Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 867 – 12.10.2025
Furlan reinaugura a “Praça das bíblias queimadas” e outras notícias
2. “Deus Aladdin”: 41% dos evangélicos apostam nas bets; católicos, 34%. Um site publicou que o evangelho da prosperidade vende o sonho do “crente fiel” ficar rico como prova da bênção divina em recompensa ao “sacrifício de ofertar generosamente”. Assim, evangélicos, cooptados por essa doutrina, tornam-se presas fáceis das bets. Muitas pessoas querem de Deus, muitas vezes, não é o que Ele nos ensina, buscam um "gênio da lâmpada"... Ver: https://www.poder360.com.br
3. Descristianização do Ocidente e como enfrentar o problema. A Europa está vivendo um “drama religioso”, pois, enquanto ela tolera a religião islâmica, os países islâmicos matam inúmeros cristãos todos os dias, por não tolerarem a fé cristã. Assim, a população islâmica cresce cada vem mais na Europa e os cristãos são exterminados nos países islâmicos. O massacre silencioso e a perseguição do Boko Haram aos cristãos da Nigéria, por exemplo, está assustando o mundo inteiro. Esta “matemática” não está fechando, o Ocidente está sendo descristianizado e está sem saber o que fazer com este problema. Ver https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/franklin-ferreira/massacre-silencioso-perseguicao-boko-haram-cristaos-nigeria/
4. "Afastado da igreja, não de Deus". Essa é a maior fake news de todos os tempos. Os "desigrejados" não conseguem distinguir que todo ser humano possui dois tipos de cotidiano, o individual e o coletivo. Todo ser humano é um ser social. Em Gênesis 2.18 Deus diz que “não é bom que o homem esteja só...”. Salvo raríssimas exceções, o ser humano, de regra, deve viver em sociedade. Isto reflete na religiosidade de cada pessoal. No livro dos Salmos, o salmista sempre conclama a todos se reunirem em assembleia para adorar a Deus. Em Hebreus 10.25 diz "Não deixemos de nos reunir como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar uns aos outros, sobretudo agora que vocês veem aproximar‑se o Dia". Os encontros coletivos possuem forte papel na construção da vida de cada pessoa. A adoração coletiva a Deus é bíblica e promove fortalecimento espiritual etc.
Assim, não tem como servir ao exército sem comparecer ao quartel. Tem pessoas que se dizem cristãos, mas não vão à igreja, não se congregam, não querem ter compromisso na obra de Deus, então não pertencem ao Reino do Senhor Jesus Cristo. O povo de Deus é um exército que vai morar no céu. Mas, como querem ir morar na eternidade, se não tiram tempo pra Deus na terra? Estão perdendo tempo, com certeza! Fonte: Whatsapp leitor.
5. Dia mundial do petróleo. O Dia Mundial do Petróleo é celebrado em 29 de setembro para reconhecer a importância histórica e econômica do petróleo, um recurso fóssil que impulsionou o desenvolvimento tecnológico e a economia global. Em contraste, o Dia do Petróleo Brasileiro é comemorado em 3 de outubro, para marcar a criação da Petrobras em 1953.
DESTAQUES DA SEMANA
1- A laicização do Brasil por meio da Constituição de 1891 trouxe paz religiosa para crentes e católicos.
2- A matemática não fecha: Damos direitos e liberdades aqui e lá eles matam os da religião cristã.
3- Os "desigrejados" são como ovelhas perdidas, as quais ficam vulneráveis às intempéries da vida.
GESTÃO
Aniversariante da Semana. Amanhã, 2ª f., 13.10.2025 estará de aniversário a jovem Ana Raquel, filha do advogado, pastor e professor Besaliel Rodrigues.
Raquel, como é chamada pela família, nasceu em Macapá. É irmã de André Victor e tem os avós maternos José Maria e Maria Ruth e avós paternos Lourenço Rodrigues (in memoriam) e Maria Soares.
Ela estuda na Escola Visconde de Mauá, ligada ao Sistema SESI. E mais, aos 14 (quatorze) anos matriculou-se no Curso de Teologia da EETAD – Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus no Brasil – Núcleo 176 – Macapá, tornando-se uma das alunas de Teologia mais novas do Amapá e do Brasil.
“Raquel, desde bem pequena, gosta muito de ler e de estudar. Puxou pra mim, rsrsrs. Gosta de falar com o pai sobre geopolítica, finanças e literatura. Ela já tem uma mini biblioteca é fã de carteirinha do escritor irlandês C. S. Lewis”, diz o pai coruja.
Sobre a carreira profissional, Raquel está pensando em fazer a faculdade de psicologia ou direito. Amém.
ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 41. Lançamento: Direito do Petróleo do Amapá – Vol. II, Brasília/DF: IBEPOS/Os Semeadores, 2025, 176p. Obra Coletiva. Disponível para todo o Brasil pelo: https://clubedeautores.com.br/livro/direito-do-petroleo-no-amapa-vol-ii
Esta semana está sendo pré-lançado no Brasil e em mais cinco países (Espanha, Portugal, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia) o segundo volume da série “Direito do Petróleo no Amapá”, resultado concreto de uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialmente do Doutorado em Direito das duas IFES, um programa de pós-graduação stricto sensu que se consolida como um polo de excelência acadêmica na região amazônica.
O conteúdo do livro foi desenvolvido por um núcleo de pesquisadores do doutorado jurídico da UNIFAP dedicados ao estudo do Direito do Petróleo, liderado pelo professor e promotor de Justiça Iaci Pelaes, que aprofundam suas investigações sobre os desafios jurídicos, sociais e ambientais relacionados à Margem Equatorial brasileira, cuja maior jazida petrolífera da região encontra-se na Costa do Amapá.
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Nicanor, diácono por excelência. At 6.5: “E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;”. Nicanor vem do grego e significa “vitorioso”.
Contexto histórico: Nicanor foi um dos sete primeiros diáconos escolhidos pela Igreja Primitiva. Como judeu helenístico, Nicanor pode ter sido familiarizado tanto com as tradições judaicas quanto com a cultura grega. Essa perspectiva dupla pode tê-lo ajudado a transpor diferenças culturais, promovendo inclusão dentro da igreja. A igreja primitiva era diversa, com membros de várias origens culturais, e a herança de Nicanor provavelmente o capacitou a navegar nessas complexidades.
Lições de Vida: 1. Conduta ilibada – Salmo 37.23; 2. Cheio do Espírito e de sabedoria – Atos 6.3; 3. Boa governança – I Tm 3.4,5; 4. Sensibilidade aos necessitados – Salmo 41.1; 5. Comprometido com a justiça – Mateus 6.33; 6. Humildade – Fp 2.3.
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra N. Navegação X Petróleo. Dizem os dicionários que navegação é viajar sobre as águas. Esta palavra é de origem latina e significa “dirigir navio, barco, embarcação”. Na esfera do Direito do Petróleo, a navegação assume protagonismo quando a produção do petróleo acontece no mar (off shore).
Na Costa do Amapá, região onde se produzirá petróleo, existe atualmente embarcações pesqueiras que são, na maioria, barcos de madeira com propulsão a motor, à vela e a remo; classificados como montaria, canoa à vela e a remo, barco de pequeno e médio porte, e, quando com casco de aço, barco industrial.
O barco de pequeno porte (BPP) representou, respectivamente, nos anos de 2006 e 2007, 53,3%, e 54,0% da frota do estado, observando-se uma maior concentração das embarcações pesqueiras nos municípios de Amapá e Calçoene. As embarcações variam em comprimento de 8 a 13,9 metros e potência de 8 a 110 hp.
Com a chegada da indústria do petróleo e o estabelecimento da cadeia produtiva petrolífera na Costa Norte do Amapá, mormente na região dos municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá, a realidade da navegação se ampliará de maneira significante. Fonte: Livro Direito do Petróleo II.
OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA
Nenhum comentário:
Postar um comentário