Pastor Samuel X Pastor de Marabá e a garota de programa
Ano de 2025 encerra com "escândalo" gospel
VEJA O VÍDEO
https://www.youtube.com/watch?v=_yn3jD52uBw
Seja bem vindo(a) ao meu blog pessoal. Aqui você encontrará diversas notícias relevantes de nossa sociedade. Boa Leitura!
Pastor Samuel X Pastor de Marabá e a garota de programa
Ano de 2025 encerra com "escândalo" gospel
VEJA O VÍDEO
https://www.youtube.com/watch?v=_yn3jD52uBw
Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 878 – 28.12.2025
Feliz 2026 e as últimas notícias do ano que se finda
Oferecemos a você o que está escrito em Jeremias 17.7-8: "Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança n’Ele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".
2. Agradecendo por 2025: Desafio. Faça uma lista de três coisas boas que aconteceram a você nos seguintes aspectos de sua vida: espiritual, familiar, financeira e profissional. Depois, agradeça a Deus por haver concedido a você essas doze bênçãos. Sugestão de leitura: Salmo 103.
O casal Olegário e Terezinha são apóstolos presidentes da igreja Ministério Apostólico Luz e Vida, cujo templo sede estadual está localizado na Avenida José Nery, 810, no bairro Zerão, zona Sul de Macapá (AP).
Casal Olegário e Terezinha e belíssima família.
Que a história desses abençoados cônjuges inspire outros casais a sempre acreditarem no amor, na cumplicidade, na fidelidade. Que a alegria e o amor de Deus que eles compartilham, se multiplique a cada novo dia, e que continuem sendo um exemplo de amor por construírem uma família tão linda.
Casal Olegário e Terezinha e o Casal Pastor Orivaldo Pires e esposa Pastora Odete, representantes da presidência do Conselho Estadual de Pastores do Amapá.
O presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, Pr. Besaliel Rodrigues, por motivo de viagem fora do Estado, foi representado pelo Reverendo Pastor Orivaldo Pires e esposa Pastora Odete, que transmitiram os parabéns ao Casal pela brilhante e abençoada data.
Todavia, o ingresso da música, no culto, foi devagar. Bem de-va-gar. No século XVII, o batista Keach aceitava um hino por mês no culto, e isso no dia da Santa Ceia.
Wesley, através do seu irmão Charles, incentivou a música no culto público. Ela ajudava na concentração e recepção da mensagem. A música era uma forma de instrumento para a aceitação da pregação.
A metade do século XX foi pródigo em popularizar os cânticos. John Wimber talvez tenha sido aquele que ajudou a alavancar o gospel do jeito que o conhecemos hoje.
No Brasil, a resistência ao gospel foi grande. O grupo musical “Vencedores por Cristo” recebeu muita oposição de alguns pastores. Eles não podiam tocar ou cantar em muitas igrejas. Resolveram ir para a praça pública. Muitos pastores os denunciavam por rebeldia, heresia e desobediência. A polícia vinha, tomava os equipamentos, quebrava os instrumentos e “enquadrava” instrumentistas e cantores.
Recentemente (no último dia 25 de setembro) uma reportagem mostrou aspectos da música gospel no Brasil e, especialmente, em Brasília. Por aqui (Brasília), ouve-se música gospel em bares, botecos, academias, centro espírita e até em boates. Fora, claro, os festivais de música evangélica ao ar livre. É diversão pura!
Neste dia 23 de dezembro de 2025, o presidente Lula acenou politicamente aos evangélicos querendo instituir a música de Deus como patrimônio cultural.
Lula, enquanto político, está certo. Certos estiveram também Quércia, FHC, Bolsonaro que, afagando o ego já demasiadamente inflado do evangélico, se fingiu de evangélico para ganhar o sagrado voto.
Os políticos fazem o que acham certo. Errado, talvez, esteja o evangélico que, perdendo o próprio significado de si e das coisas que antes eram para Deus, entregaram também tais coisas aos políticos.
Música evangélica não é mais só dos evangélicos. Todos podem cantá-la, inclusive na igreja, da mesma forma que o evangélico pode cantar em programas de TV, como o do Raul Gil.
Até antes da Reforma, a música era proibida. Os calvinistas só aceitavam músicas que tivessem letras (literais) da Bíblia. Os irmãos da Igreja Maranata só cantavam músicas que fossem de inspiração de Deus.
Como sou evangélico desde o milênio passado, fui testemunha de que os evangélicos eram proibidos de cantar “músicas do mundo”. Pois bem, enquanto um bem cultural, a música gospel virou isso mesmo: “música do mundo”. Êta mundo melhor!
Agora, como patrimônio cultural, não nos escandalizemos se ela for proibida de ser executada nas igrejas!!! Fonte: Contribuição enviada pelo WhatsApp.
DESTAQUES DA SEMANA
1 - Boas festas e um extraordinário Ano Novo de 2026 aos nossos fiéis leitores.
2 - Bodas de Ouro: casal de apóstolos Olegário e Terezinha celebra data histórica.
3 - Música Gospel. Ano de 2025 encerra com lei federal declarando-a patrimônio cultural.
GESTÃO
Senador do Amapá é destaque nacional. O senador Lucas Barreto (PSD-AP) foi um dos cinco melhores senadores de 2025, reconhecido pelo júri técnico do Prêmio Congresso em Foco, divulgado no último mês de agosto, junto com Ciro Nogueira, Daniella Ribeiro, Eduardo Braga e Prof. Dorinha, destacando sua atuação parlamentar nacionalmente. O prêmio reconhece parlamentares que mais se destacam no exercício do mandato.
O senador amapaense Lucas Barreto já foi deputado estadual por vários mandatos, inclusive presidiu a Assembleia Legislativa do estado e foi governador constitucional do Amapá em algumas oportunidades. Também já foi vereador da capital e candidato a governador. Atualmente cumpre seu primeiro mandato como senador da República, e as pesquisas apontam que ele tem chances reais de reeleição.
É de conhecimento de toda a sociedade que seu gabinete, em Brasília, é um dos mais acessíveis. Com larga experiência na política, recebe a todos com muita atenção e respeito. É um dos mais fervorosos defensores dos interesses tucuju no Congresso Nacional.
ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 52. Livro Direito do Petróleo do Amapá – Vol. II, Brasília/DF: IBEPOS/Os Semeadores, 2025, 176p. Obra Coletiva. Disponível para todo o Brasil pelo Site Clube de Autores.
Está sendo lançado no Brasil e em mais cinco países (Espanha, Portugal, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia) o segundo volume da série “Direito do Petróleo no Amapá”, resultado concreto de uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialmente do programa de Doutorado em Direito das duas IFES. Programa esse de pós-graduação stricto sensu que se consolida como um pólo de excelência acadêmica na região amazônica.
O conteúdo do livro foi desenvolvido por um núcleo de pesquisadores do doutorado jurídico da Unifap dedicados ao estudo do Direito do Petróleo, liderado pelo professor e promotor de Justiça Iaci Pelaes, que aprofundam suas investigações sobre os desafios jurídicos, sociais e ambientais relacionados à Margem Equatorial brasileira, cuja maior jazida petrolífera encontra-se na Costa do Amapá.
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Zenas, excelência a serviço da Obra. Tito 3.13: "Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte.". Nome de origem grega; forma abreviada de Zenodoros ou Zenaides, que significa "presente de Zeus".
Contexto histórico: Zenas é mencionado na Epístola de Paulo a Tito como um convertido cristão do primeiro século, um jurista da época, um "advogado" (nomikos em grego), o que indica que ele era conhecedor do Direito greco-romano e das leis judaicas (mosaicas) de seu tempo. Sua parceria com Apolo, outro erudito, mostra a diversidade de talentos na comunidade cristã primitiva como por exemplo, Lucas, o médico etc.
Lições de Vida: 1. Zenas, talento a serviço do reino – Rm. 12.7-8; 2. Deus é quem capacita – 1 Co. 12.11; 3. Combatendo preconceitos: Atualmente, vemos alguns líderes nos púlpitos com imprudência, ferindo ovelhas, dizendo que Deus não dá valor para diploma, para anel, para pessoas estudadas. Ignoram que Moisés era formado em toda ciência do Egito (At. 7.22) e que Paulo foi instruído rigorosamente por Gamaliel (At. 22.3), dentre outros, e foram tremendamente usados por Deus.
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra Z. Zona Costeira. Expressão utilizada para designar a área de transição entre a terra e o mar; é região com alta interação entre o meio ambiente e a vida humana, com intensas atividades econômicas, além de exercer funções ecológicas vitais como proteção contra inundações e erosão.
Características principais: a) Unidade de transição; b) Ecossistemas diversos; c) Importância ecológica; e d) Concentração humana.
No Brasil, possui previsão e proteção constitucional no art. 225, §4º, que diz: “Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. §4º A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.”. O petróleo offshore (marítimo) brasileiro encontra-se na zona costeira do país.
OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA
Até a próxima oportunidade...
Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 877 – 21.12.2025
Semana do Natal: principais notícias gospel
Em Lucas 2:1-7 diz: “E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. Este primeiro alistamento foi feito sendo Cirênio governador da Síria. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu da Galileia também José, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de Davi chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.”.
Com essas passagens bíblicas, desejamos a todos os nossos leitores um Feliz Natal em família e em Cristo Jesus.
A solenidade contou com a participação de diversos senadores da República, deputados federais e estaduais, autoridades civis, judiciárias e eclesiásticas, lideranças diversas e integrantes da sociedade em geral como a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), através do seu Centro Cultural, em Brasília.
Representando o estado do Amapá, esteve o presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, Pr. Besaliel Rodrigues.
A sede estadual da igreja está localizada na Rua Antônio Ferreira de Jesus, n° 1230-A, bairro Novo Buritizal, CEP 68.904-811, Macapá (AP). O telefone de contato da denominação é (96) 99967-9526 (WhatsApp).
O presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, em nome de todos os ministros do evangelho amapaense, parabeniza a igreja aniversariante e seu líder por data tão abençoada.
4. Cidade da Bíblia será construída a 1h de São Paulo. Assim como a capital paulista abriga o grandioso Templo de Salomão, em poucos anos uma cidade da região metropolitana de São Paulo vai receber a Cidade da Bíblia. O projeto será construído em Santana de Parnaíba, município localizado a cerca de 1 hora de viagem da capital. Se você faz parte de alguma religião cristã ou apenas está curioso sobre como será esse complexo religioso, vale a pena ficar de olho.
Com inauguração prevista para 2030, a Cidade da Bíblia quer ir muito além de um lugar para visitas. A ideia é que seja a nova sede da Sociedade Bíblica do Brasil, uma instituição beneficente que existe desde 1948 e que quer usar o espaço para desenvolver várias ações - do ensino à assistência social.
O que esperar da Cidade da Bíblia? O projeto inicial do terreno de 121 mil m² foi divulgado no mês de junho de 2025 e nele haverá cinco grandes centros voltados para o universo religioso: Desenvolvimento de Programas de Impacto Social; Treinamento Missionário; Comunicação da Bíblia; Recursos para Missão; e Produção de Bíblias.
Com tanto para fazer, a Cidade da Bíblia não quer atender apenas comunidades cristãs. Quer também receber o público em geral, sendo uma nova opção de turismo religioso para toda a família - seja em retiros, excursões, eventos ou até passeios rápidos.
Mais uma opção de turismo religioso. Com um projeto que mistura educação, história, assistência social e religião, a Cidade da Bíblia quer marcar o coração de São Paulo como um lugar de fé compartilhada.
O espaço será construído no Km 42 da Rodovia Presidente Castello Branco, em Santana de Parnaíba. Será uma opção perfeita de passeio em família, amigos e grupos da igreja. Fonte: https://saopaulosecreto.com/cidade-da-biblia-santana-de-parnaiba/
DESTAQUES DA SEMANA
1- Feliz Natal aos nossos fiéis leitores semanais! Boas festas para suas respectivas famílias.
2- Senado Federal promoveu concorrida sessão solene em homenagem à Bíblia Sagrada.
3- Igreja Apostólica Mãos Que Amparam (IAMA) celebra Jubileu de Lã, de fundação.
GESTÃO
A Pastora Kelly Rodrigues é filha do saudoso Pr. Lourenço Ferreira Rodrigues e Prª Maria Soares de Oliveira Rodrigues. É irmã dos pastores Besaliel Rodrigues e Lourenço Filho e do obreiro Silas Rodrigues. Mãe do missionário Iury Benjamim e avó de Isaac Natan. É casada com Edmilson Macêdo. Formada em Artes, pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), onde também é servidora pública da União.
A aniversariante é ligada à Convenção CONFRADAP da Assembleia de Deus, a Pioneira no Amapá. Nessa Igreja, por algumas décadas, foi integrante do conjunto de líderes do Círculo de Oração “Lírio Suave”, organização formada por mulheres e presidida pela Prª Elizama Costa de Alencar. Parabéns, irmã e Prª Kelly Rodrigues, por mais um aniversário!
ESPECIAL
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. YHWH, o Único Deus. Isaías 43:11: “Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.”. O significado mais corrente para YHWH é “Eu Sou” (Êx 3:14).
Contexto histórico: Não há personagem na Bíblia em português cujo nome inicie com a letra “Y”. Mas, por curiosidade, destacamos que na Bíblia hebraica YHWH é um dos nomes de Deus. Trata-se de um tetragrama pouco conhecido, transliterado do hebraico para o português, como “Yavé” ou “Jeová”. As quatro letras do alfabeto hebraico que compõem este tetragrama (escritas da direita para a esquerda) são yod, he, vav e, de novo, he. São todas letras consoantes, como é normal na escrita hebraica. Hoje, a maioria dos estudiosos pensa que a pronúncia original do tetragrama bíblico era "Yahweh". Entre eles há incerteza sobre a vocalização como "Yahwoh" ou "Yahweh", mas esta é a forma que escolhem principalmente.
Lições de Vida: 1. Deus é Onipotente (Gn. 18:14a e Lc. 1:37); 2. Deus é Onipresente (Sl. 139:7-10); 3. Deus é Onisciente (Hb. 4:13); 4. Deus é o único Salvador (Is. 43:11 e At. 4:12).
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra Y (YELD). Etimologicamente, do inglês, “Yeld” significa “rendimento”. Na linguagem técnica da indústria do petróleo, tal termo corresponde a campo, com o sentido de “área de exploração comercial de um mesmo reservatório de hidrocarbonetos”, conforme se deduz acontecer com as áreas petrolíferas da margem equatorial brasileira e as das Guianas (Francesa, ex-holandesa e ex-inglesa).
Ainda na linguagem do Direito do Petróleo, temos a expressão “Yeld Point”, traduzida por “ponto de avaliação de rendimento”, que expressa a avaliação gráfica onde é observado o rendimento do poço.
A letra "Y", no contexto do petróleo, pode ter diferentes significados, dependendo do contexto. Ela é recorrentemente utilizada em siglas. O Direito do Petróleo possui um vasto siglário.
Por fim, o "Y" ainda pode referir-se ao preço da licença de comercialização em uma licitação. Também pode ser usada como uma variável para calcular o valor de conteúdo local em projetos petrolíferos. Fonte: Dicionário de termos técnicos in http://www.foxitsofyware.com.
OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA
Até a próxima oportunidade...
Dia da Bíblia: agora Macapá tem a sua Praça da Bíblia
A largura histórica do dia de hoje está ligada ao fato de que nos mais de 260 anos de história, Macapá nunca ter tido um político ou outra autoridade qualquer que empenhasse esforços para construir um local que, simbolicamente, expressasse o respeito e a consideração com o livro maior de nossa sociedade cristã, o mais importante da humanidade, a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus.
No caso do estado do Amapá, desde o dia 20 de dezembro de 1991, quando a Constituição estadual foi promulgada, ou seja, há 34 anos, a determinação da construção da praça estava prevista no Título X - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, mormente no Art. 28: “Fica o Poder Executivo autorizado a construir, na capital do estado, a Praça da Bíblia, com o respectivo monumento, destinado às festividades religiosas”. Mas nenhum gestor estadual, nesse período, colocou em prática tal dispositivo constitucional.
Todavia, coube a um gestor municipal, o atual prefeito de Macapá, Antonio Furlan, entrar para a História do Amapá e do Brasil como o construtor da primeira Praça da Bíblia na Capital. Ou seja, o que nenhum governador conseguiu, o prefeito da capital fez, mostrando que faltava apenas vontade política de fazê-lo.
A inauguração da Praça da Bíblia aconteceu na noite de 29 de novembro de 2023, uma quarta-feira, véspera do Dia do Evangélico (que se celebra em 30 de novembro, conforme Lei Estadual nº 827/2004).
Naquela noite, a cidade parou para ver a festa gigantesca promovida pela Prefeitura de Macapá, no novo monumento, localizado na esquina da Rua Hildemar Maia com a Avenida Ataíde Teive, no bairro Santa Rita, Zona Central da capital. No dia da inauguração, uma multidão de mais de 40 mil pessoas tomou conta do logradouro público e suas adjacências.
3. Detalhes da Praça da Bíblia macapaense. Vale destacar publicamente que a Praça da Bíblia foi construída em um terreno de 1.200 m². O investimento foi de R$ 152 mil, oriundos exclusivamente do Tesouro Municipal. O local possui, ainda, playground com alambrado; academia ao ar livre; bancos para contemplação; rampas de acessibilidade; iluminação; calçamento em piso paver – peças retangulares fabricadas em concreto – e piso tátil. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de Macapá, decorou o cartão-postal com as seguintes espécies de plantas: duas “sete copas africanas”; três oitizeiros e três oliveiras – estas últimas fazem alusão às variadas passagens bíblicas que se referem à planta, como os versículos de Lucas 22.39-40.
4. A Lei brasileira da Bíblia: Em 19 de dezembro de 2001, há 24 anos, na época da presidência de Fernando Henrique Cardoso, foi promulgada a Lei nº 10.335, que institui o Dia da Bíblia. A data nacional é uma referência ao dia criado pelos ingleses no século XVI. Diz o art. 1º da citada Lei Federal: “Fica instituído o Dia da Bíblia, a ser celebrado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano, em todo o território nacional”.
6. Relevância do Dia da Bíblia para a historiografia cristã amapaense: A relevância histórica tornou-se destaque por questões relacionadas à reforma protestante e à contrarreforma, quando Bíblias foram queimadas ao pé do Cruzeiro localizado na Praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá, quando da chegada dos primeiros protestantes, em 1916. Agora, um século depois, Macapá ganhou sua Praça da Bíblia. Um ato de profundo simbolismo, reflexão e de resgate histórico.
DESTAQUES DA SEMANA
1 - Fato histórico. Prefeito da capital cumpre dispositivo da Constituição ignorado pelos governadores.
2 - Em memória. Igreja AD – A Pioneira e família do Pastor Oton agradecem ao prefeito pela honrosa homenagem.
3 - Grande multidão. Crentes e católicos têm respeito ao livro sagrado reconhecido pelas leis do país.
GESTÃO
ESPECIAL
A obra é resultado concreto da parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do programa de Doutorado em Direito (pós-graduação stricto sensu) que se consolida como um polo de excelência acadêmica na região amazônica. O conteúdo do livro foi desenvolvido por um núcleo de pesquisadores do doutorado jurídico da Unifap, dedicados ao estudo do Direito do Petróleo, liderado pelo professor e promotor de Justiça Iaci Pelaes. Os pesquisadores aprofundam suas investigações sobre os desafios jurídicos, sociais e ambientais relacionados ao petróleo da Margem Equatorial brasileira, cuja maior jazida petrolífera da região encontra-se na costa do Amapá.
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Xerxes, escolhido para um propósito específico. Ester 1.2, tradução NVI: “Naquela época o rei Xerxes reinava em seu trono na cidadela de Susã”. Xerxes, do grego, quer dizer “líder”. No hebraico escreve-se Assuero.
Contexto histórico: Não existe pessoa na Bíblia com a letra W, Com “X,” existe apenas um personagem, o rei persa Xerxes, marido da rainha Ester. Esse Xerxes da Bíblia é identificado como Xerxes I (reinou 486-465 a.C.), da dinastia Aquemênida, conhecido por suas campanhas militares, como a invasão da Grécia. A postura do rei Xerxes diante da questão da rainha Ester e do povo judeu versus as artimanhas de Hamã, lembra de igual forma a postura de outro rei persa chamado Ciro, que libertou Israel do cativeiro. São figuras escolhidas por Deus para a realização de um propósito específico (Isaías 44.28; 45.1).
Lições de Vida: 1. Deus usa pessoas estranhas para nos abençoar (2 Rs. 25.27); 2. Xerxes evoca grandiosidade (Ver parábola do Bom Samaritano, em Lc. 10.25-37); 3. Liderança e poder segundo o coração de Deus (1 Sm. 13.14).
FICA A DICA
ABC do Petróleo. Letra W - Wayãpi. A palavra possui etimologia indeterminada e grafias variadas (Wayampi, Wajãpi, Waiãpi, Guaiapi etc). O termo contém a ideia de “povo”. Denomina os indígenas da família linguística Tupi-Guarani, que vivem principalmente no Amapá (entre os rios Oiapoque, Jari e Araguari) e na Guiana Francesa, conhecidos por sua forte conexão com a floresta e história de resistência. Wayãpi é uma autodenominação do grupo, conhecido por sua rica cultura, xamanismo e pintura corporal. O nome da cidade de Oiapoque deriva de Waiãpi + Oca = “Casa dos Waiãpis”. Assim, com a descoberta de petróleo na região de Oiapoque, os vocábulos waiãpi e petróleo passam a ter correlação em aspectos econômicos, culturais etc.
Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 882 – 25.01.2026 O caso Tassos Lycurgo e a intolerância dos supostos tolerantes ...