Morre Pastor Gilberto Marques
1. Os Assembleianos brasileiros estão de Luto. Faleceu hoje, 22.03.24, em Belém do Pará, aos 81 anos de idade, o Pastor Gilberto Marques de Souza, presidente da Convenção de Ministros e Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus do Pará (Comieadepa), a Convenção Estadual Nº 01, filiada à CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, da qual era o 1º Vice-Presidente Nacional, gestão 2021-2025.
2. Viúva Maria Alice Morais de Souza
Foto - Deixa viúva a irmã Maria Alice Morais de Souza, primeira Vice-Presidente da UNEMAD - União Nacional das Esposas de Ministros das Assembleias de Deus.
3. Relação com o Amapá. A Assembleia de Deus do Amapá fez parte da COMIEADEPA por longos anos, até o saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar criar sua Convenção própria, a CRADAP – Convenção Regional das Assembleias de Deus do Amapá (Nº 17 na CGADB), em 1964, que depois se transformou em duas, a CEMEADAP (1994), presidida pelo Pastor Lucifrancis Barbosa Tavares (AD de Santana/AP) e a CONFRADAP (2009), hoje presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis (AD de Macapá/AP).
4. Fato histórico. Lá no Estado do Pará, em 1997, quando o Pastor Firmino da Anunciação Gouveia se jubilou, sentiu a direção de transmitir a presidência da Igreja ao Pastor Samuel Câmara que, na época, era o pastor da Igreja de Manaus, e não ao Pastor Gilberto Marques, que já era o presidente estadual da Convenção.
5. Quem era o Pastor Gilberto Marques. De acordo com o site pointrhema.com.br, “A trajetória de Gilberto Marques como pastor iniciou no dia 1º de janeiro de 1979, quando foi ordenado. Era pastor auxiliar da Assembleia de Deus de Icoaraci, em Belém, durante nove meses neste ano. Logo depois, presidiu a AD de Soure, no Marajó, do final de 1979 até dezembro de 1982, quando se mudou para Igarapé-Açu, onde permaneceu até outubro de 1983. Depois, pastoreou em Capanema e Ananindeua, que reunia em 2007 um campo com 54 congregações e cerca de 6 mil membros e congregados. Na Convenção Comieadepa, Gilberto Marques exerceu as funções de supervisor de área, em Capanema, 2º secretário (durante dois anos), 1º vice-presidente (dois anos) e desde o ano de 1990, está na presidência. Na Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB), ele ainda integrou o Conselho Regional Norte, em dois mandatos (1990 e 1999). Foi eleito 1º secretário da Mesa Diretora, em 1997, 5º secretário, em 2003. Na AGO de 2007, foi eleito 6º vice-presidente e desde então sempre tem sido reeleito como um dos vice-presidentes da Mesa, atualmente ocupando a 1ª Vice-presidência”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário