Redes Sociais

sábado, 25 de outubro de 2025

DIA HISTÓRICO: Mais de 50 mil empregos podem ser gerados pelo petróleo no Amapá

DESTAQUE: Em 20.10.2025 Petrobras recebe autorização para iniciar exploração de petróleo no Amapá. Leia nesta edição.


 OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

 
DEPUTADA FEDERAL EXPLICA COMO O COMUNISMO AGE CONTRA A SOCIEDADE. A deputada federal evangélica Ana Campagnolo resgata o livro clássico "Invasão vertical dos bárbaros", escrito em 1967 por Mário Ferreira dos Santos, no qual ele explica as oito estratégias do comunismo para desconstruir a sociedade. Vale a pena assistir este vídeo.

 

 
EX-MINISTRO DENUNCIA ONG INIMIGA DO PETRÓLEO DO AMAPÁ. O ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo está denunciando na internet a ONG que está agindo como inimiga do Brasil e do petróleo do estado do Amapá. Assista.
 

  

 
ENCERRA HOJE À NOITE - DOMINGO - ÀS 19h. Sob a coordenação do Casal Pastora Selma Queiroz e Pastor Lourenço Filho, encerra hoje à noite o Grande Congresso Unificado da Assembleia de Deus - Ministério Internacional, no Templo Shallom, localizado na Av. Antonio Vidal Madureira, nº 2297, Bairro Novo Horizonte, Macapá/AP. Participe!

 

 
PASSARAM PARA A ETERNIDADE. Diana Alencar, cunhada do saudoso Pastor Oton Alencar e o conhecidíssimo pastor e compositor Rubens Aldir.
 
 
 
 
ENTREVISTA HISTÓRICA. O advogado e professor de Direito da Unifap Besaliel Rodrigues e a deputada Silvia Waiãpi foram entrevistados na última 5ª f., 23.10.2025, das 15 às 17h, pelo professor e jornalista Marco Antônio, da Rádio Futura de Macapá. Tema: "Petróleo, o novo ciclo econômico do estado do Amapá". A audiência bateu recorde. Parabéns à rádio.
 
 
 
ADVOGADO DO AMAPÁ SAÚDA NOVO DESEMBARGADOR DE GOIÁS. O professor e advogado do Amapá Dr. Besaliel Rodrigues saúda o colega também professor e advogado Dr. Augusto Ventura, da Universidade Evangélica de Goiás, pela ascensão ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás, por meio do quinto constitucional da OAB/GO. Parabéns!

 

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 869 – 26.10.2025

Mais de 50 mil empregos podem ser gerados pelo petróleo no Amapá

1. Dia histórico para o Amapá. O dia 20 de Outubro de 2025, 2ª feira passada, entrou para a história econômica do estado do Amapá e para a história do petróleo no Brasil, pois nesta data a Petrobras recebeu a última e mais importante licença para iniciar o processo de implantação da indústria do petróleo em terras tucuju, na Costa Norte do Estado, no município de Oiapoque, o qual faz parte da grande área territorial marítima brasileira, apelidada de Margem Equatorial, formada por cinco estados: Amapá, Pará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

            Neste dia histórico, autoridades municipais, estaduais e federais celebraram com a população a grande conquista. Com a última autorização em mãos, a Petrobras irá começar todo o processo por meio da fase de prospecção, que é a primeira etapa, na qual estudos técnicos serão realizados, sondagens oficiais serão desenvolvidas para que se saiba tudo sobre os bilhões de barris de petróleo que aguardam ser produzidos, extraídos das águas amapaenses.

            A população do estado do Amapá e a sociedade brasileira estão efusivas com o início de todo este processo petrolífero, pois, o estado vive a esperança de uma redenção econômica e o Brasil a expectativa de reforçar a sua soberania energética, mormente no cenário internacional.

            Para os especialistas na matéria, as projeções indicam que somente no estado do Amapá, a indústria do petróleo poderá gerar quase sessenta mil novos postos de empregos em toda a cadeia produtiva que surgirá neste novo ciclo da economia. Este fato poderá gerar melhorias significativas na qualidade de vida no Amapá e em todo o país.

 

 
VEJA. Evento sobre petróleo na Câmara de Vereadores de Santana


2. O Professor do Petróleo. O Advogado e Professor Dr. Besaliel Rodrigues, que está sendo conhecido como o “Professor do Petróleo”, está participando de diversos eventos, palestras e entrevistas sobre o petróleo. Na última 6ª feira, por exemplo, esteve no município de Santana (AP) participando do 1° Seminário Santana no Contexto do Petróleo. O evento foi uma iniciativa do mandato do vereador santanense Adelson de Rocha, com apoio da Câmara Municipal de Santana, do Instituto Amazônico de Petróleo e Energias Renováveis (IAMPER), presidido pelo Advogado Dr. Thoni Furtado, do Movimento Petróleo Amapá Já, liderado pela Ativista Rozely Martins e da Prefeitura Municipal de Santana.

            Outros renomados palestrantes estiveram debatendo com a população e demais pessoas interessadas sobre o tema, com foco na exploração petrolífera na Margem Equatorial, mormente no que tange ao município de Santana e sua economia.

            O Professor Dr. Besaliel Rodrigues, representando a OAB/AP, a Unifap e o IAMPER, proferiu palestra sobre “Exploração de Petróleo na Margem Equatorial: Cenários Globais, Nacionais e Locais”.  O Prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha foi outro destaque do Evento, que abordou o tema “Santana e a Economia do Petróleo: oportunidades, riscos e desafios para a gestão municipal”. Outros painéis de debate aconteceram sobre quais Caminhos Para Santana o petróleo do Amapá oferecerá. Fonte: Da Redação. Imagem: Divulgação/Gabinete Vereador Adelson de Rocha/CMS.

3. Por que evangélicos e católicos querem se unir no Congresso? A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (22), o regime de urgência para o Projeto de Resolução 71/25, que cria a Bancada Cristã. A proposta foi apresentada pelos deputados Gilberto Nascimento (PSD-SP) e Luiz Gastão (PSD-CE), presidentes das frentes parlamentares evangélica e católica. Se aprovada, a nova bancada será composta por parlamentares que professam a fé cristã, mediante autodeclaração feita no início da legislatura. Ela terá uma coordenação-geral e três vice coordenadorias, para representar o grupo dentro da Câmara.

            Entre os principais benefícios previstos, a Bancada Cristã passará a ter voz e voto nas reuniões de líderes partidários, espaço onde são definidas as pautas semanais de votação. Além disso, poderá usar a palavra por cinco minutos semanais durante o período de comunicações de liderança, para expressar a posição dos parlamentares cristãos sobre temas de interesse.

            De acordo com o texto, a criação da bancada não gerará custos adicionais à Câmara. Os autores afirmam que o objetivo é “reforçar o direito dos parlamentares de organizarem-se para promover o debate público à luz de seus valores e convicções”, garantindo maior articulação de pautas ligadas à família, à vida e à liberdade religiosa.

            A justificativa diz que o Brasil tem mais de 80% da população cristã, segundo o IBGE, e que a bancada pretende refletir essa representatividade dentro do Parlamento. Para eles, a medida “valoriza a fé e fortalece a democracia”, ao ampliar os instrumentos de participação política. Fonte: Pleno.News.

 

DESTAQUES DA SEMANA

1- Dia Histórico para o Amapá: 20 de Outubro, início oficial da instalação da indústria do petróleo.

2- Besaliel Rodrigues, o “Professor do Direito do Petróleo”, palestra e dá entrevistas sobre o tema.

3- Parlamentares evangélicos e católicos se unem numa só bancada na Câmara dos Deputados.


GESTÃO

AGO 2025 da CONFRADAP. A Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Amapá (CONFRADAP), presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, estará realizando a sua Assembleia Geral Anual Ordinária (AGO 2025) no próximo fim de semana, nos dias 6 a 8 de Novembro de 2025, na Catedral Estadual da referida denominação, localizada no Centro de Macapá/AP, na esquina da Rua Tiradentes com a Av. Presidente Vargas. O Tema do Conclave é “Maturidade Cristã e seu impacto na liderança transformadora” – Texto bíblico: 2 Tm 2.1-2. Os Convidados Especiais para ministrações são: Pr. Nerildo Accioly – SP; Pr. Carvalho Jr. – SP; Prª Denise Ferraz – PA; e Drª Vanessa Chagas – AP.

            A CONFRADAP é a principal Entidade Religiosa do estado do Amapá, que congrega a maior quantidade de ministros do Evangelho (pastores/as, evangelistas e missionários/as), os quais atuam e cuidam de mais de duzentas igrejas espalhadas na Capital e no interior do estado e em outras tantas pelo Brasil e exterior. Foi fundada com o antigo nome de Ufiadap em 17.10.2009.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 43. Livro “O Dia do Dragão: ciência, arte e realidade no mundo do petróleo”, Autor: Giuseppe Bacoccoli, Rio de Janeiro: Synergia, 2009, 428p.

            A história do petróleo brasileiro surge aqui romanceada por um profissional apaixonado, que transformou na luz do sol que outrora iluminou a superfície do planeta. (...) Trata-se de uma autobiografia, escrita em formato de contos, que retrata a sua trajetória profissional durante 34 anos na Petrobras e mais de 10 anos fora da estatal. (...) A obra apresenta uma coletânea de 36 contos. Trinta deles, narrativas reais, de quando o autor trabalhava diretamente envolvido nas atividades da Petrobras. Essas narrativas contam casos antológicos: alguns curiosos, outros históricos, porém marcantes e que, muitas vezes se confundem com a história da estatal.

            Trata-se de uma obra de valor inestimável para profissionais, estudiosos, futuras gerações e para todos aqueles que, de alguma forma, têm envolvimento com a disseminação de conhecimento quando o assunto é energia de um modo geral.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Pérside, exemplo de dedicação e persistência. Rm 16.12-b: “... Saúdem a amada Pérside, outra que trabalhou arduamente no Senhor.”. Seu nome é de origem grega, “aquela que veio da Pérsia” e ‘mulher persa”; outras acepções também são aceitas: “persistente” ou ainda “dedicada”.

            Contexto histórico: Pérside era uma mulher cristã descrita como uma pessoa cheia de fé que Paulo saudou em uma de suas cartas (Rm 16.12-b). Seu nome é mencionado nas Escrituras Sagradas em apenas a passagem aqui citada. Ela foca no seu trabalho dedicado e fiel, que não era para reconhecimento humano, mas sim uma expressão de sua fé. A história de Pérside ensina que a dedicação no serviço, mesmo que "nos bastidores", é valorizada por Deus, e o que importa é a fidelidade ao Senhor.

            Lições de Vida: 1. Amada (Jo 14.21): Pérside era amada por seu trabalho; Anda, em 1 Co 15.58 podemos ver outras características nítidas na vida de Pérside, a saber, 2. Firmeza (Ef 6.14-16); 3. Constância (Rm 12.12); e 4. Abundância (2 Co 9.8).

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra P. Pastores do petróleo. Dentro do processo democrático de debates sobre a indústria do petróleo, novo ciclo econômico que se firma no estado do Amapá, três conhecidos pastores amapaenses que, também, exercem outras funções institucionais no âmbito do Estado, têm se destacado, a saber: os reverendos Iaci Pelaes, Besaliel Rodrigues e Gesiel Oliveira. Os dois primeiros lançaram livro sobre o Direito do Petróleo.

            Iaci Pelaes. Além de pastor, também é promotor de justiça ligado ao Ministério Público do Estado do Amapá e professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá. Foi o primeiro do Amapá a defender uma tese de doutorado sobre os royalties do petróleo (UFMG, 2017).

            Besaliel Rodrigues. Pastor, advogado ligado à OAB/AP e professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá. Seguindo os passos do colega professor Iaci Pelaes, é o segundo professor da Unifap a dedicar o seu segundo doutorado (em andamento) ao Direito do Petróleo do Amapá.

            Gesiel Oliveira. É pastor, professor de geopolítica, bacharel em Direito, influencer digital, ativista político na área do petróleo do Amapá.

 

Até a próxima oportunidade... 

sábado, 18 de outubro de 2025

Morre pastora evangélica dos indígenas do Amapá e outras notícias

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA SEMANA

 
NOTÍCIA DA SEMANA. Leia nesta edição.
 
 
 
 
MISSÕES AMAPÁ NA ÁFRICA. Veja vídeo sobre o trabalho missionário do pastor amapaense Edson Pascoal em Angola, país do continente africano. 
 
 
 
 
DIA NACIONAL DO PROFESSOR. O Professor Besaliel Rodrigues, que está completando 25 Anos de Magistério, recebeu diversas congratulações as quais agradece a todas aqui publicamente. 
Muito obrigado. 
 
 
 
 
REGIME COMUNISTA PERSEGUE EVANGÉLICOS. Repercutiu esta semana no mundo inteiro. Oremos.
 
  
 
TODAS AS PESQUISAS NO BRASIL INTEIRO. A mídia nacional divulga que Rayssa Furlan está disparada em 1º lugar nas pesquisas para se tornar a 1ª mulher senadora pelo estado do Amapá.
 
 
 
 
ENTIDADE DA PESCA EM SANTANA RECEBE VISITA. A Colônia Z-6 de Pescadores de Santana, presidida pelo Efraim, e a Associação de Pescadores, presidida pelo Nobre, receberam visita amistosa do pastor e advogado Besaliel Rodrigues e equipe. Em breve divulgaremos os frutos desta abençoada visita.
 
 
 
 
A FILHA DO PRESIDENTE. Laurinha Bolsonaro posa com o pai em seu aniversário de 15 Anos. Parabéns!
 
 

Morre pastora evangélica dos indígenas do Amapá e outras notícias

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 868 – 19.10.2025

1. A Pastora das Aldeias Indígenas. Faleceu esta semana em Macapá/AP, aos 58 anos de idade, a Pastora Maria da Conceição do Nascimento Martins, natural de Fortaleza/CE, mas radicada em Oiapoque/AP há muitos anos. Ela era esposa de Francisco Cláudio Martins da Silva, ambos empresários do ramo farmacêutico no estado do Amapá. Ela deixa dois filhos e netos.

            A Pastora Conceição, como era conhecida, era membro da Assembleia de Deus – A Pioneira de Oiapoque, presidida pelo Pastor Francisco Landim e pastora ligada à Convenção Confradap, presidida pelo Pastor Iaci Pelaes. Foi ordenada ao ministério pastoral quando o Pastor Besaliel Rodrigues era o presidente da citada Convenção.

            A Pastora Conceição era grandemente destacada no Amapá, no Brasil e até no exterior por ser a “Pastora das Aldeias Indígenas”, pois Oiapoque é um dos municípios mais indígenas do país e quase a metade de sua população é formada por diversas etnias de povos originários brasileiros. Autoridades públicas, políticas e diplomáticas e toda a comunidade oiapoquense tinham grande respeito por ela, pelo meritório trabalho evangelístico e humanitário que ela desenvolvia junto às comunidades indígenas brasileiras daquela região de fronteira.

            Para o presidente da Convenção Confradap Pastor Iaci Pelaes: “O falecimento da Pastora Conceição foi um grande desfalque para o trabalho de evangelização indígena daquela região transfonteiriça brasileira. Rogamos a Deus para que nos dê substitutos à altura desta abençoada mulher de Deus que agora descansa nos braços do Pai e, à família, registramos aqui as nossas condolências”.

            Nas palavras do Pastor Kleyzer Bruce, “A Pastora Conceição vai fazer muita falta, pois ela estava constituída como a grande coordenadora das ações evangelísticas das tribos nativas brasileiras na região de Oiapoque. Ela deixa um legado ministerial e espiritual incalculável para a Obra de Deus naquele lugar. Oremos pela família dela.”.

            O trabalho da Pastora Conceição estava sendo conhecido em todo o território nacional. Recentemente, o Pastor Osvani Soares, presidente nacional do Ministério Mais de Deus de Taguatinga/DF e o Pastor Daniel Deusdete, CEO da Editora Os Semeadores de Brasília/DF, souberam da relevância do trabalho missionário da Pastora Conceição e doaram um lote de revistas de estudos bíblicos para que ela utilizasse nas escolas dominicais indígenas. Mesmo com o falecimento dela, todo o material bíblico literário será distribuído nas aldeias indígenas por onde ela palmilhava.

            O Pastor Besaliel Rodrigues expediu a seguinte nota: “Tive a honra de presidir o ato ordinatório e de impor as mãos sobre a cabeça da Pastora Conceição Martins, consagrando-a ao ministério pastoral. Por anos ela estruturou o trabalho evangelístico indígena da fronteira internacional norte do Brasil. Lembro que certa vez ela me levou para pregar a Palavra de Deus num dos congressos anuais indígenas. O evento foi tremendo. A glória de Deus se manifestou entre nós no meio da floresta amazônica. Posso dizer que o Brasil perdeu uma das maiores missionárias dos povos originários da Nação. Que Deus a tenha em seus braços e que levante outras pessoas para o seu lugar.”. Amém. 

Foto - Magistrados do TRT8 e o professor palestrante. 

2. Pastor Besaliel ministra sobre petróleo para o TRT da 8ª Região, em evento realizado em Macapá/AP. O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, um dos principais e mais antigos do país, que possui jurisdição constitucional nos estados do Pará e do Amapá, presidido pela Desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, convidou o pastor e advogado Besaliel Rodrigues, que também é professor efetivo do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá (Unifap), para ministrar palestra de capacitação sobre relações de trabalho e o petróleo no Amapá. O evento aconteceu em 14.10.2025, no Fórum Trabalhista de Macapá/AP e teve a coordenação da Escola Judiciária (Ejud8), cujo diretor é o Desembargador Raimundo Itamar Lemos Fernandes Junior. A palestra contou com a participação de todos os magistrados trabalhistas e servidores da Justiça do Trabalho no estado do Amapá, além de alguns convidados especiais. O propósito do TRT8 é capacitar, com antecedência, seus juízes e servidores sobre o novo ciclo econômico do petróleo que se avizinha na região. Na mesma oportunidade, o citado desembargador ministrou sobre justiça climática e apresentou o seu novo livro intitulado “COP 30 – Por um Tribunal de Justiça Ambiental da Pan-Amazônia”, Belo Horizonte: Arraes Editores, 2025, 145 p.


DESTAQUES DA SEMANA

1- Pastora Maria Conceição do N. Martins deixará saudades parta as missões indígenas do Amapá.

2- Justiça do Trabalho promove treinamento com tema petróleo para seus integrantes no Amapá.


GESTÃO

Memória:O saudoso Pastor Oton Miranda de Alencar fazia aniversário em 19 de Outubro. Assim, hoje, se vivo, estaria completando 82 anos de idade. Mas, faleceu em Macapá/AP, em 19.07.2022, aos 79 anos.

            O Pastor Oton, como era chamado, nasceu no Maranhão em 19.10.1943, filho de Otoniel Alves de Alencar e Augusta Miranda de Alencar. Foi casado com a Pastora Juracy de Almeida, com quem teve quatro filhos.

            Além de ter sucedido o pai Pastor Otoniel na presidência da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá, na vida secular foi advogado, farmacêutico-bioquímico, docente federal, jornalista, escritor, teólogo, cronista e foi assessor especial da Assembleia Legislativa do Amapá por quatro anos e Ouvidor-Geral do Estado por oito anos. Na vida acadêmica, foi membro de diversas Academias de Ciências e Letras país a fora. Também, foi fundador e presidente da Convenção UFIADAP e quando faleceu era o vice-presidente nacional da Convenção da Assembleia de Deus no Brasil (CADB).

            O saudoso Pastor Oton teve uma vida muito digna e abençoada na sociedade e presença do Senhor.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 42. Livro “COP 30 – Por um Tribunal de Justiça Ambiental da Pan-Amazônia”. Autor: Raimundo Itamar Lemos Fernandes Junior, Belo Horizonte: Arraes Editores, 2025, 145 p. O autor é desembargador federal do trabalho do TRT da 8ª Região PA/AP.

            A COP 30 vai ser realizada no próximo mês de novembro/2025 em Belém do Pará, na Amazônia brasileira. Esta obra aqui apresentada tem como objetivo trazer luzes sobre a cooperação judiciária internacional entre países da Pan-Amazônia, propugnando o desenvolvimento da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – ORCA, em especial sob o enfoque jurisdicional. Trata-se de obra pioneira, iniciando o debate acadêmico sobre a COP 30, trazendo a público importante apanhado teórico sobre a necessidade do envolver institucional pan-amazônico, fundamental para a efetividade no combate ao desmatamento e à degradação da Floresta Amazônica, com a proposta de criação do Tribunal de Justiça Ambiental da Pan-Amazônia.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Onesíforo, exemplo de companheirismo. 2 Timóteo 1.16-18: “16. Que o Senhor seja bondoso com a família de Onesíforo, pois muitas vezes ele me animou e não teve vergonha de mim por eu estar na cadeia! 17. Pelo contrário, logo que chegou a Roma, ele me procurou até me encontrar. 18. Que o Senhor dê a ele a certeza de que naquele dia ele receberá a sua misericórdia! E você sabe melhor do que eu o quanto ele me ajudou em Éfeso.”. Onesíforo é do grego, significa “aquele que traz auxílio”.

            Contexto histórico: Onesíforo foi um cristão de Éfeso que apoiou o apóstolo Paulo durante sua prisão, buscando-o diligentemente em Roma, apesar do grande risco, e o consolou com visitas, apoio financeiro e encorajamento. Sua fé e companheirismo são considerados um modelo a ser imitado.

            Lições de Vida: 1. Lealdade (2 Tm 1.16): Hoje em dia o Cristianismo sofre muito por falta de companheirismo, principalmente ministerial; 2. Coragem (2 Tm 1.17): Solidariedade cristã; 3. Serviço abnegado (2 Tm 1.18): Irmandade, parceria. Ver Jo 15.12 e Rm 12.10.

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra O. Oiapoque. Palavra de origem indígena, dialeto Waiãpi, formada pelos termos waiãpi + oca (casa) = Oiapoque = Casa dos Waiãpy. O município de Oiapoque está localizado no Norte do estado do Amapá, que fica no extremo norte do Brasil. É uma das cidades mais famosas do país, pois seu nome é usado na expressão "do Oiapoque ao Chuí", frase que se refere a uma abrangência nacional, embora o extremo norte do Brasil seja o Monte Caburaí, em Roraima, conforme demonstrou uma expedição de 1930. 

            Agora, Oiapoque também passa a ter outra projeção, em face da descoberta de bilhões de barris de petróleo em sua Costa, pertencente à Margem Equatorial, denominação do território marinho petrolífero brasileiro (off shore), que abrange cinco estados (AP, PA, MA, PI e RN). Obs.: Nos últimos dois anos (2023-2024), apenas com a possibilidade de futura extração de petróleo na região, surgiram mais sete bairros (invasões) na cidade e estima-se que a população já deva ter dobrado, passando de trinta mil para sessenta mil habitantes.

            Acredita-se que a indústria do petróleo poderá transformar Oiapoque numa “Dubai” sulamericana.

 

Até a próxima oportunidade... 

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Besaliel Rodrigues falará sobre mercado de trabalho do petróleo em evento do TRT8 em Macapá

 TRT8 - Pará/Amapá promove seminário em Macapá

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Escola Judicial (EJUD8), realizará no dia 14 de outubro o seminário “Justiça do Trabalho: Desafios Contemporâneos”, no Fórum Trabalhista de Macapá. A iniciativa integra o projeto Formação Itinerante EJUD8  - 2025 e tem como objetivo promover a qualificação regional da comunidade jurídica, com foco em temas de grande relevância prática.

O evento é voltado para magistrados e servidores do TRT-8, especialmente do estado do Amapá, além de advogados e estagiários que atuam na Justiça do Trabalho. A abertura será realizada pela Desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, e a programação contará com palestras de especialistas reconhecidos nacionalmente, que abordarão questões atuais e desafiadoras do cotidiano jurídico.

A juíza Natasha Schneider, vice-diretora da EJUD8, participa do ciclo de palestras com o tema “Recuperação Judicial e Falência: Questões Práticas na Execução Trabalhista”. Segundo ela, a proposta itinerante da EJUD8 atende às especificidades das diferentes regiões que compõem o TRT-8, promovendo soluções alinhadas às demandas locais.

“Nosso TRT abrange dois estados grandes e diversos, com necessidades distintas. A ação é organizada com base nas demandas dos colegas da região, e acredito que o impacto será extremamente positivo. Os temas são eminentemente práticos e visam oferecer instrumentos para lidar com mudanças jurisprudenciais e transformações econômicas locais”, destacou a magistrada.

A programação inclui ainda:

  • “Terceirização e Responsabilidade do Ente Público”, com o Ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, do Tribunal Superior do Trabalho (participação virtual);

  • “Relações de Trabalho na Atividade Petrolífera”, com o professor Besaliel de Oliveira Rodrigues, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP);

  • “Perspectiva Trabalhista Climática”, conferência de abertura conduzida pelo desembargador Raimundo Itamar Lemos Fernandes Júnior, do TRT-8.

Serviço: Seminário “Justiça do Trabalho: Desafios Contemporâneos” – Formação Itinerante EJUD8 – 2025

Data: 14 de outubro de 2025

Horário: 9h às 16h30

Fonte: Site TRT8 Notícias.


 

sábado, 11 de outubro de 2025

Furlan reinaugura a “Praça das bíblias queimadas” e outras notícias

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 867 – 12.10.2025

Furlan reinaugura a “Praça das bíblias queimadas” e outras notícias

1. Prefeito de Macapá reinaugura a “Praça das bíblias queimadas”. A Praça Veiga Cabral (cujo um dos filhos foi presidente da Assembleia de Deus, a pioneira do Amapá), localizada no Centro da Cidade, em frente à Catedral Católica da Rua São José, foi reinaugurada na última 6ª feira, 10.10.2025, pelo Prefeito da Capital do Estado Antonio Furlan. Foi nesta praça que, em 1916, o Padre Julio Maria Lombaerd queimou “aos pés” do Cruzeiro as bíblias trazidas pelo colportor protestante Clímaco Bueno Aza, o primeiro evangélico a se dispor a trazer a “nova” religião às terras tucuju. Além de ter suas bíblias queimadas em praça pública, o missionário Clímaco ainda foi detido pelas autoridades locais nas masmorras da Fortaleza de São José de Macapá. Dias depois, o referido missionário foi libertado por meio de um mandado de segurança (na época ainda não existia habeas corpus no Brasil) impetrado na Justiça pela Assembleia de Deus de Belém do Pará, que tinha enviado Clímaco a Macapá. A prática de queimar bíblias em público, na Praça Veiga Cabral, se estendeu por mais de quarenta anos, pois há notícias de que até o ano de 1956 isto acontecia. Ainda hoje se acredita que algumas famílias protestantes guardam relíquias de pedaços de páginas queimadas que se espalhavam ao vento na hora da fogueira das bíblias, como testemunham alguns da família da saudosa irmã Odete Penafort, do bairro Laguinho. Tal cisma entre as duas religiões foi fruto de um processo de laicização do Brasil, que começou a partir da promulgação da Constituição Republicana de 1891, que desconstitucionalizou o sistema de religião oficial previsto no artigo 5º da Constituição Imperial de 1824. A partir da década de 1960, com a laicidade normalizada, crentes e católicos passaram a ter boa convivência e respeito mútuo que mantêm até aos dias atuais. Fonte histórica: Revista do Centenário, Autor: Besaliel Rodrigues, 2017, p. 11. Disponível na internet.

            2. “Deus Aladdin”: 41% dos evangélicos apostam nas bets; católicos, 34%. Um site publicou que o evangelho da prosperidade vende o sonho do “crente fiel” ficar rico como prova da bênção divina em recompensa ao “sacrifício de ofertar generosamente”. Assim, evangélicos, cooptados por essa doutrina, tornam-se presas fáceis das bets. Muitas pessoas querem de Deus, muitas vezes, não é o que Ele nos ensina, buscam um "gênio da lâmpada"... Ver: https://www.poder360.com.br

3. Descristianização do Ocidente e como enfrentar o problema. A Europa está vivendo um “drama religioso”, pois, enquanto ela tolera a religião islâmica, os países islâmicos matam inúmeros cristãos todos os dias, por não tolerarem a fé cristã. Assim, a população islâmica cresce cada vem mais na Europa e os cristãos são exterminados nos países islâmicos. O massacre silencioso e a perseguição do Boko Haram aos cristãos da Nigéria, por exemplo, está assustando o mundo inteiro. Esta “matemática” não está fechando, o Ocidente está sendo descristianizado e está sem saber o que fazer com este problema. Ver https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/franklin-ferreira/massacre-silencioso-perseguicao-boko-haram-cristaos-nigeria/

4. "Afastado da igreja, não de Deus". Essa é a maior fake news de todos os tempos. Os "desigrejados" não conseguem distinguir que todo ser humano possui dois tipos de cotidiano, o individual e o coletivo. Todo ser humano é um ser social. Em Gênesis 2.18 Deus diz que “não é bom que o homem esteja só...”. Salvo raríssimas exceções, o ser humano, de regra, deve viver em sociedade. Isto reflete na religiosidade de cada pessoal. No livro dos Salmos, o salmista sempre conclama a todos se reunirem em assembleia para adorar a Deus. Em Hebreus 10.25 diz "Não deixemos de nos reunir como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar uns aos outros, sobretudo agora que vocês veem aproximar‑se o Dia". Os encontros coletivos possuem forte papel na construção da vida de cada pessoa. A adoração coletiva a Deus é bíblica e promove fortalecimento espiritual etc.

            Assim, não tem como servir ao exército sem comparecer ao quartel. Tem pessoas que se dizem cristãos, mas não vão à igreja, não se congregam, não querem ter compromisso na obra de Deus, então não pertencem ao Reino do Senhor Jesus Cristo. O povo de Deus é um exército que vai morar no céu. Mas, como querem ir morar na eternidade, se não tiram tempo pra Deus na terra? Estão perdendo tempo, com certeza! Fonte: Whatsapp leitor.

            5. Dia mundial do petróleo. O Dia Mundial do Petróleo é celebrado em 29 de setembro para reconhecer a importância histórica e econômica do petróleo, um recurso fóssil que impulsionou o desenvolvimento tecnológico e a economia global. Em contraste, o Dia do Petróleo Brasileiro é comemorado em 3 de outubro, para marcar a criação da Petrobras em 1953.


DESTAQUES DA SEMANA

1- A laicização do Brasil por meio da Constituição de 1891 trouxe paz religiosa para crentes e católicos.

2- A matemática não fecha: Damos direitos e liberdades aqui e lá eles matam os da religião cristã.

3- Os "desigrejados" são como ovelhas perdidas, as quais ficam vulneráveis às intempéries da vida.


GESTÃO

Aniversariante da Semana. Amanhã, 2ª f., 13.10.2025 estará de aniversário a jovem Ana Raquel, filha do advogado, pastor e professor Besaliel Rodrigues.

            Raquel, como é chamada pela família, nasceu em Macapá. É irmã de André Victor e tem os avós maternos José Maria e Maria Ruth e avós paternos Lourenço Rodrigues (in memoriam) e Maria Soares.

            Ela estuda na Escola Visconde de Mauá, ligada ao Sistema SESI. E mais, aos 14 (quatorze) anos matriculou-se no Curso de Teologia da EETAD – Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus no Brasil – Núcleo 176 – Macapá, tornando-se uma das alunas de Teologia mais novas do Amapá e do Brasil.

            “Raquel, desde bem pequena, gosta muito de ler e de estudar. Puxou pra mim, rsrsrs. Gosta de falar com o pai sobre geopolítica, finanças e literatura. Ela já tem uma mini biblioteca é fã de carteirinha do escritor irlandês C. S. Lewis”, diz o pai coruja.

            Sobre a carreira profissional, Raquel está pensando em fazer a faculdade de psicologia ou direito. Amém.

 

ESPECIAL

Sugestão de Leitura nº 41. Lançamento: Direito do Petróleo do Amapá – Vol. II, Brasília/DF: IBEPOS/Os Semeadores, 2025, 176p. Obra Coletiva. Disponível para todo o Brasil pelo: https://clubedeautores.com.br/livro/direito-do-petroleo-no-amapa-vol-ii

            Esta semana está sendo pré-lançado no Brasil e em mais cinco países (Espanha, Portugal, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia) o segundo volume da série “Direito do Petróleo no Amapá”, resultado concreto de uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialmente do Doutorado em Direito das duas IFES, um programa de pós-graduação stricto sensu que se consolida como um polo de excelência acadêmica na região amazônica.

            O conteúdo do livro foi desenvolvido por um núcleo de pesquisadores do doutorado jurídico da UNIFAP dedicados ao estudo do Direito do Petróleo, liderado pelo professor e promotor de Justiça Iaci Pelaes, que aprofundam suas investigações sobre os desafios jurídicos, sociais e ambientais relacionados à Margem Equatorial brasileira, cuja maior jazida petrolífera da região encontra-se na Costa do Amapá.

 

REFLEXÃO

Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Nicanor, diácono por excelência. At 6.5: “E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;”. Nicanor vem do grego e significa “vitorioso”.

            Contexto histórico: Nicanor foi um dos sete primeiros diáconos escolhidos pela Igreja Primitiva. Como judeu helenístico, Nicanor pode ter sido familiarizado tanto com as tradições judaicas quanto com a cultura grega. Essa perspectiva dupla pode tê-lo ajudado a transpor diferenças culturais, promovendo inclusão dentro da igreja. A igreja primitiva era diversa, com membros de várias origens culturais, e a herança de Nicanor provavelmente o capacitou a navegar nessas complexidades.

            Lições de Vida: 1. Conduta ilibada – Salmo 37.23; 2. Cheio do Espírito e de sabedoria – Atos 6.3; 3. Boa governança – I Tm 3.4,5; 4. Sensibilidade aos necessitados – Salmo 41.1; 5. Comprometido com a justiça – Mateus 6.33; 6. Humildade – Fp 2.3.

 

FICA A DICA

ABC do Petróleo – Letra N. Navegação X Petróleo. Dizem os dicionários que navegação é viajar sobre as águas. Esta palavra é de origem latina e significa “dirigir navio, barco, embarcação”. Na esfera do Direito do Petróleo, a navegação assume protagonismo quando a produção do petróleo acontece no mar (off shore).

Na Costa do Amapá, região onde se produzirá petróleo, existe atualmente embarcações pesqueiras que são, na maioria, barcos de madeira com propulsão a motor, à vela e a remo; classificados como montaria, canoa à vela e a remo, barco de pequeno e médio porte, e, quando com casco de aço, barco industrial.

            O barco de pequeno porte (BPP) representou, respectivamente, nos anos de 2006 e 2007, 53,3%, e 54,0% da frota do estado, observando-se uma maior concentração das embarcações pesqueiras nos municípios de Amapá e Calçoene. As embarcações variam em comprimento de 8 a 13,9 metros e potência de 8 a 110 hp.

            Com a chegada da indústria do petróleo e o estabelecimento da cadeia produtiva petrolífera na Costa Norte do Amapá, mormente na região dos municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá, a realidade da navegação se ampliará de maneira significante. Fonte: Livro Direito do Petróleo II.

OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA

 
BODAS DE PRATA NO MAGISTÉRIO. Professor Besaliel Rodrigues, docente concursado e efetivo do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá (Unifap), recebeu homenagem especial de conceituado jornal de Macapá/AP, assinado pelo famosíssimo colega Marco Antônio, um dos professores mais queridos do estado do Amapá. Parabéns!

 

 
ACIDENTE MATOU PASTOR GENÉSIO. Morreu em Goiás esta semana um dos grandes mestres brasileiros na Palavra de Deus: Genésio Santos. Para o presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá Pastor Besaliel Rodrigues, "Sob a ótica humana, foi uma morte prematura, pois o Pastor Genésio tinha apenas 64 anos. Mas, aprouve ao Dona da Vida recolhê-lo à eternidade. Ele veio várias vezes a Macapá, na Assembleia de Deus, a Pioneira do Estado, nas gestões do Pastor Otoniel e do Pastor Oton, Eu tive o privilégio de participar de todos os estudos bíblicos que ele ministrou aqui. Um homem muito sábio, muito estudioso, muito inteligente e grandiosamente usado pelo Espírito Santo de Deus. Sem medo de errar, o coloco na mesma galeria de Antônio Gilberto, de O. S. Boyer e tantos outros desta mesma linha. Louvo a Deus por ter conhecido e aprendido muitas coisas da Bíblia por meio do ministério deste honrado servo de Deus", concluiu.

 

 

 
CONSELHO MUNICIPAL DE PASTORES DE ITAUBAL. Sob a liderança do Pastor Adailson Alves, o referido Conselho de Pastores realizou no início deste mês de outubro/2025 palestra sobre "Direito Eclesiástico", a qual foi ministrada pelo Pastor Besaliel Rodrigues, presidente estadual do Conselho de Pastores do Estado do Amapá.

 

 
TREINAMENTO PARA ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO DAS IGREJAS. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo da Família, está promovendo um Curso voltado à Juventude Conectada que as igrejas podem aproveitar para treinar os jovens que cuidam da mídia e das redes sociais do ministério. Aproveitem!
 

 

 
CULTO ESPECIAL DAS CRIANÇAS. A Congregação Evangélica Boas Novas convidou o Pastor Emanoel Moura para ministrar neste Evento Especial. Todos estão convidados a participar.
 

 

 
 JANJA "PASTORA". Está na Veja desta semana. O que Você acha?
 
 
 
IMAGEM DA SEMANA

 
 Até a próxima oportunidade... 

 

 

 

 

 

ARTIGO DESTAQUE

O fiasco da COP30, Bezaliel citado no Enem e a morte de Cafu Rabelo

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 872 – 16.11.2025 O fiasco da COP30, Bezaliel citado no Enem e a morte de Cafu Rabe...

POSTAGENS MAIS RELEVANTES