cidade de Santos-SP, em 27.12.1972. Foi advogado público de carreira. No período de 2019 a 2021 foi ministro chefe da AGU - Advocacia Geral da União e Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública.

            Na vida pessoal, André Mendonça foi criado numa família religiosa, e frequenta a Igreja Presbiteriana Esperança de Brasília. É casado e tem um casal de filhos.

            Na vida intelectual, é formado em ciências jurídicas e sociais há quase trinta anos (1993) pela Instituição Toledo de Ensino-SP.

 

ESPECIAL

NEWS: 1. Aniversário de Casamento: O Casal de Advogados Besaliel Rodrigues e Ester Farias celebraram em 1º de janeiro 16 (dezesseis) anos de casados. Parabéns! 2. Ano novo, coluna nova: Prezados leitores, para melhor cativá-los em nos ler semanalmente, a partir desta 1ª edição de nossa Coluna Tribuna Cristã de 2022, fizemos três ajustes nos tópicos da mesma, a saber: a) Lideranças: Iremos destacar semanalmente um pequeno resumo biográfico de quem é quem no mundo corporativo gospel, ou seja, divulgar quem são os principais nomes evangélicos brasileiros nas áreas da magistratura, do Ministério Público, da Advocacia etc., dos parlamentos e do Poder Executivo nos três níveis da Federação, incluindo lideranças eclesiásticas, acadêmicos, filósofos, expoentes intelectuais etc.; b) Reflexão: É o novo nome do tópico “Estudos bíblicos”. Assim definimos para ampliar o nosso raio de publicação; c) Fica a dica: Também renomeamos o tópico “Fique ligado” para focarmos nas lideranças eclesiásticas, informando-as das principais normas brasileiras de interesse específico dos líderes cristãos do país.

 

REFLEXÃO

Tema: Oração por 2022. Saul escolheu a lança para atacar Davi. Mas Davi escolheu a Harpa para acalmar Saul. Enquanto Saul passava o tempo todo preocupado e buscando como matá-lo, Davi passava o tempo todo adorando. Quer ser feliz? Esqueça a trama dos seus opositores, não perca tempo dando resposta a eles ou buscando agradá-los, siga focado nos seus objetivos. Mesmo se te jogarem a lança, "Toque a Harpa"! (1 Samuel 18.10).

            A nossa oração é que em 2022 Deus possa lhe livrar de todas as ciladas e das setas malignas, da mortandade que assola ao meio dia e lhe proteja dos laços do passarinheiro, da peste perniciosa, de toda arma forjada contra você, das orações contrárias, da torcida do contra (Salmo 91).

            Que Deus possa lhe esconder debaixo de Suas asas e no esconderijo de Sua sombra. Que nenhum opositor, adversário ou inimigo prevaleça contra você.

            Seja, juntamente com sua família, uma bênção nas mãos de Deus em 2022. Amém!

 

FICA A DICA

Legislação para pastores:

            A partir desta edição iremos publicar a indicação uma série de dispositivos constitucionais, de leis e normas referentes a temas de interesse de todas as lideranças eclesiásticas do Brasil. Iniciamos citando a lei que define os cinco principais feriados anuais do Brasil.

            Lei dos feriados nacionais. Lei Federal nº 10.607, de 19.12.2002. Dá nova redação ao art. 1o da Lei no 662, de 6 de abril de 1949, que "declara feriados nacionais os dias 1o de janeiro, 1o de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro", e dá outras providências. O Presidente da República: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o. O art. 1o da Lei no 662, de 6 de abril de 1949, passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 1o São feriados nacionais os dias 1o de janeiro, 21 de abril, 1o de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro." (NR). Art. 2o. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 3o. Revoga-se a Lei no 1.266, de 8 de dezembro de 1950, que declara feriados nacionais os dias que menciona. Brasília, 19 de dezembro de 2002; 181o da Independência e 114o da República.

ARTIGO DESTAQUE

Morreu o Papa Francisco

Morreu o Papa Francisco, presidente mundial da ICAR - Igreja Católica Apostólica Romana Acabou de falecer em Roma, Itália, a poucos momentos...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES