Redes Sociais

sábado, 2 de julho de 2022

Assembleia Legislativa honra Assembleia de Deus e o Casal Elizama e Otoniel Alencar

 Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna – 03.07.2022

Assembleia Legislativa honra Assembleia de Deus e o Casal Elizama e Otoniel Alencar

            01. Assembleia Legislativa homenageia Assembleia de Deus: A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, atendendo requerimento nº 4672/2022 do Conselho Estadual de Pastores, promoveu na manhã do último dia 29.06.22, Sessão Solene em homenagem aos 105 (cento e cinco) Anos da Igreja Assembleia de Deus no Estado do Amapá, presidida pelo Reverendo Pastor Oton Miranda de Alencar e, também, a pedido do mesmo Conselho, concedeu o Titulo de Cidadão Amapaense “post mortem” ao saudoso pioneiro ex-presidente da Igreja Pastor Otoniel Alves de Alencar, que governou a referida denominação de 1962 a 1994, e o Titulo de Cidadã Amapaense à sua viúva Pastora Elizama Costa Alencar. A honraria ao Pastor Otoniel foi recebida pelo filho caçula Pastor Eliniel Alencar. O evento contou com a presença de diversas autoridades públicas e várias lideranças eclesiásticas, além da Orquestra Ágape e da Banda Feminina de Percussão Brilho Celeste. Na oportunidade falaram: Deputado Kaká Barbosa (presidente da Assembleia Legislativa), Pastor Iaci Pelaes (Representante do Presidente Pastor Oton Alencar e da Igreja aniversariante), Pr. Jairo (Representante da AD do Avivamento e do Pastor Ézer Belo), Pastor Gesiel Oliveira (Representante da AD Zona Norte e do Pastor Dimas Rabelo), Dreiser Alencar (Representante do Governador), Jori Brito (Polícia Federal), Promotora Neuzinha (Ministério Público Estadual), dentre outros.

            02. Pastora Elizama Alencar recebe o título máximo de “Cidadã Amapaense”: Pastora Elizama Alencar recebeu, no último dia 29.06.22, a maior Comenda concedida pelo povo amapaense, por meio da Assembleia Legislativa do Estado: O Título de Cidadã Amapaense. A proposição foi feita pelo Conselho Estadual de Pastores, por meio dos protocolos nºs. 1.847/22 e 4.672/22 e aceita por aquela Casa de Leis.

            Pastora Elizama é Filha de João de Souza Costa e Maria de Menezes Costa (in memoriam), nasceu no dia 27 de janeiro de 1945, natural de Belém do Pará. Casou-se no dia 29 de maio de 1976 com Pastor Otoniel Alves de Alencar (in memoriam), considerado “O Apóstolo da Amazônia”, com quem teve três filhos: Elielton, Edielson e Eliniel.

            Atualmente ela é a atual presidente do maior Círculo de Oração do Estado do Amapá, denominado “Lírio Suave”, um grupo de quase quatro mil mulheres espalhadas pelos bairros da Capital, que se reúnem, semanalmente, nas mais de cento e cinquenta Congregações e no Templo Central da Rua Tiradentes, Centro, para orar em prol da Igreja, das famílias e da sociedade em geral. Parabéns. Justa homenagem.

            03. Autoridades civis, políticas e militares presentes nos 105 Anos da AD – A Pioneira: No Culto Oficial de Comemoração dos 105 (cento e cinco) Anos da Assembleia de Deus no Amapá, que aconteceu na noite da 2ª feira passada, 27.06.22, as principais autoridades civis, políticas e militares do Estado do Amapá e da Capital Macapá se fizeram presentes, dentre elas: i. O governador do Estado e sua esposa, hoje Conselheira do TCE-AP; ii. O Vice-Governador Jaime Nunes e esposa Dona Carmem; iii. O prefeito da Capital Dr. Furlan; iv. O vereador da Capital Alexandre Azevedo; v. O juiz federal João Bosco; vi. O juiz de Direito e pastor Heraldo Costa; vii. A Coronel Comandante da Polícia Militar do Estado e a Comandante Geral da Guarda Municipal de Macapá; viii. Representantes de senadores, deputados e secretários de Estado e do Município; ix. Representantes da imprensa, como o jornalista Lucas Assis do jornal A Gazeta que, inclusive, é bisneto de um dos ex-presidentes da AD – A Pioneira, o inesquecível pastor Deocleciano Cabralzinho de Assis, dentre outros.

            04. Autoridades Eclesiásticas presentes nos 105 Anos da AD – A Pioneira: Também abrilhantaram o referido Culto as seguintes autoridades pastorais: i. Pastor Besaliel Rodrigues e esposa Pastora Ester Rodrigues, presidentes do Conselho Estadual de Pastores; ii. Pastor Orlando Gaia e esposa, representantes da Convenção CEMEADAP; iii. Bispo Chagas, presidente nacional da ADIJEC; iv. Pastor Marcio Dias, representante da AD – Ministério de Anápolis; v. Pr. Dimas Leite e Gesiel Oliveira, representantes da AD – Zona Norte; vi. Apóstolo Kelson Abrahão, presidente da Comunidade Reviver; vii. Bispo Guaracy Jr., presidente estadual da Igreja Quadrangular, dentre outros.

            05. Cartilha Cidadã é lançada pelo Conselho de Pastores: O Conselho Estadual de Pastores, presidido pelo Casal de Pastores Besaliel e Ester Rodrigues, está lançando a Cartilha “Igreja, política e cidadania”, que será distribuída em todo o Estado. O impresso possui 13 capítulos e trata de assuntos que visam desenvolver o senso crítico-espiritual da cidadania cristã evangélica. Aguardem!

            06. Pastor Oton Alencar ministra palavra especial à Igreja: Aconteceu no Culto Oficial dos 105 Anos da Igreja, no Templo Central (Laje). Além da saudação especial referente aos festejos, o Pastor Oton reiterou que pretende se jubilar em breve e passar o “cajado” aos seus sucessores.

DESTAQUES DA SEMANA

1- Pastora Elizama Alencar recebe o Título de Cidadã Amapaense da Assembleia Legislativa do Amapá.

2- Preletores dos 105 Anos Jayro Kaillo e Jairinho com algumas lideranças da AD – A Pioneira.

3- O Pastor José Luiz de Lima celebra 91 Anos ladeado pelos pastores Besaliel e Edilson Abraçado.

LIDERANÇAS

Quem é quem: Otoniel Alves de Alencar. Um dos maiores ícones da história do protestantismo amapaense. Filho primogênito do Casal Raimundo Alves de Alencar e Maria José Leite Figueiredo, nasceu em 03 de outubro de 1917 no município de Caxias, Maranhão. Tornou-se evangélico junto com o colega Alcebíades Vasconcelos e desde muito jovem ingressou na carreira ministerial e pastoreou diversas igrejas no Maranhão, Piauí, Pará, Acre, Roraima, Amazonas e Amapá. Foi pastor em três Capitais da região amazônica: Manaus/AM, Boa Vista/RR e Macapá/AP, o que o fez ficar conhecido em todo o Brasil como “O Apóstolo da Amazônia”.

            Mas, foi em terras amapaenses que sua carreira eclesiástica tornou-se mais profícua. Em 1962 assumiu a presidência da Igreja Assembleia de Deus amapaense. A partir de então, a denominação tornou-se a 1ª pessoa jurídica, a nº 001 a ser registrada no Cartório da Cidade. Cresceu e se expandiu para os municípios do interior, o número de congregações filiais e de obreiros se multiplico por quase vinte vezes e a Entidade passou a ter o respeito e a admiração da sociedade local. Passou para a eternidade em 1994.

ESPECIAL

NEWS: 1. E-book na Hotmart: A obra virtual em pdf “Revista do Centenário” da AD – A Pioneira está disponível na plataforma https://go.hotmart.com/J60306604I?dp=1; 2. Veja no YouTube o “Açaí com Notícias”: Principal quadro de notícias evangélicas do Estado do Amapá. Assista, dê o seu like, comente e compartilhe. Ajude-nos a chegar a 1.000 – mil inscritos; 3. Blog: Leia e compartilhe com todos o https://besalielrodrigues.blogspot.com/. Agora, tudo desta coluna estará lá também. Acesse e compartilhe; 4. Conselho de Pastores na Web TV: O recém-criado interdenominacional Conselho Estadual de Pastores, presidido provisoriamente pelo Pastor Besaliel Rodrigues, ganhou um programa de duas horas na webTV, no YouTube. A periodicidade e a sistemática do programa serão comunicadas a todos pelas redes sociais. Fique atento; 5. Ebook da Constituição Federal comenta à luz da Bíblia já está disponível na internet: Aproveite a promoção. Você pode adquirir nos seguintes sites: a) https://eempresarial.com.br/loja/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-bibliaebook/; b) https://go.hotmart.com/X70828602D?dp=1.

REFLEXÃO

Série Educação para a Cidadania Cristã. Tema 01: A origem bíblica da política. O Conselho Estadual de Pastores do Amapá (e-mail: conselhodepastores.ap@gmail.com), com o intuito de contribuir com a educação cristã para a cidadania, está lançando, em parceria com a Editora www.ossemeadores.com.br de Brasília, a Cartilha “Igreja, política e cidadania”. Reserve seu exemplar pelo Zap (96) 99110-5167: a) Lição nº 01: A origem bíblica da política; b) Sumário: 1. Deus criou tudo; 2. Imagem e semelhança; 3. Administração humana; 4. O pecado estraga tudo; 5. A vontade de Deus; 6. Deus não nos quer omissos, “isentões”; c) Resumo: Tudo o que existe foi Deus quem criou. Em Gn 1.31 vemos que tudo o que Deus fez Ele viu que era muito bom. Deus criou tudo bom, perfeito e sadio. Quem estragou certas coisas foi ser humano, ou o diabo e o pecado. Deus criou a política, que significa “a arte de governar”. Em Gn 1.28 diz: “E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai a terra, e sujeitai-a; e dominai...”. As pessoas confundem a palavra “política” com “politicagem”, que significa política de baixo nível.

FICA A DICA

Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”. Lá Você encontra:             Dica 036. Sobre soberania (relativa): Vieira, Thiago Rafael e Regina, Jean Marques. Direito religioso: questões práticas e teóricas. Porto Alegre: Concórdia, 2018. Esta soberania encontra limitação em face dos direitos da pessoa humana (cit., p. 447). Ainda, a soberania estatal não prevalece sobre a soberania e a independências das Organizações Religiosas, pois atuarão de forma paralela e concomitante. As entidades religiosas possuem autodeterminação (cit., p. 382), por não estarem contidas (são separadas) no Estado e nem submetidas a nenhuma outra sociedade superior. Devem ter liberdade total de decisão e de ação (cit., p. 444). As Organizações Religiosas são pessoas jurídicas sui generis, possuem um fim em si mesmo por se ocuparem dos interesses não atribuídos ao Estado (cit., p. 441). As únicas limitações à soberania religiosa serão as disposições constitucionais referentes aos direitos dos cidadãos e às disposições contidas em suas próprias constituições eclesiásticas (Estatutos Sociais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DESTAQUE

Brasileiro eleito papa renunciou antes da posse

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 845 – 11.05.2025 Brasileiro eleito papa renunciou antes da posse           1. O ...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES