Redes Sociais

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

04 DE FEVEREIRO: TRÊS ANIVERSÁRIOS DE TRÊS DAMAS

04 DE FEVEREIRO: TRÊS ANIVERSÁRIOS DE TRÊS DAMAS

1ª Dama Aniversariante: MACAPÁ

            Fundada em 1758. De lá para cá já pertenceu ao Estado do Pará e ao extinto Território Federal do Amapá. Desde o ano de 1943 se tornou a 2ª Capital do hoje Estado do Amapá. No ano de 1917 ganhou de presente a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, fundada em junho daquele ano. É a única Capital de Estado brasileiro cortada pela Linha do (Equador) Meio do Mundo e que tem em sua frente (Orla) o rio Amazonas. Atualmente, é a Cidade mais bonita da Região Amazônica brasileira.

            Também, nesta mesma data, duas outras damas fazem aniversário: ÁUREA TITO e AUGUSTA ALENCAR.

 

2ª Dama Aniversariante: ÁUREA TITO

            ÁUREA TITO filha de Estandislau da Silva e Maria Zebina Souza da Silva (In memoriam), nasceu no dia 04 de fevereiro de 1946, no Rio Maracá, município de Mazagão/AP. Casou-se com Moisés Antonio Tito, com quem teve cinco filhos. Pastora Áurea é hoje uma das principais lideranças femininas do Estado do Amapá.

            Chegou a Macapá em 1955, com nove anos de idade. Estudou o ensino fundamental na Escola Barão do Rio Branco e demais estudos no Colégio Amapaense. Graduou-se em Pedagogia no Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará instalado em Macapá onde hoje funciona a Unifap. Por meio do Núcleo de Extensão da Universidade Rural do Rio de Janeiro, cursou a Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas.

            Na juventude se destacar na Igreja na Escola Dominical, ao lado da Irmã Valmira Araújo. Na época da Irmã Augusta Alencar, era uma jovem atuante e auxiloava os trabalhos da Igreja em tudo.

            No Círculo de Oração “Lírio Suave”, começou sua carreira ao lado da Pastora Elizama Alencar. Iniciou como componente depois como cooperadora e vice-presidente, juntamente com Neci Damasceno. Foi presidente estadual do “Lírio Suave” no período de 2001-2003. Hoje é uma das vices, cargo que ocupa até a presente data.

 

3ª Dama Aniversariante: AUGUSTA ALENCAR

Foto - Augusta Jovem, quando conheceu Otoniel

            Quem foi AUGUSTA ALENCAR? O nome completo dela era AUGUSTA JEOVAH DE PAIVA MIRANDA. Depois de casada, mudou para AUGUSTA DE PAIVA MIRANDA DE ALENCAR. Nasceu no Maranhão, em 04 de fevereiro de 1907. Se viva, estaria completando hoje 118 anos de idade.

            A saudosa Irmã Augusta Alencar, como era conhecida, foi a 1ª esposa do saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar, presidente da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, no período de 1962-1994 (por 32 anos). Ela faleceu em 14 de junho de 1975. No ano seguinte, o Pastor Otoniel contraiu novas núpcias.

            O Pastor Otoniel conheceu a Irmã Augusta num Culto ao Ar Livre, dirigido por ele e por Alcebíades Pereira de Vasconcelos, numa cidade chamada Picos, no ano de 1935. Neste Culto, a jovem Augusta aceitou a Jesus e se apaixonou pelo jovem Otoniel. Ela tinha 28 anos de idade e ele 18. Devido o contexto da época e a necessidade de fazer a Obra de Deus, logo casaram e viveram juntos por 40 anos, até o falecimento dela.

            Da união conjugal de Otoniel e Augusta nasceram-lhes sete filhos: João Batista, Otoniel Filho, Olson Jeovah, Oriza, Oton, Otni e Órley.

            Curiosidades sobre Augusta Alencar: a) Somente Olson teve o sobrenome antigo da mãe “Jeovah”; b) Oriza foi a única filha de Augusta; c) Oton sucedeu o pai na presidência da Igreja; d) Órley, o caçula, se tornou um dos maiores compositores da música gospel do país; e) A neta Leiza Augusta, filha de Oriza, foi a única a ter o nome da avó em seu próprio nome, em homenagem à mesma; f) Augusta Alencar viajou pela 1ª vez de avião aos 42 anos de idade; g) Ela gostava muito de fazer cuscuz e, como boa maranhense, de comer tudo o que tivesse arroz; e h) O município de Macapá a homenageou com o nome de uma rua.

            Na vida ministerial, a Irmã Augusta Alencar entrou para a historiografia eclesiástica amapaense como fundadora do maior Círculo de Oração de Mulheres do Estado do Amapá, denominado “Lírio Suave” e ficou na presidência do mesmo por 9 anos, ou seja, até a sua morte.

            Duas características da vida da Irmã Augusta ecoam até aos dias atuais: 1. Ministério da Oração: Ela tinha uma vida intensa de oração e de intercessão. Talvez ela seja a mulher que mais orou em toda sua vida dentro da história da Assembleia de Deus no Amapá; e 2. Zelo pela Igreja: Ela ficou conhecida como intransigente quanto ao zelo e respeito para com a Obra de Deus. Ela não tolerava nenhum tipo de irreverência dentro e ao redor da Casa do Senhor.

            Então, neste 4 de fevereiro de 2025, dizemos: Parabéns Macapá por a Irmã Augusta ter nascido no mesmo dia de seu aniversário. Amém! Fonte: Com informações do Livro “Otoniel Alves de Alencar: O apóstolo da Amazônia”. Autor: Oton Miranda de Alencar, 2017, passim.

OUTRAS FOTOS DA

IRMÃE AUGUSTA ALENCAR

 

 
Casamento - 1935


 
Com o marido e filhos

 

 
Maturidade

 

 
Com a amiga de oração Irmã Izabel

 

 
Com as Fundadoras do C. O. "Lírio Suave"

 

Até a próxima oportunidade.


 


 


 

 



 

 

2 comentários:

  1. Parabéns pela memória literária dessas verdadeiras servas do Senhor. Tive a honra de conhecê-las na minha infância e juventude. Mamãe (irmã Amada), de saudosa memória, era amiga de ambas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Deus abençoe, Pra. Áurea Tito, Macapá e a memória da Ir. Augusta.

    ResponderExcluir

ARTIGO DESTAQUE

Maduro se segura nos evangélicos da Venezuela para não cair

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 859 – 17.08.2025 Maduro se segura nos evangélicos da Venezuela para não cair O ditad...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES