Redes Sociais

domingo, 27 de julho de 2025

Brasil em estado de guerra por causa de orgulho e vaidade

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 856 – 27.07.2025

Brasil em estado de guerra por causa de orgulho e vaidade

1. O Brasil em guerra. O Brasil está passando por um dos momentos mais delicados de sua história. O país encontra-se em guerra. Guerra comercial, guerra política, ideológica, guerra partidária, espiritual etc. Tal estado de beligerância atinge adversários, amigos, familiares e está transbordando para a esfera internacional. O motivo da batalha é conhecido de todos: Vingança contra desafetos.

            2. Soberba precede à queda. Está escrito: "O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça." – Provérbios 16.18 (NTLH). Dois personagens brasileiros foram duramente criticados por um ex-presidente da República. Então, passaram a nutrir ira contra o mesmo até derrotá-lo nas eleições seguintes. Não satisfeitos, prometeram publicamente vingança e continuaram com um processo de aniquilação do desafeto, sem observar que o mesmo já tinha sido vencido nas eleições, mesmo com quase a metade dos votos da Nação.

            3. O que diz a norma. Diz um adágio popular que “Não se chuta cachorro morto”, ou seja, não se deve humilhar uma pessoa vencida. Exorta a CF, art. 5º, V, que o direito de resposta deve ser proporcional ao agravo. Também, a proporcionalidade na legítima defesa está prevista no artigo 25 do Código Penal brasileiro, que estabelece que a defesa deva ser feita usando "moderadamente os meios necessários" para repelir a agressão injusta. A lei exige que a reação seja proporcional à ameaça, não devendo haver excessos. Porém, o que o país e o mundo testemunham é que os dois protagonistas algozes estão entorpecidos por uma sanha de vingança, cujos exageros assustam a todos.

 4. Cargos republicanos. Outro fato é que nem todo mundo sabe exercer cargos públicos, sejam monocráticos ou colegiados. A carreira da magistratura, p. ex., exige o máximo de equilíbrio. Quem quiser ser magistrado/a deve saber que tal cargo possui natureza eminentemente republicana. Os integrantes do Poder Judiciário são os árbitros do povo, os mediadores da Nação. Os juízes não podem se indispor com ninguém, mesmo em meio a afrontas e/ou adversidades; isso faz parte da natureza do cargo. É por causa disso que a Constituição Federal estabelece a eles as três maiores garantias do serviço público: vitaliciedade, irredutibilidade de salários e inamovibilidade (CF, art. 95). Quando um magistrado sofrer alguma agressão, deve dar exemplo e buscar reparação por meio das ações competentes, mas com parcimônia, sabendo que ocupa posição republicana privilegiada em face de toda a população. 

            5. "Tudo em excesso faz mal". Em Pv 11.3 diz que o mal por si se destrói. O excesso vingativo é prejudicial e sempre se volta contra a própria pessoa. Em Rm 12.19 diz que a vingança a Deus pertence. Assim, quem pensar em se vingar de alguém, que assuma os riscos e o faça com estratégia e moderação, pois o risco da inversão do excesso é altíssimo.

6. Pivores da guerra. A referência bíblica inicialmente citada diz que “a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.”. A ausência de sensatez e de discernimento dos personagens de nosso comentário de hoje está afundando o país numa profunda crise e perigoso estado de guerra e, como se sabe, a guerra a todos prejudica. Interessante seria se somente eles pagassem o preço por seus desatinos, mas, literalmente, todos nós arcaremos com a totalidade dos prejuízos financeiros, inclusive morais, econômicos, políticos e espirituais causados.

            7. Resultado inevitável. Os dois personagens perseguidores estão flagrantemente praticando um erro de cálculo enorme. Ainda, diz outro ditado popular que “Tudo o que começa mal sempre termina mal.”. A história relata inúmeros casos de desditas de inúmeros abusadores de situações semelhantes. Então, neste caso em comento, não há saída, pois é apenas uma questão de tempo para que todos vejam o resultado final desta guerra.

            8. Qual deve ser a postura dos cristãos. Em conjunturas como essas, o povo de Deus deve orar mais. Por óbvio, como cidadãos, não podemos ser omissos e nos eximir de fiscalizar, criticar, reivindicar, de atuar politicamente. Mas, como cristãos, nestes momentos tormentosos, devemos orar mais, principalmente a “oração timoteana”, prevista na Carta a Timóteo 2.1-3: “1. Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador.”. Amém.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Estamos em guerra entre nós mesmos, guerra fratricida, entre irmãos concidadãos, a pior de todas.

2- A soberba faz de quem a tem o pior de todos os carrascos. E alguns até vibram com isso.

3- Em tempos de crises, os cristãos devem ajudar a Nação com muitas orações e jejuns.


GESTÃO

Quem é o Ministro Luiz Fux do STF, que anda contrariando Alexandre de Moraes? Luiz Fux é de origem judaica, carioca, nascido em 26.04.1953 (idade 72 anos), filho de Mendel Wolf Fux e Lucy Fux, é casado com Eliana Fux, com quem tem dois filhos: Marianna e Rodrigo.

            Formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é jurista, processualista, escritor, lutador de jiu-jítsu, guitarrista, professor universitário e juiz de carreira desde 1983, chegando a ministro do Supremo Tribunal Federal em 01.02.2011, do qual já foi presidente. Foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral de 2014 a 2018. Ainda quando era ministro do STJ, antes de migrar para o STF, presidiu a Comissão que elaborou o projeto de lei que se transformou no atual Código de Processo Civil do país.

            A partir deste ano de 2025, dentro do STF, passou a discordar do colega ministro Alexandre de Moraes, alegando que o mesmo anda descumprindo os direitos e garantias fundamentais previstos na CF/1988.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 30. Livro “Direito Internacional Ambiental e do Petróleo”. Autores: Sidney Guerra e Lier Pires Ferreira Júnior (Coords.), Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009, 296p.

     Esta obra aborda a crescente preocupação global com as questões ambientais, que transcenderam as fronteiras nacionais e se tornaram pauta de interesse internacional.

     Um dos principais pontos discutidos é a relação entre o Direito do Petróleo e o Direito Ambiental. O livro examina os desafios de conciliar essa atividade com a sustentabilidade, oferecendo uma análise abrangente dos desafios e das soluções jurídicas para harmonizar a exploração de um recurso vital como o petróleo com a preservação do meio ambiente em escala internacional.

            De caráter pioneiro, a Obra abre importantes caminhos investigativos. Neste sentido, ela não vem apenas preencher um nicho do mercado editorial ou contemplar uma necessidade específica. Mais do que isso, ela aponta uma nova direção de estudos, abrindo um novo campo de reflexões e análises.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Drusila, a influência enganosa – At 24.24: “Passados alguns dias, vindo Félix com Drusila, sua mulher, que era judia, mandou chamar Paulo e passou a ouvi-lo a respeito da fé em Cristo Jesus.”. Drusila vem do grego, significa “robusta”.

            Contexto histórico: Drusila é a terceira filha de Herodes Agripa I e irmã mais nova de Berenice e Mariane. Seu tataravô, Herodes, o Grande, assassinou meninos judeus em seu esforço de destruir o recém-nascido Jesus. Tudo indica que ela era professora. Tudo isso a faz personagem bíblica de influência, pois estava presente quando o Apóstolo Paulo, já na prisão, fez sua defesa do evangelho diante do governador Félix, seu esposo que, para agradar aos judeus, devolveu Paulo ao confinamento na forma de prisão domiciliar.

            Lições de Vida: 1. Drusila foi apenas ouvinte e não praticante (At 24.24 e Tg 1.22); 2. Diferença entre temor (respeito, adoração) e “ter medo” (susto, pânico) - At 24.25 e Pv 9.10; 3. Sua cumplicidade foi desaprovada (At 24.26 e Pv 29.24); 4. Intenções e influências dúbias, negativas (At 24.27 e Salmo 44.21).

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra D. Doença Holandesa: A população do estado do Amapá e, principalmente, a de Oiapoque, deve ficar de olho em alguns políticos, em todas as fases do processo de lutas em favor da prospecção e produção do petróleo da Costa Norte do Estado, pois vários deles costumam gerar uma praga social conhecida como “doença holandesa”, ou seja, depois que a riqueza está sendo gerada, eles desviam tais recursos públicos.

            A exploração de recursos naturais não renováveis pode causar efeitos nefastos à região onde a riqueza está sendo explorada. Assim, em vez de desenvolvimento social e econômico, que resulte em melhoria das condições existenciais da população, o município produtor, paradoxalmente, quase sempre experimenta um legado de pobreza, miséria e grave passivo ambiental. Esse é o fenômeno econômico designado por muitos como “a maldição dos recursos” ou “a doença holandesa”, caracterizada pelos efeitos deletérios que a exploração irrefletida e sem responsabilidade jurídica pode causar. Fonte: ENRIQUEZ, Maria Amélia. Mineração: Maldição ou dádiva? Os dilemas do desenvolvimento sustentável a partir de uma base mineira. São Paulo: Signus, 2008.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

 

 
FAMÍLIA CELEBRA. Momento de oração na festa de Aniversário de 18 Anos do Jovem Lourenço Neto. Os pais Lourenço Filho e Selma Queiroz também receberam homenagem pelos 25 Anos de Casados - Bodas de Prata.

 

 
EBF ENCERRA HOJE. O Casal Pastor Emanoel Moura e Pastora Darlene Moura participam hoje do encerramento da Escola Bíblica de Férias (EBF) do Templo Brilho Celeste ligado à Assembleia de Deus - A Pioneira, localizado na Av. Seringal, nº 573, Bairro Brasil Novo, Zona Norte de Macapá/AP. Participe!

 

 
PARABÉNS A TODOS/AS OS/AS ESCRITORES/AS

 

 
HISTÓRIA RECENTE DO AMAPÁ. Náriton Alberto Ferreira Soares, geógrafo, servidor público federal da Unifap, advogado e escritor (Cel./Zap 96 - 99902-6127) é o autor da Obra "Sustentados pela Fé: Modos de pesca no Norte do Brasil", 2ª ed., publicado pela MV Editora, São Paulo, 2025, contendo 100 páginas. O livro está ambientado no município de Oiapoque/AP e combina pesquisa de campo, análise legislativa, observação etnográfica e escuta ativa dos pescadores artesanais e industriais que vivem da atividade pesqueira naquela fronteira internacional, mas de forma socialmente invisível, marcados pelo desprezo governamental. Os protagonistas da obra literária de Náriton são verdadeiros "guardiões da fronteira" política, geopolítica e petrolífera do Brasil. Parabéns!

 

 
HISTÓRIA COLONIAL DO AMAPÁ. Bruno Rafael Machado Nascimento (Cel./Zap 96 - 99204-9939), professor de História da rede pública do estado do Amapá, está lançando a Obra "Entre matas, rios e igarapés: a história colonial do Amapá", Rio Branco/Acre: Nepan Editora, 2021, 278p. A obra literária trata do protagonismo indígena no processo de formação do estado do Amapá, destacando como os mesmos não foram passivos, mas lutaram bravamente por este rincão, usando de todas as suas forças e astúcias. Confira!

 

 
PASTORES PARABENIZAM ENTIDADE EMPRESARIAL. O Pastor Besaliel Rodrigues, advogado e presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, vem, por esta Nota Pública, parabenizar a Associação Comercial e Industrial do Amapá - ACIA pelos seus 80 - oitenta anos de fundação - JUBILEU DE CARVALHO. Nota: "Nossa Entidade Sacerdotal parabeniza estes homens e mulheres, integrantes desta distinta Entidade, operantes empreendedores, desbravadores e verdadeiros protagonistas do desenvolvimento econômico desta Unidade Federativa. Que Deus continue abençoando e prosperando cada integrante desta importantíssima instituição social.", arrematou o pastor.

 

 

 
ACADEMIA DOS ADVOGADOS ESCRITORES. A OAB/AP criou recentemente a Academia de Advogados Escritores - ACADE. O presidente da Ordem Dr. Israel da Graça, então, assinou portaria definindo a Comissão de Organização da referida Academia e nomeou o Advogado Dr. Besaliel Rodrigues para presidir a referida Comissão. Na foto, o Dr. Besaliel com a Drª. Maria Carolina, secretária-geral da citada Comissão.

 

Até a próxima oportunidade... 

 

 

 


 

 

 

 

 

domingo, 20 de julho de 2025

O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE TRUMP, LULA E MORAES

O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE TRUMP, LULA E MORAES 

 
Está escrito no Evangelho de Lucas (Versão NTLH) 4.31 e 32: “31. Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro. 32. Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto este ainda estiver longe, para combinar condições de paz.”. Esta passagem bíblica é conhecida como a “parábola da prudência”. A interpretação da mesma não exige tanto esforço, pois, Jesus estava ensinando as pessoas a serem mais cautelosas na vida. Entretanto, fazendo a aplicação deste texto à realidade atual, quando toda a Nação brasileira está literalmente assistindo o duelo real e midiático entre o Brasil (Lula e Alexandre de Moraes) e os EUA (Trump), parece-nos que o desfecho está bem previsível, pois a Nação estadunidense é a mais poderosa da face da Terra em todos os sentidos e o atual governo brasileiro, desde a posse do novo governo ianque, o vem afrontando e, desde então, não se interessou em ter interlocutores junto ao citado país. Como a Bíblia nunca erra, resta-nos apenas assistir e aguardar o desfecho.
 
 
 
CONGREGAÇÃO ANTIOQUIA – CONTRIBUA COM ESTA OBRA. A Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, está construindo mais uma Congregação chamada de Templo Antioquia, cujo líder local é o Pastor Kleyzer Couglhan de Alencar Bruce. O Templo Antioquia está localizado na Av. Jacarandá, Quadra 4, Lote 4, Loteamento Terra Nova, que fica logo após o Bairro Brasil Novo, na BR 156, na Zona Norte de Macapá/AP. A construção deste novo templo está precisando de sua oferta, que pode ser feita por meio do PIX email: antioquia.adpioneira@gmail.com. Caso Você sinta no coração de ofertar, envie o comprovante para o Pastor Kleyzer – Cel./Zap (96) 98119-0578. Deus abençoe!
 
 
 
REPERCUSSÃO NACIONAL. Pesquisa revela que o prefeito Furlan e a espora Rayssa se elegem governador e senadora no 1º turno das Eleições 2026 no Estado do Amapá.
 
 
HOMENAGEM JUSTA. Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, prestou homenagem pública, em evento em Santana/AP, ao Eminente Pastor Benedito Pires, o qual o carregou nos braços quando ainda era bebê, na localidade de Monte Alegre, no estado do Pará. O Pastor Benedito Pires é um dos mais queridos obreiros do município de Santana e de todo o Estado. Foi vice-presidente do saudoso Pastor Souzinha, ex-presidente da Assembleia de Deus de Santana/AP. Sobre ele, disse o Pastor Besaliel: "Louvado seja Deus pela vida do Pastor Benedito Pires.". Amém.
 
 
 
ANIVERSARIANTE DA SEMANA. Chega à maioridade o jovem Lourenço Netto, filho do Casal Lourenço Filho e Selma Queiroz e neto do saudoso Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues. Parabéns Nettinho....
 

 
 

 Até a próxima oportunidade...

 

sábado, 19 de julho de 2025

O STF, a regulação das redes sociais e as igrejas no Brasil

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 855 – 20.07.2025

O STF, a regulação das redes sociais e as igrejas no Brasil

            O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta quinta-feira (26.06.2025), que é parcialmente inconstitucional o Art. 19 do Marco Civil da Internet (Lei nº Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014), que limitava a remoção de conteúdo apenas após ordem judicial.

            A questão foi debatida no Recurso Extraordinário (RE) 1037396 (Tema 987 da repercussão geral), relatado pelo ministro Toffoli, e no RE 1057258 (Temas 533), relatado pelo ministro Fux.

            Firmou-se o entendimento que agora, as plataformas devem retirar imediatamente publicações que contenham: Discursos antidemocráticos; terrorismo; discurso de ódio (raça, religião, gênero…); pornografia infantil, suicídio e outros crimes graves.

            Mas porque essa decisão pode impactar diretamente as igrejas? Pois bem, evidentemente o Evangelho não compactua com práticas realizadas por algumas minorias, fato que para determinadas pessoas pode ser considerado discriminação, ataque ou até discurso de ódio.

            Assim, com a recente decisão, caso o usuário da plataforma se "sentir atacado" por alguma publicação, basta notificar a plataforma que terá obrigação de remover o conteúdo publicado imediatamente, além de outras possíveis sanções ao usuário e à plataforma.

            Ou seja, agora não se fará mais necessário obter uma decisão judicial para a remoção de conteúdo, basta que o usuário faça a notificação extrajudicial à plataforma. Para tanto, as plataformas serão obrigadas a criar um sistema de notificação instantânea.

            Notório que a decisão do STF impacta diretamente o conteúdo compartilhado por igrejas em redes sociais, especialmente porque para muitos, a fé que professamos, o conteúdo que pregamos pode ser considerado discriminação, ataque ou discurso de ódio, além de questões que envolvam honra ou imagem.

            Por outro lado, a Constituição Brasileira de 1988, em seu Art. 5º, inciso VI, garante a liberdade religiosa como um direito fundamental, quando prevê: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias".

            Em termos de liberdade religiosa, as igrejas têm o direito de adotar suas próprias crenças, doutrinas e práticas. Entretanto, apesar da proteção constitucional, a liberdade religiosa no Brasil enfrenta desafios significativos, tanto de ordem sociocultural quanto institucional, a exemplo da recente decisão do STF.

            É bem verdade que a referida decisão não impedirá a igreja de crer em suas verdades, mas sim de propagá-las por intermédio das plataformas digitais.

            Como autênticos cristãos, compreendemos as implicações dessa decisão, bem como a real motivação. Todavia, isso não pode ser motivo para a igreja retroceder ou reduzir suas atividades midiáticas; pelo contrário, a igreja deve criar mecanismos para evitar problemas, sem, contudo, deixar de pregar a verdade genuína.

            Afinal, a igreja chegou até aos dias de hoje debaixo de muitas perseguições, afrontas e levantes, mas esses desafios sempre motivaram a igreja a avançar, pois sabemos que a cada dia perto está o Senhor!

            É necessário, porém, em meio às incertezas jurídicas, as igrejas seguirem algumas recomendações: 1. Revisar conteúdo antes de publicar, evitando incitação ou discriminação; 2. Estabelecer políticas internas de publicação, com monitoramento e retirada rápida de publicações "inadequadas"; 3. Ter assessoria jurídica pronta, caso receba notificações e precise agir para evitar responsabilização; 4. Treinar responsáveis por redes sociais sobre limites e tipos de conteúdo problemático; 5. Comunicar membros sobre as regras e implicações.

            No mais, seguiremos firmes anunciando a Cristo e seu Evangelho, custe o que custar, pois cremos na palavra liberada em Mateus 16.18: "as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Cristo"! Fonte: Por Mateus Cidade. https://www.pointrhema.com.br

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- O STF, por causa do art. 5º, XXXV, também poderá julgar matéria de direito religioso no Brasil.

2- A atuação das igrejas nas redes sociais agora serão monitoradas de forma difusa no país.

3- O Brasil é o único país do mundo a ter uma Constituição Federal comentada à luz da Bíblia.


GESTÃO

Faleceu Pastor John MacArthur. Repercutiu em todo o mundo esta semana (14/07) a passagem para a eternidade do internacionalmente conhecido Pr.John MacArthur, autor das notas da Bíblia de Estudo MacArthur. Ele combateu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé!

            Ao longo de sua vida, escreveu quase 400 livros, sendo destaques o “O Poder da Integridade”, “Abaixo a Ansiedade”, “Colunas do Caráter Cristão” e “A Palavra Inerrante” e inúmeras outras obras traduzidas para o português. Mas, a Bíblia comentada foi sua principal Obra.

            MacArthur foi pastor e professor da Grace Community Church, além de autor, palestrante de conferências, chanceler da The Master’s University and Seminary e professor de destaque no ministério online Grace to You. Fonte: @gracetoyou e #johnmacarthur.

            Para o presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, Pastor Besaliel Rodrigues, John MacArthur deixa para a humanidade um dos maiores legados teológicos dos séculos XX e XXI.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 29. Livro “A regulação do petróleo e gás natural”. Autor: Saul B. Suslick (Org.), Campinas/SP: Editora Komedi, 2001, 528p.

     O livro aborda a abertura de mercado no setor de petróleo e de gás natural no Brasil no início dos anos 1990, acompanhando uma tendência internacional da indústria de petróleo e que se reflete na mudança substantiva do papel do Estado na sua relação com o mercado desde o início dos anos 1980.

     Distribuídos em 10 capítulos, a Obra discorre sobre a dinâmica da regulação e o impacto da tributação no setor de petróleo e gás natural.

     A publicação também destaca os desafios da Agência Nacional do Petróleo (ANP) na defesa dos interesses dos consumidores, a proposta de um Centro de Relação com os consumidores e, por fim, o novo modelo de abastecimento no Brasil, estudos sobre o impacto do comércio eletrônico etc.         Dessa forma, a regulação do petróleo e gás natural resulta em apresentar os desafios em que esse ramo enfrenta no mercado brasileiro.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Ciro, um exemplo improvável: Isaías 45.1 e 4: “¹ Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face... ⁴ Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses.”. Ciro, do persa, significa “sol”.

            Contexto histórico: Ciro, o Grande rei da Pérsia, hoje Irã (Ásia), é uma figura destacada nos livros bíblicos de Isaías, Esdras e Daniel. É conhecido por libertar os judeus do cativeiro babilônico e permitir que reconstruíssem Jerusalém e seu templo. Na Bíblia, Ciro é chamado de "ungido" de Deus e "servo" de Deus, sendo usado por Deus para cumprir Seus propósitos.

            Lições de Vida: 1. Deus é o dono da história; 2. A soberania de Deus usa quem Ele quer; 3. As profecias de Deus se cumprirão de uma forma ou de outra; 4. Deus usa pessoas desconhecidas para nos abençoar; 5. Quando o propósito é de Deus, até quem é inimigo ajuda; 6. A fidelidade de Deus e suas promessas; 7. Deus do impossível (Lc 1.37).

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra C. Caminho do meio: Expressão utilizada na esfera do Direito Ambiental, que se refere à postura de se está na racionalidade de um ecossistema equilibrado por meio da sustentabilidade ambiental. O Direito do Petróleo também trabalha com esta concepção.

            Por sustentabilidade, entende-se a conjugação de três elementos que se fundem para fazer com que a natureza e a cultura se encontrem num casamento pretensamente perfeito, a saber: 1- Proteção ambiental; 2- Crescimento econômico; e 3- Inclusão social. Esses três princípios devem se operar sempre em sintonia.

            Assim, buscar o caminho do meio é propiciar que todos os cidadãos tenham acesso às riquezas naturais de seu país, desde que exploradas com racionalidade e razoabilidade.

                        Então, a utilização das riquezas naturais em favor do bem estar do ser humano, é precisa estar permanentemente mesclada com o senso de responsabilidade social sem perder de vista que a cultura precisa saber tratar bem a natureza. Fonte: IA.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DAS SEMANA 

  

Até a próxima oportunidade...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sábado, 12 de julho de 2025

O que são pastores negligentes?

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 854 – 13.07.2025

O que são pastores negligentes?

1. Existem pastores negligentes? Este tema é indigesto, pois se fala mais de cristãos negligentes. De regra, falar de clérigos descuidados gera desconforto entre a liderança e a membresia, pois, biblicamente, os sacerdotes são representantes de Deus na Terra. Mas, alguns deles não zelam desta missão tão nobre e outros se fazem pastores por conta própria e, então, nada dá certo em suas vidas.

            Assim, pastores negligentes são aqueles que falham em suas responsabilidades com o rebanho, seja por descuido, falta de interesse ou outros motivos. O termo "negligente" refere-se àqueles que não cumprem seus deveres, seja por não terem o “chamado” (vocação, dom), ou por preguiça ou omissão. O desleixo pastoral pode levar a consequências graves para a comunidade, incluindo a dispersão e o sofrimento das ovelhas, além das óbvias e inevitáveis sequelas pessoais. 

2. O que diz a Bíblia? A negligência pastoral é um tema recorrente nas Escrituras, especialmente nos livros de Jeremias e Ezequiel, onde Deus critica os líderes religiosos que falham em cuidar do seu povo.

            No livro de Jeremias Deus expressa sua ira contra os pastores que dispersam e não cuidam do seu rebanho. Diz Jeremias 23.1-4: “¹ Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. ² Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. ³ E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão e se multiplicarão. ⁴ E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor.”.

            O livro de Ezequiel descreve um cenário semelhante, onde os líderes são comparados a pastores que cuidam apenas de si mesmos, em vez de alimentar e proteger o povo. Diz Ezequiel 34.1-6: “1. E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim, se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure ou busque.”.

3. Formas de negligências: A negligência pastoral pode se manifestar de quatro principais formas:

            a) Falta de cuidado pastoral: Falha em oferecer apoio espiritual, aconselhamento, ensino e acompanhamento aos membros da igreja;

            b) Dispersão do rebanho: Não promover a unidade e o cuidado mútuo entre os membros, levando à divisão e ao afastamento;

            c) Falta de vigilância: Não proteger o rebanho de falsos ensinamentos ou práticas nocivas;

            d) Abuso de poder: Utilizar a posição pastoral para benefício próprio ou para manipular membros.

            4. Principais consequências: A negligência pastoral pode ter quatro principais consequências devastadoras para a igreja e para os indivíduos, incluindo:

            a) Perda de fé: Membros podem se desiludir e abandonar a igreja devido à falta de cuidado e liderança;

            b) Danos emocionais e espirituais: Indivíduos podem sofrer feridas emocionais e espirituais por causa da falta de cuidado e apoio;

            c) Crescimento espiritual comprometido: A falta de liderança adequada pode impedir o crescimento espiritual dos membros;

            d) Divisão e conflitos: A negligência pastoral pode levar à divisão e aos conflitos dentro da igreja.

            5. Conclusão: Diante disso, é fundamental que pastores e líderes religiosos sejam vigilantes em suas responsabilidades e se esforcem para oferecer um cuidado pastoral adequado ao seu rebanho. Por fim, não se meta a ser pastor como se fosse um empregou, ou com o intuito de querer ser líder na “marra”, ou com a finalidade de receber ou não entregar o dízimo, etc., pois, no final, não vai dar certo. O pastorado é uma vocação. Fonte: Com informações da internet.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Conselho Estadual de Pastores do Amapá cuidando daqueles que cuidam de nós.

2- O verdadeiro pastor cuida das pessoas. Jesus deu o exemplo maior de bom pastor.

3- As pessoas precisam ser alimentadas pela palavra de Deus pregada pelos pastores.


GESTÃO

Casal Bodas de Prata. O Casal Lourenço Ferreira Rodrigues Filho e Selma da Silva Queiroz Rodrigues está celebrando 25 Anos de feliz e abençoada união conjugal. Ele nasceu em Beltera/PA e é filho caçula de Lourenço Ferreira Rodrigues e Maria Soares de Oliveira Rodrigues. Ela nasceu em Almeirim/PA e é filha primogênita de José Francisco de Queiroz e Dalvanira da Silva Queiroz. Os consortes casaram no ano 2000 e tiveram (têm) dois filhos: Lourrane e Lourenço Neto.

            A esposa Selma Queiroz é empresária, atuando no segmento de autoescola, formada em teologia e pastora. O marido Lourenço Filho também é pastor, além de teólogo, geógrafo e advogado especialista em Direito do Trânsito e Direito do Trabalho.

            Este ano de 2025 tem sido o melhor da vida do Casal Aniversariante, pois, juntos, inauguraram o prédio próprio da sede estadual de suas empresas, ele completou cinquenta anos de idade, a filha passou para o Curso de Direito da Ueap, o filho passou a ter escritório próprio e a esposa assumiu a gerência geral da matriz. Parabéns!

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 28. Livro Petróleo: Exploração, produção e transporte sob a óptica do Direito Ambiental”. Autora: Carol Manzoli Palma, Campinas/SP: Millennium Editora, 2011, 226p.

     Baseado em um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o livro trata do aspecto jurídico-ambiental do petróleo. Analisando o setor petrolífero, atividades de busca, produção desse combustível, porém, não sendo abordadas as refinarias e postos de combustíveis, mas com o foco inicialmente na estrutura da legislação ambiental nos parâmetros da nossa atual vigente Constituição. Sendo estruturada através de uma busca bibliográfica nacional e internacional, é considerado um trabalho que almeja ir além do Direito tradicional, obtendo informações fundamentadas na prática do dia a dia desses especialistas.

            A leitura traz-nos reflexões sérias, bem alicerçadas e sem preconceitos sobre a exploração petrolífera no mar e a utilização da atividade sísmica e a relação com as questões ambientais. De outro lado, a publicação aborda três importantes cases referentes a desastres ambientais conhecidos e pouco estudados no Brasil.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Barzilai, o amigo nas adversidades. 2 Sm 19.39: “Havendo, pois, todo o povo passado o Jordão, e passando também o rei, beijou o rei a Barzilai, e o abençoou; e ele voltou para o seu lugar.” O nome Barzilai vem do hebraico e significa “ferro”, ou “encandecido”, ou “avermelhado”.

            Contexto histórico: Diz 2 Sm 19.31-40 que Barzilai é um personagem da localidade de Rogelim, da tribo de Gileade, que ofereceu apoio e recursos a Davi durante sua fuga da rebelião de Absalão. O texto bíblico narra o encontro de Barzilai com o Rei Davi após a rebelião de Absalão. Barzilai, um homem idoso e rico, havia ajudado Davi quando este estava exilado em Maanaim e agora o acompanha na travessia do rio Jordão. Em gratidão pela acolhida e apoio, Davi convida Barzilai para ir com ele a Jerusalém, mas Barzilai, com 80 anos, declina o convite, preferindo permanecer em sua terra e ser sepultado com seus pais.

            Lições de Vida: 1. Amizade verdadeira (empatia); 2. Generosidade (sincera); 3. Equilíbrio nas decisões (sabia o seu lugar); 4. Não era oportunista (altruísta); 5. Vida avivada (pelo Espírito Santo). Amém.

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra B. Boom econômico. Com a descoberta de uma das maiores jazidas de petróleo do planeta, em Oiapoque, na Costa Norte do Estado do Amapá, o referido município está passando por um “boom” econômico, ou seja, antes mesmo do início da produção do petróleo, a economia local está superaquecida.

            Em estudo especializado, Maria Amélia Enríquez mostra que a exploração dos minérios tende a provocar, inicialmente, um boom econômico, associado à euforia da população local, mas isso pode trazer (e geralmente traz) “problemas” de escassez, notadamente após o esgotamento das reservas existentes na jazida. Por conta disso, o que era visto como uma bênção, uma dádiva de Deus, poderá converte-se em pesadelo, pois com a cessação dos recursos financeiros que dantes caíam na conta da Prefeitura, o gestor público e a comunidade ficaram sem sua principal fonte de receita, a fim de suportar despesas com direitos sociais daí decorrentes (segurança pública, saúde, educação, combate à pobreza, dentre outros). Fonte: ENRIQUEZ, Maria Amélia. Mineração: Maldição ou dádiva? Os dilemas do desenvolvimento sustentável a partir de uma base mineira. São Paulo: Signus, 2008.

 

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

VEJA... PASTOR MARCO FELICIANO FALA DOS JUDEUS NO AMAPÁ. 

Aconteceu na Festa dos 108 da Assembleia de Deus no mês passado, jun/2025.

 

VEJA... OAB/AP vai criar a Comissão Especial do Advogado Evangélico. Promessa foi feita durante a Marcha Para Jesus realizada em Macapá/Ap no último dia 05.07.2025, pelo presidente da Entidade, o Exmo. Dr. Advogado Israel da Graça.

 

FOTOS DE DOIS PONTOS TURÍSTICOS EVANGÉLICOS DE MACAPÁ/AP 

As Tábuas dos Dez Mandamentos, localizadas na Praça do Barão, na esquina da Av. FAB com a Rua Cândido Mendes, em frente à antiga "Casa do Governador".

 

O Batistério Público Municipal, construído pela Prefeitura de Macapá, com base na Constituição Federal, art. 19, I, localizado às margens do rio Amazonas, ao moldes do Batistério Público Judaico do Rio Jordão, em Israel, na Ásia.

 

EBF 2025 DA AD - SHAMMAH. Escola Bíblica de Férias coordenada pela Pastora Eliédi Rosa, da Assembleia de Deus - Ministério Jeová Shammah, localizada na Rod. JK, Km 7, igreja presidida pelo Pastor Max David Rodrigues.

 

 

LIDERANÇAS DO CONSELHO DE PASTORES. Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, com o Pastor Iveraldo Uchoa, presidente do Conselho Municipal de Pastores de Santana/AP.

 


 Tenha uma semana tremendamente abençoado por Deus...


 


 


 


 


 

 

 

  

ARTIGO DESTAQUE

Dia dos pais e dos advogados e o Caso do Senador Davi

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 858 – 10.08.2025 Dia dos pais e dos advogados e o Caso do senador Davi Dia dos P...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES