Redes Sociais

domingo, 31 de março de 2024

Cultura gospel amapaense é novamente destaque estadual

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 787 – 31.03.2024

Cultura gospel amapaense é novamente destaque estadual

            Em evento esta semana no Estado do Amapá, diversos integrantes da Cultura Gospel amapaense foram agraciados com diplomas de Destaque Cultural. A proeminência foi o Apóstolo Órley Alencar, Secretário Geral Estadual de Cultura da Assembleia de Deus no Amapá, presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis.

            A titulo de informação, o termo cultura (colere, cultivar ou instruir; cultus, cultivo, instrução) possui a mesma origem do termo “culto”, utilizado pelas religiões protestantes. Cultura e culto possuem significados interligados. Assim, a palavra “cultura” (gênero) não se restringe ao campo da antropologia. Várias áreas do saber humano, como: religião, agronomia, biologia, artes, literatura, sociologia, história, etc., se utilizam de tal expressão.

            Na esfera religiosa existem modalidades de cultura: 1. Cultura bíblica; 2. Cultura cristã; 3. Cultura evangélica; 4. Cultura gospel; etc. Todas as sociedades rurais ou urbanas, simples ou complexas, possuem cultura. Não há nenhum ser humano desprovido de cultura, exceto o recém-nascido e o “homo ferus”.

            Para os antropólogos, a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos em sociedade.

            Existem no mundo mais de 160 (cento e sessenta) definições de “cultura”. Para alguns, cultura e comportamento; para outros, consiste em ideias. Há os que consideram como cultura apenas os objetos imateriais, enquanto que outros, ao contrário, aquilo que se refere ao material.

            O conceito de cultura varia no tempo, no espaço e na essência. Tylor, Linton, Boas e Malinowski consideram a cultura como ideias. Para Kroeber e kluckhohn, Beals e Hoijer, consiste em abstrações do comportamento aprendido. Leslie A. White apresenta outra abordagem: a cultura deve ser vista não como comportamento, mas em si mesma, ou seja, fora do organismo humano. Ele, Foster e outros, englobam no conceito de cultura os elementos materiais e não materiais da cultura. A colocação de Geertz difere das anteriores, na medida em que propõe a cultura como um “mecanismo de controle” do comportamento.

            A cultura, portanto, pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vários enfoques: ideias, crenças, valores, normas, atitudes, padrões de conduta, abstração do comportamento, instituições, técnicas e artefatos.

Lideranças culturais amapaenses

            Dentre todas então, a cultura religiosa pode ser considerada a mais importante, pois ela é a origem, a base, a fonte das demais. Vejamos: 01. É incontestável a importância da cultura religiosa na esfera da música (clássica e pop), da moda (vestimentas litúrgicas e do cotidiano), da literatura (a Bíblia, o principal livro do planeta), da arquitetura (gótica, barroca), da culinária (alimentos bíblicos, sagrados), das artes (gravuras, pinturas etc.), da educação (seminários, escolas confessionais, universidades, como Havard etc.), na economia (antigos burgos ao redor dos templos católicos e os atuais fluxos financeiros diretos e indiretos gerados pelas programações das igrejas), no Direito (canônico, eclesiástico etc.), na linguagem (dialeto evangélico, católico etc.); 02. A importância de intelectuais, tais como Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Lutero, Armínio, Calvino, Max Weber, Kierkegaard, dentre tantos; 03. Os símbolos cristãos universais: A cruz, o peixe, a Bíblia; 04. O Calendário Cristão Mundial – antes e depois de Cristo – como “divisor de águas” da História; 05. O principal feriado do Planeta – Dia de Natal e as diversas festas religiosas anuais no Brasil e no mundo inteiro; 06. O Cristianismo, como origem mundial dos Direitos Humanos; 07. A democracia moderna inspirada na eleição do Papa; 08. O papel do discipulado e da catequese na formação do ser humano; 09. Os institutos do casamento religioso, da consagração de crianças etc.; 10. A infinita quantidade de nomes de logradouros públicos, barcos, localidades, cidades, estados, países, oceanos etc. espalhados mundo afora; 11. Os nomes das pessoas mais utilizados no planeta Terra: Maria e José; 12. A participação dos religiosos nas grandes navegações e grandes descobertas da humanidade; 13. A alfabetização das pessoas por meio da leitura da Bíblia; 14. O trabalho de inclusão social desenvolvido pelas atividades culturais das igrejas; 15. O processo de ressocialização de egressos penitenciários por meio de ações culturais; 16. A quantidade incalculável de jornais, revistas, redes de rádios, de TVs, redes sociais etc. pertencentes às religiões em todos os países do Mundo; 17. As Academias de Letras, orquestras, bandas de música, museus, centros de cultura etc. de propriedade das igrejas em geral.

            Mas, no Brasil, e em alguns estados como o Amapá, existem preconceitos contra a cultura cristã, como a evangélica, por exemplo. Alguns “doutos” excluem diversos segmentos culturais e privilegiam outros. Parece até que existe povo sem cultura!

            Como vimos acima, cultura é tudo o que herdamos dos nossos antepassados, tais como, folclore, ritos religiosos e/ou qualquer produção humana. Por cultura evangélica, por exemplo, entende-se o conjunto de elementos que pertencem ao universo das igrejas evangélicas (históricas, pentecostais e neopentecostais), que se consolidou lentamente desde os tempos mais antigos.

            Um fato mais recente, referente à expansão da cultura gospel, é o referente à teledramaturgia da Rede Record de Televisão, que começou a produzir e transmitir para toda a Nação brasileira e diversos países do Mundo as belíssimas novelas com temáticas bíblicas, dentre elas destacando-se as super produções de “Jesus”,  “Os dez mandamentos” e “Gênesis”. A cultura gospel faz parte da matriz cultural brasileira em todos os aspectos. Amém!

DESTAQUES DA SEMANA

Nova Revista da Escola Dominical 2024.2 traz como tema: “João: o Evangelho do Filho de Deus”.

 

GESTÃO

            Caravana Pastoral. O presidente da Assembleia de Deus no Amapá Pastor Iaci Pelaes dos Reis, em conjunto com a 1ª Dama da Igreja Pastora Rosiléia dos Santos de Oliveira Pelaes, está promovendo o Projeto “Caravana do Presidente”. A proposta é visitar todas as Congregações e Campos Regionais filiais da referida denominação instaladas nos diversos bairros, distritos e vilas do município de Macapá, Capital do Estado.

            Com este programa de visitação, a presidência quer ver, in loco, como está o trabalho de cada igreja local e de todas as lideranças pastorais espalhadas pela Cidade. Ainda, o plano visa aproximar mais ainda a figura da presidência da entidade religiosa à membresia e a todos os integrantes, levando o calor humano, o abraço e a gratidão a todos que contribuem com o crescimento da Obra de Deus em toda a municipalidade.

            Esta semana, o Pastor Iaci Pelaes, esposa e assessoria estiveram no Bairro do Coração (antigo distrito), localizado na Rodovia Duca Serra (estrada que leva ao município de Mazagão), na Zona Oeste da Capital. Lá visitou o Campo Regional (antiga Congregação Bezalel) liderado pelo Pastor Edinaldo Régio e família.           

ESPECIAL

            Utilidade Pública. Como conseguir a Declaração de Utilidade Pública para sua Associação, sua Igreja etc.? Primeiramente, vale informar que esta declaração é obtida por meio de lei municipal, estadual ou federal; depende do interesse da pessoa jurídica interessada junto ao Poder Legislativo.

            Basicamente, os documentos necessários à conquista desta lei de utilidade pública são: 1. Cópia integral do Estatuto autentica; 2. Cópia da Ata de eleição e posse da diretoria em mandato; 3. Cópias do documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como comprovante de residência dos membros da mesa diretora; 4. Cópias do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ; 5. Balanço geral assinado por profissional credenciado Contador junto ao CRC, dos últimos 12 (doze) meses; 6. Relatório detalhado das atividades em que fique evidenciada prestação de serviços à comunidade, nos últimos 4 (quatro) meses; e 7. Provar, em disposição estatutária, que a instituição não remunera, por qualquer forma/meio, os cargos de sua diretoria, conselhos fiscais e deliberativos, que não distribua lucros, vantagens a dirigentes ou associados, sob nenhuma forma de pretexto.

REFLEXÃO

Tema: “Autofagia cristã” – Parte 6 (final): Concluindo este breve série de estudos, diz Gênesis 37.28: “Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.”.

            Escolhemos a expressão “Egito” para enfatizar a reflexão de hoje. Depois de vendido, José foi levado para o Egito, que aqui pode significar “tempo desfavorável” “vale”, “deserto”. Muitas vezes acontece na área financeira, emocional, conjugal, em momentos de enfermidades etc.

            No meio cristão não deveria ter invejas, ciúmes, pois a essência do evangelho é amar ao próximo como a si mesmo. Mas, há cristãos que não suportam ver seus irmãos distinguidos material, profissional e/ou espiritualmente. José, por ser distinguido por seu pai, por saber ler e escrever melhor, por ter uma túnica colorida, incomodou a alma de seus irmão. Vingança: Ostracismo. Foi vendido para bem longe. Os “josés” de hoje também são “vendidos”, “escanteados”, preteridos, ignorados. Até Jesus foi vendido. Pense nisso!

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra F: Fundo Social. O que é isso? É o nome jurídico dado pelo direito brasileiro ao “Fundo Soberano” inicialmente inventado pela Noruega, que está sendo imitado mundo afora.

            No Brasil, tal fundo foi criado pela Lei Federal nº 12.351/2010, que “dispõe sobre a exploração e a produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos, sob o regime de partilha de produção, em áreas do pré-sal e em áreas estratégicas; cria o Fundo Social - FS e dispõe sobre sua estrutura e fontes de recursos; altera dispositivos da Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997; e dá outras providências.”.

            A lei trata de todos estes assuntos, mas o principal tema é o Fundo (Soberano) Social, que consta nos 13 (treze) artigos do Capítulo VII – Do Fundo Social – FS (Arts. 47-60), composto de quatro seções: Seção I- Da Definição e Objetivos do Fundo Social (Arts. 47-48); Seção II- Dos Recursos do Fundo Social (Art. 49); Seção III- Da Política de Investimentos do Fundo Social (Arts. 50-57); e Seção IV- Da Gestão do Fundo Social (Arts. 58-60). Recomendamos a todos a leitura desta lei.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

Charge da semana. Mostra o quanto que alguns estão vivendo a era do "evangelho de fachada".

 

Semana Santa. A principal de toda a história do Universo.

 

Reunião do Conselho de Pastores. Pastor Iaci Pelaes e Apóstolo Joel Chagas lideram articulações das principais lideranças pastorais do Estado do Amapá.

 

Cidadania Evangélica. Eleitorado evangélico brasileiro cogita organizar partido próprio em face da indiferença dos políticos com relação às causas de interesse dos cristãos.

 

Vem aí. O Centenário da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro. Participe!

 

VEJA O LEIAUTE DA TRIBUNA DE HOJE NA GAZETA

 



 


 


 

 


 


 


 

 

domingo, 24 de março de 2024

Nova Ponte restaura acessibilidade ao templo central da Assembleia de Deus - Ministério de Madureira

 Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 786 – 24.03.2024

Nova Ponte restaura acessibilidade ao templo central da AD - Madureira

            1. A história da Ponte. No final da década de 1990, a Zona Norte de Macapá passou por um grande crescimento, o que levou à necessidade de ampliar o acesso àquela região da Cidade. Em 2003 é construída a Ponte que recebeu o nome de “Sérgio Arruda”. Mas, ao invés de fazerem uma obra acessível e inteligente, executaram um projeto considerado censurável, deplorável, criticável, do ponto de vista da engenharia e da arquitetura, em total afronta ao meio ambiente visual. Ergueram uma ponte arqueada, que tomou a área da frente das casas, dos comércios, das igrejas etc., existentes há décadas no local, privilegiando apenas e tão somente o fluxo de veículos e prejudicando a mobilidade de todos os seres humanos do entorno em seus direitos de ir e vir de idosos, crianças, deficientes, ciclistas etc. Até mesmo o trânsito favorecido dos veículos não ficou bom, pois a ponte foi tão mal feita que os carros sofriam solavancos na entrada e na saída da mesma. Com pouco tempo, também, a obra apresentou fissuras e o risco de desabar. Dentre os imóveis mais prejudicados pela velha ponte foi o Templo Central Estadual da Assembleia de Deus – Ministério de Madureira. A parte inicial da ponte ficou no meio da fachada da Igreja, algo totalmente desrespeitoso, ridículo e vergonhoso para um santuário. Até hoje, ninguém conseguiu descobrir quem foi o culpado pela infeliz ideia da malfadada ponte.

            2. Intolerância religiosa estrutural. Parece que a Assembleia de Deus – Ministério de Madureira, presidida pelo Pastor Gerson Mattielo e esposa Raquel, sofreu tal intolerância estrutural. De vez em quando isso acontece com os evangélicos. São discriminados por governantes de origem predominantemente católica, que pensam que os integrantes de outras religiões não são cidadãos, contribuintes, munícipes portadores dos mesmos direitos constitucionais que eles. Por óbvio que isso não é culpa da religião católica, mas da estrutura do sistema vigente.

            O Brasil é, constitucionalmente, um país laico, porém, na prática intolerante com as religiões não católicas. Ser evangélico no Brasil não é fácil. Tal situação tem melhorado nas duas últimas décadas, mas ainda existe muita discriminação e intolerância. A construção da velha ponte Arruda mostra isso, pois, jamais seria construída, como foi, se ali fosse um templo da ICAR.

            Quando falamos de intolerância religiosa estrutural, vemos que alguns políticos pensam que o segmento evangélico não faz parte e não deve ser considerado como integrante da sociedade em geral. Entretanto, hoje, a intolerância religiosa é tida como crime de ódio no Brasil, porém essa lei ainda não tem o comprometimento de todos os políticos brasileiros.

            3. Prefeitura restaura o meio ambiente paisagístico da comunidade. A gestão do Prefeito Furlan está mudando totalmente a realidade da Capital do Estado do Amapá. O povo todo está se surpreendendo a cada dia com o seu jeito de governar. O homem trabalha de domingo a domingo; está ajeitando a gestão interna e as ruas, praças, pontes, canais, escolas, postos de saúde, iluminação pública, saneamento e demais logradouros da cidade que estavam quase todos envelhecidos, destruídos e abandonados pelas gestões anteriores. E mais, aplica os recursos públicos com eficiência e sem demora. Todos têm testemunhado a agilidade no fazer, pois se é para fazer, que se faça. Isto é eficácia!

            Bem, sobre a Ponte Sérgio Arruda, a Prefeitura, ao perceber a situação horrível da mesma e a vergonha que aquela péssima construção estava gerando na entrada principal terrestre norte da Capital, além da ignomínia que estava gerando para as igrejas e moradores do local, decidiu resolver. Firmou parceria com o Curso de Engelharia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), honrando a prata da casa, elaborou um projeto considerado, até aqui, o maior de mobilidade urbana do Estado do Amapá, e executou e inaugurou a obra em tempo recorde de 120 (cento e vinte dias). Nunca na história do Estado um político realizou uma obra tão rapidamente.

            Com isso, o ambiente de paz, de trânsito livre, de conforto urbano, foi restaurado. Os muitos anos de vergonha da citada igreja, que ficou humilhada e espremida do lado da ponte, passou.

            Isto mostra para o povo algumas verdades: 1. O político, independente de sua religião pessoal, deve governar com afinco para todo o povo, pois é o povo todo que o elege; 2. Todas as religiões devem ser respeitadas, seus locais de culto, suas ações humanitárias, suas doutrinas etc.; 3. Quando um governante quer fazer, ele faz. O governante que não faz o que tem que ser feito, ou demora em fazer, ou investe mal o dinheiro público, insulta o povo e deve sofrer o temido ostracismo. Amém.

GESTÃO

            Capacitação Ministerial. O Pastor Marcondes Duarte de Lima, presidente estadual da Assembleia de Deus – Ministério “Pregando o Reino de Deus”, com Sede localizada na Rua Luiz Azarias Neto, nº 1222, Bairro Universidade, Macapá/AP, está desenvolvendo um cronograma semanal de Capacitação Ministerial de toda sua Equipe Eclesiástica. Assim, toda 4ª feira, é convidado um líder conhecido na Cidade para visitar o Ministério e palestrar para as lideranças locais. Semana passada, o convidado foi o Pastor Besaliel Rodrigues, 2º Vice-presidente da CONFRADAP – Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Amapá, cujo presidente estadual é o Pastor Iaci Pelaes dos Reis.

            Também, a Pastora Elana Maria da Silva Santos, esposa do Pastor Marcondes Duarte, coordena o Projeto Humanitário REVIVED, o qual desenvolve suas atividades com base no slogan “Resgatando vidas na visão estratégica de Deus”. Este projeto é voltado ao socorro social de pessoas em situação de vulnerabilidade e hipossuficiência que vivem no entorno da Igreja. Parabéns ao Casal pelo belíssimo trabalho.        

ESPECIAL

            Utilidade Pública. Petróleo do Amapá. Audiência Pública no Senado. Enquanto a Guiana (Inglesa), vizinha de Oiapoque/AP nada de braçadas na extração de petróleo, tirado do mesmo ambiente geológico brasileiro, tendo perfurado mais de (60) sessenta poços e com uma produção diária que já ultrapassa um milhão de barris, nós aqui do Estado do Amapá estamos assistindo nossas lideranças políticas levando um baile do Ibama e da Marina Silva, que estão estorvando, pasmem, os estudos preliminares de prospecção das jazidas.

            Uma audiência pública no Senado vai debater, no dia 11.04.2024, as potencialidades econômicas das reservas de petróleo e gás na chamada margem equatorial brasileira. A área se estende do Rio Grande do Norte ao Oiapoque, no Amapá, e inclui as bacias da foz do Amazonas, Pará, Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar. No centro dos debates estão os desafios e garantias para as condições ambientais que possibilitem a exploração segura da área. Enquanto isso, o tempo vai passando, os políticos vão sendo enrolados pelos “técnicos” ambientais, o país não consegue produzir riquezas e o povo segue afundando na pobreza.

REFLEXÃO

Tema: “Autofagia cristã” – Parte 5: Avançando, declara Gênesis 37.27: “Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.”.

            A expressão “Vendamo-lo” pode expressar diversas situações da vida atual, pois a história de José reverbera nossos dias de hoje, entre irmãos em Cristo, membros de uma mesma igreja, comungantes da mesma fé. Por exemplo, pode significar, em ano eleitoral, tirar proveito do prestígio político e eleitoral da membresia. Também, pode está relacionado com o prestígio social ou econômico de um ou mais membros, de pessoas pertencentes à igreja, que viabilizem “rendas extras”, dividendos para determinada liderança ou denominação.

            De vez em quando somos “vendidos”, ou “ficamos vendidos” pelos nossos próprios irmãos, que nos utilizam como “moeda de troca”. Tal qual aconteceu com José, Jesus também foi vendido por Judas. Este fenômeno é uma nódoa envergonhadora do cristianismo.      

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Letra E: Exploração Onshore (em terra) e Offshore (no mar): Exploração de petróleo significa extração, retirada do petróleo das profundezas onde se encontra. Existem dois tipos de exploração de petróleo: “Onshore” (em terra) e “Offshore” (no mar). A exploração “Onshore” é uma expressão utilizada mundialmente para se referir às atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo realizadas em terra firme. A Exploração “Offshore” expressa mundialmente que tais atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo são realizadas no mar. Fonte: Campos, Antônio Lôbo e et al., Dicionário jurídico do petróleo, São Paulo: Rideel, 2015.

            Desta forma, o petróleo encontrado no município de Oiapoque, na Costa do Estado do Amapá, região componente da Margem Equatorial brasileira, é classificado como “Offshore”, pois sua futura exploração se dará em alto mar. Esta modalidade de exploração petrolífera é mais complexa, mais cara e exige maiores cuidados em todos os sentidos.

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

 
NOTA DE PESAR. A Assembleia de Deus no Amapá e a Convenção CONFRADAP manifestam gratidão a Deus pelo legado de trabalho deixado  pelo Pastor Gilberto Marques, presidente da Convenção paraense COMIEADEPA, bem como solidariedade e sentimentos de pesar a todos da família e aos ministros do Evangelho filiados à citada Entidade Convencional. Pastor Iaci Pelaes dos Reis, presidente da Assembleia de Deus no Amapá e da Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Amapá (CONFRADAP).
 
 
DOIS SÉCULOS CONSTITUCIONAIS. Completa 200 - duzentos anos amanhã, 2ª feira, 25 de março, a 1ª Constituição (Política do Império) do Brasil, comumente referida como Constituição de 1824. Vigeu por 67 - sessenta e sete anos, sendo, assim, a mais longeva Constituição da história brasileira. Em seu art. 5º instituiu a ICAR - Igreja Católica Apostólica Romana como a religião oficial do país. Foi revogada em 24 de fevereiro de 1891, com a promulgação da 1ª Constituição Republicana, a qual transformou o Brasil de Estado Católico em Estado Laico.
 
 
ANIVERSARIANTE DA SEMANA. Michelle Bolsonaro, ex-1ª Dama da República Federativa do Brasil, completou 42 Anos no último dia 22 de março, 6ª feira. Parabéns!
 
 
CAFÉ COM PASTORES. O Procurador do MPAP e Apóstolo Joel Chagas, um dos líderes espirituais do Ministério MAR, recepcionou esta semana, na
Catedral Central do referido Ministério, localizada na Rodovia JK, Zona Sul de Macapá, uma plêiade de lideranças pastorais. Na oportunidade, todos participaram de um saboroso café. 
 
 
CONVITE. Contagem regressiva. Participe!
 
 

 

 

sexta-feira, 22 de março de 2024

Morre Pastor Gilberto Marques. Condolências do Amapá.

 Morre Pastor Gilberto Marques

            1. Os Assembleianos brasileiros estão de Luto. Faleceu hoje, 22.03.24, em Belém do Pará, aos 81 anos de idade, o Pastor Gilberto Marques de Souza, presidente da Convenção de Ministros e Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus do Pará (Comieadepa), a Convenção Estadual Nº 01, filiada à CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, da qual era o 1º Vice-Presidente Nacional, gestão 2021-2025. 

 

2. Viúva Maria Alice Morais de Souza
 

Foto - Deixa viúva a irmã Maria Alice Morais de Souza, primeira Vice-Presidente da UNEMAD - União Nacional das Esposas de Ministros das Assembleias de Deus.

            3. Relação com o Amapá. A Assembleia de Deus do Amapá fez parte da COMIEADEPA por longos anos, até o saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar criar sua Convenção própria, a CRADAP – Convenção Regional das Assembleias de Deus do Amapá (Nº 17 na CGADB), em 1964, que depois se transformou em duas, a CEMEADAP (1994), presidida pelo Pastor Lucifrancis Barbosa Tavares (AD de Santana/AP) e a CONFRADAP (2009), hoje presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis (AD de Macapá/AP).

            4. Fato histórico. Lá no Estado do Pará, em 1997, quando o Pastor Firmino da Anunciação Gouveia se jubilou, sentiu a direção de transmitir a presidência da Igreja ao Pastor Samuel Câmara que, na época, era o pastor da Igreja de Manaus, e não ao Pastor Gilberto Marques, que já era o presidente estadual da Convenção.

            5. Quem era o Pastor Gilberto Marques. De acordo com o site pointrhema.com.br, “A trajetória de Gilberto Marques como pastor iniciou no dia 1º de janeiro de 1979, quando foi ordenado. Era pastor auxiliar da Assembleia de Deus de Icoaraci, em Belém, durante nove meses neste ano. Logo depois, presidiu a AD de Soure, no Marajó, do final de 1979 até dezembro de 1982, quando se mudou para Igarapé-Açu, onde permaneceu até outubro de 1983. Depois, pastoreou em Capanema e Ananindeua, que reunia em 2007 um campo com 54 congregações e cerca de 6 mil membros e congregados. Na Convenção Comieadepa, Gilberto Marques exerceu as funções de supervisor de área, em Capanema, 2º secretário (durante dois anos), 1º vice-presidente (dois anos) e desde o ano de 1990, está na presidência. Na Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB), ele ainda integrou o Conselho Regional Norte, em dois mandatos (1990 e 1999). Foi eleito 1º secretário da Mesa Diretora, em 1997, 5º secretário, em 2003. Na AGO de 2007, foi eleito 6º vice-presidente e desde então sempre tem sido reeleito como um dos vice-presidentes da Mesa, atualmente ocupando a 1ª Vice-presidência”.

 

            6. Condolências do Amapá. O Pastor Besaliel Rodrigues, historiador oficial das Assembleias de Deus no Amapá e 2º Vice-presidente da Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Amapá (CONFRADAP), presidida pelo Reverendo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, se pronunciou, dizendo: “Passa para a eternidade um dos principais líderes atuais da Assembleia de Deus brasileira. O Pastor Gilberto Marques deixa considerável legado para a historiografia recente do assembleanismo amazônico, pois, como ‘homem do Norte’ soube, com maestria, cooperar para o crescimento da citada igreja e para o desenvolvimento da política eclesiástica da região Norte do Brasil. Passou mais de três décadas na presidência da Convenção Estadual nº 01 da CGADB, demonstrando altas habilidades na ‘arte dos bastidores’. Líder sagaz, hábil observador e dominador do silêncio; falava mais com gestos e convencia com o olhar. Quem conviveu com ele sabe que perdeu um grande mestre.”. Besaliel acrescentou: “Nós, assembleianos do Amapá, deixamos aqui registrado o nosso respeito e as nossas condolências à família, amigos e irmãos assembleianos do Pará e do Brasil, por este guerreiro que acaba de ser recolhido por Deus às mansões celestiais”, concluiu.
 
7. Outras fotos:
 
Com o Pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente Emérito da CGADB
 
Com o filho Pastor Olival Marques, deputado federal - 2023-2026
 
Com os pastores Raimundo Santos e Samuel Câmara
 
 

 



 
 

terça-feira, 12 de março de 2024

EXCLUSIVO: Aniversário do Pastor Ezer Belo e Notícias da Fatech Mestrado

 Aniversário do Pastor Ezer Belo e Fatech Mestrado

            O Pastor Ezer Bello das Chagas, presidente da Assembleia de Deus – Igreja do Avivamento, reitor da Faculdade FATECH e presidente da Academia de Letras Evangélicas do Amapá (ALEA) vivenciou ontem, 11.03.2024, dois grandes momentos de sua vida: 1º) Celebrou com a referida Igreja mais um aniversário; e 2º) Coordenou a primeira reunião técnica preparatória para instalação da 1ª Turma de Mestrado em Direito da Fatech, Faculdade que fundou e é a autoridade máxima.

 

Veja a seguir fotos do Aniversário do Pastor e da Reunião Técnica da Fatech

 

Pastor Ezer Belo das Chagas, ao lado da inseparável esposa Pastora Maria Inês, recebe os parabéns da Igreja por mais um aniversário.

Templo Central da Igreja, na Av. Cora de Carvalho, fica repleto de membros e lideranças para parabenizar o Pastor Ezer Belo, pelo seu natalício.

Pastor Besaliel Rodrigues, 1º Vice-presidente da Academia de Letras (ALEA), Corregedor Geral da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e 2º Vice-presidente da Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Amapá (CONFRADAP), ligada à Igreja-Mãe no Amapá, cujo presidente é o Pastor Iaci Pelaes dos Reis, prestigiou o Culto de Ações de Graças pelo aniversário do Pastor Ezer Belo.

As Obreiras presentes da Assembleia de Deus - Igreja do Avivamento parabenizando o Pastor Ezer Belo pela nova idade.


 Os Obreiros presentes da Assembleia de Deus - Igreja do Avivamento parabenizando o Pastor Ezer Belo pela nova idade.

 

FOTOS DA 1ª REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA O ESTABELECIMENTO DO 1º MESTRADO DA FATECH

 

Videoconferência com a Doutora Lindaura Pinheiro, reitora de uma das IES privadas mais respeitadas do Nordeste do Brasil. Tema: Tratativas para organização de um MINTER - Mestrado Interinstitucional de Direito, em parceria com a Fatech Amapá.

Pastor Ezer Belo, fundador e reitor da Fatech, coordena a 1ª Reunião Técnica sobre o futuro Mestrado em Direito da Instituição. O Pastor e Advogado Besaliel Rodrigues está prestando suporte jurídico por meio de seu Escritório de Advocacia.

 Oportunidade única. Mestrado em Direito com 30% das Aulas no formato presencial e 70% no formato remoto. Maiores informações na Fatech, com a Profª Abgail ou o Prof. Fernandes.












domingo, 10 de março de 2024

Fatech do Amapá, a melhor Faculdade de Teologia da Amazônia

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna nº 784 – 10.03.2024

Fatech do Amapá, a melhor Faculdade de Teologia da Amazônia

Foto - Pastor Ezer, o fundador...

            01. Única Credenciada no MEC. A FATECH – Faculdade de Teologia e Ciências Humanas é a única Instituição de Ensino Superior (IES) evangélica credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) no Estado do Amapá. É ligada à Assembleia de Deus de Macapá – Ministério do Avivamento, presidida pelo Pastor Ezer Belo das Chagas. A FATECH está localizada ao lado do Templo Central da citada igreja, na Av. Cora de Carvalho, Centro da Capital Macapá/AP.

            02. Origem. A FATECH foi criada a partir de uma perspectiva de promoção da educação teológica no Estado do Amapá e da compreensão de que o ensino bíblico é fundamental para o crescimento e aprovação de obreiros. Em 1993, o citado Pastor Ezer Belo das Chagas, presidente da Igreja, e seu co-pastor, na época, Manoel Sebastião de Oliveira, fundaram o Instituto Teológico da Assembleia de Deus no Amapá – ITADAP. Inicialmente funcionando nas dependências das classes da Escola Dominical da referida Igreja. 

03. Estrutura própria. No ano seguinte, nasceu o projeto de construção de um prédio de educação fundamental, denominado “Cristiano Ferreira da Silva”. No entanto, como a demanda para o curso de Teologia cresceu muito no Estado do Amapá, em 1995, amparado pelo Decreto-Lei 1.051/69, foi implantado o curso de Bacharel em Teologia, ofertado em caráter ecumênico, suprindo assim, a formação acadêmica de evangelizadores de alto nível.

04. Credenciamento. A promulgação, em 1996, da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação – LDB estabeleceu um redimensionamento na oferta do curso de Teologia, que deixou de ser tratado como curso livre, nos termos previstos no Decreto-Lei 1051/69, e passou a carecer de autorização do MEC. Assim, em 19 de setembro de 2002, após credenciamento da FATECH junto ao Ministério da Educação, através da portaria nº. 2647, foi dado o passo mais largo rumo à concretização do sonho da comunidade evangélica da Assembleia de Deus no Amapá, de manter uma faculdade capaz de proporcionar uma formação profissional, alicerçada nos princípios éticos cristãos. Assim nasceu a FATECH. O primeiro processo seletivo ocorreu em fevereiro de 2003 e resultou na formação de duas turmas, uma no horário vespertino e outra no noturno.

            05. Missão institucional. A FATECH tem por missão ser uma instituição de ensino superior comprometida com a formação de profissionais com competência técnica e capacidade humanística, para atuar em vários setores da sociedade, em uma perspectiva holística.

            06. Objetivos. A FATECH, consoante ao sentido universal de uma instituição que atua na formação profissional de nível superior, com a especificidade do contexto regional tem como objetivos: I- Formar profissionais competentes, com ênfase no diálogo entre ciência e fé; II- Formar e capacitar futuros líderes e agentes de mudança capazes de implementar uma cultura de resultados e eficiência nas mais diversas áreas; III- Estender à comunidade ações de ensino e de pesquisa, mediante a realização de projetos, cursos, programas e prestação de serviços nas áreas de sua atuação, disseminando conhecimentos que possibilitem o pleno desenvolvimento do potencial humano; IV- Realizar estudos da cultura, da ciência e das artes, relacionando-os com as necessidades do desenvolvimento econômico e social do universo que o acadêmico da FATECH está inserido; V- Promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas. 

            07. Dia Municipal do Teólogo. A Câmara de Vereadores de Macapá transformou o dia da fundação da FATECH, 19 de setembro, como o Dia Municipal do Teólogo” – Lei Municipal nº 2.149/2015.

            08. Expansão institucional. A Direção Geral da FATECH estabeleceu que a principal meta da IES para este ano de 2024 é ampliar o número de graduações e de pós-graduações. Para tanto está negociando contrato de consultoria com o Advogado Besaliel Rodrigues, que possui doutorado em Direito Educacional pela Universidade UMSA de Buenos Aires, Argentina, para que o mesmo possa assessorar o processo de solicitação dos novos cursos junto ao Ministério de Educação em Brasília. O Doutor Besaliel possui expertise nesta área, pois participou do processo de instalação de quatro cursos de Direito no Estado do Amapá, a saber: CEAP, SEAMA, FAMAP e FABRAN.

GESTÃO

            Liderança Feminina/Dia da Mulher. A 1ª Dama da Assembleia de Deus no Amapá, Pastora Rosiléia dos Santos de Oliveira Pelaes, esposa do Pastor Iaci Pelaes, presidente da citada Igreja, conduziu, com maestria, o Pré-Congresso Estadual de Mulheres que aconteceu no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março de 2024, às 19 horas, na Catedral Estadual da Assembleia de Deus no Amapá, localizada na Rua Tiradentes, nº 532, Centro de Macapá, Capital do Estado do Amapá.

            A Pastora Léia Pelaes, como é conhecida, assumiu recentemente a Coordenação Estadual de Mulheres, ligada à Convenção da Assembleia de Deus no Amapá – CONFRADAP. A mesma tem se destacado como uma das principais lideranças femininas em todo o Estado do Amapá.

            A Pastora Leia é filha do casal Edmundo Alves de Oliveira e Roseny dos Santos de Oliveira, nasceu no município de Macapá/AP em 29 de setembro de 1965. É servidora pública federal, possui mestrado na área da educação e desenvolve intensa atividade em favor da sociedade amapaense.

OUTRAS FOTOS DO 1º PRÉ CONGRESSO DE MULHERES 2024 DA 

ASSEMBLEIA DE DEUS NO AMAPÁ 

ESPECIAL

            Utilidade Pública. Ensino Religioso. A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – Lei nº 9.394/1996, em seu artigo 33 diz: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. §1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores. §2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso.". Assim, a disciplina de ensino religioso nas escolas públicas não deve se deter a uma crença específica, as aulas devem ter uma perspectiva laica e se voltar para a história e a doutrina das várias religiões. Nessa modalidade, a disciplina consiste na exposição neutra e objetiva da prática, história e dimensão social das diferentes religiões, incluindo posições não religiosas. Fiquem de olho! Fonte: STF e Internet.

REFLEXÃO

Tema: “Autofagia cristã” – Parte 3: Prosseguindo, diz Gênesis 37.25: “Depois assentaram-se a comer pão; e levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-los ao Egito.”.

            Destacamos aqui o verbo “Assentaram-se”, ao qual damos o sentido de “jantares, reuniões fechadas, articulações de bastidores etc.”. Isso acontece muito no meio cristão. Pregamos o amor e a comunhão, mas vivemos fazendo a mesma coisa que os irmãos de José fizeram. Mesmo que a Bíblia reprove a acepção entre irmãos, mas a prática da exclusão, da discriminação, da rejeição, das salas privativas, dos comes e bebes reservados etc., ainda é muito presente no cristianismo hodierno, justificado com explicações diversas. Ainda, para agravar mais a situação, muitas vezes toda a comunidade cristã é compelida a ofertar para patrocinar os banquetes reservados a uma minoria seleta. Como conta a história de José, quem reclamar, ou criticar, tais práticas, correrá o risco de “ser vendido aos ismaelitas”. 

FICA A DICA

            ABC do Petróleo – Commodities: Etimologicamente, do inglês “Commodity”, possui o sentido original de “comodidade”. Na linguagem técnica da Economia, significa “mercadoria”. É termo que corresponde a produtos básicos globais não industrializados, ou seja, matérias-primas que não se diferem independentemente de quem as produziu ou de sua origem, sendo seu preço uniformemente determinado pela oferta e procura.

            Existem vários tipos de commodities: Agrícola (café, trigo, soja); mineral (ouro, petróleo, ferro);financeira (dólar, real, bitcoin); ambiental (água, carbono); etc. Então, o petróleo é uma commodity. Os países ricos, desenvolvidos, não vendem suas commodities. São ricos porque produzem suas matérias-primas, compram as matérias-primas dos países pobres, ou em desenvolvimento, agregam valores por meio da industrialização e vendem tais produtos com bastante valor agregado para o mundo todo. Ex.: Petróleo in natura tem um preço; petróleo refinado ou os derivados extraídos do petróleo possui preço infinitamente maior. Fonte: Com informações da Wikipédia.
 
OUTROS DESTAQUES DA SEMANA
A Ouvidoria Geral da Assembleia de Deus no Amapá
prestigiou Evento Regional das Ouvidorias Judiciárias do Brasil que aconteceu no dia 08.03.2024 - Dia da Mulher - no Tribunal de Justiça do Amapá. Representaram a citada Igreja o Pr. Besaliel Rodrigues, Ouvidor Geral e a Pastora Mara Barros, Ouvidora Especial da Mulher.
 
Pastor Haélisson Farias e esposa Pastora Leliane Alencar
foram transferidos da Cong. "Vale de Ayjalom" e tomaram posse como novos líderes da Cong. "Deus o Criador". O Pastor Miguel Roberto, 2º Vice-presidente da Igreja conduziu o Ato Oficial de Posse e ministrou a bênção de Deus sobre o referido Casal. Parabéns!
 
Pastor Job Ferreira Filho
celebrou esta semana 60 Anos de idade. Pertencente a uma destacada linhagem pastoral da Assembleia de Deus, o Pastor Job Filho é filho do Pastor Job Pai, irmão do Pastor Nery e do Pastor Obed, tio dos pastores Gesiel, Gedielson e Anderson, tio da Pastora Levita Lene, cunhado da Pastora Dina e por aí vai... Parabéns prezado pastor!
 
 
Pastor David Teodoro e esposa Pastora Fabiane
estão usufruindo de abençoadíssima alegria. Motivo: A filha Duda foi aprovada no vestibular do Curso de Direito da Universidade Estadual do Amapá (UEAP). Duda venceu os três mil concorrentes que disputaram o certame, um dos mais concorridos do Brasil. Duda entra para a história do Estado do Amapá, agora como componente da 1ª Turma do Curso de Direito da Universidade do Estado.
Parabéns Duda. Você é fera!
 
 
Encontrei o Missionário Rosivaldo Fonseca de Freitas (camisa vermelha)
na Festa dos 84 Anos de fundação da Assembleia de Deus de Anápolis no Brasil, celebração realizada no Amapá na Igreja presidida pelo Pastor José Francisco, presidente da Convenção da referida igreja no Amapá.
Rosivaldo é um dos missionários mais conhecidos e mais amados do Estado do Amapá. Nasceu em Macapá/AP em 29.11.1969, filho do Casal Abel de Freitas e Nair Fonseca de Freitas.
Conheci o Rosivaldo há quase trinta anos, quando congregava na Congregação Filadélfia, Bairro Santa Inês, da Assembleia de Deus, quando o Presidente da Igreja era o Pastor Otoniel Alves de Alencar e o Dirigente da Congregação era o então Presbítero Raimundo Martins (Irmão Mamão), hoje pastor de saudosa memória.
Prezado Rosivaldo, Obreiro do Senhor, foi muito bom revê-lo.
 
Pastor Douglas Baptista
(C), presidente da Assembleia de Deus CGADB de Brasília/DF, presidente da Academia Evangélica de Letras do Distrito Federal (AELDF) e um dos principais escritores e articulistas da Casa Publicadora das Assembleias de Deus no Brasil (CPAD), recebeu esta semana em seu Templo Sede na Capital Federal os pastores Besaliel Rodrigues (E) e Daniel Deusdete (D).
O Pastor Besaliel Rodrigues recentemente foi eleito para compor a citada Academia e vem recebendo convites para migrar para BSB. 
 
 
LEIAUTE DA TRIBUNA CRISTÃ NA GAZETA

 

 

 
 
 
 
 

 
 
 

ARTIGO DESTAQUE

Morreu o Papa Francisco

Morreu o Papa Francisco, presidente mundial da ICAR - Igreja Católica Apostólica Romana Acabou de falecer em Roma, Itália, a poucos momentos...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES