Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã – 04.09.2022
Drª. Ester combate violência política contra candidatas femininas
01. Em live, Drª. Ester, candidata a deputada federal, combate violência eleitoral contra as mulheres: A live foi transmitida pela plataforma do You Tube na última 2ª feira, 29.08.22, às 20 horas. A repercussão do evento foi imediata. A referida candidata, que é advogada da OAB/AP, citou o art. 326-B do Código Eleitoral brasileiro, alterado pela Lei nº 14.192/2021, que diz: “Assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo. Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Parágrafo único. Aumenta-se a pena em 1/3 (um terço), se o crime é cometido contra mulher: I - gestante; II - maior de 60 anos; III - com deficiência.”.
A Drª. Rayssa, médica, ex-secretária de governo, ex-servidora pública do alto escalão da Assembleia Legislativa e da Prefeitura da Capital do Estado e a principal candidata mulher ao Senado da República pelo Amapá, portanto capacitadíssima, vem sofrendo reiterada violência política por parte de adversários masculinos, que querem incutir na mente do eleitorado que os homens candidatos, que já exercem mandatos, são melhores que as concorrentes femininas, pois já sabem o “caminho das pedras” e que ela, Rayssa, se eleita, não saberá exercer o mandato, por ser mulher. Raciocínio ilegal e odioso!
Diante de tal aberração criminosa, disse a citada candidata ao Senado: “A violência política contra a mulher precisa acabar”. E acrescentou: “Durante dois anos [por exemplo] participei da tomada de decisões importantes para o município de Macapá que fizeram a gestão do meu esposo Dr. Furlan ser bem avaliada por todos. Ninguém pode colocar à prova o trabalho de resultados transformadores que fizemos na Capital em tão pouco tempo. Nós vamos levar a força feminina para representar o Amapá em Brasília.”. Verdade. Não se pode medir a competência das pessoas com base em seu gênero sexual.
Por fim, a Advogada Drª. Ester, inicialmente citada, também disse que até mesmo nas igrejas, na esfera religiosa, as candidatas mulheres vêm sofrendo retaliações políticas de candidatos masculinos, mormente nas redes sociais internas das congregações, algo que deve ser evitado e combatido.
02. Como denunciar candidatos criminosos: O disk-denúncia do Ministério Público Eleitoral é o (96) 99184-6549. Este é o órgão competente e o canal para que qualquer pessoa possa comunicar às autoridades judiciais as coisas erradas que os candidatos possam estar fazendo.
03. Cola Eleitoral: A Justiça Eleitoral brasileira está orientando os eleitores de todo o Brasil para que levem, no dia da eleição, sua “cola eleitoral”, que corresponde a um papel, um “santinho”, com os números e nomes de seus candidatos preferidos. Tal orientação visa tornar mais ágil o momento da votação. A ordem de votação na urna eletrônica é a seguinte: 1º. Federal; 2º. Estadual; 3º. Senador/a; 4º. Governador/a; e 5º. Presidente/a.
04. Documentos para levar no Dia da Eleição: Além do Título Eleitoral, o eleitor deve levar, no dia da eleição, um documento oficial de identificação, com foto. Exemplos: RG, CNH, CTPS, Passaporte, Identidade de Classe: OAB, CRC etc.
05. Contatos dos Candidatos Casal 20: O Casal de Candidatos Besaliel Estadual, nº 20.700 e Drª. Ester Federal, nº 2030 informa: a) Acesse o blog evangélico mais lido do Amapá: https://besalielrodrigues.blogspot.com; b) Fale com o Casal 20 pelo WhastApp (96) 99110-5167; e c) Inscrevam-se no Site de Apoiadores do Casal 20: https://apoiadorescasal20.my.canva.site/besalielester.
06. Candidato Besaliel se destaca dentre os concorrentes evangélicos à ALAP: Matéria publicada no Jornal Tribuna Amapaense considera Besaliel o principal candidato evangélico a deputado estadual do Amapá. Acesse e leia o artigo no site: https://tribunaamapaense.blogspot.com/2022/08/quem-e-besaliel-rodrigues-que-se.html.
07. Belos discursos políticos. Cai no papo quem quer: Atenção, não seja tolo/a, não caia nas falas bonitas dos políticos. Diz a Bíblia, em Oseias 11. 4-5: “Atrai-os com cordas humanas, com laços de amor, fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer. Não voltarão para a terra do Egito, mas o Assírio será seu rei, porque recusaram converter-se.”. Pois é, os políticos falam belamente. Os discursos focam em duas emoções estratégicas do ser humano: o medo e a esperança. Assim, apelam sempre para a emoção, com linguagem manipulada. Então, cai quem quer em suas conversas.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Drª. Ester, advogada-candidata a deputada federal, sai em defesa das candidatas que sofrem violência.
2- Convenção Ufiadap, a 1ª do Estado do Amapá a valorizar o ministério pastoral feminino.
3- Médica Drª. Rayssa Furlan, candidata ao Senado, defende-se da violência dos adversários masculinos.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Besaliel Rodrigues é o atual 2º Vice-Presidente da Convenção de Pastores – UFIADAP, 2º Vice-Presidente da Academia de Letras – ALEA, Presidente da Comissão de Juristas Evangélicos da OAB/AP, Presidente da Comissão de Ética Universitária da UNIFAP e Presidente do Conselho Editorial da Editora Os Semeadores de Brasília/DF. Portanto, é pastor, casado, tem dois filhos e exerce o magistério superior no Estado do Amapá desde 1999. É professor mestre e doutor em Direito e especialista em Gestão Pública (FATECH - Macapá, 2018-2021). Possui graduação e licenciatura plena em História pela Universidade Federal do Amapá. É Advogado Constitucionalista - OAB-AP 4746. É professor concursado da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá, na área em que leciona (Direito Público). É Conferencista com experiência na área do Direito. Escreve para jornais e revistas. Já escreveu e organizou cinco livros jurídicos, além de outros sete de cultura geral. Seu último livro publicado agora em 2022, em coautoria com a Drª Ester, é o “Igreja, política e cidadania”. Recentemente teve sua biografia publicada pela Academia de Letras – ALEA. Fonte: Plataforma Lattes.
ESPECIAL
1. OAB/AP – Culto de Ações de Graças pela nova Sede: O presidente da Ordem Dr. Auriney Brito, depois de capitanear a inauguração da nova Sede da Entidade no último dia 26.08.22, incumbiu os advogados pastores Besaliel Rodrigues e Elias Salviano de comandarem o Culto Solene de Ações de Graças pela nova Sede que acontecerá no próximo dia 13.09.22, às 17 horas, na referida Sede. O evento terá programação litúrgica especial, com a participação das principais autoridades eclesiásticas, civis e jurídicas do Estado; 2. Utilidade pública – Tarifa Social de Energia: Você sabia que mais de 40 mil amapaenses são beneficiados com até 100% de desconto na fatura de energia?. Não? Com a Tarifa Social isso é possível! Procure um dos postos de atendimento ou ligue para 0800 096 0196, para ficar por dentro de todas as novidades; 3. Voz do Eleitor – Tratamento de dependentes químicos: Os eleitores da Drª Ester Federal 2030 e de Besaliel Estadual 20.700 estão pedindo para que, depois de eleitos, criarem, por lei, um órgão, uma secretaria “Antidrogas”, com o objetivo de cuidar do tratamento dos dependentes químicos do Amapá. Anotado.
REFLEXÃO
Série Educação para a Cartilha de Cidadania Cristã. Tema 10: “Os opositores internos”. Parceria: Conselho Estadual de Pastores do Amapá (e-mail: conselhodepastores.ap@gmail.com), com a Editora www.ossemeadores.com.br de Brasília. Reserve seu exemplar pelo Zap (96) 99110-5167: a) Lição nº 10: “Os opositores internos”; b) Sumário: 1. A verdadeira unidade – Sl 133.2; 2. Deus abomina desunião entre irmãos - Pv 6.16 e 19-b; 3. Nossos opositores internos - 1 Co 1.10-11: a) Os tradicionalistas - 2 Pe 3.18-a; b) Os individualistas exacerbados - 1Co 10.24; c) Mentes cauterizadas – 1 Tm 4.2; d) Traidores - Lc 22.47-48; e) Estelionatários eclesiásticos – At 19.15; c) Resumo: Para aperfeiçoarmos nossa unidade política, precisamos cada vez mais obter conhecimento bíblico sobre política, por meio de palestras, de seminários etc. Precisamos ampliar a visão de reino de nossas lideranças e liderados, unindo e reunindo mais nosso povo a fim de tratar dos projetos políticos de nossa denominação. Jesus deu o exemplo maior. Ele viveu o evangelho integral. Jesus pregava a palavra e, logo em seguida, socorria os necessitados (Lc 4.18-21).
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”. Lá Você encontra: Dica 045. Direitos fundamentais e a Bíblia: Leia CF, art. 5º, caput. A Constituinte brasileira destacou cinco direitos fundamentais das pessoas em território nacional: Vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade. Todos eles possuem respaldo bíblico. Vejamos o que diz a Bíblia sobre o direito à Vida:
Gênesis 2.7: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente”. A palavra “vida” possui diversas acepções: vida biológica/física, vida privada, vida conjugal, vida fiscal, vida profissional etc. Aqui destacamos a vida no sentido biológico, como fruto do “sopro” de Deus, da respiração imediatamente após o nascimento. Assim, a vida passa a ser o maior bem de uma pessoa. A vida tem origem em Deus. Ele é a fonte de toda vida. Sem vida não há ser humano, não há humanidade, pois quem “nasce” sem vida (natimorto), ou quem morre, deixa de ser “ser humano” e passa à condição de “coisa”!
Nenhum comentário:
Postar um comentário