Sânzia Brito substitui Pastor Oton Alencar na AAL
Em sessão realizada na última 4ª feira, 25.09.2024, o senador Randolfe Rodrigues e a professora Sânzia Brito foram eleitos para a Academia Amapaense de Letras (AAL). Ele ocupará a cadeira 10, deixada por Nilson Montoril, cujo patrono é Francisco Torquato de Araújo. Ela ocupará a cadeira 27, deixada pelo Pastor Oton Miranda de Alencar, cujo patrono é Otton Acioly Ramos. O anúncio oficial será feito no dia 1º de outubro, próxima 3ª feira, no site da Academia – www.aal.art.br.
Randolfe Rodrigues é um dos senadores amapaenses mais conhecidos do país. Também é historiador, bacharel em direito e mestre em políticas públicas, soma mais de 10 livros publicados, entre autoria e coautoria.
Sânzia Fernandes Brito é mineira, natural de Visconde do Rio Branco, graduada em Letras, Teologia, Pedagogia, Filosofia, Especialista em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG. Especialista em Língua Portuguesa - FIA/SP; fez o curso de especialização em Metodologia de Ensino pela Associação Acadêmica Amparaense – AAA-SP; Especialista em Ciências da Educação pela Rede Pitágoras; Especialista em Educação Especial e Educação de Surdos pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES- Rio de Janeiro. Neuropsicopedagoga, Mestra em Ciências da Educação pela – U.A.A-Py. Professora da rede pública e particular de ensino em diversas disciplinas. Membro da Associação dos Escritores do Amapá – APES; Membro do Clube dos Poetas – AP. Publicou diversos trabalhos entre poesias e ensaios, com destaque para o CD, “Acalantos Poéticos” que reúne dezoito poemas em vários gêneros e com arranjo musical e vozes consagradas no meio de comunicação juntamente com mais dois poetas, seu nome consta em diversas antologias poéticas e inúmeros trabalhos acadêmicos publicados. Escritora, poetisa, ativista cultural ativa. Portadora de vários títulos de destaque na área cultura. Seu nome consta em outras obras tais como: 1 – Antologia de Poesias, Contos e Crônicas SCORTECCI para o Salão Internacional do Livro de São Paulo 1999; 2 – Endereçário Cultural da Sociedade de Cultura Latina de Santa Catarina e Revista Lítero-Cultural – Florianópolis, 1999; 3 - Agenda Permanente POESIA BRASIL: SRR Editor, Série 2004; 4 – Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos. Adrião Neto, Volume I Terezina- PI – 1998; 5 - Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos. Adrião. Fonte: http://seiic.ap.gov.br/artista/3220.
Parabéns, querida Sânzia Fernandes, por sua merecida eleição para a Academia Amapaense de Letras! 🎉 Sua dedicação e talento literário são uma inspiração para todos nós. Que esta nova etapa seja repleta de realizações e contribuições valiosas para a cultura e literatura do Amapá. Muito sucesso em sua jornada! 📚✨
ResponderExcluir