Redes Sociais

domingo, 25 de dezembro de 2022

Seis dicas para um Feliz Natal e um próspero Ano Novo

Jornal Tribuna – 25.12.2022

Seis dicas para um Feliz Natal e um próspero Ano Novo

            Desejamos a Você e Família um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo e lhe oferecemos o seguinte texto para reflexão.

            A Bíblia é um excelente guia para tomarmos boas decisões. Ela pode nos ajudar a ‘adquirir sabedoria e entendimento’ (Provérbios 4.5). Em alguns casos, ela nos diz qual a melhor decisão que podemos tomar. Já em outros, ela nos dá conselhos que podem nos ajudar a tomar uma decisão sábia.

            A. Não tome uma decisão precipitada. A Bíblia diz: “Quem é prudente pensa bem antes de cada passo.” (Provérbios 14.15). Se você tomar uma decisão às pressas, é bem possível que deixe de levar em conta alguma informação importante. Tire tempo para analisar suas opções com cuidado (1 Ts 5.21).

            B. Não tome decisões apenas com base nos seus sentimentos ou nas suas emoções. A Bíblia nos avisa que nem sempre podemos confiar no nosso coração (Provérbios 28.26 e Jeremias 17.9). Por exemplo, pode acontecer de tomarmos uma decisão ruim se estivermos com raiva, deprimidos, desanimados, impacientes ou até mesmo muito cansados (Provérbios 24.10 e 29.22).

            C. Ore pedindo sabedoria. Deus fica feliz de responder a esse tipo de oração (Tiago 1.5). Ele é um Pai amoroso que quer ajudar seus filhos a evitar problemas. “É Jeová quem dá sabedoria; da sua boca procedem conhecimento e discernimento.” (Provérbios 2.6). Ele dá essa sabedoria principalmente por meio de sua Palavra, a Bíblia (2 Timóteo 3.16 e 17).

            D. Pesquise. Para tomar uma boa decisão, você precisa de informações confiáveis. É como a Bíblia diz: “O sábio escuta e assimila mais instrução.” (Provérbios 1.5). Onde você pode encontrar informações úteis e confiáveis?

            Primeiro, pesquise o que a Bíblia diz sobre a questão que você precisa decidir. O nosso Criador sabe o que é melhor para nós. Por isso, é na sua Palavra que encontramos os conselhos mais confiáveis (Salmo 25.12). Em alguns casos, a Bíblia diz claramente o que devemos fazer, talvez em forma de uma lei ou regra (Isaías 48.17 e 18). Mas, em muitos outros, a Bíblia não é tão específica. Em vez disso, ela dá orientação na forma de princípios. Esses princípios podem nos ajudar a tomar uma boa decisão, que também leva em conta nossas preferências pessoais. Para encontrar relatos bíblicos que possam ajudar você, pesquise artigos e publicações baseados na Bíblia, como este que você está lendo.

            Segundo, pesquise em outras fontes confiáveis antes de tomar algumas decisões, talvez você precise buscar outras fontes de informação. Por exemplo, antes de fazer uma compra, seria bom pesquisar o produto e o fabricante. Durante a pesquisa, você pode dar uma olhada nas políticas de garantia e de devolução do produto. Fazer isso é ainda mais importante se for algo caro. Você também precisa ter certeza de que o produto é aquilo que você precisa.

            Terceiro, pesquise com os amigos e aconselhe-se. A Bíblia diz: “Os planos fracassam quando não há conselhos.” (Provérbios 15.22). Então, antes de decidir alguma coisa, converse com alguém em quem você pode confiar. Por exemplo, se tiver que tomar uma decisão com relação à saúde, seria bom consultar um médico (Mateus 9.12). Em algumas situações, você pode conversar com pessoas que passaram por algo parecido com o que você está passando. Mas tenha em mente que é você que vai ter que tomar a decisão e conviver com as consequências, e não as pessoas com quem você conversou (Gl 6.4 e 5).

            E. Coloque tudo na balança. Com base nas informações que juntou você pode fazer uma lista com todas as suas opções e colocar os prós e os contras de cada uma delas. Daí, de forma honesta, considere as possíveis consequências da sua decisão (Deuteronômio 32.39). Por exemplo, como essa decisão afetaria você, a sua família ou outras pessoas? (Provérbios 22.3 e Romanos 14.19). Fazer perguntas desse tipo e pensar no que a Bíblia diz sobre o assunto vai ajudá-lo a tomar uma decisão sábia e amorosa.

            F. Tome a decisão. Às vezes, pode acontecer de demorarmos para tomar uma decisão porque estamos inseguros. Mas, quando a pessoa fica indecisa, pode ser que ela perca uma oportunidade ou até acabe numa situação difícil. Em outras palavras, não tomar uma decisão pode ser tão prejudicial quanto tomar uma decisão ruim. Usando uma metáfora relacionada à agricultura, a Bíblia diz: “Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada.” (Ec 11.4NTLH).

            Conclusão. Lembre-se também de que até a melhor decisão pode não ser uma decisão perfeita. Geralmente, quando decidimos uma coisa temos que sacrificar outra. Além disso, imprevistos podem acontecer (Eclesiastes 9.11). Então, use as melhores informações que tiver e escolha a opção que tem mais chances de dar certo. Até a próxima oportunidade. Fonte: www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/

DESTAQUES DA SEMANA

1- Desejamos Feliz Natal para Você e Família, agradecendo a honra da leitura de todos durante este ano.

2- Prospero Ano Novo. Que 2023 seja o melhor ano de toda a sua vida. Creia. Tome posse desta bênção.

3- Chegou o fim do ano. Vamos, agora, começar a planejar nossas metas e objetivos para 2023.

LIDERANÇAS

Quem é quem: JESUS CRISTO. Está fazendo aniversário hoje. Nasceu, para alguns, no dia 25 de dezembro, na Ásia, em Israel, fronteira com o Egito, na África, na Cidade de Belém, Capital do “Estado” da Judéia. Filho mais velho do Casal José Maria (carpinteiro) e Maria José (do lar), mas foi concebido por obra e graça do Espírito Santo. Descendente do Rei Davi.

            Foi criado na Cidade de Nazaré, Capital do “Estado” da Galiléia, vizinho ao “Estado” onde nasceu. Desde criança, foi instruído no sistema educacional hebraico que funcionava na rede de sinagogas de Israel. Destacou-se extraordinariamente nos estudos a ponto de “dar aulas” para os doutores da época. De acordo com a historiografia judaica, ficou órfão de pai (José Maria) muito cedo e teve que apoiar sua mãe (Maria José) e seus irmãos biológicos como arrimo de família por toda sua juventude.

            Ao ficar “de maior”, por ter sido gerado como Filho de Deus, assumiu sua chamada sacerdotal, escolheu doze discípulos e passou a desenvolver seu ministerial de forma autônoma e independente. Por fim, faleceu aos 33 anos de idade, mas ressuscitou e ascendeu aos céus. Feliz Natal!

ESPECIAL

NEWS: 1. Assista e compartilhe o “Açaí com Notícias” no YouTube: Vídeos postados no YouTube e outras redes sociais, apresentados pelo Dr. Besaliel Rodrigues, por meio dos quais comenta as principais notícias publicadas nos jornais, revistas e redes sociais do Brasil sobre política, religião, economia, cultura etc. Contatos pelo Zap (96) 9110-5167; 2. Marketplace: A Editora Os Semeadores disponibiliza em suas plataformas digitais, a Obra literária do Dr. Besaliel, a “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. Agora é só clicar https://www.ossemeadores.com.br/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-biblia e adquirir o seu exemplar; 3. E-book na Hotmart: A obra virtual em pdf “Revista do Centenário” está disponível na plataforma https://go.hotmart.com/J60306604I?dp=1. Confira! 4. Blog: Leia e compartilhe com todos o https://besalielrodrigues.blogspot.com/. Agora, tudo desta coluna estará lá também. Acesse e compartilhe; 5. Email: Poderá ser utilizado o cf.besaliel@gmail.com. Em breve outras ferramentas digitais serão disponibilizadas ao público eclesiástico, acadêmico e em geral, contendo a bibliografia do Dr. Besaliel.

REFLEXÃO

Tema: Balanço 2022 e planejamento 2023 – parte II (final).

            Continuando, o final do ano chegou. Concluindo a fala passada, chegou a hora de fazermos uma avaliação geral do que foi 2022 e refletirmos como poderá ser 2023 em nossas vidas.

            Sobre o futuro, diz a Bíblia em Lucas 14.28-30: "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar'.”. É isso mesmo o que você leu. Jesus dá aqui uma lição de moral para todos nós que fazemos planos e não nos prevenimos dos meios para alcançarmos nossos objetivos.

            Assim, não adianta passar a última semana do ano planejando as metas para o ano novo, sem refletir e verificar objetivamente principalmente os meios. Todos os projetos da vida exigem previamente um cálculo, como dia a Bíblia. Mas, a maioria de nós quer alcançar as coisas pelo rumo, na sorte, empurrando a vida com a barriga. É por isso que, estima-se, apenas 1% (um por cento) levanta a bandeira da vitória.

FICA A DICA

Legislação para líderes eclesiásticos: Dica 060. Direitos fundamentais e a Bíblia: CF, art. 5º, incisos XXX - Direito de herança – parte final: Estamos fechando nossa Coluna, neste ano de 2022, com “chave de ouro”, com esta belíssima história das “Filhas de Zelofeade” (Números 27.1-11).

            Vejam quantas lições estas cinco moças (Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza) nos ensinaram. Vejamos: 1. Atitude: Sentiram que tinham direito à herança; 2. Determinação: Foram em busca de justiça, de seus justos direitos; 3. Direção: Falaram com a pessoa certa: O líder Moisés, quem realmente poderia resolver; 4. Solução: Deus foi favorável a elas. Quando buscamos o certo, Deus nos ouve; 5. Jurisprudência: O caso delas estabeleceu um novo padrão jurídico para o direito de herança em Israel. Outras famílias, então passaram a ser abençoadas.

            O Direito Constitucional brasileiro compreendeu plenamente a história das “Filhas de Zelofeade”. Atualmente no Brasil o direito de herança está totalmente alargado e isonômico, tal qual Deus estabeleceu em face das reivindicações daquelas meninas. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DESTAQUE

Brasileiro eleito papa renunciou antes da posse

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 845 – 11.05.2025 Brasileiro eleito papa renunciou antes da posse           1. O ...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES