Redes Sociais

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Amapá assumirá presidência do TRT-Pará

Desembargadora Sulamir Monassa é eleita presidente do TRT8

            Foi eleita na manhã desta 6ª feira, 11 de outubro de 2024, em Belém do Pará, como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a Desembargadora Sulamir Monassa. O TRT8 é um tribunal que abrange dois estados: Pará e Amapá. Mas, o Amapá possui apenas um represente no Colégio de Desembargadores daquela Corte, que é a Desembargadora Sulamir, que agora foi escolhida como a nova presidente.

            Sulamir Palmeira Monassa de Almeida possui uma trajetória de vida vibrante. Nasceu em 19.8.1951, filha de Sulamita Palmeira Monassa e José Neder Jorge Monassa. Casou com Abrahão de Almeida e, juntos, tiveram quatro filhos.

            Na vida profissional, ainda bem jovem, formou-se em Direito no vizinho estado do Pará (UFPA). Ao voltar a Macapá, fez carreira como advogada do Banco do Brasil. Dentre tantos sucessos na advocacia, dois entraram para a história jurídica do Brasil: 1. No processo em que defendeu o Pastor Otoniel Alves de Alencar, no qual se discutiu questões de Direito Eclesiástico, sagrou-se vitoriosa e é elogiada até hoje por juristas de todo o país; 2. Na organização da OAB, Seção Amapá, tornou-se dona da Carteira nº 001 da OAB/AP, da qual já foi presidente. Também, registre-se, é uma das primeiras professoras concursadas do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá, Cadeira de Direito Comercial.

            Em 2004 participou de uma lista tríplice da OAB e foi escolhida pelo Presidente da República para ser desembargadora do citado TRT8. Assim, há duas décadas é magistrada superior na Justiça do Trabalho da região amazônica, representando o estado do Amapá na 8ª Região. Nesta Corte, a Desembargadora Sulamir já ocupou todos os cargos possíveis e só lhe faltava a presidência, alcançada nesta manhã.

            Para o Advogado Dr. Besaliel Rodrigues, professor de Direito da Unifap e presidente da Comissão de Juristas Evangélicos da OAB/AP, a Desembargadora Sulamir chega ao topo máximo da carreira com mérito próprio, demonstrando a força da mulher brasileira no contexto do Judiciário Nacional. Falou: “Conheci a Drª Sulamir na minha adolescência, pela TV, numa participação dela em rede nacional do Programa Flavio Cavalcante. Depois, na juventude, fui aluno dela na Faculdade de Direito. Daí estabelecemos amizade. Tive a honra de acompanhar o processo de escolha dela ao desembargo. Sou testemunha ocular de sua competência profissional, sua intelectualidade e expertise na judicatura trabalhista brasileira. Digo sem medo de errar: Drª Sulamir é a magistrada mais respeitada e mais importante da história do Amapá”. Arrematou Besaliel: “Quem mais ganhou com a eleição da Desembargadora Sulamir foi o TRT8, o Amapá e o Brasil”.

Leia a Biografia completa da Desª. Sulamir em www.trt8.jus.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DESTAQUE

Os 77 Anos da Independência de Israel!

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 846 – 18.05.2025 Os 77 Anos da Independência de Israel!               1. Principal...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES