Redes Sociais

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Pr. Oton. Hoje ele faria 80 Anos

 Pr. Oton. Hoje ele faria 80 Anos

 

            Salve o dia 19 de outubro, data em que o nosso Grande Amigo Pastor Oton Alencar fazia aniversário. Hoje, 19.10.2023, se ele ainda estivesse fisicamente conosco, estaríamos numa grande festa, celebrando os seus 80 (oitenta) anos. Mas, ele se foi. Deus decidiu que este aniversário fosse celebrado na eternidade (Sl 116.15).

            Assim, para homenageá-lo postumamente, quero relembrar que há dois anos, em 2021, participei de um grande momento da vida dele, que foi a posse como Presidente Emérito da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira e da Convenção que ele fundou. Ele quis muito viver este momento, e viveu, tornando o 1º Presidente Emérito da Assembleia de Deus no Amapá, cargo que o eternizou em nossa Igreja.

 

Foto. Mesa Diretora da Convenção

            Quem participou daquele momento lembra que o Plenário Supremo da Convenção de Pastores da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, reunida em Assembleia Geral Ordinária Anual, criou o maior cargo de sua história centenária e empossou/investiu o Reverendíssimo Pastor Oton Miranda de Alencar como o primeiro Presidente Emérito da história das duas entidades jurídicas: Convenção e Igreja.

            A solenidade magna de criação e posse do referido cargo aconteceu no dia 19.11.2021, uma sexta feira, pela manhã, no plenário central da citada Igreja, localizado na Rua Tiradentes, nº 532, Centro de Macapá/AP, data de aniversário de ordenação ao pastorado do Pastor Oton, separado ao ministério no ano de 1977.

Foto. Momento histórico

            A sessão de outorga foi presidida pelo Pastor Besaliel Rodrigues, então presidente da Convenção, o qual colocou em apreciação do plenário a proposição de criação do título honorífico e a indicação da primeira outorga.

            Depois da aprovação, por unanimidade, o presidente Pastor Besaliel Rodrigues procedeu ao rito do seguinte protocolo de posse: 1. Explicou aos Convencionais o significado e a importância da Outorga do Título Meritório; 2. Convidou o Reverendíssimo Pastor Oton Miranda de Alencar e sua mui digna esposa 1ª Dama da Igreja Pastora Juracy de Almeida Alencar para tomar assento de destaque; 3. Proferiu discurso especial ao homenageado; 4. Entregou, em conjunto com o representante da Igreja Pastor Iaci Pelaes, o diploma de Presidente Emérito da Convenção e da Igreja ao homenageado; 5. A Pastora Ester Farias da Silva, representando a Convenção e Pastora Juracy Alencar, representando a Igreja, colocaram a Faixa Presidencial no Pastor Oton Alencar, novo Presidente Emérito da Convenção e da Igreja; 7. Pastor Besaliel Rodrigues conduziu a oração consagratória; 8. Todos cantaram o Hino da UFIADAP; 9. Conclusão com palavra do novo Presidente Emérito da Convenção e da Igreja.

 

            Além do diploma de Presidente Emérito entregue ao Pastor Oton Alencar, foi baixada pelo plenário e assinada pela Mesa Diretora a seguinte resolução Convencional, publicada nas redes sociais:

 

 

 

 

Resolução do Plenário nº 001/2021 - UFIADAP,

19 de novembro de 2021.

Dispõe sobre a criação do Cargo/Título de Presidente Emérito da Convenção e da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira e nomeia como 1º ocupante o Reverendíssimo Pastor Oton Miranda de Alencar.

 

            O Plenário Supremo da Convenção UFIADAP – União Fraternal Das Igrejas Assembleias De Deus – A Pioneira Do Amapá, durante a 12ª AGO-2021, no exercício de suas atribuições normativas e legais, decide e aprova:

            Art. 1º. Criar o Cargo/Título de Presidente Emérito, no âmbito da Convenção e da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira: I- Somente poderá ocupar o referido cargo o Presidente Vitalício da Igreja; II- Somente o plenário soberano convencional poderá conceder o referido título; III- O Cargo/Título de Presidente Emérito continuará vinculado ao outorgado mesmo após jubilação voluntária e/ou “post mortem”.

            Art. 2º. Nomear o Reverendíssimo Pastor Oton Miranda de Alencar como Presidente Emérito da Convenção e da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira.

            Art. 3º. São direitos do Presidente Emérito: I- Permanecer no exercício vitalício da presidência da Igreja; II- Exercer o direito de veto no âmbito da gestão ministerial, administrativa e eclesiástica; III- Autorizar visitas, ou recebê-las nos termos definidos pela Mesa Diretora da Convenção e da Igreja; IV- Continuar com todos os seus direitos de presidente, mesmo após jubilação voluntária.

            Art. 4º. As omissões e/ou dúvidas sobre a presente resolução somente poderão ser dirimidas pelo plenário convencional.

            Art. 5º. Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

            Assinaram. Mesa Diretora. Novo Presidente Emérito (empossado) Pastor Oton Alencar; Presidente da Convenção: Pastor Besaliel Rodrigues; 1º Vice: Pastor Iaci Pelaes dos Reis (representando a Igreja); 2º Vice: Pastor Rodrigo Lima Junior; 3º Vice: Pastor Kleyzer Couglhan de Alencar Bruce; 4º Vice: Apóstolo Órley Miranda de Alencar; 1º Secretário: Pastor Benedito Brito Rodrigues; 2º Secretário: Pastor Paulo Alberto Santos; 3ª Secretária: Pastora Marly Pires; 4º Secretário: Pastor Francisco Saraiva Landin; 1ª Tesoureira: Pastora Elice Martins Nobre; 2ª Tesoureira: Pastora Crisleide Monteiro Lima.

 

DISCURSO DO PRESIDENTE DA CONVENÇÃO UFIADAP, PASTOR BESALIEL RODRIGUES, NA CERIMÔNIA DE POSSE DO PASTOR OTON MIRANDA DE ALENCAR COMO PRESIDENTE EMÉRITO DA CONVENÇÃO UFIADAP E DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS – A PIONEIRA DO AMAPÁ, EM 19 DE NOVEMBRO DE 2021, NA 12ª AGO – ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA CONVENCIONAL. LOCAL: TEMPLO CENTRAL DE MACAPÁ/AP.

 

            Reverendíssimo Senhor Presidente Pastor Oton Miranda de Alencar, em nome do qual saúdo a todos os Convencionais aqui presentes;

            Reverendíssima Senhora Pastora Juracy da Almeida Alencar, em nome da qual saúdo aos demais presentes neste lugar;

            Douta Mesa Diretora da UFIADAP, a qual presido, vos saúdo;

            Senhoras e senhores.

 

            Diz a Bíblia, em Romanos 13.7: “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” (grifei).

            Estamos hoje vivendo e presenciando um momento histórico, pois, nesta oportunidade, esta plenária convencional aprovou a criação do título de Presidente Emérito e nomeia o Presidente Vitalício da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, Reverendíssimo Pastor Oton Miranda de Alencar, como PRESIDENTE EMÉRITO DA CONVENÇÃO E DA IGREJA e dá-lhe posse.

            O contexto deste evento memorável está firmado em uma trajetória de vida impecável. O Reverendo Pastor Oton Alencar possui 44 (quarenta e quatro) anos de gestão efetiva à frente de nosso Ministério. Foram 17 (dezessete) anos como Vice-Presidente da Igreja, ao lado de seu saudoso pai Pastor Otoniel Alves de Alencar. Depois da sucessão, já se vão 27 (vinte e sete) anos na presidência vitalícia da Assembleia de Deus – A Pioneira.

            A ascensão ao cargo máximo de Presidente Emérito da Convenção e da Igreja não lhe será nenhum favor, pois, o brilho de seu ministério pastoral e de sua gestão eclesiástica foi e é tão intenso que transcendeu as fronteiras de nosso Estado e, hoje, se estende em todo o território nacional, pois foi eleito e é o atual Vice-Presidente Nacional da Assembleia de Deus no Brasil, fato que nos honra tremendamente.

            O Pastor Oton possui uma vida profícua em todos os aspectos. Não custa nada enfatizar aqui, nesta oportunidade solene que, no âmbito familiar, é fruto de uma base sólida construída por seus saudosos pais, o casal Otoniel Alves de Alencar e Augusta Miranda de Alencar.

            E mais, ao lado de sua esposa Juracy de Almeida construiu um lar vitorioso, abençoado por Deus, com quatro filhos e uma dezena de netos, os quais garantem a perpetuidade do legado construído com muitas lutas e vitórias.

            Na esfera profissional, o Reverendo Pastor Oton pode se sentir mais do que realizado, pois conquistou, no decorrer destes anos, diga-se muito bem vividos, várias láureas que produziram um currículo admirável, transformando-o em um homem de múltiplas vocações, tais como: bioquímico, professor, advogado, cronista, jornalista e escritor, hoje com diversos livros publicados, os quais deleitam milhares de leitores. E, aguardem, está vindo aí sua biografia!

            Mas, se quisermos fazer um destaque, podemos dizer que o protagonismo principal da vida do Pastor Oton está relacionado à sua carreira pastoral, que caminha para completar meio século de tempo cuidando da “Noiva de Cristo”, a Igreja do Senhor.

            Todo este período na gestão da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira possibilitou que construísse uma carreira pastoral indelével e o fizesse responsável, com o apoio de sua família, das principais páginas da história desta Igreja Centenária.

            Na gestão ministerial do Pastor Oton Alencar, desde o início de tudo, a Igreja se configurou como a principal do Estado e como uma das principais entidades eclesiástica da região Norte do Brasil. Podemos dizer, com toda segurança, que foi por meio da engenhosidade, perspicácia, sabedoria e discernimentos que o Pastor Oton Alencar foi o mentor de diversos departamentos da Igreja, a saber, criou as Missões Jovem, Infanto-juvenil, da Família, da Integração e Discipulado, Visitação, Núcleos Familiares, Capelania, Intercâmbio Parlamentar e Ouvidoria.

            Viabilizou a criação da antiga União de Obreiros Locais, da Sociedade Beneficente O Bom Samaritano, do 1º Núcleo da EETAD/AP – Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus no Amapá.

            Enviou missionários para diversos lugares, inclusive outros países, criou campos regionais no interior do Estado e fora dele, organizou as áreas de Coordenações na Capital, reorganizou a estrutura administrativa e eclesial da Igreja, expandiu em dez vezes o número de congregações, coordenou a reformulação das normas estatutárias e regimentais da Igreja, abriu as portas para a ascensão do ministério feminino pastoral, idealizou e iniciou os trabalhos da Construção da Catedral Pentecostal no Meio do Mundo.

            Mais recentemente, fundou a ALEA – Academia de Letras Evangélica Amapaense, a Associação dos Advogados Evangélicos do Amapá e do Brasil, participou do restabelecimento da Convenção Nacional da Assembleia de Deus no Brasil, criada pelos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, da qual hoje é o Vice-Presidente Nacional, como já dissemos.

            Além destes feitos, o Pastor Oton Alencar é um exímio oportunizador ministerial, pois coopera fervorosamente para a constituição de novos obreiros, missionários, evangelistas e pastores. Somente aqueles muito desatentos e desinteressados desperdiçam as oportunidades franqueadas por este líder abençoado de Deus.

            Vale ressaltar, ainda, que a carreira ministerial do Pastor Oton Alencar transborda as balizas eclesiásticas, pois, por ser um homem multivocionado, antenado com o seu tempo, contribui efetivamente também para o progresso da sociedade, o que o torna uma pessoa respeitada pela comunidade e pelas autoridades em geral. Este fato muito honra sua família e alegra o coração da Igreja, deixando-nos a todos orgulhosos.

            Em contrapartida, a sociedade secular retribui, concedendo-lhe várias honrarias, títulos e comendas que buscam traduzir o respeito conquistado com solidez de caráter, vida ilibada e aquisição de conhecimento sadio. 

            Então, se os de fora o honram, nós, suas ovelhas e liderados devemos fazer mais e melhor.

            Assim, vamos conceder-lhe a Máxima Honraria desta Convenção e desta Igreja, outorgando-lhe o Título de PRESIDENTE EMÉRITO DA CONVENÇÃO E DA IGREJA, nossas duas Instituições maiores.

            Diante destas premissas, neste momento, convoco a Mesa Diretora para darmos início aos atos protocolares de outorga do Título de PRESIDENTE EMÉRITO DA CONVENÇÃO E DA IGREJA ao Reverendíssimo Pastor OTON MIRANDA DE ALENCAR. 

 Rev. Dr. BESALIEL RODRIGUES

Presidente da Convenção

 

MAIS FOTOS

Foto I- Pr. Oton com o pai Pr. Otoniel

 


Fotos II e III- Com a Família

 

Foto IV- Recebendo a Faixa Presidencial

 

Foto V- Posse na Academia Amapaense de Letras - AAL

 

Foto VI- Sua principal obra publicada. A Biografia do pai


Foto VII - Fundador da Academia de Letras Evangélica do Amapá
Com o Pastor Ézer, vice-presidente da Academia
 
 
Foto VIII- Com os dois primeiros discípulos que o sucederam na presidência da Convenção
Pastores Obed Ferreira e Besaliel Rodrigues
 
 
Foto IX- No púlpito sagrado, de onde ministrava a Santa Palavra de Deus
Todas as Terças-Feiras, no Culto de Oração e Doutrina, no Templo Central
 
 
Foto X- Conduzindo a Igreja do Senhor por meio da ministração semanal da Palavra



Saiba mais em  
https://memoriaassembleiadedeusnoamapa.blogspot.com/


 




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DESTAQUE

Pecado de estimação: Algumas dicas de como vencê-lo.

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 847 – 25.05.2025 Pecado de estimação: Algumas dicas de como vencê-lo. Alguém per...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES