Redes Sociais

sexta-feira, 22 de março de 2024

Morre Pastor Gilberto Marques. Condolências do Amapá.

 Morre Pastor Gilberto Marques

            1. Os Assembleianos brasileiros estão de Luto. Faleceu hoje, 22.03.24, em Belém do Pará, aos 81 anos de idade, o Pastor Gilberto Marques de Souza, presidente da Convenção de Ministros e Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus do Pará (Comieadepa), a Convenção Estadual Nº 01, filiada à CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, da qual era o 1º Vice-Presidente Nacional, gestão 2021-2025. 

 

2. Viúva Maria Alice Morais de Souza
 

Foto - Deixa viúva a irmã Maria Alice Morais de Souza, primeira Vice-Presidente da UNEMAD - União Nacional das Esposas de Ministros das Assembleias de Deus.

            3. Relação com o Amapá. A Assembleia de Deus do Amapá fez parte da COMIEADEPA por longos anos, até o saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar criar sua Convenção própria, a CRADAP – Convenção Regional das Assembleias de Deus do Amapá (Nº 17 na CGADB), em 1964, que depois se transformou em duas, a CEMEADAP (1994), presidida pelo Pastor Lucifrancis Barbosa Tavares (AD de Santana/AP) e a CONFRADAP (2009), hoje presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis (AD de Macapá/AP).

            4. Fato histórico. Lá no Estado do Pará, em 1997, quando o Pastor Firmino da Anunciação Gouveia se jubilou, sentiu a direção de transmitir a presidência da Igreja ao Pastor Samuel Câmara que, na época, era o pastor da Igreja de Manaus, e não ao Pastor Gilberto Marques, que já era o presidente estadual da Convenção.

            5. Quem era o Pastor Gilberto Marques. De acordo com o site pointrhema.com.br, “A trajetória de Gilberto Marques como pastor iniciou no dia 1º de janeiro de 1979, quando foi ordenado. Era pastor auxiliar da Assembleia de Deus de Icoaraci, em Belém, durante nove meses neste ano. Logo depois, presidiu a AD de Soure, no Marajó, do final de 1979 até dezembro de 1982, quando se mudou para Igarapé-Açu, onde permaneceu até outubro de 1983. Depois, pastoreou em Capanema e Ananindeua, que reunia em 2007 um campo com 54 congregações e cerca de 6 mil membros e congregados. Na Convenção Comieadepa, Gilberto Marques exerceu as funções de supervisor de área, em Capanema, 2º secretário (durante dois anos), 1º vice-presidente (dois anos) e desde o ano de 1990, está na presidência. Na Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB), ele ainda integrou o Conselho Regional Norte, em dois mandatos (1990 e 1999). Foi eleito 1º secretário da Mesa Diretora, em 1997, 5º secretário, em 2003. Na AGO de 2007, foi eleito 6º vice-presidente e desde então sempre tem sido reeleito como um dos vice-presidentes da Mesa, atualmente ocupando a 1ª Vice-presidência”.

 

            6. Condolências do Amapá. O Pastor Besaliel Rodrigues, historiador oficial das Assembleias de Deus no Amapá e 2º Vice-presidente da Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Amapá (CONFRADAP), presidida pelo Reverendo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, se pronunciou, dizendo: “Passa para a eternidade um dos principais líderes atuais da Assembleia de Deus brasileira. O Pastor Gilberto Marques deixa considerável legado para a historiografia recente do assembleanismo amazônico, pois, como ‘homem do Norte’ soube, com maestria, cooperar para o crescimento da citada igreja e para o desenvolvimento da política eclesiástica da região Norte do Brasil. Passou mais de três décadas na presidência da Convenção Estadual nº 01 da CGADB, demonstrando altas habilidades na ‘arte dos bastidores’. Líder sagaz, hábil observador e dominador do silêncio; falava mais com gestos e convencia com o olhar. Quem conviveu com ele sabe que perdeu um grande mestre.”. Besaliel acrescentou: “Nós, assembleianos do Amapá, deixamos aqui registrado o nosso respeito e as nossas condolências à família, amigos e irmãos assembleianos do Pará e do Brasil, por este guerreiro que acaba de ser recolhido por Deus às mansões celestiais”, concluiu.
 
7. Outras fotos:
 
Com o Pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente Emérito da CGADB
 
Com o filho Pastor Olival Marques, deputado federal - 2023-2026
 
Com os pastores Raimundo Santos e Samuel Câmara
 
 

 



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DESTAQUE

O Brasil de hoje e o silêncio das igrejas evangélicas

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 844 – 04.05.2025 O Brasil de hoje e o silêncio das igrejas evangélicas 1. Silêncio...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES