BRASIL DE LUTO: MORRE PASTOR FIRMINO DA ANUNCIAÇÃO GOUVEIA
Por Besaliel Rodrigues
1. Assembleia de Deus brasileira está de Luto:
Faleceu ainda agora a pouco, 05.08.2025, 3ª feira, na capital paraense, o Pastor Firmino da Anunciação Gouveia, Presidente Emérito da Assembleia de Deus de Belém do Pará, ligada à CADB – Convenção da Assembleia de Deus no Brasil, fundada em 1911 pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, hoje presidida pelo Pastor Samuel Câmara.
O Pastor Firmino, como era por todos chamado, foi missionário, pastor, sétimo líder da Assembleia de Deus (igreja-mãe) em Belém (PA), a 1ª do Brasil. Nasceu em 21 de março de 1925, em Covilhã, Comarca de Coimbra – Portugal, filho de José Gouveia e Maria da Anunciação Gouveia. Com três anos de idade, veio para o Brasil e, ao completar 19, em 1944, teve uma experiência pessoal com Cristo.
Em apertada sínteses, ainda bem jovem, depois que se converteu ao Evangelho, teve grande crescimento na carreira ministerial, chegando à presidência da Igreja no ano de 1958. Seu pastorado é considerado um dos maiores e melhores em todo o território nacional. Em 1997 sentiu a direção do Espírito Santo de Deus de se jubilar e passar o cajado, a liderança, para o atual presidente e sucessor Pastor Samuel Câmara.
Sua biografia foi publica por meio de livro e em diversos sites da internet se encontram resumos biográficos deste importantíssimo líder do assembleanismo brasileiro.
2. Tiver a satisfação e a honra de conviver...
O Pastor Firmino foi muito amigo de meu saudoso e falecido pai Lourenço Ferreira Rodrigues. Nas décadas de 1970 e 1980, quando meu pai pastoreava igrejas no interior do estado do Pará (Monte Alegre, Belterra, Baião, Afuá, Marapanim, Vigia), o Pastor Firmino, com sua primeira esposa Irmã Judite Gouveia, costumava passar férias em nossa casa. Lembro de algumas histórias que a Irmã Judite contava para mim e meus irmão. O hino que o Pastor Firmino mais gostava de cantar naquela época era: “Serei fiel precioso Jesus, serei fiel (2x)... Há uma carreira para correr; há uma vitória a alcançar; em cada dia do meu viver, serei fiel...”. Ainda, registro aqui, que foi o Pastor Firmino que enviou meu pai como missionário para a África, para pregar o Evangelho em países como Gana, Senegal, Moçambique, Guiné Bissau e Angola. Meu pai foi um dos pioneiros do Evangelho naquele Continente, no qual, hoje, a Igreja tem uma grande base evangelística com mais de vinte missionários.
3. Pediu dois centenários e Deus atendeu:
Para quem não sabe, aqui vai uma curiosidade: O Pastor Firmino pediu a Deus para ver e participar das celebrações do Centenário da Assembleia de Deus no Brasil e para viver até aos 100 Anos. Em 2011 ele esteve lá, firme e forte, participando da grande e histórica Festa do Centenário. Agora, hoje, em 2025, quatro meses depois de completar os seus Cem Anos de idade, Deus novamente o atendeu e o recolheu às mansões celestiais.
4. Um século de vida:
No dia 16.03.2025 tivemos a honra de publicar na Gazeta/Coluna Tribuna Cristã, e aqui em nosso blog, a matéria “Pastor Firmino da Anunciação Gouveia completa 100 Anos”. Veja...
No dia 18.06.2025 publicamos em nosso blog a matéria sobre a homenagem do Congresso Nacional ao Pastor Firmino, que foi a 1ª pessoa a receber a maior Comenda brasileira do Mérito Evangélico denominada “Medalha Daniel Berg e Gunnar Vingren”. Veja:
A Câmara dos Deputados, por meio da Segunda-Secretaria, realizou ontem 3ª feira (17), às 10h30min., no Plenário Ulysses Guimarães, a Sessão Solene da 1ª outorga da recém criada Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren. O nome é uma homenagem a dois missionários suecos pioneiros fundadores da Igreja Assembleia de Deus no Brasil, que se tornou a maior igreja pentecostal da face da Terra.
A premiação foi criada pela Resolução CD nº 15, de 18.02.2025, proposta pelo deputado federal paraense Pastor Raimundo dos Santos e é destinada a agraciar personalidades ou instituições que tenham se destacado, nacional ou mundialmente, pela realização de serviços de cunho evangelístico em favor da sociedade.
Abrilhantaram a Sessão diversas autoridades políticas e eclesiásticas de todo o Brasil, dentre elas o deputado federal Raimundo dos Santos (PA), autor do projeto de criação da Medalha, deputado federal Gilberto Nascimento (SP), presidente da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, Pastor Hadman Daniel (DF), presidente da Assembleia de Deus da L2 Sul DF, representando o Pastor Samuel Câmara, presidente da Convenção da Assembleia de Deus no Brasil (CADB), Pastor Besaliel Rodrigues (AP), presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, também representando o Pastor Iaci Pelaes, presidente da Assembleia de Deus no Estado do Amapá, Pastor Elias Castilho (DF), representando o Conselho de Pastores do Distrito Federal e a presidência da Apebe – Associação Pró-Evangélica Brasil e Exterior e o Pastor Heraldo Pantoja (AP), dentre outros.
A primeira pessoa a receber esta Comenda Legislativa Federal foi o Pastor Firmino da Anunciação Gouveia, presidente emérito da Assembleia de Deus de Belém do Pará, a Igreja-Mãe das Assembleias de Deus no Brasil, fundada exatamente pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, que emprestam os nomes da novel condecoração meritória.
Em concisa síntese, o Reverendo Firmino Gouveia, que no início deste ano de 2025 comemorou seus 100 (cem) anos de idade, nasceu em Lisboa, Portugal, mas, com três anos de idade, radicou-se no Brasil. Antes de chegar à presidência da Assembleia de Deus de Belém, a qual liderou no período de 1968 a 1997, ocupou diversos cargos antecedentes na referida instituição, inclusive, foi missionário da mesma na Guiana Francesa (Caiena). Devido problemas de saúde, foi representado na cerimônia por Raimundo Sajica que, antes da outorga, assistiu com os presentes um vídeo institucional contando traços da biografia do homenageado e o discurso de honra proferido pelo deputado federal Pastor Raimundo dos Santos.
Nesta primeira edição da medalha, além do Pastor Firmino Gouveia, foram agraciados com a insígnia: Isamar Pessoa Ramalho, fundador da Convenção Estadual das Assembleias de Deus em Roraima; Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Campus Canoas (RS); Francisco Tércio de Vasconcelos Cordeiro, presidente da Convenção Fraternal de Ministros das Assembleias de Deus em Pernambuco e Nilton dos Santos, presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus de Santa Catarina e do Sudoeste do Paraná.
6. Nota de Pesar do Conselho de Pastores:
O Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, em face do falecimento do Emérito Pastor Firmino da Anunciação Gouveia, torna pública a seguinte Nota de Condolências: “Em nome de minha família e, também, de todos os pastores do Estado do Amapá, nos solidarizamos com os familiares do Pastor Firmino, seus amigos e irmãos em Cristo da Assembleia de Deus em Belém do Pará e de todo o Brasil. Sabemos que este é um momento de forte sentimento, pois, o Pastor Firmino era um dos pastores mais amados pela comunidade evangélica de nossa pátria brasileira. Sinto-me profundamente consternado, pois tive o privilégio divino de conviver pessoalmente com ele em minha pré-adolescência e sei falar de sua grande importância espiritual e eclesiástica para o pentecostalismo nacional. Meu coração está triste, neste momento de partida, mas minha alma está jubilosa, pois tenho consciência de que Deus recolheu para si um dos maiores heróis da fé da história espiritual de nosso país. Que o Santo Espírito de Deus nos conforte a todos neste momento.”. Amém.
Excelente homenagem a este honrado pastor, que já está nos braços do Pai.
ResponderExcluir