Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 885 – 15.02.2026
Giro de Notícias Gospel: AGE/CONFRADAP, Avivamento/Aturiá, Morre Prª Ruth...
Na edição deste ano a AGE pautou diversos temas, a saber, oficialização de novos campos regionais, como os da região do Pacuí, do Flexal e de Tartarugalzinho, além de permutas e jubilações de alguns obreiros.
Durante a sessão convencional, visando estimular a produção de produtos agrícolas, foi realizada uma explanação por uma instrução federal sobre como acessar microcrédito para os irmãos que moram em áreas rurais (campos regionais).
O Pastor Iaci Pelaes vem capitaneando um processo de modernização e expansão da Igreja nos quatro cantos do estado, inclusive fora dele. Parabéns!
Vocês são exemplo de união, perseverança e muito amor. Que Deus continue abençoando essa linda história, renovando a alegria, a saúde e o amor que sempre os uniu. Com gratidão, honra e muito amor, celebramos vocês hoje e sempre”. Amém. Parabéns!
3. Evento da SBB na AD – Madureira. A Sociedade Bíblica do Brasil – Diretório do Amapá - Presidente Pastor Rômulo Lima, em parceria com a Câmara de Vereadores do Município (Decreto Legislativo nº 081/2025 – CMM – Autoria: Vereador Alexandre Azevedo) e a Assembleia de Deus – Ministério de Madureira, igreja presidida pelo Pastor Gerson Mattiello, realizou no Templo Sede da referida igreja, localizado na cabeceira da Ponte Sérgio Arruda, Zona Norte da Capital, uma solenidade de entrega de Diplomas de Moção de Aplausos e Congratulações, ainda alusivas ao Dia da Bíblia de 2025 e ao aniversário de 268 anos de Macapá quando, na oportunidade, algumas lideranças eclesiásticas foram agraciadas com a referida comenda legislativa.
Os nomes dos homenageados com a moção de aplausos foram: Pr. Rômulo Lima (Diretor Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil no Estado do Amapá); Pr. Gerson Mattiello (Secretário da Família do Município de Macapá); Pr. Moisés Bezerra da Costa; Pr. Mezaque Baia de Oliveira e Pr. Francisco Evangelista, presidente estadual da Assembleia de Deus – Ministério de Anápolis no Amapá.
A Pastora Ruth Queiroz era ligada à CONFRADAP – Convenção Fraternal das Assembleias de Deus – A Pioneira do Estado do Amapá e congregava no Templo Central da Rua Tiradentes, em Macapá. Ela foi ordenada como pastora na AGO – Assembleia Geral Ordinária da Convenção em novembro de 2024. Estava em Manaus cuidando de alguns assuntos particulares.
Na vida secular, Ruth Quaresma era professora do município de Macapá, formada em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior do Amapá (IESAP) e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); também era pós-graduada em Educação Especial pelo Instituto Brasileiro de Educação e Pesquisa (IBEP) e era Bacharela em Teologia pelo Seminário de Educação Teológica das Assembleias de Deus (SETAD). Deixa saudades profundas para os familiares, amigos e irmãos em Cristo.
5. Governo do Estado X AD – Igreja do Avivamento. O Conselho Estadual de Pastores soube da questão entre o governo do estado e a AD – Igreja do Avivamento referente à desapropriação e derrubada judicial forçada do templo da referida Igreja no bairro do Aturiá, local onde o estado está construindo a ampliação da Beira Rio, na frente da Cidade.
A liderança do Conselho está participando da triangularização do diálogo que visa chegar a um termo de consenso entre as duas entidades envolvidas.
A expectativa é a de que o assunto seja resolvido ainda neste mês de fevereiro de 2026. Vamos aguardar o desfecho e publicar o resultado aqui para todos vocês.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Pastor Iaci Pelaes, presidente estadual e nacional da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá.
2- Casal Davi Viegas e Fátima Quaresma, a caminho das bodas de ouro conjugal. Parabéns!
3- Morre em Manaus/AM a pastora amapaense Ruth Queiroz, da AD – A Pioneira do Amapá.
GESTÃO
Ainda, na vida ministerial, é a presidente estadual do CONSEP – Congresso de Senhoras Pentecostais da Assembleia de Deus – Ministério de Anápolis no Amapá.
A Pastora Gislaine Ribeiro e o saudoso marido tornaram-se figuras conhecidas no estado pela realização de grandes eventos religiosos e atividades de impacto social. O ministério deles é ligado ao presidente nacional e internacional da citada igreja, Bispo José Clarimundo César.
Na vida secular, atuou na área administrativa; depois, passou a dedicar-se à carreira eclesiástica. Atualmente está se formando em Teologia, com dedicação exclusiva à carreira pastoral. Parabéns!
ESPECIAL
As jurisprudências nacionais e internacionais evidenciam a complexidade jurídica do setor de petróleo. No Brasil, o STF e o STJ têm procurado equilibrar os interesses da União, dos entes federativos e da coletividade na exploração dos recursos petrolíferos, sempre com base nos princípios constitucionais da soberania, do meio ambiente ecologicamente equilibrado e do desenvolvimento nacional.
O STF, enquanto guardião da Constituição Federal de 1988 tem papel determinante na consolidação dos princípios constitucionais aplicáveis ao setor de petróleo. Entre os temas mais relevantes julgados pela Corte estão a titularidade dos recursos naturais, o modelo jurídico de exploração e os royalties.
REFLEXÃO
Exemplos de orações notáveis na Bíblia: A oração de Neemias, pedindo perdão pela Nação. Ne 1.5-7 (ARC): “⁵ E disse: Ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e terrível, que guardas o concerto e a benignidade para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! ⁶ Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, de dia e de noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos. ⁷ De todo nos corrompemos contra ti e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.”.
A oração de Neemias é um modelo de intercessão que combina choro, jejum e confissão sincera de pecados, focando na fidelidade de Deus e no arrependimento. Ele assume a responsabilidade pelos erros do povo, ora com base na Palavra e busca ação divina, evidenciando que a oração antecede a reconstrução de nossa vida.
Da mesma forma, hoje, o Brasil precisa muito de nossas orações.
FICA A DICA
Legislação do Petróleo. Continuando... 5. Convenção Internacional sobre Preparo, Resposta e Cooperação em Caso de Poluição por Óleo (IOR): Este tratado, ratificado pelo Brasil em 1998, estabelece mecanismos de cooperação e resposta em caso de acidentes que causem poluição por óleo no mar. O mesmo deverá ser inserido no processo de prospecção e produção do petróleo da Margem Equatorial, pois o principal tópico de discussão sobre o projeto de industrialização do referido petróleo é exatamente o alto risco corre a região amazônica.
6. Acordo de Paris: Embora não seja especificamente sobre petróleo, o Acordo de Paris, resultado da COP21, visa a redução das emissões de gases de efeito estufa, incluindo as provenientes do uso de combustíveis fósseis, como o petróleo. Este Acordo reverbera na questão do petróleo existente na Costa do estado do Amapá.
As normas internacionais abordam questões relacionadas ao petróleo, abrangendo desde a prospecção e produção do petróleo até aspectos de proteção ambiental, de diversificação e transição energética, sobre poluição por óleo, mudanças climáticas e acordos de colaboração entre países produtores e consumidores.
OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA
Fotos do Funeral do Pastor Obed Ferreira
Até a próxima oportunidade...












Nenhum comentário:
Postar um comentário