DESTAQUE: Em 20.10.2025 Petrobras recebe autorização para iniciar exploração de petróleo no Amapá. Leia nesta edição.
OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA
Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 869 – 26.10.2025
Mais de 50 mil empregos podem ser gerados pelo petróleo no Amapá
Neste dia histórico, autoridades municipais, estaduais e federais celebraram com a população a grande conquista. Com a última autorização em mãos, a Petrobras irá começar todo o processo por meio da fase de prospecção, que é a primeira etapa, na qual estudos técnicos serão realizados, sondagens oficiais serão desenvolvidas para que se saiba tudo sobre os bilhões de barris de petróleo que aguardam ser produzidos, extraídos das águas amapaenses.
A população do estado do Amapá e a sociedade brasileira estão efusivas com o início de todo este processo petrolífero, pois, o estado vive a esperança de uma redenção econômica e o Brasil a expectativa de reforçar a sua soberania energética, mormente no cenário internacional.
Para os especialistas na matéria, as projeções indicam que somente no estado do Amapá, a indústria do petróleo poderá gerar quase sessenta mil novos postos de empregos em toda a cadeia produtiva que surgirá neste novo ciclo da economia. Este fato poderá gerar melhorias significativas na qualidade de vida no Amapá e em todo o país.
Outros renomados palestrantes estiveram debatendo com a população e demais pessoas interessadas sobre o tema, com foco na exploração petrolífera na Margem Equatorial, mormente no que tange ao município de Santana e sua economia.
O Professor Dr. Besaliel Rodrigues, representando a OAB/AP, a Unifap e o IAMPER, proferiu palestra sobre “Exploração de Petróleo na Margem Equatorial: Cenários Globais, Nacionais e Locais”. O Prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha foi outro destaque do Evento, que abordou o tema “Santana e a Economia do Petróleo: oportunidades, riscos e desafios para a gestão municipal”. Outros painéis de debate aconteceram sobre quais Caminhos Para Santana o petróleo do Amapá oferecerá. Fonte: Da Redação. Imagem: Divulgação/Gabinete Vereador Adelson de Rocha/CMS.
Entre os principais benefícios previstos, a Bancada Cristã passará a ter voz e voto nas reuniões de líderes partidários, espaço onde são definidas as pautas semanais de votação. Além disso, poderá usar a palavra por cinco minutos semanais durante o período de comunicações de liderança, para expressar a posição dos parlamentares cristãos sobre temas de interesse.
De acordo com o texto, a criação da bancada não gerará custos adicionais à Câmara. Os autores afirmam que o objetivo é “reforçar o direito dos parlamentares de organizarem-se para promover o debate público à luz de seus valores e convicções”, garantindo maior articulação de pautas ligadas à família, à vida e à liberdade religiosa.
A justificativa diz que o Brasil tem mais de 80% da população cristã, segundo o IBGE, e que a bancada pretende refletir essa representatividade dentro do Parlamento. Para eles, a medida “valoriza a fé e fortalece a democracia”, ao ampliar os instrumentos de participação política. Fonte: Pleno.News.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Dia Histórico para o Amapá: 20 de Outubro, início oficial da instalação da indústria do petróleo.
2- Besaliel Rodrigues, o “Professor do Direito do Petróleo”, palestra e dá entrevistas sobre o tema.
3- Parlamentares evangélicos e católicos se unem numa só bancada na Câmara dos Deputados.
GESTÃO
AGO 2025 da CONFRADAP. A Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Amapá (CONFRADAP), presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, estará realizando a sua Assembleia Geral Anual Ordinária (AGO 2025) no próximo fim de semana, nos dias 6 a 8 de Novembro de 2025, na Catedral Estadual da referida denominação, localizada no Centro de Macapá/AP, na esquina da Rua Tiradentes com a Av. Presidente Vargas. O Tema do Conclave é “Maturidade Cristã e seu impacto na liderança transformadora” – Texto bíblico: 2 Tm 2.1-2. Os Convidados Especiais para ministrações são: Pr. Nerildo Accioly – SP; Pr. Carvalho Jr. – SP; Prª Denise Ferraz – PA; e Drª Vanessa Chagas – AP.
A CONFRADAP é a principal Entidade Religiosa do estado do Amapá, que congrega a maior quantidade de ministros do Evangelho (pastores/as, evangelistas e missionários/as), os quais atuam e cuidam de mais de duzentas igrejas espalhadas na Capital e no interior do estado e em outras tantas pelo Brasil e exterior. Foi fundada com o antigo nome de Ufiadap em 17.10.2009.
ESPECIAL
A história do petróleo brasileiro surge aqui romanceada por um profissional apaixonado, que transformou na luz do sol que outrora iluminou a superfície do planeta. (...) Trata-se de uma autobiografia, escrita em formato de contos, que retrata a sua trajetória profissional durante 34 anos na Petrobras e mais de 10 anos fora da estatal. (...) A obra apresenta uma coletânea de 36 contos. Trinta deles, narrativas reais, de quando o autor trabalhava diretamente envolvido nas atividades da Petrobras. Essas narrativas contam casos antológicos: alguns curiosos, outros históricos, porém marcantes e que, muitas vezes se confundem com a história da estatal.
Trata-se de uma obra de valor inestimável para profissionais, estudiosos, futuras gerações e para todos aqueles que, de alguma forma, têm envolvimento com a disseminação de conhecimento quando o assunto é energia de um modo geral.
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Pérside, exemplo de dedicação e persistência. Rm 16.12-b: “... Saúdem a amada Pérside, outra que trabalhou arduamente no Senhor.”. Seu nome é de origem grega, “aquela que veio da Pérsia” e ‘mulher persa”; outras acepções também são aceitas: “persistente” ou ainda “dedicada”.
Contexto histórico: Pérside era uma mulher cristã descrita como uma pessoa cheia de fé que Paulo saudou em uma de suas cartas (Rm 16.12-b). Seu nome é mencionado nas Escrituras Sagradas em apenas a passagem aqui citada. Ela foca no seu trabalho dedicado e fiel, que não era para reconhecimento humano, mas sim uma expressão de sua fé. A história de Pérside ensina que a dedicação no serviço, mesmo que "nos bastidores", é valorizada por Deus, e o que importa é a fidelidade ao Senhor.
Lições de Vida: 1. Amada (Jo 14.21): Pérside era amada por seu trabalho; Anda, em 1 Co 15.58 podemos ver outras características nítidas na vida de Pérside, a saber, 2. Firmeza (Ef 6.14-16); 3. Constância (Rm 12.12); e 4. Abundância (2 Co 9.8).
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra P. Pastores do petróleo. Dentro do processo democrático de debates sobre a indústria do petróleo, novo ciclo econômico que se firma no estado do Amapá, três conhecidos pastores amapaenses que, também, exercem outras funções institucionais no âmbito do Estado, têm se destacado, a saber: os reverendos Iaci Pelaes, Besaliel Rodrigues e Gesiel Oliveira. Os dois primeiros lançaram livro sobre o Direito do Petróleo.
Iaci Pelaes. Além de pastor, também é promotor de justiça ligado ao Ministério Público do Estado do Amapá e professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá. Foi o primeiro do Amapá a defender uma tese de doutorado sobre os royalties do petróleo (UFMG, 2017).
Besaliel Rodrigues. Pastor, advogado ligado à OAB/AP e professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá. Seguindo os passos do colega professor Iaci Pelaes, é o segundo professor da Unifap a dedicar o seu segundo doutorado (em andamento) ao Direito do Petróleo do Amapá.
Gesiel Oliveira. É pastor, professor de geopolítica, bacharel em Direito, influencer digital, ativista político na área do petróleo do Amapá.
Até a próxima oportunidade...











Nenhum comentário:
Postar um comentário