Veja como foi o velório da Irmã Virginia, mãe do Pastor Iaci Pelaes
A cerimônia de despedida da Irmã Virginia Pelaes dos Reis, que passou para a eternidade ontem, 20.09.2023, aconteceu em uma Funerária da Capital Macapá/AP, localizada na Av. Coaracy Nunes, nº 1019, Bairro do Trem. O ambiente ficou lotado com a presença da família, parentes, amigos, autoridades públicas e irmãos em Cristo.
O local recebeu homenagens póstumas de representantes do Governo do Estado do Amapá, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas do Estado, da OAB, da Universidade Federal do Amapá, de Brasília, por meio do ministro de estado Waldez Góes, do Senado da República, de várias igrejas e diversas entidades locais e de inúmeros amigos e parentes da família da Irmã Virgínia.
A parte derradeira do velório começou às 8h15min da manhã de hoje, 21.09. O Mestre de Cerimônia Pastor Rodriguez Brito iniciou fazendo a leitura de um resumo de vida da Irmã Virginia. Em seguida, tiveram oportunidade: 1. Apóstolo Órley de Alencar, cantou o hino “O Nome Maior”; 2. Pastor Besaliel Rodrigues, falou em nome da Convenção de Pastores CONFRADAP; 3. Elaine, sobrinha da Irmã Virginia, cantou o hino da Harpa nº 77, o qual esta mais gostava; 4. Pastor Allysson, representou o ECC – Encontro de Casais com Cristo; 5. Pastor Miguel Roberto, se expressou em nome da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira; 6. Pastor Rudney e Pastor Kleyzer, no teclado, entoaram o hino “Além do rio azul”; 7. Agnaldo Pelaes dos Reis, filho caçula, em lágrimas, proferiu uma palavra emocionante em homenagem à sua mãe querida; 8. Iranilde Pelaes dos Reis, uma das filhas da Irmã Virginia, muito emocionada, também homenageou sua mãe, destacando que o desejo maior da mesma era que todos os seus filhos e respectivas famílias estivessem na Casa do Senhor; 9. Todos entoaram o hino da Harpa nº 515; 10. Solange, sobrinha da Irmã Virginia, deu uma palavra comovente sobre sua tia querida; 11. O Mestre de Cerimônia leu uma mensagem recebida por aplicativo virtual, do Pastor Heraldo Costa, da AD do município de Tartarugalzinho, contendo suas condolências referentes à partida da mãe de seu amigo Pastor Iaci; 12. Pastor Paulo Santos, Advogado decano da OAB-AP, pronunciou seus sentimentos naquele momento carregado de dor e consternação; 13. Pastor Edilson Barros, líder atual da Congregação Monte Sinai, do Bairro Nova Esperança, onde a Irmã Virgínia se congregava, também exprimiu seus sentimentos; e 14. O Mestre de Cerimônia cantou o hino “Tudo entregarei”.
O epílogo foi proferido pelo Pastor Iaci Pelaes. Principiou dizendo que, na manhã da partida de sua mãe, pressentiu sua passagem para a eternidade. Destacou que sempre buscou, por toda sua vida, obedecer todos os conselhos maternos. Disse que sua amada mãe estava lhe deixando quádruplo legado: a) O legado da oração, pois foi com ela que aprendeu a buscar mais a presença de Deus; b) Legado profissional, atentando para todas as suas orientações nesta área da vida; e c) Legado ministerial, pois ela foi a maior entusiasta de seu chamado pastoral; e d) O legado da humildade, da simplicidade, da calma, da pacificação. Pontuou que foi com sua mãe que desenvolveu estes traços de sua personalidade. Concluiu lendo a passagem bíblica de 1ª Ts 4.13 e, às 10h da manhã, realizou a oração final do velório.
Ato contínuo, seguindo os protocolos de praxe, o corpo de Dona Virginia seguiu em cortejo público, pelas ruas da cidade, para o Cemitério São José, localizado no Bairro Santa Rita. Lá, o último ato foi conduzido pelo Pastor Besaliel Rodrigues, 2º vice-presidente da Convenção de Pastores CONFRADAP. O desenlace assim sequenciou-se: i. Pastor Rudney entoou a música “Irei para a linda cidade”; ii. O Pastor Agnaldo Alves orou pelo conforto espiritual da família; iii. Todos cantaram o hino “Que saudade me vem à lembrança”; iv. O Pastor Besaliel, no momento de devolução da Irmã Virginia Pelaes dos Reis aos braços de Deus, conduziu a última salva de palmas de corpo presente em homenagem à referida matriarca; v. O Apóstolo Órley Alencar fez a oração final.
Depois dos agradecimentos à presença de todos, às 10h50min., o ato foi encerrado. Amém!
Outros momentos...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue Jesus dê conforto a essa família tao querida o nosso pastor presidente Iaci Pelaes
ResponderExcluir