Redes Sociais

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Pastor Oton Alencar toma posse na Academia Amapaense de Letras – AAL

Pastor Oton Alencar toma posse na Academia Amapaense de Letras – AAL

             A Academia Amapaense de Letras – AAL realizou nesta quinta-feira, 27 de outubro de 2022, Sessão Solene Extraordinária de posse de novos sócios efetivos – Acadêmicos Perpétuos – eleitos nos dias 5 de agosto e 12 de setembro do corrente ano, dentre eles o Reverendo Doutor Oton Miranda de Alencar, presidente da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, a maior denominação protestante do Estado, passando a ocupar a Cadeira nº 27, cujo Patrono, por coincidência, também se chama Oton, de sobrenome Acioli Ramos, que foi promotor de justiça na antiga Macapá, desportista e é o pai de Avertino Ramos, que deu nome para o principal ginásio de esportes da Capital do Estado.

            Além de sua esposa Drª. Juracy Almeida, alguns filhos e netos e o irmão Órley Alencar, que é poeta, compositor, escritor, o Pastor Oton foi honrado com a presença de diversos integrantes de sua agremiação evangélica, a saber, o Pastor e Promotor de Justiça Iaci Pelaes, Presidente em exercício da Igreja e o Pastor Besaliel Rodrigues, 2º Vice-Presidente da Convenção UFIADAP e sua esposa Dra. Ester Rodrigues, dentre tantos outros ministros do evangelho e integrantes da referida Igreja Pioneira.

            O evento de posse aconteceu no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, localizado na Av. Fab, área do Centro Cívico Administrativo do Estado do Amapá. O Conclave foi conduzido pelo Presidente do referido Silogeu, o Acadêmico Nilson Montoril de Araújo, com o apoio cerimonial do também Acadêmico Paulo Tarso e Mesa Diretora da Instituição.

            Dentre tantas autoridades presentes – políticas, jurídicas, religiosas, públicas e da sociedade civil organizada – abrilhantaram a Solenidade Confrades representantes de outras Academias Estaduais de Letras – Evangélica, Maçônica e do Batuque.

            A Academia Amapaense de Letras foi fundada em 21 de junho de 1953, data de nascimento de Machado de Assis, patrono da Academia Brasileira de Letras. A AAL é a entidade literária máxima do Estado do Amapá. Tem como lema o brocardo latino: “Habent Sua Fata Libelli” (Livros têm o seu destino). A fundação da referida Entidade foi coordenada por Benedito Alves Cardoso, o Acadêmico nº 001 da Instituição.

            O novo Acadêmico Perpétuo da AAL Oton Miranda de Alencar é um dos maiores intelectuais da história recente tucuju, além de ser a autoridade evangélica mais influente do Estado.

            Em apertado resumo, o Reverendo Doutor Oton Alencar é Farmacêutico-Bioquímico pela UFPA e Bacharel em Direito pela UNIFAP. Cursou doutorado confessional em Teologia, é pós-graduado em Educação pela FGV e em Direito Eclesiástico pela FCA. É docente federal (aposentado), advogado, jornalista, cronista, biógrafo e escritor. Biografou o pai Pastor Otoniel Alves de Alencar – O Apóstolo da Amazônia. Publicou os livros “Comentários à Carta I Coríntios” e “Comentário à Carta aos Romanos”, além da Obra “Crônicas Selecionadas” contendo as principais publicadas há décadas no jornal Diário do Amapá.

            Registre-se que Oton Alencar é fundador e atual presidente da ALEA – Academia de Letras Evangélicas do Amapá, fundador e presidente emérito da Convenção Estadual de Pastores UFIADAP e idealizador do Conselho Estadual de Pastores e da Ordem dos Advogados Evangélicos. Atualmente é o Vice-Presidente Nacional da Igreja Assembleia de Deus no Brasil.

Um comentário:

  1. Meus parabéns Pastor Oton Alencar. Dá para notar o quanto o senhor é querido e amado. Sucessos!

    ResponderExcluir

ARTIGO DESTAQUE

O Brasil de hoje e o silêncio das igrejas evangélicas

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 844 – 04.05.2025 O Brasil de hoje e o silêncio das igrejas evangélicas 1. Silêncio...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES