Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 870 – 02.11.2025
Giro de Notícias: Finados, Culto Retrô, Guerra no Rio, Casal Imortal etc.
1. Culto Retrô Shallom 2025. Neste dia tão especial de Finados, a Banda de Música EMUNAH, liderada pela Jovem Acadêmica de Direito da UEAP Lourrane Rodrigues, ligada à Assembleia de Deus – Ministério Internacional, Templo Shallom, localizado na Av. Antonio Vidal Madureira, nº 2297, Bairro Novo Horizonte, Zona Norte de Macapá/AP, estará promovendo hoje à noite, 02.11.2025, a partir das 18h, o “Culto Retrô”, que consiste num Culto de Louvor exclusivo com hinos clássicos do cancioneiro pentecostal brasileiro. Então, Você é Convidado para vir adorar a Jesus com Clássicos da Harpa Cristã e com Corinhos que marcaram gerações. Prepare-se para um momento de intensa alegria, nostalgia e cheio da presença do Espírito Santo de Deus. Contatos pelo Zap (96) 98421-5778. Participe!
Governo do Rio aplica duro golpe nos Narcoterroristas cariocas.
2. Dia de Finados. A Bíblia não nos condena por sentirmos falta de alguém que se foi. Não é porque alguém que amamos morreu que esse sentimento precisa morrer junto. Então, não tenha medo de ter saudade ou, até mesmo, de chorar pelos seus pais, irmãos, filhos ou amigos que não estão mais ao seu lado. O que a Bíblia não tolera é o culto aos mortos.
3. Depois da guerra do Rio, sai nova lei de combate ao crime organizado – Lei nº 15.245/2025. Foi publicada nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial da União, a Lei 15.245 que fortalece o combate ao crime organizado. A legislação modifica o Código Penal (2.848/1940) tipificando novas modalidades de crimes e aumentando a proteção a agentes públicos.
4. Imortais Altair Martel e Ana Agra. A conceituadíssima médica e advogada Ana Agra e esposo economista Altair Martel, dentre outros, tomaram posse na Academia de Letras Barão do Rio Branco na noite da última 5ª feira, 29.10.2025, em Solenidade de Gala realizada no Auditório do Museu Sacaca de Macapá/AP. Ela tomou posse na Cadeira nº 40, cujo patrono é Nilson Montoril. Ele assumiu a Cadeira nº 6, da qual o patrono é Cândido Portinari. O Dr. Besaliel Rodrigues, advogado presidente da Academia de Advogados Escritores da OAB/AP se fez presente ao evento para prestigiar especialmente o Casal empossando Acadêmicos Altair Martel e Ana Agra. A Cerimônia foi concorridíssima e teve expressiva repercussão em toda a sociedade amapaense. Parabéns!
Em todas as Academias de Letras do Mundo, existem três principais tipos de patronos: 1. Patronos de natureza pessoal, ou de âmbito local: Personalidades ligadas aos ocupantes das cadeiras (parente, amigo etc.), os quais possuem laços sentimentais com o homenageado; 2. Patronos de natureza regional: Personalidades de destaque na cidade, no estado ou região geográfica, pelo qual possui laços acadêmicos ou sentimento de respeito e admiração; 3. Patronos de natureza geral, universal: Figuras de projeção nacional e/ou internacional, que contribuíram significativamente para a literatura em geral etc.
No estado do Amapá já existem diversas Academias literárias, a saber: 1. Academia Amapaense de Letras (AAL); 2. Academia de Letras Evangélica Amapaense (ALEA); 3. Academia de Advogados Evangélicos da OAB/AP; 4. Academia de Letras do Batuque; 5. Academia Maçônica de Letras; 6. Academia Médica de Letras; 7. Diversas filiais/sucursais de Academias nacionais.
5. Elogio perante toda a Nação brasileira. Prefeito da Capital do Estado do Amapá Antônio Furlan passou por Brasília e foi elogiado nacionalmente pelo Vice-presidente da República Geraldo Alckmin. Depois que se tornou o prefeito de Capital mais votado da história do Brasil, Furlan virou sensação nacional, com todos querendo conhecê-lo pessoalmente e passar a mão nele para pegar um pouco de seu sucesso. É o prefeitão de Macapá/AP.
Vereadora Luany (Macapá), Vereador Adelson (Santana) e o Advogado Dr. Besaliel Rodrigues, em recente evento na Câmara de Vereadores de Santana/AP.
6. Vereadora do Petróleo. Está surgindo mais uma figura emblemática na política amapaense. Trata-se da Vereadora de Macapá Luany Favacho. Ela é a vice-presidente da Comissão Especial do Petróleo da Câmara de Vereadores da Capital. Recentemente ela esteve no Rio de Janeiro participando do maior Congresso Offshore de Petróleo do Brasil e da América Latina, promovido pela Petrobras.
7. TRE/AP confirma cassação de prefeito. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) publicou o Acórdão (8762/2025) da decisão que manteve a cassação do prefeito e do vice-prefeito de Oiapoque, Breno Lima de Almeida e Artur Sousa, ambos do PP, além da inelegibilidade de Breno por oito anos, como havia decidido a juíza da 4ª Zona Eleitoral no julgamento da ação de impugnação de mandato eletivo (AIME) ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral. Fonte: https://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/politica/tre-ap-publica-acordao-do-julgamento-que-manteve-cassacao-do-prefeito-e-do-vice-de-oiapoque/
DESTAQUES DA SEMANA
1- Emunah – Banda Musical Gospel amapaense aproveita feriado da saudade e promovo Culto Retrô.
2- Dia de Finados. Feriado religioso em que o povo brasileiro trás à memória entes queridos falecidos.
3- Prefeito da Capital do estado do Amapá recebe elogio da 2ª maior autoridade do país.
GESTÃO
AGO 2025 da CONFRADAP. A Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Amapá (CONFRADAP), presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, estará realizando a sua Assembleia Geral Anual Ordinária (AGO 2025) nos próximos dias 6 a 8 de Novembro de 2025, de 5ª a sábado, na Catedral Estadual da referida denominação, localizada no Centro de Macapá/AP, na esquina da Rua Tiradentes com a Av. Presidente Vargas. O Tema do Conclave é “Maturidade Cristã e seu impacto na liderança transformadora” – Texto bíblico: 2 Tm 2.1-2. Os Convidados Especiais para ministrações são: Pr. Nerildo Accioly – SP; Pr. Carvalho Jr. – SP; Prª Denise Ferraz – PA; e Drª Vanessa Chagas – AP.
A CONFRADAP é a principal Entidade Religiosa do estado do Amapá, que congrega a maior quantidade de ministros do Evangelho (pastores/as, evangelistas e missionários/as), os quais atuam e cuidam de mais de duzentas igrejas espalhadas na Capital e no interior do estado e em outras tantas pelo Brasil e exterior. Foi fundada com o antigo nome de Ufiadap em 17.10.2009.
ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 44. Livro “Constitucionalismo petrolífero brasileiro: o regime jurídico do petróleo no Brasil”, Autora: Marina Maranhão Melo Marques Mourão. São Paulo: Dialética, 2025, 124p.
Este livro investiga, em densa pesquisa, os instrumentos jurídicos aplicados ao petróleo no Brasil, abrangendo sua propriedade in natura, exploração e lucratividade, tudo sob uma ótica publicista.
A obra explora a evolução histórica do Direito Petrolífero brasileiro, analisando como a legislação protege (ou não) a soberania nacional, e como atende (ou não) à Constituição Econômica brasileira, constatando a existência de um fenômeno de constitucionalização da disciplina jurídica do petróleo nacional, o qual se denominou Constitucionalismo Petrolífero Brasileiro.
Ideal para quem busca entender a relação entre Direito, Economia e política energética, este livro é uma leitura essencial para compreender os desafios do petróleo no Brasil. Uma obra instigante que convida à reflexão sobre o futuro da soberania petrolífera nacional.
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Quetura, exemplo de amor oportuno. Gn 25.1: “E Abraão tomou outra mulher; o seu nome era Quetura.”. De origem hebraica, Quetura significa “fragrância agradável”.
Contexto histórico: Quetura era filha de Dodai e Adalia, funcionários de Abraão. Ela foi a segunda esposa de Abraão, depois que ele ficou viúvo de Sara e a terceira mulher com quem teve filhos. Quetura deu a Abraão mais seis filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá, que se tornaram antepassados de várias tribos do Oriente. Assim como fez com Hagar, Abraão deu presentes aos filhos de Quetura e os enviou para o leste, longe de Isaque, que era o herdeiro da promessa. A história de Quetura é brevemente mencionada em Gênesis 25.1-6 e 1 Crônicas 1.32-33 e nos ensina que Deus nos abençoa sempre de formas diferentes.
Lições de Vida: 1. O dom do amor perdurará até o fim (I Co 13.13); 2. Deus renova nossas forças em meio a perdas (Is 40.31 e Ct 3.6); 3. Para quem crê, é possível amar novamente (Pv 18.22); 4. A descendência de Abraão é ampliada (G 22.17).
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra Q. Quaternário. No universo do petróleo, o termo "Quaternário" pode se referir a dois conceitos principais, dependendo do contexto geológico ou do método de recuperação:
1. Período Quaternário (geologia): Se estende desde cerca de 2,6 milhões de anos até o presente. Em geologia do petróleo, sua relevância está relacionada a: a) Hidratos de gás: Embora não seja um reservatório de petróleo convencional, tais sedimentos marinhos são onde se encontram depósitos de hidratos de gás; b) Sedimentos recentes: Rochas e sedimentos do Quaternário, como depósitos fluviais ou marinhos, podem atuar como rochas-selantes ou influenciar a migração de hidrocarbonetos gerados em camadas mais antigas; e c) Falhas quaternárias: Movimentos em falhas tectônicas que ocorreram nos últimos 1,6 milhão de anos podem impactar a arquitetura de reservatórios mais profundos e as rotas de migração de petróleo e gás.
2. Recuperação Quaternária (engenharia de produção): É o quarto estágio ou método avançado para extrair petróleo de um reservatório, após a recuperação primária, secundária e terciária. Fonte: IA.
Até a próxima oportunidade...







Nenhum comentário:
Postar um comentário